Vous êtes sur la page 1sur 35

O EMPREGO DOS VERBOS Antonio Santana Nestorio RA: 091.024.

134-1 Turma: 0009 A

Ji-Paran setembro de 2011

Introduo

O objetivo dessa pesquisa apresentar de forma estruturada o estudo dos verbos na lngua portuguesa. Verbo o nome dado classe gramatical que designa uma ocorrncia ou situao. uma das duas classes gramaticais nucleares do idioma, sendo a outra o substantivo. o verbo que determina o tipo do predicado, que pode ser predicado verbal, nominal ou verbonominal. Dessa maneira o verbo tem um papel importante, na orao. Sendo assim, este trabalho tem o objetivo de estudar os verbos, sua designao em ao, estado ou fenmeno da natureza, sua classificao quanto semntica, conjugao, morfologia e quanto flexo. Neste sentido o trabalho foi dividido em quatro temas: Sendo que o primeiro foi conceituao da classe gramatical verbo, com base nos apontamentos de uma aula do professor Delson Gonalves Ferreira, do Curso Champagnat em 1959, dando enfoque a ideia temporal traduzida pelo verbo, que pode assumir o carter: de tempo e de aspecto entre outros. No item dois, foi apresentada caracterizao dos verbos quanto ao critrio morfolgico, isto , as flexes: de modo (indicativo, subjuntivo e imperativo), de tempo (presente, pretrito = a passado e futuro), de nmero (singular e plural), de pessoa (1, 2 e 3 pessoa) e de voz (ativa e passiva). No terceiro bloco, apresentamos a conjugao verbal em todas as suas formas nas diversas pessoas, nmeros, tempos, modos e vozes, o mais intenso item do trabalho. No ltimo item, procedemos a apresentao da classificaes dos verbos que se dividem em: verbos regulares, irregulares, anmalos, defectivos e abundantes. Neste tpico ainda apresentamos a conjugao de alguns verbos notveis.

1.0 Conceito de Verbo

Verbo a palavra que indica ao, praticada ou sofrida pelo sujeito, fato, de que o sujeito participa ativamente, estado ou qualidade do sujeito, ou fenmeno da natureza. Numa caracterizao mais elaborada, verbo a palavra que do ponto de vista semntico, expressa ao, estado, mudana de estado, e fenmeno; por outro lado, do ponto de vista sinttico tem a funo de organizar as oraes. E num terceiro vis, do ponto de vista morfolgico, possui flexes para indicar: a pessoa, o numero, o tempo, o modo, a voz e o aspecto. Portanto, verbo a "palavra varivel, de contedo nocional, que indica um processo, quer se trate de ao, de estado, de mudana de estado, ou de um fenmeno".1 de ao: andar, correr. de estado: ser, estar. de mudana de estado: tornar- se, ficar. de fenmeno: ventar, chorar. Caracterizao quanto ao critrio semntico.

O verbo caracteriza-se, em oposio aos nomes, pelo valor dinmico de sua significao, expressando realidades situadas no tempo. Essa ideia temporal traduzida pelo verbo pode assumir o carter: a) de tempo: a situao da ocorrncia do processo em relao ao momento em que se fala, como atual ou presente; anterior ou passada; posterior ou futura. Nota - passada igual a pretrita. b) de aspecto: o que diz respeito durao do processo (visto como instantneo: caio; ou durativo: estou lendo) ou perspectiva pela qual o falante o considera (em um incio incoativo: anoitece; em seu curso e inconcluso imperfeito: chovia, em seu fim, j concluso sem perfeito: choveu, presentes, a iniciar-se incentivo: vou falar; concluso, mas permanente em seus efeitos permansivo: sei, repetido frequentativo ou interativo: saltitar). Como se pode ver, o aspecto verbal, em portugus, traduzido ou pelo prprio semantema do verbo ou por sufixos, ou por verbo auxiliar de locuo verbal.

Apontamentos de uma aula do Prof. Delson Gonalves Ferreira, em 1959 Curso Champagnat. Disponvel em: http://www.brazilianportugues.com/index.php?idcanal=120. Acesso em: 6 de set. 2011.

2.0 Caracterizao dos verbos quanto ao critrio morfolgico

O verbo a classe de palavras mais rica em flexes, que so: i) de modo, ii) de tempo, iii) de nmero, iv) de pessoa e v) de voz.

2.1 De modo a propriedade de o verbo designar a atitude mental do falante em face do processo que enuncia. Os modos so: i) Indicativo, ii) Subjuntivo e iii) Imperativo.

2.1.1 Indicativo - Expressa uma atitude de certeza, ou apresenta um fato como real. Podemos ainda dizer que indica o fato real, verdadeiro. Exemplos: Brinco, trabalho, estudo; brincava, trabalhava, estudava; brinquei, btrabalhei, estudei.

2.1.2 Subjuntivo - Exprime um atitude de dvida, ou anuncia um fato como possvel, hipottico, provvel ou incerto. Exemplos: Brincasse, trabalhasse, estudasse; brinque, trabalhe, estude;

brincssemos, trabalhssemos, estudssemos.

2.1.3 Imperativo - Em que o falante deseja que um fato se d: a expresso da ordem, do desejo, da splica, do pedido. Realmente, o imperativo indica principalmente a ordem e o desejo. Exemplos: Brinca, trabalha, estuda; brinque, trabalhe, estude; brincai, trabalhai, estudai.

2.2 De tempo O tempo verbal a localizao da ocorrncia do processo em relao ao momento em que se fala. So trs os tempos: a) presente, b) pretrito (igual a passado) e c) futuro. Somente o pretrito e o futuro so divisveis. Existem tempos simples, compostos, primitivos e derivados.

2.3 De nmero O verbo apresenta desinncias que, simultaneamente, indicam nmero singular e plural. Ainda podemos dizer que indica a quantidade de seres envolvidos no processo verbal.

2.4 De pessoa A flexo de pessoa indica as pessoas do discurso, so elas:

2.4.1 A 1 pessoa a que fala, tambm chamada de falante, emissor. Eu e ns. Eu estudei, ns trabalhamos.

2.4.2 A 2 pessoa a que com quem se fala ou ouvinte ou receptor. Tu e vs. Tu estudaste, vs trabalhastes.

2.4.3 A 3 pessoa a de quem ou que se fala ou o assunto e corresponde aos pronomes pessoais ele, ela, no singular, eles e elas, no plural. Ele trabalhou, eles trabalharam.

2.5 De voz " a forma em que se apresenta o verbo para indicar a relao entre ele e o seu sujeito". (P. Mattoso Cmara Jr.) Nota: No existe flexo de voz. Voz no flexo, porque no se usam desinncias para se ter a voz ativa, a passiva e a reflexiva. Voz apenas um aspecto verbal. a forma que o verbo assume para exprimir sua relao com o sujeito. O verbo com relao voz pode ser: a) ativo, b) passivo, e c) reflexivo

2.5.1 Voz Ativa - Quando o sujeito pratica ao verbal. Ou, o verbo de uma orao est na voz ativa quando a ao evidentemente praticada pelo sujeito. Exemplos: Joo comprou os cadernos. Pedro brincou na praia. Ns falamos de futebol.

Nas oraes, os verbos comprou, brincou e falamos, indicam aes praticadas pelos respectivos sujeitos: Joo, Pedro e ns.

2.5.2 Voz Passiva Quando o sujeito recebe a ao verbal. O agente da passiva (regido de preposio por, de ou a) pratica a ao verbal. A voz passiva pode ser apresentada sob duas formas:

2.5.2.1 Voz passiva analtica - com o verbo auxiliar. Exemplos: A casa foi destruda pelo fogo. O caador foi morto pelo leo. A casa e o caador funcionam como sujeito na voz passiva. O sujeito no pratica a ao, mas sofre a ao. Podemos dizer ainda que o sujeito no pratica e sim, recebe a ao verbal.

2.5.2.2 Voz passiva pronominal ou voz passiva sinttica. A voz passiva com o pronome (se) apassivador. Exemplos: Comprou-se o livro (= O livro foi comprado). Leu-se o livro (= O livro foi lido).

2.5.3 Voz Reflexiva - Quando o sujeito pratica e recebe a ao verbal, simultaneamente. Na voz reflexiva, a ao (simultaneamente, ao mesmo tempo) praticada e recebida pelo sujeito que, por isso, chamada de agente e ou paciente. Exemplos: Ele se queixa. Joo feriu- se. Ele se machucou. Eu me arrependi. Nota: Tem fora passiva os verbos ativos, quando, estando no infinitivo, funcionam como complemento de certos adjetivos. Exemplos: "Osso duro de roer" o mesmo que: "Osso duro de ser rodo". de roer complemento nominal de duro. "Estrada difcil de passar" equivale a: "Estrada difcil de ser passada". de passar complemento nominal de difcil.

3.0 Conjugao verbal

Conjugar um verbo. - diz-lo, de acordo com um sistema determinado, em todas as suas formas nas diversas pessoas, nmeros, tempos, modos e vozes. Em portugus temos trs conjugaes caracterizadas pela vogal temtica: 1 conjugao: verbos terminados em -ar . 2 conjugao: verbos terminados em -er . 3 conjugao: verbos terminados em -ir . Nota: O verbo pr e seus derivados pertencem 2 conjugao, por se originarem do antigo verbo poer.

3.1 Pessoas verbais Pessoa a quem se referes o verbo. Indica se quem pratica a ao o emissor da mensagem, o destinatrio e ou uma terceira pessoa. 1 pes. do sing.: 2 pes. do sing.: 3 pes. do sing.: eu tu ele 1 pes. do pl.: ns 2 pes. do pl.: vs 3 pes. do pl.: eles

3.2 Modos verbais So as flexes que determinam as diversas atitudes da pessoa que fala com relao ao fato enunciado. Isto , indica a maneira como a ao vista: como real, como possvel, ou uma ordem a ser cumprida. So trs os modos verbais na lngua portuguesa: Indicativo, que expressa atitudes de certeza; Subjuntivo, que expressa atitudes de dvida, hiptese, desejo; e Imperativo, que expressa atitude de ordem, pedido, conselho.

3.3 Tempos verbais do Modo Indicativo O tempo do verbo serve para situar a ocorrncia do fato em relao ao momento em que se fala. Isto importante porque no se pode confundir o momento em que ocorreu o fato com o momento em que esse fato narrado.

3.3.1 Presente: Expressa o fato no momento em que se fala. Indica fato que ocorre no dia-a-dia, corriqueiramente. Exemplo: Todos os dias, caminho no Zero. Estudo no Maxi. Confio em meus amigos. 3.3.2 Pretrito: Indica fatos que j ocorreram. O fato ocorreu antes do momento da fala.

3.3.2.1 Pretrito Perfeito: Indica fato que ocorreu no passado em determinado momento, observado depois de concludo. Exemplos: Ontem caminhei no Zero. Estudei no Maxi no ano passado. Confiei em falsos amigos.

3.3.2.2 Pretrito Imperfeito: Indica fato que ocorria com frequncia no passado, ou fato que no havia chegado ao final no momento em que estava sendo observado. Exemplos: Naquela poca, todos os dias, eu caminhava no Zero. Eu estudava no Maxi, quando conheci Magali. Eu confiava naqueles amigos.

3.3.2.3 Pretrito Mais-que-perfeito: Indica fato ocorrido antes de outro no Pretrito Perfeito do Indicativo. Exemplos: Ontem, quando voc foi ao Zero, eu j caminhara 6 Km. Eu j estudara no Maxi, quando conheci Magali. Eu confiara naquele amigo que mentiu a mim.

3.3.3 Futuro: Indica fatos que ocorrem depois do momento da fala.

3.3.3.1 Futuro do Presente: Indica fato que, com certeza, ocorrer. Exemplos: Amanh caminharei no Zero pela manh. Estudarei no Maxi, no ano que vem. Eu confiarei mais uma vez naquele amigo que mentiu a mim.

3.3.3.2 Futuro do Pretrito: Indica fato futuro, dependente de outro anterior a ele.

10

Exemplos: Eu caminharia todos os dias, se no trabalhasse tanto. Estudaria no Maxi, se morasse em Londrina. Eu confiaria mais uma vez naquele amigo, se ele me prometesse no mais me trair.

3.4 Tempos verbais do Modo Subjuntivo

3.4.1 Presente: Indica desejo atual, dvida que ocorre no momento da fala. Exemplos: Espero que eu caminhe bastante no ano que vem. O meu desejo que eu estude no Maxi ainda. Duvido de que eu confie nele novamente.

3.4.2 Pretrito Imperfeito: Indica condio, hiptese; normalmente usado com o Futuro do Pretrito do Indicativo. Exemplos: Eu caminharia todos os dias, se no trabalhasse tanto. Estudaria no Maxi, se morasse em Londrina. Eu confiaria mais uma vez naquele amigo, se ele me prometesse no mais me trair.

3.4.3 Futuro: Indica hiptese futura. Exemplos: Quando eu comear a caminhar todos os dias, sentir-me-ei melhor. Quando eu estudar no Maxi, aprenderei mais coisas. Quando ele me prometer que no me trair mais, voltarei a confiar nele.

3.5 Tempos verbais do Modo Imperativo O modo Imperativo expressa ordem, pedido ou conselho. Exemplos: Caminhe todos os dias, para a sade melhorar. Estude no Maxi! Confie em mim!

3.6 Tempos Compostos Os tempos verbais compostos so formados por locues verbais que tm como auxiliares os verbos ter e haver e como principal, qualquer verbo no particpio. So eles:

11

3.6.1 Pretrito Perfeito Composto do Indicativo a formao de locuo verbal com o auxiliar ter ou haver no Presente do Indicativo e o principal no particpio, indicando fato que tem ocorrido com frequncia ultimamente. Exemplos: Eu tenho estudado demais ultimamente. Todos ns nos temos esforado, para a empresa crescer. Ser que tu tens tentado melhorar?

3.6.2 Pretrito Perfeito Composto do Subjuntivo a formao de locuo verbal com o auxiliar ter ou haver no Presente do Subjuntivo e o principal no particpio, indicando desejo de que algo j tenha ocorrido. Exemplos: Espero que voc tenha estudado o suficiente, para conseguir a aprovao. O meu desejo que todos ns nos tenhamos esforado, para a empresa crescer. Duvido de que tu tenhas tentado melhorar.

3.6.3 Pretrito Mais-que-perfeito Composto do Indicativo a formao de locuo verbal com o auxiliar ter ou haver no Pretrito Imperfeito do Indicativo e o principal no particpio, tendo o mesmo valor que o Pretrito Mais-queperfeito do Indicativo simples. Exemplos: Ontem, quando voc foi ao Zero, eu j tinha caminhado 6 Km. Eu j tinha estudado no Maxi, quando conheci Magali. Eu tinha confiado naquele amigo que mentiu a mim.

3.6.4 Pretrito Mais-que-perfeito Composto do Subjuntivo a formao de locuo verbal com o auxiliar ter ou haver no Pretrito Imperfeito do Subjuntivo e o principal no particpio, tendo o mesmo valor que o Pretrito Imperfeito do Subjuntivo simples. Exemplos: Eu teria caminhado todos os dias desse ano, se no tivesse trabalhado tanto. Eu teria estudado no Maxi, se no me tivesse mudado de cidade. Eu teria confiado mais uma vez naquele amigo, se ele me tivesse prometido no mais me trair. Nota: Perceba que todas as frases remetem a ao obrigatoriamente para o passado. A frase Se eu estudasse, aprenderia completamente diferente de Se eu tivesse estudado, teria aprendido.

12

3.6.5 Futuro do Presente Composto do Indicativo a formao de locuo verbal com o auxiliar ter ou haver no Futuro do Presente simples do Indicativo e o principal no particpio, tendo o mesmo valor que o Futuro do Presente simples do Indicativo. Exemplos: Quando voc chegar ao Zero, eu j terei caminhado 6 Km. Amanh, quando o dia amanhecer, eu j terei partido.

3.6.6 Futuro do Pretrito Composto do Indicativo a formao de locuo verbal com o auxiliar ter ou haver no Futuro do Pretrito simples do Indicativo e o principal no particpio, tendo o mesmo valor que o Futuro do Pretrito simples do Indicativo. Exemplos: Eu teria caminhado todos os dias desse ano, se no estivesse trabalhando tanto. Eu teria estudado no Maxi, se no me tivesse mudado de cidade. Eu teria confiado mais uma vez naquele amigo, se ele me tivesse prometido no mais me trair.

3.6.7 Futuro Composto do Subjuntivo a formao de locuo verbal com o auxiliar ter ou haver no Futuro do Subjuntivo simples e o principal no particpio, tendo o mesmo valor que o Futuro do Subjuntivo simples. Exemplos: Quando voc tiver terminado sua srie de exerccios, eu caminharei 6 Km. Observe algumas frases: Quando voc chegar minha casa, telefonarei a Osbirvnio. Quando voc chegar minha casa, j terei telefonado a Osbirvnio. Perceba que o significado totalmente diferente em ambas as frases apresentadas. No primeiro caso, esperarei "voc" praticar a sua ao para, depois, praticar a minha; no segundo, primeiro praticarei a minha. Por isso o uso do advrbio "j". Agora observe estas: Quando voc tiver terminado o trabalho, telefonarei a Osbirvnio. Quando voc tiver terminado o trabalho, j terei telefonado a Osbirvnio. Perceba que novamente o significado totalmente diferente em ambas as frases apresentadas. No primeiro caso, esperarei "voc" praticar a sua ao para, depois, praticar a minha; no segundo, primeiro praticarei a minha. Por isso o uso do advrbio "j".

13

3.6.8 Infinitivo Pessoal Composto a formao de locuo verbal com o auxiliar ter ou haver no Infinitivo Pessoal simples e o principal no particpio, indicando ao passada em relao ao momento da fala. Exemplos: Para voc ter comprado esse carro, necessitou de muito dinheiro.

3.7 As formas nominais So trs as chamadas formas nominais do verbo: Infinitivo - so as formas terminadas em ar, er ou ir; Gerndio - terminadas em ndo; e Particpio - terminadas em ado ou ido.

3.7.1 Infinitivo: So as formas terminadas em ar, er ou ir. O infinitivo forma nominal do verbo e pode apresentar-se flexionado e noflexionado. Ser denominado flexionado quando possuir desinncia verbal, que so as seguintes: -es, para a segunda pessoa do singular (tu), -mos, para a primeira pessoa do plural (ns), -des, para a segunda pessoa do plural (vs) e -em, para a terceira pessoa do plural (eles, elas, vocs). A primeira pessoa do singular (eu) e a terceira pessoa do singular (ele, ela, voc) so representadas pelo infinitivo no-flexionado. Por exemplo: Era para eu cantar Era para tu cantares Era para ele cantar Era para ns cantarmos Era para vs cantardes Era para eles cantarem O infinitivo flexionado, nas conjugaes dos verbos regulares, idntico ao futuro simples do subjuntivo. Este participa de oraes iniciadas pela conjuno se ou pela conjuno quando, indicando hiptese condicional ou temporal; aquele, de oraes iniciadas geralmente por preposio (a, de, para, por... ), indicando significado declarativo. Por exemplo: i) Infinitivo: Era para eles chegarem mais cedo. Ao nos aproximarmos da casa, percebemos que havia algum problema. Eles se preocuparam por no saberem o que estava acontecendo.

14

ii) Futuro do subjuntivo: Se eles chegarem mais cedo, participaro da abertura do evento. Quando nos aproximarmos da casa, saiam correndo.

iii) Infinitivo flexionado: a) Quando o sujeito for claro, ou seja, quando surgir escrito na mesma orao do verbo, o uso do infinitivo flexionado ser obrigatrio. Por exemplo: No necessrio vocs chegarem mais cedo. No mediremos esforos para vs serdes bem atendidos. Observao: Mesmo no sendo claro o sujeito, pode-se flexionar o infinitivo: (Perceba que a flexo deixa a frase mais elegante. Em alguns casos, se no houver a flexo, ocorrer ambiguidade) No necessrio chegarem mais cedo. Est na hora de comearmos o trabalho. (Se no houver a flexo ocorrer ambiguidade: Est na hora de comear o trabalho. Quem? eu, voc, ele, ns?)

b) Quando o sujeito do verbo no infinitivo for diferente do sujeito do verbo da outra orao, flexiona-se o infinitivo. Por exemplo: Meninos, (eu) vejo estarem (vocs) atrasados mais uma vez. (Eu) Falei a eles sobre a vontade de (ns) deixarmos o time. Observao: Se o sujeito do verbo no infinitivo for o mesmo do verbo da outra orao, a flexo do infinitivo no necessria. No , porm, proibida. Por exemplo: Deveremos reunir-nos hoje com eles para discutir (ns) os problemas da empresa. Deveremos reunir-nos hoje com eles para discutirmos os problemas da empresa. Convidei os alunos a entrar na sala. Convidei os alunos a entrarem na sala. Os escoteiros chamaram os chefes para discutir sobre o acampamento. Os escoteiros chamaram os chefes para discutirem sobre o acampamento.

iv) Usos do infinitivo no-flexionado:

15

a) Nas locues verbais: Os alunos querem sair mais cedo hoje. Eles no poderiam ter feito isso. b) Quando o sujeito do infinitivo for um pronome oblquo tono ou um substantivo no singular: Mandei-os sair de l. Mandaram-nos sair de l. Mandei o garoto sair de l.

c) Quando o sujeito do infinitivo for um substantivo no plural, pode-se usar tanto o infinitivo flexionado quanto o infinitivo no-flexionado: Mandei os garotos sair. Mandei os garotos sarem.

v) Quando o infinitivo no se referir a sujeito algum: Navegar preciso, viver no preciso.

vi) Quando, aps adjetivo, preceder o infinitivo de preposio: So casos difceis de solucionar.

vi) Quando der ao infinitivo valor de imperativo: Soldados, recuar!!

3.7.2 Gerndio: So as formas terminadas em ndo. O gerndio constitui uma orao subordinada de carter adverbial e, de certo modo, tambm possui uma funo adjetiva. Para ter um emprego claro, o gerndio deve estar o mais perto possvel do sujeito ao qual se refere. Por exemplo: Vi teu primo nadando no o mesmo que; nadando, vi teu primo. O gerndio classifica-se em: i) Gerndio modal: Chegou cantando. ii) Gerndio temporal: Indica contemporaneidade entre a ao expressa pelo verbo principal e o gerndio. Por exemplo: Vi Joo passeando. iii) Gerndio durativo: Ficou escrevendo sua redao. iv) Gerndio cuja ao imediatamente anterior do verbo principal: Levantando o peso, deixou-o cair sobre o p. v) Gerndio condicional: Tendo sido publicada a lei, obedea-se! vi) Gerndio causal: Conhecendo sua maneira de agir, no acreditei no que me disseram.

16

vii) Gerndio concessivo: Nevando muito, no iria festa. viii) Gerndio explicativo: Vendo que o leme no funcionava, o comandante chamou o mecnico. Observao: alguns empregos do gerndio devem ser evitados. a) Quando as aes expressas pelos dois verbos: gerndio e verbo principal no puderem ser simultneas Por exemplo: Chegou sentando-se. Machado de Assis nasceu no Aio, estudando com um amigo padre na infncia.

b) Quando o gerndio expressa qualidades e no comporta a ideia de contemporaneidade: Vi um jardim florescendo.

c) Quando a ao expressa pelo gerndio posterior do verbo principal: O assaltante fugiu, sendo detido duas horas depois. Seria melhor dizer - O assaltante fugiu e foi detido duas horas depois.

d) Quando o gerndio, copiando construo francesa (galicismo), passa a ter valor puramente de adjetivo: Viu uma caixa contendo... A construo mais adequada seria - Viu uma caixa que continha... Como regra geral, pode-se dizer que o gerndio est bem-empregado quando: h predominncia do carter verbal ou adverbial; carter durativo da ao est claro; - a ao expressa coexistente ou imediatamente anterior ao principal. O uso do gerndio ser to mais imprprio quanto mais se aproxime da funo adjetiva, ou da expresso de qualidades ou estados, ou quanto maior a distncia entre o tempo da ao expressa por ele e o tempo da ao do verbo principal.

3.7.3 Particpio: So as formas terminadas em ado ou ido. O particpio chamado assim por no apresentar nenhuma desinncia modotemporal ou nmero-pessoal. uma forma mais fixa, usada para todas as pessoas, e flexionando-se em gnero e nmero, assemelhando-se mais com um adjetivo do que com uma forma verbal. Mais um motivo para ser chamado de forma nominal. Exemplos:

17

Falar falado: A garota havia falado besteira no discurso. Caminhar caminhado: Ns j tnhamos caminhado pela manh. Morrer morrido: A sua me havia morrido h trs meses. Comer comido: O rapaz tinha comido tudo que restara. Partir partido: Ele tinha partido pela manh, cedinho, antes que todos acordassem. Sorrir sorrido: Embora estivesse triste, havia sorrido para mim com muita confiana. Como podemos observar nos exemplos, a principal funo do particpio expressar uma ao concluda, terminada. Porm, h muitos casos em que ele se assemelha com o adjetivo. Exemplos: O rapaz chegou em casa todo molhado. Aquela moa falada em toda a vizinhana. Os sapatos estavam jogados no canto da sala. Aquelas mulheres no eram amadas, mas maltratadas pelos maridos. 3.7.3.1 Particpio irregular verbos abundantes Verbos abundantes so aqueles que apresentam mais de uma forma verbal para expressar a mesma flexo. H muitos verbos que possuem duas formas de particpio: uma em ado ou ido regular, portanto; e outra reduzida, irregular. 1 conjugao Aceitar aceitado, aceito Entregar entregado, entregue Expressar expressado, expresso Expulsar expulsado, expulso Matar matado, morto Salvar salvado, salvo Soltar soltado, solto

2 conjugao Acender acendido, aceso Benzer benzido, bento Eleger elegido, eleito

18

Morrer morrido, morto Prender prendido, preso Romper rompido, roto Suspender suspendido, suspenso

3 conjugao Emergir emergido, imerso Exprimir exprimido, expresso Extinguir extinguido, extinto Frigir frigido, frito Imergir imergido, imerso Imprimir imprimido, impresso Inserir inserido, inserto Submergir submergido, submerso Tingir tingido, tinto

3.7.3.2 Verbos de um nico particpio irregular Abrir aberto Cobrir coberto Dizer dito Escrever escrito Fazer feito Pr posto Ver visto Vir vindo.

19

4.0 Classificaes dos verbos Os verbos classificam-se em: i) Verbos Regulares - so aqueles que no sofrem alteraes no radical. Exemplos: cantar, vender, partir. ii) Verbos Irregulares - so aqueles que sofrem pequenas alteraes no radical. Exemplos: fazer = fao, fazes; fiz, fizeste. iii) Verbos Anmalos - so aqueles que sofrem grandes alteraes no radical. Exemplos: ser = sou, , fui, era, serei. iv) Verbos Defectivos - so aqueles que no possuem conjugao completa. Exemplos: falir, reaver, precaver = no possuem as 1, 2 e 3 pessoa do presente do indicativo e o presente do subjuntivo inteiro. v) Verbos Abundantes - so aqueles que apresentam duas formas de mesmo valor. Geralmente ocorrem no particpio, que chamaremos de particpio regular, terminado em ado, -ido, usado na voz ativa, com o auxiliar ter ou haver, e particpio irregular, com outra terminao diferente, usado na voz passiva, com o auxiliar ser ou estar. Exemplos de verbos abundantes: Infinitivo Part.Regular Part.Irregular aceitar acender eleger entregar enxugar expulsar imprimir limpar murchar tingir Aceitado Acendido Elegido Entregado Enxugado expulsado imprimido Limpado murchado Tingido Aceito Aceso Contuso Eleito Entregue Enxuto Expulso Impresso Limpo Murcho Suspenso Tinto

contundir contundido

suspender suspendido

Observao: Os verbos abrir, cobrir, dizer, escrever, fazer, pr, ver e vir s possuem o particpio irregular aberto, coberto, dito, escrito, feito, posto, visto e vindo. Os particpios regulares gastado, ganhado e pagado esto caindo ao desuso, sendo substitudos pelos irregulares gasto, ganho e pago.

20

4.1 Formao dos tempos simples

4.1.1 Tempos derivados do Presente do Indicativo O Presente do Indicativo forma o Presente do Subjuntivo e o modo Imperativo.

4.1.1.1 O Presente do Subjuntivo obtido pela eliminao da desinncia -o da primeira pessoa do singular do presente do indicativo (eu). Aos verbos de 1 conjugao, acrescenta-se -e; aos de 2 e 3, -a, acrescentando-se, ainda, as mesmas desinncias do Presente do Subjuntivo para os verbos regulares ( - / s / - / mos / is / m). Por exemplo, veja a conjugao dos verbos cantar, vender e sorrir. Eu canto (- o + e) = que eu cante, tu cantes, ele cante, ns cantemos, vs canteis, eles cantem. Eu vendo (- o + a) = que eu venda, tu vendas, ele venda, ns vendamos, vs vendais, eles vendam. Eu sorrio (-o + a) = que eu sorria, tu sorrias, ele sorria, ns sorriamos, vs sorriais, eles sorriam. Excees: querer = Eu quero / queira, queiras, queira, queiramos, queirais, queiram. ir = Eu vou / v, vs, v, vamos, vades, vo. saber = Eu sei / saiba, saibas, saiba, saibamos, saibais, saibam. ser = Eu sou / seja, sejas, seja, sejamos, sejais, sejam. haver = Eu hei / haja, hajas, haja, hajamos, hajais, hajam.

4.1.1.2 O Imperativo Afirmativo provm tanto do Presente do Indicativo, quando do Presente do Subjuntivo. Tu e vs provm do Presente do Indicativo, sem a desinncia s; voc, ns e vocs provm do Presente do Subjuntivo. Por exemplo, veja a conjugao do verbo cantar. a) Presente do indicativo: Eu canto, tu cantas, ele canta, ns cantamos, vs cantais, eles cantam. b) Presente do Subjuntivo: Que eu cante, tu cantes, ele cante, ns cantemos, vs canteis, eles cantem.

21

c) Imperativo Afirmativo: Canta tu, cante voc, cantemos ns, cantai vs, cantem vocs. Exceo: Ser = s tu, seja voc, sejamos ns, sede vs, sejam vocs.

4.1.1.3 O Imperativo Negativo provm do Presente do Subjuntivo. Por exemplo, veja a conjugao do verbo cantar: No cantes tu, no cante voc, no cantemos ns, no canteis vs, no cantem vocs.

4.1.2 Tempos derivados do Pretrito Perfeito do Indicativo O Pretrito Perfeito do Indicativo forma o Pretrito Mais-que-perfeito do Indicativo, o Futuro do Subjuntivo e o Pretrito Imperfeito do Subjuntivo.

4.1.2.1 Pretrito Mais-que-perfeito do Indicativo obtido pela eliminao da desinncia -m da terceira pessoa do plural do pretrito perfeito do indicativo (eles), acrescentando-se as mesmas desinncias nmero-pessoais para os verbos regulares ( - / s / / mos / is / m). Na segunda pessoa do plural (vs), troca-se o -a por -e. Por exemplo, veja a conjugao dos verbos cantar, vender e sorrir: Eles cantaram - m = eu cantara, tu cantaras, ele cantara, ns cantramos, vs cantareis, eles cantaram Eles venderam - m = eu vendera, tu venderas, ele vendera, ns vendramos, vs vendreis, eles venderam Eles sorriram - m = eu sorrira, tu sorriras, ele sorrira, ns sorrramos, vs sorrreis, eles sorriram.

4.1.2.2 O Futuro do Subjuntivo obtido pela eliminao da desinncia -am da terceira pessoa do plural do pretrito perfeito do indicativo (eles), acrescentando-se as mesmas desinncias nmero-pessoais para os verbos regulares ( - / es / - / mos / des / em). O Futuro do Subjuntivo sempre iniciado pelas conjunes quando ou se. Por exemplo, veja a conjugao dos verbos cantar, vender e sorrir.

22

Eles cantaram - am = quando eu cantar, tu cantares, ele cantar, ns cantarmos, vs cantardes, eles cantarem. Eles venderam - am = quando eu vender, tu venderes, ele vender, ns vendermos, vs venderdes, eles venderem. Eles sorriram - am = quando eu sorrir, tu sorrires, ele sorrir, ns sorrirmos, vs sorrirdes, eles sorrirem.

4.1.2.3 O Pretrito Imperfeito do Subjuntivo obtido pela eliminao da desinncia -ram da terceira pessoa do plural do pretrito perfeito do indicativo (eles), acrescentando-se a desinncia do Pretrito Imperfeito do Subjuntivo -sse e as mesmas desinncias nmero-pessoais para os verbos regulares ( - / s / - / mos / is / m). O Pretrito Imperfeito do Subjuntivo sempre iniciado pelas conjunes caso ou se. Por exemplo, veja a conjugao dos verbos cantar, vender e sorrir. Eles cantaram - ram + sse = se eu cantasse, tu cantasses, ele cantasse, ns cantssemos, vs cantsseis, eles cantassem. Eles venderam - ram + sse = se eu vendesse, se tu vendesses, se ele vendesse, se ns vendssemos, se vs vendsseis, se eles vendessem. Eles sorriram - ram + sse = se eu sorrisse, se tu sorrisses, se ele sorrisse, se ns sorrssemos, se vs sorrsseis, se eles sorrissem.

4.1.3 Tempos derivados do Infinitivo Impessoal O Infinitivo Impessoal forma o Futuro do Presente do Indicativo, o Futuro do Pretrito do Indicativo e o Pretrito Imperfeito do Indicativo.

4.1.3.1 O Futuro do Presente do Indicativo obtido pelo acrscimo ao infinitivo das desinncias -ei / s / / emos / eis / o. Por exemplo, veja a conjugao dos verbos cantar, vender e sorrir: Cantar = eu cantarei, tu cantars, ele cantar, ns cantaremos, vs cantareis, eles cantaro. Vender = eu venderei, tu venders, ele vender, ns venderemos, vs vendereis, eles vendero.

23

Sorrir = eu sorrirei, tu sorrirs, ele sorrir, ns sorriremos, vs sorrireis, eles sorriro.

4.1.3.2 O Futuro do Pretrito do Indicativo obtido pelo acrscimo ao infinitivo das desinncias -ia / ias / ia / amos / eis / iam. Por exemplo, veja a conjugao dos verbos cantar, vender e sorrir: Cantar = eu cantaria, tu cantarias, ele cantaria, ns cantaramos, vs cantareis, eles cantariam. Vender = eu venderia, tu venderias, ele venderia, ns venderamos, vs vendereis, eles venderiam. Sorrir = eu sorriria, tu sorririas, ele sorriria, ns sorriramos, vs sorrireis, eles sorriram. Excees: Os verbos fazer, dizer e trazer so conjugados no Futuro do Presente e no Futuro do Pretrito, seguindo-se as mesmas regras acima, porm sem as letras ze, sendo estruturados, ento, assim: far, dir, trar. Fazer = eu farei, tu fars, ele far, ns faremos, vs fareis, eles faro. Dizer = eu diria, tu dirias, ele diria, ns diramos, vs direis, eles diriam. Trazer = eu trarei, tu trars, ele trar, ns traremos, vs trareis, eles traro.

4.1.3.3 O Infinitivo Impessoal forma o Futuro do Presente do Indicativo, o Futuro do Pretrito do Indicativo e o Pretrito Imperfeito do Indicativo.

4.1.3.4 O Pretrito Imperfeito do Indicativo obtido pela eliminao da terminao verbal -ar, -er, -ir do Infinito Impessoal, acrescentando-se a desinncia -avapara os verbos terminados em -ar e a desinncia -ia- para os verbos terminados em -er e -ir e, depois, as mesmas desinncias nmero-pessoais para os verbos regulares ( - / s / - / mos / is / m). Na segunda pessoa do plural (vs), troca-se o -a por -e. Cantar - ar + ava = eu cantava, tu cantavas, ele cantava, ns cantvamos, vs cantveis, eles cantavam. Vender - er + ia = eu vendia, tu vendias, ele vendia, ns vendamos, vs vendeis, eles vendiam.

24

Sorrir - ir + ia = eu sorria, tu sorrias, ele sorria, ns sorramosmos, vs sorreis, eles sorriam. Os verbos que no seguem as regras acima so ter, pr, vir e ser. Ter = tinha, tinhas, tinha, tnhamos, tnheis, tinham. Pr = punha, punhas, punha, pnhamos, pnheis, punham. Vir = vinha, vinhas, vinha, vnhamos, vnheis, vinham. Ser = era, eras, era, ramos, reis, eram

4.2 Verbos notveis Antes de estudar alguns verbos notveis da lngua portuguesa, importante apontar a existncia de dois nomes, em relao aos verbos: as formas rizotnica e arrizotnica. Formas Rizotnicas so as estruturas verbais com a slaba tnica dentro do radical. So elas: eu, tu, ele e eles do presente do indicativo, eu, tu, ele e eles do presente do subjuntivo, tu, voc e vocs do imperativo afirmativo e tu, voc e vocs do imperativo negativo. Por outro lado a Formas Arrizotnicas so as estruturas verbais com a slaba tnica fora do radical. Ou seja, so todas as outras estruturas verbais, com exceo das rizotnicas.

4.2.1 Aguar: Verbo regular da 1 conjugao. Como ele, conjugam-se enxaguar e desaguar. Recebem acento agudo no primeiro a das formas rizotnicas e trema em todas as estruturas que tenham a desinncia e. Presente do Indicativo Presente do Subjuntivo Imperativo Afirmativo Imperativo Negativo Pretrito Perfeito do Ind. Pretrito Mais-que-perfeito do Ind. Futuro do Subj. Pretrito Imperfeito do Subj. Futuro do Presente guo, guas, gua, aguamos, aguais, guam. gue, gues, gue, aguemos, agueis, guem. gua, gue, aguemos, aguai, guem. no gues, no gue, no aguemos, no agueis, no guem. aguei, aguaste, aguou, aguamos, aguastes, aguaram. aguara, aguaras, aguara, aguramos, agureis, aguaram. aguar, aguares, aguar, aguarmos, aguardes, aguarem. aguasse, aguasses, aguasse, agussemos, agusseis, aguassem. aguarei, aguars, aguar, aguaremos, aguareis,

25

aguaro. Futuro do Pretrito Infinitivo Pessoal Pretrito Imperfeito do Ind. Formas Nominais aguaria, aguarias, aguaria, aguaramos, aguareis, aguariam. aguar, aguares, aguar, aguarmos, aguardes, aguarem. aguava, aguavas, aguava, aguvamos, aguveis, aguavam. aguar, aguando, aguado.

4.2.2 Apaziguar: Verbo regular da 1 conjugao. Como ele, conjugam-se averiguar e obliquar (caminhar obliquamente, de travs; proceder com dissimulao; tergiversar. Recebem acento agudo no u das formas rizotnicas que tenham a desinncia e e trema no u das formas arrizotnicas que tambm tenham a desinncia e. As formas rizotnicas so pronunciadas apazigu-o, apazigu-as... Presente do Indicativo Presente do Subjuntivo Imperativo Afirmativo Imperativo Negativo Pretrito Perfeito do Ind. Pretrito Mais-queperfeito do Ind. Futuro do Subj. Pretrito Imperfeito do Subj. Futuro do Presente Futuro do Pretrito Infinitivo Pessoal Pretrito Imperfeito do Ind. Formas Nominais apaziguo, apaziguas, apazigua, apaziguamos, apaziguais, apaziguam. apazige, apaziges, apazige, apaziguemos, apazigueis, apazigem. apazigua, apazige, apaziguemos, apaziguai, apazigem. no apaziges, no apazige, no apaziguemos, no apazigueis, no apazigem. apaziguei, apaziguaste, apaziguou, apaziguamos, apaziguastes, apaziguaram. apaziguara, apaziguaras, apaziguara, apaziguramos, apazigureis, apaziguaram. apaziguar, apaziguares, apaziguar, apaziguarmos, apaziguardes, apaziguarem. apaziguasse, apaziguasses, apaziguasse, apazigussemos, apazigusseis, apaziguassem. apaziguarei, apaziguars, apaziguar, apaziguaremos, apaziguareis, apaziguaro. apaziguaria, apaziguarias, apaziguaria, apaziguaramos, apaziguareis, apaziguariam. apaziguar, apaziguares, apaziguar, apaziguarmos, apaziguardes, apaziguarem. apaziguava, apaziguavas, apaziguava, apaziguvamos, apaziguveis, apaziguavam. apaziguar, apaziguando, apaziguado.

26

4.2.3 Arguir: Verbo irregular da 3 conjugao que significa repreender, censurar, criminar, verberar, condenar com argumentos ou razes; revelar, inculcar, demonstrar; examinar questionando ou interrogando. Como ele, conjuga-se redarguir. Recebem acento agudo no u das formas rizotnicas que tenham a desinncia e ou i e trema no u das formas arrizotnicas que tambm tenham a desinncia e ou i. As formas rizotnicas so pronunciadas argu-o, arg-is... Presente do Indicativo Presente do Subjuntivo Imperativo Afirmativo Imperativo Negativo Pretrito Perfeito do Ind. arguo, arguis, argui, arguimos, arguis, arguem. argua, arguas, argua, arguamos, arguais, arguam. argui, argua, arguamos, argui, arguam. no arguas, no argua, no arguamos, no arguais, no arguam. argui, arguiste, arguiu, arguimos, arguistes, arguiram.

Pretrito Mais-que-perfeito do arguira, arguiras, arguira, arguramos, argureis, Ind. arguiram. Futuro do Subj. Pretrito Imperfeito do Subj. Futuro do Presente Futuro do Pretrito Infinitivo Pessoal Pretrito Imperfeito do Ind. Formas Nominais arguir, arguires, arguir, arguirmos, arguirdes, arguirem. arguisse, arguisses, arguisse, argussemos, argusseis, arguissem. arguirei, arguirs, arguir, arguiremos, arguireis, arguiro. arguiria, arguirias, arguiria, arguiramos, arguireis, arguiriam. arguir, arguires, arguir, arguirmos, arguirdes, arguirem. arguia, arguias, arguia, arguamos, argueis, arguiam. arguir, arguindo, arguido.

4.2.4 Arrear: Verbo irregular da 1 conjugao. Significa pr arreio. Como ele, conjugam-se todos os verbos terminados em -ear. Variam no radical, que recebe um i nas formas rizotnicas. Presente do Indicativo Presente do Subjuntivo Imperativo Afirmativo Imperativo Negativo Pretrito Perfeito do Ind. arreio, arreias, arreia, arreamos, arreais, arreiam. arreie, arreies, arreie, arreemos, arreeis, arreiem. arreia, arreie, arreemos, arreai, arreiem. no arreies, no arreie, no arreemos, no arreeis, no arreiem. arreei, arreaste, arreou, arreamos, arreastes, arrearam.

Pretrito Mais-que-perfeito do arreara, arrearas, arreara, arreramos, arrereis, Ind. arrearam.

27

Futuro do Subj. Pretrito Imperfeito do Subj. Futuro do Presente Futuro do Pretrito Infinitivo Pessoal Pretrito Imperfeito do Ind. Formas Nominais

arrear, arreares, arrear, arrearmos, arreardes, arrearem. arreasse, arreasses, arreasse, arressemos, arresseis, arreassem. arrearei, arrears, arrear, arrearemos, arreareis, arrearo. arrearia, arrearias, arrearia, arrearamos, arreareis, arreariam. arrear, arreares, arrear, arrearmos, arreardes, arrearem. arreava, arreavas, arreava, arrevamos, arreveis, arreavam. arrear, arreando, arreado.

4.2.5 Arriar: Verbo regular da 1 conjugao. Significa fazer descer. Como ele, conjugam-se todos os verbos terminados em -iar, menos mediar, ansiar, remediar, incendiar e odiar. Presente do Indicativo Presente do Subjuntivo Imperativo Afirmativo Imperativo Negativo Pretrito Perfeito do Ind. Pretrito Mais-que-perfeito do Ind. Futuro do Subj. Pretrito Imperfeito do Subj. Futuro do Presente Futuro do Pretrito Infinitivo Pessoal Pretrito Imperfeito do Ind. Formas Nominais arrio, arrias, arria, arriamos, arriais, arriam. arrie, arries, arrie, arriemos, arrieis, arriem. arria, arrie, arriemos, arriai, arriem. no arries, no arrie, no arriemos, no arrieis, no arriem. arriei, arriaste, arriou, arriamos, arriastes, arriaram. arriara, arriaras, arriara, arriramos, arrireis, arriaram. arriar, arriares, arriar, arriarmos, arriardes, arriarem. arriasse, arriasses, arriasse, arrissemos, arrisseis, arriassem. arriarei, arriars, arriar, arriaremos, arriareis, arriaro. arriaria, arriarias, arriaria, arriaramos, arriareis, arriariam. arriar, arriares, arriar, arriarmos, arriardes, arriarem. arriava, arriavas, arriava, arrivamos, arriveis, arriavam. arriar, arriando, arriado.

4.2.6 Ansiar: Verbo irregular da 1 conjugao. Como ele, conjugam-se mediar, remediar, incendiar e odiar. Variam no radical, que recebe um e nas formas rizotnicas.

28

Presente do Indicativo Presente do Subjuntivo Imperativo Afirmativo Imperativo Negativo Pretrito Perfeito do Ind.

anseio, anseias, anseia, ansiamos, ansiais, anseiam. anseie, anseies, anseie, ansiemos, ansieis, anseiem. anseia, anseie, ansiemos, ansiai, anseiem. no anseies, no anseie, no ansiemos, no ansieis, no anseiem. ansiei, ansiaste, ansiou, ansiamos, ansiastes, ansiaram.

Pretrito Mais-que-perfeito do ansiara, ansiaras, ansiara, ansiramos, ansireis, Ind. ansiaram. Futuro do Subj. Pretrito Imperfeito do Subj. Futuro do Presente Futuro do Pretrito Infinitivo Pessoal Pretrito Imperfeito do Ind. Formas Nominais ansiar, ansiares, ansiar, ansiarmos, ansiardes, ansiarem. ansiasse, ansiasses, ansiasse, ansissemos, ansisseis, ansiassem. ansiarei, ansiars, ansiar, ansiaremos, ansiareis, ansiaro. ansiaria, ansiarias, ansiaria, ansiaramos, ansiareis, ansiariam. ansiar, ansiares, ansiar, ansiarmos, ansiardes, ansiarem. ansiava, ansiavas, ansiava, ansivamos, ansiveis, ansiavam. ansiar, ansiando, ansiado.

4.2.7 Haver: Verbo irregular da 2 conjugao. Varia no radical e nas desinncias. Presente do Indicativo Presente do Subjuntivo Imperativo Afirmativo Imperativo Negativo Pretrito Perfeito do Ind. Pretrito Mais-que-perfeito do Ind. Futuro do Subj. Pretrito Imperfeito do Subj. Futuro do Presente Futuro do Pretrito Infinitivo Pessoal Pretrito Imperfeito do Ind. Formas Nominais hei, hs, h, havemos, haveis, ho. haja, hajas, haja, hajamos, hajais, hajam. h, haja, hajamos, havei, hajam. no hajas, no haja, no hajamos, no hajais, no hajam. houve, houveste, houve, houvemos, houvestes, houveram. houvera, houveras, houvera, houvramos, houvreis, houveram. houver, houveres, houver, houvermos, houverdes, houverem. houvesse, houvesses, houvesse, houvssemos, houvsseis, houvessem. haverei, havers, haver, haveremos, havereis, havero. haveria, haverias, haveria, haveramos, havereis, haveriam. haver, haveres, haver, havermos, haverdes, haverem. havia, havias, havia, havamos, haveis, haviam. haver, havendo, havido.

29

4.2.8 Reaver: Verbo defectivo da 2 conjugao. Faltam-lhe as formas rizotnicas e derivadas. As formas no existentes devem ser substitudas pelas do verbo recuperar. Presente do Indicativo Presente do Subjuntivo Imperativo Afirmativo Imperativo Negativo Pretrito Perfeito do Ind. Pretrito Mais-que-perfeito do Ind. Futuro do Subj. Pretrito Imperfeito do Subj. Futuro do Presente Futuro do Pretrito Infinitivo Pessoal Pretrito Imperfeito do Ind. Formas Nominais ///, ///, ///, reavemos, reaveis, ///. ///, ///, ///, ///, ///, ///. ///, ///, ///, reavei vs, ///. ///, ///, ///, ///, ///. reouve, reouveste, reouve, reouvemos, reouvestes, reouveram. reouvera, reouveras, reouvera, reouvramos, reouvreis, reouveram. reouver, reouveres, reouver, reouvermos, reouverdes, reouverem. reouvesse, reouvesses, reouvesse, reouvssemos, reouvsseis, reouvessem. reaverei, reavers, reaver, reaveremos, reavereis, reavero. reaveria, reaverias, reaveria, reaveramos, reavereis, reaveriam. reaver, reaveres, reaver, reavermos, reaverdes, reaverem. reavia, reavias, reavia, reavamos, reaveis, reaviam. reaver, reavendo, reavido.

4.2.9 Precaver: Verbo defectivo da 2 conjugao, quase sempre usado pronominalmente (precaver-se). Faltam-lhe as formas rizotnicas e derivadas. As formas no existentes devem ser substitudas pelas dos verbos acautelar-se, prevenir-se. As formas existentes so conjugadas regularmente, ou seja, seguem a conjugao de qualquer verbo regular terminado em -er, como escrever. Presente do Indicativo Presente do Subjuntivo Imperativo Afirmativo Imperativo Negativo Pretrito Perfeito do Ind. ///, ///, ///, precavemos, precaveis, ///. ///, ///, ///, ///, ///, ///. ///, ///, ///, precavei vs, ///. ///, ///, ///, ///, ///. precavi, precaveste, precaveu, precavemos, precavestes, precaveram.

Pretrito Mais-que-perfeito precavera, precavera, precavera, precavramos, precavreis, do Ind. precaveram. Futuro do Subj. precaver, precaveres, precaver, precavermos, precaverdes,

30

precaverem. Pretrito Imperfeito do Subj. Futuro do Presente Futuro do Pretrito Infinitivo Pessoal Pretrito Imperfeito do Ind. Formas Nominais precavesse, precavesses, precavesse, precavssemos, precavsseis, precavessem. precaverei, precavers, precaver, precaveremos, precavereis, precavero. precaveria, precaverias, precaveria, precaveramos, precavereis, precaveriam. precaver, precaveres, precaver, precavermos, precaverdes, precaverem. precavia, precavias, precavia, precavamos, precaveis, precaviam. precaver, precavendo, precavido.

4.2.10 Prover: Verbo irregular da 2 conjugao que significa abastecer. Varia nas desinncias. No presente do indicativo, no presente do subjuntivo, no imperativo afirmativo e no imperativo negativo tem conjugao idntica do verbo ver; no restante dos tempos, tem conjugao regular, ou seja, segue a conjugao de qualquer verbo regular terminado em -er, como escrever. Presente do Indicativo Presente do Subjuntivo Imperativo Afirmativo Imperativo Negativo Pretrito Perfeito do Ind. Pretrito Mais-que-perfeito do Ind. Futuro do Subj. Pretrito Imperfeito do Subj. Futuro do Presente Futuro do Pretrito Infinitivo Pessoal Pretrito Imperfeito do Ind. Formas Nominais provejo, provs, prov, provemos, provedes, proveem. proveja, provejas, proveja, provejamos, provejais, provejam. prov, proveja, provejamos, provede, provejam. no provejas, no proveja, no provejamos, no provejais, no provejam. provi, proveste, proveu, provemos, provestes, proveram. provera, proveras, provera, provramos, provreis, proveram. prover, proveres, prover, provermos, proverdes, proverem. provesse, provesses, provesse, provssemos, provsseis, provessem. proverei, provers, prover, proveremos, provereis, provero. proveria, proverias, proveria, proveramos, provereis, proveriam. prover, proveres, prover, provermos, proverdes, proverem. provia, provias, provia, provamos, proveis, proviam. prover, provendo, provido.

31

4.2.11 Requerer: Verbo irregular da 2 conjugao que significa pedir, solicitar, por meio de requerimento. Varia no radical. No presente do indicativo, no presente do subjuntivo, no imperativo afirmativo e no imperativo negativo tem conjugao idntica do verbo querer, com exceo da 1 pessoa do singular do presente do indicativo (eu requeiro); no restante dos tempos, tem conjugao regular, ou seja, segue a conjugao de qualquer verbo regular terminado em -er, como escrever. Presente do Indicativo Presente do Subjuntivo Imperativo Afirmativo Imperativo Negativo Pretrito Perfeito do Ind. requeiro, requeres, requer, requeremos, requereis, requerem. requeira, requeiras, requeira, requeiramos, requeirais, requeiram. requere, requeira, requeiramos, requerei, requeiram. no requeiras, no requeira, no requeiramos, no requeirais, no requeiram. requeri, requereste, requereu, requeremos, requerestes, requereram.

Pretrito Mais-que-perfeito requerera, requereras, requerera, requerramos, do Ind. requerreis, requereram. Futuro do Subj. Pretrito Imperfeito do Subj. Futuro do Presente Futuro do Pretrito Infinitivo Pessoal Pretrito Imperfeito do Ind. Formas Nominais requerer, requereres, requerer, requerermos, requererdes, requererem. requeresse, requeresses, requeresse, requerssemos, requersseis, requeressem. requererei, requerers, requerer, requereremos, requerereis, requerero. requereria, requererias, requereria, requereramos, requerereis, requereriam. requerer, requereres, requerer, requerermos, requererdes, requererem. requeria, requerias, requeria, requeramos, requereis, requeriam. requerer, requerendo, requerido.

4.3 Verbos Defectivos 4.3.1 Colorir: Verbo defectivo, da 3 conjugao. Faltam-lhe a 1 pessoa do singular do Presente do Indicativo e as formas derivadas dela. Como ele, conjugam-se os verbos abolir, aturdir (atordoar), brandir (acenar, agitar a mo), banir, carpir, delir (apagar), demolir, exaurir (esgotar, ressecar), explodir, fremir (gemer), haurir (beber,

32

sorver), delinquir, extorquir, puir (desgastar, polir), ruir, retorquir (replicar, contrapor), latir, urgir (ser urgente), tinir (soar), pascer (pastar). Presente do Indicativo Presente do Subjuntivo Imperativo Afirmativo Imperativo Negativo Pretrito Perfeito do Ind. ///, colores, colore, colorimos, coloris, colorem. ///, ///, ///, ///, ///, ///. colore, ///, ///, colori, ///. ///, ///, ///, ///, ///, ///. colori, coloriste, coloriu, colorimos, coloris, coloriram.

Pretrito Mais-que-perfeito do colorira, coloriras, colorira, colorramos, colorreis, Ind. coloriram. Futuro do Subj. Pretrito Imperfeito do Subj. Futuro do Presente Futuro do Pretrito Infinitivo Pessoal Pretrito Imperfeito do Ind. Formas Nominais colorir, colorires, colorir, colorirmos, colorirdes, colorirem. colorisse, colorisses, colorisse, colorssemos, colorsseis, colorissem. colorirei, colorirs, colorir, coloriremos, colorireis, coloriro. coloriria, coloririas, coloriria, coloriramos, colorireis, coloririam. colorir, colorires, colorir, colorirmos, colorirdes, colorirem. coloria, colorias, coloria, coloramos, coloreis, coloriam. colorir, colorindo, colorido.

4.3.2 Falir: Verbo defectivo, da 3 conjugao. Faltam-lhe as formas rizotnicas do Presente do Indicativo e as formas delas derivadas. Como ele, conjugam-se aguerrir (tornar valoroso), adequar, combalir (tornar debilitado), embair (enganar), empedernir (petrificar, endurecer), esbaforir-se, espavorir, foragir-se, remir (adquirir de novo, salvar, reparar, indenizar, recuperar-se de uma falha), renhir (disputar), transir (trespassar, penetrar). Presente do Indicativo Presente do Subjuntivo Imperativo Afirmativo Imperativo Negativo Pretrito Perfeito do Ind. Futuro do Subj. Pretrito Imperfeito do Subj. ///, ///, ///, falimos, falis, ///. ///, ///, ///, ///, ///, ///. ///, ///, ///, fali, ///. ///, ///, ///, ///, ///, ///. fali, faliste, faliu, falimos, falistes, faliram. falir, falires, falir, falirmos, falirdes, falirem. falisse, falisses, falisse, falssemos, falsseis, falissem.

Pretrito Mais-que-perfeito do Ind. falira, faliras, falira, falramos, falreis, faliram.

33

Futuro do Presente Futuro do Pretrito Infinitivo Pessoal Pretrito Imperfeito do Ind. Formas Nominais

falirei, falirs, falir, faliremos, falireis, faliro. faliria, falirias, faliria, faliramos, falireis, faliriam. falir, falires, falir, falirmos, falirdes, falirem. falia, falias, falia, falamos, faleis, faliam. falir, falindo, falido.

Nota: O verbo adequar, diferentemente de todos os outros defectivos nas formas rizotnicas, conjugado no Presente do Subjuntivo nas duas primeiras pessoas do plural, ou seja: que ns adequemos, que vs adequeis, consequentemente o Imperativo Afirmativo tambm conjugado de modo diferente: adequemos ns, adequai vs.

34

5.0 Concluso

Mediante o manuseio das gramticas citadas e da coleta das informaes, os subsdios nos identificam a importncia do aprimoramento da lngua, sobretudo na forma escrita, reforando a posio inicial, de que a busca contnua, e carece de uma aprendizagem constante dentro da nossa lngua. Analisando o material coletado, observamos que um emaranhado de regras e excees, que so tantas, que se transformam em complicadas outras regras, dificultando o domnio pleno da lngua. Mas isto, infelizmente, no afasta o fato de que os verbos tem grande importncia na escrita, pois se usados de forma incorreta podem mudar o sentido da frase ou at mesmo o tipo de linguagem, tendo em vista que um verbo mal empregado pode fazer um texto formal parecer algo informal, e muitas vezes, qui incompreensvel, e ou com sentido diametralmente diverso do que pretendia o autor. No desenvolvimento deste trabalho, constatamos que, referente ao estudo do verbo, mais fcil reconhec-lo do que defini-lo. Verbo a nica classe de palavra varivel em tempo, modo, pessoa e nmero. Isso nos ajuda a identific-lo, pois enquanto outras palavras no podem ser conjugadas, o verbo pode: Eu escrevo, eu escrevi, ele escreve, ele escreveu, etc. Alm disso, o verbo expressa ao, estado. E no s isso. Pode expressar o resultado de uma ao. O verbo tambm essencial para a ao. No existe orao sem verbo e, s vezes, basta o verbo para que a orao esteja completa. Assim, para falar e escrever corretamente, preciso estudar a Gramtica, e no somente os verbos. No fcil estudar a Gramtica, j que suas regras so muitas e nem sempre precisas. Portanto foi muito importante, valeu o esforo que aps tantos anos, desde a concluso do ensino mdio em 1981, nunca mais havia estudado verbos e ou qualquer outra regra gramatical.

35

6.0 Referncias bibliogrficas

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novssima Gramtica da Lngua Portuguesa. 46ed. So Paulo: Nacional, 2005. ERNANI, Terra. Curso prtico de gramtica. So Paulo: Scipione, 2006. FERREIRA, Delson Gonalves. Curso Champagnat - Apontamentos de uma aula em 1959. Disponvel em: http://www.brazilianportugues.com/index.php?idcanal=120. Acesso em: 6 de set. 2011. MESQUITA, Roberto Melo. Gramtica de Lngua Portuguesa. 8 Edio. Editora Saraiva. So Paulo SP. 2002. SACCONI, L. Antonio. Nossa Gramtica Completa SACCONI 29 ed. So Paulo: Nova Gerao, 2008.

Vous aimerez peut-être aussi