Vous êtes sur la page 1sur 12

Direitos humanos e polcia

Human rights and police


Rosimeri Aquino da Silva Lenidas Roberto Taschetto*
Resumo: Os problemas na segurana pblica brasileira jamais estiveram to evidentes como hoje. Noticiados, televisionados, espetacularizados, discutidos, investigados e criticados, esto na pauta das agendas de socilogos, antroplogos, criminalistas, especialistas em segurana pblica e nos demais setores da sociedade civil que, cada vez, explicitam o seu descontentamento com o trabalho das nossas polcias. O tema espinhoso, polmico, mas apaixonante. Inclumo-nos entre os tantos descontentes com nossas polcias contribuindo aqui para a qualificao destas discusses com alguns tpicos de nossa experincia como educadores em cursos de atualizao e de formao de policiais. Inspiramo-nos nas idias de Foucault em torno da problemtica do poder e da violncia e sobre a formao histrica das sociedades capitalistas para pensarmos os problemas na segurana pblica. Propomos uma mudana no habitus das instituies policiais, retirando-lhes desses espaos estratificados e hierarquizados, entendendo, desse modo, a formao e a atualizao como lugares privilegiados de mudanas.
Palavras-chave: Direitos humanos; Educao; Trabalho policial; Formao e atualizao de policiais

Abstract: The problems in the Brazilian public safety were never as evident as today. Announced, televised, (made/turned into a show), discussed, investigated and criticized, they on the agenda of the sociologists, anthropologists, criminologists, specialists in public safety and other sections of the civil society that, every time, express their dissatisfaction with the work of our police. The theme is thorny, controversial, but captivating. We include ourselves among the so many ones unhappy with our police contributing here to the qualification of these discussions with some topics of our experience as educators in updating courses and of police formation. We were inspired by the ideas of Foucault around the problem of the power and of the violence and about the historical formation of the capitalist societies for us to think the problems about the public safety. We propose a change in the habitus of the police institutions, taking them away from their/removing them from their stratified and nested spaces, understanding, this way, the formation and the updating as privileged places of changes.
Key words: Human rights; Education; Police work; Formation and police updating

* Rosimeri Aquino da Silva doutora em Educao pela Ufrgs, professora da Facos, Osrio, Brasil. <rosimeri_silva@ig.com.br>. Lenidas Roberto Taschetto doutor em Educao pela Ufrgs, Porto Alegre, Brasil.
Civitas Porto Alegre v. 8 n. 3 p. 454-465 set.-dez. 2008

R. Silva e L. Taschetto Direitos humanos e polcia

455

Contextualizao da experincia
Alm do texto da Declarao Universal dos Direitos Humanos, possvel encontrar um conjunto de leis brasileiras1 que trata da poltica antidiscriminatria, documentao civil, dos crimes de tortura e do programa nacional de direitos humanos. Os contedos destes documentos foram utilizados por professores da disciplina de Direitos Humanos, em cursos destinados formao e atualizao de policiais, civis e militares, e de agentes penitencirios empossados durante a gesto de 1999-2002, assim como a outros servidores que j atuavam na segurana pblica do Rio Grande do Sul. A tentativa neste artigo ser a de tecer conexes entre a definio de poder de Michel Foucault e o fenmeno da violncia no cenrio brasileiro. Procuramos investigar em que medida a definio foucaultiana de poder contribui para o entendimento dos mltiplos aspectos da violncia contempornea, considerando esta abordagem a partir de nossa experincia pedaggica na formao e atualizao de policiais. Tal experincia se propunha a redimensionar o trabalho policial luz dos tratados internacionais sobre o uso da fora e da arma de fogo, considerando-se o dficit no que se refere normatizao e padronizao dos procedimentos policiais no Brasil, o que ocasiona, no raras vezes, distores no emprego da fora e da arma de fogo, revelando abusos de poder nas abordagens dos policiais da linha de frente. As conseqncias dessas distores e abusos acabam se traduzindo em alvos de crticas e denncias de organismos nacionais e internacionais de proteo dos direitos humanos, assim como por parte da populao que exige mudanas no trabalho das polcias. Foi nessa direo de ressignificao do trabalho policial que o Rio Grande do Sul estabeleceu uma parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por intermdio de sua fundao (Faurgs), no sentido de constituir um corpo docente de pesquisadores que se responsabilizaria pelo projeto pedaggico em dois diferentes cursos: Curso de aes bsicas de segurana pblica: uso da fora e da arma de fogo e Curso de formao integrada em segurana pblica.
1

Brasil, Leis etc. Documentao Civil. Poltica Antidiscriminatria. Crimes de Tortura. Declarao Universal dos Direitos Humanos. Programa Nacional de Direitos Humanos. Braslia: Ministrio da Justia, Secretaria Nacional dos Direitos Humanos, 1998. Contedo: Lei n 9.454, de 7 de abril de 1997; Lei n 9.465, de 7 de julho de 1997; Lei n 9534, de 10 de dezembro de 1997; Lei n 7.716, de 5 de janeiro de 1989; Lei n 7.853 , de 24 de outubro de 1989; Lei n 9.029, de 13 de abril de 1995; Decreto n 914, de 6 de setembro de 1993; Lei n 9.455, de 7 de abril de 1997.

456

Civitas, Porto Alegre, v. 8, n. 3, p. 454-465, set.-dez. 2008

Poder e violncia
O desaparecimento dos suplcios dos corpos foi o incio de uma nova poca preocupada em investir na economia do castigo, tornando-se as punies cada vez menos diretamente fsicas. Ao final do sculo 18 e incio do sculo 19, o lendrio carrasco d lugar figura do carcereiro: a melanclica festa de punio vai-se extinguindo (Foucault, 1988b, p. 14). A arte de fazer o desviante sofrer fisicamente vai abrindo espao a outra espcie de sofrimento, muito mais sutil e disciplinadora: Em algumas dezenas de anos, desapareceu o corpo supliciado, esquartejado, amputado, marcado simbolicamente no rosto ou no ombro, exposto vivo ou morto, dado como espetculo. Desapareceu o corpo como alvo principal da represso penal (ibid.). As prticas punitivas corpreas, os prolongados e meticulosos procedimentos de tortura fsica em que o carrasco poderia perfeitamente ser confundido com o criminoso foram progressivamente substitudos por um castigo cada vez menos corpreo, um castigo incorporal que no exclua totalmente o corpo do sofrimento, mas estabelecia uma nova lgica na relao de contato fsico entre carrasco e criminoso e no teatro mrbido de que se fazia acompanhar a pena imposta: No tocar mais no corpo, ou o mnimo possvel, e para atingir nele algo que no o corpo propriamente (Foucault, 1988b, p. 16). Esse perodo inaugura uma mudana em que a alma, mais do que o corpo, deve ser penalizada. Mas a arte de matar, contudo, no deixa de existir, ela continua ainda por longo perodo de tempo, sendo substituda por procedimentos mais rpidos e menos dolorosos, cada vez menos disposta como espetculo pblico. A perda de um bem ou de um direito passa a ser incorporada de forma definitiva no sistema penal ocidental. Passa-se a investir na disciplina rgida do corpo, com interferncia direta e subjetiva no direito liberdade e restrio dela. Cabe lembrar que a privao da liberdade, na Idade Mdia, no era considerada uma sano penal. O encarceramento simplesmente cumpria uma funo temporria de guarda e conteno do ru at o momento do julgamento. Nesse sentido, a priso existia somente como uma espcie de ante-sala de suplcios, servindo temporariamente de depsito-conteno e custdia do ru, em condies subumanas, onde o ru esperava a celebrao de sua execuo. Na formao histrica das sociedades capitalistas, nas pesquisas que realizou sobre o nascimento da instituio carcerria e na constituio do dispositivo da sexualidade, Foucault localiza formas de poder sedutoras e

R. Silva e L. Taschetto Direitos humanos e polcia

457

tticas que tm uma eficcia produtiva, uma riqueza estratgica, uma positividade. Um tipo de poder que teria como objetivo atingir o corpo humano, no para destru-lo, suplici-lo, mutil-lo, mas para aprimor-lo, adestr-lo, torn-lo til e dcil para esta nova configurao social:
O que faz com que o poder se mantenha e que seja aceito simplesmente que ele no pesa s como uma fora que diz no, mas que de fato ele permeia, produz coisas, induz ao prazer, forma saber, produz discurso. Deve-se consider-lo como uma rede produtiva que atravessa todo o corpo social muito mais do que uma instncia negativa que tem por funo reprimir (Foucault, 1988a, p. 8).

Ora, se pensarmos em diferentes momentos da histria brasileira, estes pressupostos, primeira vista, parecem inadequados para entendermos as relaes de poder entre a sociedade e as instituies de segurana pblica. As instituies policiais brasileiras foram constitudas e representadas, ao longo do tempo, como organizaes sociais dotadas de poderes essencialmente repressivos, punitivos, baseados no recurso fora, violncia fsica, no exerccio (i)legtimo da violncia, da arbitrariedade e da tortura, conforme o pensamento weberiano. Lembremos, por exemplo, os direitos individuais violados durante o perodo ditatorial do pas, tempo no qual estavam interditadas as discusses relacionadas aos Direitos Humanos no seio das instituies de segurana pblica. Tais lembranas parecem corroborar esse sentimento, quase generalizado nos dias atuais, de descrdito eficcia e ao debate deste tema, pois...
As foras de segurana sob a ditadura de Mdici contavam com o medo para ajud-las a descobrir e eliminar os inimigos internos do Brasil. A represso atingiu especialmente os grupos que tentavam organizar as classes trabalhadoras. Os sindicatos, por exemplo, eram submetidos a controles draconianos. Os membros do clero que tentassem organizar qualquer atividade potencialmente poltica passavam a ser vigiados, incomodados, quando no submetidos a humilhaes mais graves. As foras de segurana tambm vigiavam de perto qualquer forma de organizao envolvendo os moradores de favelas e os trabalhadores rurais (Skidmore, 1988, p. 354).

bem provvel que o medo e a intolerncia dos militares com os guerrilheiros amparavam-se na crena de que a propaganda por eles empreendida poderia insurgir as massas trabalhadoras contra os dirigentes militares.

458

Civitas, Porto Alegre, v. 8, n. 3, p. 454-465, set.-dez. 2008

At 1973 os poucos remanescentes das guerrilhas haviam renunciado a essa crena. O governo Mdici tambm disseminara o medo entre os membros da elite. As famlias de presos polticos raramente encontravam um advogado que quisesse patrocinar sua causa. A imprensa era outra instituio intimidada pela represso. A priso e a tortura de jornalistas, as presses ou incentivos sobre os proprietrios de jornais, juntamente com a censura direta, haviam reduzido quase toda a mdia, exceto uns poucos semanrios de pequena circulao, condio de lderes de torcida do governo, ou no mnimo de simples caixas de ressonncia das informaes geradas no palcio presidencial (Skidmore, 1988, p. 354).

Outro importante elemento a ser considerado que a violncia, diferente do que se poderia pensar, no um fenmeno incompatvel com a racionalidade, uma vez que a violncia no irrompe do nada, como bem disse Foucault: O que existe de mais perigoso na violncia sua racionalidade. Certamente a violncia em si terrvel. Mas a violncia encontra seu fundamento mais profundo na forma de racionalidade de que nos utilizamos (Foucault, 1994, p. 38-39). Nesse sentido, a violncia empreendida pelas polcias nos governos militares da Amrica Latina, nas dcadas de 1960 e 1970, era racionalmente fundamentada no combate ao vrus do comunismo que estaria assolando o territrio americano e que os militares piamente acreditavam tratar-se de uma ameaa soberania nacional. Da, ento, a justificativa do emprego de mtodos violentos contra todos aqueles que estariam pondo em risco a soberania nacional. O emprego de mtodos desumanos contra os inimigos no uma exclusividade dos governos militares ditatoriais. Temos exemplos bem mais recentes e vivos, como a polmica Priso de Guantnamo, criada pelos Estados Unidos para isolar e interrogar prisioneiros considerados terroristas. um tanto paradoxal a criao de uma priso diferenciada na mais potente democracia ocidental: ao mesmo tempo em que se prega o direito a liberdade, presenciamos uma situao de exceo institucional, ou melhor, um Estado de exceo no qual os direitos humanos internacionais no tm o mesmo estatuto, a mesma legitimidade, pois no se sabe exatamente o que acontece com os presos naquela priso, a que regime esto submetidos, se mtodos de tortura e humilhao so utilizados. O poder de punir nas sociedades contemporneas prescinde das formas violentas de punio, da violncia fsica que, como sabemos, uma ao prtica empregada, legitimamente, pelas instituies policiais. O poder de punir justificar-se-ia por meio de outros poderes, dentre eles o dos especialistas. O poder exercido com o apoio de saberes especializados: conhecimentos e procedimentos tcnicos e cientficos, conhecimentos da

R. Silva e L. Taschetto Direitos humanos e polcia

459

psiquiatria, da antropologia criminal, da criminologia, conformando o que Foucault (1988b) denomina de estabelecimento do complexo cientficojudicirio. Entretanto, dispondo-nos, mesmo que provisoriamente, em dar importncia a alguns dados, nmeros e fatos relatados sobre o ofcio policial, esse conceito de poder parece no ser o mais adequado para entendlo. De modo amplo, a sociedade brasileira, no que diz respeito s prticas policiais de abordagem, do uso da fora, da arma de fogo e at mesmo da investigao, estaria mais voltado ao exerccio do poder soberano do que s modernas tecnologias apontadas por Foucault em Vigiar e punir. Algumas pesquisas sociolgicas2 sobre a violncia policial no cenrio brasileiro apontam que o poder policial manifesta-se no seu excesso, enquanto violncia, correspondendo aquilo que Foucault denomina de formas patolgicas ou enfermidades do poder. Mas a afirmao de que nossas polcias teriam regredido ao estado de barbrie assumir uma postura saudosista, acreditar que tivemos outrora um modelo melhor, alis, situao esta muito preconizada pela chamada banda podre da polcia. O que acontece que, cada vez mais, essas instituies comeam a abrir suas caixas-pretas s quais poucos tinham acesso, ou por presso dos movimentos sociais ressurgidos aps o fim da ditadura militar, ou por fora do controle externo institudo pela Constituio de 1988, passando a estarem mais sujeitas a uma maior visibilidade. No discordamos de que houve um considervel abrandamento das punies policiais. Por outro lado, no podemos deixar de reconhecer que ainda persiste o uso da violncia fsica por parte dos rgos de segurana pblica, com modernas tecnologias de vigilncia e punio. De modo imbricado, faz-se uso de procedimentos arcaicos e procedimentos ultramodernos. Ou seja, os procedimentos tcnicos e as investigaes sofisticadas, no raras vezes, podem acompanhar a tortura, o suplcio, a violao dos direitos fundamentais. Um conjunto de artigos reunidos na revista Tempo Social (v. 9, n. 1, maio 1997) nos fornece um panorama sobre o tema, sendo os ttulos de alguns desses textos bastante sugestivos: Observaes sobre a falncia dos modelos policiais; Violncia, crime e sistemas policiais; Crimes, vtimas e policiais, O medo da polcia e as graves violaes dos direitos humanos... Mas a que tipo de poder se est aludindo nesses textos, uma vez que o prprio Foucault quem diz que a violncia no se confunde com o poder:
2

Ver, por exemplo, a revista Tempo Social (1989); Tavares dos Santos (1999); Publicaes da Comisso de Direitos Humanos da Assemblia Legislativa do RS Relatrio Azul (1999-2000/ 2000-2001).

460

Civitas, Porto Alegre, v. 8, n. 3, p. 454-465, set.-dez. 2008

Significa esto que debemos buscar el carcter propio de las relaciones de poder en la violencia que debio ser su forma primitiva, su secreto e permanente y su recurso ltimo, lo que en ltima instancia aparece como su verdad cuando se le obliga a quitarse la mscara y a mostrarse tal como es. En efecto, lo que define una relacin de poder es que es un modo de accin que no acta de manera directa e inmediata sobre los otros, sino que acta sobre sus acciones: una accin sobre la accin, sobre acciones eventuales o actuales, presentes o futuras. Una relacin de violencia acta sobre un cuerpo e sobre cosas: fuerza, somete, quiebra, destruye: cierra la puerta a toda posibilidad. Su polo opuesto slo puede ser la pasividad, y si tropieza con cualquier otra resistencia no tiene ms opcin que intentar minimizarla. En cambio, una relacin de poder se articula sobre los elementos, ambos indispensables para ser justamente una relacion de poder: que el otro (aquel sobre el cual sta se ejerce) sea totalmente reconocido y que se mantega hasta el final como un sujeto de accion y que se abra, frente a la relacin de poder, todo un campo de respuestas, reacciones, efectos y posibles invenciones (Foucault, 1988c, p. 14).

As prticas policiais punitivas, na realidade brasileira, se dariam na base da porrada, exemplarmente e com eficcia, como bem ilustrou um policial a um morador de uma favela do Rio de Janeiro, no documentrio do cineasta carioca Joo Moreira Salles intitulado Notcias de uma Guerra Particular, onde aborda o narcotrfico na favela Dona Marta, do Rio de Janeiro (realizado em 1997 e veiculado a partir de 1998 na GNT): Olha, meu amigo, disse o policial, eu no quero saber se velho, criana, aleijado, eu meto o cacete mesmo, e no quero que ningum fale nada. Alm disso, na introduo da coletnea da revista Tempo Social, os autores afirmam que algumas pesquisas sobre as imagens e representaes que cidados comuns vm constituindo sobre as foras policiais indicam que os policiais so percebidos, no raras vezes, como pessoas que aplicam a lei, de modo insatisfatrio, denunciando um descrdito acentuado nas instituies policiais, no que diz respeito a sua capacidade de resoluo dos conflitos sociais. Estudos sobre a violncia, de autoria de Srgio Adorno e Nancy Cardy (1999), apontam que inmeras denncias de abusos cometidos contra populaes desprovidas de proteo legal multiplicaram-se no curso do processo de transio democrtica. Isso representou um paradoxo para algumas pessoas que acreditavam que a volta ao Estado democrtico e de direito interromperia o processo de violao dos direitos. Talvez isso acontecesse porque havia um debate especialmente nos segmentos

R. Silva e L. Taschetto Direitos humanos e polcia

461

sociais organizados e clandestinos que se contrapunham aos regimes militares acerca das atrocidades cometidas contra presos polticos. Contudo, no podemos dizer que as violaes cometidas contra crianas, mulheres, negros e homossexuais tinham a mesma importncia e visibilidade do que a discusso em torno dos direitos polticos. No se pode afirmar que no havia violncia contra estes outros grupos ou que no havia nenhum tipo de preocupao com seus direitos. Na verdade, a organizao de tais grupos na luta por seus direitos ainda era incipiente naquela poca. Nas delegacias, nas ruas, de acordo com Silva (2007), alguns indivduos desviantes parecem conhecer, na prpria pele, o que significa ser considerado como escria da sociedade, no tendo seus direitos reconhecidos. Isso porque, aparentemente, as relaes sociais entre as instituies policiais brasileiras e, por exemplo, os homossexuais, gays, lsbicas e, principalmente, travestis, segundo diferentes estudos, depoimentos, relatrios e denncias, nunca foram tranqilas. E no se trataria de uma relao de simples estranhamento ou de mal-estar causado pelo encontro de indivduos diferentes, pois aqui estamos falando da violncia exercida por um grupo sobre o outro. At o incio dos anos noventa, do sculo 20, tinha-se notcia de expulses de militares gays, quando flagrados em atos imorais, no importando o posto ocupado na hierarquia militar. E quanto abordagem de policiais a travestis na rua, bem, a o cenrio ganhava ares de tragdia urbana: foram relatados insultos, espancamentos, agresses, humilhaes, extorses e histrias de terror contadas ao p do ouvido ou sem receio algum em seminrios de discusses sobre violncia, inclusive sobre afogamentos de travestis no rio Guaba, em Porto Alegre. Bobbio (1992) reconhece uma ampliao crescente na importncia atribuda pelos movimentos, partidos e governos na afirmao, reconhecimento e proteo dos direitos humanos. Se por um lado possvel fazermos uma leitura da contemporaneidade como violenta em quase todas as suas dimenses, por outro lado temos uma potencializao de grupos responsveis pela defesa dos direitos das ditas minorias. Bobbio, de forma muito apropriada e otimista, sublinha: quando o inteiro decurso histrico da humanidade parece ameaado de morte, h zonas de luz que at o mais convicto dos pessimistas no pode ignorar. Conforme Griza (1999), diversos estudos sobre a polcia brasileira enfocam o projeto de disciplinamento da sociedade pelo Estado, encontrado nos discursos e prticas das elites polticas da virada do sculo 19. A polcia era um instrumento importante naquele projeto. Convocada

462

Civitas, Porto Alegre, v. 8, n. 3, p. 454-465, set.-dez. 2008

a participar do empreendimento disciplinar, a interveno policial iria alm da represso s classes trabalhadoras. Aliada ao discurso mdico, ela contribua na vigilncia e controle de categorias sociais potencialmente criminosas: os sem trabalho, mendigos, vadios, menores, prostitutas, ocupantes de um espao pblico que necessitava ser higienizado e regrado. Sem deixar de apontar o papel repressivo da polcia, tais estudos enfatizavam a sua funo disciplinadora. Ainda no que diz respeito ao disciplinamento da sociedade brasileira pelos aparelhos repressores de Estado, preciso lembrar que o modelo brasileiro de ordem e progresso, estampado inclusive em nossa bandeira, carrega a imagem da ndole de um povo supostamente pacfico e ordeiro. Nesse sentido, o ideal positivista no Brasil muito triunfou e forjou a necessidade de construo de uma identidade nacional ordeira, com forte vocao ao distanciamento e silenciamento diante dos conflitos sociais; uma vocao intimamente associada ao carter oficial e desumano de que as instituies policiais dispuseram para faz-la vingar (Taschetto, 2002). Apesar dos avanos no campo social aps a ditadura militar, uma clara sensao de paralisia ainda permeia as prticas policiais, podendo ser evidenciada atravs dos ltimos relatrios produzidos pela Anistia Internacional sobre a tortura policial no Brasil. Estes relatrios apontam a continuidade acentuada da tortura e a permanncia da impunidade de seus executores, colocando em questionamento os atuais modelos de que dispomos no que concerne formao do agente de segurana publica e os princpios que a norteiam. So pressupostos que, numa leitura aligeirada, no corresponderiam quelas formas de poder localizadas por Foucault na formao histrica das sociedades capitalistas, nas pesquisas sobre o nascimento da instituio carcerria e a constituio do dispositivo da sexualidade. Formas sedutoras e tticas que tm uma eficcia produtiva, uma riqueza estratgica, uma positividade. Um tipo de poder que teria como objetivo atingir o corpo humano, no para destru-lo, suplici-lo, mutil-lo, mas para aprimor-lo, adestr-lo, torn-lo til e dcil. Foucault (1988a) diz que o que faz com que o poder se mantenha simplesmente que ele no pesa s como uma fora que diz no, mas que de fato ele permeia, produz coisas, induz ao prazer, forma saber, produz discursos. Deve-se consider-lo como uma rede produtiva que atravessa todo o corpo social muito mais do que uma instncia negativa que tem por funo reprimir.

R. Silva e L. Taschetto Direitos humanos e polcia

463

Consideraes finais
Diante deste panorama aparentemente desolador, o que mais nos restaria sublinhar alm das crticas aqui postas ao sistema policial brasileiro? Com certeza, empreender algum tipo de desterritorializao nos cursos de formao e atualizao. Desterritorializar significa mexer no comportamento de exceo institucional das polcias. Ainda hoje elas se posicionam fortemente como instituies distanciadas das demais instituies, mantendo seu velho habitus, pois ainda operam como se fossem instituies parte ou como se fossem instituies de outro Estado. Ou, mais precisamente, assumem-se como exceo institucional em relao institucionalidade como conjunto ou universo (Bisol, 2002, p. 11). Para Bisol, esse postular-se como exceo um fenmeno poltico demasiado grave para que no o questionemos e para que no se procure convert-lo em objeto de estudo das cincias polticas e sociais. A referncia de Bisol exceo institucional na qual ainda se posicionam as polcias interpretada por ele a partir da prpria disposio que o texto constitucional estabelece. Ele toma emprestado o termo forcluso da terminologia lacaniana, empregado no sentido de que as instituies policiais, em especial as polcias militares dos estados federados, cercamse de dispositivos auto-reguladores, com o intuito de permanecerem com o estatuto de exceo institucional, cercando-se de instituies satlites, como a Justia Militar, o Crcere Militar, o Ministrio da Defesa, o Direito Militar, a Casa Militar, os Regimentos Disciplinares Internos e outras (Taschetto, 2002). No fosse assim, como efeito de estrutura, as instituies militares estariam, como as outras, interinstitucionalmente comprometidas com a justia comum e perderiam o estatuto de exceo e com ele o poder de se situar no lado de fora da institucionalidade (Bisol, 2002, p. 12). Alm disso, os espaos fsicos e subjetivos nas corporaes policiais, especialmente nas polcias militares, so altamente estratificados e hierarquizados, territorializados pelo discurso do disciplinamento social, onde impera a velha lgica do manda quem pode, obedece quem precisa. Isso faz com que alguns policiais, identificados com uma viso sombria do mundo social (Monet, 2001, p. 129), assumam para si uma espcie de causa-misso de salvar a sociedade da barbrie, projetando essas estruturas institucionais duras nas classes desfavorecidas e nos grupos minoritrios, em forma de violncia fsica e autoritarismo. Deixando gradativamente de serem caixas-pretas, cada vez mais assistimos a uma abertura das instituies policiais brasileiras, justamente

464

Civitas, Porto Alegre, v. 8, n. 3, p. 454-465, set.-dez. 2008

porque se interpe o elemento hbrido, que se refora pelo confronto entre os controles no processo nestas instituies. tambm um local de tenso entre o arcaico na tradio e as novas demandas sobre segurana pblica advindas de setores da sociedade (Taschetto, 2002). Durante o perodo de gesto do secretrio Jos Paulo Bisol na Secretaria de Segurana Pblica do RS ocorreram significativas inovaes na grade curricular dos Cursos de aes bsicas de segurana pblica: uso da fora e arma de fogo e Curso de formao integrada, inovaes que, apesar de se fundamentarem nos Direitos Humanos, no foram bem acolhidas pela ampla maioria dos policiais, uma vez que se propunham a ressignificar as prticas policiais luz desses direitos e dos tratados internacionais sobre o uso da fora e da arma de fogo. Segundo Monet (2001, p. 309), a inovao se choca com a hostilidade da base, e at de certos hierarcas, ento, por convico, por demagogia ou por ambas as coisas ao mesmo tempo , a experincia acaba quando o reformador deixa o posto. E foi exatamente o que aconteceu naquela gesto de que participamos como educadores: mudou a gesto, mudou o entendimento de como devem ser as atuaes das polcias, e tudo parece retornar estaca zero. No existem frmulas a serem aplicadas nem tampouco modelos a ser seguidos. Por outro lado, nos ltimos anos, em algumas regies do Brasil, algumas experincias de mudanas na formao e atualizao de policiais poderiam ser potencializadas e aprimoradas, mudando a imagem da polcia de dentro para fora e no como querem muitos de fora para dentro. Se os policiais se queixam constantemente da falta de reconhecimento do seu trabalho porque uma parte significativa da populao est descontente com o trabalho por eles exercido. Outro aspecto a ser considerado que mudanas neste setor levam tempo para serem sentidas, por isso mesmo a importncia de haver continuidade nas polticas de segurana pblica.

Referncias
ADORNO, Srgio; CARDIA, Nancy. Dilemas do controle democrtico da violncia: execues sumrias e grupos de extermnio. In: SANTOS (Org.). Violncia em tempo de globalizao. So Paulo: Hucitec, 1999. ADORNO, Srgio et al. Estratgias de interveno policial no Estado Contemporneo. Revista Tempo Social, USP, v. 9, 1997. BISOL, Jos Paulo. Forcluso institucional. In: FREITAS, Isabel; MARIANO, Benedito Domingues (Org.). Polcia: desafio da democracia brasileira. Porto Alegre: Corag, 2002. BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Campus, 1992.

R. Silva e L. Taschetto Direitos humanos e polcia

465

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. So Paulo: Loyola, 1996. ______. Microfsica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1988a. ______. Vigiar e punir: nascimento da priso. Petrpolis: Vozes, 1988b. ______. El sujeto y el poder. Revista Mexicana de Sociologa. UNAM, Mxico, v. 2, n. 3, jul.-set. 1988c. ______. Dits et crits IV: 1980-1988. Paris: Gallimard, 1994. GRIZA, Aida. Polcia tcnica e cincia: o processo de incorporao dos saberes tcnico-cientficos na legitimao do ofcio de policial. 1999. Dissertao (Mestrado em Sociologia) Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1999. GULLO, lvaro de A. e S. Violncia urbana um problema social. Tempo Social, Revista de Sociologia da USP, So Paulo, v. 10, n. 1, p. 105-119, 1989. MONET, Jean-Claude. Polcias e sociedades na Europa. So Paulo: Edusp, 2001. RELATRIO AZUL, 1996 Comisso de Cidadania e Direitos Humanos. Assemblia Legislativa/RS. SILVA, Rosimeri Aquino da. Identidades heterogneas na contemporaneidade violenta: um estudo a partir de uma sala de aula singular. 2007. Tese (Doutorado em Educao) Programa de Ps-Graduao em Educao, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. SKIDMORE, Thomas. Brasil de Castelo a Tancredo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988. TASCHETTO, Leonidas R. Profisso policial: efeitos de sentidos de ambivalncia nos dizeres dos alunos-policiais (o que dizem, como dizem e por que dizem?). 2002. Dissertao (Mestrado em Educao) Programa de Ps-Graduao em Educao, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2002.
Recebido em: 7 jul. 2008 Aprovado em: 11 set. 2008

Vous aimerez peut-être aussi