Vous êtes sur la page 1sur 2

Aquecimento Global

O Aquecimento global um fenmeno climtico de larga extensoum aumento da temperatura mdia superficial global que vem acontecendo nos ltimos 150 anos. Entretanto, o significado deste aumento de temperatura ainda objeto de muitos debates entre os cientistas. Causas naturais ou antropognicas (provocadas pelo homem) tm sido propostas para explicar o fenmeno. Grande parte da comunidade cientfica acredita que o aumento de concentrao de poluentes antropognicos na atmosfera causa do efeito estufa. A Terra recebe radiao emitida pelo Sol e devolve grande parte dela para o espao atravs de radiao de calor. Os poluentes atmosfricos esto retendo uma parte dessa radiao que seria refletida para o espao, em condies normais. Essa parte retida causa um importante aumento do aquecimento global. A principal evidncia do aquecimento global vem das medidas de temperatura de estaes metrolgicas em todo o globo desde 1860.

Causas
Mudanas climticas ocorrem devido a fatores internos e externos. Fatores internos so aqueles associados complexidade derivada do facto dos sistemas climticos serem sistemas caticos no lineares. Fatores externos podem ser naturais ou antropognicos. O principal factor externo natural a variabilidade da radiao solar, que depende dos ciclos solares e do facto de que a temperatura interna do sol vem aumentando. Fatores antropognicos so aqueles da influncia humana levando ao efeito estufa, o principal dos quais a emisso de sulfatos que sobem at a estratosfera causando depleo da camada de oznio. Cientistas concordam que factores internos e externos naturais podem ocasionar mudanas climticas significativas. No ltimo milnio dois importantes perodos de variao de temperatura ocorreram: um perodo quente conhecido como Perodo Medieval Quente e um frio conhecido como Pequena Idade do Gelo. A variao de temperatura desses perodos tem magnitude similar ao do atual aquecimento e acredita-se terem sido causados por fatores internos e externos somente. A Pequena Idade do Gelo atribuda reduo da atividade solar e alguns cientistas concordam que o aquecimento terrestre observado desde 1860 uma reverso natural da Pequena Idade do Gelo.

Modelos climticos
Simulaes climticas mostram que o aquecimento ocorrido de 1910 at 1945 podem ser explicado somente por foras internas e naturais (variao da radiao solar) mas o aquecimento ocorrido de 1976 a 2000 necessita da emisso de gases antropognicos causadores do efeito estufa para ser explicado. A maioria da comunidade cientfica est actualmente convencida de que uma proporo significativa do aquecimento global observado causado pela emisso de gases causadores do efeito estufa emitidos pela actividade humana. Esta concluso depende da exactido dos modelos usados e da estimativa correcta dos factores externos. A maioria dos cientistas concorda que importantes caractersticas climticas estejam sendo incorrectamente incorporadas nos modelos climticos, mas eles tambm pensam que modelos melhores no mudariam a concluso.

Efeitos Devido aos efeitos potenciais sobre a sade humana, economia e meio ambiente o aquecimento global tem sido fonte de grande preocupao. Algumas importantes mudanas ambientais tem sido observadas

e foram ligadas ao aquecimento global. Os exemplos de evidncias secundrias citadas abaixo (diminuio da cobertura de gelo, aumento do nvel do mar, mudanas dos padres climticos) so exemplos das consequncias do aquecimento global que podem influenciar no somente as actividades humanas mas tambm os ecosistemas. Aumento da temperatura global permite que um ecosistema mude; algumas espcies podem ser foradas a sair dos seus habitats (possibilidade de extino) devido a mudanas nas condies enquanto outras podem espalhar-se, invadindo outros ecossistemas. Entretanto, o aquecimento global tambm pode ter efeitos positivos, uma vez que aumentos de temperaturas e aumento de concentraes de CO2 podem aprimorar a produtividade do ecosistema. Observaes de satlites mostram que a produtividade do hemisfrio Norte aumentou desde 1982. Por outro lado fato de que o total da quantidade de biomassa produzida no necessriamente muito boa, uma vez que a biodiversidade pode no silncio diminuir ainda mais um pequeno nmero de espcie que esteja florescendo.

Vous aimerez peut-être aussi