Vous êtes sur la page 1sur 10

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE JUNDIA

CONTABILIDADE BSICA
Prof. Alexandre Schuster Apostila - 1

1.

INTRODUO

1.1

Histria da Contabilidade

A contabilidade to antiga quanto origem do homem, na poca dos egpcios h 6.000 anos A.C., deixaram um acervo de registros, segundo historiadores, foram eles os primeiros a utilizar medida monetria para os registros, usando uma moeda em ouro e prata. Mesmo em pocas remotas, o homem sempre sentiu a necessidade de registrar seus pertences para assim controlar quantitativamente o que havia conquistado com seu suor e esforo, verificando assim quanto havia acumulado durante sua vida, podendo defender suas propriedades. Conforme o homem enriquecia, crescia a necessidade de controle e preservao de seus bens. A Contabilidade nasceu como cincia, na Itlia durante o sculo XV, quando o Frei Luca Paccioli, matemtico, telogo e contabilista, considerado o pai da Contabilidade, criou e publicou em 1.494, o mtodo de escriturao contbil denominado mtodo das partidas dobradas, que relata os fatos da contabilidade. Nesse perodo, surge a Escola Italiana de Contabilidade, que dominou o cenrio contbil mundial at o incio do sculo XX, quando, devido expanso das multinacionais dos Estados Unidos, inicia-se o crescimento norte-americano, uma vez que as empresas precisavam manter o controle de suas fbricas e filiais. A institucionalizao da contabilidade no Brasil surgiu com a publicao da Lei n 556 de 25 de junho de 1850, o cdigo comercial brasileiro quem institucionalizou a contabilidade no Brasil, art. 10 a 15, traz toda a sistemtica da contabilizao: 1-ordem uniforme de contabilidade e escriturao; 2-Ter livros para registro de todos os documentos; e 3-conservar em boa guarda todos os livros escriturados. Em 1.976 foi publicada a Lei n 6.494/76, Lei das Sociedades por Aes, que estabeleceu regras claras quanto s caractersticas, forma de constituio, composio acionria, estrutura de demonstraes financeiras, obrigaes societrias, direitos e obrigaes de acionistas e rgos estatutrios e legais. Essa lei deixou claro que a metodologia norte-americana passou a ser a oficial do Brasil e, nesses anos, a contabilidade brasileira modernizou-se para acompanhar a evoluo do pas.

1.2

Introduo

A Contabilidade o instrumento que fornece o mximo de informaes teis para a tomada de decises dentro e fora da empresa. Todas as movimentaes que possam ser expressas monetariamente so registradas pela Contabilidade, que em seguida, resume os dados registrados em forma de relatrios. A Contabilidade visa apurar demonstrativos contbeis que so os canais de comunicao que nos fornecem dados e informaes para diagnosticarmos o desempenho e a sade financeira da empresa. A funo de prestar informaes de fundamental importncia, porque elas so necessrias ao processo de tomada de decises pelos administradores de uma entidade, bem como pelos demais usurios da Contabilidade.

Contabilidade - Prof Alexandre Schuster

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE JUNDIA


Uma empresa sem boa contabilidade como um barco, em alto-mar, deriva sem bssola.
1.3 de: a) Controlar o Patrimnio das entidades (pessoas fsicas e jurdicas); b) Apurar o Resultado das atividades das entidades; c) Prestar informaes aos Usurios da Contabilidade, s pessoas que tenham interesse na avaliao da situao patrimonial e do desempenho dessas entidades. Contabilidade a cincia que estuda, controla e registra o patrimnio das pessoas fsicas e jurdicas, objetivando represent-lo graficamente, evidencia suas variaes, estabelece normas para sua interpretao, servindo como instrumento bsico para a tomada de decises de todos os setores direta ou indiretamente envolvidos com a empresa. Contabilidade a cincia que interpreta os fatos ocorridos no patrimnio das entidades, mediante o registro, a demonstrao expositiva e a revelao desses fatos, com o fim de oferecer informaes sobre a composio do patrimnio, suas variaes e o resultado econmico decorrente da gesto da riqueza econmica. A finalidade da contabilidade a de registrar, controlar, acumular, resumir e interpretar os fenmenos que afetam as situaes patrimoniais, financeiros e econmicos de qualquer entidade. CINCIAS SOCIAIS: estuda os diferentes aspectos da sociedade humana. REGISTRO: inscrio ou transcrio de dados documentados para dar autenticidade aos fatos ocorridos. RESULTADO: apurao de lucro, prejuzo ou nulo (diferena entre o valor das receitas e o valor das despesas). PESSOA FSICA: indivduo comum - a pessoa natural; todo indivduo (homem ou mulher), desde o nascimento at a morte; a personalidade civil da pessoa natural comea no nascimento. Para exercer atividade econmica, a pessoa fsica com capacidade civil, pode atuar como autnoma ou como scia de empresa. PESSOA JURDICA: entidade empresarial. a entidade abstrata com existncia e responsabilidade jurdica, como uma associao, firma individual, sociedade simples (antiga sociedade civil), sociedade empresarial (comrcio, indstria) sindicato, fundaes, sociedade por aes, legalmente autorizadas. Pode ser de direito pblico, ou de direito privado com ou sem fins lucrativos. PATRIMNIO: o conjunto de bens, direitos e obrigaes, pertencentes a uma pessoa fsica ou jurdica (riqueza medida por uma entidade, seja ela fsica ou jurdica).

Definio e Conceitos

A Contabilidade uma cincia que desenvolveu uma metodologia prpria com a finalidade

1.4

Aplicao da Contabilidade

Campo de Aplicao da Contabilidade: so as entidades, as pessoas fsicas ou jurdicas. Objeto de aplicao da Contabilidade: o patrimnio da entidade. A contabilidade deve ser um instrumento gerencial de tomada de deciso. Ela coleta e registra todos os dados econmicos mensurados monetariamente que so transformados em relatrios. A contabilidade utiliza mtodos quantitativos para mensurar os fatos ou fenmenos que ocorrem em razo da ao do homem. A finalidade de mensurar e registrar provm da necessidade

Contabilidade - Prof Alexandre Schuster

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE JUNDIA


que os proprietrios de patrimnios tm de quantificar suas riquezas e acompanhar a variao destas, controlando seu crescimento durante o tempo. 1.5

Usurios da Contabilidade

Um dos principais objetivos da contabilidade ser um sistema de informao destinado a prover seus usurios com informaes para a tomada de decises. Esses usurios so considerados qualquer pessoa fsica ou jurdica (interno ou externo), que tenham interesse em conhecer os dados da empresa. -Usurios internos: so os gerentes, diretores, scios, administradores e colaboradores. -Usurios externos: so os acionistas, instituies financeiras, fornecedores, governo e sindicatos. Investidores/Acionistas: identificam a situao econmica financeira para decidirem qual o melhor investimento disponvel no mercado. Fornecedores: identificam a capacidade de pagamento da empresa com a finalidade de fornecer-lhe crditos. Bancos/Instituies Financeiras: identificam se a empresa est apta a utilizar linhas de crdito e cedem limites bancrios. Governo: alm de utilizar os relatrios para fins de arrecadao de impostos, utiliza-os como fonte de dados para pesquisas de mercado feitas pelo IBGE e outros rgos de pesquisa. (Sebrae) Sindicato: identificam a produtividade do setor para reivindicarem possveis benefcios s categorias. (PLR)

1.6

As Funes da Contabilidade

A contabilidade tem como principais funes coleta, armazenamento e transformao de dados em informaes aos seus usurios, para a tomada de decises. Coleta de dados: so os levantamentos dos fenmenos que ocorrem dentro do negcio. A coleta consiste em levantar os fatos contbeis/administrativos, com base em documentos necessrios que revelem a atividade empresarial realizada pela entidade. Registro dos dados: Registro dos fatos contbeis/administrativos. Esse registro feito em ordem cronolgica, o que d contabilidade caracterstica de verdadeira histria do patrimnio (Livro Dirio). Os registros evidenciam a expresso monetria dos fatos e os selecionam de acordo com a natureza, permitindo que sejam reunidos em grupos homogneos que distinguem os diversos componentes do patrimnio e suas variaes. Relatrios: com base nos registros realizados, expomos periodicamente, por meio de demonstrativos, a situao econmica, financeira e patrimonial. Esses demonstrativos podem ser avaliados com a finalidade de apurao dos resultados obtidos pela empresa (ex.: Balano Patrimonial, D.R.E.). Com essa acumulao de dados, convenientemente classificados, procuramos produzir as informaes necessrias para o atendimento das diferentes necessidades socioeconmicas. Atos Administrativos: so os que no provocam alteraes nos elementos do Patrimnio ou do Resultado, portanto, no interessam Contabilidade. Exemplo: digitar cartas ou oramentos, atender telefonemas, contratar pessoal, etc. Fatos Administrativos: so os que provocam alteraes nos elementos do Patrimnio ou do Resultado, portanto, interessam Contabilidade. Por essa razo, tambm so denominados Fatos Contbeis.

Contabilidade - Prof Alexandre Schuster

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE JUNDIA


2. PATRIMNIO

2.1

Conceito

O termo patrimnio significa, a princpio, o conjunto de bens pertencentes a uma pessoa fsica ou a uma pessoa jurdica, por meio de propriedade, cesso ou a qualquer outro ttulo, podendo ser avalivel em moeda. Compe-se tambm de valores a receber, por isso, em contabilidade esses valores a receber so denominados direitos. Relacionando-se, todavia, apenas bens e direitos, no se podem identificar a verdadeira situao de uma empresa. E necessrio evidenciar as obrigaes (dvidas) referentes aos bens e direitos. Exemplo: se voc disser que tem como patrimnio um apartamento, e no fizer referncia a dvida com o banco financiador (em caso de ter sido adquirido atravs desse sistema de crdito), sua informao incompleta.

Em contabilidade, portanto, a palavra patrimnio tem sentido amplo, por um lado significa o conjunto de bens e direitos pertencentes a uma pessoa fsica ou jurdica, por outro lado inclui as obrigaes a serem pagas.

PATRIMNIO DE UMA PESSOA OU DE UMA EMPRESA Bens e direitos (a receber) Obrigaes (a serem pagas)

2.2

Bens

So as coisas teis, capazes de satisfazer s necessidades das pessoas fsicas e jurdicas, e so suscetveis de avaliao econmica. So todos os objetos que uma entidade possui, seja para troca, consumo ou aplicao. Os bens dividem-se em: Bens materiais ou tangveis: tem existncia fsica, so palpveis, que podemos tocar e ver. Exemplo: Mquinas, Veculos, Imveis, Mercadorias, Dinheiro, Mveis e Utenslios, etc. Bens imateriais ou intangveis: no tem existncia fsica, no so palpveis, no podemos ver e tocar. Exemplo: Patentes, Marca, Nome Comercial (goodwill). De acordo com sua funo dentro da entidade, tambm so subdivididos da seguinte forma: Bens de uso: so aqueles que, a entidade utiliza para a execuo de suas atividades e que, aps sua utilizao, continuam existindo. Exemplo: armrios, arquivos, prateleiras, balces, mveis, utenslios, veculos, mquinas, equipamentos, etc. Bens de consumo: so aqueles que, a entidade utiliza em sua atividade e que, aps seu consumo, deixam de existir. Exemplo: material de limpeza, material de higiene, material de escritrio, combustveis, lubrificantes, etc. Bens de troca: so aqueles aplicados na execuo de seu negcio, com o objetivo de aumentar a riqueza. Exemplo: dinheiro e mercadorias em estoque. Exemplo loja de calados balco, prateleira, vitrine, equipamento, emissor de cupom fiscal, espelho, calados para venda (mercadorias), papel para embalagem, material para limpeza da loja, meio quilo de p de caf e uma pequena quantia em dinheiro.

Contabilidade - Prof Alexandre Schuster

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE JUNDIA

O Cdigo Civil brasileiro distingue os bens: Bens imveis: so aqueles que no podem ser removidos de seu lugar, pois esto fixos ao solo: terrenos edificaes. Bens mveis: so aqueles que podem ser deslocados de um local a outro: veculos, mquinas, equipamentos, estoque de mercadorias e dinheiro. Exemplo: Suponha que uma empresa tenha os seguintes bens e seus respectivos valores em mil R$: Mveis e utenslios Mquinas Marcas e patentes 90 400 150 Edifcios Veculos Terrenos 180 110 900

Bens Edifcios Mov.e utenslios Veculos Maquinas Terrenos Marcas e patentes Sub-Total Total

Tangveis 180 90 110 400 900

Intangveis

mveis

imveis 180

90 110 400 900 150 150 750 1.830 1.080

1.680 1.830

150

2.3

Direitos

Em Contabilidade entende-se por direito ou direito a receber, o poder de exigir alguma coisa, so os valores que as pessoas fsicas ou jurdicas tem a receber de terceiros. So gerados por meio das operaes da entidade realizadas com outras pessoas fsicas ou jurdicas. Exemplo: alugar um imvel, vender mercadorias a prazo, duplicatas a receber, promissrias a receber, aes a receber, imposto de renda a restituir pelo governo, caderneta de poupana, etc.

Contabilidade - Prof Alexandre Schuster

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE JUNDIA


Relao de alguns direitos de uma empresa. Itens Banco conta movimento (depsito) Duplicatas a receber Ttulos a receber (nota promissria / cheques) Aluguis a receber Total dos Direitos Valores 680 1.320 500 300 2.800

2.4

Obrigaes

As obrigaes representam as dvidas que a entidade contrai junto a terceiros. Em Contabilidade, esse item tambm pode ser chamado de obrigaes exigveis ou somente exigvel, ou seja, um terceiro exige o pagamento da dvida que sero reclamados, exigidos pagamento na data de vencimento. Exemplo: Em caso de um emprstimo bancrio, voc fica devendo ao banco (emprstimo a pagar). Se a divida no for liquidada na data do vencimento, o banco exigir o pagamento. Uma obrigao exigvel bastante comum nas empresas a Compra de mercadorias a prazo (exatamente o contrrio de duplicatas a receber), ao comprar a prazo, a empresa fica devendo para o fornecedor da mercadoria assim neste caso chamada de DUPLICATAS A PAGAR ou FORNECEDORES. Exemplos: emprstimo feito em banco - EMPRSTIMO A PAGAR; com os funcionrios SALRIOS A PAGAR; com o governo - IMPOSTOS A PAGAR; com a previdncia social e FGTS ENCARGOS SOCIAIS A PAGAR, etc. Algumas obrigaes exigveis de uma empresa Itens Fornecedores (dvidas com fornecedores de mercadorias) Emprstimos bancrios (a pagar) Salrios a pagar Encargos sociais a pagar (FGTS INSS) Impostos a pagar (ou recolher) Financiamentos (emprstimos a pagar - longo prazo superior a 12 meses) Contas a pagar (diversos) Total das Obrigaes Valores 800 400 350 450 900 1.100 500 4.500

Contabilidade - Prof Alexandre Schuster

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE JUNDIA


Os elementos que compem o patrimnio recebem denominaes especificas, de acordo com sua natureza: Imveis: prdios, terrenos, etc. Moveis e utenslios: mesas, cadeiras, arquivos, computadores, etc. Mercadorias: estoques de mercadorias em geral, destinado revenda. Caixa: moeda circulante (dinheiro). Contas a receber: ttulos, promissrias a receber, aluguis a receber. Duplicatas a receber: crditos por vendas de mercadorias com nota fiscal e duplicatas. Contas a pagar: despesas a pagar, aluguis a pagar. Duplicatas a pagar: dbitos por compras de mercadorias com nota fiscal e duplicatas. Obs.: Duplicata = cpia, ttulo de crdito com aceite.

2.5

Aspectos qualitativo do patrimnio

A contabilidade procura especificar cada um dos itens que compem o patrimnio da entidade e, para isso, utiliza-se da nomenclatura desses itens, qualificando-os. Dessa forma, o patrimnio de uma entidade ser representado segundo o aspecto qualitativo do patrimnio, ou seja, consiste em qualificar os bens, direitos e obrigaes. Nesta representao, coloca-se do lado esquerdo BENS E DIREITOS e no lado direito

OBRIGAES EXIGVEIS.

Bens + Direitos

Obrigaes Exigveis

Bens Caixa (Dinheiro) Mercadorias em estoque Veculos Imveis Mquinas Ferramentas Mveis e utenslios Marcas e patentes Direitos Depsitos em banco Duplicatas a receber Ttulos a receber Aluguis a receber Aes

Obrigaes Emprstimos a pagar Salrios a pagar Fornecedores ( a pagar) Financiamentos Impostos a pagar Encargos sociais a pagar Aluguis a pagar Ttulos a pagar

Contabilidade - Prof Alexandre Schuster

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE JUNDIA


2.6

Aspectos quantitativo do patrimnio

Esse aspecto consiste em dar a esses bens, direitos e obrigaes, seus respectivos valores, levando a conhecer o Patrimnio da entidade, ou seja, a valorizao dos itens que compem o patrimnio da entidade em moeda. dar valor aos itens j qualificados e, agora, quantificados:

Bens + Direitos

Obrigaes Exigveis

Bens Caixa (Dinheiro)................50,00 Mercadorias em estoque...300,00 Veculos...........................100,00 Imveis ...........................700,00 Mquinas...........................80,00 Direitos Depsitos em banco...........120,00 Aluguis a receber...............60,00 Duplicatas a receber...........230,00

Obrigaes Duplicatas a pagar..............90,00 Salrios a pagar................110,00 Aluguis a pagar.................40,00 Impostos a recolher............70,00

2.7

Representao grfica do patrimnio

A maneira que a contabilidade utiliza para representar a situao patrimonial a forma grfica. Os bens, Direitos e obrigaes podem ser didaticamente dispostos em um grfico em forma de T. REPRESENTAO GRFICA DO PATRIMNIO

Bens + Direitos

Obrigaes Exigveis

Bens Caixa (Dinheiro) Mercadorias em estoque Veculos Imveis Mquinas Ferramentas Mveis e utenslios Marcas e patentes Direitos Depsitos em banco Duplicatas a receber Ttulos a receber Aluguis a receber Aes

Obrigaes Emprstimos a pagar Salrios a pagar Fornecedores (a pagar) Financiamentos Impostos a pagar Encargos sociais a pagar Aluguis a pagar Ttulos a pagar

Contabilidade - Prof Alexandre Schuster

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE JUNDIA

A Contabilidade atribui, com lgica, um nome para cada um dos lados do grfico, ATIVO e PASSIVO. Os elementos positivos do grfico patrimonial (bens e direitos) so chamados, na contabilidade, de componentes ativos ou somente ATIVO. No ativo sero classificados todos os bens e direitos da entidade, expressos em moeda, e ser representado do lado esquerdo do quadro patrimonial. Os elementos negativos do grfico patrimonial (obrigaes) so chamados, no contexto contbil, de componentes passivos ou somente PASSIVO. O passivo compreende as obrigaes da entidade, isto , nele esto as dvidas da pessoa jurdica ou da pessoa fsica junto a terceiros, e ser representado do lado direito do quadro patrimonial.

2.8

Patrimnio Lquido

O patrimnio por si s no mede a efetiva riqueza de uma pessoa ou empresa. Na verdade, necessrio conhecer a riqueza lquida, sendo: SOMAM-SE os BENS e os DIREITOS e, desse total, SUBTRAI-SE s OBRIGAES; o resultado a riqueza lquida, ou seja, parte lquida que sobra do patrimnio para a pessoa ou empresa. Ela denominada PATRIMNIO LQUIDO ou SITUAO LQUIDA. Determinada a forma como se obtm o valor do patrimnio lquido de uma entidade, podese ento, aplicar uma frmula aritmtica para a obteno desse valor, conhecida como equao fundamental da contabilidade. Equao Patrimonial: PL = B + D - O Patrimnio lquido = Bens + Direitos (-) Obrigaes Ento quanto maior o patrimnio lquido, melhor a situao financeira da empresa e dos acionistas, scios, diretores, etc. Porm h situaes que o PL grande, mas as obrigaes superam os bens e direitos; nesse caso, o PL negativo, isto , no existe riqueza e a situao da empresa comprometedora.

Exemplo Cia Mar Azul: Bens $ 650,00 Direitos $ 250,00 Obrigaes $ 880,00

RESOLUO: PL = B + D O

PL = 650 + 250 880 PL = $ 20,00 No entanto, a riqueza lquida, praticamente insignificante.

Assim, vejamos o modelo da representao grfica do patrimnio lquido da entidade, cujo patrimnio qualitativo e quantitativo, conforme segue:

Contabilidade - Prof Alexandre Schuster

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE JUNDIA


B a l an o P at r i m o n i al Ativo Bens Caixa Estoque de mercadorias Mquinas e equipamentos Veculos Imveis 1.230,00 Obrigaes 50,00 300,00 80,00 100,00 700,00 D u p l i ca t a s a p a g a r Salrios a pagar A l ug u i s a p a g a r I m p o s t o s a r e c o l he r P as s i v o 310,00 90,00 1 10 , 0 0 40,00 70,00

Direitos B a n c o co nt a m o vi m e nt o Aluguis a receber D u p l i ca t a s a r e c e b e r

410,00 120,00 60,00 2 30 , 0 0 T o t a l d o P a ss i v o 1.640,00 P a t r i m n i o L q u i d o 1.330,00

Total do ativo

1.640,00

3.

ESTRUTURA CONTBIL

Contabilidade - Prof Alexandre Schuster

10

Vous aimerez peut-être aussi