Vous êtes sur la page 1sur 14

1 tica 32 edio. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2011.

1 CAPTULO III ESSNCIA DA MORAL Adolfo Sanchez Vzquez2

Os sinais se multiplicam em cores monocromticas na sociedade hodierna. Todos os dias somos vilipendiados por atos que em sua gnese violam os termos da moral. Dos contornos do que verdadeiramente bom propiciando a felicidade.
Em palavras, quase todos esto de acordo, pois tanto o vulgo como os homens de cultura superior dizem que esse bem supremo a felicidade e consideram que o bem viver e o bem agir equivalem a ser feliz. (ARISTTELES, 2001 p.15).

Carros com motoristas embriagados atropelam pedestres nas caladas. Gangues espancam gays e cidados pacficos nas ruas. Agentes da lei executam com projeteis disparados supostos infratores detidos. Mulheres do luz e descartam bebs em lixeiras ou crregos. Enfermeiros espancam ou humilham verbalmente velhinhos debilitados e indefesos3. Para muitos, isso um prenncio tempos sombrios e truculentos nos mbitos religioso, social e politico. Uma nova era desprovida de sentimentalidades e denodos morais.
Se voc quer uma imagem do futuro, imagine uma bota prensando um rosto humano para sempre (ORWELL, 2003).

Esse trabalho foi confeccionado tendo como mtodo basilar o livro de Antnio Joaquim Severino em METODOLIGIA DO TRABALHO CIENTFICO 22 Edio Revista de acordo com a ABNT e ampliada, maro de 2007. Adolfo Snchez Vzquez (17 De setembro de 1915 8 de julho de 2011) foi um espanhol, naturalizado mexicano filsofo, escritor e professor nascido em Algeciras, Andaluzia. Depois de estudar filosofia na Universidade de Madrid, Vzquez emigrou para o Mxico em 1939 com milhares de outros intelectuais, cientistas e artistas aps a derrota da Repblica na Guerra Civil espanhola. Snchez foi nomeado professor de filosofia na Universidade Nacional Autnoma do Mxico em tempo integral em 1959, tornando-se professor emrito da Universidade em 1985. Snchez tambm realizou o doutorado honorrio da Universidad Autnoma de Puebla e a Universidade de Cdiz (Espanha). Abraou o marxismo, embora uma verso aberta, renovadora, crtica e no dogmtica.
2

Veja So Paulo 14 de setembro, 2011 p. 152.

2 O efeito devastador da corroso dos valores morais no emerge somente na carcomida poltica brasileira. Mesmo pais (genitores) tem alvitrado aos filhos essa anomalia. Percebemos nitidamente tal afirmativa na reportagem que se segui na integra.
"Uma das mes presas anteontem por abandono de incapaz acusou outra detida de incentivar sua filha a praticar roubos e furtos em So Paulo. A informao est sendo investigada pela Polcia Civil. Segundo o delegado Mrcio Nilson, um inqurito foi aberto para apurar o crime de corrupo de crianas e adolescentes. A suspeita que uma das mes usasse a filha para furtar objetos para ela. Anteontem, quatro mes foram detidas pela polcia porque as filhas delas foram encontradas em uma tentativa de roubo na Vila Mariana (zona sul de SP). 4

Tais incidncias desabonadoras no sobrevm do nada. Esses exemplos de decomposio dos valores morais tm sido gestados e disseminados h tempos. No preciso ter um olhar clinico para compreender sinais de exasperao na linguagem da sociedade e que valores morais so enfadonhos e tacanhos para uma parte considervel da populao. A corroso da moral a equao negativa de uma sociedade hedonista, narcisista e individualista. a amlgama da impessoalidade e da excluso. Diante a tal afronta e a perda assimtrica de valores imperativo o estudo conciso dos valores morais e sua aplicabilidade ao cotidiano. Como ponto de largada para esse estudo preciso definio da moral. Segundo Vzquez: A moral conjunto de normas, princpios e valores, segundo o qual so regulamentados as relaes mtuas entre os indivduos ou entre esses e a comunidade, de tal maneira que essas normas, dotadas de um carter histrico e social, sejam acatadas livre e conscientemente, por uma convico ntima, e no de uma maneira mecnica, externa ou impessoal (sic!)5. 3.1 O NORMATIVO E O FATUAL Diante do preludio dessa definio contemplamos que a moral carrega dois vetores importantes: as normas e comportamento. Portanto, a moral pode
4 5

So Paulo, sbado, 13 de agosto de 2011. FOLHA DE S.PAULO- Caderno Cotidiano Um (Sic!), entre parnteses indica que o texto se apresenta assim no original.

3 ser explicitada pela valorao normativa e pela valorao fatual. O normativo estrutura-se pelas normas e regras que regem a ao e pelos aplicativos que enunciam algo que deve ser dentro do aspecto ideal da sua aplicabilidade. Postulam-se regras determinadas ou previamente elencadas de comportamento: deves amar o teu prximo com a ti mesmo, deves respeitar pai e me, no deveis mentir, no deveis roubar, no deveis prestar falso juramento etc. Seguramente, quando tais preceitos so assentados na prtica, possuem uma acepo moral. Doravante, a rbita eficaz da moral no se exaure excepcionalmente com tais prescries. O fatual veicula intrinsicamente o valor real e prtico dos fatos morais, alicerados por determinadas aes que se realizam efetivamente e que independem de como incidamos que devesse ser. H uma simbiose6 entre o normativo e o fatual que impetram o apontamento para a esfera dos fatos, porque compreende uma exigncia tenaz de realizao. A norma no pode existir sem o fatual, mas assinala para um comportamento eficaz. O normativo exige ser realizado e, para tanto, norteia-se no sentido fatual. O realizado (fatual) s granjeia contornos morais na medida em que possua uma referncia (negativa ou positiva) a uma norma. A moral dinmica abrange, por conseguinte, no simplesmente as normas ou regras de ao, mas tambm, o procedimento que deve ser juntamente com os fatos com ela coeso. Permanece a necessidade premente de ter sempre presente esta distino entre o plano puramente normativo (ideal), e o fatual (real ou prtico).
Como vimos, h duas espcies de virtude, a intelectual e a moral. A primeira deve, em grande parte, sua gerao e crescimento ao ensino, e por isso requer experincia e tempo; Ao passo que outra moral adquirida em resultado do hbito, de onde o seu nome se derivou, por uma pequena modificao da palavra. evidente, pois que nenhuma das virtudes morais surge em ns por natureza, visto que nada que
lat.cien. symbiosis, calcado no gr. sumbsis, es 'vida em comum, camaradagem, intimidade', do v. sumbi 'viver junto'; f.hist. 1899 symbiose (Houaiss). O nome desta capacidade de viver sem anular a outra forma de vida, ou seja, de convivncia biolgica, um simbiose. A expresso sim, em grego, significa junto e bio a prpria ideia de vida. Portanto, a nossa relao no planeta uma relao simbitica. Ns vivemos juntos e juntas com todas as formas de vida (CORTELLA,2011 p.124).
6

4
exista na natureza pode ser alterado pelo hbito (ARISTTELES, 2001 p.36).

Consecutivo, deste modo, na moral - que o termo que empregamos se coaduna o normativo e o fatual ou moral como fato da conscincia individual e social e como tipo de conduta efetiva dos homens7. 3.2 MORAL E MORALIDADE Existe uma distino entre moral e moralidade que obedece assim aquela que indicamos antes entre o normativo e o fatual e, como esta, no pode ser negligenciada. A moral substanciasse em moralidade devido vindicao da realizao que est no interior do prprio normativo; a moralidade a moral em ao, a moral prtica e praticada. Por isto, de bom tom lembrar que, no possvel levantar um muro intransponvel entre as duas esferas, ajuizamos que melhor empregar um s termo- o de moral, como se costuma empregar tradicionalmente - e no dois. Entretanto, deve ficar fulgente que com ele se recomendam os dois planos dos quais se fala na nossa definio: o normativo prescritivo e o prtico ou efetivo. Ambos so circunscrito a conduta humana.
Aristteles introduz a pergunta tica para por excelncia: o que no est em nosso poder quando agimos? Em outras palavras, o que depende de ns e o que no depende de ns numa ao? O ato tico voluntrio aquele que depende inteiramente de ns no momento da ao. As circunstncias em que se realizar no dependem de ns, pois, como vimos so contingentes. Como fazer para que, em qualquer circunstncia, possamos agir eticamente, isto , ter o pleno poder sobre nossa ao, ainda que no tenhamos poder sobre circunstncias que nos levam a agir? Adquirindo uma disposio interior constante que nos permita responder racionalmente ou prudentemente a situaes que no foram escolhidas nem determinadas por ns, isto , realizando um ato voluntrio feito por e
Em debate, com o Senador Aloizio Mercadante, argumentei que a tica e a esttica caminham juntas enquanto reflexos harmnicos do esforo de convivncia. A beleza no pode ser resultado de cirurgia plstica, como a decncia no pode ser resultado de livros e discursos vazios nem pode ser ensinadas em manuais. Dom Quixote foi o arauto que informou ao mundo que a realidade s existe em sintonia com a fantasia. tica decorre de opo moral, opo moral depende de cdigo de valores que se baseiam na virtude. No pode existir virtude numa sociedade presidida pelo Grande Irmo, de Orwell (GOLDBERG, 2011 p.124)
7

5
com virtude. Portanto, feito com escolha deliberada, com moderao e reflexo sobre meios e os fins, em vista da excelncia ou do melhor (CHAUI, 2002 p.448).

Esse regulador humano se fecunda na prpria vida real em relao com os princpios ou normas aceitas como vlidas pelo indivduo e pela comunidade, estabelecidos e sancionados por esta mediante aos costumes ou pela tradio. 3.3 CARTER SOCIAL DA MORAL A moral tem em seu cerne um predicado social. Isso denota que se desponta unicamente na sociedade, redarguindo s suas necessidades e atestando um emprego definido. Uma radical transformao no arcabouo social engendra uma mudana fundamental na moral.
Quando se qualifica um comportamento como bom ou mau, temse em vista um critrio que definido no espao da moralidade. E isso interessa filosofia , no plano da tica- buscar o fundamento dos valores que sustentam esse comportamento. A Verdade, o Belo, o Bom no so conceitos estticos, definidos de uma vez por todas; so conceitos construdos socialmente (RIOS, 2010 p.22)

Existe uma contingncia de padres que, em cada sociedade, emolduram o procedimento individual: seu modo de trabalhar, de sentir, de amar etc. H distintas variveis de uma sociedade a outra e, por conseguinte, no h sentido em ponderar em uma individualidade radical fora das afinidades que os indivduos contraem na sociedade. A moral como delineador do desempenho humano, possui tambm um carter social, pois caracterstica influente como incluso no comportamento individual como agente social. Podemos elencar trs feies basilares da condio social da moral. a) Cada sujeito, comportando-se moralmente, se reprime a determinados princpios, valores ou normas morais. Mas os indivduos pertencem a um perodo definido em uma determinada comunidade humana (tribo, classe, nao, sociedade em seu conjunto). Nesta comunidade vivifica-se, admite-se ou consideram-se amparados certos

6 princpios, preceitos ou valores e, ainda que se exibam sob uma formulao geral ou abstrata (validos para todos os tempos e para o homem em geral), aventam-se princpios e normas que amparam o tipo de afinidade social dominante. Ao individuo como tal no laureado inventar os princpios ou normas, nem decomp-las de acordo com seu alvitre pessoal. Depara-se assim com o normativo, com algo j constitudo e aceito por determinado meio social, sem que tenha a probabilidade de instituir novas normas, segundo as quais poderiam pautar a sua conduta. Nesta sujeio do individuo as normas estabelecidas pela comunidade apontam visivelmente o carter social da moral. b) A conduta moral tanto um procedimento de indivduos quanto de grupos sociais humanos, tendo as atuaes em carter coletivo, mas deliberado, livre e consciencioso. No obstante, mesmo quando se versa na conduta de um individuo, no estamos diante de uma conduta rigorosamente individual que compromete o interesse exclusivamente nico. Trata-se de um procedimento que tem atribuies, de uma ou de outra maneira. Vislumbra-se o objeto de sua aprovao ou reprovao. As aes singulares que no tem consequncias para os demais no podem ser elementos de uma qualificao moral. Por exemplo: voc permanece sentado durante algum tempo numa praa pblica. Entretanto, se prximo a voc escorrega uma pessoa e cai no cho e voc se abstm em socorr-la, o ato de permanecer sentado frente a tal infortnio pode ser um agente de qualificao moral (negativa, neste caso), porque tem implicaes sobre o outro. A moral possui um carter social enquanto acondiciona o comportamento individual cujos resultados e consequncias afetam o outro individuo. c) As ideias, normas e relaes scias incidem no processo de existncia e se amplificam no imperativo social. A sua exatido e a respectiva funo social explicam que nenhuma das sociedades humanas conhecidas, at agora, desde as mais remotas, tenha podido prescindir desta forma de comportamento humano. O emprego social da moral incide na sistematizao das afinidades entre os homens (entre os indivduos e entre o individuo e a comunidade)

7 pela viabilidade do direito. O direito, com seus preceitos, assegura a vigncia como o amplificador coercitivo do estado. Os indivduos aceitam voluntria ou involuntariamente a ordem social que juridicamente redigida e, desta maneira, ficam submetidos e integrados ao estatuto social vigorante8. Em sntese: a moral compele os indivduos harmonizarem

voluntariamente isto , de uma maneira consciente e livre seus ensejos pessoais com os interesses coletivos. Solidifica em suas entranhas uma relao livre e conscienciosa entre indivduos ou em comunidade. Isto se cristaliza porque o individuo um ser social e suas atuaes devem se coadunar com os demais ou com a comunidade. Destarte, a moral possui umbilicalmente um carter social quando: 1) os indivduos se sujeitam a princpios, normas ou diretrizes socialmente estabelecidas; 2) adequa atos e relaes que ocasionam consequncias para outros e decretam essencialmente a sano dos demais; 3) desempenha o emprego social por induzir os indivduos a aceitar livre e conscientemente determinados princpios, valores ou interesses. 3.4 O INDIVIDUAL E O COLETIVO NA MORAL. A feio social da moral alude a uma reservada relao entre o individuo e a comunidade ou entre o individuo e o coletivo. Os indivduos convivem numa ambiente moral, na qual se esboa um conjunto sistmico de normas ou de regras de ao. Em todas as esferas, o individuo age de forma espontnea, habitual, quase instintiva na forma de hbitos e costumes, onde se prepondera nas fases mais antigas do desenvolvimento histrico social da humanidade Nelas, o costume concebe o que deve ser. As normas morais que j se integram nos hbitos e costumes chegam a ter
Durante o regime militar a tica certamente estava em runas no Brasil. Tortutavase,delatava-se, no havia justia e o governo mentia e cometia outros erros que so prprios dos regimes autoritrios. Quando o Brasil foi tico? Se voltarmos ainda mais no tempo, podemos dizer que o Brasil paroquial e provinciano do regime de 46-64 era mais tico do que o atual? Como sociedade, avanamos em quase todos os aspectos sociais nos ltimos 25 anos. Veja por exemplo o quanto progredimos na sade, na educao ou no combate pobreza. Avanamos menos do que seria possvel ou desejvel, mas esses avanos no existiriam sem um regime democrtico estvel. Quanto maior a presso da opinio pblica e mais livre for a imprensa, quanto mais eficientes forem o Ministrio Pblico e a Justia, quanto mais polcias investigarem, mais problemas ticos teremos nas pginas dos jornais. (GOLDBERG, 2011 p.123)
8

8 a eficcia que resiste at mesmo quando surgi uma inovao na estrutura social. A inovao moral precisa romper com a envelhecida moral que tenta sobreviver como costume; mas, por outro lado, o novo, do ponto de vista moral, tende a consolidar-se como costume. O costume atua como um meio dinmico de agregar o individuo a comunidade, de tonificar a sua sociabilidade e de fazer com que suas obras tributem para amparar a ordem instituda. Contudo, este tipo de regulamentao moral, dominante nas sociedades primitivas, esta muito longe de abranger todo o domnio da moral. Isso implica, portanto, uma participao mais livre e consciente do individuo na regulamentao moral do seu comportamento e uma diminuio do papel do costume com sua instncia reguladora. Com o alargamento do grau da conscincia e da liberdade h um aumento exponncial dessa responsabilidade singular. Por mais agudos que sejam os elementos objetivos e coletivos, a deciso e o ato respectivo emanam de um indivduo que age livre e conscientemente e, assim sendo, abraando uma responsabilidade pessoal. A conscincia singular o domnio em que se obram as deliberaes de carter moral, no entanto, por estar acondicionada socialmente, no pode consentir na no reflexo de uma situao social concreta. Por conseguinte, diferentes indivduos que, num mesmo perodo, concernem ao mesmo grupo social, reagem de maneira equivalente. Nesse formato, mais uma vez se confirma que a individualidade no um fruto social e que so os arrolamentos sociais dominantes numa poca determinada que definem os contornos de como a individuo expressa a sua prpria natureza social.. Como arremate, podemos arguir que a moral implica inclusive nas suas formas mais primitivas numa conscincia individual que faz ou interioriza os preceitos de ao que se lhe proporciona com um carter normativo, ainda que se aventem regulamentos colocados pelo costume. Os agentes dos atos morais so simplesmente indivduos slidos, quer atuem separadamente, quer em grupos sociais.

9 3.5 ESTRUTURAS DO ATO MORAL A moral como j vislumbrado acontece em duas superfcies: o normativo e o fatual. De um lado, nela localizamos normas e princpios que alongam a reger o comportamento dos homens e, de outro lado, um conjugado de atos humanos regulamentados por eles; cumprindo assim a sua exigncia de realizao. A essncia da moral deve ser buscada, por conseguinte, tanto num nvel quanto no outro, urge a obrigao de ponderar o desempenho moral dos indivduos reais mediante aos atos palatveris pelos quais se desponta. Faz-se imperativo salientar o motivo do ato moral. Pode-se entender aquilo que estimula a agir ou a impetrar determinado fim. O agente movedor que pode impulsionar, por exemplo, a delatar a injustia atentada contra um companheiro pode ser ou uma paixo sincera pela justia, ou alguma coisa muito diferente: o desejo de publicidade. Um mesmo ato pode realizar-se por diferenciados motivos que, por sua vez, pode impulsionar a realizar atos diferentes com finalidades diferentes. Os motivos constituem, por conseguinte, uma exterioridade respeitvel no ato moral. O ato moral implica na conscincia9 de um fim e a deciso de realizlo. No obstante, esta deliberao implica, por sua vez, em multiplos casos, a escolha entre diversas variaveis possveis que, em dados andamentos, se excluem reciprocamente. A disposio de alcanar um arremate pressupe o seu desgnio entre outros. A multiplicidade de fins estabelece a conscincia da natureza de cada um deles e, ao mesmo tempo, a conscincia de que, numa determinada situao concreta, um prefervel aos demais, o que constitui igualmente que uma decorrncia ideal, ainda no efetivada, substancialmente prefervel a outras possveis. A singularidade dos fins no ato moral exige: a) escolha de um fim entre outros

sentido ou percepo que o ser humano possui do que moralmente certo ou errado em atos e motivos individuais, funcionando como o juiz que ordena acerca de coisas futuras e que se traduz em sentimentos de alegria, satisfao, ou de culpa, remorso, acerca de coisas passadas (Houaiss)

10 b) deciso de realizar o fim escolhido. Um ato moral no se finaliza com a deciso tomada; necessrio chegar a um resultado efetivo. Se decidir pavimentar determinado fim e no dou as marchas necessrias para isto, o fim no se concretiza e, deste modo, o ato moral no se determina. O passo subsequente, igualmente essencial do ato moral, a conscincia dos meios para atingir o fim escolhido e o seu emprego para impetrar o resultado ambicionado. O ato moral formaliza-se no resultado, na consumao ou concretizao do fim desejado. Porm, como fato real, deve ser intercambiado com a norma que justape e que elemento do cdigo moral da comunidade respectiva. O ato moral responde de modo abrasivo necessidade social de regulamentar as afinidades entre os membros de uma comunidade, o que significa que deve induzir em sua considerao as conseqncias prticas do resultado alcanado e como este resultado afeta aos demais. Em resumo: o ato moral um conjunto ou unidade indissolvel de diversos aspectos ou elementos: motivo, fim, meios, resultados, e conseqncias objetivas. O subjetivo e o objetivo esto representados como duas facetas de uma mesma frao. O ato moral no pode ser amortizado a um dos seus elementos, mas esto em todos eles, na sua unidade e nas suas multiplas afinidades. O ato moral, como obra de um sujeito autntico que pertence a uma identidade humana, historicamente produzida, no pode ser caracterizado seno em relao com o cdigo moral que nela vivifica. No entanto, seja qual for a conjuntura normativa e histrico-social no qual o estabelecemos, o ato moral se exibe como uma totalidade de subsdios motivo, inteno ou fim, deciso pessoal, emprego de meios adequados, resultados e conseqncias numa unidade indissolvel. 3.6 SINGULARIDADE DO ATO MORAL Mesmo que a aplicabilidade da norma seja diferente em casos particulares, as distines de cada ocorrncia ofertam o ambiente essencialmente diversificado h realizaes dos atos morais.

11 O ato moral possuidor de uma condio normativa; isto , ostenta uma significao moral em analogia a uma norma. Com o subsdio da norma, o ato moral se conjectura em um costume universal que se consolida, desta maneira, no ato real. Mesmo que a aplicabilidade da norma seja diferente em casos particulares, as distines de cada ocorrncia, ofertam o ambiente essencialmente diversificado h realizaes de atos morais. verdico que no nos localizamos perante ela integralmente desfavorecidos j que rematamos um cdigo moral. Um conjugado de normas das quais podemos retirar algo que nos sugira o que precisamos fazer. No entanto, devido s particularidades de cada situao e de suas exterioridades inesperadas, no podemos nos ajuizar inteiramente

socorridos numa ocorrncia tangvel. Essa pretenso do casusmo ou da casustica. A casustica no se condescende em dispor de clusulas morais, que possam regulamentar determinada maneira do nosso comportamento, mas tem a pretenso de traar de antemo regulamentos de realizao do ato moral, de materializao de nossos fins e intenes, negligenciando as

particularidades e

as vicissitudes que cada circunstncia legtima

estabelece ao ato moral. Proporcionando ao sujeito uma deliberao segura, expondo-lhe por prematuridade o que deve resolver em cada acontecimento. 3.7 CONCLUSO De todas as inferncias explicitadas foram alinhavados as seguintes concluses:

1)

A moral um formato de desempenho humano que

obedece tanto ao aspecto normativo (regras de ao) quanto ao aspecto fatual (atos que se conformam num sentido ou no outro com as normas mencionadas)

12 2) A moral uma ocorrncia social. Verifica-se

somente na sociedade em consonncia com necessidades sociais e exercendo uma funo social.

3)

Ainda que a moral tenha um carter social, o

individuo nela exerce um papel efetivo, porque determina interiorizao das normas e deveres e sua intima adeso ou considerao interior das normas estabelecidas e sancionadas pela comunidade.

4)

O ato moral uma manifestao slida do

desempenho moral dos indivduos. uma coeso indissolvel das feies ou dos elementos que o integram; motivo, inteno deciso, meios e resultados, e, por isso, a sua acepo no pode deparar num s deles com excluso dos demais.

5) normativo

O ato moral sensvel faz parte de um contexto (cdigo moral) que tonifica uma determinada

comunidade, o qual lhe atribui significado.

6)

O ato moral, como ato consciencioso e espontneo,

supe uma participao livre do sujeito em sua efetivao, embora incompatvel com a imposio forada das normas que o condiciona.

13

FONTE
http://en.wikipedia.org/wiki/Adolfo_S%C3%A1nchez_V%C3%A1zquez . Acesso realizado no dia 24 de setembro de 2011 as 16h02 minutos do horrio de Brasilia.

14

BIBLIOGRAFIA ARISTTELES. tica a Nicmaco. 7 Reimpresso 2001. Editora Martin Claret.

CHAUI, Marilena. Introduo histria da filosofia: dos prsocrticos a Aristteles, volume I 2 ed., rev.e ampl- So Paulo: Companhia das Letras, 2002.

CORTELLA, Mario Sergio. Qual a tua obra?: Inquietaes propositivas sobre gesto, liderana e tica. 14 ed.- Petrpolis, RJ, 2011

GOLDBERG, Jacob Pinheiro. O direito no div; tica da emoo. So Paulo: Saraiva 2011

ORWELL, George. 1984. 29 ed. So Paulo: Companhia Editora Nacional, 2003.

RIOS, Terezinha Azerdo. tica e Competncia- 19 ed. So Paulo: Cortez, 2010.

SNCHEZ VZQUEZ, Adolfo. tica. Capitulo III. A essncia da moral- 32 ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2011.

Vous aimerez peut-être aussi