Vous êtes sur la page 1sur 23

1. Introduo O processo de furao um dos mtodos mais antigos de usinagem de materiais e um dos mais utilizados na indstria manufatureira.

. A furadeira uma mquina operatriz derivada dos antigos tornos mecnicos e junto com estes deram origem a outras mquinas operatrizes, como fresadoras e retficas de cilindros. As furadeiras so primordialmente utilizadas para efetuar e fazer furos cilndricos ou uma variante deste processo que o alargamento de furos. Em geral, na indstria, grande maioria das peas, dos mais variados materiais (polmeros, madeira, metais, etc.), tem geralmente pelo menos um furo, e este so na maioria das vezes proveniente de um destes processos de furao. Diferente do torneamento, a rotao ocorre no eixo da ferramenta, com avano perpendicular superfcie a ser furada. Operao de desbaste (provm fraco acabamento superficial), o processo de furao usado em conjunto com grande parte dos processos de fabricao a fim de prover elementos de fixao, muitas vezes de importncia secundria, ou pr-furos para acabamento atravs de outros processos (alargamento, brochamento). Apesar do avano ocorrido no desenvolvimento dos materiais das ferramentas de furao, tais como: brocas de ao rpido com revestimentos, brocas inteirias de metal duro e brocas com pastilhas intercambiveis de metal duro, mais da metade das operaes de furao ainda so realizadas com brocas helicoidais de ao rpido. Isto se deve principalmente s mquinas operatrizes usadas para o processo, que no oferecem rotao e rigidez suficientes para que se possam usar materiais de ferramenta mais avanados. 2. Partes de uma furadeira As mquinas de furar, ou simplesmente furadeiras, consistem basicamente de uma rvore, que gira com velocidades determinadas, onde fixase a ferramenta. Esta rvore pode deslizar na direo de seu eixo. Tambm pode-se ter uma mesa onde fixa-se e movimenta-se a pea. As partes principais de uma furadeira variam de acordo com a sua estrutura. Para uma furadeira de coluna pode-se destacar as seguintes partes:

Figura 1: Partes de uma furadeira

A variedade de detalhes das furadeiras bastante grande. Algumas mquinas possuem avano automtico com limitadores de profundidade. Outras mquinas possuem mesa giratria. H equipamentos que dispem de inverso de rotao e avano sincronizado, que permitem execuo de roscas com machos. Destaca-se, no caso de furadeiras, o uso comum de gabaritos de furao, que tem a finalidade de guiar a broca e garantir a preciso/repetibilidade das coordenadas dos furos. Nos gabaritos os furos so de ao endurecido e podem ser substitudos quando desgastados. 3. Processo de furao Para a furao de uma pea, o motor da furadeira rotaciona a broca ou as brocas uma certa velocidade de rotao compatvel com o processo e com as caractersticas da pea a ser usinada (tais como dimenses, estrutura, etc.). Apesar da importncia do processo, este recebeu poucos avanos at alguns anos atrs, enquanto outros processos (como torneamento e fresamento) progrediram mais rapidamente com a introduo de novos materiais para ferramentas. No entanto, nos ltimos anos tem crescido a utilizao de Centros de Usinagem CNC (Controle Numrico Computadorizado) no processo de furao. Com este avano tm ocorrido vrios desenvolvimentos com os materiais das ferramentas de furao. 4. Tipos de furadeiras Pode-se classificar as furadeiras de diversos modos:

Quanto ao sistema de avano: pode-se classificar como manual (ou sensitiva) ou automtica (eltrico ou hidrulico). Ao contrrio do que possa parecer as furadeiras sensitivas possuem grande aplicao no meio industrial.

Figura 2: esquerda furadeira automtica; direita furadeira sensitiva

Quanto ao tipo de mquina: pode-se classificar como porttil, de coluna, de bancada, radial e horizontal. A furadeira porttil a mias simples das furadeiras, por ser pequena e leve possui a vantagem de poder ser transportada de um lugar ao outro. A furadeira de coluna a mais encontrada em oficinas de manuteno e de produo sob encomenda devido a sua versatilidade. A furadeira de bancada e a furadeira radial podem ser observadas na figura 3. A

furadeira de bancada bastante similar furadeira de coluna, como pode ser observado pela comparao das figuras.

Figura 3: Furadeira de bancada(a esquerda); Furadeira radial(a direita) Enquanto as furadeiras de bancada so utilizadas em pequenos servios, as furadeiras radiais so empregadas na furao de grandes peas. O brao possui movimento vertical na coluna, normalmente atravs de um motor. O brao tambm possuir movimento de giro em torno da coluna, que feito manualmente na maioria das vezes. Um carro com o sistema de acionamento da rvore principal movimenta-se pelo brao para posicionar a ferramenta. A furadeira radial pode possuir mais de uma mesa, que permite trabalhar em uma pea enquanto se est fixando outra. Tambm comum deixar um fosso em um dos lados da mquina de modo a permitir trabalhar peas grandes.

Quanto ao nmero de rvores: pode-se classificar as furadeiras como: simples, quando possuem apenas uma rvore, gmea como na figura 4, que possui duas rvores e mltipla quando possui trs ou mais rvores.

Figura 4: Furadeira Gmea

No caso de furadeiras de mltiplas rvores pode-se ter, basicamente, dois tipos distintos de acordo com o motor. Pode-se ter mquinas onde cada rvore possui seu prprio motor, como mostra a figura 5, esquerda. O outro caso quando todas as rvores compartilham de um mesmo motor. Este caso ilustrado pela figura 5, direita.

Figura 5 As furadeiras mltiplas so as mquinas utilizadas nas linhas de produo, pois aceleram a fabricao. Podem ser ajustadas para executar as vrias etapas de um furo, como furar, alargar, escarear, rebaixar, etc., em seqncia. Tambm podem ser ajustadas para efetuar diversos furos em uma s operao. Em algumas destas mquinas pode-se ajustar cada rvore livremente, dentro de seus limites, e ter sua prpria velocidade de rotao. As furadeiras horizontais tem campo de atuao similar ao das furadeiras radiais, ou seja, indicadas para executar furos em peas de grandes dimenses que, mesmo no fosso da radial no poderiam ser trabalhadas. Para trabalhar metais, usam-se simples furadeiras com manivela, furadeiras operadas por eletricidade ou a ar, maquinas de furar de bancada ou furadeiras de coluna, dependendo do trabalho a ser executado. Para peas grandes ou peas que exijam furos muito precisos, utilizam-se furadeiras radiais ou maquinas de furar para gabaritos. As maquinas de furar para gabaritos usamse principalmente para fabricao de ferramentas. Obtm a maior preciso na operao destas mquinas a uma temperatura de +20C, conhecida como temperatura normal. Da a razo por que em sua maioria as mquinas para furar para gabaritos so mantidas em espaos especiais. 5. Brocas As brocas so as ferramentas de abertura de furos. Possuem de 2 at 4 arestas de corte e sulcos helicoidais por onde corre o cavaco. O ngulo da ponta varia de 90 150 de acordo com a dureza do material a furar, sendo o ngulo de 120 o mais comum de se encontrar. Os elementos de uma broca esto destacados na figura 6.

Figura 6 Os tipos de brocas mais comuns so: broca cilndrica, como a da figura 6, broca de centro, broca calada com pastilha e broca mltipla. A broca de centro tem sua aparncia representada pela figura 7. uma broca curta e de dimetro relativamente grande. Sua alta rigidez impede que ocorra uma flanbagem e que o furo seja executado fora do local correto. Sua funo a de iniciar o furo de uma pea, ou seja, fazer um pequeno furo para que a ponta da broca no se se desloque da posio.

Figura 7 As brocas caladas com pastilha so indicadas para furao de materiais de maior dureza e/ou para obter-se rendimentos superiores. A figura 8 apresenta a aparncia deste tipo de broca onde possvel perceber que a as pastilhas so soldadas ao corpo.

Figura 8 Similares s brocas caladas h as brocas com pastilhas intercambiveis, largamente utilizadas em altas produes e em mquinas CNC, devido a rapidez e simplicidade em se manter a afiao do gume cortante. A figura 9 apresenta exemplos desta ferramenta.

Figura 9 As brocas canho, que tem um nico fio cortante, so indicadas para execuo de furos profundos, entre 10 e 100 vezes o seu dimetro. A figura 10 ilustra essa ferramenta.

Figura 10 As brocas mltiplas so especialmente afiadas para executar furos complexos em apenas uma operao. Como pode ser observado na figura 1, as possibilidades so muito grandes. Sua aplicao voltada para grandes produes onde o custo de preparao de brocas especiais acaba se diluindo na execuo de grandes lotes em tempos mais reduzidos.

Figura 1 Tambm deve-se citar as brocas com furos para fluido refrigerante. Como pode-se observar na figura 12 o refrigerante enviado diretamente para a regio de formao do cavaco, evitando o superaquecimento da ferramenta e auxiliando na remoo do cavaco. Essa ferramenta permite a usinagem de furos relativamente profundos em um nico aprofundamento.

Figura 12 Existem tambm as brocas anulares, como na figura 13, que permitem executar furos de grandes dimetros com menor gerao de cavaco. Esta broca remove apenas um anel de material e a cpsula resultante pode at ser utilizada como matria prima.

Figura 13 6. Forma construtiva das brocas helicoidais As diferentes partes de uma broca helicoidal so: a) Haste: destina-se fixao da broca na mquina. Em brocas de dimetro pequeno (at 15 m) em geral usa-se brocas de haste cilndrica e a fixao a maquina se da por intermdio de mandris. Em brocas de dimetros maiores, prefere-se prender a morsa a um cone morse, que por sua vez preso a maquina, o que possibilita maior fora de fixao; b) Dimetro(D): medido entre as duas guias da broca. Normalmente tem tolerncia dimensional h8; c) Ncleo: parte interior da broca de dimetro igual a 0.16D. Serve para conferir rigidez broca; d) Guias: a superfcie externa de uma broca helicoidal apresenta duas regies (uma em cada aresta de corte) que tem dimetro maior que o dimetro das paredes da broca. Tais regies so denominadas guias. Tem duas funes bsicas - a primeira, como o prprio nome diz, de guiar a broca dentro do furo; a segunda de evitar que toda a parede externa da broca atrite com as paredes do furo, diminuindo assim os esforos necessrios para furao; e) Canais helicoidais: so as superfcies de sada da ferramenta. O ngulo de hlice de brocas normais, que na periferia da broca coincide com o ngulo de sada pode ser de 28 graus para brocas de aplicao geral (Brocas do tipo N com ngulo de ponta = 118), 15 graus para brocas destinadas a usinagem de materiais com cavaco curtos(brocas do tipo H com ngulos de ponta igual a 60 ou 90) e 40 graus para brocas destinadas a usinagem de materiais com cavacos longos e/ou materiais moles (brocas tipo W com ngulo de ponta de cerca de140). O comprimento do canal helicoidal tambm pode variar dependendo do dimetro da broca e do comprimento do furo que se deseja usinar.

f) Arestas de cortes: numa broca Helicoidal as duas arestas principais de corte no se encontram em um ponto, mas existe uma terceira aresta ligando-as. Esta terceira aresta chamada de aresta transversal de corte. O ngulo formado entre as duas arestas principais, chamado de ngulo de ponta ( ) esta denominao no esta de acordo com a norma brasileira NBR 6163 que chama de ngulo de ponta o encontro entre a aresta principal e secundria de corte) normalmente igual a 118. Em brocas de usinagem de materiais moles seu valor de 140.

Figura 14: partes de uma broca helicoidal 7. Caractersticas das Brocas

As caractersticas de uma broca, alm de sua forma, so: dimenso, material e os ngulos(de hlice, de folga e de ponta). O ngulo de hlice () auxilia no desprendimento do cavaco. Deve ser determinado de acordo com o material a ser usinado. Quanto mais duro o material menor deve ser o ngulo, que pode ser observado pela figura 15 ( esquerda). O ngulo de incidncia ou ngulo de folga () tem a funo de reduzir o atrito entre a broca e a pea e facilitar sua penetrao no material, variando entre 6 e 15. Este ngulo tambm deve ser determinado de acordo com o material da pea a ser furada. Quanto mais duro o material menor deve ser o ngulo de incidncia. A figura 15 (ao centro) ilustra este ngulo. O ngulo de ponta () corresponde ao ngulo formado pelas arestas de corte da broca, que devem ter o mesmo comprimento. Este ngulo tambm determinado pela dureza do material que ser usinado, e pode ser observado na figura 15 ( direita). ngulo da aresta transversal () ngulo observado entre a aresta principal de corte e a resta transversal. Para os valores dados de(), varia entre 45 e 55, pode ser observado na figura 15 esquerda.

Figura 15 De uma maneira geral as broca, como as fresas, so classificadas como H, N e W. As brocas do tipo H so indicadas para materiais duros, tenazes e/ou que produzem cavaco curto(descontnuo). A tabela 1 destaca suas caractersticas.

Tabela 1 As brocas tipo N so indicadas para materiais de tenacidade e dureza normais (medianos). A tabela 2 apresenta maiores detalhes.

Tabela 2 As brocas tipo W so indicadas para materiais macios e/ou que produzem cavaco longo. A tabela 3 destaca maiores informaes.

Tabela 3 Quando uma broca comum no proporciona um rendimento satisfatrio em um trabalho especfico e a quantidade de furos no justifica a compra de uma broca especial, pode-se fazer

algumas modificaes nas brocas tipo N e obter resultados melhores. Pode-se modificar o ngulo da ponta, tornando-o mais obtuso e melhorando os resultados na furao de materiais duros, como aos de alto carbono (figura 16 esquerda). Na furao de chapas finas tm-se freqentemente duas dificuldades: furos no redondos e muitas rebarbas. A reafiao da broca para que fique com um ngulo bastante obtuso reduz grandemente estes problemas (figura 16 centro). Para a usinagem de ferro fundido recomenda-se utilizar uma broca com ngulo normal de118 com a parte externa das arestas de corte (cerca de 1/3 do comprimento) afiadas com cerca de 90 (figura 16 direita).

Figura: 16 8. Operaes Especiais As furadeiras so capazes de executar diversas outras operaes alm de furar. Podem-se citar como exemplo as operaes de alargamento, escareamento, rebaixamento, roscamento e at mesmo polimento. Alargamento: Consiste no aumento do dimetro de um furo previamente aberto. Utilizam-se ferramentas denominadas alargadores. Tem por objetivo calibrar o furo dando-lhe dimetro, cilindricidade e rugosidade que no se consegue com o uso de brocas convencionais. A figura 17 ilustra estas ferramentas, sendo que ferramenta na parte superior no possui hlice e as outras possuem (uma esquerda e outra direita).

Figura 17

Figura 18: Alargadores Os alargadores so fabricados em medidas padronizadas mais comuns. Para medidas especficas deve-se utilizar o alargador de expanso, mostrado na figura 19. Ele pode ser ajustado rapidamente na medida exata de um furo pois suas lminas deslizam no fundo de canaletas cnicas por meio de porcas regulveis.

Figura :19 Os alargadores de expanso possuem um grau de exatido da ordem de 0,01 m. A variao de seu dimetro pode atingir alguns poucos milmetros para os alargadores maiores. Alm da vantagem de ser ajustvel, suas lminas podem ser facilmente afiadas pois so removveis. Isto tambm permite que sejam substitudas quando danificadas. Esta operao tambm pode ter como objetivo gerar um furo cnico. Para isto faz-se uso de alargadores especiais como os ilustrados na figura 20.

Figura 20

Tambm se podem encontrar alargadores com pastilhas intercambiveis, como os exemplos apresentados pela figura 21.

Figura 21 Pode-se ainda citar que o alargamento tambm pode ser realizado manualmente, com a ajuda de um acessrio denominado de desandador, como mostrado pela figura 2. Quando o local de difcil acesso utiliza-se o desandador T.

Figura 2 Escareamento: a operao que gera um rebaixo cnico no incio de um furo previamente aberto. Normalmente este furo ir receber a cabea de parafusos de cabea cnica, tambm chamados de parafusos de cabea escareada ou rebites de cabea cnica. A figura 23 apresenta o aspecto geral de um escareador bem como uma vista em corte do furo obtido. Tambm podese observar que h alguns escareadores que possuem um ressalto cilndrico em sua extremidade. Este ressalto tem a funo de auxiliar na centragem do escareador, mantendo assim a concentricidade das operaes.

Figura 23 Rebaixamento: Trata-se do aumento do dimetro inicial de um furo previamente aberto de modo a alojar a cabea de um parafuso. A ferramenta, ilustrada pela figura 24, possui um piloto ou guia, que uma salincia cilndrica em sua ponta com dimetro igual ao dimetro do furo a ser rebaixado.

Figura 24 O piloto pode ser fixo ou postio. O piloto fixo parte integrante da ferramenta. O piloto postio pode ser substitudo pois fixado com um parafuso. Isto permite o uso do rebaixador em diferentes dimetros e/ou sua substituio no caso de desgaste. Sua retirada tambm facilita a operao de reafiamento do rebaixador (figura 25).

Figura 25

Figura 26: Alguns tipos de rebaixadores Polimento: Com a utilizao de alguns acessrios, como os mostrados pela figura 27 pode-se utilizar a furadeira para executar polimentos.

Figura 27 Rosqueamento: Normalmente a operao de abertura de roscas em oficinas de manuteno (ou de produo sob encomenda) realizada manualmente com ferramentas denominadas machos e com auxlio de um desandador. Mas tambm pode-se abrir roscas com auxlio de mquinas como furadeiras. Neste caso importante que a mquina possua reverso de movimento para retirada da ferramenta e avano sincronizado com o giro (passo da rosca). A tabela 4 apresenta alguns tipos de machos e suas aplicaes.

Tabela 4 8. Formao do cavaco na furao Um dos problemas do processo de furao a evacuao dos cavacos de dentro do furo. Se os cavacos no forem formados de maneira tal que propiciem sua fcil retirada do interior do furo, eles podem causar entupimento do mesmo, aumento do momento torsor necessrio e a conseqente quebra da ferramenta. A quebra de uma broca helicoidal dentro de um furo um problema grave, pois alm da perda da ferramenta, a retirada da broca do interior do furo , em geral, uma tarefa demorada e que, muitas vezes leva rejeio da pea. Se levar em conta que um furo normalmente um pequeno detalhe de uma pea bem maior, tal rejeio pode representar perda substancial. Assim, fundamental induzir a formao de cavacos que tenham a forma tal que sejam de fcil remoo do furo. Se o cavaco formado for em fita, ser muito difcil extra-lo do furo.Cavacos helicoidais ou em lascas so os que mais facilmente podem ser removidos dos furos. A remoo de cavaco pode ainda ser auxiliada pela utilizao de um ciclo de furao que retire frequentemente a broca de dentro do furo durante o processo de corte (e que gera tempos passivos extras) e ou pelo insuflamento de fludo de corte sob presso diretamente no fundo do furo, atravs de canais especialmente construdos na broca para tal fim. O crescimento do avano facilita a quebra e, conseqentemente, a remoo do cavaco de dentro do furo. Existe um limite no crescimento do avano, acima de determinado valor, a avano pode causar a quebra da broca ou a paralisao do avano da mquina. A velocidade de corte diminui medida que se encaminha da periferia para o centro da broca, j que ela depende do dimetro. Assim, quando os materiais dteis so furados em cheio (sem pr-furao), a formao da aresta postia de corte (APC) na vizinhana do centro da broca inevitvel. A formao do APC se d quando se tem baixas temperaturas de corte, ou seja, baixas velocidades de corte. A utilizao de velocidade de corte baixa pode gerar a formao da APC numa poro maior do dimetro da broca. Por outro lado o aumento da velocidade para minimizar a formao da APC, gera maiores desgastes na ferramenta, j que a vizinhana da periferia da broca, que antes do aumento da velocidade j no formava APC, agora passa a se desgastar mais rapidamente. Existem brocas com pastilhas de metal duro, feitas de material e geometria adequada para as condies do corte na regio correspondente a sua colocao, alm disso, estas pastilhas possuem quebra cavaco na sua superfcie de sada o que facilita a expulso do cavaco da regio de corte.

9. Afiao das brocas helicoidais As brocas helicoidais de ao rpido, e inteirias de metal duro precisam ser afiadas ao fim de sua vida, para que possam continuar sendo utilizadas. Para que o cavaco removido pela broca helicoidal no seja esmagado pela superfcie principal de folga e o corte possa ocorrer, necessrio que o ngulo lateral efetivo de folga fe seja tanto quanto possvel positivo para qualquer dimetro da broca. Tem-se que: fe = f - Para que fe seja sempre positivo necessrio que f seja maior que em qualquer dimetro da broca. Porm:

tg a = f / ( . Da ) tg b = f / ( . Db ) tg a = f / ( . Db ) Onde a, b, c so pontos quaisquer da aresta da broca. Logo na regio mais central da broca, o ngulo lateral de folga (f ) precisa ser maior para compensar o crescimento do ngulo da direo efetiva de corte e, com isso, possibilitar a obteno de um (fe) positivo. Isso deve ser obtido atravz da afiao adequada da broca. O tipo de afiao mais difundida a afiao cnica. A broca colocada em frente um rebolo de copo, de modo que seu eixo geomtrico forme um ngulo igual a metade do ngulo de ponta desejado com a face do rebolo. 10. Foras e potencias de corte na furao Os esforos verificados em furao so basicamente 3 a) Fora de Avano: ocorre na direo axial da ferramenta. b) Fora Passiva: ocorre na direo do raio da ferramenta. As componentes observadas nas 2 arestas de corte anulam-se devido simetria da ferramenta. c) Momento Toror: tangencial a ferramenta, ocorre devido rotao da broca.

Figura 28: Foras atuantes no processo de furao Estes esforos so observados devidos: a) Resistncia do material ao corte, observada nas arestas principais de corte; b) Resistncia do material ao corte e esmagamento na aresta

transversal de corte; c) Resistncia devido ao atrito das guias com o furo e do cavaco com a superfcie de sada da broca. Dado os trs tipos de resistncias que uma broca helicoidal tem que vencer para realizar o corte, tem-se que:

Mttotal = Mta + Mtb + Mtc e Fftotal = Fta + Ftb + Ftc Onde: Mt = momento torsor Ff = fora de avano a, b e c = contribuio das resistncias a, b e c aos esforos Mt e Ff . A contribuio de cada uma das resistncias descritas acima dada por: Tabela 5: Contribuio de diversas grandezas nos esforos de furao

Potncia de corte:

10.1. Frmulas experimentais para clculos dos esforos Como em todos os processos de usinagem, diversos so os fatores que influem nos esforos de corte na furao, dentre eles o avano, a profundidade de usinagem, a velocidade de corte, a geometria da ferramenta, o material da pea e da ferramenta etc. As principais equaes empricas para o calculo dos esforos de corte de furao so: a) Frmula de Kronenberg para a determinao do Momento Torsor na furao em cheio

Onde: D = dimetro da broca [m] f = avano (m/volta) C1, x1 e y1 = constantes empricas do material da pea. Tabela 6: Coeficientes da equao de Kroenenberg para alguns aos

em cheio b) Frmula de H.Daar para determinao da Fora de Avano na furao

Onde: C2, x2 e y2 = constantes empricas do material da pea. Tabela 7: Coeficientes da equao de H.Daar para alguns aos

com pr-furao: c) Frmula de H.Daar para determinao do Momento toror na furao

Onde: d0 = dimetro do pr-furo C3, x3 e z3 = constantes empricas do material da pea. Tabela 8: Coeficientes da equao de H.Daar para obteno de Momento Torsor com prfuro para alguns aos

d) Frmula de H.Daar para determinao da Fora de Avano na furao com pr-furo:

Onde:

C4, x4 e y4 = constantes empricas do material da pea. Tabela 9: Coeficientes da equao de H.Daar para obteno da Fora de Avano com pr- furao

1. Resistncia da ferramenta e mquina operatriz Os esforos aos quais uma broca submetida so, basicamente, flexo e toro. Caso a afiao da broca seja tal que as arestas de corte no sejam simtricas, ocorrer tambm um esforo de flexo sobre ela. Caso o dimetro da broca seja pequeno (menor que 3,5m), tambm pode ocorrer flambagem. Sabese que os esforos dependem basicamente do material usinado, do dimetro da broca e do avano aplicado. Sabe-se tambm que, a partir de um determinado valor de Ff ou de Mt a furao ser impossibilitada, ou por impossibilidade mecnica da mquina operatriz (potncia, rigidez) ou da broca (quebra). Devese ento atentar para estes problemas. 1.1 Avano mximo considerando a resistncia da broca: Tenso resultante da ao de uma fora axial (compresso) e um momento toror: Dado pela equao:

A tenso admissvel para ao rpido 25 Kgf/mm2, assim por Kronenberg:

Ficando:

1.2 Avano mximo considerando a fora mxima de penetrao da furadeira. Toda mquina de furar tem um limite para a fora de penetrao que pode realiza, acima deste limite ela no consegue continuar o movimento de avano da broca. Para a determinao da fmax de uma furadeira, calcula-se o esforo que gera uma deflexo de 1,5 m por metro no brao da furadeira

Usando Ff = Ffmax :

1.3 Avano mximo considerando a potncia da mquina:

Onde Nm = potncia da mquina

Assim;

Sabe-se que , ento

Para Nc = CV

12. Exemplo de clculo Calcule Ff, Mt e PC na usinagem do ao ABNT 1055 com VC =30m/min, s= 118, f= 0,1mm/pot e D= 10mm.

O que aconteceria se fosse feito um pr-furo de 3mm? Por Kienzle:

13. Exemplo de pea Furao, Alargamento e Rosqueamento As operaes que se seguem ao fresamento na usinagem de carcaas so geralmente:

Furao e Rosqueamento Estas operaes so utilizadas para obteno de furos rosqueados utilizados para fixao das diversas partes que compem uma carcaa (figura 3.3). Eventualmente a funo de localizao pode ser feita com furos lisos e a utilizao de parafusos passantes. Neste caso no existe necessidade de muita preciso tanto no dimetro do furo como na posio relativa entre eles. Furao e Alargamento Estas operaes so executadas para obteno de furos utilizados para localizao das diversas partes da carcaa, tendo, adicionalmente, de garantir as tolerncias especificadas em projeto. Nota se que a preciso de localizao dos furos deve ser grande, pois deve permitir o livre acoplamento e engrenamento entre peas fixadas em duas carcaas diferentes, o que vale dizer que, numa fixao deste tipo, os furos mandrilados servem somente para o alinhamento de peas de engrenamento em uma mesma carcaa, enquanto que o alinhamento e engrenamento de peas fixadas em carcaas diferentes ficam por conta da furao para os pinos de guia (figura 3.3).

Figura 29:Fixao e localizao entre os diversos componentes de um sistema de transmisso 14. Concluso Aps a realizao do presente trabalho, chega-se a concluso que a mquina de furar uma das mquinas ferramenta mais importante pelo fato de ser amplamente utilizada e encontrar-se em variados segmentos da indstria, desde residncias, uma simples oficina at uma grande metalrgica, passando pelas reas da marcenaria entre outras, em todos os casos encontramos uma furadeira, mesmo que diferentes tipos, tamanhos e aplicaes. Tal fato deve-se, principalmente, a furadeira ser uma mquina que executa diversos tipos de operaes, tais como o alargamento de furos, rebaixamento, polimento, rosqueamento e a prpria furao. Certamente tais fatos fazem da furadeira uma mquina indispensvel na indstria e podemos afirmar com segurana que a vida moderna e as facilidades tecnolgicas de hoje em dia no seriam possveis sem a furadeira. 15. Referencias bibliogrficas

Diniz, Eduardo Anselmo; Tecnologia da usinagem dos metais/ Anselmo Eduardo Diniz, Francisco Carlos Marcondes, Nivaldo Lemos Coppini - 2 edio - So Paulo, Artiliber Editora, 2000

Maskiel, C. Edwin; Machine Shop Tecnology - Volume 1/ Edwin C. Maskiel, William Galbraith McGRAW-HILL BOOK COMPANY -Sydney., 1984

Yoshida, Amrico; Mquinas operatrizes - 1 edio So Paulo, Loren Editora 1979

http://w.ufrgs.br/gpfai/ http://w.iem.efei.br/gorgulho/download/Parte_5_Furacao.pdf http://w.fem.unicamp.br/~sergio1/graduacao/EM335/apostila.pdf

Vous aimerez peut-être aussi