Vous êtes sur la page 1sur 5

(Aplausos dos Deputados da bancada do PSD) O Orador: Que no prximo ms de Novembro j tenhamos o conhecimento integral do que que se passa

a com esse sector pblico em termos financeiros. por isso mesmo, porque alis vem na linha desse pacote que apresentmos de transparncia que achamos efectivamente oportuna esta iniciativa do BE. importante que no hajam surpresas, no queremos que acontea a situao que aconteceu na Madeira e por isso sendo do prprio interesse dos partidos da oposio, mas tambm do Governo, vamos falar verdade. Falem verdade para que a nvel do continente no existam as suspeitas que agora esto a acender-se Secretrio Regional da Presidncia (Andr Bradford): uma vergonha! Deputado Joo Costa (PSD): Olhe a decncia! O Orador: e vamos dizer claramente do que que estamos a falar. Vamos falar verdade, no vamos esconder nem por mais um momento aquilo que se passa. Se falarem verdade todas as suspeitas desaparecem. Deputado Joo Costa (PSD): Muito bem! O Orador: Por isso e para terminar esta minha primeira interveno, deixaria um outro desafio, eventualmente da parte do Sr. Vice-Presidente do Governo. Secretrio Regional da Presidncia (Andr Bradford): Preferem ser amigos dos nazis! Deputado Cllio Meneses (PSD): Mas o que isto: amigos dos nazis? Que falta de nvel! Que isso? Secretrio Regional da Presidncia (Andr Bradford): Falta de nvel tem o senhor. Deputado Cludio Almeida (PSD): J no outro dia veio o Sr. Vice-Presidente com palavras ofensivas. Presidente: Sras. e Srs. Deputados, vamos manter a serenidade e elevao.

Deputado Cllio Meneses (PSD): So sempre iguais a si prprios! Presidente: Vamos continuar, Sras. e Srs. Deputados. Deputado Cllio Meneses (PSD): Que falta de nvel! Presidente: Vamos continuar. (Apartes inaudveis entre os Deputados das diversas bancadas) Presidente: Sr. Deputado Antnio Marinho, faa favor de continuar. O Orador: Sr. Presidente lamento profundamente a reaco, alis habitual, no novidade, mas esta a reaco por parte do Governo Regional, curiosamente quando se pede que falem verdade. Quando se pede que falem verdade esta a reaco da bancada do PS e dos responsveis da governao regional. Secretrio Regional da Presidncia (Andr Bradford): O discurso que habitual. O Orador: Portanto, isto perfeitamente incrvel. Quem nos est a ver Bom, isto ser o reeditar de outras cenas menos dignas que se passaram aqui neste Parlamento no h muitos meses atrs e que do nota da vossa credibilidade. Vozes dos Deputados da bancada do PSD: Muito bem! Muito bem! Deputado Cllio Meneses (PSD): Quando no tm razo chamam nomes! O Orador: Deixava ento um desafio ou um esclarecimento, se quisesse, por parte do Sr. Vice-Presidente. Deputado Duarte Freitas (PSD): Ontem o Sr. Presidente disse que isto no era uma creche! Espero que ponha termo nisto! Ns que ficamos sempre mal! O Orador: Ns ouvimos dizer h dias, creio que foi h dois ou trs dias, dia 24 de Setembro, o Sr. Secretrio Regional da Sade que a dvida da SAUDAOR era de 193 milhes. Convm dizer toda a verdade. Sero 193 em emprstimos, eventualmente, os formais? Os que esto ali sero 193? A sade no se confunde com a SAUDAOR.

Ns temos na sade os tais 193 milhes (160 creio que a mdio e longo prazo, 33 a curto prazo) (Apartes inaudveis da Cmara) O Orador: 160, 33. J vai ter oportunidade de esclarecer e de afirmar da credibilidade das questes e dos nmeros levantados pelo Sr. Secretrio Regional da Sade. Ainda bem que j o est a contestar. Mas ser s isso? Ns temos como claro. Em 2003, por exemplo, s a dvida do Servio Regional de Sade era de 152. Depois cresceu 37,5% e passou para 209; em 2005 j eram 271; em 2006 aparece o tapetinho para varrer l para baixo a dvida e apareceu a SAUDAOR. A dvida passou logo a 137, com os tais 193 para a SAUDAOR. Afinal a dvida j era de 330 considerando estas duas partes. Eram os 137 que continuavam como dvida da sade, os 193 que estavam na SAUDAOR, relativamente qual o Tribunal de Contas dizia que se tratou de uma mera mudana de titular. Textualmente. Portanto, a dvida era de 330. Depois apareceram os hospitais EPE, que conhecemos a sua histria; que conhecemos o esgotamento dos capitais prprios verificado ao longo de um perodo de 3 anos; que neste momento se encontram numa situao de falncia tcnica em que por exemplo, podemos dizer relativamente ao hospital de Ponta Delgada, s neste momento e considerando tambm as operaes de factoring estar a dever cerca de 200 milhes de euros. Ou seja, atirar c para fora um nmero (193 milhes de euros) para dizer que do ponto de vista financeiro que tudo vai bem no reino da sade ser isto esconder ou no ser? Ou seja, Sr. Vice-Presidente como responsvel pelas finanas regionais, - deixamos e depois trataremos de outras questes numa segunda interveno - esclarea-nos relativamente sade e diga-nos se credvel aquilo que diz o Dr. Miguel Correia, Secretrio Regional da Sade, ou se ele com aqueles valores est a tentar tirar areia para os olhos dos aorianos e no est a querer dizer a verdade.

Vozes dos Deputados da bancada do PSD: Muito bem! Muito bem! (Aplausos dos Deputados da bancada do PSD) Presidente: Sr. Deputado Duarte Freitas pede a palavra para? Faa favor, Sr. Deputado. (*) Deputado Duarte Freitas (PSD): Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, Srs. Membros do Governo: Para pedir um intervalo regimental de 30 minutos. Presidente: Com certeza, Sr. Deputado. regimental. Retomamos os nossos trabalhos s 11 horas e 35 minutos. Eram 11 horas e 10 minutos. Presidente: Sras. e Srs. Deputados, vamos retomar os nossos trabalhos. Eram 11 horas e 42 minutos. Antes de reiniciarmos os nossos trabalhos eu gostava de fazer um apelo, embora tambm creia que no til nem digno que esse apelo se torne repetitivo e corriqueiro. Ns temos nesta sala os dois rgos de governo prprio da autonomia. Ns temos o dever elementar, no s poltico, mas tambm de civismo e daquilo a que se chama boa educao de nos comportarmos todos, uns com os outros, com firmeza, calor, mas dignidade e elevao. Deputado Cllio Meneses (PSD): Muito bem! O Orador: Eu espero que V. Exas., todos os actores aqui presentes no se esqueam disso e com isso ganhamos todos e precisamos de ganhar todos. J vivemos tempos suficientemente difceis para haver razes injustas para a atacar a classe poltica. No preciso aumentar esse tipo de razes. Deputado Hernni Jorge (PS): Muito bem! O Orador: Gostava de entrar no debate. Sr. Deputado Duarte Freitas tem a palavra.

(*)

Deputado Duarte Freitas (PSD): Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, Srs. Membros do Governo: Para pedir o extracto da acta de hoje de manh Mesa, por favor. Presidente: A Mesa reuniu recentemente, como sabem, por causa de um pedido desses. Portanto, tem, digamos assim, doutrina firmada. Eu providenciarei junto das Redactores, no sentido do mais rapidamente possvel esse extracto da acta ser entregue ao Sr. Deputado Duarte Freitas. (Aparte inaudvel do Deputado Berto Messias)

Deputado Antnio Marinho (PSD): Ouviu o que o Sr. Presidente acabou de dizer? (*) Deputado Duarte Freitas (PSD): Sr. Presidente, peo desculpa. um protesto, porque o Sr. Presidente acabou de fazer um apelo aqui. J no intervalo o Sr. Presidente sabe o que que se passou e no vale a pena fazermos mais comentrios. Mas neste preciso momento, logo ao senhor fazer este apelo e quando estava a dar estas explicaes o Sr. Presidente da bancada do Partido Socialista estava a fazer ameaas a uma Sra. Redactora. Acho que isto no razovel. Presidente: Sr. Deputado, acho que temos de ultrapassar isso. A Sra. Redactora conta com certeza com a Presidncia da Assembleia e sabe que nunca sofreu qualquer tipo de presso e nem sofrer no exerccio do seu trabalho. Vozes dos Deputados da bancada do PSD: Muito bem! Muito bem! O Orador: Vamos prosseguir, Sras. e Srs. Deputados, no nosso debate relativo interpelao apresentada pelo Bloco de Esquerda. De acordo com os meus apontamentos tem direito palavra o Sr. Deputado Artur Lima. Faa favor. Deputado Artur Lima (CDS/PP): Prescindo. Presidente: Prescinde. Sr. Deputado Anbal Pires tem a palavra. Pela Redactora: Ana Sofia Pereira da Silva Machado

Vous aimerez peut-être aussi