Vous êtes sur la page 1sur 6

A Posio Anatmica

Como na anatomia se faz presente a necessidade de indicar a localizao das estruturas estudadas h, ento, um acordo sobre a posio anatmica padro, evitando-se assim que surjam ambigidades quanto s descries. Na posio anatmica tradicional o corpo deve se encontrar ereto, como se a pessoa estivesse de p (independente da posio da pessoa); com os ps juntos, paralelos e os dedos voltados para frente; os braos devem estar pendentes ao lado do corpo, com as palmas das mos voltadas para frente (com os polegares apontando em direes opostas ao corpo. Esta posio anatmica adotada mundialmente em descries anatmicas mdicas. Aes de msculos, movimentao das articulaes, percurso de veias, artrias, etc., so dados partindo desta posio como referncia.

Nomenclatura Anatmica
Para que no haja, de nenhuma maneira, confuso de estruturas entre dois estudantes de anatomia, seja em um pas, ou mesmo em qualquer parte do mundo, foi estabelecido um vocabulrio internacional para a anatomia. Dessa forma a comunicao entre anatomistas e estudantes da rea da sade, de qualquer parte do mundo, se torna precisa e livre de confuses por utilizao de termos diferentes para uma mesma estrutura. A norma para a designao do nome de estruturas segue a Terminologia Anatmica (International Anatomical Terminology), proposta pela Comisso Federativa da Terminologia Anatmica (Federative Committee on Anatomical Terminology),1998, que o guia de referncia internacional especializado em linguagem anatmica. Os nomes anatmicos so listados pela Terminologia Anatmica (TA) em latim e seus equivalentes em portugus. Como exemplo pode-se citar o msculo do ombro que, em latim designado musculus deltoideus e deltide em portugus. Os epnimos anatmicos, ou seja, a utilizao de nomes de pessoas (geralmente do primeiro anatomista a descrever a estrutura), so populares entre clnicos e especialistas, embora estejam caindo em desuso. Exemplos de epnimos so o ligamento inguinal (ligamento de Poupart) e a tuba auditiva (trompa de Eustquio). Os epnimos no so usados na nova terminologia anatmica, pois no oferecem informaes sobre o tipo ou localizao das estruturas envolvidas, alm de muitos serem historicamente incorretos, como o caso do ligamento de Poupart, exemplificado anteriormente. A anatomia humana estudada sobre trs principais pontos de vista: anatomia sistmica, anatomia regional e anatomia clnica ou aplicada. A anatomia sistmica compreende o estudo do corpo humano como sistemas separados, a pesar da clara relao tanto anatmica quanto fisiolgica, existente entre os mais diversos sistemas. A diviso em sistemas tem fim didtico, pois cada sistema tem partes ou tecidos semelhantes e participa na realizao de funes particulares. Embora este mtodo de estudo renda bons resultados, na prtica tem valor apenas se for continuamente lembrado que existe uma ntima relao entre estrutura e funo. Os sistemas so: o tegumento comum (dermatologia), consistindo na pele e anexos; o esqueltico (osteologia) formado por ossos e cartilagens; articular (artrologia), formado por articulaes e seus ligamentos associados; o muscular (miologia), composto pelos msculos; o nervoso (neurologia), constitudo do sistema nervoso central e perifrico; o circulatrio (angiologia), formado pelos sistemas cardiovascular e linftico; o cardiovascular (cardiologia), que inclui corao e vasos sanguneos; o linftico, formado pela rede de vasos linfticos e pelos linfonodos; digestrio (gastroenterologia), composto de rgos e glndulas envolvidos desde a ingesto de alimentos at a eliminao de fezes,

o respiratrio (pneumologia) formado pelas vias areas e pulmes; urinrio (urologia), formado por rins ureteres, bexiga e uretra; genital (ginecologia para mulheres; andrologia para homens), composto dos rgos genitais, ductos e gnadas; endcrino (endocrinologia) formado pelas glndulas. A anatomia regional trata das relaes estruturais dentro das vrias partes do corpo. Embora a aquisio e organizao dos conhecimentos anatmicos sejam mais fceis para o principiante que segue a anatomia sistmica, os estudantes das reas da sade devem estar continuamente atentos para as relaes das vrias partes umas com as outras e com a superfcie do corpo, afinal o objetivo de seus estudos visualiz-las nos indivduos vivos. Para o estudo da anatomia regional pode se considerar a organizao do corpo humano como segmentos: um corpo principal, formado por cabea, pescoo e tronco (subdividido em trax, abdome, dorso e pelve, ou perneo), membros superiores (um par) e membros inferiores (um par). A anatomia de superfcie uma parte essencial da anatomia regional.

Termos de Posio e Direo

H trs planos imaginrios principais que atravessam o corpo. So eles: plano mediano, planos frontais e planos transversos, ou horizontais. O Plano mediano um plano vertical, que corta o corpo longitudinalmente em duas metades, direita e esquerda, da cabea aos ps. Ele passa aproximadamente pela sutura sagital do crnio e,

por isso, qualquer plano que passe paralelo a ele chamado plano sagital. O termo sagital mediano pode tambm ser usado para denominar o plano mediano, assim como paramediano pode ser usado para indicar planos prximos e paralelos a ele. Planos frontais tambm so planos verticais que passam da cabea aos ps, mas estes se encontram em ngulo de 90 com o plano mediano. Um dos planos frontais passa pela sutura coronal do crnio e, por isso, estes planos tambm so chamados coronais e dividem o corpo em partes anterior (frontal) ou posterior (dorsal). Planos transversos, ou horizontais, cortam transversalmente o corpo em ngulos retos com os planos sagital e frontal, dividindo-o em parte superior e inferior.

Vous aimerez peut-être aussi