Vous êtes sur la page 1sur 5

Oramento Participativo (OP) - um programa atravs do qual a populao, em dilgo com a Prefeitura, decide onde dever ser investido

o o dinheiro do municpio, alm de acompanhar e fiscalizar o cumprimento dessas decises. Quais obras ou servios devem ser realizados para melhorar cada vez mais nossa cidade? Para responder a esta pergunta, toda a populao chamada a participar das 'assembleias do OP'.

Histria - Desde o incio da Gesto Fortaleza Bela, em 2005, temos a grande tarefa de governar a cidade dividindo a responsabilidade com o nosso povo. E o OP nos possibilitou que mais de 127 mil cidados e cidads fortalezences, nos ltimos seis anos, pudessem contribuir com uma verdadeira inverso de prioridades na nossa cidade. Foi assim, com a participao de todos e todas no OP, que ampliamos o investimento do dinheiro pblico prioritariamente nas comunidades que mais precisavam. Todas as reas de atuao da Prefeitura mostram melhorias importantes e irreversveis.

Quem pode participar? Todos e todas as fortalezenses com 6 anos de idade ou mais podem participar das assembleias do OP. A Prefeitura de Fortaleza faz inclusive assembleias especficas e exclusivas a alguns segmentos sociais. Para quem tem entre 6 e 17 anos, o OP tem um espao diferente: o OP Criana e Adolescente (OPCA). Nele, crianas e adolescentes tambm participam das decises da cidade e o exerccio de cidadania se faz desde a infncia.

Ciclo do OP - Participar do OP fcil. A Prefreitura faz dois momentos para que a gente decida quais obras e servios sero prioridade para ela executar e para escolhermos nossos representantes que vo acompanhar todo esse processo. Ento, temos duas etapas: assembleias eletivas e assembleias decisivas. Voc precisa ficar atento a cada etapa do ciclo. Todos os bairros tm suas datas de assembleias. Cada segmento social e o OP Criana e Adolescente tambm tem suas datas especficas. So poucas vezes por ano que voc reserva um momento do dia para participar do OP. Em compensao, participa e d sua opinio sobre como mudar para melhor a sua vida e da sua comunidade.

1. Reunies Preparatrias Na reunio preparatria, voc fica sabendo como acontece uma assembleia e quais as datas e locais das assembleias do seu bairro. Essas reunies podem acontecer em qualquer lugar: escolas, praas, associaes, ong's etc. Basta agendar com a equipe de mobilizao do OP. Confira os telefones no verso da cartilha e ajude a organizar uma reunio preparatria em sua comunidade. Para se preparar melhor para a prxima etapa, voc j pode ir pensando e conversando com a sua comunidade qual a proposta mais importante para a sua regio.

Coordenao do OP - 3452.6792 | 3452.6795 Regional 1 3433.6847 Regional 2 - 3216.1880

Regional 3 3105.3421 Regional 4 3131.7822 Regional 5 - 3433.2939 Regional 6 3488.3154

2. Assembleias Eletivas (Leve a sua identidade RG) Essa a assembleia da primeira etapa do OP. Nela voc apresenta e vota as propostas de obras e servios para a comunidade, a cidade e at mesmo um segmento social. Todas as propostas apresentadas devero estar relacionadas a um eixo de atuao da Prefeitura. reas de atuao da Prefeitura: Assistncia Social, Cultura, Direitos Humanos, Educao, Esporte e Lazer, Habitao, Infraestrutura, Meio ambiente, Sade, Segurana, Trabalho e Renda, Transporte e Turismo. As sugestes apresentadas na assembleia so votadas l mesmo. Cada participante tem o direito de escolher at trs propostas para votar. E elas recebero pontuao diferente de acordo com a importncia que voc der a ela. Veja a cdula de votao para entender melhor. Depois da votao, todos os participantes ficam sabendo a ordem das demandas por nmero de pontos que elas receberam. A quantidade de participantes de uma assembeia fundamental para este momento. Isso porque, de acordo com as regras do OP, as ideias que receberam mais pontos sero analisadas pela Prefeitura e vo retornar para a prxima fase: as assembleias decisivas.

3. Avaliao das propostas No perodo entre as assembleias eletivas e as decisivas, a Prefeitura avalia tcnica, financeira e juridicamente cada proposta de obra e de servio priorizadas na primeira fase. Isso acontece para que todos possam conhecer o que possvel ser feito com o dinheiro arrecadado para o oramento da cidade.

4. Assembleias Decisivas (Leve a sua identidade RG) Nas Assembleias Decisivas, os participantes conhecem a anlise de cada proposta classificada e, quando necessrio, vota para decidir uma demanda. Essa votao acontece quando o oramento previsto para aquela rea ou aquele tema no suficiente para fazer todas as demandas classificadas e avaliadas como viveis. Com isso, a Prefeitura divide com a populao a responsabilidade de definir o que prioridade para a comunidade. Essa a grande mudana no OP: cada vez mais pessoas passaram a conhecer as possibilidades e os limites oramentrios. Essa mudana contribui para a ampliao da transparncia pblica na deciso dos gastos da cidade. Nessa mesma assembleia os participantes elegem os representantes de cada regio ou segmento social . Os representantes so os delegados e delegadas do OP, responsveis por acompanhar a execuo das propostas decididas. A eleio dos(as) delegados(as) tambm se baseia na quantidade de participantes da assembleia. Sendo assim, quanto mais participantes tem uma assembeia, mais vagas para representantes ela ter.

Nas assembleias de segmento social, s sero cadastradas pessoas do segmento. Isso acontece para incentivar a participao destes grupos, que sempre foram representados por outros.

5. Fiscalizao, acompanhamento e divulgao das atividades do OP Os(as) delegados(as) eleitos nas Assembleias Decisivas participam do Frum de Delegados(as) do OP. Eles(as) acompanham o andamento das propostas aprovadas e fazem a ponte entre a prefeitura e a populao. Alm disso, quando uma obra ou servio est em andamento, os delegados e delegadas fiscalizam como est cada demanda. Tambm papel dos Fruns divulgar as atividades do OP nas suas comunidades. Cada Frum de Delegados e Delegadas do OP escolhe seus Conselheiros e Conselheiras, que formam o COP Conselho do Oramento Participativo. O COP discute e delibera sobre temas gerais do OP, como regimento interno, convocao de secretrios(as), resolvem pendncias de demandas que so para toda a cidade etc.

O OP Fortaleza acredita que para ser cidado no existe idade. Voc deve escutar sempre: as crianas so o futuro, so elas que daro continuidade s aes de hoje. Aqui, entendemos que no haver futuro se no existir presente. No OP, o exerccio da cidadania comea na infncia, com a compreenso de que todo cidado pode contribuir para transformar o cotidiano e a realidade. Com esse pensamento, o OP Criana e Adolescente (OPCA) um espao com um modo prprio de acontecer. Atravs de metodologias e linguagens especficas, crianas e adolescentes debatem e entendem a cidade. Os objetivos das assemblias do OPCA so os mesmos do OP nos bairros e dos segmentos sociais. Eles priorizam servios e obras para a cidade e elegem seus representantes. As idias do OPCA no so apenas para eles mesmos, so idias para a cidade. As votaes acontecem obedecendo aos mesmos critrios, previstos no Regimento Interno do OP e no Regimento Interno do OPCA. Desta forma, apesar de ter assemblias prprias (Eletivas e Decisivas), importante destacar que o OPCA um processo totalmente integrado ao OP. As crianas e adolescente participam do mesmo Conselho deliberativo que os adultos e ou demais segmentos. O OPCA acredita que a melhor forma de proteo das nossas crianas e adolescentes dar a eles o direito de participao da vida coletiva e incentivar o protagonismo de suas experincias.

O Oramento Participativo abre espao para a participao de grupos historicamente discriminados. Com essa poltica de respeito s diferenas, o OP se torna um um modelo de garantia ao respeito diversidade. O OP trabalha com os seguintes segmentos sociais: populaes de idosos (as), jovens, LGBTT (lsbicas, gays, bissexuais, transexuais e travestis), mulheres, pessoas com deficincia, negros e negras.

As atividades especficas so importantes para que cada grupo possa se reconhecer enquanto tal, aprofundar a discusso das suas polticas pblicas e se preparar para o momento de decises. Na assemblia deliberativa especfica, cada segmento apresenta e vota propostas em obras e servios que atendam as suas especificidades e s

necessidades da cidade. Alm disso, tambm podero se candidatar e eleger seus representantes (delegados e delegadas). Ateno! Isso no quer dizer que os segmentos participem apenas de atividades especficas. Imagine como seria se os jovens participassem somente da assemblia de juventude do OP? Se isso acontecesse, as atividades nos bairros ficariam esvaziadas de jovens e de suas idias. Quem de um segmento tambm vive o cotidiano da cidade e do seu territrio. Por isso, pode participar da assemblia no bairro. Dessa forma, as lutas e reivindicaes especficas pode ser compreendidas e valorizadas por toda a populao. A participao dos segmentos sociais no OP significa mais do que atender suas reivindicaes. A deciso de trabalhar com esse modelo de participao, que tem os segmentos como protagonistas, pode significar um passo na construo de uma nova cultura poltica e efetivao da democracia.

Chamamos de OP nos Bairros as atividades, preparatrias e deliberativas, que acontecem nas Grandes reas da Participao (GAP's). As GAP's so formadas por blocos de bairros que dividem as seis Secretarias Executivas Regionais para aproximar, cada vez mais, o OP do cotidiano local dos participantes. Hoje, os 116 bairros oficiais de Fortaleza so divididos em 29 GAPs.

Os momentos de preparao acontecem nas comunidades. So reunies nas quais se apresenta populao o passo a passo das Assembleias Eletivas e Decisivas, dando detalhes inclusive sobre o perodo de avaliao das demandas. Nelas, tambm se informa as datas das atividades. Qualquer lugar pode ser sede dessas reunies (escolas, praas, associaes, Ong's etc), basta agenda com a equipe de mobilizao do OP.
Coordenao do OP - 3452.6792 | 3452.6795 Regional 1 3433.6847 Regional 2 - 3216.1880 Regional 3 3105.3421 Regional 4 3131.7822 Regional 5 - 3433.2939 Regional 6 3488.3154

Aps esse momento preparatrio, em cada uma das 29 GAP's acontecem, primeiramente, as Assembleias Eletivas, onde se apresentam as propostas e as mais votadas so levadas para avaliao tcnica. As propostas avaliadas, tcnica e juridicamente, pela Prefeitura so ento levadas para a segunda etapa: as Assembleias Decisivas. Onde a populao vota e decide quais demandas sero, de fato, realizadas, a partir do oramento municipal e do valor de cada obra ou servio classificado para esta etapa. tambm nesta etapa que acontece a eleio dos delegados e delegadas do OP.

Dados da Participao

2005 PARTICIPANTES 8020 335 DELEGADOS 71 CONSELHEIROS DEMANDAS NO 298 PLANO DE AES

2006 2007 2008 24563 24954 29862 786 538 635 102 94 82 437 575 225

2009 13803 537 86 NO HOUVE ELEIO DE NOVAS PROPOSTAS

2010 TOTAL 24551 125753 397 3228 85 520 239 1774

*Vale ressaltar que em 2009 as assembleias no foram deliberativas, mas sim de prestao de contas. Assim, toda a populao participante do OP pde conhecer bem os dados de execuo do Oramento Participativo.

Vous aimerez peut-être aussi