Vous êtes sur la page 1sur 5

C O M O R E A L I ZA R U M S E M I N R I O Gilberto Luiz de Azevedo Borges - Departamento de Educao -1B-Botucatu-UNESP A tcnica do seminrio tem sido usualmente entendida como sinnimo

o de exposio. O "seminrio", tal como tem sido desenvolvido em sala de aula comete o equvoco d e tentar substituir o monlogo do professor (caracterstica da aula expositiva em sua forma mais tradicional), pelo monlogo do aluno. Embora o seminrio possa incluir um momento de exposio durante seu desenvolvimento, sua caracterstica mais marcante a oportunidade do estudo de um tema com o envolvimento de todos os indivduos de uma classe. Tanto o responsvel (indivduo ou grupo) pelo seminrio, como os demais participantes devem ter uma funo ativa, ainda que diversificada, nas vrias etapas que constituem essa tcnica. Existem vrias formas de desenvolver um seminrio, conforme pode ser observada na literatura pertinente. Todavia, pensando na realidade dos cursos de ps-graduao, apresenta-se uma alternativa julgada vivel para avanar na participao dos alunos da classe de uma forma mais ativa. importante observar que a implementao da tcnica de seminrio exige uma mudana na prtica pedaggica tambm do professor: ele no deve se limitar a distribuir um tema para cada grupo, para expor e criticar o assunto. Em linhas gerais, como afirma Veiga (1991), do professor espera-se o aprofundamento do assunto, o estabelecimento de relaes, o incentivo e questionamento do aluno, o encaminhamento de concluses, enfim, conduzir o seminrio. Ao aluno cabe estudar o assunto do seminrio com profundidade, participar da discusso, querer conhecer, questionar o conhecimento que est sendo discutido. Desenvolvido segundo tais pressupostos, o seminrio caracteriza-se como uma tcnica compatvel com os objetivos dos cursos de ps-graduao: "criar condies para a pesquisa rigorosa nas vrias reas de saber, desenvolvendo a fundamentao terica, a reflexo, o levantamento rigoroso dos dados empricos da realidade..." (Severino, 1996, p.111).

l. EM QUE CONSISTE?

Tcnica de ensino socializado, na qual os alunos renem-se em grupos com o objetivo de estudar, investigar, debater, um ou mais temas, sob a direo do professor. Os resultados dessa investigao so relatados em uma sesso conjunta da classe, para discusso e crtica. O seminrio deve constituir-se, sobretudo nos cursos de ps-graduao, como espao para o desenvolvimento do aluno no que se refere investigao, crtica e independncia intelectual. ocasio de buscar fontes de informao e pesquisa, de procurar novas solues para os problemas.

2. PARA QUE SERVE (OBJETIVOS)?

identificar e/ou investigar problemas, examinando-os sob diferentes aspectos; analisar criticamente fenmenos observados, ou as idias do(s) autor(es) estudado(s); propor alternativas para resolver questes ou problemas; apresentar resultados aos demais membros do grupo (classe);

debater comentrios, crticas e sugestes dos colegas de classe e do professor. 3. ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO DO SEMINRIO. A tcnica do seminrio inclui trs etapas sucessivas: preparao, desenvolvimento e apreciao final. Cada uma das etapas envolve vrias aes dos professores e alunos, que podero ser adequadas em funo da situao especfica de cada disciplina ou tema e do tempo disponvel. 3.1 - Preparao Esta etapa pode incluir dois momentos distintos: o primeiro refere-se a um orientao coletiva, envolvendo todos os alunos da classe; o segundo diz respeito ao trabalho de cada grupo. a) orientao coletiva - Em uma sesso conjunta da classe, o professor prope um ou mais assuntos ou temas, encaminhando os diversos enfoques em que os mesmos sero estudados. Os alunos sero divididos em grupos cada um se responsabilizando por um assunto ou tema (ou por aspectos dos mesmos). O professor deve orientar os alunos sobre a pesquisa a ser realizada (que pode ser s bibliogrfica ou tambm incluir pesquisas de campo e de laboratrio), sobre a dinmica do trabalho e definir o cronograma de atividades. b) preparao do seminrio pelo grupo - Esta fase consiste na preparao do seminrio por parte de cada grupo, cabendo diferentes atribuies ao professor e alunos. Cabe ao professor: discutir os objetivos do trabalho especfico com o grupo; recomendar bibliografia; orientar a preparao do seminrio. Cabe ao grupo: escolher tema ou sub-tema; definir objetivos a serem alcanados; obter as informaes atravs de leituras, pesquisas, experimentaes, etc.; elaborar um texto bsico e as questes para discusso; providenciar materiais e recursos de ensino necessrios realizao do seminrio e preparar-se para a apresentao e para o debate.
Embora possa ser escolhido um relator e/ou coordenador para apresentar os resultados dos estudos, fundamental que todos os membros do grupo sejam capazes de atuar como tal.

3.2 - Desenvolvimento Esta etapa caracterizada pela apresentao e discusso do tema por meio de tcnicas de exposio oral, debate em grupos e discusso. O formato dessa apresentao deve ser definido pelo grupo, em funo do tema e do tempo disponvel, mas pensando na maior participao possvel dos demais alunos da classe.
2

So atribuies do grupo: apresentao do trabalho por escrito (texto bsico), com cpias para cada aluno da classe e entregue com antecedncia de pelo menos uma semana, apresentao do tema com objetividade, utilizando-se de tcnica expositiva e/ou trabalho em pequenos grupos (neste caso, cada aluno que preparou o seminrio poder participar das discusses de um desses grupos),

formulao de questes crticas para a discusso aps (ou durante) a apresentao; coordenao do debate e esclarecimento de dvidas; registrar as principais concluses do seminrio.

So atribuies do professor: direcionar o processo de em funo dos objetivos propostos; instalar o dilogo crtico, incentivando a participao de todos os alunos da classe e favorecendo a coletivizao das questes debatidas; questionar o grupo apresentador quando necessrio, procurando no inibir a participao dos demais alunos da classe; complementar as informaes e estabelecer relaes do contedo com outras reas de conhecimento ou com os temas de outros seminrios. 3.3 - Apreciao final O objetivo desta etapa o de avaliar o trabalho realizado por todos os envolvidos, atravs de comentrios gerais, sugesto de novos estudos e atribuio de conceitos (pode-se inclusive usar uma ficha de avaliao).
Importante: o sucesso do seminrio depende do envolvimento efetivo de todos os alunos da classe e da orientao do professor. Considerar os aspectos descritos em cada etapa importante para tal sucesso; todavia, importante que cada delas seja adequada aos objetivos definidos para a realizao dos seminrios. Neste sentido, alguns aspectos complementares devem ser destacados: O tamanho de cada grupo responsvel pelo seminrio ser estabelecido pelo professor, em funo dos objetivos definidos, sendo possvel que determinados temas sejam apresentados at individualmente. O roteiro de questes para o debate pode ser entregue juntamente com o texto. Quando for impossvel garantir a prvia preparao da classe toda, uma alternativa escalar algumas pessoas que recebem o texto com antecedncia, com a incumbncia de atuarem como debatedores, as quais podem desenvolver as seguintes atribuies: comentar o texto-sntese e a exposio do grupo em relao capacidade de sntese, clareza, exemplificao, levantamento e discusso de problemas, esclarecimento de dvidas, etc. A apresentao pode ser feita de diferentes formas. Normalmente, inicia-se com uma exposio por parte do grupo (geralmente o relator e/ou coordenador). Todavia, a exposio pode ser substituda ou complementada pela projeo de um vdeo, por tcnicas de estudo em grupo ou at por atividades de campo ou prtica de laboratrio. A definio da melhor estratgia atribuio do grupo responsvel e deve considerar a importncia de motivar e preparar os demais alunos da classe para as discusses e debates. Assim, so possveis diferentes seqncias durante a fase de desenvolvimento, entre as quais: a) exposio introdutria, discusso em

pequenos grupos, discusso em plenrio, sntese de concluso; b) exposio introdutria, reviso de literatura em plenrio, discusso da problemtica tambm em plenrio, sntese de concluso. Em uma disciplina, a tcnica dos seminrios pode cobrir diferentes partes da programao, inclusive toda a tela.

4. PREPARAO DO SEMINRIO E A ELABORAO DO TEXTO BSICO. Considerando que o seminrio um espao de investigao e de comunicao de questes relativas ao conhecimento cientfico, visando seu aprofundamento, importante que no processo de comunicao do saber, seja privilegiada a comunicao escrita, antecedendo e preparando a comunicao oral. Isto implica em elaborar um texto que transmita de forma clara e objetiva os elementos essenciais para entendimento dos aspectos mais relevantes do tema estudado. A preparao deste texto deve ser planejada e incluir, entre outros, os seguintes momentos (cf. Luckesi et al., 1991; Severino, 1996; Foresti, s.d.): 4.1 - Determinao do assunto/tema/problema Geralmente nos seminrios desenvolvidos nos cursos de psgraduao, o assunto proposto pelo professor, cabendo ao aluno (ou grupo) definir o tema - entendido como uma especificidade do assunto -- que ser objeto de discusso em classe. A problematizao do tema consiste em levantar questes relevantes para a discusso e entendimento do assunto. O texto a ser elaborado como parte do seminrio deve contribuir para a discusso do problema, no no sentido de dar resposta pronta ao mesmo, mas levantando argumentos que permitam sua discusso.

4.2 - Estudos prvios visando a elaborao do texto do seminrio. A produo de um texto-sntese para leitura prvia por parte de todos os alunos da classe, bem como a elaborao de um eventual roteiro de questes para a discusso durante a fase de apresentao do seminrio, exige um estudo prvio e aprofundado por parte do responsveis pelo seminrio. Mesmo quando o professor indica um texto bsico para a elaborao do seminrio, indispensvel que o grupo faa um levantamento de bibliografia que sirva como subsdio para a preparao do grupo. Severino (1996) sugere que antes de iniciar a leitura, o aluno (ou grupo) elabore um roteiro de seu trabalho. Tal roteiro definido pelo autor como uma primeira estruturao do trabalho, baseada em grandes idias decorrentes dos vrios aspectos que pode ter um problema referente ao assunto estudado. So essas idias, que nortearo a leitura e a pesquisa, que levaro elaborao do texto e organizao do seminrio. importante que o roteiro de trabalho resulte de uma discusso de todo o grupo. 4.3 - A estrutura geral do texto do seminrio A bibliografia levantada deve ser estudada de acordo com os critrios da leitura analtica (cf. Severino, 1996) e deve resultar em elementos que permitam a construo lgica do trabalho. Tal construo consiste no arranjo ordenado das idias ou argumentos utilizados para a discusso dos problemas. Normalmente se sugere que tal construo Inclua trs partes gerais: introduo, desenvolvimento, concluso. A introduo levanta o estado da questo, apresentando de forma sinttica o que j se conhece sobre o tema e destacando a relevncia e interesse do trabalho. Deve manifestar as intenes do grupo e os objetivos do trabalho. O desenvolvimento corresponde ao corpo do trabalho, em que o tema exposto e discutido, com lgica e fundamentao. Itens, sees ou captulos podem ser utilizados para

tornar mais claro e lgico o texto. fundamental que a estrutura do texto se constitua em um todo que sirva para: explicar - tornar evidente o que estava implcito, obscuro ou complexo; descrever, classificar, definir. discutir - comparar vrias posies que so divergentes; demonstrar - partir de verdades garantidas para novas verdades. A concluso a sntese do trabalho, ou seja, o espao para se retomar a proposta inicial (objetivos) e fazer uma breve reviso dos pontos-chave levantados e discutidos. Serve para explicitar o ponto de vista do autor. Pode servir tambm para colocar novos problemas ou levantar lacunas que necessitariam de outras investigaes. Finalmente preciso destacar a importncia dos aspectos tcnicos da redao do texto: estilo sbrio e preciso; terminologia adequada; clareza; citaes e referncias bibliogrficas adequadamente apresentadas. 5. CONCLUSO A tcnica do seminrio, tal como apresentada no presente texto, deve ser vista como uma forma de desenvolver nos alunos da ps-graduao a capacidade de anlise crtica de temas pertinentes em determinadas reas de conhecimento, bem como de prepar-los para o indispensvel exerccio de submeter suas posies crtica (debate) de outras pessoas. Para a concretizao dessa perspectiva fundamental que o seminrio seja visto como uma tcnica em que os compromissos devem ser repartidos entre todos os participantes de uma disciplina: o grupo responsvel pelo seminrio, o professor e os demais alunos da classe. Finalmente, preciso reiterar que a tcnica admite mudanas ou adequaes s caractersticas da classe, do tempo e do contedo. O importante preservar suas caractersticas fundamentais: a investigao aprofundada de um tema; a socializao dos conhecimentos, com o envolvimento de todos os alunos nesse processo.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BALZAN, N. Sete asserces inaceitveis sobre a inovao pedaggica. Educao e Sociedade, n.6, junho de 1980, p.119-139. BORDENAVE, J.D., PEREIRA, A.M. Estratgias cie ensino-aprendizagem. 13.ed. Petrpolis; Vozes, 1993. FORESTI, M.C.P.P. Subsdios para realizao de seminrios e exposies orais. Botucatu: s.n.t.. (mimeog.) LUCKESI, C.C. et al. Fazer Universidade: uma proposta metodolgica. 6.ed. So Paulo: Cortez, 1991.

SEVERINO, A.J. Metodologia do trabalho cientfico. 20.ed. So Paulo: Cortez, 1996. VEIGA, I.P.A. (org.) Tcnicas de ensino: por que no? Campinas: Papirus, 1993.

Botucatu, maro de 1999.

Vous aimerez peut-être aussi