Vous êtes sur la page 1sur 13

Origem da escrita__________________________________

A letra manuscrita, criada pelos egpcios 5.000 anos antes de Cristo. Utilizavam a fala que perpetuava alguns acontecimentos, narrando-os de uma gerao para outras.

Aparecimento da escrita foi um marco colocado entre a pr-histria e a histria da civilizao.

O esforo humano de deixar para futuras geraes, experincias e conhecimentos adquiridos nas reas mais diferentes.

Os desenhos pr-histricos originaram os sinais e as letras.


1

Evoluo da escrita_______________________________________
A letra, smbolo visual - comunicao humana e/ou na fixao de um pensamento - um registro da imaginao humana. Trata-se de uma forma, um signo, que vem naturalmente evoluindo.

Se os smbolos (letras) no sofressem alteraes, estaramos ainda desenhando sinais pictricos, como sacerdotes egpcios.

Os sacerdotes a ensinaram a alguns escravos, que passavam os ensinamentos a conhecidos e familiares. A escrita se propagou, levada por povos errantes a outros pontos da Terra.

Abreviada e extremamente concisa, no incio. - A escrita foi se transformando medida que a comunicao se fazia mais rpida - Dispensando detalhes mais artsticos dos smbolos > letras. Hiertica passou a um traado mais corrente, chamado demtico J completando linhas contnuas (escrita seqncial num mesmo plano) ou

O elemento fontico desconhecido


2

O hierglifo egpcio foi hiertico por muito tempo - passou a ser demtico em sua evoluo, numa verdadeira revoluo lingstica A linha contnua eliminava a necessidade do escriba levantar o instrumento com que desenhava as letras, oferecendo maior velocidade ao trabalho. - A escrita Demtica foi a escrita popular do sculo IX a.C. No perodo pr-alfabtico as vogais ainda no existiam.

Primeiro alfabeto criado pelos fencios - processo lento, fonogrfico.

Foi divulgado pelos fencios, atravs do Mediterrneo, onde desenvolviam atividades comerciais.

Formulao Baseada - Escrita de diversos povos semitas (Hebreus, assrios, aramaicos, fencios e rabes) > Escrita hiertica dos egpcios!

Alfabeto fencio derivam: Hebreu, Aramaico, Grego primitivo Os gregos modificam esse alfabeto inicial, atendendo a necessidades de sua linguagem. Formaram um novo alfabeto, de 16 letras. Mais tarde tambm esse seria modificado, segundo os dialetos Nascendo: Dricos, tico, Jnico, etc.

O povo romano (os latinos) o alfabeto (baseado no grego) e o estilo de letra (desenho considerado perfeito) que conhecemos e utilizamos atualmente.

Alfabeto Fencio

Alfabeto Grego antigo

O alfabeto latino antigo se compunha de 22 letras e a princpio, se escrevia da direita para esquerda, apresentando-se em quatro variantes principais: Capital, Uncial, Semi-Uncial e Minscula.
4

Nosso alfabeto e o fencio comparados aos outros povos

Lpide de Trajano, conservada no Museu de Roma, origem do nosso alfabeto.

A atual letra latina apareceu pela primeira vez gravada em pedra - Coluna de Trajano: traos nobres, puro estilo romano
-

Imitada em pergaminho, papiro ou tecidos Com o tempo seus traos de escrita a escrita sofreram modificaes Surgem as minsculas regionais: carolngeas, merovngeas e outras As inscries lapidrias nos arcos de triunfo romanos, serviram de modelo s letras maisculas deste tipo. As minsculas (caixa baixa) Carolina, escribas da poca de Carlos Magno

- Letra de Trajano - forma maiscula ou Caixa Alta


-

Cada povo, em sua regio, criava e cultivava novos estilos. A letra reflete diferentes maneiras de sentir, de visualizar o mundo, de externar conquistas estticas e at sociais, determinando tendncias e momentos histricos, como as demais artes.

Quando do surgimento da prensa de Gutenberg - a escrita era gtica padro da poca medieval. O primeiro tipo grfico imprimido - a letra gtica

Letras ligadas arquitetura do seu tempo. Trata-se de uma escrita ponderada e elaborada.

Os tipos nascem sem medida______________________________


Aps Gutenberg, cada tipgrafo, em diferentes regies, imprimia textos, construindo seus prelos. Impressores pioneiros ensinavam a outros Tipos no eram dados a outras oficinas. Fournier e Didot - o tamanho das letras foram estabelecidos - leis seguidas at agora. Pouco antes da adoo do Sistema Mtrico poca feudal as medidas seguiam referncias ligadas figura dos reis. - Dizia-se uma braa, um palmo, tantos ps, tomando-se por base as medidas dos ps, dos palmos etc.
-

Sistema era duodecimal, subdividindo-se em mdias menores ou submedidas, como o p, a polegada, a linha e o ponto geomtrico.

ponto tipogrfico era ento o dobro do ponto geomtrico, adaptado aos tipos de fabricao. dois sistemas: Inglses - o sistema de Fournier. Alemes, italianos, holandeses e franceses - o sistema de Didot
7

- Um ponto Didot equivale, no sistema mtrico, a 0,376 mm. - O ponto de Fournier equivale a 0,351 mm, 1/72 de uma polegada. Doze pontos Didot = Ccero (4,511 mm) Doze pontos Fournier ou anglo-americanos = Paica, com 4,212 mm. Essas medidas eram usadas para se calcular reas de composio e converso de textos manuscritos, ou datilografados, para tipos de impresso, podendo-se assim marcar os blocos (ou manchas, como se diz). O menor tamanho, para uma letra, era o de seis pontos: corpo 6.

Classificao dos caracteres tipogrficos______________________


Tipos, modelos ou caracteres tipogrficos inicialmente foram gticos. Os gravadores foram buscar nas inscries do Sc.1 (Coluna de Trajano) estilo romano, se implantou e pouco evoluiu nos ltimos sculos. - Tipos romanos : antigo, romano de transio e romano moderno - um subgrupo de modelos pr-romanos, com vestgios de gtico. Com a introduo da litografia e os movimentos artsticos de renovao esttica (Art-nouveaux, Bauhaus, por exemplo) abrangendo a arquitetura e a pintura, os tipos deixaram de cultivar o estilo romano - 1554 a 1783. Antiga, que agrupa modelos de estilo egpcio e etrusco.

Outra classe de tipos (alm dos Romanos e da classe Antiga, so os chamados Escrita: Gtico, manuscrito, caligrfico, Ronde, Ingls, Cursivo, os pincelados e ornamentados, tipos de fantasia: Brush, Broadway, Brody, Murray, Script, etc

Caracteriza-se o estilo romano pelos contrastes entre seus traos. Os traos (riscos) que compem as letras so chamados hastes quando verticais, e barra, quando horizontais. As curvas tm o nome de flexes. Nas pontas das letras (terminais das barras, hastes e flexes), h muitas vezes enfeites ou remates, denominados serifas.
8

Descrio um estilo romano: h contraste entre as hastes verticais e as flexes se avolumam e afinam. As serifas aparecero sempre de forma angular, chanfrada. Cada elemento da letra tem seu nome. Assim, h a barriga da letra, dentro dela h o que se chama oco ou vazio. Algumas letras possuem um gancho como a letra r minscula Colocadas de forma linear na pauta, as letras mantm um alinhamento caracterstico de acordo com cada modelo. As linhas dessa pauta so chamadas de base. Na base assenta-se a curva da letra. A linha superior a do limite da curva superior da letra. Porm h tambm as linhas descendentes e ascendentes, que correspondem base e parte superior, demarcando maisculas e hastes de letras como b ou p (descendente e ascendente).

A distncia entre as linhas ascendentes e descendentes determinarn o corpo visual da letra.

Romanas
Inscries lapidrias nos arcos de triunfo romanos, serviram de modelo s letras maisculas deste tipo. As minsculas (caixa baixa) nos chegam da Carolina - Escribas da poca de Carlos Magno

Gtico
Letras ligadas arquitetura do seu tempo. Trata-se de uma escrita ponderada e elaborada

Bodoni
Estas letras - 1784 o desejo de expresso voluntria de classicismo Opem a rigidez e simplicidade racional ao rebuscado do Barroco-Rococ.

Manuscrito ou Cursiva
Classe agrupando as letras oriundas, da forma e do ritmo de execuo rpida da escrita manual

Egpcias
Apenas tm de egpcias o seu nome Parece decorrer uso sobre fardos trazidos do Egito aps campanha de Napoleo. Caracteristicas: - Acabamentos - Pernas retangulares - Espessuras = quase corpo/ letras

Sem Serifas ou Lapidrias


Grfica aprimorada, funcional e simplificada dos sinais do alfabeto. Franceses as denominam - ANTIOUE Alemes - GROTESQUE.

Italianas
As letras deste tipo so de inspirao igual a das egpcias. A sua particularidade reside na espessura das pernas que ultrapassam a do corpo da letra.

Fantasia
Criadas muitas vezes ocasionalmente Formas fantasiosas, efmeras, expresso quase abstrata.
10

Em geral o que diferencia um estilo romano antigo de um estilo mais atual a limpeza dos traos, aperfeioamento dos instrumentos de gravao e atualmente por softwares de criao de fontes.

As letras romanas de estilo antigo no apresentam grande contraste entre suas hastes. J o estilo romano moderno, iniciado por Joo Bodoni eloqente nesse contraste, conseguido por instrumental mais preciso.

Lembrando ornatos do Egito, apareceram as serifas mais grossas. Serifas da grossura das hastes, talos e barras. Os tipos desse grupo so chamados: Mnfis, Karnak, Girder, Beton, Stymie. O principal deles o tradicional tipo das mquinas de escrever. Apenas tm de egpcias o seu nome. Isto decorre do uso que se fez das mesmas sobre os fardos trazidos do Egito aps a campanha de Napoleo. - Acabamentos e pernas retangulares, espessuras igualam quase o corpo das letras.
11

Considerou-se um avano do design tipogrfico os renovadores tirarem a serifa dos tipos. Os conservadores denominaram esses novos tipos (desprovidos de remate) de Gticos, embora nada tivessem a ver com o gtico manuscrito, chamado tambm blockletter. Nas fundidoras americanas eram conhecidos como gothic ou block-letter.

Aa

Traduo grfica aprimorada, funcional e elementar dos sinais do alfabeto. Os franceses as denominam ANTIQUE e os alemes de GROTESQUE

Quando um gravador criava criando assim tonalidades.

um novo modelo de tipo, apresenta-o

tambm com variaes de talos (ou hastes) de grossuras diferentes, Tipo Futura (grupo etrusco, moderno, sem serifas) o criador lanou, ao lado do Futura Normal, o Futura Claro, Futura Preto ou Negrito, at meios tons: meio-claro, meio-preto e super Futura, um mais grosso, outro mais preto. Surgem nas formas itlica ou inclinada, erroneamente denominadas, s vezes, como grifo (o nome que se d a uma palavra que se deseja salientar num bloco de texto): negrito, itlico, versal, versalete, aspas, sublinha-se a palavra ou grifa-se. Alm dessas variaes em torno de um mesmo desenho de tipo, h os diferentes corpos: de 6 a 48 ou 54 a 72 e assim por diante.

12

Famlias de tipos Personalidade: elegantes, magros, fortes, de aparncia masculina ou feminina. Alguns entram na moda, outros encontram-se ultrapassados. H tipos fracos e outros de grande poder de comunicao.

- Depois de se usar muito tempo os tipos romanos, eles agora vm sendo afastados e entram em voga os etruscos, antes ignorados redescobertos atravs de antigos catlogos. Antigamente no Brasil os tipos no possuiam nomes prprios.

Propaganda americana, + ou - 1940, implantadas oficinas, entre ns estereotipias - os diversos tipos de letras foram catalogados com nomes prprios.

Diretor de arte , Produtor grfico, Supervisor de criao, o redator, o Arte-Finalista De forma geral todo anncio gira em torno do texto. Ele costuma ser o eixo para a distribuio do layout - sempre equilibrar, no espao do anncio, bloco de texto, ttulo, massas visuais, legendas, vinhetas, assinaturas, logotipo etc. Em jornalismo as matrias redacionais so pedidas com nmero determinado de linhas e de toques/tamanho fonte computador. Entende-se por toque (letra, nmero, espao ou sinal) a batida de cada tecla no teclado do computador.
13

Vous aimerez peut-être aussi