Vous êtes sur la page 1sur 34

Contribuies da Psicologia para a Educao Infantil

Create PDF files without this message by purchasing novaPDF printer (http://www.novapdf.com)

Organizadoras:
Ailana Arrais Gabrielle Brum Gelcinete Lopes Natlia Belchior Valria Coelho Viviane Barros

Create PDF files without this message by purchasing novaPDF printer (http://www.novapdf.com)

Apresentao
J podaram seus momentos Desviaram seu destino Seu sorriso de menino Tantas vezes se escondeu Mas renova-se a esperana Nova aurora a cada dia E h que se cuidar do broto Pra que a vida nos d flor e fruto.
Corao de estudante (Milton Nascimento)

Este volume tem como objetivo apresentar a concepo de alguns autores acerca do ser humano: -Clestin Freinet tem sua pedagogia marcada pela crena na capacidade da criana, buscando atuar no cotidiano e nos interesses da mesma. -Lev Vygotsky tem como base de sua teoria o indivduo como um ser histrico que se constri atravs das relaes sociais. -Jean Piaget elaborou um estudo sobre o desenvolvimento da espcie humana desde o nascimento at a idade adulta e destacou que as crianas pensam diferente dos adultos. -Henri Wallon props olhar a criana de uma maneira integrada, ressaltando que esta no uma simples reduo do adulto. Este caderno vem possibilitar a ampliao dos conhecimentos dos educadores e contribuir nos processos pedaggicos. Boa leitura!
Create PDF files without this message by purchasing novaPDF printer (http://www.novapdf.com)

Sumrio
1 Clestin Freinet, 8 2 Levy Seminovitch Vygotsky, 22 3 Jean Piaget, 29 4 Henri Wallon, 36 5 Bibliografia, 44

Create PDF files without this message by purchasing novaPDF printer (http://www.novapdf.com)

Captulo 1
Clestin Freinet Um educador a frente de seu tempo, defensor da liberdade e autonomia da criana.

A escola j no prepara para a vida, j no serve vida e est nisso a sua definitiva e radical condenao. Cada vez mais, a formao verdadeira das crianas, sua adaptao ao mundo de hoje e s possibilidades de amanh se praticam mais ou menos metodicamente fora da escola, pois ela no satisfaz mais a essa formao (Para uma escola do Povo, 1896).

Create PDF files without this message by purchasing novaPDF printer (http://www.novapdf.com)

BIOGRAFIA
Clestin Freinet nasceu em Gars, no sul da Frana, no ano de 1896. Antes mesmo de exercer a profisso de professor, foi pastor de rebanhos e lutou na primeira guerra mundial, onde teve seus pulmes afetados por gases txicos. Em 1920, comea a lecionar em uma aldeia chamada Bar-sur-Loup, onde aplicou seus primeiros mtodos. Cinco anos aps, filia-se ao partido comunista francs. Funda a cooperativa do Ensino Leigo. J casado com lise Freinet, muda-se e continua em plena atividade. extremamente criticado a ponto de ser exonerado do cargo. Dois anos depois, funda sua prpria escola, em Vence. preso como subversivo em um campo de concentrao nazista, onde fica bastante adoentado. Um ano mais tarde, libertado e adere resistncia francesa contra o nazismo. Consegue reorganizar a escola e a cooperativa. Em 1956, lidera a campanha 25 alunos por classe. Morre em 1966.
Fonte: google images

Create PDF files without this message by purchasing novaPDF printer (http://www.novapdf.com)

A criana na escola no tem a possibilidade de exteriorizar as suas necessidades, sentimentos e tendncias (...)

Em uma poca onde imperava o ensino tradicionalista, centrado no professor e baseado em uma tica conteudista, Freinet prope uma pedagogia diferenciada, focada no aluno como sujeito ativo. Para ele, a escola deveria motiv-lo, e, portanto, estar atrelada a sua vida. A partir de suas observaes, percebia que o interesse da criana estava fora dos muros da escola, sendo assim, no havia gosto em estar nesse ambiente At porque os contedos nada tinham a ver com a realidade da criana, gerando desnimo. O ideal seria desenvolver o binmio escola-vida Enfim, era necessria uma mudana no cenrio educativo. Prope a aprendizagem fundada na relao dialtica entre a teoria e prtica, afirmando que o aprendizado se torna mais eficaz com a experincia. Nesse contexto, a interao entre professor e aluno fundamental. Na verdade, a relao entre essas duas figuras deve ser de igualdade e camaradagem, e no apoiada na relao de poder pregada pela escola tradicional.

Fonte: google images

Fonte: google images

Create PDF files without this message by purchasing novaPDF printer (http://www.novapdf.com)

Por no acreditar nessa escola enciclopedista e disciplinadora, adota tcnicas cujos pressupostos so a cooperao, a documentao, a comunicao e a afetividade. Ningum avana sozinho, dizia Freinet, defendendo a ajuda mtua entre os alunos e o professor . Compreende que o carter pessoal e sociointerativo se complementam, por isso a iniciativa de criar situaes com base nas relaes e aes grupais. Ou seja, momentos em que estejam presentes o dilogo, o aprendizado coletivo e a formao de afinidades so valorizados. Apesar de criticar o autoritarismo imposto pela escola, v a disciplina como necessria, mas segundo ele, esta natural se houver o envolvimento do educando. Com uma viso marxista, aponta que o objetivo da educao formar cidados para o trabalho livre e criativo, capaz de transformar o meio e emancipar. Freinet exalta o trabalho, que onde o ser humano se exprime e se realiza. Baseado na sua viso poltica apurada, pensa em uma pedagogia voltada para o ser social, visando despertar na criana a conscincia de seu meio. Alm da cooperao e do trabalho, eixos fundamentais em sua teoria, a autonomia, a livre expresso e o respeito eram prticas estimuladas nas classes do educador francs. Outra preocupao diz respeito ao envolvimento de todos os alunos no processo educativo, independente de quaisquer diferenas entre eles. Para Freinet, o professor um incentivador. Deve ser capaz de instigar o educando em suas curiosidades, fazendo-o procurar respostas a suas inquietaes; promover a ajuda mtua e organizar o trabalho. Mais que isso, deve participar de sua formao de forma ampla, direcionando suas aes em torno da colaborao e do respeito. A atuao desse profissional, em sua opinio, perpassa a rea escolar, dado o seu vnculo social e afetivo com o aluno. Como um agente poltico, o discente deve idealizar a escola, mas tambm pensar nas condies concretas que impedem sua melhora. Cria as Invariantes Pedaggicas, princpios considerados vlidos em qualquer tempo ou local. So tidos como os pilares de seu pensamento por conseguirem resumir suas ideias em trinta e duas frases. Dentre elas, afirma que os castigos e a sobrecarga de alunos na classe so equvocos, assim como as notas e as classificaes; que a ordem necessria na sala de aula; a motivao fundamental para o trabalho; e a criana e o adulto so da mesma natureza. Diferente de outros educadores, no valoriza o erro, acreditando que o fracasso desmotiva o aluno.

A nova vida da escola

supe a cooperao escolar, isto , a gesto da vida e do trabalho escolar pelos que a praticam, inclusive o educador.

Uma das primeiras

condies de renovao da escola o respeito criana e, por sua vez, da criana aos professores; s assim possvel educar dentro da dignidade.

Create PDF files without this message by purchasing novaPDF printer (http://www.novapdf.com)

Alguns de seus mtodos


Aula-passeio:
Freinet teve essa idia, ao perceber o desinteresse dos alunos pela escola. Ento, diariamente eles eram levados para fora do meio escolar, onde admiravam o ambiente e o trabalho de moradores da prpria comunidade. Essa atividade incitava as crianas, fazendo-os formar sua personalidade e viso do mundo. Alm disso, gerava conversas interao entre alunos e aluno e professor; desenvolviam a leitura e a escrita, pois relatavam e registravam esses passeios; aprendiam contedos com a experincia e noes diversas, como tempo e comprimento; eram levadas a cultivar atitudes como a cooperao, a amizade e o respeito. As crianas se sentiam satisfeitas, j que realizavam aes espontneas e partindo de seus gostos.

Fonte: google images

Imprensa escolar
Os textos escritos pelas crianas, em seus cadernos, sobre os passeios que realizavam, depois de trabalhados, no eram lidos por mais ningum. Para Freinet, os frutos daqueles belos momentos vividos no podiam ficar guardados, deveria haver algum modo de tornar vivas aquelas experincias. Surge a idia da imprensa escolar. Audacioso, Freinet foi atrs dos materiais e informaes necessrios, buscando os tipgrafos da cidade de Grasse. Tinha certeza de que as crianas conseguiriam manejar a impressora e seria um sucesso. Realmente, todos ficaram entusiasmados com o material e com a possibilidade de mostrar aos pais e amigos o que produziam. Colocavam sua emoo no papel, conseguindo demonstrar sua relao com o meio.

Fonte: google images

Create PDF files without this message by purchasing novaPDF printer (http://www.novapdf.com)

Livro da vida:
Em paralelo com a imprensa, Freinet comea a fazer um caderno de registros com as crianas, dos fatos mais interessantes do seu dia-a-dia. Todos anotavam sobre seus momentos, at o prprio professor e ilustravam como queriam. Isso gerava uma interao, pois havia conversas sobre o que escrever no caderno. O livro da vida pode ser tido como um documento vivo da classe e deve ser lido pelas pessoas que mantm relao com as crianas.

Textos livres e auto-correo:


Freinet entendia que a criana poderia exprimir seus pensamentos no papel, o que na poca no se acreditava. Ele deu liberdade a seus alunos para que registrassem suas idias da forma que desejassem. Havia um estmulo para que os alunos redigissem e imprimissem seu prprio texto. Como o escrito circularia deveria estar correto gramaticalmente. Um dos alunos era escolhido, por votao, para corrigir o texto, mas a turma toda tinha a responsabilidade de faz-lo. Ento, todos moviam esforos para torn-lo mais correto e bonito. O professor aproveitava para trabalhar com os erros que iam aparecendo. Todos os dias a turma decidia como deveria estar estruturado um texto e o que ilustrar. Assumiam tarefas diferentes e cada texto individual tornava-se coletivo. Era uma forma de trabalhar a cooperao entre os alunos. No fim do ms, o jornal de textos livres estava pronto e j podia ser distribudo.

Fonte: google images

Fonte: google images

Fonte: google images

Create PDF files without this message by purchasing novaPDF printer (http://www.novapdf.com)

Correspondncia interescolar:
Mas Freinet ainda no estava satisfeito de ter os escritos lidos por pais e amigos dos alunos. Pretendia expandir a circulao dos textos. Um amigo seu lhe relatou que tinha o desejo de aplicar as tcnicas de escrita utilizadas por Freinet. Da veio a ideia de os alunos se corresponderem com alunos de outras escolas. Trocavam bilhetes, cartas, desenhos, fotografias, presentes, produtos regionais, etc. Cada um relatava a sua realidade e o que consideravam importante passar. Aquilo tudo proporcionava uma alegria imensa s crianas, que sabiam que teriam seu texto lido e que logo receberiam outro. O aprendizado da lngua era feito com grande eficincia e emoo. Logo, as atividades daquela pequena escola eram conhecidas e o trabalho de Freinet, divulgado. Foi a que ele passou a escrever em revistas descrevendo seus mtodos e ganhou novos adeptos, que viraram correspondentes. Os novos amigos trocavam idias e relatavam os problemas que encontravam nas suas classes. Assim, comparando resultados, criavam a pedagogia do bom senso, baseada no conceito de que novos instrumentos e tcnicas podem ser implantados com o objetivo de melhorar o trabalho do professor.

Fonte: google images

Create PDF files without this message by purchasing novaPDF printer (http://www.novapdf.com)

Com a mo na massa
Professor, a partir dos mtodos utilizados por Freinet, voc pode realizar atividades diversas com seus alunos. Veja um exemplo:

Aulas-passeio:
Atividades devem ser bem articuladas com os objetivos gerais e as formas especficas de execuo O professor pode experimentar essa tcnica com seus alunos, tentando estimul-los a aprender sobre algum assunto especfico ou de acordo com sua curiosidade. Seja qual for o objetivo da sada, deve ser encarada com muita responsabilidade, pois ao fazer os planos para o passeio, preparar os materiais necessrios, estar atento ao roteiro de viagem, participar das tarefas durante a sada, o aluno, alm de viver um aprendizado natural e agradvel, tem a oportunidade de ampliar as formas de relacionamento com colegas, professores e acompanhantes. Cabe ao professor potencializar a possibilidade de aprendizagem. O planejamento cuidadoso de um passeio, as informaes prvias elencadas permitem criana aproveitar tudo o que o local a ser visitado oferece. O passeio propriamente dito o momento para o dilogo entre crianas e adultos. Tanta riqueza de experincias culmina num momento posterior, em que se reflete sobre os aprendizados, socializando-se as impresses e observaes de cada participante. Aps a conversa, convm anotar o que viram e aprenderam para confeccionar trabalhos individuais e coletivos... enfim, dar um destino comunicativo ao conhecimento produzido ou mesmo servir para alimentar os sonhos e projetos futuros. Exemplo de aula-passeio segundo Rosa Maria Whitaker Sampaio, coordenadora do ncleo Freinet em So Paulo: "A aula-passeio tem quatro etapas: a motivao, a preparao, a ao e a comunicao." Depois de motivado, o grupo passa a cumprir assim as fases seguintes: Preparao: planejam-se os aspectos materiais (tempo, transporte, alimentao). Levantam-se, com pesquisa e entrevistas, as leis ou regras do assunto, a situao geogrfica, dados histricos e outros. Por ltimo, faz-se um levantamento de hipteses. Ao e prolongamento: terminado o passeio, os alunos verificam suas hipteses e fazem pesquisas complementares sobre pontos obscuros ou novas descobertas. Comunicao: as concluses devem ser transmitidas pela imprensa escolar, murais, teatro etc.

Create PDF files without this message by purchasing novaPDF printer (http://www.novapdf.com)

Para saber mais


-Clestin Freinet Uma pedagogia de atividade e cooperao, Marisa Del Cioppo Elias, 112 pgs, Ed. Vozes, R$ 20. Freinet, homem simples e grande humanista, apresentado aqui como um dos maiores pedagogos do nosso sculo. Sua vida simples como agricultor e professor primrio ajudou-o a formular uma teoria pedaggica contrastando com a escola autoritria e dogmtica, incentivando a criatividade e aproximando ao mximo educao e vida. Os eixos da nova pedagogia so: cooperao, comunicao, documentao e afetividade. O livro busca apresentar a grande contribuio da pedagogia de Freinet educao.

-Freinet Evoluo histrica e atualidades, Rosa Maria Whitaker Ferreira Sampaio, 240 pgs, R$ 49,90. Apresenta a vida e a obra de Clestin Freinet, discutindo sua pedagogia do trabalho, da livre expresso e da livre pesquisa tanto de maneira terica quanto prtica.

-Pedagogia do Bom Senso, Clestin Freinet, 164 pgs, Ed. Martins Fontes, R$ 32,60. Uma pedagogia voltada para amplas camadas da populao. "Minha longa experincia dos homens simples, das crianas e dos animais convenceu-me de que as leis da vida so gerais, naturais e vlidas para todos os seres".

Create PDF files without this message by purchasing novaPDF printer (http://www.novapdf.com)

-Vdeo:
Coleo Grandes Educadores: Clestin Freinet. Direo: Rosa Maria Whitaker Ferreira Sampaio. Produo: Atta Mdia e Educao. Com a apresentao da prpria diretora, so narrados os princpios e um dos melhores educadores do sculo XX.

Sites http://revistaescola.abril.com.br http://www.centrorefeducacional.com.br http://www.pedagogiaemfoco.pro.br

Create PDF files without this message by purchasing novaPDF printer (http://www.novapdf.com)

Captulo 2
Lev Seminovitch Vygotsky "O psiclogo que valorizou as relaes sociais, atribuindo a elas importncia no processo de desenvolvimento do indivduo"

O pensamento no simplesmente O pensamento no expresso em palavras; simplesmente expresso em palavras; por meio delas que por meio delas que ele passa a existir" ele passa a existir"

Create PDF files without this message by purchasing novaPDF printer (http://www.novapdf.com)

BIOGRAFIA
Lev Seminovitch Vygotsky (1896-1934) Nasceu na Bielo-Rssia e suas idias foram influenciadas pelo contexto social em que viveu. Graduou-se em Direito e Medicina, tendo aprofundado suas investigaes na rea da Psicologia, principalmente no campo da educao de deficientes.

Fonte: google images

Create PDF files without this message by purchasing novaPDF printer (http://www.novapdf.com)

CONCEPO V YGOTSKY
A teoria de Vygotsky parte do pressuposto de que o homem um ser histrico e de que seu conhecimento construdo socialmente no mbito das relaes humanas. Vygotsky tem uma viso scio-interacionista com nfase no papel do ambiente social no desenvolvimento e na aprendizagem; a aprendizagem se d em colaborao entre as crianas e entre elas e os adultos. Para ele o desenvolvimento e a aprendizagem so processos que esto interelacionados. A aprendizagem precede o desenvolvimento, ou seja, ela o impulsiona. Na medida em que o sujeito aprende, ele se desenvolve, e esse desenvolvimento leva a novas aprendizagens. pela aprendizagem nas relaes com os outros que os conhecimentos so construdos permitindo o desenvolvimento mental. A escola destacada com um espao muito importante. O aprendizado escolar produz algo fundamentalmente novo no desenvolvimento da criana. Segundo Vygotsky, a evoluo intelectual caracterizada por saltos qualitativos de um nvel de conhecimento para outro. A fim de explicar esse processo ele identifica os tipos de desenvolvimento da seguinte forma: Desenvolvimento real - Neste nvel, as funes mentais da criana j se estabeleceram como resultado de certos ciclos completados, ou seja, so conhecimentos que j esto consolidados. Ela no precisa de ajuda para uma determinada situao, ela j aprendeu e dominaos requisitos para realiz-la . Desenvolvimento potencial ou proximal Refere-se quilo que a criana capaz de fazer com ajuda de pessoas mais experientes.

Os processos de desenvolvimento no coincidem com os processos de aprendizado. Ou melhor, o processo de desenvolvimento progride de forma mais lenta e atrs do processo de aprendizado; desta sequenciao resultam, ento, as zonas de desenvolvimento proximal. (Vygotsky)

Create PDF files without this message by purchasing novaPDF printer (http://www.novapdf.com)

Assim sendo, para Vygotsky zona de desenvolvimento proximal a distncia entre o nvel de desenvolvimento real, que se costuma determinar atravs da soluo independente de problemas, e o nvel de desenvolvimento potencial, determinado atravs da soluo de problemas sob a orientao de um adulto ou em colaborao com companheiros mais capazes (Vygotsky, 2005). Aquilo que hoje desenvolvimento potencial ser amanh desenvolvimento real. O desenvolvimento um processo dinmico e contnuo. A partir desses conceitos podemos inferir que o papel do professor no apenas constatar aquilo que o aluno j sabe (nvel real), mas sim atuar na zona de desenvolvimento proximal, possibilitando a ele vivenciar situaes que o desafiem, fazendo o avanar nos seus conhecimentos (nvel potencial). Vygotsky ressalta a importncia do outro no processo de aprendizagem. Somos capazes de aprender porque estamos o tempo todo sendo mediados pelo outro (atravs de pessoa fsica, do livro, do filme, da TV etc) que nos levam apropriao dos conhecimentos que esto disponveis na sociedade. A linguagem tem um papel fundamental nesse processo, pois atravs dela que interagimos com as outras pessoas e internalizamos o que aprendemos. Desde muito cedo, as crianas so apresentadas s linguagens utilizadas em seu meio cultural, das palavras a outros signos gestuais e visuais. A linguagem o sistema simblico bsico de todos grupos humanos. Por meio dela que ns representamos a realidade, sendo, portanto, a mediadora entre os objetos reais e a atividade cognitiva. Enfim, Vygotsky compreende a aprendizagem como um processo de internalizao, no qual a criana domina e se apropria dos instrumentos culturais como os conceitos, as idias, a linguagem, as competncias e todas as outras possveis aprendizagens. Para que o aluno alcance os processos cognitivos superiores ele necessita de um mediador, o professor deve atuar nesta funo facilitando o domnio e a apropriao dos diferentes instrumentos culturais.

"Signos podem ser definidos como elementos que representam ou expressam outros objetos,eventos, situaes. A palavra mesa, por exemplo, um signo que representa o objeto mesa; o smbolo 3 um signo para quantidade trs; o desenho de uma cartola na porta de um sanitrio um signo que indica aqui o sanitrio masculino. (Martha Kohl)

Create PDF files without this message by purchasing novaPDF printer (http://www.novapdf.com)

Com a mo na massa
Faz de conta que...
Idade A partir de 4 anos Tempo De 30 a 40 minutos Espao Sala de atividades ou locais prximos, onde voc possa observar todas as crianas e auxililas quando necessrio. Material Brinquedos ou objetos que possam simbolizar ambientes como escritrio, consultrio mdico, salo de beleza, sorveteria etc. Exemplos: caixa de papelo, agenda, gravata, maleta, caixinha de remdio, algodo, chapa de raio x, touca de banho, pente, escova, espelho etc. Objetivos Estimular a imaginao; ampliar a compreenso dos diferentes papis; construir regras com outros jogadores; aprender a brincar de maneiras diversas com os mesmos materiais; e divertir-se Preparao O primeiro passo levantar os temas de interesse das crianas para orientar a criao das caixas temticas. Organize os cantos com os materiais, sugerindo variados ambientes. As crianas brincam de faz-de-conta utilizando o material disponvel. O espao pode ser alterado de acordo com a vontade delas. fundamental sempre proporcionar turma novos desafios, com a oferta de mais objetos para alterar o ambiente. Faa intervenes durante a brincadeira somente se for solicitado pelas crianas.

Create PDF files without this message by purchasing novaPDF printer (http://www.novapdf.com)

Para saber mais


Vygotsky: Aprendizado e Desenvolvimento, Um processo scio-histrico, Marta Kohl de Oliveira, Ed. Scipione, R$ 39,90. De forma simples e abrangente, Marta Kohl faz uma cuidadosa anlise dos principais temas abordados por Vygotsky, tendo como fio condutor a questo do desenvolvimento e suas relaes com a aprendizagem, a partir de uma perspectiva scioeconmica. Pensamento e linguagem, Lev Vygotsky, Martins Editora, R$ 40,50. Esta obra faz parte da Coleo 'Psicologia e Pedagogia', que rene obras de grandes autores - manuais, pesquisas aplicadas - sobre psicologia, psicanlise e educao. A vocao apresentar obras com fundamentao terica reconhecida que forneam subsdios para a prtica do ensino, da orientao escolar, da clnica.

Formao social da mente, Lev Vygotsky, Martins Editora, R$ 42,50. H muito tempo o grande psiclogo russo L. S. Vigotsky reconhecido como um pioneiro da psicologia do desenvolvimento. No entanto, sua teoria do desenvolvimento nunca foi bem compreendida no Ocidente. A "Formao Social da Mente" vem suprir grande parte dessa falha. Trata-se de uma seleo cuidadosa dos ensaios mais importantes de Vigotsky, editada por um grupo de eminentes estudiosos da sua obra.

Vdeo: Coleo Grandes Educadores: Lev Vygotsky. Direo: Marta Kohl de Oliveira. Produo: Atta Mdia e Educao. O vdeo sintetiza a obra de Vygotsky, que enfatiza o papel da aprendizagem no desenvolvimento humano, valorizando a escola, o professor e a interveno pedaggica.

Create PDF files without this message by purchasing novaPDF printer (http://www.novapdf.com)

Captulo 3
Jean Piaget O cientista que revolucionou a educao

O Professor no ensina, mas arranja modos de a prpria criana descobrir. Cria situaesproblemas.

Create PDF files without this message by purchasing novaPDF printer (http://www.novapdf.com)

BIOGRAFIA
Jean Piaget nasceu no dia 9 de agosto de 1896, em Neuchtel, na Sua. Seu pai, um calvinista convicto, era professor universitrio de Literatura medieval. Piaget foi um menino prodgio. Interessou-se por Histria Natural ainda em sua infncia. Aos 11 anos de idade, publicou seu primeiro trabalho sobre sua observao de um pardal albino. Piaget freqentou a Universidade de Neuchtel, onde estudou Biologia e Filosofia. Ele recebeu seu doutorado em Biologia em 1918, aos 22 anos de idade. Piaget passou grande parte de sua carreira profissional interagindo com crianas e estudando seu processo de raciocnio. Seus estudos tiveram um grande impacto sobre os campos da Psicologia e Pedagogia. Piaget morreu em Genebra, em 17 de setembro de 1980.

Fonte: google images

Create PDF files without this message by purchasing novaPDF printer (http://www.novapdf.com)

Os conceitos idealizados por Piaget trouxeram grandes contribuioes para a educao. Apesar de no ter atuado como pedagogo, Jean Piaget tornou-se um dos nomes mais influentes nesta rea. Piaget buscou estudar o processo de aquisio de conhecimento dos seres humanos, dando maior importncia ao desenvolvimento infantil e, a partir disto, Piaget dedicou-se ao estudo da epistemologia gentica, defendendo a idia que o indivduo passa por vrias etapas de desenvolvimento ao longo da vida. Piaget destaca que o conhecimento se d pelas descobertas realizadas pela prpria criana e os educadores devem estimular essa procura para que a criana possa adquirir novos conhecimentos.

CURIOSIDADE: Piaget formou-se em Biologia e Filosofia

Segundo Piaget, o desenvolvimento do indivduo d-se atravs do equilbrio entre a assimilao (incorporao dos objetos do mundo exterior aos esquemas mentais j existentes) e a acomodao (modificaes realizadas para a assimilao de dados novos do mundo exterior para os quais o indivduo ainda no possui os esquemas que lhe permitem assimil-los) resultando em adaptao. Esta transio ocorre de forma gradual e, medida que acontece, a criana vai ganhando autonomia e responsabilidade. Piaget desenvolveu uma teoria chamada de Teoria Cognitiva que postula quatro estgios do desenvolvimento cognitivo Definir os perodos de desenvolvimento da inteligncia importante pois, em cada um desses estgios, o indivduo adquire novos conhecimentos ou estratgias de sobrevivncia, de compreenso e interpretao da realidade. A compreenso deste processo fundamental para ns professores, deste modo poderemos compreender com quem estamos trabalhando.

Create PDF files without this message by purchasing novaPDF printer (http://www.novapdf.com)

Os quatro estgios do desenvolvimento cognitivo:


Sensrio-motor (que vai at os 2 anos de idade): a criana comea a perceber a si mesma e os objetos que esto a sua volta; isso ocorre antes da aquisio da linguagem; Pr-operacional (2 aos 7 anos): perodo de aquisio da linguagem e a criana comea a representar o mundo por meio de smbolos; Estgio das operaes concretas (7 aos 11 anos): perodo em que a criana comea a dominar os conceitos de tempo, espao e nmero, alm de estar apta a discriminar objetos; Estgio das operaes formais (por volta dos 12 anos): perodo em que se d a entrada na idade adulta em termos cognitivos, a criana comea a ter pensamento lgico e consegue dominar conceitos abstratos.

Create PDF files without this message by purchasing novaPDF printer (http://www.novapdf.com)

Com a mo na massa
Conhecer a obra de Piaget pode contribuir muito para o seu trabalho na escola. Que tal planejar atividades que ajudam no desenvolvimento cognitivo?
Brincadeiras em que a criana pode correr, andar, pular ajudam no exerccio sensrio-motor.

Jogos simblicos (faz-de-conta) possibilitam criana a realizao de sonhos e fantasias, revela conflitos, medos e angstias, aliviando tenses e frustraes Jogos de tabuleiro e outros jogos com regras ajudam a criana a pensar e raciocinar. Alm disso, o jogo com regras pressupe a existncia de parceiros e um conjunto de obrigaes (as regras), o que lhe confere carter eminentemente social

Agora s colocar a mo na massa!


Create PDF files without this message by purchasing novaPDF printer (http://www.novapdf.com)

Para saber mais


Epistemologia Gentica Jean Piaget, Martins Editora, R$28,10. Encontrar-se- nestas pginas a exposio de uma epistemologia que naturalista sem ser positiva, que coloca em evidncia a atividade do sujeito sem ser idealista, que se apia igualmente no objeto ao mesmo tempo que o considera um limite e que, sobretudo, v no conhecimento uma construo contnua: esse ltimo espectro da epistemologia gentica o que suscita a maioria dos problemas, e so estes que procuramos equacionar corretamente e Discutir suficientemente.

A construo do real na criana, Jean Piaget, Atica, R$ 36,90. Neste livro voc encontrar a descrio de cada uma das etapas do desenvolvimento da racionalidade da criana (de 0 a 2 anos) e de sua capacidade de produzir conhecimentos para chegar apreenso e interpretao do universo real.

-Vdeo: Coleo Grandes Educadores: Jean Piaget. Direo: Yves de La Taille. Produo: Atta Mdia e Educao. Este vdeo apresenta de forma clara os principais conceitos piagetianos. Conforme Yves de La Taille, a teoria de Piaget importante para todos os adultos que lidam com crianas, pois oferece instrumentos que ajudam a entender no apenas o desenvolvimento da inteligncia, mas suas decorrncias, como a formao do comportamento e da personalidade da criana.

Site:
http://www.cerebromente.org.br/n08/mente/construtivismo/construtivismo.htm

Create PDF files without this message by purchasing novaPDF printer (http://www.novapdf.com)

Captulo 4
Henri Wallon O educador das emoes

A afetividade refere-se capacidade, disposio do ser humano de ser afetado pelo mundo externo/interno por sensaes ligadas a tonalidades agradveis e desagradveis.

Create PDF files without this message by purchasing novaPDF printer (http://www.novapdf.com)

BIOGRAFIA
Nasceu em 15 de junho de 1879. Tornou-se conhecido por seu trabalho cientfico sobre Psicologiado Desenvolvimento e por sua atuao poltica e posicionamento marxista. Devotado principalmente infncia, assume uma postura notadamente interacionista. Em 1902, com 23 anos, formou-se em filosofia pela Escola Normal Superior, cursou tambm medicina, formando-se em 1908. Em 1914 atuou como mdico do exrcito francs, permanecendo vrios meses no front de combate. O contato com leses cerebrais de ex-combatentes fez com que revisse posies neurolgicas que havia desenvolvido no trabalho com crianas deficientes. At 1931 atuou como mdico de instituies psiquitricas. Paralelamente atuao de mdico e psiquiatra consolida-se seu interesse pela psicologia da criana. Em 1948 cria a revista Enfance. Neste peridico, que ainda hoje tenta seguir a linha editorial inicial, as publicaes servem como instrumento de pesquisa para os pesquisadores em psicologia e fonte de informao para os educadores. Faleceu em 1962.

Fonte: google images

Create PDF files without this message by purchasing novaPDF printer (http://www.novapdf.com)

Contribuies tericas de Wallon


A teoria de Wallon nos mostra que preciso olhar a criana a partir do seu desenvolvimento, se desprendendo de conceitos prvios. Essa perspectiva de acompanhar a criana sem censura prvia, nos permite viso de outras possibilidades. Na psicognese walloniana no se adota modelos terminais de carter universal, em sua teoria: o desenvolvimento a criana no se d por simples soma dos progressos que prosseguiram sempre no mesmo sentido. Apresenta oscilaes atravs de certos mecanismos atravs de certos mecanismos: manifestaes antecipadas, retornos, retrocessos...No h, no entanto , seno oscilaes revelia. (Wallon, s/d: p.105) Para o autor o desenvolvimento no se d de forma linear, o ser humano se desenvolve no conflito, atravs de estgios. A presena de conflitos, contradies, na trajetria humana so, segundo o autor, resultantes das interaes e das condies do meio. A sucesso dos estgios se d pela substituio de uma funo por outra, extinguindo algumas e orientando outras novas formas de relao.

Conceitos de sua obra


Baseou suas idias em quatro elementos bsicos que se comunicam o tempo todo: afetividade, emoes, movimento e a formao do eu e o outro. Wallon atribui emoo um papel fundamental no processo de desenvolvimento humano. As emoes se inserem num campo maior que a afetividade. A emoo como funo humana tem natureza biolgica, a primeira forma de vnculo das crianas, portanto tem natureza social. A emoo est intimamente ligada ao movimento, sendo atravs dele que as alteraes emocionais se exteriorizam. Wallon acredita que existe nos movimentos uma dimenso afetiva e uma dimenso pratica. A emoo o primeiro reforo para a socializao, da se d importncia para a linguagem. A linguagem que promove a socializao e o desenvolvimento do pensamento.

Create PDF files without this message by purchasing novaPDF printer (http://www.novapdf.com)

O Jogo na concepo de Wallon


Na concepo de Wallon, infantil sinnimo de ldico. Toda atividade da criana ldica, no sentido que se exerce por si mesma antes de poder integrar-se em um projeto de ao mais extensivo que a subordine e transforme em meio. Deste modo, ao postular a natureza livre do jogo, Wallon o define como uma atividade voluntria da criana. Se imposta, deixa de ser jogo; trabalho ou ensino. Wallon, ao classificar os jogos infantis, apresenta quatro categorias: a) Jogos funcionais
Caracterizam-se por movimentos simples de explorao do corpo, atravs dos sentidos. A criana descobre o prazer de executar as funes que a evoluo da motricidade lhe possibilita e sente necessidade de pr em ao as novas aquisies, tais como: os sons, quando ela grita, a explorao dos objetos, o movimento do seu corpo. Esta atividade ldica identifica-se com a lei do efeito. Quando a criana percebe os efeitos agradveis e interessantes obtidos nas suas aes gestuais, sua tendncia procurar o prazer repetindo suas aes.

Wallon prope uma escola engajada, inserida na sociedade e na cultura, ao mesmo tempo, comprometida com o desenvolvimento dos sujeitos, numa prtica que integre a dimenso social e individual.

Fonte: getty images

Create PDF files without this message by purchasing novaPDF printer (http://www.novapdf.com)

b) Jogos de fico
Atividades ldicas caracterizadas pela nfase no fazde-conta, na presena da situao imaginria. Ela surge com o aparecimento da representao e a criana assume papis presentes no seu contexto social, brincando de imitar adultos, casinha, escolinha, etc.

d) Jogos de fabricao
So jogos onde a criana se entretm com atividades manuais de criar, combinar, juntar e transformar objetos. Os jogos de fabricao so quase sempre as causas ou conseqncias do jogo de fico, ou se confundem num s. Quando a criana cria e improvisa o seu brinquedo: a boneca, os animais que podem ser modelados, isto , transforma matria real em objetos dotados de vida fictcia.

c) Jogos de aquisio

Desde que o beb, todo olhos, todo ouvidos, como descreve Wallon, se empenha para compreender, conhecer, imitar canes, gestos, sons, imagens e histrias, comeam os jogos de aquisio.

Fonte: getty images

Fonte: getty images

Create PDF files without this message by purchasing novaPDF printer (http://www.novapdf.com)

Para saber mais


A evoluo psicolgica da criana, Henri Wallon. 272 pgs. Editora Martins Fontes.R$ 38,80.
A evoluo psicolgica da criana (1941) a exposio mais sinttica e mais completa do pensamento walloniano. Devido riqueza interdisciplinar de suas mltiplas perspectivas, essa obra continua sendo de fundamental interesse, para alm at da psicologia da criana, no s para psiclogos das outras especialidades, mas tambm para o pblico preocupado com outros campos do saber, como as cincias da educao, a psicanlise, a medicina, as neurocincias, as cincias cognitivas, e certamente, a filosofia.

Henri Wallon- Uma concepo dialtica do desenvolvimento infantil, Izabel Galvo.136 pgs. Editora Vozes. R$ 21,20.
Apresenta a psicologia gentica walloniana que busca compreender o desenvolvimento da pessoa nos vrios domnios e nas relaes com o meio social. Aponta para a importncia de uma prtica educacional que atenda s necessidades da pessoa em desenvolvimento, integrando corpo, inteligncia e emoo, sugerindo ainda uma prtica pedaggica comprometida com a cidadania.

Afetividade e aprendizagem contribuies de Henri Wallon, Abigail Alvarenga Mahoney / Laurinda Ramalho Almeida. 176 pgs. Editora Loyola. R$ 22.
Este livro aborda a questo da afetividade no cotidiano escolar, apresentando pesquisas que se apoiaram na teoria de desenvolvimento de Henri Wallon. O que essas pesquisas revelam: em todos os nveis de ensino, do Fundamental ao Superior, alunos e professores se expressam por inteiro com cognies, sentimentos e movimentos; o processo ensinoaprendizagem se enriquece na medida em que considera a integrao cognitiva-afetiva-motora; ao aceitar essa integrao, o professor amplia sua viso e tem melhores elementos para identificar suas necessidades e as do aluno; a discusso sobre a competncia pedaggica, em todos os nveis de ensino, no pode deixar margem a questo da afetividade, pois cognio e afetividade so dimenses inseparveis do processo ensino-aprendizagem

Vdeo:

Coleo Grandes Educadores: Henri Wallon. Direo: Izabel

Galvo. Produo: Atta Mdia e Educao. Mostra um resumo da teoria de Wallon, na sua tentativa de ver a criana de um modo integral.

Create PDF files without this message by purchasing novaPDF printer (http://www.novapdf.com)

Bibliografia
GALVO, I. Uma concepo dialtica do desenvolvimento infantil. Petrpolis: Vozes, OLIVEIRA, M.K. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento - um processo scio-histrico. So Paulo: Scipinone, 1997.

RAPPAPORT, C.R. Modelo piagetiano. In: RAPPAPORT, C.R., FIORI, W. R. e DAVIS, C.. Teorias do desenvolvimento. Conceitos fundamentais. So Paulo: EPU, (p. 55-75)/

SAMPAIO, R.M;W.F. Freinet: evoluo histrica e atualidades. So Paulo: Scipione,1989.

VYGOTSKY, L. S. Formao social da mente. So Paulo: Martins Fontes, 1984.

REGO,T.C. Vygotsky: uma perspectiva histrico-cultural da educao. Petrpolis: Vozes, 1994.

OBS: Os vdeos que esto no cd deste livro foram retirados de www.youtube.com

Create PDF files without this message by purchasing novaPDF printer (http://www.novapdf.com)

A coleo Universo Infantil uma obra que traz para voc, educador, uma fonte inspiradora para desenvolver aspectos pedaggicos desejados. Nele voc pode encontrar um vasto material que tanto pode auxili-lo na construo de um objetivo pedaggico orientado, como na escolha de outras atividades livres. Tem como objetivo instrumentalizar o educador como ferramenta de assessoramento e apoio tcnico, para seu planejamento, desenvolvimento e avaliao no processo de ensinoaprendizagem. Para atingir esse objetivo, inclumos a definio dos objetivos especficos, sugestes de atividades extras, subsdio terico, indicaes bibliogrficas, alm da caixa multimdia, para ser trabalhado em cada contedo. Tendo em vista os tempos da grande velocidade das inovaes tecnolgicas e do mesmo intenso renascimento cultural, o indivduo a unidade bsica de mudana. ele quem administra a tecnologia do mundo de complexidades em que as relaes so fundamentais para os bons resultados. O desenvolvimento pleno da pessoa para a vida passa por sua capacidade de lidar com seus sentimentos e elaborar suas experincias em busca de competncia individual e em equipe. Somos todos educadores e estamos sempre aprendendo a adquirir novas habilidades. Assim atravs dessa leitura coloca-se em prtica a inteno de facilitar o cotidiano do educador, atravs desse assessoramento tcnico.

www.colecaouniversoinfantil.blogspot.com

Create PDF files without this message by purchasing novaPDF printer (http://www.novapdf.com)

Vous aimerez peut-être aussi