Vous êtes sur la page 1sur 15

Funcionamento da Lngua

O Reino das Oraes

15-03-2011 15-03-

Professor Lus Arajo

O Reino das Oraes


Personagens: Duas Frases Orao subordinada Guarda do Reino

15-03-2011 15-03-

Professor Lus Arajo

( Ao fim de um longo caminho, duas frases encontram um grande castelo envolto numa grande muralha, cuja entrada se encontra dividida: de um lado, uma entrada para as oraes coordenadas, do outro, uma para as oraes subordinadas)

Frase 1: Que longo caminho percorremos! Estou estafada! Mas porque que existem duas entradas diferentes? Frase 2: No sei! Ser que somos distintas?! O melhor ser perguntar! (Aproximam-se da entrada)
15-03-2011 15-03-

Desculpe, porque que existem duas entradas?

Professor Lus Arajo

Guarda do reino: bvio! Vocs acham que so iguais? Frase 1: Sim, somos! Quando separadas cada uma por si, mas quando estamos juntas Guarda do reino: Sim Frase 2: Quando estamos juntas assumimos formas diferentes. Guarda do reino: BemParece-me ento que vo ter de escolher: ou vo pela entrada minha direita, que a entrada das oraes coordenadas, ou vo pela entrada que est minha esquerda, que a das oraes subordinadas. Professor Lus Arajo

15-03-2011 15-03-

(Afastando-se, as duas frases entabulam uma conversa, tentando decidir por qual das portas iro entrar) Frase 1: J no me recordava desta diviso. A que tipo de orao pertences? Frase 2: das oraes subordinadas. E tu? Frase 1: das oraes coordenadas. Parece que vamos ter que nos separar!
15-03-2011 15-03Professor Lus Arajo

Frase 2: Sim o Reino est dividido. De um lado esto vocs, aquelas que, quando separadas, continuam a ter sentido. Do outro, estamos ns. Frase 1: (Dirigindo-se ao pblico) Sim, eu sei que a mim j me conhecem. Sabem que sou formada por duas frases simples que se ligam por uma conjuno ou locuo conjuncional e que, mesmo separadas continuamos a fazer sentido. (Rindo: Se tiverem dvidas, perguntem ao Lus Carlos!). Agora vou sair da histria. Vou entrar no meu reino e dar lugar s oraes subordinadas, que vocs tm mesmo de saber!
15-03-2011 15-03Professor Lus Arajo

Frase 2: Parece que aqui que nos separamos. At prxima! O Rei subordinante est minha espera. Frase 1: Adeus! (e entra na porta que lhe corresponde) (Frase 2, entrando no reino) Frase 2: Que saudades do meu reino! J sentia falta desta diviso: de um lado os subordinantes, do outro ns, as subordinadas. quase como num livro que li, em que o rei mandava e o bobo obedecia. a verdadeira diviso social! Ai, ai!...

15-03-2011 15-03-

Professor Lus Arajo

(Dirigindo-se ao pblico) Devem estar a estranhar esta histria do rei e do bobo, do subordinante e do subordinado. Mas j falaram nisso, que eu sei Vou explicar-vos: Ns, oraes subordinadas, pertencemos classe do povo. Regemo-nos e obedecemos aos nossos subordinantes, isto , queles que nos so superiores, como o meu rei. Se ele no existisse tambm ns no teramos sentido, pois dependemos deles.
15-03-2011 15-03Professor Lus Arajo

Vou explicar-vos: Ns, as oraes subordinadas, estamos sempre dependentes de uma orao subordinante, isto , de uma orao principal, sem a qual no faramos sentido. Por exemplo: No outro dia, enquanto caminhava at ao meu reino, ouvi um grupo de msicos a tocar que, aps terem sido aplaudidos, agradeceram. Ora, esta histria resume-se a uma orao subordinada: Os msicos agradeceram quando foram aplaudidos. Acham que poderamos dizer: Os msicos agradeceram e Quando os msicos foram aplaudidos, separadamente?
15-03-2011 15-03Professor Lus Arajo

Se tentarmos separar as duas oraes, constatamos que eu (a subordinada), introduzida pela conjuno subordinativa quando, no tenho sentido se aparecer isolada. *Quando foram aplaudidos. Conseguem estabelecer a relao? O Bobo subordinado ao rei e eu, orao subordinada, sou dependente da orao subordinante, aquela sem a qual no fao sentido. Tens de praticar porque s assim vais entender. Adeus, vou falar com o meu rei!
15-03-2011 15-03Professor Lus Arajo

Agora que j sabes o que so oraes subordinadas, deves ficar a saber que existem diferentes tipos.

15-03-2011 15-03-

Professor Lus Arajo

Conjunes ou Locues Subordinativas

CAUSAIS (exprimem uma causa, um motivo, uma razo) porque, pois, como, porquanto, que, visto que, pois que, j que, por isso que, por isso mesmo que.

TEMPORAIS (exprimem o tempo, a altura ou o momento) quando, enquanto, apenas, mal, como, antes que, depois que, logo que, assim que, at que, desde que, primeiro que, sempre que, todas as vezes que, tanto que, medida que, ao passo que.
Professor Lus Arajo

15-03-2011 15-03-

Vamos exercitar:
Interliga as oraes de acordo com as indicaes entre parntesis: 1- Hortnsia e Amarlis querem casar. Os seus noivos so ricos. (locuo subordinativa causal) Hortnsia e Amarlis querem casar, visto que os seus noivos so ricos. 2- O Bobo canta. O rei pede. (locuo subordinativa temporal) O Bobo canta todas as vezes que o rei pede. 3- As irms discutem. Violeta sonha com Reginaldo. (conjuno subordinativa temporal)
15-03-2011 15-03-

Quando as irms discutem,Lus Arajo sonha com Violeta Professor Reginaldo.

Vamos exercitar:
.

Indica quais so as oraes subordinantes e as oraes subordinadas.


1- Sempre que o Bobo canta, as irms discutem. 2- Violeta ficou assustada quando o rei falou no sonho. 3- O rei baniu Violeta do reino, porque no a considera sua filha.

15-03-2011 15-03-

Professor Lus Arajo

Vamos exercitar:
. Identifica e classifica as oraes subordinadas:

1- medida que o tempo avana, o rei fica preocupado. 2- Reginaldo apaixonou-se por Violeta, desde que a viu pela primeira vez. 3- Como comparou o seu amor pelo Rei ao sal da comida, Violeta foi expulsa. 4- Felizardo gabou-se dos seus bens, quando chegou ao Palcio.
15-03-2011 15-03-

5- Mal ouviu a deciso do Rei, o Bobo indignou-se. Professor Lus Arajo

Vous aimerez peut-être aussi