Vous êtes sur la page 1sur 2

Helenismo

Por Ana Lucia Santana O perodo conhecido como helenstico foi um marco entre o domnio da cultura grega e o advento da civilizao romana. Os sopros inspiradores da Grcia se disseminaram, nesta poca, por toda uma regio exterior conquistada por Alexandre Magno, rei da Macednia. Com suas investidas blicas ele incorporou ao universo grego o Egito, a Prsia e parte do territrio oriental, incluindo a ndia.

Mapa mostra os domnios conquistados pelo Imprio Macednio (Ilustrao: Universidade do Texas. Historical Atlas by William Shepherd). Neste momento desponta algo novo no cenrio mundial, uma cultura de dimenso internacional, na qual se destacam a cultura e o idioma grego. Esta era tem a durao de pelo menos trezentos anos, encontrando seu fim em 30 a.C., com a invaso do Egito pelos romanos.

Alexandre Magno

O perodo helenstico caracterizada principalmente por uma ascenso da cincia e do conhecimento. A cultura essencialmente grega se torna dominante nas trs grandes esferas atingidas pelo Helenismo, a Macednia, a Sria e o Egito. Mais tarde, com a expanso de Roma, cada um desses reinos ser absorvido pela nova potncia romana, dando espao ao que historicamente se demarca como o final da Antiguidade. Antes disso, porm, os prprios romanos foram dominados pelos gregos, submetidos ao Helenismo, da a cultura grega ser depois perpetuada pelo Imprio Romano. Agora no havia mais limites entre os diferentes territrios, as diversas culturas e religies. Antigamente cada povo cultuava seus prprios deuses, mas com a difuso da cultura grega tudo se transforma em um grande caldeiro sincrtico, no qual misturam-se as mais variadas vises religiosas, filosficas e cientficas. Alexandria era o grande centro da cultura helenstica, especialmente no campo das artes e da literatura. Entre os alexandrinos floresceram as mais significativas edificaes culturais deste perodo o Museu, que englobava o Jardim Botnico, o Zoolgico e o Observatrio Astronmico; e a famosa biblioteca de Alexandria, que abrigava pelo menos 200.000 livros, salas nas quais os copistas trabalhavam ativamente e oficinas direcionadas para a confeco de papiros. Outro ncleo cultural importante foi o de Antioquia, capital da Sria, localizado prximo foz do rio Orontes, em pleno Mediterrneo. A era helenstica conheceu o incrvel progresso da histria, com destaque para Polibius; a ascenso da matemtica e da fsica, campos nos quais surgem Euclides e Arquimedes; o desenvolvimento da astronomia, da medicina, da geografia e da gramtica. A literatura conhece o apogeu com o poeta Teocritus, que prepondera especialmente na poesia idlica e buclica. Na filosofia despontaram quatro correntes filosficas voltadas para a descoberta da frmula da felicidade: os cnicos, que cultivavam a idia de que ser feliz dependia de se liberar das coisas transitrias, at mesmo das inquietaes com a sade; os esticos e os epicuristas, que acreditavam em um individualismo moral; e o neoplatonismo, movimento mais significativo desta poca, inspirado pelos pr-socrticos Demcrito e Herclito. Nas artes sobressaram alguns clssicos da Era Antiga, como a Vnus de Milo, Vitria de Samotrcia e o grupo do Laocoonte. Religiosamente pode-se dizer que o Helenismo era a contraposio pag nova religio que dominaria o cenrio histrico a partir da preponderncia de Roma, o Cristianismo.

Vous aimerez peut-être aussi