Vous êtes sur la page 1sur 3

Colgio Prisma

Atividade de Educao Artstica 2o ano do Ensino Mdio Arte Concreta


O termo arte concreta usado por Theo van Doesburg (1883 - 1931), que participa do grupo e revista homnimos fundados em 1930, em Paris. No texto de introduo do primeiro nmero da revista Arte Concreta, pontua o que seria a base da pintura concreta: "1 A arte universal; 2 A obra de arte deve ser inteiramente concebida e formada pelo esprito antes de sua execuo 3 O quadro deve ser inteiramente construdo com elementos puramente plsticos, isto , planos e cores. Um elemento pictural s significa a 'si prprio' e, conseqentemente o quadro no tem outra significao que 'ele mesmo'; 4 A

construo do quadro, assim como seus elementos, deve ser simples e controlvel visualmente; 5 A tcnica deve ser mecnica, isto , exata, antiimpressionista; 6 Esforo pela clareza absoluta". Portanto, a arte concreta tenta abandonar qualquer aspecto nacional ou regional e se afasta inteiramente da representao da natureza. E, negando as correntes artsticas subjetivistas e lricas, recusa o sensualismo e a arte como expresso de sentimentos. A arte concreta nasce tambm como oposio arte abstrata, que pode trazer vestgios simblicos por causa de sua origem na abstrao da representao do mundo. Linha, ponto, cor e plano no figuram nada e so o que h de mais concreto numa pintura. A arte concreta herdeira das pesquisas do grupo De Stijl [O Estilo], 1917/1928, de Piet Mondrian (1872 1944) e , que busca a pureza e o rigor formal na ordem harmnica do universo.

O Concretismo no Brasil

Os poucos artistas brasileiros que se dedicam ao concretismo, baseavam seus estudos em artistas do exterior ( Kandinsky,Mondrian, Klee, Malevitch, Tatlin, Wols) . Apesar de ter chegado quase 30 anos aps seu surgimento na Europa, o Abstracionismo ainda estava em alta . Com a criao do Museu de Arte de So Paulo ( 1953) e a criao do Museu Nacional do Rio de Janeiro ( 1952), os artistas tiveram mais contato com os artistas estrangeiros e com seus estudos.

Os artistas de So Paulo se consideravam os autnticos precursores da arte concreta no Brasil, seguiam regras rgidase racionalistas.Ir contra essas regras era regredir na histria e voltar a um passado tradicional. Liderados por Waldemar Cordeiro, o grupo Ruptura integrado por LotharCharoux, Geraldo de Barros, Anatol Wladslaw, surgiu em 1952. Em seu primeiro manifesto, define o que seriam as "formas novas de princpios novos", estabelecendo entre seus membros regras que devem ser seguidas. O grupo do Rio de Janeiro, Frente, mais livre de regras. Formados por Ivan Serpa, Ferreira Gullar, Lygia Clark, Lygia Pape. Franz Weissmann, Dcio Vieira e Abraham Palatinik. Os concretistas de So Paulo sempre acusavam os cariocas de no seguirem ou destorcerem as regras. A partir da I Exposio de Arte Concreta no Brasil, v-se de vez as diferenas de interpretao. Se for considerar qual o grupo seguiu mais as ordens, esse grupo foi o de So Paulo. Poesia Concreta Criada por Dcio Pignatari (1927), Haroldo de Campos (1929) e Augusto de Campos (1931), a poesia concreta era um ataque produo potica da poca, dominada pela gerao de 1945, a quem os jovens paulistas acusavam de verbalismo, subjetivismo, falta de apuro e incapacidade de expressar a nova realidade gerada pela revoluo industrial. O poema transforma-se em objeto visual, valendose do espao grfico como agente estrutural: uso dos espaos brancos, de recursos tipogrficos, etc.; em funo disso o poema dever ser simultaneamente lido e visto.

Nome:____________________________________________no:___________srie:_____

Agora no campo abaixo, crie uma obra concreta e pinte- a . Data de entrega: 17 de agosto de 2009.

Vous aimerez peut-être aussi