Vous êtes sur la page 1sur 7

Prospeces Tem lugar num determinado momento (perodo curto) e utilizado para detectar doenas, estimar a prevalncia e estudar

r o efeito da presena de determinante na prevalncia.

Censo: envolve toda a populao. Algumas vezes dados obtidos por censo esto disponveis para
descrever eventos numa populao. No necessrio obter uma amostra e portanto nenhuma informao perdida o que pode ocorrer se tivermos que estudar apenas uma parte da populao (amostra).

Amostragem: Envolve parte representativa da populao. Frequentemente os dados pertencentes


a uma parte da populao podem estar disponveis e esta parte pode ou pode no ter sido seleccionado atravz de mtodos de amostragem formal. Por exemplo dados sobre focos de doena ou dados recolhidos por rotina no hospital veterinrio podem ser vistos como sendo uma amostra da populao embora no tenha havido amostragem formal.

H duas razes porque se deve obter uma amostra planeada (amostragem formal) da populao: a) A primeira razo a de poder descrever as caractersticas (frequencia e/ou distribuio da doena ou dos nveis de produo) da populao. Ex. Amostra de vacas para estimar a quantidade de mastite subclnica ou uma amostra para estudar a precentagem de ces vacinados contra a raiva. O processamento e apresentao de informao obtida de prospeces planeadas, dados colhidos por rotina ou de um foco de doena parte da epidemiologia descritiva. b) A segunda razo porque se deve obter uma amostra planeada a de poder testar hipteses (e estudar possveis associaes) entre eventos e ou factores na populao. Ex. Amostra para estudar a associao entre o tipo de equipamento de mugio e mtodos de mugio e o nvel de mastite na manada de vacas leiteiras ou um estudo destinado a testar a hiptese de susceptibilidade de uma determinada raa ex. cabrito booer a riquetsiose. Estes estudos so estudos analticos e o processo de processamento, anlise e interpretao da informao chamado de epidemiologia analtica. Independentemento do tipo de estudo a forma como as unidades da amostra so obtidas (mtodo de amostragem) vo determinar a preciso e natureza das extrapolaes da amostra para a populao. E um mtodo mais barato e mais simples ?!!. Possibilita melhor control na qualidade dos dados. Significado para a populao depende do mtodo de amostragem sensibilidade e especificidade dos Utilizados fundamentalmente no estudo de prevalncia. testes.

Vantagens:Fonte muito til de dados talvez o unico prtico para os pases em desenvolvimento. Economia de custo e tempo, rigor na colheita e na superviso e adaptabilidade a um grande nmero de situaes e objectivos. Desvantagens: O desenho do estudo tcnica complexa que exige conhecimento da estrutura da populao, tcnicas de amostragem apropriadas e mtodos de diagnstico adequados. Mtodos de amostragem Ao iniciar a procura do mtodo de amostragem (estratgia de amostragem) necessrio: a) Estabelecer os objectivos clara e concisamente. E sempre melhor simplifica-los limitando o seu nmero.

b) Ter bem clara a populao para a qual se pretende extrapolar os resultados obtidos. c) Ter presente o tipo e quantidade de dados a serem colhidos. Defenies explicitas sobre os resultados a serem obtidos tem que ser consideradas. Se estamos a estudar metrite esta doena deve ser bem definida (aumenta a validade cientfica e premite comparaes com outros estudos j feitos). d) Porque os resultados de uma amostra esto sujeitos a uma certa incertido devido a variaes na amostragem importante considerar que preciso (quantitativamente) devem as respostas ter. Quanto maior for a preciso maior tem que ser a amostra. e) Antes de seleccionar a amostra a populao tem que ser dividida em unidades de amostra. O tamanho da unidade de amostra pode variar desde o indivduo at um agregado de indivduos como ninhadas ou manadas. Por razes prticas embora muitas vezes a undade de amostra seja o indivduo agregados de indivduos so usados na unidade de amostra inicial. Ex. se desejamos saber a prevalncia de anticorpos contra brucela no gado bovino (a unidade de interesse) a unidade de amostra inicial pode ser a manada. Noutras circusnstancias para estimar a quantidade de clulas no leite em manadas de leite a unidade de interesse a manada e pode ser tambm a unidade de amostra. f) Finalmente antes de avanar com o estudo importante testar todos os procedimentos a serem usados de forma a detectar a s deficincias no desenho do estudo. Isto pode incluir a seleco da amostra, clareza dos questionrios e aceitabilidade e qualidade dos testes de diagnstico. Deve ser usado para avaliar se os dados obtidos so apropriados para responder aos objectivos originais. Para ter uma viso prtica dos diferentes mtodos de amostragem suponhamos que o investigador deseja estimar a proporo de vacas adultas (de carne e leite) numa area geogrfica grande que tenham anticorpos para uma determinada doena. A unidade de interesse a vaca e a verdadeira mas desconhecida precentagem de vacas positivas na populao o parametro a ser estimado. N o nmero de vacas na populao e n o nmero de vacas na amostra.

Amostragem no aleatria (nonprobability sampling)


Grupo de mtodos que no se baseiam em metodos de amostragem aleatria para identificar as unidades a) a serem selectiva incluidas onde a na seleco amostra. feita Isto pelo inclui: investigador. Amostragem

b) Amostragem por convinincia que depende da facilidade de obteno da unidade da amostra. c) Amostragem dirigida baseada no conhecimento prvio da exposio doena. A amostragem selectiva ou por convinincia produz normalmente resultados viciados embora algumas pessoas pensem que podem seleccionar amostras representativas. Estes dois mtodos no devem ser usados nas prospeces sobre doenas. A amostragem dirigida frequentemente usada para seleccionar unidades para estudos observacionais analticos mas inadequado para obter dados com o objectivo de calcular parametros da populao. No nosso exemplo seria seleccionar vacas de manadas que o investigador pensa que so representativas ou a seleco de manadas pertencentes a criadores que no passado tenham revelado serem cooperativos ou que esto prximos.

Amostragem aleatria (probability sampling).

A amostragem feita sem substituio, portanto um indivduo pode ser escolhido apenas uma vez. A amostragem aleatria formal absolutamente necessria para que o investigador possa calcular a preciso do valor estimado na amostra que medido pelo erro padro da mdia. Tambm permite que a amostra seja representativa da populao que est a ser investigada.

1. Amostragem aleatria simples.(AA)


Seleco de proporo (percentagem) da populao atravz de processo formal aleatrio i.e nmeros em papeis ou nmeros ao acaso de uma tabela. Mais difcil de usar no campo que a amostragem sistemtica. No nosso exemplo suponhamos que temos que seleccionar 10% das vacas para deteco da doena X. Esta seleco teria que ser feita com uma tabela de nmeros aleatrios (n nmeros entre 1 e N) representando por exemplo a identificao dos animais ou a ordem de passagem dos animais pelo corredor. No campo termos que referir a uma lista de nmeros ou perder a contagem torna este mtodo pouco prtico.

2. Amostragem sistemtica.(AS)
As unidades da amostra (n) so selecccionadas a intervalos regulares. (Ex. cada 5 UP cada 6 gaiola ou cada 10 animal i.e k=5, 6 10). Se n (amostra) fixado no princpio k=N/n (integral mais prximo). Se k fixado inicialmente ento n variar com N. O ponto de partida estabelecido ao acaso. A AS mais simples que a AA. Permite amostragens em populaes cujo tamanho exacto no conhecido o que impossivel na AA. A amostragem sitemtica usada para estudar eventos como nascimentos ou mortes cujo nmero total no conhecido antes do estudo comear, ou estudos nos matadouros ou tanques carracicidas onde a populao pode no ser conhecida no incio. Estas caractersticas tornam este mtodo prtico. H no entanto 2 possveis desvantagens: (i) caracterstica em estudo pode estar relacionada com o intervalo, (ii) pode haver dificuldade em quantificar a variabilidade do resultado (na prtica usam-se os mtodos para amostragem aleatria simples). Ex. Amostragem de suinos no matadouso no mesmo dia da semana pode no representar a populao de suinos abatida no referido matadouro. Se N/k no um integral pode haver um certo viciamento da amostra porque alguns animais tero mais impacto na mdia do que outros. Isto no constitui um problema se N grande e k pequeno em relao a N. Para prevenir este problema selecciona-se o k e procura-se um nmero ao acaso (RN) entre 1 e N. Divide-se RN por k e verifica-se o que fica (resto da diviso). Este resultado identifica o ponto de inicio entre 1 e k (i.e um resultado de 0 indica que o k indivduo e o resultado de 2 o segundo indivduo etc.). No nosso exemplo se tivessemos 100 vacas (N) e fosse necessrio seleccionar 10 (n) Teriamos k= N/n i.e k=10. Se R=6 ento o 6o o 16o o 26o e assim por diante.

3. Amostragem estratificada.(AE)
Antes da seleco a populao a seleccionar dividida em estratos baseado em factores passveis de influenciar a caracterstica em estudo (ex. prevalncia de anticorpos). A seguir uma amostragem simples ou sistemtica obtida de cada estrato. E mais flexvel que AE porque so seleccionadas precentagens diferentes nos diferentes estratos. A preciso na estimativa da amostra pode ser aumentada porque s a variao no estrato contribui para a variao da mdia (erro padro) numa amostra estratificada. Numa AA a variao dentro do estrato e entre os estratos est presente. Na AA a variabilidade da prevalncia tem componentes relacionados com as variaes dentro da manada e entre manadas

ao passo que na AE a variabilidade da prevalncia tem componentes apenas de dentro da manada. Portanto a variabilidade tem que ser menor (veja-se o grfico a seguir. O nmero de factores usados para estratificao devem ser limitados queles que possam ter um impacto considervel na caracterstica em estudo. Ex. as vacas leiteiras tm maior probabilidade de ter brucelose que as vacas de corte criadas em regime extensivo. A estimativa da mdia na populao mais correcta se forem considerados os dois estratos baseado no tipo de vaca . Da mesma forma se 60% da populao (N) composta por vacas leiteiras, 60% da amostra (n) deve ser composta de vacas leiteiras. Isto chamado de peso proporcional.

Ex. Suponha que pretende obter amostras de 58 ovinos de uma populao de 7800 constituidos em 4 categorias

Classe
Ovelhas

No. rebanho 3000

No. amostrado 58*3000/7800=23

Borregas Borregos Cordeiros/as Total

800 2500 1500 7800

= 6 = 19 = 12 = 60

Grupos de indivduos existem naturalmente (ninhadas, rebanhos manadas etc.). Os grupos podem ser seleccionados atravz de mtodos AE,AS ou AE e depois todos os indivduos do grupo so testados. Algumas vezes o grupo a unidade de interesse e portanto no considerado da mesma forma. Como exemplo temos o caso de pertendermos identificar manadas infectadas com brucelose. No caso da brucelose uma amostra por grupos poderia ser obtida fazendo uma amostragem simples aleatria de todas as manadas (U.P) da populao e testar todas as vacas nas manadas selecccionadas. (U.P)

5. Amostragem por etapes. (AET)


Semelhante a AG mas amostragem tem lugar em todos os estdios i.e primeiro as unidades primrias ex. manadas e depois dentro da manada os animais (unidades secundrias). A diferena com a amostragem por grupos est relacionada com o facto de que h sub-amostragem dentro do grupo seleccionado. A principal desvantagem deste mtodo e do anterior de que possivelmente mais animais so necessrios na amostra para obter a mesma preciso que seria obtida numa amostragem aleatria simples. No. de empresas existentes M= 120 No. de animais na populao N= 8000 No. de animais a seleccionar n= 800

No. da empresa

No. de animais

Total de animais

1 2 3 4 . . 119 120

62 48 74 36 . . 42 59

1-62 63-110 111-184 185-220 . . 7900-7941 7942-8000

Suponha que o nmero de unidades primrias a (UP) a seleccionar de n1= 40 e que o nmero de unidades secundrias (animais) de n2=20. Ento n= n1 x n2. Se o no. de animais em cada empresa for desconhecido pode-se tirar uma amostra simples ou sistemtica aleatria de 40 empresas e aleatriamente seleccionar uma amostra (%) fixa de animais = Mn/mN i.e = 30% de animais em cada empresa a testar. Quando o No. de animais em cada empresa/manada conhecido o melhor seleccionar as unidades primrias com probabilidade proporcional ao seu tamanho e depois seleccionar um No. fixo de animais de cada manada. Neste exemplo selecciona-se 1o. 40 Nos. entre 1 e 8000. Cada No. identifica uma manada/empresa de acordo com a coluna dos totais. Seguidamente 20 animais podem ser seleccionados de cada manada. Se uma empresa for seleccionada uma segunda vez deixa-se e selecciona-se outra. Se h menos de 20 animais numa manada ento todos devem ser incluidos. Uma modificao deste mtodo para assegurar que cada empresa/manada seja seleccionada apenas uma vez usar-se um mtodo aleatrio sistemtico. Por ex. o intervalo k=N/n1 i.e 8000/40 = 200. Um nmero escolhido ao acaso dentro do intervalo 1 - k (ex. 151). Os restantes 39 nmeros com intervalo k=200 ie 351, 551 etc. vo identificar as restantes empresas/manadas a incluir na amostra. Este processo faz com que se seleccione uma empresa/manada s uma vez desde que o intervalo k seja superior ao nmero de animais na maior empresa/manada. . Tamanho da amostra para obter uma estimativa da mdia de uma varivel quantitativa (parametro de produo). (n= tamanho da amostra) Referncia n= Z *SD/ L necessrio: ter uma estimativa do desvio padro (SD) especificar qual a preciso necessria (L) i.e intervalo dentro do qual a mdia da populao se encontra com a probabilidade estabelecida i.e Z (nvel de confiana). decidir qual o nvel de confiana desejado (Z)

Ex1. Tamanho da amostra para estudar a eficincia reprodutiva medida pelo intervalo partoconcepo (dias abertos). Estimativa da variao 20 dias e e pertende-se que o tamanho da amostra tenha um untervalo de 5 dias com 95% de confiana. SD= 20

L= 5 dias Z= 1,96 (95% confiana) n= Z xSD/ L n= 3.84xSD/ L n= 64 Se mais de 10% da populao amostrada necessrio fazer uma correco do SD. Esta correco conciste em multiplicar o SD por (1-f) onde f=n/N (1-f Correco para a populao finita). A correco para a populao finita tambm pode ser aplicado a n. n'=n/(1+n/N) Ex2. Suponha que pretende calcular o ganho de peso/dia em bovinos. A mdia do ganho de peso 1000 g com uma estimativa de SD=250g. Quantos bovinos devem ser pesados para verificar se a mdia de ganho de peso de um grande nmero esta entre 950 e 1050 g/dia. Pretende-se um nvel de confiana de 95%. n= Z xSD/ L2 n= 1.96x 250/(1050-950) n=3.84x62500/1002 n=24 2.Tamanho de amostra para estudar prevalncia a. Se a unidade de amostra a unidade de interesse. O mtodo de amostragem qualquer um dos estudados com excepo da amostragem por grupos ou por etapes. Para obter uma estimativa da prevalncia (P) necessrio:

ter uma ideia da prevalncia (P') (Bibliografia, estudos anteriores). especificar qual a preciso desejada (L) em relao a (P). decidir qual o nvel de confiana desejado (Z)

Ex1. Qual o tamanho da amostra para estudar a prevalncia de uma doena x numa populao de 200 animais, com a preciso de 6% se a prevalncia noutra empresa da mesma regio foi de 30%. P' = 0.30 (prevalncia aproximada) L = 0.06 (preciso desejada) Z = 1.96 (para nivel de confiana de 95%) n= ZPQ/L Q= 1-P

= 3.8x0.3x0.7/0.06 = 0.84/0.0036 = 224 (nipara populao infinita)

Se N= 200 (populao finita n>0.1N) 1/n=1/ni +1/N n= 106 b. Se a unidade de amostra no a unidade de interesse ( Amostragem por grupos ou amostragem por etapes) e a doena no muito contagiosa ou coeficiente de correlao entre as unidades primrias pequeno. A regra geral n'= 2n ou 3n. Se a doena muito contagiosa ento n'= 5n ou 7n. 3. Tamanho da amostra para detectar doena. Para provar ( com 100% de certeza) de que uma doena no existe numa populao necessrio testar todos os animais. possvel com base em informao sobre o nmero de animais positivos (obtido de outras prospeces) determinar uma tamanho de amostra num determinado intervalo de confiana. Ex1. Numa populao de 1000 animais so 10 doentes. Calcule o nmero de animais a amostrar com 95% de confiana para estar seguro de incluir pelo menos um animal na amostra. N= 1000 (populao) D= 10 (No. de animais doentes) a=0.95 (nvel de confiana) n=[1-(1-a)1/D][N-(D-1)/2] n= [1-(1-0.95)0.1][1000-(9/2)]= 0.259*995.5 n= 258 Esta formula tambm pode ser resolvida para D (no. de animais doentes) N x d + M x S S= desvio padro (tem que ser conhecido antes do estudo ser levado a cabo). N= tamanho total da populao d= diferena mxima a ser tolerada entre a mdia da amostra e mdia verdadeira. M= multiplicador conforme o nvel de confiana desejado. As tabelas e os programas utilizam estas frmulas para calculo do tamanho da amostra quer para detectar doena quer para estudar prevalncia. Ver manual do "Autralian Bureau of Animal Health" e o programa WinEpiscope.

Vous aimerez peut-être aussi