Vous êtes sur la page 1sur 13

Os trs princpios da essncia divina Martines de Pasqualy ( O Tratado da Reintegrao dos Seres em sua primeira propriedade, virtude e potncia

a espiritual Divina).

1. Lei, preceito, mandamento; 2. Potncia, virtude e fora; 3. Pensamento prprio/ pensamento divino/ pensamento sugerido 4. Emanao/ criao/ engendramento. 5. Pensamento/ Vontade e Ao. 6. Atravs da reconciliao o homem recupera as virtudes, a fora e a potncia. 7. A questo Qual o caminho da reconciliao ou da recuperao da virtude, da fora e da potncia? 8. Todas as operaes dos homens s so postas em operao e em ao de acordo com a concepo do seu pensamento. 9. O principal chefe dos demnios rvore da vida do mal, que jurou atacar incessantemente o criador; 10.A comunicao do pensamento divino tanto quanto a operao do pensamento malfico no operao no homem, mas segundo esta comunicao que o homem opera a sua vontade. 11.Quando o homem tornou-se suscetvel da comunicao dos bons e maus espritos o homem se degenerou de sua faculdade de ser pensante, pois antes no precisava da comunicao com os espritos para ter acesso ao pensamento do criador. 12.Abandonado as suas prprias virtudes, potncia e vontades livres, tornou-se por orgulho suscetvel de comunicao boa ou m, tornando-se pensativo. 13.Pelo juramento feito por Deus a Ado e pelas preces e operaes de Ado a sua posteridade tornou-se pensativa e pensante. 14.Palavras do Deus Filho: Estou em ti e nas tuas obras, Criador TodoPoderoso, assim com tu ests em mim e nas minhas obras. Uni nos seus extremos todas as obras que criastes, conforme ordenou a tua vontade. Aquele que seguir os teus e os meus passos verificar todas as tuas e as minhas obras, e ensinar a todos os seres espirituais divinos a tua vontade acerca das leis imutveis que so o fundamento de todos os seres criados p. 56. (Primeira operao do cristo)

15.Os trs crculos do curso do homem: sensvel , intelectual e racional 16.A inteno, a vontade e a palavra determina o verbo da criao. 17.A tripla essncia divina: 1. A inteno do pai; 2. A vontade do Filho; 3. A palavra do menor espiritual. 18.Dois o nmero da confuso pois concludo da unio do menor espiritual diretamente com as potncias demonacas sem passar pela intelecto, uma vez que para se aliar as potncias demonacas o homem abandonado seu lado intelecto ou seu lado bom; ( Nisso se aproxima de Aristteles e de toda a filosofia grega que afirma que o homem s pode ser feliz se voltado para o sumo bem, e que isso se d pelo desenvolvimento das virtudes espirituais ou pela condio de ser pensante.) 19.Dois, trs e quatro: 1. A alma; 2. A potncia do menor intelecto; 3. A potencia direta do esprito maior; 4. A divindade. 20.(65) As leis dos homens variam como as sombras; as leis divinas so imutveis;( Nenhum homem pode ser sbio seja no espiritual divino, seja no celeste, terrestre, geral e particular sem o conhecimento dos nmeros p. 126 21.(66) As virtudes dos nmeros; A) 1. Unidade, primeiro principio de todo ser, tanto espiritual quanto temporal, pertencente ao Criador Divino; B) 2. Nmero da confuso pertencente a mulher. C) 3. Nmero pertencente a terra ou ao homem; D) 4. Qutripla essncia divina; E) 5. Esprito Demonaco; F) 6. Operaes dirias; G) 7. Esprito Santo pertencente aos espritos septenrios; H) 8. Esprito duplamente forte pertencente ao Cristo; I) 9. Demonaco pertencente a matria; J) 10. Nmero Divino. 22.O corpo do homem o rgo da alma e por meio dele que comunicamos a nossos semelhantes nossa inteno e nossa vontade espiritual; Revelamos nossa inteno e nossa vontade atravs dos diferentes movimentos e pelas operaes dirias.

23.O corpo do homem alm de ter o poder de se reproduzir corporalmente, ele tem ainda o poder de vegetar animais passivos que na realidade so inatos na substncia de sua forma material. 24.Aqueles que como Caim ousaram operar contra Deus e contra sua criatura foram relegados a habitar o sul. Asilo dos maiores e menores que prevaricaram contra Deus. ( Maiores espritos emanados antes de Ado/ menores, ( Caim e demais ps-ado) 25.O enxofre, o sal e mercrio so os trs princpios espirituosos o nmero ternrio dado a terra e as formas corporais dos seus habitantes; 26.No durmais (74 nmero nonrio), pois a carne fraca mas o esprito diligente. O esprito demonaco se comunica com facilidade a forma corporal do homem por sintonia e simpatia Na propriedade da Lei semelhante atrai semelhante. Uma vez que o esprito se distancia da carne, fica apenas os desejos da carne. 27.(78) O criador concede em qualquer circunstncia misericrdia tanto ao menor espiritual quanto ao maior perverso, quando os espritos invocam-no sinceramente. 28.(79) a conduta demonaca: os espritos ligam-se a forma do menor preferencialmente a da fera por que a forma do homem a imagem e a repetio geral da grande obra do criador; 29.Para que os demnios venha se unir a forma humana por meio da seduo, primeiro fazendo com que o lado espiritual divino do homem seja banido e este se una de forma intima com a forma ou matria corporal ( dar sentido aos desejos da carne); a partir disso a vida espiritual do homem passa a receber as impresses da vontade do prncipe dos demnios. 30.Tudo depende da firmeza desse menor em repelir esse ser estranho a ele e a sua forma, ou de sua fraqueza em consentir as insinuaes do esprito mau. P. 141. 31.A forma corporal do homem suscetvel de trs espcies de vidas diferentes Passiva, demonaca e Divina. 32.A primeira vida a vida da matria, que chamamos de instinto ou vida passiva. 33.A segunda a vida espiritual demonaca que pode se incorporar na vida passiva ou na matria; 34.A terceira a vida divina que preside sobre as duas primeiras. 35.Est sobre o poder do homem separar-se quando bem quiser da opresso dos demnios.

36.O homem se defende dos ataques dos demnios pela sua conduta em suas operaes naturais, temporais e espirituais. 37.Conduta espiritual: 1. Construir um templo divino; 2. Oferecer-se a si mesmo como sacrifcio; Prestar culto e devotar-se ao criador; 38.Conduta temporal: no se unir aos profanos; desenvolver as virtudes morais; 39.Conduta natural: Disciplina, esclarecimento, entendimento, guiar-se pela razo. 40.Utilizar nas operaes espirituais as palavras dos nomes poderosos de Deus que produz controle sobre todas as coisas terrestres; ( Qual palavra? Qual nome?) 41.(88)O verdadeiro Messias sempre Esteve com os filhos de Deus, porm de forma desconhecida; (149) 42.(89) os dez modelos de Messias: Abel, Enoque, No, Melquisedeque, Jos, Moiss, Davi, Salomo, Zorobabel, e o Messias. 43.(90) Os demnios para lutar contra deus serve-se dos homens por meio de uma multido de paixes materiais que eles sabem estar em conformidade com a fraqueza dos sentidos da vida material e espiritual dos homens, e por meio disso, mantn-nos na confuso; fazendo nascer pensamentos desmedidos de orgulho e ambio que os mantm em uma discrdia espiritual divina e na ignorncia de sua origem corporal e espiritual. 44.O princpio da matria do corpo geral um quadro espiritual concebido na imaginao do criador e neste quadro espiritual est contido/compreendido todo o ser corporal mas sem substncia de matria. 45.O vu vermelho que impede os menores de perceber/ver os mistrios divinos; 46.O nmero denrio o nmero divino no podendo nenhum menor espiritual operar com ele 47.(99)A forma corporal humana o rgo da alma e podemos compreender melhor as faculdades e o poder dos agentes septenrios sobre os seres corporais pelas diferentes operaes que os prprios menores fazem, por suas aes sobre suas prprias formas. 48.(99) Som, movimento, ao e reao. As caractersticas das aes e operaes dos septenrios.

49.(99) o Nmero septenrio que saiu do nmero denrio o nmero mais que perfeito que o criador empregou para a emancipao de todo esprito para fora da imensidade divina. 50.O nmero senrio aquele pelo qual o criador fez sair de seu pensamento toda espcie de Imagem de formas corporais aparentes que subsistem no crculo universal. 51.O nmero quarternrio, que aquele que completa a quatrpla essncia divina infinitamente mais perfeito e mais considervel que o nmero senrio, por que ele quem contribui para a perfeio das formas tomadas na matria indiferente, por que d o movimento e a ao forma corporal e por que preside sobre todo o ser criado como sendo o principal nmero de onde tudo proveio. 52. no nmero quarternrio que o homem deve aprender a conhecer todos os nmeros das potncias espirituais inatas nele, visto que ele teve a infelicidade de ser privado desses conhecimentos; 53.O nmero quarternrio aquele que o criador serviu para a emanao e emancipao do homem, ou do menor espiritual, o que faz com que a alma seja chamada vida espiritual ou impassiva. 54.O ternrio (102). O tringulo representa as trs essncias espirituosas que cooperaram na forma geral terrestre, sendo o ngulo inferior representa o mercrio; o ngulo voltado para o sul representa o enxofre; e o ngulo voltado pra o norte representa o sal; 55.O processo de reintegrao humana se d por um penoso trabalho que inclui corpo, alma e esprito. 56.A falta desta potncia quarternria divina que nos faz sentir que o homem est em privao e que homem de erro. O homem pode sair desta privao durante sua existncia temporal corporal, mas no por muito tempo. 57.Nenhuma cincia divina entregue ao homem antes que este a tenha ganho pelo trabalho. 58.(105) vide enos). Um homem a quem dado os conhecimentos da cincia divina nunca deve abusar dos mesmos, no deve se unir aos profanos e nem se deixar vencer pelos desejos da carne. 59.Existem trs crculos esfricos : o sensvel, o visual, e o racional. 60.Os irracionais tm a vida e os instintos passivos; os racionais tem os mesmos instintos e, alem disto, a vida espiritual impassiva. 61.Existem espritos planetrios bons e maus. Influncias planetrias benignas e malignas.

62.118. O modelo, o smbolo e a profecia. A inao espiritual a punio de todo esprito que se afasta do criador. Vivemos em uma poca de smbolos e profecias? Ou possvel que ainda tenha algum modelo entre ns? O modelo uma figura real de um fato passado/ um smbolo d informaes as profecias so apenas ameaas para o futuro que podem ser retiradas pela misericrdia do criador. 63.A prostrao revela o distanciamento do menor da proteo espiritual divina. 64.A sada da prostrao dado pelo modelo de Agar e Ismael ou seja pelo clamor pela misericrdia divina. 65.As trs partes do corpo humano: cabea, tronco e Bacia/ Os trs reinos: Animal, vejetal e mineral/ As trs aes principais que deram exploso a todos os corpos caticos: 1. A descida do menor na forma corporal geral e terrestre; 2. A segunda a juno do esprito divino maior com o menor, ou alma geral, e a terceira o limite e a extenso que o prprio esprito maior fixou para o corpo geral e os corpos particulares, tanto celestes quanto terrestres. 66.(124) A luz e as trevas. A luz estava nas trevas e as trevas no a compreenderam Toda forma corporal sempre um caos para a alma espiritual divina, por que esta forma de matria no pode receber a comunicao do intelecto espiritual divino por que apenas um ser aparente. 67.Os demnios tanto quanto os anjos possuem a mesma luz e mesma capacidade de comunicao. 68.Embora os justos sejam consolados de suas aflies e assegurados de sua reintegrao, isto no impede que seus tormentos sejam imensos, por no poderem desfrutar perfeitamente a viso do esprito consolador que lhes fala. 69.O primeiro grau do martinismo representa o circulo sensvel terrestre, o segundo, o circulo visual; o terceiro ou SI. O Circulo Racional ou saturnrio. 70.O circulo saturnrio ou racional o degrau que leva aos crculos supraceleste e a imensidade divina. 71.A pomba no modelo de No, representa o esprito companheiro dos menores que os circunda com seu circulo espiritual para os defender do choque demonaco que os espritos perversos operam a cada instante contra eles. (135). 72.No ficou com sua mulher no centro da terra e teve uma enorme posteridade Seria a Europa?

73.Cam foi para o Sul ( setentrional da terra.

) Sem foi para o Oeste (

) e Jaf a parte

74.A criao e emanao: (138) A criao pertence somente a matria aparente, deve voltar ao nada; mas a emanao pertence aos seres espirituais que so reais e imperecveis. 75.por mais justo que o menor possa ser diante do criador, ainda assim necessrio que ele seja purificado, pelo fogo espiritual, da mcula que contraiu por sua estada em uma forma de matria, ainda que ele tenha rejeitado todos os ataques que o intelecto mal possa lhe ter feito... ( isso significa que conviver com pessoas que no aspiram a santidade, o desenvolvimento espiritual impede a celeridade de nosso desenvolvimento) 76.As sete colunas representadas pela posteridade de No. (So citadas as cidades de Henoque, Egito, Sodoma, Gomorra, Jeric, Jeruasalm, Babilnia) Teriam estas cidades as mesmas idade de existncia? 77.Nenhum homem justo nasceu em uma destas cidades. (141). 78.(142) A destruio destas cidades revela que impossvel subtrair-se da justia divina. 79.Existe um calendrio para cada tipo de operao ( sensvel, visual, racional) como existe para o plantio da terra, a colheita, e, nas relaes entre os homens. 80.(143) O culto ao criador ou culto espiritual e divino tambm est sujeito a lei do calendrio, a um cerimonial exato e a uma fiel observncia dos tempos e estaes; 81.O culto da segunda posteridade de No no estava limitado por um tempo de trevas temporais, como mortais ordinrios (144); 82.A prevaricao de Ado fez nascer dele uma posteridade material de homens de trevas sujeitos as trevas da natureza elementar. 83.Os filhos de No.: 1. O primeiro pertence ao dia; 2. O segundo a noite; 3. O terceiro, o dom da astronomia; 4. O quarto o dom do conhecimento do verbo; 5. O quinto o dom do cultivo e do plantio terrestre; 6. O sexto , o do conhecimento do carcatere literal e hierglifo celeste, terrestre, espiritual, superior maior, inferior e menor divino; e todo hierglifo do ser espiritual demonaco; 7. O stimo recebeu o dom de construir edifcios espirituais para a glria do culto do Criador. ( Seria esta uma nova diviso referente a Oriente, Ocidente, Norte e Sul? Estaria aqui o germem dos essnios? Dos sumrios? Egipcios? ( Na atualidade, estaria ligada as grandes Religies e suas referidas ordens secretas?)

84.Israel significa forte contra deus, e Israelita significa forte em Deus. (151) 85.( 152). As operaes espirituais modernas so feitas pela mo, inteno e palavra do celebrante. 86.(154) Eles os fazia compreender que, embora a noite de trevas fosse feita para o repouso do corpo do homem, ela no era feita para o menor espiritual divino, visto que este ser no podia ficar sem ao relativamente sua natureza espiritual, pois o criador no emanaria de seu seio todos os menores, seus semelhantes, para que ficassem dormindo e se anulassem como suas formas corporais, que eram apenas seres passivos e aparentes, destinados a serem confundidos na imaginao divina que os fazia parecer tal qual eram. ( 216) 87.O caminho: 1. Meditao; 2. Prece; 3. Cerimonial. 88.Os Noechitas so os chineses e Japoneses. ( ou povo oriental) 89.O universo foi concebido pela perfeio do nmero septenrio. 90.O calculo Lunar o que eleva o homem ao mais alto conhecimento da natureza universal e de suas revolues; 91. essencial ao homem de desejo seja espiritual, seja terrestre, seja temporal ser instrudo dos quatros modos de calcular os diferentes dias em que a lua opera em todo o universo elementar por meio de sua renovao, seu primeiro quarto, sua cheia, e seu ultimo quarto ( Lua Nova, Lua minguante, Lua Crescente, Lua cheia). 92.(161) Cristo deixou a invocao diria e a prece de seis em seis horas. E as quatros festas anuais. 93.( 168) A pureza de inteno e o pensamento bom faz manifestar a glria do Eterno. 94.(169) Os dez tipos de cultos.1. O culto a expiao; 2. O culto da graa particular; 3. O culto contra os demnios; 4. O culto de preservao e de conservao; 5. O culto contra a guerra; 6. O culto para se opor aos inimigos da lei divina; 7.. o culto da f e da perseverana na virtude espiritual divina; 8. O culto para fazer acontecer a descida do esprito divino; 9. O culto para fixar consigo o esprito conciliador divino; 10. O culto anual de dedicatria de todas as suas operaes ao criador. 95.O tempo de operao destes cultos era a cada renovao da lua. 96.(176) Deus d aos seus eleitos, sem nenhuma distino temporal, o conhecimento de seus dons espirituais para benefcio dos homens da terra, e ordena a esses eleitos a transmitirem seus dons e suas virtudes espirituais unicamente aos que so dignos de tal herana.

97.Referncia aos trs nomes de Deus: Ado, Abel, e Seth Sem Co e Jaf. Abraao, Isaac, Jac, (Quais so estes nomes?) 98.(184) Egito Lugar da privao divina para onde foram desterrados os espritos prevaricados que subjugaram Ado. (Uma aluso interessante, uma vez que alguns estudiosos inferem que foram para l os desterrados da Atlntida) 99.(186) O principio espiritual divino que existe em ns o nico mdico que pode nos curar radicalmente. 100. Deus =>No =>Moiss - Modelos do Deus Criador.

101. Moiss representa a tripla essncia divina por ; 1. Representa a prpria criao 2. A reconciliao que fez; 3. Representa a operao do homem divino./ representa o esprito divino que conduz e governa. 102. (190). Orao de Moiss: Eterno! Criador de todas as potencias, aceita o sacrifcio que te fao em toda a santidade e na pureza da potencia divina que houveste por bem me dar por tua misericrdia e para tua grande glria. Submeto-me inteiramente tua grandeza infinita, dispe de mim segundo a tua vontade. Recebe o sacrifcio que te fao de minha alma, de meu corao, de meu corpo e de tudo que me pertence espiritual e temporalmente, recebeo para expiao do pecado do pai dos homens e de toda a sua posteridade. Assim como tudo vem de ti, tudo deve retornar a ti. 103. O corpo da matria no pode tomar parte naquilo que se opera entre o menor e o esprito divino. (191) (p. 257). ( Por isso quando se d a verdadeira contemplao o homem dorme de olhos totalmente fechados, pois a alma suspende a juno que ela faz ordinariamente com as funes corporais da forma, e o corpo fica ento sob a conduo do agente corporal, que no pode ter conhecimento do que vai lhe acontecer de funesto ou de desvantajoso se a alma no lhe comunica isto. 104. A alma fica separada do corpo apenas em ao espiritual e no de fato, o corpo cai em uma espcie de inao no recebendo nenhuma impresso, por que a alma vai inteira para o objeto de sua contemplao. 105. (203)O po man descido do cu o modelo que nos ensina que o cuidado de nosso bem estar, seja este temporal, seja espiritual, pertence antes potncia do criador do que nossa e a toda nossa habilidade demonaca. (p. 271) 106. impossvel ao homem penetrar diferentes aes da divindade. (p. 274) por vontade prpria nas

107. Um tempo, dois tempos e metade de um tempo => sensvel, visual, o racional. 108. Os quatro crculos separam a criatura geral do circulo supraceleste e da imensidade divina. 109. (217) Mundo terrestre, => supraceleste ==> Imensidade Divina. 110. Mundo celeste =>Mundo

Os trs crculos onde o menor opera: Sensvl, visual e Racional.

111. O circulo racional o mais elevado e o primeiro degrau para o supraceleste e a imensidade divina; 112. O circulo racional chamado de circulo saturnrio separa todos os crculos planetrios celestes dos quatro crculos supracelestes. 113. O Circulo sensvel contm todos os demais crculos planetrios inferiores que so em nmero de sete sendo: 1. Saturno; 2. Sol ; 3. Mercrio; 4. Marte; 5. Jpiter; 6. Vnus e 7. Lua. 114. As virtudes e potncias do Eterno se operam, e se operaro, at o fim dos sculos na montanha espiritual de que vos falei, de onde se vertem sobre o corpo geral terrestre, para se fazerem sentir s trs partes desta terra e s formas de todos os seus habitantes, tanto no geral como no particular. (p. 287). (A palavra geral=> animais irracionais : Particular => Seres animados de um ser espiritual e Divino. 115. Os caracteres da Lei do Criador esto escritos no corpo,e sobretudo no corao do homem. ( Conhece-te a ti mesmo e conhecers o universo e os deuses) A lei da emanao divina. 116. Nenhuma forma humana deve ser reproduzida ou engendrada fora das leis de reproduo que o Eterno deu a Natureza. 117. (222) Potncia e armadilhas do demnio. O demnio no pode receber o intelecto divino. 118. O demnio possui o pensamento, a vontade e a palavra de comando, sendo um ser pensante. 119. O eixo fogo central aquilo que melhor pode vos fazer sentir essa verdade. ( do criador nico que provm todo princpio de vida, seja corporal, seja espiritual, de tudo que pode existir). 120. O Eixo fogo central o agente geral, particular e universal, que contguo aos crculos supracelestes, o rgo dos espritos inferiores que o habitam e nele operam sobre o princpio da vida e sobe o principio da matria corporal aparente.

121. O homem como imagem e semelhana de Deus possui dentro de si o Eixo Fogo Central. 122. Todo esprito que opera na presena da divindade no est sujeito ao tempo. 123. Em todas prevaricadores. as classes de espritos houveram espritos

124. No houveram o homem prevaricado contra Deus e sua morada seria no mundo celeste. No centro da imensidade Divina. 125. A vantagem que o homem tem em relao aos esprito demonacos a de poder, segundo seu desejo e sua vontade, romper seu limite e agir como espritos puros, embora sujeitos ao tempo. 126. O mundo celeste invlucro do mundo material.

127. Os habitantes do mundo celeste no esto sujeitos as mudanas do mundo material. 128. O esprito duplamente forte est no homem quando este faz por merecer e do homem se afasta quando se torna indigno. 129. Este o significado das duas colunas ( a dupla fora divina no homem), no tendo mais o esprito duplamente forte morada fixa na imensidade divina. 130.

e Jacob Boheme. Os trs princpios da Essncia Divina Prefcio ao Leitor Cristo e Piedoso. Quarenta Questes sobre a Alma.

O caminho da reintegrao _ Louis Claude de Sam Martim. Da verdade e dos errosO novo homem O ministrio do homem esprito.

O processo de reintegrao do homem. 1. O homem um menor descendente de Ado emanado da imensidade divina para reintegrar na luz os maiores perversos e a posteridade de ado. 2. O Homem relaciona com a natureza pelos seus principais elementos Terra, a gua, o ar, e o fogo. 3. As essncias que compem o homem so: Enxofre, sal e mercrio. 4. O homem relaciona com os elementos do crculo terrestre a partir das sensaes do corpo, do esprito e da alma. 5. Alm de ser relacionar com os quatro elementos do circulo terrestre, o homem relaciona-se com o circulo visual e racional a partir de sua relao com os demais homens. 6. Deus emana, os espritos superiores criam, o homem engendra ( ou seja gera, reproduz, inventa, imagina) 7. As preces, meditaes e invocaes dirias devem ser feitas, preferencialmente de seis em seis horas, ou seja 00/06/12/18/ -

O estudo cientfico do Homem. Cincias do Homem; 1. Mitologia 2. Filosofia 3. Teologia 4. Sociologia 5. Psicologia 6. Antropologia 7. Economia 8. tica 9. Biologia 10.Fsica por estudar o movimento,a ao e reao 11.Qumica o estudo das relaes do homem com o sensvel terrestre. 12.A matemtica.

13.Astronomia.

Os males da humanidade; 1. O orgulho 2. A vaidade; 3. O egosmo 4. A ingratido; 5. A hipocrisia 6. A deslealdade 7. A Luxria 8. A gula 9. Inveja

Estudos e clculos sobre a Lua. Setembro: nova Crescente Cheia Minguante. Nova.

Vous aimerez peut-être aussi