Vous êtes sur la page 1sur 10

Universidade Anhanguera - Uniderp Centro de Educao a Distncia

DESAFIO DE APRENDIZAGEM DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL.

Desafio de Aprendizagem Comportamento Organizacional

ANANINDEUA - PA 2011

Universidade Anhanguera - Uniderp Centro de Educao a Distncia

Andra Karla Leray RA 296662 Carlos R. Rodrigues RA 307300 Jos Roberto RA 296675 Juliana Alves RA 286843 Liliane Teobaldo RA 307305 Mrcia Rodrigues RA 287374

DESAFIO DE APRENDIZAGEM DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL.

Trabalho apresentado como requisito para a avaliao na disciplina de Comportamento Organizacional, ministrada pela Prof a EAD Ana Maria Vasconcelos.

Desafio de Aprendizagem Comportamento Organizacional

ANANINDEUA - PA 2011

Universidade Anhanguera - Uniderp Centro de Educao a Distncia

SUMRIO
1 QUESTES RESPONDIDAS..........................................................................1

1 1 Conceito de Comportamento Organizacional...............................................1 1 2 Comparao de CO entre dois autores.........................................................1 1 3 Quadro comparativo entre sistemas abertos e sistemas fechados.................1 1 4 Conceito de inovao segundo a opinio dos entrevistados...........................2 1 5 O efeito da inovao para as organizaes.....................................................2 1 6 Quadro-sntese das caractersticas das teorias de personalidades................2 1 7 Sntese sobre as teorias abordadas no capitulo 9 do PLT..............................3 1 8 As principais caractersticas que diferenciam grupo e equipe.........................3 1 9 Quais fatores geram o fracasso no mbito da liderana..................................3 1 10 Autoanlise da equipe em relao : Trabalho em equipe, liderana, efeitos das aes, percepes, motivao, mudana e comunicao................................4 2 Anexos............................................................................................................5

Desafio de Aprendizagem Comportamento Organizacional

ANANINDEUA - PA 2011

Universidade Anhanguera - Uniderp Centro de Educao a Distncia

Primeiramente, a equipe deve ter clara a definio de CO. Para tanto, consulte o livro Texto e elabore sua concluso inicial sobre o conceito de CO. o estudo que investiga o comportamento humano no intuito de alcanar a eficcia organizacional, atravs das aes e atitudes dos indivduos, grupos no ambiente organizacional.

Escolha dois livros disponveis na biblioteca cujos autores abordam a temtica e faa uma comparao entre suas definies de CO. Indique sua fonte de consulta. Definio 1: Consiste no estudo sistemtico de comportamento humano, focando aes e atitudes dos indivduos, grupos no ambiente das organizaes. No intuito de alcanar produtividade, reduzir a absentesmo e a rotatividade, promover a cidadania organizacional. Fonte: www.empreendedores.com.br Definio 2: o campo de estudos que investiga o impacto que indivduos, grupos e a estrutura tm sobre o comportamento dentro das organizaes, com o propsito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficcia organizacional. Fonte: www.arquivos.unama.br Diferena entre os dois conceitos: No primeiro focada a reduo da ausncia e da rotatividade no ambiente das organizaes; j no segundo o intuito de promover a eficcia organizacional dentro do ambiente organizacional.

Desafio de Aprendizagem Comportamento Organizacional

ANANINDEUA - PA 2011

Universidade Anhanguera - Uniderp Centro de Educao a Distncia

Construa um quadro comparativo entre sistemas abertos e sistemas fechados de CO.

SISTEMA ABERTO

SISTEMA FECHADO

So aqueles que apresentam relao So aqueles que no recebem nenhum de troca constante, atravs de entradas tipo de influncia do meio e tambm e sadas com o meio ambiente que est no enviam nada para fora do mesmo. inserido. Comparando o sistema aberto com o sistema fechado podemos observar que o aberto aquele onde temos a interligao com o meio interno e externo da organizao, podendo ser estendido sem barreiras, e j o fechado mantm uma relao restrita apenas com o meio interno.

Para se aproximar do conceito de inovao, pergunte a duas pessoas, de diferentes faixas etrias (podem ser indivduos que faam parte do quadro de colaboradores da organizao de um dos membros da equipe), o que entendem por inovao. Relate as respostas. 1 pessoa: Lusiano Teobaldo 36 anos acha que inovao ter ideias diferentes de algo que j conhecido. 2 pessoa: Emlia Vieira 69 anos, acha que inovao o ato de realizar mudanas em algo que j foi feito.

A partir do resultado apresentado pela pergunta anterior e com base na fundamentao terica apresentada no capitulo 5 do PLT, descreva o efeito da inovao para as organizaes. De certa forma a inovao est inserida de maneira essencial na maioria das organizaes de hoje, num mercado cada vez mais competitivo e globalizado a inovao se torna uma ferramenta para se manter e se ganhar cada vez mais lugar no mercado, novos clientes, novos canais, novos mtodos de fazer negcio, da gesto de parcerias estratgicas, do desenvolvimento de novas competncias, de novos modelos de negcios. Mas infelizmente por falta de conhecimento ainda
Desafio de Aprendizagem Comportamento Organizacional

ANANINDEUA - PA 2011

Universidade Anhanguera - Uniderp Centro de Educao a Distncia se encontra organizaes que tem uma viso arcaica, e retrograda e no aceita mudanas, que muitas vezes evitariam a extino de muitas organizaes.

Faa um quadro-sntese das caractersticas das teorias de personalidades.

Teoria dos Traos Teoria Psicodinmica Teoria Humanista Abordagem Interativa

Extroverso e Introverso Id, Ego e Superego Congruente e Incongruente Percepo Motivao

Para entender os processos motivacionais, faa uma sntese sobre as teorias abordadas no capitulo 9 do PLT. Abordagem clssica (Frederick W. Taylor) Esta teoria est fundamentada em que se deve pagar mais para aquele que produzir mais, j na teoria das necessidades humanas (Abraham A. Maslow) ele prope que o homem busca em ponto de equilbrio entre necessidades biolgicas e sociais integrando os conceitos motivacionais. Na teoria dos dois fatores (Frederick Herzberg) estudada a satisfao profissional do individuo e a ligao com os fatores internos e externos da organizao. E na teoria de motivao humana (Douglas Mc Grego) defendida por ele se subdivide em duas teorias: teoria X: que defende que o ser humano avesso ao trabalho e a teoria Y: que defende que o ser humano precisa trabalhar para viver.

Primeiramente o grupo deve ter clara definio de trabalho em equipe. Para tanto, consulte no PLT desta disciplina em busca de definies de grupo e equipe. Elenque as principais caractersticas que diferenciam grupo e equipe. Grupo: Pode se conceituar como um conjunto de pessoas que trabalham com o mesmo objetivo visando um resultado comum a todos e tem seus papis e funes definidos.
Desafio de Aprendizagem Comportamento Organizacional

ANANINDEUA - PA 2011

Universidade Anhanguera - Uniderp Centro de Educao a Distncia

Equipe: um conjunto de pessoas que buscam trabalhar juntos, mas com objetivos individuais. Diferena: que os resultados de um trabalho em equipe se tornam mais completo, h uma harmonia espontnea entre os colaboradores, sem contar com o nvel de comunicao que perfeito, mais isso no significa dizer que o trabalho realizado em grupo seja de m qualidade apenas na comparao entre eles equipe se sobressai.

Faa um levantamento de quais fatores geram o fracasso no mbito da liderana segundo os referencias citados no texto A liderana no ambiente de trabalho: por que fracassam os planos de mudana?

Aps a anlise do texto identificamos os seguintes fatores: A ausncia de capacidade de influenciar as pessoas; incompetncia nas negociaes; a falta de capacidade pr-ativa; falta de considerao sobre a afetividade no

comportamento do individuo com seu prximo; falta de liderana focada nas necessidades individuais dentro da organizao; falta de antecipao do lder em situaes ameaadoras; falta de uma projeo para um melhor desenvolvimento com as inovaes impostas pelo mercado, concorrentes etc.. na organizao.

A equipe de estudos deve autoanalisar sua eficincia a partir dos conceitos estudados nos Desafios 1 e 2: Trabalho em equipe, liderana, efeitos das aes, percepes, motivao, mudana e comunicao. Podemos dizer que fazemos parte de uma equipe que busca se tornar mais eficaz, procuramos trabalhar nossas divergncias de idias, horrios para construirmos uma relao onde pudssemos trabalhar a realizao das tarefas juntos. A liderana em nosso grupo desenvolvida de acordo com as variaes externas e as necessidades da equipe, e os efeitos das aes foram gerados de acordo com as necessidades apresentadas nas nossas atividades com aes positivas e negativas. A nossa equipe possui vrias habilidades dentre elas a de saber
Desafio de Aprendizagem Comportamento Organizacional

ANANINDEUA - PA 2011

Universidade Anhanguera - Uniderp Centro de Educao a Distncia trabalhar a percepo dentro e fora dos trabalhos desenvolvidos, a motivao, porm, tm deixado a desejar, quanto a disponibilidade de tempo de membros para a resoluo das tarefas em equipe. Mas perante as questes levantadas em reunio a equipe buscar nas atividades futuras, possibilitar uma melhor comunicao, para o desempenho das prximas atividades.

Anexos Esse trabalho busca nos remeter a uma reflexo sobre novos paradigmas organizacionais com consequncias nas relaes de trabalho. Para isto sero discutidos e analisados os principais conceitos, opinies e mtodos eficazes pra um moderno e dinmico comportamento organizacional dentro e fora do seu ambiente. Estar apto a compreender as rpidas mudanas que esto acontecendo nas organizaes empresariais em funo dos insumos das tecnologias de informao e comunicao no campo dos negcios. O conceito de CO neste trabalho foi definido como o estudo que investiga o comportamento humano no intuito de alcanar a eficcia organizacional, atravs das aes e atitudes dos indivduos, grupos no ambiente organizacional. Este conceito baseia-se nas caractersticas especficas da tecnologia gerencial da poca, e nos valores e estilos gerenciais ento vigentes, o que levaram a empresas bem estruturadas, claramente organizadas, e com alto ndice de eficincia na produo de determinados bens materiais, em quantidades cada vez maiores e bastante estveis em termos de resultados. Assim tambm os conceitos so manifestados pelas pessoas, grupos, sociedades, culturas, at por que so formados a partir da e com a ajuda destes numa relao bidirecional organismo-ambiente ou indivduo-sociedade. O sistema aberto aquele que apresenta relao de troca constante, atravs de entradas e sadas com o meio ambiente que est inserido. E o sistema fechado aquele que no recebem nenhum tipo de influncia do meio e tambm no enviam nada para fora do mesmo.
Desafio de Aprendizagem Comportamento Organizacional

ANANINDEUA - PA 2011

Universidade Anhanguera - Uniderp Centro de Educao a Distncia Onde de certa forma a inovao est inserida de maneira essencial na maioria das organizaes de hoje, num mercado cada vez mais competitivo e globalizado a inovao se torna uma ferramenta para se manter e se ganhar cada vez mais lugar no mercado, novos clientes, novos canais, novos mtodos de fazer negcio, da gesto de parcerias estratgicas, do desenvolvimento de novas competncias, de novos modelos de negcios. Mas infelizmente por falta de conhecimento ainda se encontra organizaes que tem uma viso arcaica, e retrograda e no aceita mudanas, que muitas vezes evitariam a extino de muitas organizaes. E para que possamos pertencer e administrar um grupo ou uma equipe precisamos conhecer e saber a diferena que existe e muito importante entre eles. Grupo: Pode se conceituar como um conjunto de pessoas que trabalham com o mesmo objetivo visando um resultado comum a todos e tem seus papis e funes definidos. Equipe: um conjunto de pessoas que buscam trabalhar juntos, mas com objetivos individuais. Diferena: que os resultados de um trabalho em equipe se tornam mais completo, h uma harmonia espontnea entre os colaboradores, sem contar com o nvel de comunicao que perfeito, mais isso no significa dizer que o trabalho realizado em grupo seja de m qualidade apenas na comparao entre eles equipe se sobressai. E para concluir aps a anlise do trabalho e dos conceitos abordados por ele identificamos os seguintes fatores que um bom empreendedor no pode deixar de analisar e nem deixar que ocorra na sua administrao: A ausncia de capacidade de influenciar as pessoas; incompetncia nas negociaes; a falta de capacidade pr-ativa; falta de considerao sobre a afetividade no

comportamento do individuo com seu prximo; falta de liderana focada nas necessidades individuais dentro da organizao; falta de antecipao do lder em situaes ameaadoras; falta de uma projeo para um melhor desenvolvimento com as inovaes impostas pelo mercado, concorrentes etc... na organizao.

Desafio de Aprendizagem Comportamento Organizacional

ANANINDEUA - PA 2011

Universidade Anhanguera - Uniderp Centro de Educao a Distncia

Desafio de Aprendizagem Comportamento Organizacional

ANANINDEUA - PA 2011

Vous aimerez peut-être aussi