Vous êtes sur la page 1sur 35

TRANSFORMADORES

Transformador
O transformador um dispositivo que permite elevar ou abaixar os valores de tenso ou corrente em um circuito de CA.

A grande maioria dos equipamentos eletrnicos emprega transformadores, seja como elevador ou abaixador de tenses.

Quando uma bobina conectada a uma fonte de CA, surge um campo magntico varivel ao seu redor.

Campo Magntico Varivel

Aproximando-se outra bobina primeira, o campo magntico varivel gerado na primeira bobina corta as espiras da segunda bobina.

Como conseqncia da variao de campo magntico sobre suas espiras, surge na segunda bobina uma tenso induzida.

A bobina na qual se aplica a tenso CA denominada de primrio do transformador e a bobina onde surge a tenso induzida denominada de secundrio do transformador.

importante observar que as bobinas, primria e secundria so eletricamente isoladas entre si. A transferncia de energia de uma para a outra se d exclusivamente atravs das linhas de fora magnticas. A tenso induzida no secundrio de um transformador proporcional ao nmero de linhas magnticas que corta a bobina secundria. Por esta razo, o primrio e o secundrio de um transformador so montados sobre um ncleo de material ferromagntico.

O ncleo diminui a disperso do campo magntico, fazendo com que o secundrio seja cortado pelo maior nmero de linhas magnticas possvel, obtendo uma melhor transferncia de energia entre primrio e secundrio. As figuras abaixo ilustram o efeito provocado pela colocao do ncleo no transformador.

Com a incluso do ncleo, o aproveitamento do fluxo magntico gerado no primrio maior. Entretanto, surge um inconveniente: o ferro macio sofre grande aquecimento com a passagem do fluxo magntico. Para diminuir este aquecimento, utiliza-se ferro silicoso laminado para a construo do ncleo.

Com a laminao do ferro se reduzem as correntes parasitas responsveis pelo aquecimento do ncleo. A laminao no elimina o aquecimento, mas o reduz sensivelmente em relao ao ferro macio. A figura abaixo mostra os smbolos empregados para representar o transformador, segundo a norma ABNT.

Os traos colocados no smbolo entre as bobinas do primrio e secundrio indicam o ncleo de ferro laminado. O ncleo de ferro empregado em transformadores que funcionam em baixas freqncias (50 Hz, 60 Hz, 120 Hz). Transformadores que funcionam em freqncias mais altas (KHz) geralmente so montados em ncleo de FERRITE.

Quanto a construo do ncleo temos tambm os Transformadores Toroidais A forma fechada do anel elimina as aberturas de ar inerentes na construo de um ncleo E-I. As bobinas, primarias e secundrias, so enroladas de maneira concntrica para cobrir a superfcie inteira do ncleo. Isto minimiza o comprimento do fio necessitado, e fornece tambm a seleo para minimizar o campo magntico do ncleo de gerar interferncia eletromagntica.

Os transformadores de ncleo toroidal so mais eficientes do que os tipos E-I laminados que so considerados mais baratos para um nvel similar de transformao. Outras vantagens comparadas aos tipos E-I, incluem o tamanho menor, um peso mais baixo, um campo magntico exterior mais baixo. As desvantagens principais so um custo mais elevado e avaliao limitada.

Existem tambm os Transformadores com ncleo de ar ou sem ncleo

O ncleo de ar confere uma caracterstica linear ao circuito magntico do transformador, e no apresenta perdas magnticas, porm apresenta grande relutncia, e, conseqentemente, necessita de maior forca magneto motriz de excitao. Se a permeabilidade relativa dos transformadores com ncleo de ao-silcio da ordem de alguns milhares, para os valores de densidade de fluxo utilizadas nos transformadores, um milmetro de entreferro num ncleo pode equivaler a metros de material ferromagntico, no que diz respeito a forca magneto motriz de excitao. Portanto, com ncleos de ar, a corrente magnetizante poder ser relativamente elevada, a menos que o enrolamento possua uma grande quantidade de espiras, ou seja, excitado com freqncia elevada, para que oferea fonte uma grande reatncia. Por essa razo e pelo fato de as perdas magnticas nos materiais ferromagnticos crescerem mais do que proporcionalmente com a freqncia, os ncleos de ar ficam restritos quase que exclusivamente a pequenos transformadores de freqncias mais elevadas que as industriais.

Transformadores com mais de um secundrio possvel construir transformadores com mais de um secundrio, de forma a obter diversas tenses diferentes.

Estes tipos de transformadores so muito utilizados em equipamentos eletrnicos.

Relao de transformao A aplicao de uma tenso CA ao primrio de um transformador resulta no aparecimento de uma tenso induzida no seu secundrio.

Aumentando a tenso aplicada ao primrio, a tenso induzida no secundrio aumenta na mesma proporo.

Verifica-se, que num transformador onde aplicamos 10 V a sada ser 5V, se aumentarmos a tenso de entrada para 20 V a sada ser de 10V, ou seja, a tenso do secundrio sempre a metade da tenso aplicada no primrio. A relao entre as tenses no primrio e no secundrio depende fundamentalmente da relao entre o nmero de espiras no primrio e secundrio. Num transformador com primrio de 100 espiras e secundrio de 200 espiras, a tenso no secundrio ser o dobro da tenso aplicada no primrio.

Logo, denominando-se o nmero de espiras do primrio de NP e do secundrio de NS pode-se escrever:

(l-se: saem 2 para cada 1 que entra) Verifica-se que o resultado da relao Np/Ns o mesmo da relao VS/VP. Logo, pode-se escrever: Ou seja: VP / VS a relao de transformao.

Tipos de transformador quanto relao de transformao Transformador elevador Denomina-se transformador elevador todo o transformador com uma relao de transformao menor que 1 (Ns > Np). Devido ao fato de que o nmero de espiras do secundrio maior que do primrio, a tenso do secundrio ser maior que a do primrio. Transformador Elevador Ns > Np Vs > Vp

Se uma tenso de 100VCA for aplicada ao primrio no secundrio ser de 150V (100 x 1,5 = 150). Transformador abaixador todo o transformador com relao de transformao maior que 1 (Np < Ns). Neste tipo de transformadores, a tenso no secundrio menor que no primrio. Transformador Abaixador NS < NP VS < VP

Neste transformador, aplicando-se 50 VCA no primrio a tenso no secundrio ser 10 V (50 x 0,2 = 10). Os transformadores abaixadores so os mais utilizados em eletrnica, para abaixar a tenso das redes eltricas domiciliares (110 V, 220 V), para tenses da ordem de 6 V, 12 V e 15 V necessrias para os equipamentos. Os transformadores isoladores so muito utilizados em laboratrios de eletrnica para que a tenso presente nas bancadas seja eletricamente isolada da rede. Transformador Isolador Denomina-se de isolador o transformador que tem uma relao de transformao 1 (NS = NP). Como o nmero de espiras do primrio e secundrio igual, a tenso no secundrio igual tenso no primrio. Transformador Isolador NS = NP VS = VP

Este tipo de transformador utilizado para isolar eletricamente um aparelho da rede eltrica.

Os transformadores isoladores so muito utilizados em laboratrios de eletrnica para que a tenso presente nas bancadas seja eletricamente isolada da rede. Relao de potncia em transformadores O transformador um dispositivo que permite modificar os valores de tenso e corrente em um circuito de CA. Em realidade, o transformador recebe uma quantidade de energia eltrica no primrio, transforma em campo magntico e converte novamente em energia eltrica disponvel no secundrio.

A quantidade de potncia absorvida da rede eltrica pelo primrio do transformador denominada de potncia do primrio, representada pela notao PP. Admitindo-se que no existam perdas por aquecimento do ncleo, pode-se concluir que toda a potncia absorvida no primrio est disponvel no secundrio. Potncia Disponvel no Secundrio = Potncia Absorvida no Primrio A potncia disponvel no secundrio denominada de potncia do secundrio PS. Se no existem perdas pode-se afirmar: Ps = Pp A potncia do primrio depende da tenso aplicada e da corrente absorvida da rede: Potncia do Primrio Pp = Vp x Ip A potncia do secundrio produto da tenso e corrente no secundrio: Potncia do Secundrio Ps = Vs x Is Considerando o transformador como ideal pode-se, ento escrever: Ps = Pp Vs x Is = Vp x Ip Relao de potncia no transformador Essa equao permite que se determine um valor do transformador, se os outros trs forem conhecidos. A seguir, esto colocados dois exemplos de aplicao da equao.

10

Exemplo 1 Um transformador abaixador de 110 V para 6 V dever alimentar no seu secundrio uma carga que absorve uma corrente de 4,5 A. Qual ser a corrente no primrio?

Exemplo 2 Um transformador elevador de 110 V para 600V absorve, no primrio, uma corrente de 0,5 A. Que corrente est sendo solicitada no secundrio?

Potncia em transformadores com mais de um secundrio Quando um transformador tem apenas um secundrio, a potncia absorvida pelo primrio a mesma fornecida no secundrio (considerando que no existem perdas por aquecimento).

11

Quando existe mais de um secundrio, a potncia absorvida da rede pelo primrio a soma das potncias fornecidas em todos os secundrios.

A potncia absorvida da rede pelo primrio a soma das potncias de todos os secundrios. Matematicamente pode-se escrever: Pp = Ps1 + Ps2 + ..........+ Psn Onde: Pp = potncia absorvida pelo primrio; Ps1 = potncia fornecida pelo secundrio 1; Ps2 = potncia fornecida pelo secundrio 2; Psn = potncia fornecida pelo secundrio n. Esta equao pode ser reescrita usando os valores de tenso e corrente no transformador. Vp = Ip = (Vs1 x Is1) + (Vs2 x Is2) +.+ (Vsn x Isn) Onde: Vp e Ip = tenso e corrente no primrio; Vs1 e Is1 = tenso e corrente no secundrio 1; Vs2 e Is2 = tenso e corrente no secundrio 2; Vsn e Isn = tenso e corrente no secundrio n; Transformador trifsico Os transformadores trifsicos tm as mesmas funes que os monofsicos, ou seja, abaixar e elevar a tenso. Mas trabalham com trs fases, ao invs de apenas uma como os monofsicos. Enquanto o transformador de seu televisor tem a funo de reduzir 220 volts para 110 volts, ou estabilizar a tenso, o transformador que voc v nos postes tem por finalidade a distribuio da energia eltrica para os consumidores. Existem vrios tipos de transformadores trifsicos de fora. Existem transformadores de grande potncia e alta tenso. Voc poder ver transformadores de fora de grande potncia e alta tenso nas subestaes.

12

Os enrolamentos do transformador trifsico nada mais so que uma associao de trs enrolamentos monofsicos. O ncleo dos transformadores trifsicos constitudo de chapas siliciosas a exemplo dos monofsicos. Possuem trs colunas

Cada coluna servir de ncleo para uma fase, como se cada coluna fosse um transformador monofsico. Ento em cada coluna voc ter duas bobinas, uma primria e outra secundria. Portanto, o transformador trifsico tem no mnimo, seis bobinas: trs primrias e trs secundrias.

O conjunto colocado em um recipiente prprio, denominado tanque.

13

O tanque do transformador, alm de ser o recipiente que contm as partes ativas, isoladores, e leo, o elemento que transmite para o ar, o calor produzido pelas perdas. O formato do tanque varia de redondo para os transformadores de distribuio cuja potncia mxima da ordem de 150 KVA, a oval e retangular para os transformadores de mdias e grandes potncias. Para transformadores com potncia superior a 150 KVA, os tanques so providos de rodas para transporte. De acordo com a quantidade de calor que deve ser liberada, os transformadores tem tanque liso ,nervurados ou equipados com radiadores. Os radiadores podem ser tubulares ou em forma de cmara plana. Os transformadores de grande potncia equipados com radiadores devem ser construdos de tal forma que os mesmos possam ser desmontados a fim de tornar mais fcil o seu transporte. Os tanques providos de radiadores desmontveis devem ser equipados com vlvulas de fechamento nos pontos de fixao dos mesmos. Fora do tanque, existem seis terminais: trs para entrada da rede trifsica e trs para a sada. Note que, no lado da tenso mais elevada, os terminais so prprios para alta tenso: tem muitas saias e so bem mais longos. O isolador para as tenses mais baixa bem menor em comprimento, tem menos saias e os seus terminais (parafusos de fixao do condutor) tem maior dimetro, pois a corrente, nesses terminais, bem maior que a existente no lado de alta tenso. As bobinas das trs fases (fases 1, 2 e 3) devem ser exatamente iguais. Nos transformadores de alta tenso, o enrolamento de alta tenso fica do lado externo, para facilitar a isolao.

Transformador de distribuio, com tanque oval, provido de radiadores tubulares e conservador de leo.

Vejamos algumas particularidades do transformador trifsico. O transformador trifsico difere do transformador monofsico na construo do ncleo e na disposio das bobinas das fases. Cada fase funciona independentemente das outras duas fases. exatamente como se fossem trs transformadores monofsicos num s. Tanto que, numa instalao, trs transformadores monofsicos, exatamente iguais, podem substituir um transformador trifsico. Os primrios e secundrios so isolados entre si, como nos transformadores monofsicos. O transformador trifsico pode alimentar cargas monofsicas e trifsicas.

14

15

Resfriamento dos Transformadores

Como sabemos, as perdas do transformador geram calor, provocando o aquecimento dos enrolamentos. Com o excesso de calor, o isolamento dos enrolamentos e tambm o isolamento entre as bobinas tendem a deteriorar-se, provocando curto-circuito e queima do transformador. O calor deve ser dissipado, a fim de que a temperatura estabelecida para os enrolamentos seja mantida. Os pequenos transformadores podem dissipar o calor por radiao direta, isto , expostos ao ar, naturalmente. Porm, transformadores para grandes capacidades monofsicas ou trifsicas precisam de maior resfriamento. No sendo suficiente a ventilao natural, esses transformadores podem ser resfriados por ventilao forada. Na ventilao forada, empregam-se ventiladores que impelem ar frio para dentro do transformador. A contnua circulao de ar frio retira o calor dos pontos onde ele gerado.

Esses transformadores, resfriados a ar, por ventilao natural ou forada, so classificados como Transformadores a seco.

16

Transformadores a leo Voc viu que os transformadores a seco so resfriados por ventilao natural ou forada. Agora, vamos examinar outra forma de resfriamento de transformadores: trata-se da refrigerao a leo. Transformadores a leo tem suas bobinas e ncleo colocados num tanque, cheio de leo isolante. Circulando no tanque, o leo retira o calor das bobinas e se aquece, precisando ser novamente resfriado. O leo pode ser resfriado pelo ar, em movimento natural ou forado por ventiladores; pode tambm ser refrigerado pela gua, com o uso de serpentinas. Analise cada caso: 1 - O leo pode ser resfriado pelo ar ambiente, em movimento natural, de trs maneiras: circulando no prprio tanque, circulando por canos externos ao tanque, circulando por aletas.

Em todos os casos, o resfriamento do leo possvel graas ao processo de conveco. Veja como ele ocorre num transformador de aletas: o leo quente sobe e vai para as aletas; ao circular pelas aletas, o leo se resfria e volta ao transformador; o leo frio, mais pesado, fora a entrada no transformador e vai resfriar as bobinas; e, assim, o processo recomea. Essa a refrigerao por leo, com a ajuda do ar ambiente. O ar o agente da dissipao do calor. 2 - Os transformadores de aletas podem ter refrigerao forada, atravs do ar frio, que impelido por ventiladores. O ar frio movimentado por entre as aletas, retirando o calor, num processo contnuo.

17

3 - A refrigerao pode ser conseguida com o uso de gua, para dissipar o calor. A gua retira o calor do leo e o leo retira o calor das bobinas e ncleo. Nesse caso, a gua o agente dissipador do calor.

O leo refrigerado pela circulao de gua fria, atravs de serpentinas de cobre (tubo) imersas no leo. As serpentinas so colocadas na parte superior interna do tanque. Nesse caso, o leo tem refrigerao forada, atravs da gua. O calor do leo passa para a gua, onde dissipado. Porm a serpentina de gua interna ao transformador. 4 - O mesmo processo utilizado de outra forma.

Nesse caso, o leo circula pela serpentina, passando por um processo de resfriamento toda vez que ele percorre os dutos de retorno ao reservatrio. A gua, por sua vez, numa atividade contnua, faz o resfriamento da serpentina, por onde circula o leo. Trata-se de uma refrigerao forada. A serpentina de leo externa ao transformador.

18

Completando nosso estudo sobre tipos de resfriamento para transformadores, trataremos de mais alguns detalhes; por exemplo: O leo mineral O leo mineral o mais usado, por satisfazer aos casos normais de instalao, alm de ter preo reduzido. O uso do leo ascarel, produto qumico no inflamvel, se restringe a casos especiais. (O Ascarel um produto tecnicamente chamado de Alocloro 124, um leo resultante da mistura de hidrocarbonetos, derivados de petrleo, utilizado como isolante em equipamentos eltricos, sobretudo transformadores. A instalao de novos aparelhos que utilizem Ascarel foi proibida no Brasil em 1981, mas ainda existem muitos equipamentos abandonados contendo este produto em subestaes de trens e em edifcios industriais. O maior risco o vazamento e contaminao, quando do desmonte desses equipamentos para venda como sucata. Os impactos ambientais que pode causar so a contaminao tanto do solo como da gua, ameaando, em especial, os lenis freticos. Os riscos sade so grandes: considerado cancergeno, afetando, sobretudo fgado, bao e rins. Pode causar danos irreversveis ao sistema nervoso central). Por ser isolante, o leo do transformador deve ser verificado a cada trs anos, pelo menos. Essa inspeo s pode ser feita por pessoal especializado, porque at o simples contato com o leo pode contamin-lo. O tanque do transformador, alm de ser um depsito de leo, tem a caracterstica de dissipador de calor, transferido pelo meio lquido (leo isolante).

Como podemos observar nas ilustraes, os tanques tem formas prprias para essa finalidade, ou seja, so providos de aletas ou tubulaes, por onde circula o leo. O peso de toda a estrutura dos enrolamentos (bobinas, ncleo e ainda isoladores) sustentado pelo tanque, principalmente quando se trata de transformadores que se montam em postes e so presos por ganchos. Esse tipo de tanque normalmente utilizado em transformadores de mdia capacidade, onde o aquecimento das bobinas menor. necessrio verificar o nvel do leo periodicamente, para que no haja falta de leo no transformador. Mas nunca devemos abrir um transformador, para no contaminar seu leo isolante.

19

Ligaes do transformador Ligao estrela Analisem, no esquema abaixo, as ligaes das bobinas do primrio.

Veja, novamente, a mesma ligao, representada de forma mais simples. Observe que os trs diagramas representam a mesma ligao em estrela.

Essa ligao vlida tanto para o primrio como para o secundrio. De forma idntica, voc pode fazer a ligao tringulo. Vejamos um exemplo de ligao tringulo no primrio de um transformador.

A ligao tringulo tambm vlida, tanto para o primrio como para o secundrio. No transformador, as ligaes estrela ou tringulo devem obedecer s notaes que correspondem s Entradas e Sadas das fases. Isso necessrio, pois a corrente, em cada fase, tem que ter sentido definido. Vamos representar as fases, com as entradas e sadas, e as letras correspondentes, conforme as normas.

20

Observe o diagrama:

As letras U, V e W correspondem s entradas das fases F1, F2 e F3, respectivamente. As letras X, Y e Z correspondem s sadas das fases F1, F2 e F3, respectivamente. Como ficou visto acima, essas letras so normalizadas. U, V e W so sempre entradas. X, Y e Z so sempre sadas. Para o fechamento em estrela, temos que ligar as trs sadas das fases. Fechamos X, Y e Z. Esse fechamento origina o ponto neutro. U, V e W ficam sendo as entradas das fases.

Vamos, agora, ao fechamento em tringulo, conforme as notaes de entrada e sada. Veja o diagrama abaixo:

Esse diagrama representa as conexes internas de um transformador fechado em tringulo. Tem, ainda, as notaes de entrada e sada das fases. Em U, V e W temos as entradas das fases. Para o fechamento em tringulo, as ligaes so feitas da seguinte forma: Entrada de F1 com sada de F3 U com Z; Entrada de F2 com sada de F1 V com X; Entrada de F3 com sada de F2 X com Y. Essas conexes so vlidas para primrio e secundrio. Vimos os fechamentos estrela e tringulo, conforme as notaes para entrada e sada. Vamos, agora, complement-las: Para o primrio voc notar U1, V1 e W1; Para o secundrio voc notar U2, V2 e W2. Por norma, temos que observar os terminais que correspondem entrada e sada do transformador. No confundir entrada e sada das fases, com a entrada e sada do transformador.

21

A entrada e sada do transformador se referem aos terminais de entrada e sada do primrio e secundrio. Esses terminais ficam na tampa, na parte superior externa do transformador. Veja, na figura abaixo, onde tem origem os terminais do primrio e secundrio. Note que por hiptese, suas fases so ligadas em tringulo e estrela.

A notao dos terminais feita conforme as normas da ABNT: H1, H2 e H3 usada para os terminais de tenso mais alta; X1, X2 e X3 usada para os terminais de tenso mais baixa. Essas notaes devem obedecer, ainda, a outras regras: O terminal H1 deve ficar direita de quem olha para os terminais, a partir do lado de tenso mais alta. Em frente a H1 deve ficar o terminal X1, de tenso mais baixa.

22

Ligao ziguezague A ligao de um secundrio em ziguezague assim denominada porque, como voc pode observar nas ilustraes, o secundrio das fases distribudo, metade numa coluna e metade na outra. Veja o exemplo da ligao ziguezague da fase 1. A metade 7-8 est na coluna 1 e a segunda metade (18-17) est na coluna 2. Na ilustrao abaixo, voc pode perceber como ligada a fase 2. A primeira metade(11-12), na coluna 2, e a segunda metade (9-10), na coluna 1. A outra figura representa a fase 3. A primeira metade (15-16) est na coluna 3 e, a segunda (1314), na coluna 2. Note que todas as primeiras metades esto num sentido e, as segundas metades, em outro. Isso necessrio para retorno do fluxo magntico.

Veja como so feitas as ligaes de linhas e fases, em ziguezague, no secundrio de um transformador. Essa ligao tem sada para o condutor neutro (X0), para cargas monofsicas de 120 volts.

A figura acima mostra a representao das bobinas secundrias ligadas em ziguezague, nas colunas. A figura acima mostra a mesma ligao, em representao esquemtica.

23

A ligao ziguezague recomendada para pequenos transformadores de distribuio, cuja carga no secundrio no seja equilibrada. Imagine que a carga do secundrio, por exemplo, na fase 1, se desequilibra, isto a fase 1 receba maior carga que os demais. Como a fase 1 est distribuda em 2 colunas, ela recebe induo dessas duas colunas. Assim, a maior carga de fase 1 ser compensada pela induo de 2 colunas. Isso tender a equilibrar a carga no primrio do transformador, resultando menor queda de tenso na fase secundria correspondente.

Transformadores de medio e proteo


Transformador de corrente para Medio de Energia TC um equipamento capaz de reduzir a corrente que circula no seu primrio para um valor inferior, no secundrio, compatvel com o instrumento registrador de medio (medidores). Os transformadores de corrente so construdos de um enrolamento primrio, feito, normalmente, de poucas espiras de cobre e de grande seo transversal, um ncleo de ferro e um enrolamento secundrio para corrente nominal padronizada de 5A. A figura abaixo mostra um transformador de corrente com isolao de resina epxi, na qual esto identificados seus principais elementos de ligao.

O valor da corrente secundria do TC varia segundo a corrente circulante no primrio. Assim, um transformador de corrente de 100-5 A,inserido num circuito com corrente de 80A, fornece uma corrente secundria de:

Cuidados devem ser tomados para no deixar em aberto os terminais secundrios dos transformadores de corrente, quando da desconexo dos equipamentos de medida a eles ligados, pois, do contrrio, surgiro tenses elevadas, devido ao fato de no haver o efeito desmagnetizante no secundrio, tomando a corrente de excitao o valor da corrente primria e originando um fluxo muito intenso no ncleo. Isto poder danificar a isolao do TC e levar perigo vida das pessoas.

24

A figura abaixo mostra, esquematicamente, um TC ligado a um ampermetro, detalhado a chave C que permite curto-circuitar os terminais secundrios do equipamento, quando da retirada do aparelho.

Os transformadores de corrente devem ser projetados para assegurar proteo aos aparelhos a que esto ligados (ampermetros, medidores de energia kWh, kvarh). Durante a ocorrncia de um curtocircuito necessrio que a corrente no secundrio do TC no aumente na mesma proporo da corrente primria. Por efeito de saturao do ncleo magntico, a corrente secundria limitada a valores que no danifiquem os aparelhos, normalmente 4 vezes a corrente nominal. Os TCs podem ser classificados nos seguintes tipos, de acordo com a disposio do enrolamento primrio e a construo do ncleo. a) TC tipo barra aquele em que o primrio constitudo por uma barra fixada atravs do ncleo, conforme mostrado nas Figuras abaixo.

25

b) TC tipo enrolado aquele em que o enrolamento primrio constitudo de um ou mais espiras, envolvendo o ncleo, conforme se v na figura abaixo.

c) TC tipo janela aquele constitudo de uma abertura atravs do ncleo, por onde passa o condutor, fazendo a vez do enrolamento primrio, conforme se observa na figura:

26

d) TC tipo bucha aquele cujas caractersticas so semelhantes ao TC tipo janela, porm sua instalao feita na bucha dos equipamentos (transformadores, disjuntores etc.) que funciona como enrolamento primrio. A figura abaixo caracteriza esse tipo de TC.

e) TC tipo ncleo dividido aquele cujas caractersticas so semelhantes ao TC tipo janela, em que o ncleo pode ser separado para permitir envolver um condutor que funciona como o enrolamento primrio, conforme est mostrado na figura:

27

Os transformadores de corrente para medio apresentam as seguintes caractersticas: a) Corrente secundria nominal Normalmente, a corrente secundria dos TCs de 5A. Em casos muito especficos, so construdos TCs com corrente nominal de 2,5A e at 1A. b) Corrente primria nominal aquela para a qual o TC foi projetado. Na especificao de um TC deve-se escolher a corrente primria nominal prxima do valor da corrente de carga mxima do circuito. c) Carga nominal aquela que deve circular, nominalmente, no seu enrolamento secundrio e na qual esto baseadas as prescries de sua exatido. d) Classe de exatido o valor percentual mximo de erro que o TC pode apresentar na indicao de um aparelho de medio em condies especificadas em norma. Os TCs so fabricados com as seguintes classes de exatido: 0,3 0,6 1,2. e) Fator trmico o fator pelo qual se deve multiplicar a corrente nominal primria do TC, a fim de se obter uma corrente secundria capaz de ser conduzida, permanentemente, sem que os limites de elevao de temperatura especificada por norma sejam excedidos e que sejam mantidos os limites de sua classe de exatido. A NBR 6856 estabelece para os TCs cinco fatores trmicos, ou seja, 1,0 1,2 1,3 1,5 2,0. f) Corrente trmica nominal Conhecida tambm como corrente de curta durao, a corrente mxima que pode circular no primrio do TC, estando o secundrio em curto-circuito, durante o perodo de 1 segundo, sem que seja excedida a elevao de temperatura especificada por norma.

28

g) Corrente dinmica nominal a corrente mxima, valor de crista, que pode circular no primrio do TC, estando o secundrio em curto-circuito durante o perodo do primeiro ciclo, sem que resultem danos eletromecnicos. h) Polaridade Para os TCs que alimentam aparelhos de medida de energia de extrema importncia o conhecimento da polaridade, devido necessidade da ligao correta das bobinas desses instrumentos. Diz-se que um TC tem polaridade subtrativa se a corrente que circula no primrio do terminal P1 para P2 corresponde a uma corrente secundria, circulando no instrumento de medida do terminal S1 para S2, conforme est mostrado na prxima figura. Normalmente, os TCs tm os terminais dos enrolamentos primrios e secundrios de mesma polaridade postos em correspondncia. Se, para uma corrente Ip, circulando no primrio de P1 para P2, corresponder uma corrente secundria no sentido inverso ao indicado na figura abaixo, diz-se que o TC tem polaridade aditiva.

Para se especificar um TC para medio necessrio que se indiquem, no mnimo, os seguintes elementos: - tipo (barra, enrolado, bucha etc.); - uso (interior e exterior); - classe de tenso; - relao de transformao; - carga nominal; - classe de exatido; - fator trmico.

Ligaes Os TC's so ligados em srie com o circuito de potncia e suas ligaes mais comuns so: Estrela (Y) - Onde um dos terminais de cada TC ligado em um ponto comum e aterrados (ponto de neutro), permitindo a obteno de mais uma tenso, ou seja, tenso de fase-neutro, nesta configurao a corrente da carga conectada no TC igual corrente do seu secundrio, pois a carga tambm est em estrela, conforme mostrado na figura 3. Caso os TCs estiverem em estrela e as cargas conectadas a estes estiverem em Delta (), as correntes na carga seriam iguais corrente secundria do TC divida por 3, como mostra a figura 4.

29

Figura 3 Ligao de TCs e Carga em estrela.

Figura 4 Ligao de TCs em estrela e Carga em Delta. Delta () Resulta da interligao do comeo de um enrolamento secundrio de um TC com o trmino do enrolamento do TC de outra fase. Desta forma, os trs enrolamentos so fechados entre si, sendo ligados a um circuito externo. Se os rels estiverem conectados em delta a corrente da carga conectada no TC igual corrente do seu secundrio, pois a carga tambm est em delta, conforme mostrado na figura 5. Caso os TCs estiverem em delta e as cargas conectadas a estes estiverem tambm em estrela, as correntes na carga seriam iguais corrente secundria do TC, multiplicada por 3, como mostra a figura 6.

Figura 5 Ligao de TCS e Carga em Delta.

30

Figura 6 Ligao de TCS em Delta e Carga em Estrela. 1.3 Tipos de TC's mais utilizados

Transformador de potencial TP um equipamento capaz de reduzir a tenso do circuito para nveis compatveis com a mxima suportvel pelos aparelhos de medida. A tenso nominal primria do TP funo da tenso nominal do sistema eltrico ao qual est ligado. A tenso secundria, no entanto, padronizada e tem valor fixo de 115V. Variando a tenso primria, a tenso secundria varia na mesma proporo. Os TPs podem ser construdos para serem ligados entre fases de um sistema ou entre fase e neutro. Os TPs devem suportar uma sobre tenso permanente de at 10%, sem que lhes ocorra nenhum dano. So prprios para alimentar instrumentos de impedncia elevada, tais como voltmetros, bobinas de potencial de medidores de energia etc. A figura abaixo representa um TP, alimentando um voltmetro.

Em servio de medio primria, os TPs, em geral, alimentam um medidor de kWh, com indicao de demanda e um medidor de kvarh. As cargas aproximadas destes instrumentos so dadas na Tabela de Cargas dos Medidores de Energia.

31

Quando forem utilizados TPs para servio de medio indicativa, o que ocorre em painis de comando primrio necessrio que se determine o valor da carga dos instrumentos a ser conectada, a fim de especificar a carga correspondente do TP, o que pode ser dado na Tabela abaixo.
Carga de Aparelhos de Medio Indutiva VA

A norma classifica os TPs em trs grupos de ligao. O grupo 1 abrange os TPs projetados para ligao entre fases, o que constitui o de maior aplicao em medio industrial. O grupo 2 corresponde aos TPs projetados para ligao entre fase e neutro em sistemas com neutro efetivamente aterrado. O grupo 3 representa os TPs para ligao entre fase e neutro em sistemas com o neutro aterrado sob impedncia. TP Fase/Fase

TP Fase/Terra

32

Os TPs podem ser construdos para uso ao tempo ou abrigados. Tambm, so fornecidos em caixa metlica, em banho de leo ou em resina epxi. Os primeiros so apropriados para instalao em cubculos de medio em alvenaria ou em cubculos metlicos de grandes dimenses; o segundo tipo prprio para cubculos de dimenses reduzidas. A figura a seguir mostra um TP de carcaa metlica em banho de leo para ligao fase-fase (grupo1).

Ao contrrio dos TCs, quando se desconecta a carga do secundrio de um TP, seus terminais devem ficar em aberto, pois se for ligado um condutor de baixa resistncia se provocar um curto-circuito fraco, capaz de danificar a isolao do mesmo. As principais caractersticas eltricas dos TPs so: a) Tenso nominal primria aquela para a qual o TP foi projetado. b) Tenso nominal secundria aquela padronizada por norma e tem valor fixo igual a 115V. c) Classe de exatido o maior valor de erro percentual que o TP pode apresentar quando ligado a um aparelho de medida em condies especificadas. So construdos, normalmente, para classe de exatido de 0,3 0,6 1,2. d) Carga nominal a carga admitida no secundrio do TP sem que o erro percentual ultrapasse os valores estipulados para a sua classe de exatido. A tabela abaixo indica as cargas nominais padronizadas dos TPs e as respectivas impedncias.

SCHRIR
Cargas Nominais Padronizadas dos TPs.

e) Potncia trmica o valor da maior potncia aparente que o TP pode fornecer em regime contnuo sem que sejam excedidos os limites especificados de temperatura. f) Nvel de isolamento a tenso mxima suportvel pela isolao dentro dos limites especificados.

33

g) Polaridade semelhante aos TPs, necessrio que se identifiquem nos TPs os terminais de mesma polaridade. Logo, se diz que o terminal secundrio X1 tem a mesma polaridade do terminal primrio H1, num determinado instante, quando X1 e H1 so positivos ou negativos, relativamente aos terminais X2 e H2, conforme se pode observar na figura na prxima pgina.

Normalmente, os TPs so constitudos com os terminais secundrios e primrios de mesma polaridade adjacentes. A ligao das bobinas dos medidores de energia nos terminais secundrios de um TP deve ser feita de tal modo que, se H1 corresponde ao terminal de entrada ligado ao circuito primrio, o terminal de entrada da bobina de potencial dos instrumentos deve ser conectada ao terminal secundrio X1. necessrio que sejam definidos, no mnimo, os seguintes parmetros para se poder especificar corretamente um TP, ou seja: - isolao (em banho de leo, ou epxi); - uso (interno ou externo); - nvel de isolamento; - tenso nominal primria, em kV; - tenso nominal secundria, em V (115V); - freqncia; - classe de exatido requerida; - carga nominal, baseada na carga da bobina dos instrumentos a serem acoplados; - nvel bsico de impulso; - polaridade. Recebimento de Transformadores Quando do recebimento dos transformadores, deve ser verificado a existncia da documentao tcnica completa, inclusive com a folha de teste do fabricante devidamente preenchidas com os dados obtidos nos ensaios realizados em fbrica. Deve ser verificado se a placa de identificao contm os dados solicitados na especificao de projeto, desenhos de fabricante certificados e normas aplicveis. O grau de proteo dos invlucros deve atender as especificaes de projeto. Os transformadores devem ser armazenados nivelados, sobre dormentes ou pranches de madeira, protegidos contra danos mecnicos. Os transformadores armazenados ao tempo devem ser cobertos com lona plstica. Os instrumentos e buchas, quando recebidos montados no transformador, devem ser protegidos com caixas de madeira. Os transformadores secos devem ser armazenados em local abrigado, sendo que os transformadores encapsulados em epoxi devem ser protegidos contra a incidncia de raios solares.

34

Deve ser colocada slica-gel no interior de painis auxiliares e embalagens que contenham dispositivos de controle. A colorao da slica-gel deve ser verificada mensalmente. Deve ser medida, aps o recebimento e semestralmente, a resistncia de isolamento dos enrolamentos dos transformadores. O valor mnimo admissvel deve ser 15 M/kV da classe de isolamento, a 40C, para transformadores e reatores imersos em leo. Os valores obtidos devem ser corrigidos para a temperatura de 40oC, conforme norma ABNT NBR-7036, Tabela 3. A medio para transformadores deve ser feita conforme norma ABNT NBR-5380, item 4.4 Transformadores de Potncia As etapas de montagem devem levar em conta os procedimentos estabelecidos pela normas ABNT NBR-7036 e NBR-7037. No devem existir folgas ou esforos entre as partes acopladas tais como flanges de acoplamento com dutos de barras, conexes, com eletrodutos e meia-cana. O aterramento do neutro dos transformadores deve ser feito empregando condutores de bitola e classe de isolamento especificadas em projeto. Na conexo dos barramentos ao transformador, os links devem estar posicionados e apertados de forma a manter o mesmo espaamento entre eles. O comprimento dos parafusos no deve comprometer o espaamento entre fases e fase-terra. Na confeco e conexo das terminaes dos cabos ao transformador devem ser observados os seguintes pontos: 1 a) Tipo e classe de tenso; b) Seqncia de fases do sistema; c) Distncia entre fase e estrutura; d) Posicionamento e fixao da terminao; e) Ligao da cordoalha de aterramento malha de terra, no caso de cabos blindados ou armados. Devem ser liberados os acessrios ou partes dos mesmos que eventualmente tenham sido presos ou obstrudos para efeito de transporte. Para equipamentos imersos em leo o enchimento ou complementao do nvel de leo deve ser executado conforme recomendaes do fabricante, utilizando filtro prensa. A rigidez dieltrica do leo isolante deve ser previamente medida, de acordo com N-1614.

35

Vous aimerez peut-être aussi