Vous êtes sur la page 1sur 8

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE FLORESTAS COORDENAO DE GRADUAO EM ENGENHARIA FLORESTAL

IF-223 (Monografia e Seminrios)


NORMAS PARA REGULAMENTAO DA MONOGRAFIA CURRICULAR E ORIENTAO ACADMICA Para se obter o ttulo de Engenheiro Florestal, o aluno deve elaborar a Monografia Curricular que est vinculada disciplina IF-223 (Monografia e Seminrios (2-0)) crditos.

MONOGRAFIA CURRICULAR O TRABALHO DA Monografia Curricular de Curso uma monografia elaborada pelo aluno, aps ter cursado a disciplina IH-429 (MTODOS E TCNICAS DE PESQUISA), a ser introduzida no quarto perodo na grade curricular. A Monografia pode ter sua origem de 4 experincias, a saber: a) Estgio supervisionado; b) Reviso bibliogrfica; c) Trabalho experimental cientfico; d) Participao em Projeto de Engenharia. MONOGRAFIA A monografia constar de trabalho desenvolvido pelo aluno, sob orientao de um profissional credenciado pelo Colegiado, e ter como objetivo demonstrar que o aluno conhece e capaz de aplicar o mtodo cientfico. Alm destes, deve demonstrar dominar o conjunto mnimo de tcnicas analticas e/ou prprias, em especial na aplicao e no desenvolvimento de tcnicas em Engenharia. ORIENTAO Todo aluno ao entrar na Universidade Federal Rural Do Rio De Janeiro, no Curso de Engenharia Florestal indicado a um Orientador Acadmico definido pelo Coordenador do Curso. Este orientador poder ser o futuro orientador da Monografia a ser desenvolvida. O que verdadeiramente estabelecer o vnculo para orientao da Monografia, entre orientador e orientado, ser o interesse e a afinidade entre as partes envolvidas. Cada orientador credenciado poder ter no mximo 10 orientados. No caso de estgio interno, dever-se- seguir o que estabelece a deliberao n. 65 de 22 de agosto de 1989, no CEPE-UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO, ou sucednea. MATRCULA O aluno somente poder se matricular na disciplina IF-223 MONOGRAFIA E SEMINRIOS com a anuncia do orientador. ATRIBUIES DOS ORIENTADOS

A) Deliberar juntamente com o orientador sobre tema e a Comisso Examinadora. Em caso de discordncia entre orientador e orientado sobre a composio da Comisso Examinadora, dever prevalecer a posio do orientador. B) Solicitar, mediante justificativa por escrito ao Coordenador do Curso, a substituio do orientador.

ATRIBUIES DOS ORIENTADORES A) Propor ao aluno e/ou deliberar juntamente com ele sobre o tema, a composio da comisso Examinadora e o perodo de defesa. A data de defesa da Monografia ser definida pelo professor da Disciplina a que o tema se refere. B) Fornecer um aval formal, ao Professor da Disciplina, de que a Monografia est pronta para ser defendida. C) Convidar formalmente os integrantes da Bancada Examinadora. D) FACULTADO AO ORIENTADOR, mediante justificativa por escrito ao Coordenador do Curso, a excluso do aluno como seu orientado, no caso em que se negar a cumprir suas determinaes quanto ao desenvolvimento do plano de trabalho. E) Encaminhar ao Departamento, em que estiver lotado o Professor Orientador, a solicitao do registro do tema da Monografia.

MODELO DE APRESENTAO DA MONOGRAFIA 1. A monografia ser digitada em espao duplo, em apenas uma face de cada folha de papel, formato A4. As margens mediro 3 cm ( a superior, a inferior e a lateral esquerda) e 2 cm ( a direita). 2. A folha de rosto apresentar: a) nome do autor, centralizado; b) ttulo do trabalho, centralizado, c) abaixo do ttulo, direita da pgina, os dizeres: Monografia apresentada ao Curso de Engenharia Florestal como, como requisito parcial para a obteno do Ttulo de Engenheiro Florestal, Instituto de Florestas da Universidade Federal Rural Do Rio De Janeiro ; d) abaixo deste, o nome do orientador; e) o local e o ano, um abaixo do outro ( nesta ordem) no centro e final da pgina.] 3. A s pginas devero ser numeradas consecutivamente, a comear da introduo, no canto superior direito. 4. A fonte a ser usada dever ser Courier new, tamanho do tipo 12. 5. As fontes referenciais bibliogrficas, as citaes dos autores, ou a transcrio de trechos destes no texto devero ser realizadas segundo as normas da ABNT. ESTRUTURA DA MONOGRAFIA TTULO RESUMO CAPA RELAO DOS NOMES DOS INTEGRANTES EXAMINADORA E LOCAL PARA ASSINATURA ABSTRACT AGRADECIMENTOS (opcionais) SUMRIO INTRODUO MATERIAL E MTODOS RESULTADO E DISCUSSO CONCLUSO

DA

COMISSO

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ANEXOS ILUSTRAES (localizao a critrio do autor)

COMISSO EXAMINADORA A Monografia ser avaliada por uma Comisso Examinadora, que ser definida pelo Professor Orientador e o discente, a qual, aps avaliao do trabalho, atribuir-lhe- um conceito. A Comisso Examinadora ser composta de 03 (trs) membros titulares e 02 (dois) suplente. A presidncia caber ao Professor-Orientador. O Orientador dever encaminhar a composio da Comisso Examinadora ao Chefe do seu Departamento, que em seguida encaminha os nomes para o Decanato de Graduao, para confeco de portaria. DEFESA DE MONOGRAFIA A Defesa da Monografia dever constar de duas partes: A) APRESENTAO: O aluno dispor de 30 minutos; B) DEFESA: A forma de abordagem ao discente poder ser na forma de dilogo ou perguntas, ser membro dessa banca. Caber ao Presidente da Comisso Examinadora fazer valer as recomendaes.

CRITRIO PARA APROVAO Ser disciplina IF-223- Monografia e Seminrio ( 2-0) crditos.

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE FLORESTAS-DEPARTAMENTO DE SILVICULTURA DISCIPLINA IF-223- MONOGRAFIA e SEMINRIOS

DECLARAO

Declaro que o (a) professor (a) ...................................................................................... est orientando-me no curso de Graduao em Engenharia Florestal, para realizao da minha monografia na rea de ................................................................................ tendo iniciado as atividades em ....../....../....... .

Seropdica, em........ de .........................200 .

__________________________________________________ Aluno/matrcula

De acordo! ___________________________________ Orientador ___________________________________ Coordenador do Curso

___________________________________ Visto Professor da Disciplina Monografia

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE FLORESTA Em, CARTA CONVITE DA BANCA EXAMINADORA Ao: Ilmo Sr. Professor (es): Titular: Titular: Suplente: Suplente: / / 20 .

Prezado(s) Senhor(es),

Na condio de orientador(a), tendo o prazer de convidar V.Sa(s) para compor(em) a Banca Examinadora da Monografia de Graduao em Engenharia Florestal do(a) discente ____________________________________ a ser realizado no dia _________________________ s ___________________________ no (a) _______________________________________________ do Departamento de ___________________________________________________________. Segue em anexo exemplar da monografia intitulada ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________. Caso V. Sas esteja(m) impossibilitado(s), solicito comunicar o mais breve possvel. Desde j agradeo a ateno.

Prof Orientador

C/cpia Professor Disciplina IF-223- Monografia e Seminrios

. UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE FLORESTA Em, Ao: Ilmo Sr. CHEFE DO DEPARTAMENTO DE _______________________ ASSUNTO: Encaminhamento lista de Banca Examinadora (solicita)

20

Prezado(s) Senhor(es),

Na condio de orientador(a) encaminho lista dos professores a ser enviada ao DECANATO DE GRADUAO, para composio da Portaria. Os docentes comporo a Banca Examinadora da Monografia de Graduao em Engenharia Florestal do(a) discente ____________________________________ cuja defesa ser realizada no dia _________________________ s ___________________________ no (a) _______________________________________________ do Departamento de __________________________________________________________________, intitulada ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________. NOME DOS COMPONENTES DA BANCA EXAMINADORA NOME LOTAO CONDIO Titular Titular Suplente (1) Suplente (2)

Desde j agradeo a ateno.

Prof Orientador

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE FLORESTAS-DEPARTAMENTO DE SILVICULTURA DISCIPLINA IF-221- MONOGRAFIA e SEMINRIOS RECIBO

Declaro que recebi do Professor da Disciplina IF-223- Monografia e Seminrios o KITMONOGRAFIA contendo os seguintes documentos: 1. Declarao de aceite do Professor Orientador 2. NORMAS PARA REGULAMENTAO DA MONOGRAFIA CURRICULAR E ORIENTAO ACADMICA 3. MODELO DE CARTA CONVITE DA BANCA EXAMINADORA 4. MODELO DE CARTA AO CHEFE DO DEPARTAMENTO indicando composio da Banca, a ser encaminhada ao Decanato de Graduao para confeco de Portaria.

Declaro tambm estar ciente que deverei devolver a DECLARAO DE ACEITE DO ORIENTADOR no prazo mximo de 30 dias aps a assinatura deste recibo. Em,

NOME: _____________________________________________________________________ NMERO DE MATRCULA:

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO _________________

Ata da reunio da Comisso Examinadora da monografia de graduao do aluno____________________________ como parte dos requisitos da disciplina IF223- Monografia e Seminrios.

Aos vinte e oito de novembro do ano de dois mil e um, s __________________, reuniu-se no Departamento de _______________a, os Professores _________________________________membros da COMISSO EXAMINADORA do aluno ______________________________________________, intitulada _________________________________________________________, tendo como orientador o Professor ________________________________________________________, Presidente da Comisso de Avaliao. Aps a apresentao da monografia e sua defesa, a Comisso atribuiu ao discente o conceito ___, devendo o discente efetuar as correes recomendadas no prazo de _____ dias e entregar a verso final at ____/____/_____.

Em, _________/________/_________.

Orientador ______________________________________ _____________________________________ Membro da Comisso Membro da Comisso

Vous aimerez peut-être aussi