Vous êtes sur la page 1sur 16

R E V I S T A LATINOAMERICANA DE PSICOPATOLOGIA F U N D A M E N T A L an o VI, n.

3, set/ 2 0 03

Rev. Latinoam. Psicopat. Fund., VI, 3, 94-109

Violncia e transgresso: interrogando a adolescncia*

Isabel da Silva Kahn Marin

94

Este artigo discute como a compreenso do processo de subjetivao do adolescente traz elementos preciosos para a problematizao da transgresso e da violncia que, por sua vez, so condio para a constituio subjetiva, bem como fatores de transformao ou manuteno da ordem social. Palavras-chave: Violncia, transgresso, adolescncia, pulso, psicanlise, psicopatologia fundamental

* Texto apresentado, originalmente, na Mesa-redonda Violncia e transgresso no VI Congresso Brasileiro de Psicopatologia Fundamental realizado em Recife, setembro de 2002.

ano VI, n. 3, set/ 2 0 03

ARTIGOS

Introduo O Adolescente bandido interpela o psicanalista


Ao me terem falado sobre sua juventude, momentos antes da puberdade, pessoas que, mais tarde, freqentemente se tornaram muito respeitveis, me informaram sobre aes proibidas que praticaram naquele perodo tais como furto, fraudes e at mesmo incndio voluntrio. Eu tinha o hbito de me descartar dessas declaraes com o comentrio de que estamos familiarizados com a fraqueza das inibies morais daquele perodo de vida e no fazia qualquer tentativa para localiz-las em um contexto mais importante. (Freud, 1916, p. 347)

95

Como entender que essa atitude compreensiva de Freud ao falar da puberdade, no incio do sculo XX, no contribua para derrubar os fortes argumentos que encontramos hoje no Brasil, para a reduo da idade penal? preocupante tambm a forma como os telejornais apresentam os crimes praticados por jovens, numa clara apologia ao seu grau de perversidade, clamando para que sejam julgados e punidos como os adultos o so. Esses argumentos se apiam nas estatsticas sobre o aumento da criminalidade entre os jovens nesta ltima dcada, muito embora paream desconsiderar o significativo aumento de crianas e jovens assassinados no Brasil nesse mesmo perodo (48%), segundo pesquisas divulgadas pela Unesco, em 2002 (Folha de S. Paulo, 4/5/2002). Penso que o psicanalista no deva se furtar a pensar e se manifestar frente aos fenmenos sociais, polticos e culturais, principalmente quando a dignidade humana est ameaada. Freud nos apontou esse caminho, ensinando-nos como a palavra recalcada est intimamente vinculada violncia e dor. nessa perspectiva que nos convida a refletir sobre o fato de que: Tudo

R E V I S T A LATINOAMERICANA DE PSICOPATOLOGIA F U N D A M E N T A L an o VI, n. 3, set/ 2 0 03

que estimula o crescimento da civilizao, trabalha simultaneamente contra a guerra ( 1933, p. 208). Por isso proponho neste artigo discutir como a compreenso do processo de subjetivao do adolescente, traz elementos preciosos para a problematizao da transgresso e da violncia que so condio para a constituio subjetiva, bem como fatores de transformao ou manuteno da ordem social.

Violncia, transgresso, pulso: manifestaes do pathos. Condies para subjetivao Este questionamento se faz a partir da posio da Psicopatologia Fundamental que
... est interessada num sujeito trgico que constitudo e coincide com o pathos... O que se figura na tragdia pathos que, no sentido clssico, quer dizer tudo o que se fez ou que acontece de novo, do ponto de vista daquele ao qual acontece. Nesse sentido, quando pathos acontece, algo da ordem do excesso, da desmesura, se pe em marcha, sem que o eu possa se assenhorear desse acontecimento, a no ser como paciente, como ator. (Berlinck, 1998, p. 53)

96

Ora, encontramos no sentido primeiro da palavra violncia a idia de irrupo de uma fora intensa que deixa o sujeito submisso aos efeitos dessa fora sem que ele possa se livrar dela (Toubiana, 1997, p. 167). Essa concepo retoma, no fundo, a etimologia do termo violncia, que vem do latim, em que vis quer dizer a fora. Alis, Jean Bergeret pesquisa cuidadosamente o termo demonstrando que na origem apresenta a idia de vida sem a conotao destrutiva ou ertica e com a qual estamos familiarizados (Bergeret, 1995). Violncia apresenta tambm na lngua portuguesa um carter polissmico, que compreende desde a noo de ao violenta at a idia de impetuosidade ou veemncia, passando pelas noes de constrangimento, ou contrariar as normas, violar, etc. O mesmo se d com o termo transgresso. Nos dicionrios Aurlio e Larousse Cultural encontramos: 1. Ato ou efeito de transgredir, infrao, violao sendo que no verbete transgredir, aparece a definio de passar alm, infringir, atravessar, violar uma norma 2. (Geol.) Invaso do mar que acarreta a formao de depsitos marinhos onde dantes era continente, provocando transformaes na costa litornea. Portanto, analisando esses termos, depara-se com sua polissemia e a extenso de seus significados traz uma situao paradoxal a qual psicanalistas estamos habituados a escutar. Criao ou destruio: do que se tratam as transgresses? Do que se tratam as violentas manifestaes juvenis?

ano VI, n. 3, set/ 2 0 03

ARTIGOS

Enriquez, a partir de Canguilhem, tece reflexes importantes para fundamentar essas questes.
A vida constituda de todas as foras que se opem morte (Canguilhem, 1943). Em outras palavras o ser humano luta contra a entropia que espreita constantemente o mundo fsico e o mundo vivo, e criador de neguentropia. Ela torna presente o querer viver schopenhaueriano e nietzschiano, e a vitria da pulso de vida sobre a pulso de morte. Mesmo quando est misturada com algum pathos (de sofrimento), e se s vezes se desvia no pattico, ela faz surgir novos valores, pois o homem, como diz Nietzsche uma coisa que pode ser superada e, acrescentemos, a nica que tem essa caracterstica (...) Assim, como escreveu Bataille (1975), a transgresso no a negao da proibio, ela a ultrapassa e a completa. (Enriquez, 2002, p. 122-3)

Isto posto, retomemos da tradio psicanaltica o conceito fundamental de pulso Trieb. Como aponta Lus Hanns
... Trieb, tal qual usado em alemo, entrelaa quatro momentos que conduzem do geral ao singular. Abarca um princpio maior que rege os seres viventes e que se manifesta como fora que coloca em ao os seres de cada espcie; que aparece fisiologicamente no corpo somtico do sujeito como se brotasse dele e o aguilhoasse; e por fim, que se manifesta para o sujeito fazendo-se representar ao nvel interno e ntimo como se fosse sua vontade ou um imperativo pessoal. No texto freudiano tambm a palavra mantm essas caractersticas de uso. Trieb evoca a idia de fora poderosa e irresistvel que impele. (Hanns, 1996, p. 338)

97

Radmila Zygouris (1999) comenta: A pulso em sua origem no , portanto, nem boa nem m, ela s procura satisfao: apenas devido inadequao do objeto e impotncia do sujeito em encontrar o objeto adequado que ela se torna destruidora do objeto tanto quanto do sujeito, tentando manter um estado de menor tenso (p. 15). Diz ainda a autora: Desejar, falar, pensar, sonhar, fazer. Tudo isto implica nas pulses de vida, implica no ato de se estar frente a frente com um outro, de ir em direo ao outro e abre um caminho para estabelecer uma relao com o outro, uma relao de objeto, como chamada (p. 25). No entanto, observa-se o quanto tem sido difcil, nos dias de hoje, a disponibilidade dos sujeitos em se fazerem objetos e enfrentarem essa violncia do movimento pulsional, chegando a abandonar seus parceiros significativos (filhos, cnjuges, alunos, etc.) solido e ao desamparo. O ato de crueldade seu ltimo avatar (do Jogo Pulsional Eros e Tnatos), ltima tentativa de um fazer ertico, de um ir em direo ao outro, nem que seja para destru-lo; quando na falta desse outro inacessvel, o eu tornado impotente, se abraa a si prprio num ltimo gesto de potncia (Ibid., p. 25).

R E V I S T A LATINOAMERICANA DE PSICOPATOLOGIA F U N D A M E N T A L an o VI, n. 3, set/ 2 0 03

A proposta da Psicopatologia Fundamental, na tradio do mtodo clnico, busca uma classificao compreensiva to exclusiva que se confunde com a prpria subjetividade de cada um (Berlinck, s/d, p. 11). Essa compreenso, como apontamos, na sua dimenso trgica, aproxima-se justamente do carter violento que a emergncia do sujeito, ou seja, que a expresso subjetiva apresenta.

A adolescncia e o drama da subjetivao Na perspectiva da anlise proposta pode-se dizer que o processo de subjetivao sempre retoma a questo desesperada do sujeito de se fazer nico e de ser reconhecido pelo mundo. Nada melhor que a adolescncia para nos lembrar disso. Prope-se assim considerar o adolescente o paradigma do sujeito humano, ou seja, do drama de sua subjetivao como colocar-se na rede social mantendo singularidade e autonomia; ou, dito de outra forma, nas palavras de P. Jeammet, o paradoxo chave do desenvolvimento humano aquele da necessidade de conciliar a necessidade fundamental de identificao e de se alimentar dos objetos investidos, com a necessidade de salvaguardar a autonomia narcsica (1995, p. 89). Penso que por isso que o adolescente incomoda: ele retoma dia-a-dia nosso conflito essencial. Ele luta, no desiste; busca sempre transgredir e por isso expe nossa violncia recalcada. Renncia narcsica, vicissitudes edpicas, parecem ser um tema to banal em psicanlise, mas por que ele persiste? O tema violncia e a questo do adolescente que hoje se articulam to fortemente na sociedade e que a psicanlise no pode se furtar a entender , retomam sem dvida esse drama fundante do humano: A gesto de sua violncia interna, seus votos incestuosos e parricidas, de sua agressividade legtima e estruturante, assim como s expresses problemticas de suas pulses de morte (Birraux, 1997, p. 132, traduo minha). na adolescncia, sabemos, o momento de romper, decididamente, com o ideal narcsico dos pais, constituindo, para alm de suas determinaes, a possibilidade de um ideal de Eu. Ou seja, momento de subjetivar-se, aceitando as limitaes sociais, posicionando-se criativamente. tempo de buscar, em novas relaes, recuperar amores perdidos, fundar-se num corpo que foi amado e que poder amar, que foi gerado e poder gerar, enfim, de entrar na realidade social, simblica, com nome prprio. Esse processo, porm, no feito sem luta, sem transgresses. Pensemos na exploso pulsional que um corpo em puberdade significa. Pensemos na multiplicidade de opes de identificao, de iluses imaginrias que a sociedade contempornea coloca para que um jovem

98

ano VI, n. 3, set/ 2 0 03

ARTIGOS

se posicione, estabelecendo-se assim um excesso de exigncias, muito embora sob a forma de promessas de prazer e realizao. A antropologia nos mostra que a adolescncia associada violncia entre inmeros povos em todos os continentes. Rituais iniciticos de sociedades ditas primitivas, pela passagem da infncia para a idade adulta, testemunham a necessidade do controle violento sobre a impetuosidade da puberdade; talvez por esses jovens, ao representarem mudana, serem vistos como portadores do risco de desorganizao social. A cultura impe sua ordem e os sujeitos devem a ela se submeter todo ritual uma forma de violncia e pode deixar marcas corporais dolorosas que testemunham a passagem do mundo da infncia para o mundo adulto. Enriquez (1999) comenta que a obrigao do sofrimento para inscrever a sociedade no corpo no significa No ters o desejo de poder e sim No te revoltars, aceitars a lei do pai (...) deves tornar-te um ser para sempre submisso, que no deve mais ser inovador (como na poca em que eras jovem e louco), que no pode ser portador da discrdia. E, um dia, tu tambm, nesta condio, poders fazer outros sofrerem. Sofrer ento, aceitar no mais rivalizar com o pai, aceitar no corpo a marca da castrao simblica, sofrer entrar no mundo de submisso e de dominao (...). Tornar-se homem entrar nas relaes assimtricas, conclui Enriquez (p. 210-1). A condio para tornar-se homem, analisada por Enriquez, parece absurda na contemporaneidade, onde impera o narcisismo e o princpio do prazer praticamente um regulador social.1 Sendo assim a idia de sofrer anacrnica e a sensao de submisso intolervel. Como o jovem ir ento se situar em nossa sociedade? Como ser reconhecido e acolhido? Numa sociedade que parece valorizar tanto a infncia e a juventude, o que significa a adeso proposta de encarcer-los precocemente? Poder-se-ia analisar que se trata de uma projeo de nossa violncia sobre uma classe social menos favorecida, para quem a nica possibilidade de reconhecimento numa sociedade que a exclui cotidianamente retornar com violncia. Nessa perspectiva possvel entender seguindo a tradio winnicotiana, a delinqncia como mecanismo de denncia social: afirmao do Eu, a busca do mundo que foi perdido, rompido abrupta e arbitrariamente. Se pensarmos na sociedade contempornea que acena com promessas de consumo ilimitadas e de prazer imediato, o ato delinqencial no deixa de ser a denncia de uma

99

1. Maiores detalhamentos sobre as caractersticas da contemporaneidade no so possveis no mbito deste trabalho, mas desenvolvo essas idias no livro Violncias.

R E V I S T A LATINOAMERICANA DE PSICOPATOLOGIA F U N D A M E N T A L an o VI, n. 3, set/ 2 0 03

impostura. Nesse ponto as classes sociais menos privilegiadas encontram uma desvantagem.2 Mas ser que basta esta explicao? Sabemos que no, pois vrias pesquisas indicam ter aumentado o nmero de adolescentes em conflito com a lei,3 provenientes de famlias da classe mdia e de cor branca. Basta ver tambm os noticirios para se perceber o nmero crescente de crimes realizados por jovens de classe mdia, no s no Brasil como em todo o mundo.

O adolescente espelhando o ideal social: afirmao narcsica Considerando ento esse cenrio, entende-se que na sociedade contempornea, com o triunfo do individualismo e o imprio do narcisismo, resta ao jovem expressar de forma radical a tentativa de apagar a ferida narcsica, cumprindo a promessa do imaginrio social narcsico, ou seja, apagar os vestgios do outro, portador de um desejo prprio. Freud (1915), ao afirmar que o Eu s advm na alteridade, e que o outro o primeiro inimigo do eu, nos permite pensar que o ato violento, paradoxalmente, convoca o outro. Uma forma de manter o objeto vivo seria atac-lo. Por isso mesmo fundamental o posicionamento do adulto frente ao jovem. Seno se est lanado no desamparo. Isso porque podemos dizer que
... a violncia surge a onde se experimenta o insuportvel indizvel: a onde o pensamento e as palavras faltam para dizer o sofrimento, ou simboliz-lo. A onde a ameaa fantasmtica do sucumbir narcsico fora a que se faa mal ao mundo exterior. No h violncia que no se origine de um terrvel sofrimento, quando saem de cena as foras de ligao em benefcio da Pulso de Morte. (Birraux, 1997, p. 138)

100

Quando faltam o suporte e as palavras adequadas s manifestaes pulsionais, desde as origens do sujeito, ou seja, a violncia primria, conforme Piera Aulagnier discute, a violncia em ato pode ser entendida como resposta defensiva violncia pulsional, ou seja, a sua projeo. No deixa de ser um grito que convoca o outro que falhou, o objeto amado/odiado que no pde suport-lo e interpret-lo. Simone Couraud, no seu trabalho Lacte criminel ladolescence (1997) faz uma importante contribuio no sentido da importncia do processo de julgamento dos jovens criminosos.
2. Desenvolvi estas idias no trabalho Instituio e violncia. Violncia nas instituies. 3. a forma com a qual se designa o jovem que comete atos infracionais, a partir da vigncia do ECA-Estatuto da Criana e do Adolescente.

ano VI, n. 3, set/ 2 0 03

ARTIGOS

Constata-se nesses jovens uma falta de referncias, tanto externas quanto internas, que tornavam difcil sua inscrio social atravs de uma histria pessoal, familiar, social, de um passado, de um futuro. O estudo dos testes projetivos e das entrevistas, mostra um fracasso na representao das imagens parentais. (p. 122, traduo minha)

A autora segue analisando como nesses casos fica patente a ausncia da funo paterna e a caracterstica de mes que remetem ora a um vazio (a Me Morta evocada por Green [1988, p. 247]) ora imagem arcaica da me todo poderosa, fusional e ameaadora. Mas o fundamental desse trabalho apontar como no processo de julgamento do jovem criminoso lhe dada a oportunidade de colocar em palavras a sua histria, a sua relao com a vtima, refletir sobre a passagem ao ato. Instaura-se, enfim um rito inicitico onde o sujeito pode interrogar-se sobre si prprio, viver a culpa, responsabilizar-se e talvez assim deixar de ser vtima, submetido a um Outro insuportvel. A importncia da funo das palavras aqui se coloca ao se reconhecer a expresso de um sujeito que sofre e pede reconhecimento, mesmo que seja para pagar a sua culpa. Alis, como ensina Freud (1916), os crimes muitas vezes so cometidos para aliviar o sentimento de culpa intenso provocado justamente pelas moes pulsionais relativas essencialmente ao complexo edpico. Importante notar que a expresso Adolescentes em conflito com a lei, j prope um engajamento do social frente a um Eu em revoluo. na medida onde no houve castrao no seio da famlia que o jovem vai provocar de modo concreto o basto da polcia, aponta Melman ao falar de delinqncia (1992, p. 46).

101

Desamparo e violncia: desafios para o jovem Com certeza no se trata de defender o basto de polcia quando se fala da falta da lei, analisando-se o declnio da Funo Paterna como responsvel pelo desamparo do sujeito contemporneo. Mas como entender as vicissitudes edpicas e o jogo da Castrao no atual cenrio? Sabe-se que o regulador social contemporneo passa muito mais pela transmisso de uma promessa de gozo do que pela conscincia da dvida, do dever para com as geraes passadas, como era na sociedade tradicional. A se colocam srias dificuldades para a elaborao da castrao. Como organizar o narcisismo se a castrao na organizao social contempornea vai apelar para a promessa do prazer, no mais evocando o dever, nem a ameaa explcita de um pai violento, como o mito edpico costuma evocar? Pensemos em como a renncia pulsional para o jovem

R E V I S T A LATINOAMERICANA DE PSICOPATOLOGIA F U N D A M E N T A L an o VI, n. 3, set/ 2 0 03

est muito mais dificultada, hoje em dia: ele pode e deve escolher o que quiser, seja em termos profissionais, seja nos valores pessoais, j que a famlia deve deix-lo livre para escolher, no impondo sua prpria referncia. O adolescente deve, no mnimo, ser feliz, bonito, com o corpo perfeito e, para tal, deve consumir os objetos, as dietas, os exerccios que so incessantemente oferecidos no mercado. A permissividade contempornea frente sexualidade, ao mesmo tempo que lhe autoriza todas as possibilidades de vivncia e satisfao sexual, acaba exigindo um padro de realizao sexual que aumenta em muito as exigncias pulsionais. O adolescente fica imerso numa excitao intensa que lhe reativa o desamparo. Claude Balier (1997), ao discutir o parricdio, vai relacion-lo
... aos transtornos narcsicos criados pela maturao sexual, a inquietao frente emergncia das pulses, a confrontao para uma realizao daquilo que at ento estava apenas no registro do fantasma, a dificuldade de reviver as perdas para encontrar novos objetos, a incerteza dos limites dentro/fora, os problemas de identidade frente s transformaes corporais, etc. os conflitos dificilmente gerenciados, podem ento implodir e o recurso s defesas primrias conduzir passagem ao ato. No por acaso que os atos de parricdio so essencialmente cometidos na adolescncia. (p. 91)

102

Este autor segue discutindo como o adolescente tem capacidade para ficar imerso na excitao, revelando a fragilidade de sua identidade. Ele tem a tentao de fazer desaparecer o Eu, renunciando a seu estatuto de sujeito. O fenmeno de drogadio, tpico dessa fase, explicita essa tendncia. Isto revela uma tentao a manter a relao fusional primitiva com a me, o estado de passivao, como apresenta Green (1990), o qual oferece toda a possibilidade para o indivduo poupar-se do movimento doloroso da separao que conduz afirmao de identidade. O fenmeno das gangues, ou mesmo das tribos no necessariamente violentas, to caracterstico da adolescncia, expressa claramente essa tendncia que nada mais do que uma busca massiva de indiferenciao roupas, vocabulrio, gesturio uniformes. O jovem a encontra um mecanismo de, na iluso identificatria, escapar angstia do ser ou no ser, ou seja, da sua emergncia enquanto sujeito em oposio ao outro. Em Psicologia das massas e anlise do eu (1921), Freud fala do grande gozo de se abandonar sem reservas, misturando-se massa, como forma de perder o sentimento de seu prprio limite individual, e fundir-se ao imaginrio de uma potncia ilimitada na submisso a uma influncia fascinante. O sujeito fica, assim, estruturalmente hipnotizado pela figura do lder desptico, brutal e terrvel. o fascnio pelo poder do pai primitivo, todo-poderoso, que rene os indivduos alienados na massa, concentrando os movimentos pulsionais violentos.

ano VI, n. 3, set/ 2 0 03

ARTIGOS

Ou seja, o fenmeno de gangue garante que o jovem fique protegido de seus votos de morte, e organize o seu desamparo que to fortemente suscitado na revivncia edpica que esta fase retoma, principalmente se o pai faltou na sua funo de simbolizar a lei. possvel entender, ento, como o jovem pode encontrar na gangue, na tribo dos manos um apoio para seu drama de subjetivao, para sua luta pessoal na busca do pai ideal que possa ser morto e viver um luto que permite identificao. Maria Rita Kehl apresenta um trabalho A fratria rf (2000) em que analisa os grupos dos manos jovens da periferia de So Paulo, admiradores de rap. Kehl prope que a aliana fraterna pode possibilitar que os sujeitos explorem e ampliem suas margens relativizando o discurso da autoridade encarnado pela figura do pai real. interessante considerar esta anlise como alternativa to insistente constatao do declnio da funo paterna.
O apelo ao reconhecimento geralmente endereado ao pai. O irmo, o semelhante, ser destinatrio deste apelo apenas quando o pai d as costas? Penso que no; o reconhecimento paterno, fundamental para que o sujeito constitua uma certeza imaginria sobre quem ele (desejo do pai) pode gerar tambm um aprisionamento narcsico. (p. 227)

Contudo, fundamental considerar a posio dos adultos nessa situao, seno a violncia em ato ser a nica sada.
A violncia seria, ento, aquela da fuso dos indivduos na massa, mas tambm, de forma oposta, aquela do estouro dessa fuso na angstia do pnico que acontece, diz Freud, quando o lder da massa desaparece ou no mais reconhecido, isto , quando naufraga a autoridade paterna. ento o sujeito do eu que faz estruturalmente falta, sendo que anteriormente era investido como objeto. Sobra a o dio, o dio pelo objeto. Nos fenmenos de violncia muitos adolescentes pem em cena uma destrutividade como que para constituir um objeto no dio, argumentando a partir das carncias objetais que pontuaram sua histria. (Richard, 1997, p. 63)

103

O manejo da violncia na adolescncia, portanto, no privilgio da sociedade contempornea. Esse conflito j aparece nas concepes mticas sobre a fundao cultural da civilizao humana, na constituio da identidade de um indivduo na cultura o tema do heri, os rituais de iniciao, etc. No h como negar que todas essas configuraes apontam para o dilema entre, de um lado, afastar-se do fascnio da indiferenciao, do prazer nirvnico e da ausncia de conflito o Princpio Narcsico por excelncia e, de outro, poder enfrentar o desamparo. Isto vem tona quando se defrontado com as faltas, falhas, incertezas na perda de um pai protetor, e/ou com a violncia interna que quer afastar e destruir esse pai, obstculo para o gozo eterno. Mas para isso tambm

R E V I S T A LATINOAMERICANA DE PSICOPATOLOGIA F U N D A M E N T A L an o VI, n. 3, set/ 2 0 03

preciso um pai que assuma o ideal de fora, que facilite a identificao com ele que, no fundo, traduz o ideal social, como aponta a tradio psicanaltica.

Impasses contemporneos Neste ponto, temos que pensar o que se passa na contemporaneidade. Ser que esse pai tem suportado os ataques de seus filhos, mantendo-se vivo e forte, apesar de seu envelhecimento? Envelhecimento este que se constitui num fato com o qual o jovem se depara e que, de alguma forma, permite-lhe pensar em algum dia assumir o lugar do pai? Embora os adultos tenham que estar presentes, mantendo-se vivos e sustentando a tentativa de destruio que os filhos lhes imputam, eles no podem negar a morte e, sim, autorizar que os filhos mantenham a continuidade da vida, vivam sua sexualidade e potncia. Winnicott (1975) aborda essa questo, lembrando que se trata sempre de uma questo de morte na adolescncia, e que a melhor forma que os adultos tm de ajud-los (aos jovens) sobrevivendo. Neste aspecto, importante analisar como a questo do envelhecimento e, conseqentemente, da morte, nos dias atuais, vem sendo negada: as limitaes da potncia sexual so contornadas ou adiadas (Viagra, por exemplo). Mtodos de rejuvenescimento permitem que os adultos se ocupem incessantemente de sua afirmao identitria. Estabelece-se assim uma situao paradoxal: de um lado, os adultos poderiam, com essas conquistas, sentir-se menos ameaados, deixando mais espao para o jovem buscar suas referncias e diminuindo o jogo de hostilidade entre eles; de outro, se deixam os jovens sozinhos para fazerem o que quiserem para cumprirem o ideal social de beleza e felicidade, esses adultos lanam os jovens ao desamparo frente violncia das pulses da puberdade porque esto eles prprios adultos comprometidos com seu narcisismo. Soma-se a isso a falta de alternativas que a sociedade contempornea apresenta no sentido de organizar rituais de iniciao e de exerccio de poder, culturalmente aceitos. Existem poucas oportunidades de organizao social para o enfrentamento da tempestade da puberdade. Carecem os anteparos que faam frente a essa energia, uma oposio que valorize e enfrente o desafio colocado pelo adolescente que luta para ser reconhecido. Os pais, na realidade, fogem da dialtica ou eu/ou o outro ao evocarem o mote do voc quem sabe de sua vida sob pretexto de no querer frustrar ou violentar a individualidade do filho. Quem sabe no se esteja reeditando de forma aparentemente menos cruel ( politicamente correto no apelar para a violncia) o mito de Cronos que devorava seus prprios filhos assim que nasciam, como forma de manter a

104

ano VI, n. 3, set/ 2 0 03

ARTIGOS

eternidade e a potncia absoluta. Pais e filhos, um para o outro, representam a morte. Quero matar meus pais porque eles querem me impedir de viver, e tambm porque os vejo velhos e mortais e no quero me tornar como eles. Quero matar meus filhos porque sou mais velho que eles, porque eles me tornam velho e pretendem viver depois de mim, no meu lugar (Reyes, p. 57). O que se tem visto so adultos que no conseguem se fazer presentes e fazer frente tentativa de destruio, sendo assim, a rigor, um suporte da violncia juvenil, por negar sua prpria violncia, j que sustentam sua potncia imaginria numa figura amvel e condescendente. No entanto, conhecemos bem o que sustenta o poder a violncia. Esses adultos esto, no fundo, exercendo o que chamei de Violncia Branca4 ao considerar o jovem um aborrescente. Se aborrece, ento melhor ignorlo, afastar-se dele, poupar-se do embate que ele prope, desviar o olhar desse corpo que pulsa, que insiste em transbordar de sexualidade quer seja nas belas formas da mulher modelo ou do jovem atleta, quer seja nas formas desajeitadas e feias (espinhas, gordura, etc.). Os infindveis questionamentos carregados de revolta e raiva, aliados imagem de um corpo jovem pleno de erotismo e potncia criativa se tornam insuportveis para um adulto que tambm vive sob a gide da busca do prazer incessante e da obsesso pela imagem perfeita. Lembro que o princpio da submisso a uma ordem dada, por exemplo, o da sucesso entre as geraes e o peso da dvida entre elas, no o norteador da sociedade contempornea. Ao contrrio, os filhos que deveriam ser felizes e livres para garantir o narcisismo dos pais. No difcil entender, ento, como o adulto poupa-se de enfrentar sua prpria violncia, que reativada nesse encontro com os adolescentes ao consider-los apenas aborrescentes e por isso no merecerem controle e cuidados. Ao contrrio, o espelho se inverte e o adulto inveja o espetculo que o adolescente produz, abandonando-o ao seu prprio destino herico. Mas de heri a vilo os passos podem ser curtos. E se h excessos, no se hesita em condenar os jovens. Violncia crescente so os excessos da juventude malcriada, audaciosa, exigente e intolerante. A transgresso no pode ser reconhecida, j que os limites no existiam e as proibies eram vagas.

105

4. Conceito desenvolvido no livro Violncias.

R E V I S T A LATINOAMERICANA DE PSICOPATOLOGIA F U N D A M E N T A L an o VI, n. 3, set/ 2 0 03

Adolescente: o estrangeiro contemporneo Para concluir, gostaria de fazer uma aproximao do lugar do adolescente com a do estrangeiro. O social sempre encontrou formas de exterminar o estrangeiro ou de coloc-lo no lugar de extico como aquele que representa e atua tudo aquilo que a cultura de dada sociedade reprime. A noo do estranho (unheimlich) que Freud desenvolve em relao ao psiquismo tambm trabalha essa questo: Na realidade, no nada de novo nem de estrangeiro, algo que muito tempo atrs foi familiar vida psquica e se tornou estrangeiro a ela pela represso (1919b, p. 258). Penso que, hoje, o adolescente pode estar ocupando o lugar do estrangeiro, tanto nos seus aspectos idealizados quanto execrados. Se ele no est nos fronts de guerra contra os maus estrangeiros5, ento deve ocupar o lugar das rebelies da Febem, transfigurando-se no incendirio, no perigoso, justificando seu extermnio ou controle coercitivo que abate seu corpo e identidade. Rememorese as muitas cenas televisionadas das interferncias das tropas de choque policiais na Febem, expondo, em pelotes, seus jovens de corpo nu. Evocam-se cenrios de guerra, cenrios de pr-fuzilamento. Nesse contexto, quem violento? Qual o apaziguamento procurado? Em nome do que e de quem? Em nome de poupar os adultos, que at ento invejavam a capacidade desses jovens de gozar, de lutar, de expressar seu descontentamento em protestos violentos, de buscar o prazer de forma incessante atravs do consumo de grifes, drogas, que buscam realizar a promessa de um mundo sem conflitos e sofrimento. Em nome, tambm, de poupar uma sociedade que exclui grande parcela de sua populao dos direitos mnimos de cidadania e que acena com promessas ilusrias de realizao, desde que no fundo se seja capaz de consumir. Os meios para isso so discutveis. A famlia que deveria ter servido de referncia est desestruturada, no foi capaz, ou melhor, no encontrou na sociedade espao para garantir o sustento dos filhos, a sua permanncia na escola (que no dispe de vagas suficientes), o seu acesso a lazer e cultura, sem falar na assistncia sade. Tantas vezes, nas classes baixas, so as crianas as responsveis pelo sustento das famlias mendigando nas ruas e sendo exploradas pelo trabalho infantil, ou sendo usadas no trfico de drogas, aproveitando-se de sua inimputabilidade. Os equipamentos sociais que deveriam assistir a infncia e se complementar famlia falham, e acabam reproduzindo uma violncia, a que chamei de branca, ao evocar que numa sociedade livre e democrtica, os indivduos que tiveram vontade poderiam ter encontrado formas de se realizar.
5. Lembro que a palavra infantaria os que esto na frente dos fronts vem de infans.

106

ano VI, n. 3, set/ 2 0 03

ARTIGOS

O adolescente, como se procurou evidenciar, est em busca de filiao e de reconhecimento, tentando encontrar desesperadamente no social, o lugar que lhe foi prometido, acenado, vendido, e que, em tantos casos, est to inacessvel. Volto a lembrar Winnicott (1987), que nos ensina como nas condutas anti-sociais esto os sinais de esperana, os gritos de socorro e tantas vezes, diria eu, a denncia de uma impostura. Assim, depois de terem gozado junto aos adolescentes, melhor para os adultos pensarem que, na verdade, esses adolescentes so violentos. Se eles no foram capazes de aproveitar todas as oportunidades, e j que vivem como adultos, que respondam pelos seus atos longe de ns que sejam encarcerados. Enfim, a adolescncia nos pe face a face ao mal-estar. Apesar da cincia, da psicologia, das pedagogias, estamos, como Freud bem j denunciava, no eterno impasse da problemtica relao do indivduo com o grupo, no que diz respeito capacidade de regulamentar a hostilidade e o dio na relao do indivduo com o outro. A busca da lei os rigorosos rituais iniciticos das sociedades primitivas, a justia dos direitos previstos nos cdigos contemporneos, como o ECA , que certamente organiza os restos de violncia dos encontros humanos, nada mais faz do que tentar sempre reencontrar um Pai protetor, ideal, que garantiria a condio do sujeito ser amado, reconhecido ser, quem sabe, nico. No esqueamos que Freud veemente em afirmar o mal-estar, e que a violncia no cessa de retornar apesar dos esforos da civilizao em cont-la e organiz-la. Ele no concebe o psiquismo sem o dualismo pulsional, ou seja, o imbricamento de Eros e Tnatos, as foras de vida e morte que impulsionam os sujeitos a se encontrar, lutar, amar, transgredir, destruir e construir. Adolescncia: violenta e apaixonante condio humana. Vamos enfrent-la.

107

Referncias
BALIER, C. Analyse psichopathologique des comportements violents. In: Lilgitime violence. Ramonville Saint-Agne: rs, 1997, p. 79-93. BERGERET, J. La violence fondamentale. Paris: Dunod, 1995. BERLINCK, M. T. O que psicopatologia fundamental. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, n. 1, v. I, p. 46-59, mar/1998. ____ Relatrio de atividades 1995-1997 do Laboratrio de Psicopatologia Fundamental do Programa de Estudos Ps-Graduados em Psicologia Clnica da PUC-SP. So Paulo, s/d. BIRRAUX, A. Violence ladolescence et clivage du moi. In: Lilgitime violence. Ramonville Saint-Agne: rs, 1997, p. 131-44. COURAUD, S. Lacte criminel ladolescence. In: MARTY, F. (org.). Lillegitime violence. Ramonville Saint-Agne: rs, 1997, p. 111-28.

R E V I S T A LATINOAMERICANA DE PSICOPATOLOGIA F U N D A M E N T A L an o VI, n. 3, set/ 2 0 03

108

ENRIQUEZ, E. Da horda ao Estado. Rio de Janeiro: Zahar, 1999. ____ Um mundo sem transgresso. In: PLASTINO, C.A. (org.). Transgresses. Rio de Janeiro: Contracapa, 2002, p. 113-34. FREUD, S. Edio Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996. ____ (1915). O instinto e suas vicissitudes. In: ESB. Op. cit., p. 137-68. v. XIV. ____ (1919). O estranho. In: ESB. Op. cit., p. 235-71. v. XVI. ____ (1916). Criminosos em conseqncia de um sentimento de culpa. In: ESB. Op. cit., p. 351-81. v. XIV. ____ (1921). Psicologia das massas e anlise do eu. In: ESB . Op. cit., p. 79-154. v. XVIII. ____ (1933). Por que a guerra? In: ESB. Op. cit., p. 191-208. v. XXII. GREEN, A. Narcisismo de vida, narcisismo de morte. So Paulo: Escuta, 1988. ____ Passions et destins des passions. In: La folie prive. Paris: Gallimard, 1990. HANNS, L. Dicionrio comentado do alemo de Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996. KEHL, M. R. A fratria rf. In: KEHL, M. R. (org.). Funo fraterna. Rio de Janeiro: Relume-Dumar, 2000, p. 209-44. JEAMMET, P. Destins de la violence in Coloque de Monaco. Journal de Psychanalyse de lenfant, n. 18, Paris, Bayard, 1995. MARIN, I. S. K. Instituio e violncia, violncia nas instituies. In: LEVISKY, D. (org.). Adolescncia pelos caminhos da violncia. So Paulo: Casa do Psiclogo, 1998. ____ Violncias. So Paulo: Escuta, 2002. MARTY, F. Violences ladolescence. In: Lillegitime violence. Ramonville Saint-Agne: rs, 1997, p. 7-17. MELMAN, C. Alcoolismo, delinqncia, toxicomania. Uma outra forma de gozar. So Paulo: Escuta, 1992. REYES, A. La dvoration. In: DANZIGER, C. Violence des familles, maladie damour, Paris: Autrement, 1997, p. 50-61. RICHARD, F. Violence sacrificielle et pulsion de mort ladolescence. In: LIllegitime violence. Ramonville Saint-Agne: rs, 1997, p. 47-63. TOUBIANE, E. Lhritage: une pas si belle affaire que a. In: Violence des familles: maladie damour. Paris: Ed. Autrement, n. 168, 1997. Collection Mutations. WINNICOTT, D. W. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975. ____ Privao e delinqncia. So Paulo: Martins Fontes, 1987. ZYGOURIS, R. Pulses de vida. So Paulo: Escuta, 1999.

ano VI, n. 3, set/ 2 0 03

ARTIGOS

Resumos
Este artculo discute cmo la comprensin del proceso de subjetivacin del adolescente trae elementos preciosos para la problemtica de la trasgresin y la violencia que, a su vez, son condicin para la constitucin subjetiva as como de factores de transformacin o de mantenimiento del orden social. Palabras claves: Violencia, trasgresin, adolescencia, pulsin, psicoanlisis, psicopatologa fundamental Cet article examine comment la comprhension du processus de subjectivisation de ladolescent apporte des lments prcieux pour la problmatisation de la transgression et de la violence qui, pour leur part, sont une condition pour la constitution subjective, tout comme des facteurs de transformation ou de maintien de lordre social. Mots cls: Violence, transgression, adolescence, pulsion, psychanalyse, psychopathologie fondamentale This article discusses how an understanding of the process of subjectivation in adolescents brings up important points for problematizing transgression and violence. These aspects, in turn, are conditions for subjective constitution as well as factors for transforming or maintaining the social order. Key words: Violence, transgression, adolescence, drive, psychoanalysis, fundamental psychopathology

109

Verso inicial recebida em maro de 2003 Aprovado para publicao em julho de 2003

Vous aimerez peut-être aussi