Vous êtes sur la page 1sur 14

Questionrio: SISTEMA ENDCRINO

1. De acordo com SILVERTHORN, d a definio de hormnios. R: Hormnios so mensageiros qumicos secretados no sangue por clulas endcrinas ou por neurnios especializados. Os hormnios so responsveis por muitas funes que ns pensamos ser de longo prazo e contnuas no organismo.

2. D exemplos de alguns processos corporais que esto sob o controle hormonal. R: O crescimento e o desenvolvimento, metabolismo, regulao do ambiente interno (temperatura, equilbrio hdrico e inico) e reproduo.

3. Os hormnios atuam nas clulas-alvo por um entre trs mecanismos. A que mecanismos esta afirmativa se refere? R: 1 Controlam a velocidade das reaes enzimticas; 2 Controlam o transporte das molculas atravs da membrana celular 3- Controlam a expresso gnica e a sntese de protena.

4. Do

que

depende

resposta

da

clula-alvo

ao

hormnio?

R: A resposta da clula ao hormnio varia dependendo primariamente do receptor hormonal na clula e da via de transduo de sinais para o hormnio. Se no existir receptor hormonal no tecido, estas clulas no podem responder a este. Se os tecidos tm receptores diferentes e vias ligadas a esses receptores, tais tecidos iro responder de modo diferenciado ao hormnio. 5. O que a organoterapia? R: a prtica de injetar em pessoas extratos de muitos rgos endcrinos diferentes. Em 1891, a organoterapia obteve seu primeiro sucesso, uma mulher foi tratada para baixas concentraes do hormnio da tireide com extratos de glicerina de glndulas da tireide de ovelha. 6. O que so mecanismos celulares de ao hormonais?

R: So respostas bioqumicas da relao hormnio-receptor da clula-alvo. Os hormnios frequentemente atuam em mltiplos tecidos que podem se distantes das glndulas que os secretam.

7. O que acontece com as molculas hormonais que no chegam aos alvos? R: Elas so quebradas e transformadas em metablitos inativos por enzimas encontradas primariamente no fgado e rins. Os metablitos so ento excretados pela bile ou pela urina. 8. A taxa de degradao de diversos hormnios indicada pela meia-vida do hormnio na circulao. O que meia-vida? R: a quantidade de tempo necessria para reduzir a concentrao do hormnio pela metade. A meia vida indica o tempo que um hormnio ativo no organismo. Pela limitao da atividade do hormnio, o organismo pode regular finamente o controle do processo hormonal. 9. O que preciso para que a molcula seja classificada como hormnio?

R: A molcula precisa ser transportada no sangue e ter uma ao num stio distante. Molculas suspeitas de serem hormnios, mas no so completamente aceitas como tal so denominadas candidatas a hormnios. 10. Quais so as classes de hormnios? Comente cada uma. R: Hormnios peptdicos so compostos por aminocidos. Os hormnios esterides so todos derivados do colesterol e os hormnios derivados de aminocidos so derivados de um nico aminocido. 11. Como ocorre a liberao de hormnios peptdeos?

R: A vescula secretora que contm peptdeos armazenada no citoplasma da clula endcrina at a clula receber um sinal para a sua secreo. Nesse momento, a vescula se movimenta at a membrana celular e libera seu contedo por exocitose clcio-independente.

12. O que Co-secreo? R: o processo pelo qual todos os fragmentos peptdicos criados a partir do pr-hormnio so liberados dentro do lquido extracelular. 13. Como se d o transporte no sangue e qual a meia-vida dos hormnios peptdicos? R: Estes hormnios, so solveis em gua e, portanto dissolvem-se facilmente no liquido extracelular quando so transportados por todos o organismo. A meia- vida do hormnio peptdico usualmente bastante curta, limitando-se a poucos minutos. Se a resposta do hormnio peptdico precisar se mantida por um perodo longo de tempo, o hormnio dever ser secretado continuamente. 14. Como ocorre a ao dos hormnios peptdicos? R: Eles se unem aos receptores na superfcie da membrana, pois so incapazes de penetrar nas clulas- alvo. O complexo hormnio receptor desencadeia o incio da resposta celular atravs de um sistema de transduo de sinais. 15. Cite algumas mudanas ocasionadas pelos hormnios peptdicos. R: Abrir ou fechar os canais das membranas, modular enzimas ou protenas transportadoras de metabolismo, entre outras. Alguns hormnios peptdicos tm efeitos de longa durao quando seus sistemas de segundo mensageiro ativam genes e direcionam a sntese de novas protenas. 16. Qual a diferena entre hormnios peptdicos e hormnios esterides? R: Os hormnios peptdicos se originam de tecidos distribudos no corpo inteiro, os hormnios esteroides so estruturas qumicas similares porque so todos derivados do colesterol e so sintetizados em apenas poucos rgos. 17. Onde so produzidos os hormnios esterides?

R: Trs tipos de hormnios esterides so fabricados no crtex da adrenal. As gnodas produzem os hormnios esteroides sexuais (estrognios, progesteronas e andrgenos). Na mulher grvida, a placenta tambm uma origem de hormnios esteroides.

18. Discorra resumidamente sobre a sntese e a liberao de hormnios esteroides. R: As clulas secretoras de hormnios esteroides tm uma grande quantidade de retculo endoplasmtico liso. Os esteroides so lipoflicos, assim, difundemse facilmente atravs das membranas, tanto para a clula de origem, quanto para dentro da clula alvo. Quando um estmulo ativa a clula endcrina, precursores que existem no citoplasma so rapidamente convertidos em hormnios ativos. 19. Como se d o transporte no sangue dos hormnios esteroides? R: Eles no so muito solveis no plasma e em outros lquidos no organismo. Por este motivo, muitas molculas de hormnios esteroides encontradas no sangue so transportadas por molculas de protenas transportadoras. Alguns hormnios tm transportadores especficos, tal com a globulina ligada ao corticosteroide, outros se unem a protenas do plasma em geral, tal como a albumina. 20. Como se d a meia-vida dos hormnios esteroides? R: A unio do hormnio esteroide protena transportadora protege o hormnio da degradao enzimtica e resulta em uma meia-vida mais prolongada. Por exemplo, o cortisol, um hormnio produzido pelo crtex da adrenal, tem meia-vida de 60 a 90 minutos. 21. Qual a quantidade de hormnios ativos necessrio para produzir uma resposta celular? E o que acontece com os hormnios no ligados? R: Os hormnios so ativos em baixssima concentrao, assim uma pequena quantidade de esteroides livres suficiente para produzir uma determinada resposta celular. medida que os hormnios no ligados deixam o sangue e entram nas clulas, o transportador libera o esteroide ligado, permanecendo sempre uma pequena frao livre do hormnio no sangue. 22. O destino final do complexo receptor-hormnio esteroide o ncleo. Comente essa afirmao. R: no ncleo que o complexo receptor-hormnio esteride atua como um fator de transcrio, ligando-se ao DNA e ativando um ou mais genes. Os genes ativados formam um RNAm que dirige a sntese de novas protenas. Um hormnio que altera a atividade do gene dito ter efeito genmico na clulaalvo.

23. Quais so os trs grupos de hormnios derivados de aminocido nos quais a molcula de hormnio originada a partir de um nico aminocido? R: A melatonina, derivada do aminocido triptofano; As catecolaminas (adrenalina, noradrenalina e dopamina), so neuro-hormnios que possuem receptores de membrana celular tais como os hormnios peptdicos tpicos; e os hormnios da tireide, produzidos pela glndula em formato de borboleta chamada tireide localizada no pescoo, comportam-se mais como hormnios esteroides utilizando receptores intracelulares que ativam genes.

24. Qual hormnio regula a produo de hormnios da tireide?

R: regulada pelo hormnio estimulante da tireide, TSH, um hormnio secretado pela adenohipfise. A produo de TSH, por sua vez regulada pelo neuro-hormnio TRH, ou hormnio liberador da tireide, produzido no hipotlamo.

25. O que so hormnios trficos?

R: qualquer hormnio que controla a secreo de outro hormnio. O adjetivo trfico de origem grega, que significa pertencente comida ou ao alimento e refere-se maneira pela qual o hormnio trfico nutre a clula-alvo.

26. Em muitas vias reflexas, a resposta da via tambm serve como um sinal de retroalimentao negativa que desativa o reflexo. Cite um exemplo. R: O aumento da concentrao de glicose no sangue inicia um reflexo endcrino para diminuir as concentraes de glicose no sangue. Com a diminuio da concentrao da glicose no sangue, ocorre uma retroalimentao negativa da desativao da via que interrompe a secreo do hormnio. 27. O que so as vias reflexas endcrinas e qual a via mais simples de controle reflexo? R: So mtodos apropriados pelos quais voc pode classificar hormnios e simplificar o estudo de vias de controle que regulam sua secreo. A via mais simples de controle reflexo do sistema endcrino aquela na qual uma clula endcrina sente diretamente um estmulo e responde com a secreo do hormnio. 28. D o exemplo de um hormnio clssico e discorra sobre o mesmo.

R: o hormnio da paratireoide (PTH), secretado por quatro pequenas glndulas que se situam atrs da glndula tireide. As clulas endcrinas da paratireoide controlam a concentrao de Ca+ no sangue. 29. A secreo de alguns hormnios controlada por mltiplos estmulos. D um exemplo, de clulas endcrinas que respondem a esses mltiplos estmulos. R: A secreo da insulina pode ser iniciada pelo aumento da concentrao de glicose no sangue, pelo estmulo do sistema nervoso, ou pela secreo de um hormnio pelo trato digestivo. 30. Quais so os trs grupos principais de neuro-hormnios e comente sobre cada um deles resumidamente. Como ocorre a liberao dos neuro-hormnios? R: 1) Neuro-hormnios da neurohipfise sintetizados no hipotlamo localizado no encfalo. 2) neuro-hormnios liberados pelo hipotlamo para controlar a liberao de hormnios pela adenohipfise e 3) catecolaminas sintetizadas por neurnios modificados que compem a medula adrenal. So liberados quando a clula nervosa que os sintetiza recebe um sinal do sistema nervoso.

31. A glndula hipfise tem sido denominada glndula-mestre do organismo, porque seus hormnios controlam muitas funes vitais. Discorra sobre esta glndula e fale sobre sua importncia. R: A hipfise tem a estrutura de um feijo que se estende descendo do encfalo, conectada a este por uma fina haste originada em uma cavidade ssea protetora. Ela na verdade, dois tipos diferentes de tecido que se unem durante o desenvolvimento embrionrio.

32. Diferencie adenohipfise de neurohipfise.

R: A adenohipfise uma glndula endcrina derivada do epitlio originado do tecido embrionrio que forma o cu da boca, ela sintetiza e libera hormnios peptdicos. A neurohipfise ou hipfise posterior uma extenso do tecido neuronal do encfalo, ela secreta neuro-hormnios sintetizados pelos neurnios no hipotlamo.

33. Como se d a liberao dos hormnios at chegar neurohipfise? R: Cada hormnio sintetizado em tipos de clulas separadas e empacotado dentro de vesculas secretoras que sero transportadas ao longo do axnio do neurnio e armazenadas na neurohipofise.

34. Quantos e quais so os neuro- hormnios da neurohipfise? Comente sobre cada um. R: So dois. Vasopressina e oxitocina so ambos pequenos hormnios peptdicos compostos por nove aminocidos cada um. A vasopressina (tambm conhecido como hormnio antidiurtico) regula o balano hdrico do organismo. Na mulher, a oxitocina liberada a partir da neurohipfise controla a ejeo do leite durante a amamentao e as contraes do tero durante o trabalho de parto.

35. Nem todos os neurnios que sintetizam a oxitocina enviam o peptdeo para a neurohipfise para liber-lo como neurohormnio. Sendo assim, para o que so, ento os peptdeos que no so liberados como neurohormnio? R: Em vez disso, esses neurnios liberam oxitocina como neurotransmissor ou neuromodulador para neurnios que esto localizados em outra parte do encfalo. Um grande nmero de experimentos em animais sugere que a oxitocina possui um papel importante no comportamento social, sexual e maternal. 36. Explique esta afirmativa: Vias endcrinas complexas incluem dois ou mais hormnios. R: Nas vias endcrinas complexas, os neuro-hormnios hipotalmicos atuam na adenohipfise, estimulando ou inibindo a sntese e liberao de seus hormnios. Nessas vias, o hipotlamo libera ou inibe os hormnios que esto atuando como hormnios trficos. 37. O que sistema porta, de que constitudo e quantos existem no organismo?

R: uma regio especializada da circulao que consiste de dois conjuntos de capilares, diretamente conectados por um conjunto de vasos sanguneos. Existem trs sistemas porta no organismo, um nos rins um no sistema digestrio, e outro no encfalo.

38. Quais so os nicos dois hormnios da adenohipfise cuja secreo controlada por hormnios liberadores e inibidores? R: A prolactina que controla a produo de leite na mama feminina. Em ambos os sexos, a prolactina parece possuir um papel fisiolgico na regulao do sistema imunolgico, e o hormnio do crescimento (somatropina) afeta o metabolismo de muitos tecidos alm de estimular a produo de hormnios pelo fgado.

39. Quais so os outros tipos de hormnios da adenohipfise e pelo que eles so responsveis?

R: Gonadotropinas, atuam nas glndulas; o hormnio folculo-estimulante (FSH) e hormnio luteinizante (LH) tm efeitos especficos nos ovrios, mas so igualmente trficos nos testculos masculinos. O hormnio tireide-estimulante (TSH, ou tireotropina) controla a sntese hormonal e a secreo da glndula tireide. O hormnio ACTH ou corticotropina atua em certas clulas do crtex da adrenal para controlar a sntese e liberao do hormnio esteroide cortisol.

40. O que sinergismo (na endocrinologia) cite um exemplo. R: um tipo de interao o qual dois hormnios interagem em seus alvos para que a combinao dos dois fornea um resultado que mais que aditivo. O sinergismo no limitado aos hormnios ele pode ocorrer com quaisequer substncias qumicas no organismo. Exemplo: adrenalina + glucagon+ cortisol.

41. O que permissividade? Cite um exemplo. R: quando um hormnio no pode exercer completamente seus efeitos a menos que um segundo hormnio esteja presente. Por exemplo, o amadurecimento do sistema reprodutivo controlado pelo hormnio liberador de gonadotropina pelo hipotlamo e outros. Contudo se o hormnio da tireide no est presente em quantidade suficiente, o amadurecimento do aparelho reprodutivo retardado.

42. Como se d a ao de hormnios antagonistas? R: Em algumas situaes, duas molculas trabalham uma com a outra, uma diminuindo a efetividade da outra. O antagonismo pode resultar quando duas molculas competem pelo mesmo receptor. Dois hormnios so considerados antagonistas se eles tm aes fisiolgicas. Por exemplo, o glucagon e o hormnio do crescimento. 43. Em poucas palavras descreva como se d a produo de cortisol pelo crtex da adrenal.

R: Inicia com a secreo do hormnio liberador de corticotropina (CRH) liberado pelo hipotlamo. A estimulao do CRH libera o hormnio adrenocorticotrpico (ACTH) pela adenohipfise. O ACTH por sua vez controla a sntese e liberao do cortisol pelo crtex da adrenal, a retroalimentao negativa fechar a via.

44. A maior parte dos casos de excesso hormonal decorrente da hipersecreo. Quais as causas para o surgimento da hipersecreo?

R: Podem existir muitas causas para a hipersecreo, incluindo tumores benigmos (adenomas) e tumores malignos das glndulas endcrinas. Ocasionalmente, tumores no endcrinos secretam hormnios.

45. O que deve fazer, quando o tratamento de hormnios esteroides se completa, muitas vezes utilizados nos casos de envenenamentos e alergias graves. R: Quando o tratamento est completo, a dosagem deve ser diminuda gradualmente para permitir que as glndulas hipfise e adrenal que estavam inibidas voltem a trabalhar na produo normal do hormnio. 46. Os sintomas da deficincia hormonal ocorrem quando so secretadas pequenas quantidades de hormnio (hiposecreo). Onde a hiposecreo pode ocorrer e quais as causas mais comuns?

R: Pode ocorrer em qualquer parte ao longo da via de controle endcrino, no hipotlamo, na hipfise ou em outras glndulas endcrinas. A causa mais comum a atrofia da glndula em razo de algum processo patolgico.

47.

O que hipertireoidismo, quais sinais e sintomas?

R: O hipertireoidismo acontece quando a glndula tireide produz muito hormnio tireoideano. O aumento da produo deste hormnio causa os seguintes sintomas: Ansiedade, cansao ou insnia, tremores, aumento da sudao, diminuio do peso. Inchao da glndula tireide (bcio), exoftalmia, taquicardia entre outros.

48.

O que hipotireoidismo, quais sinais e sintomas?

R: O hipotireoidismo ocorre quando a glndula tireide no produz hormnio tireoideano em quantidades suficientes. Ter baixa produo causa os seguintes sintomas: Cansao extremo, fraqueza muscular, constipao, aumento do peso, intolerncia ao frio, ressecamento da pele, face ou lngua podendo ainda ficar mais grossa, bradicardia, mos dormentes ou com formigamento. 49. Qual a funo da insulina? R: Aumentar a permeabilidade da membrana plasmtica glicose. A insulina tambm estimula as clulas musculares e hepticas a transformar a pequena molcula de glicose na grande molcula de glicognio, estimulando, assim, a lipognese.

50. Qual a funo do glucagon?

R: Ele trabalha como um antagonista da insulina, aumentando os nveis plasmticos de glicose, cetocidos, cidos graxos livres e diminui os nveis de aminocidos. Eles possuem efeitos antagnicos em outras tarefas hepticas.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CINCIAS DA SADE DE ALAGOAS FACULDADE DE FISIOTERAPIA

Luana dos Santos Nunes

QUESTIONRIO SOBRE O SISTEMA ENDCRINO.

MACEI-AL OUTUBRO DE 2011

Vous aimerez peut-être aussi