Vous êtes sur la page 1sur 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARING PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS DA EDUCAO CURSO DE PEDAGOGIA - MODALIDADE DE EDUCAO A DISTNCIA

Disciplina: Gesto Educacional Professores: Darlene Novacov Bogatschov e Gislaine Valadares de Godoy Acadmica: Patrcia Maria Garcia Alencar

ATIVIDADE ESCRITA 1. O captulo 2 intitulado Polticas Pblicas para Educao Bsica apresenta as polticas pblicas para educao bsica e os novos padres de gesto da escola a partir do processo de reestruturao do capitalismo. Para tanto destaca os elementos constitutivos na legislao e planos para a educao no Brasil e a influncia do carter gerencial na gesto educacional. Com base nestas questes analise o Plano Nacional de Educao (PNE) de 2001 e faa uma sistematizao deste documento explicitando as novas formas de gesto na educao brasileira. 2. O captulo 5 intitulado O pedagogo gestor na educao bsica tem como objetivo discutir a organizao democrtica da escola e suas implicaes para o trabalho do pedagogo; suscitando assim, algumas questes para pensarmos a atuao desse profissional na educao bsica brasileira. A partir destas consideraes defina as atribuies do pedagogo na organizao do trabalho pedaggico na perspectiva da gesto democrtica bem como os entraves de trabalhos relacionados gesto. Desde a dcada de 90 temos percebido transformaes substanciais no contexto econmico, poltico e social que tem permeado inmeras mudanas no mbito educacional. Com a transformao dos modelos econmicos e com a emergncia do Neoliberalismo temos percebido que os moldes de gesto empresarial foram transferidos para o contexto da escola e que esses novos modelos culminaram tambm na mudana dos papis dos sujeitos que esto presentes no ambiente escolar. Uma dessas mudanas est ligada a funo do pedagogo que at alguns anos atrs ainda no tinha sua funo muito bem delimitada neste contexto. Com a emergncia da gesto democrtica vemos que esse profissional hoje est muito mais prximo do contexto pedaggico da escola do que das funes disciplinadoras como era visto anteriormente.

Sobre essa funo, Pires e Bastos (2007, p. 06) explicam que A Resoluo CFE n. 2/1969 determinava que a formao destes especialistas estaria direcionada para as atividades de orientao e superviso. Nesse sentido Godoy (2011, s.p.) afirma que o profissional incumbido da superviso educacional procurava dar suporte pedaggico para o desenvolvimento e encaminhamento dos professores em sala de aula e aqueles encarregados da orientao educacional deveriam desenvolver o trabalho direto com o aluno, fazendo a mediao entre aluno professor, atendendo pais e identificando as dificuldades, bem como traando as metas para a superao dessas dificuldades. Deste modo percebemos que o trabalho deste profissional encontrava-se mais diretamente ligado somente as questes pedaggicas demarcadas no ambiente escolar. Mas a partir de 2006 como cita Godoy (2011 s.p.) o estado do Paran props as Diretrizes Curriculares para o curso de Pedagogia e assim surge o eixo Gesto, como mais uma possvel atribuio referente a funo do pedagogo, tornando ento necessrio propiciar a este profissional um entendimento de seu novo papel em relao e gesto democrtica no ambiente educacional. Na atualidade, o pedagogo tem a misso de promover o trabalho coletivo no ambiente escolar, mas dentre essa atribuio bastante ampla esto uma srie de aes que devem reger a funo de professor-pedagogo na contemporaneidade, como atuar na coordenao e construo coletiva do Projeto Poltico Pedaggico da escola, mas no sem acompanhar tambm a efetivao do PPP como um documento que apresenta todas as demarcaes pedaggicas e instrucionais dentro do ambiente educacional. Tambm uma funo do pedagogo atuar na elaborao e efetivao do Plano de Ao da Escola e coordenar a construo coletiva e posterior efetivao da Proposta Pedaggica Curricular da escola a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais e Estaduais, em nosso caso, a SEED/PR. A principal atribuio do pedagogo a de sistematizar, junto comunidade escolar e seguindo os princpios da gesto democrtica, as aes que levem efetivao do processo ensino e aprendizagem, de modo a garantir o atendimento s necessidades do aluno. Como j citado acima, todas as aes que permeiam a escola devem ser uma construo coletiva onde toda a comunidade escolar deve atuar pois, de acordo com Carbello, (2010, p.105) a participao da comunidade na escola deve ocorrer por meio dos rgos colegiados tambm conhecidos como instncias colegiadas: conselho escolar, conselho de classe. APMF e Grmio Estudantil.

Mas mesmo com o estabelecimento de funes bem delimitadas ao professor pedagogo, ainda no podemos afirmar que este profissional encontra um campo frtil para sua atuao na escola, pois importante dizer que o trabalho deste ainda no se efetiva porque as condies no esto dadas, seja pelo prprio Estado, seja pelo entendimento e pela viso distorcida e arcaica que a prpria comunidade escolar tem desse profissional, pois como cita Carbello (2010, p. 106) alm do processo histrico de ao supervisora marcado pelo controle das aes docentes que d uma conotao de poder a esse profissional e cria a idia de fiscalizao dos demais participantes do processo pedaggico, tambm a sobrecarga de funes dadas ao pedagogo concorre para tornar a efetivao desta funo cada vez mais difcil. Alm disso, temos em vista que o professor pedagogo na escola tambm visto como uma figura disciplinadora, como o profissional que tem a funo de resolver problemas relativos a indisciplina dos alunos quando sua funo seria a de informar ao coletivo da comunidade escolar sobre o aproveitamento escolar dos educandos e apresentar propostas e sugestes que promovam o desenvolvimento e o aprimoramento do trabalho pedaggico escolar. importante tambm salientar que todos devem estar envolvidos no processo educacional, ou seja, preciso levar toda a comunidade (interna e externa) a assumir o seu papel participativo no ambiente escolar. Sabendo dessas atribuies, o profissional pedagogo, enquanto agente de transformao, deve almejar a concretizao e a viabilidade de suas funes na escola, mas no sem o respaldo do governo e da comunidade, pois por meio das aes coletivas bem pensadas e estruturadas que se torna possvel a transformao do cenrio educacional que vivemos hoje. REFERENCIAS: BASTOS, Carmen Clia; PIRES, Ivanise V. S. A Funo do Professor Pedagogo no Cotidiano da Escola Pblica: Uma Compreenso Possvel. Disponvel em: http://www.unioeste.br/cursos/cascavel/pedagogia/eventos/2007/Simp%C3%B3sio %20Academico%202007/Trabalhos%20Completos/Trabalhos/PDF/29%20Ivanise %20Vitorino.pdf. Acesso em 27/08/2011.

CARBELLO, Sandra Regina Cassol. Articular o trabalho coletivo na educao bsica: Um desafio para o pedagogo. In: LARA, ngela Mara de Barros. KOEPSEL, Eliana Claudia Navarro (orgs.). Gesto Educacional. Maring: Eduem, 2010. GODOY. Gislaine Valadares. O Pedagogo Gestor da Educao Bsica. Vdeo-aula explicativo sobre o captulo 5: Articular o trabalho coletivo na educao bsica: Um desafio para o pedagogo. 2011.

Vous aimerez peut-être aussi