Vous êtes sur la page 1sur 2

So Paulo, 04 de Outubro de 2011.

Caros Amigos da Labor Na carta passada falamos dos progressos dos estudantes brasileiros detectados pelo PISA, segundo uma publicao da OECD. Embora ainda no sejam muito visveis, as mudanas esto acontecendo de forma significativa, inclusive gerando demandas novas para a Labor. Por exemplo, uma mudana importante ocorreu junto aos gestores das escolas pblicas que comearam a ser mais cobrados e mais valorizados no que diz respeito s questes pedaggicas da sua escola. Isso vem despertando neles um grande interesse pelo sucesso escolar dos seus alunos e a conscincia de que tm um papel de liderana junto aos seus professores. O desejo de organizar e qualificar o ensino nas suas escolas, de formar uma equipe eficiente e interessada, vem motivando uma intensa procura da Labor por parte de diretores e coordenadores pedaggicos que buscam novos conhecimentos e instrumentos para dinamizar o Projeto Poltico Pedaggico da sua escola e formar seus professores para serem bem sucedidos na tarefa de ensinar. A Labor tem uma tradio de trabalhar o como-fazer. No comeou centrada no contedo a ser ensinado, mas sempre se ocupou com o como se ensina e se educa crianas e adolescentes, sobretudo aqueles que tm dificuldade de se adaptar aos procedimentos de ensino mais tradicionais. A primeira experincia da Labor na escola pblica trouxe o novo desafio, indicado pelas diretoras envolvidas e pela pesquisa de avaliao da Dra Heloisa: era necessrio ensinar o como-fazer da gesto como conduzir uma gesto participativa, como construir coletivamente o Projeto Poltico Pedaggico da escola, como envolver todos os segmentos na elaborao e cumprimento das diretrizes da escola, etc. Desde 1998, com o Projeto Recreio, a Labor pesquisou, experimentou, formulou propostas para a gesto de escolas pblicas e, desde 2003, conta com uma sistematizao desse como-fazer na rea de gesto, que passou a embasar e orientar todas as suas aes de parceria com escolas pblicas e secretarias/diretorias de educao. No entanto, ainda no publicou esse material, cuja disseminao poderia atender a parte dessa demanda que vem se multiplicando. Tambm vem sendo estimulada para sistematizar seu prprio modo de trabalhar com os professores, o como-fazer da formao de professores. Certamente a Labor desenvolveu, nestes 20 anos de trabalho, muitas ferramentas, procedimentos, tcnicas e princpios fundamentais que ajudam os professores a melhor compreender e conduzir a sua tarefa de ensinar; que envolvem e motivam, que provocam reflexes e mudanas de atitude, que revelam talentos e recuperam a confiana de professores, combatendo o desalento que tantas vezes envenena as equipes pedaggicas das escolas pblicas.

Conta com um rico material registrado, mas ainda no sistematizado, o que torna quase impossvel sua disseminao. Na ltima reunio de diretoria da Labor, discutiu-se um panorama e as linhas gerais de um plano de trabalho para os prximos 2 anos.: 1. Continuidade dos projetos de ponta trabalhando diretamente com as escolas, para estar sempre atualizando sua prtica mantendo-se sempre 1 ou 2 projetos desse que o carro-chefe da Labor. 2. Investir na formao de formadores coordenadores, diretores e orientadores Labor, alm de quadros das Secretarias de Educao: supervisores, tcnicos, dirigentes e at secretrios de educao. 3. Escrever (recuperando tudo o que j temos escrito), publicar e divulgar os nossos conhecimentos acumulados, produzindo: um ou mais fascculos sobre a Gesto Estratgica Participativa (GEP); uma publicao sobre o como formar professores (mobilizao, processos, dinmicas, conduo de oficinas, etc.) material pedaggico para formao de gestores enquanto formadores (j pensando em sua possvel utilizao na forma de ensino a distncia) estudos de caso narrativas de experincias/projetos em escolas, em municpios, em bairros, mostrando erros e acertos, problemas encontrados, recomendaes quanto a polticas pblicas, etc.

Para todas essas aes estamos buscando parceria ou patrocnio. Por isso, convidamos a todos os amigos da Labor a participarem desse esforo, com ideias, sugestes, indicaes, lembranas que acham importantes, ou novas descobertas que gostariam de compartilhar. E agradecemos pela confiana e sempre efetiva colaborao.

Equipe Labor

Vous aimerez peut-être aussi