Vous êtes sur la page 1sur 10

Nesta

primeira

etapa,

voc ir

conhecer

conceitos,

grandezas

efeitos

relacionados a circuitos eltricos e noes de eletricidade. De forma prtica e bem ilustrada, voc poder saber a melhor forma para proteger os circuitos, equipamentos, o patrimnio e os usurios da rede eltrica, atravs de exemplos que esto ligados na vida e rotina de cada um.

Conjuntos estticas

de ou

fenmenos em

fsicos

associados

cargas

eltricas, efeitos

movimento.

Podemos

constatar

seus

observando diversos acontecimentos e fenmenos, como luz, calor, movimento, relmpagos, imagem, informtica, som, etc.

APOSTILA DE TREINAMENTO NOES DE ELETRICIDADE 2

APOSTILA DE TREINAMENTO NOES DE ELETRICIDADE 3

Corrente Eltrica (A) : Corrente eltrica o movimento ordenado dos eltrons livres atravs de um condutor. Sua unidadede medida o Ampre, representada pela letra (A). Tenso Eltrica (V): a diferena de potencial eltrico entre dois pontos. A tenso a fora responsvel pela movimentao dos eltrons. Normalmente toma-se ponto que se considera tenso zero (neutro) e mede-se a tenso do resto dos pontos em relao a ele. Sua unidade de medida o Volt (V). Potncia Eltrica (P): a grandeza que mede a rapidez em transformar energia eltrica (J) em outra forma de energia. Sua unidade de medida o Watt (W). Energia Eltrica (J): No Sistema Internacional, a unidade de energia eltrica o joule (J), mas na prtica usamos o quilowatt (kWh). A conta de consumo de eletricidade da sua resistncia vem nessa unidade. Portanto J= kWh

Exemplo:
Se quisermos saber qual a corrente (A) de um chuveiro de 6.500W de potncia, numa tenso de 220V, teremos:

frmula:

A = W V

A = 6.500W 220V

resultado:

A = 29,5 A

resultado

serve

para

dimensionar,

aproximadamente,

os

componentes mais adequados para o circuito eltrico, como interruptores, fios, disjuntores, etc.

Como descobrir o valor das grandezas responsveis pelos efeitos eltricos? (potncia, corrente e tenso) Para descobrir o valor procurado deve-se antes saber o valor das demais grandezas. Veja as frmulas abaixo:
POTNCIA (W) = TENSO (V) X CORRENTE (A) frmulas:

OBS: Utilizando o exemplo acima, podemos concluir com segurana que o disjuntor mais recomendado o bipolar de 30 A por ser um circuito bifsico 220V e porque o que o resultado acusado foi 29,5 A. Tambm recomendada a utilizao de um cabo de 6mm (at 36 A) para evitar aquecimentos e conseqentes riscos ao circuito.

P = UxI U =

ou ou ou

W = VxA V = A =
W A W V

P I P I = U

APOSTILA DE TREINAMENTO NOES DE ELETRICIDADE 4

APOSTILA DE TREINAMENTO NOES DE ELETRICIDADE 5

Energia Mecnica
Quando usamos a energia para movimentar motores em geral, o recomendado fazer uso de disjuntores com curva de disparo do tipo C. Este tipo de dispositivo especialmente indicado para todo tipo de cargas indutivas ou com corrente de partida elevada; iluminao fluorescente e pequenos motores. Mais uma vez deve-se lembrar de dimensionar adequadamente o circuito (fios, cabos, tomadas, plugues, etc.)
- Energia Luminosa Exemplo: Lmpadas - Energia Trmica Exemplo: Chuveiro - Energia Mecnica Exemplo: Motores em geral

As tomadas da Alumbra esto projetadas para diferentes correntes, 10 e 20 A podendo ter entrada para o fio terra ou no. Tambm esto disponveis diferentes plugues (tipo macho e fmea) para 10 e 20 A. O novo padro brasileiro de tomadas (NBR 14136) prev a utilizao das tomadas e plugues a seguir:
1. Tomadas de 3P (2P + terra) 10 A 4,3mm e 20 A 5mm 2. Plugues macho de 2P 10 ( 4mm) e 20 A 4,8mm 3. Plugues macho de 3P 10 ( 4mm) e 20 A 4,8mm 4. Tomada mvel (fmea) 2P 10 ( 4,3mm) e 20 A 5mm 5. Tomada mvel (fmea) 2P 10 ( 4,3mm) e 20 A 5mm
4,3mm

Energia Luminosa
Nos circuitos de iluminao recomenda-se fazer uso de fios/cabos de 1,5mm (mnimo). Os interruptores da Alumbra de 10 A, do tipo simples, paralelo, bipolar e intermedirio esto devidamente dimensionados para comandar este circuito com total segurana. Por limitao prevista em norma (NBR 5410), neste caso, o circuito estar limitado a uma capacidade de corrente de 10 A devendo-se fazer uso de um disjuntor de 10 ou 16 A, caso deseje uma margem maior de segurana.

Recomenda-se tambm o uso de interruptores eletrnicos (variadores de luminosidade, minuterias e sensores de presena) com o objetivo de promover segurana e conforto, alm de economizar energia.

Todos podem ser usados para ligaes de motores desde que respeitadas a correntes nominais de cada produto.

Plugues e tomadas - padro NBR14136

Disjuntores, DPS, IDRs

APOSTILA DE TREINAMENTO NOES DE ELETRICIDADE 6

APOSTILA DE TREINAMENTO NOES DE ELETRICIDADE 7

Energia Trmica
Nos circuitos onde esto ligados aquecedores e que portanto, consome maior energia, deve-se tomar cuidado quanto ao dimensionamento deste. Tanto o fio/cabo como o disjuntor, deve levar em considerao a potncia do equipamento . Em algumas regies do pas, a populao por cultura local, faz uso de interruptor para comandar o aquecedor (liga-desliga). A Alumbra no recomenda este tipo de instalao, porm, caso seja feita pelo consumidor, este deve utilizar um interruptor bipolar simples de 25 A , fio de 4mm e disjuntor bipolar de 25 A. A potncia do aquecedor (chuveiro) NO dever ultrapassar os 5.500W (potncia mxima protegida pelo circuito).
Condutor eltrico (corpo condutor Ex:fios/cabos) aquele que, estando carregado por uma determinada carga eltrica e tem essa carga distribuda por toda a sua extenso.

TIPOS DE FIOS/CABOS
Fio Terra (PE) (Verde-amarelo ou somente verde smbolo )

Tambm chamado de fio de proteo e segurana o condutor cuja funo conectar terra todos os dispositivos que precisarem utilizar seu potencial como referncia.

Fio Fase (F) (pode-se usar qualquer cor desde que no seja verde, verde/amarelo ou azul claro) o condutor cuja funo conduzir energia da fonte (distribuio) ao dispositivo terminal (tomada). Fio Neutro (N) (azul claro) o condutor por onde retorna a energia no utilizada pelo circuito.

Disjuntores

Interruptores bipolares

APOSTILA DE TREINAMENTO NOES DE ELETRICIDADE 8

APOSTILA DE TREINAMENTO NOES DE ELETRICIDADE 9

Corrente contnua (CC)


o fluxo constante e ordenado de eltrons sempre numa direo. Esse tipo de corrente gerado por baterias de (geralmente 9V), pilhas (1,2V e 1,5V), e diversas outras fontes de alimentao. Normalmente utilizada para alimentar aparelhos eletrnicos (entre 1,2V e 24V) e os circuitos digitais de equipamentos de informtica.

Neutro

Terra

Alimentao Bifsica
Fornecida com trs fios (duas fases e neutro) com tenses de 127V~ e 220V~. Normalmente utilizada quando a potncia total instalada fica entre 12KW e 25KW.
Rede Eltrica
Fase 1 Fase 2

Corrente alternada (CA)


uma corrente eltrica cuja magnitude e direo da corrente varia ciclicamente. Ocorrem trocas de polaridade e sentido. a linha de tenso mais comumente usada em circuitos residenciais.

Terra

Alimentao Trifasica
Fornecida com quatro fios (trs fases e neutro) com tenses de 127V~e 220V~ (mdia 380V~). Normalmente utilizada quando a potncia total instalada superior a 25KW at o limite de 75KW ou ainda quando existem motores trifsicos ligados a rede.
Rede Eltrica
Neutro Fase 1 Fase 2 Fase 3

Resistncia Eltrica
Resistncia a oposio passagem de corrente eltrica. Quanto maior a resistncia, menor a corrente que passa. Os resistores so elementos que apresentam resistncia conhecida bem definida. Podem ter uma resistncia fixa ou varivel.

Terra

OBS: Toda rede deve ter o fio terra (PE), fio de segurana, disponvel.

APOSTILA DE TREINAMENTO NOES DE ELETRICIDADE 10

APOSTILA DE TREINAMENTO NOES DE ELETRICIDADE 11

Ponto de derivao

Rede pblica de baixa tenso

Ramal de derivao (2F + N) Medidor

DPS
Relgio de medio Quadro de entrada

Disjuntor Geral

IDR

F+N

Centro de distribuio de disjuntores DIN Smart tec

1
Circuito de distribuio (2F + N + PE)

2
Fases F + N + PE

Ramal de entrega Ponto de entrega Terminal de aterramento principal

O quadro de distribuio deve estar devidamente dimensionado segundo as necessidades de utilizao de energia do local. Deve-se atravs de projeto eltrico definir, tipos de fios/cabos, disjuntores, IDR, DPS e interruptores e tomadas segundo norma de instalao NBR5410.

Origem da instalao

3
2F

1
disjuntor ter momagntico

2
240/415V 50/60Hz

3
T
1 3 5

Terra

Neutro

4500
3

N H
T

N H

Quadro de distribuio Entrada consumidora

F + N + PE

1. O DPS deve ser instalado no quadro de entrada antes do Disjuntor geral


A instalao de um dispositivo de proteo contra surtos de tenso (DPS) garantir a integridade do circuito eltrico bem como dos equipamentos ligados a ele e a vida humana, por este atuar quando existirem importantes variaes de tenso na rede eltrica. A ligao para o Disjuntor geral deve ter a mesma bitola do cabo de entrada. A instalao de disjuntores termomagnticos garantir a integridade do circuito nos casos de sobrecarga e curto circuitos.

F + N + PE

Circuito de Distribuio/Terminal
aquele que transmite e distribui a energia produzida e fornecida pela concessionria de energia eltrica. Atravs da rede pblica de distribuio, a energia fornecida por um ramal de ligao e chega ao quadro de entrada que deve estar devidamente aterrado segundo normas da concessionria local. no quadro de entrada que est localizado o relgio de medio por onde a concessionria mede o consumo de energia. Do quadro de entrada a energia segue para o quadro de distribuio, tambm chamado de quadro geral, localizado dentro da residncia e/ou ambiente empresarial.

2F

2. O IDR tetrapolar deve ser instalado depois do disjuntor geral tambm no quadro de entrada.
3. Os IDRs bipolares devem ser instalados depois dos disjuntores auxiliares a cada circuito onde for indicado o uso.
A instalao de interruptores diferenciais residuais (IDR), garantir proteo ao usurio contra choques eltricos acidentais provenientes de fuga de energia.

Circuitos Terminais

Os choques eltricos podem causar srios problemas de sade podendo inclusive causar a morte. Portanto, todos os cuidados so necessrios para evitar tais ocorrncias. A correta instalao de dispositivos de proteo garante segurana e bem estar de pessoas e a preservao de seu patrimnio.

APOSTILA DE TREINAMENTO NOES DE ELETRICIDADE 12

APOSTILA DE TREINAMENTO NOES DE ELETRICIDADE 13

Geralmente os curto-circuitos provocam reaes violentas devido dissipao instantnea de energia, tais como: exploses, calor e fascas. uma das principais causas de incndios em instalaes eltricas mal conservadas ou dimensionadas. O disjuntor termomagntico o principal dispositivo de segurana que preserva e evita curto-circuitos. Ao detectar qualquer anormalidade no circuito, curto-circuitos ou sobrecargas desliga automaticamente a transmisso de energia evitando conseqentes danos sade e ao patrimnio. O disjuntor termomagntico entender que houve um curto-circuito (sobrecorrente) quando o ingresso de energia no dispositivo for muitas vezes superior a sua corrente nominal (In). Neste caso, a bobina interna gerar um campo magntico que, atuando como se fosse um im, atrair o disparador desligando o dispositivo e cessando a transmisso de energia. o que denominamos de atuao magntica.

A sobrecarga eltrica ocorre quando ligamos muitas cargas a rede, ocasionando o aumento da intensidade da corrente eltrica (A), sendo este aumento superior a corrente projetada para o circuito. A atuao trmica do disjuntor termomagntico ocorre a partir de um mecanismo interno chamado bi-metal que se deforma quando exposto a temperaturas elevadas, atraindo o disparador e desarmando o dispositivo. o que chamamos de atuao trmica.

No caso demonstrado acima, nota-se o excesso de conexes de equipamentos resultar numa sobrecarga do circuito eltrico. Neste caso o disjuntor termomagntico dever desarmar o mecanismo e encerrar a transmisso de energia.

APOSTILA DE TREINAMENTO NOES DE ELETRICIDADE 14

APOSTILA DE TREINAMENTO NOES DE ELETRICIDADE 15

O Choque Eltrico a passagem de uma corrente eltrica atravs do corpo, utilizandoo como um condutor. Os efeitos desta passagem de corrente pode no representar nada alm de um susto, porm tambm pode causar graves conseqncias s pessoas. O choque eltrico quase sempre acidental e pode ser ocasionado por um contato direto e contato indireto.

Os interruptores diferenciais residuais (IDR) so dispositivos de proteo que detectam automaticamente a fuga de corrente, tambm chamada de vazamento de energia e que colocam em risco a integridade das pessoas. Este dispositivo atuar quando houver diferena entre o valor de corrente de entrada e o de retorno. Havendo diferena igual ou superior ao do ajuste do dispositivo este cessar automaticamente em milsimos de segundos o fornecimento de energia. A norma de instalaes eltricas NBR 5410 recomenda o uso de dispositivos de proteo do tipo IDR especialmente em locais de piso frio (pisos cermicos), que esto sujeitos a lavagens (contato freqente com gua). Ex.: copas e cozinhas lavanderia, banheiros, garagens, reas de servio e externas com tomadas de corrente. Tambm recomendado o uso de IDR junto a banheiras. Ressaltamos que dependendo da intensidade do choque eltrico e ainda da resistncia corprea do indivduo, que varia de pessoa para pessoa, este poder ocasionar desde dores de cabea, formigamentos, tremores, paradas cardiorespiratria at a morte, portanto, o uso de Interruptor Diferencial Residual IDR essencial se desejamos preservar a vida.

- CONTATO DIRETO Quando o usurio se expe diretamente ao condutor.


- CONTATO INDIRETO Quando o usurio tem o contato, acidentalmente, com algum aparelho onde existe vazamento de energia (neste caso o usurio atua como terra).

APOSTILA DE TREINAMENTO NOES DE ELETRICIDADE 16

APOSTILA DE TREINAMENTO NOES DE ELETRICIDADE 17

APOSTILA DE TREINAMENTO NOES DE ELETRICIDADE 18

APOSTILA DE TREINAMENTO NOES DE ELETRICIDADE 19

Vous aimerez peut-être aussi