Vous êtes sur la page 1sur 3

Exerccios 1. Cite e explique as duas principais correntes que possuem o empreendedorismo como objeto de estudo.

Economia: Os economistas que associam o empreendedor inovao. Psicologia: Os comportamentalistas que enfatizam aspectos atitudinais (relativo a atitudes), como a criatividade e a intuio. Essas foram as pioneiras, por isso elas so as principais. 2. Quais as principais definies de empreendedorismo aprendidas? a ao do empreendedor na construo de um negcio e que pode ser apreendida segundo alguns aspectos bsicos praticados rotineiramente por esses indivduos.

3. Quais as principais caractersticas de um empreendedor? H unanimidade ou debate diante deste tema? As principais caractersticas de um bom empreendedor so: inovao, atitudes, comunicao, criatividade, ideias inovadoras, entre outros. Para mim, existe uma unanimidade sobre as caractersticas de um super empreendedor, mas pode ser considerado um debate se visto de forma errnea. 4. Quais so os cinco caminhos do empreendedor propostos por Dornellas? 1. Capacidade Empreendedora e Perfil Empreendedor 2. Aumento da Criatividade renovar as ideias, atualizando. 3. Processo Visionrio viso do futuro, dos negcios do mercado. O que voc vai atender? O que voc vai fazer para o mercado? 4. Construir Redes de Relaes conhecer os concorrentes, fornecedores, escolher as pessoas certas para trabalhar, saber fazer a propaganda do que voc faz. 5. Avaliao das Condies para iniciar um negcio pensar nas caractersticas do mercado. Saber antecipar problemas futuros. Como fazer os meus clientes ter formas mais acessveis. A importncia para conhecer os 5 caminhos, no necessariamente precisa ter um por um, nessa ordem, voc no precisa realiza cada caminho linearmente, nem sempre acontecero todos os caminhos.

5. Diga quais so e qual a importncia dos propsitos empresariais para a construo do prprio negcio? - Misso: Evidencia a finalidade ou a razo de ser da organizao em um ambiente, situando o ramo de atuao sem miopia, de forma objetiva e atemporal. Representa os desejos ou necessidades que satisfaz quando o cliente compra seus produtos ou utiliza seus servios. - Viso: A viso de futuro visa a busca do crescimento e perpetuao da empresa atravs de um processo de motivao e envolvimento de todos os colaboradores. - Valores: Conjunto de crenas e/ou princpios compartilhados pelos indivduos sobre o que central distinto e duradouro na organizao. Conjunto de caractersticas que distingue uma organizao de outra. Baseia-se na cultura organizacional, na sua histria, no perfil e na personalidade dos dirigentes, no imaginrio coletivo, no tipo de poder e de negcio. Sua coerncia depende da sintonia entre as imagens interna e externa da organizao. - Negcio: Orientao especfica quanto atividade desenvolvida; aquilo que explorado para atender as necessidades do cliente. Consiste na relao produto/mercado. Meio atravs do qual se pode buscar atingir a Misso. Visualizar de forma ampla o cenrio de mercado que est atendendo (entrando), ter uma viso do futuro, o que voc quer almejar, onde voc quer chegar, ter uma base, ter um planejamento. Saber lidar com os clientes e mostrar um diferencial. 6. Explique a relao do empreendedorismo com o desenvolvimento (econmico, social, poltico) local. Bem, sem o empreendedorismo o desenvolvimento de alguma microempresa ou de qualquer empresa seria impossvel acontecer, pois Potencializar ou desenvolver o empreendedorismo na regio afetar todos de forma direta ou indiretamente. 7. Relate um caso de Empreendedorismo de sucesso com o qual voc mais se identificou nas aulas (no pode ser o seu). Identifique no caso as principais caractersticas estudadas na teoria. Sobre o Senhor Camilo Cola. Ele foi um inovador, inteligente, teve ideias surpreendentes e sempre pensava no futuro, um visionrio. Se ele tinha uma

Transportadora, ele tambm queria ter uma borracharia, como exemplo. Questo da prova O Empreendedorismo est relacionado a uma caracterstica s de um empreendedor (fenmeno isolado) ou a outros movimentos (histrico e poltico)? Est relacionado a ambos, mais procura muito o diferencial de cada um. Caracterstica bsica dos trabalhadores na poca de Cantillon. O Empreendedorismo algo recente ou mais antigo, e defina Empreendedorismo. Segundo Filion (2000), aqueles que pesquisam sobre o assunto concordam em dizer que a origem desse conceito est nas obras de Richard Cantillon (1680-1734), banqueiro e economista do sculo XVIII. O interesse de Cantillon pelos empreendedores no era um fenmeno isolado no perodo. Tal interesse harmonizava-se com o iderio dos pensadores liberais da poca que exigiam, entre outras coisas, liberdade plena para que cada um pudesse tirar o melhor proveito dos frutos de seu trabalho. Nessa poca, Cantillon chamou de empreendedores queles indivduos que compravam matriasprimas (geralmente um produto agrcola) por um preo certo e as vendiam a terceiros a preo incerto, depois de process-las, pois identificava uma oportunidade de negcio e assumiam riscos (CERQUEIRA; PAULA; ALBUQUERQUE, 2000). Ele entendia, no fundo, que se houvera lucro alm do esperado, isto ocorrera porque o indivduo havia inovado: fizera algo de novo e de diferente.

Vous aimerez peut-être aussi