Vous êtes sur la page 1sur 7

MODELO DE PETIO INICIAL DE AO DE NUNCIAO DE OBRA NOVA Exmo. Sr. Dr.

Juiz de Direito da Comarca de (nome, qualificao e endereo), por seu advogado infra-assinado, com escritrio situado nesta cidade, rua.. onde recebe intimaes e avisos, vm a presena de V Exa, com fulcro no art. 934 do Cdigo de Processo Civil, promover a presente AO DE NUNCIAO DE OBRA NOVA contra (nome, qualificao e endereo), em vista das seguintes razes de fato e de direito: 1. O suplicante proprietrio de um imvel situado nesta cidade, rua onde o mesmo reside (doc. anexo). 2. O suplicado, por sua vez, vizinho do suplicante, tendo iniciado uma construo em tal local, conforme se constata das inclusas fotografias (laudo). 3. Ocorre que com tal construo, o imvel do suplicante ser seriamente prejudicado, eis que (descrever as conseqncias da construo vizinha em prejuzo a seu imvel). Alm do mais, possui o suplicante servido de que com tal construo ficar prejudicada em seu prejuzo. 4. O suplicante j conversou amigavelmente com o suplicado, sem conseguir uma soluo para tanto, tendo o suplicado determinado o prosseguimento da obra, ainda que em total prejuzo do suplicante. A vista do exposto, requer-se liminarmente o embargo da mencionada obra, para ao final (reconstituir, modificar ou demolir) o que estiver feito em seu detrimento, cominando-se pena pecuniria de. pelo descumprimento do embargo, intimando-se do embargo o construtor e os operrios para no continuarem a obra, sob pena de desobedincia, citando-se a seguir o suplicado para contestar, querendo, a presente ao em cinco (5) dias, sob pena de revelia, acompanhando-a at final deciso, quando desde j se pede seja a mesma julgada procedente para os fins colimados, condenando-se o suplicado nos efeitos da sucumbncia. (Pedir, sendo o caso a condenao em Perdas e danos). Caso entenda V. Exa, de realizar audincia de justificao prvia para prova do alegado, pretende o suplicante ouvir as seguintes testemunhas: (nome, qualificao e endereo). Protesta-se por provar o alegado por todos os meios de provas admitidas pelo Direito. D-se a causa o valor de.. Pede deferimento. (local e data) (assinatura e n. da OAB do advogado)

MODELO DE PETIO INICIAL DE AO DE REINTEGRAO DE POSSE Exmo. Sr. Dr. Juiz de Direito da Comarca de (nome, qualificao e endereo), por seu advogado infra-assinado, com escritrio situado nesta cidade, rua, onde recebe intimaes e avisos, vm a presena de V Exa, com fulcro no art. 926 do Cdigo de Processo Civil, promover a presente AO DE REINTEGRAO DE POSSE contra (nome, qualificao e endereo), em vista das seguintes razes de fato e de direito: 1. O suplicante legtimo proprietrio de um imvel situado nesta cidade, a ..adquirido mediante escritura de compra e venda lavrada em data de.. conforme inclusa certido expedida pelo Cartrio de Registro de mveis, sempre tendo a posse mansa e pacfica de tal bem. 2. Ocorre que o mesmo teve sua posse turbada por ato praticado pelo suplicado, consistente de (Expor com preciso os fatos que demonstram o esbulho ocorrido). 3. Como estabelece o art. 926 do Cdigo de Processo Civil, o possuidor tem o direito de ser reintegrado na posse em caso de esbulho, o que se verifica no caso narrado. 4. Assim, requer, o suplicante a citao do suplicado, para comparecer audincia de justificao prvia (CPC, art. 928), que V Exa, designar, quando sero ouvidas testemunhas ora roladas, que comparecero independentemente de intimao, fim de se demonstrar o alegado. (Poder ser pedida a liminar, independentemente de justificao prvia, desde que o autor possa provar a esbulho, estando a petio inicial devidamente instruda, como estabelece o art. 928 do Cdigo de Processo Civil, fazendo-se o devido pedido nesta forma, desprezando-se o item anterior). 5. Com fulcro no art. 929 do Cdigo de Processo Civil, pede o autor a concesso de medida liminar em seu favor, expedindo-se mandado de manuteno de reintegrao de posse em seu favor, para ao final, observadas as formalidades legais e facultada a contestao por parte do ru, com a produo de provas, seja a ao julgada inteiramente procedente, condenando-se o ru nos efeitos sucumbnciais, alm de perdas e danos, que vierem a ser apuradas. 6. Nos termos do art. 921, II, do Cdigo de Processo Civil, pede o autor que seja cominada multa ao ru, razo de na hiptese de novo esbulho posse do autor. Protesta-se por provar o alegado por todos os meios de provas admitidas pelo Direito, notadamente o depoimento pessoal do ru, sob pena de confisso, caso no comparea ou comparecendo se recuse a depor, inquirio de testemunhas, juntada, requisio e exibio de documentos, atribuindo-se causa o valor de.. Pede deferimento. (local e data)

(assinatura Notas:

n.

da

OAB

do

advogado)

Incumbe ao autor provar a sua posse, o esbulho, a data deste e a continuao da posse, embora esbulhada, (CPC, art. 927, I a IV). O pedido possessrio poder ser cumulado (CPC, art. 921, I a III), fazendo-se, sendo o caso, o devido pedido.

MODELO DE PETIO INICIAL DE AO DE CONSIGNAO EM PAGAMENTO DE ALUGUEL E ACESSRIOS DA LOCAO Exmo. Sr. Dr. Juiz de Direito da Comarca de (nome, qualificao e endereo), por seu advogado infra-assinado, com escritrio situado nesta cidade ., onde recebe intimaes e avisos, vm, respeitosamente a presena de V.Exa., com fulcro no artigo 67 da Lei n. 8.245, de 18 de outubro de 1991, propor a presente AO DE CONSIGNAO EM PAGAMENTO contra (nome, qualificao e endereo), em vista das seguintes razes de fato e de direito: 1. O suplicante locatrio do suplicado, de um imvel situado nesta cidade rua.objeto de contrato de locao firmado em data de que vence em data de (ou em prazo indeterminado), conforme se verifica do documento incluso. 2. O suplicante sempre pagou em dia sua obrigao atinente ao aluguel, que atualmente importa em..sendo que o aluguel vencido em data de no fora pago, porque o suplicado se recusa a receb-lo sob a alegao de . o que fora presenciado pelas testemunhas (nome, qualificao e endereo), ou pela prova documental anexa (declaraes, notificao, etc.). 3. Constitui-se de obrigao do locador o recebimento do aluguel e fornecimento do respectivo recibo, discriminando a importncia paga a ttulo de aluguel, constituindo-se, tambm, obrigao do locatrio pagar pontualmente o aluguel e encargos da locao (Lei n. 8.245/91, art. 23, I), para no incorrer em mora, facultando-se ao locador o pedido de retomada do imvel por falta de pagamento do aluguel. 4. A atitude do locador absolutamente injusta, razo pela qual estando configurada a hiptese prevista no artigo 973 (I a VI) do Cdigo Civil (novo Cdigo Civil, art. 335), requerse o processamento da presente ao de consignao em pagamento, ofertando a quantia de .. que corresponde ao valor do aluguel do ms passado, vencido em data . e correspondente a num total de cujo valor ser depositado no prazo de 24 (vinte e quatro) horas contadas da intimaro do despacho que determinar a citao do ru. A vista do exposto, requer-se seja o suplicante citado para contestar, querendo, a presente ao no prazo legal, sob pena de revelia, acompanhando-a at final deciso, quando desde j e em qualquer caso, se propugna pelo decreto de procedncia da ao, declarando-se a quitao das obrigaes do suplicante, com a condenao do suplicado nos efeitos da sucumbncia. No caso de o suplicado comparecer e levantar o depsito efetuado pelo suplicante, requerse seja acolhido o pedido constante da presente ao, declarando-se quitadas as obrigaes objeto da presente ao, condenando-se o suplicado nas custas processuais e honorrios advocatcios base de 20% (vinte por cento) do valor dos depsitos, com a

deduo de tais verbas do valor depositado, face ao reconhecimento do pedido por parte do suplicado. Requer permisso para consignao dos aluguis que se vencerem at a sentena de 1. instncia, nas datas dos respectivos vencimentos, independentemente de outra qualquer formalidade, dando cincia ao suplicado dos mesmos. Protesta-se por provar o alegado por todos os meios de provas admitidas pelo Direito. D-se a causa o valor de. Pede deferimento. (local e data) (assinatura e n. da OAB do advogado)

EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CVEL DA COMARCA DE _________ Sumrio: Ao de nunciao de obra nova NOME DO AUTOR e NOME DA ESPOSA DO AUTOR, (qualificao do casal + endereo), vem, por seu procurador infra-escrito (doc. n 1), presena de Vossa Excelncia, propor ao de nunciao de obra nova, com fundamento nos artigos 934 e seguintes do Cdigo de Processo Civil, combinados com os artigos 1.301 e 1.302 do Cdigo Civil, contra NOME DO DEMANDADO, (qualificao + endereo), expondo e requerendo o seguinte: RELATAR OS FATOS - EXEMPLO: 1. Os requerentes so proprietrios do imvel sito na ____ (endereo do imvel), conforme comprovam com a matrcula anexa (doc. n 2). 2. O demandado proprietrio do imvel sito na _____ (endereo do imvel), vizinho ao imvel dos suplicantes, localizado no lado direito de quem de quem de frente olha as referidas propriedades. 3. O imvel do ru consiste numa residncia de alvenaria de dois pavimentos, cuja parede lateral faz divisa com o terreno dos suplicantes, possuindo um recuo central distando menos de um metro e meio da divisa. 4. No dia de ontem, pela manh, os demandantes foram surpreendidos com a perfurao da parede localizada noaludido recuo, para a construo de uma janela, mesmo com as ponderaes dos requerentes de que tal abertura ilegal, posto que localizada a menos de um metro e meio da divisa. 5. Conforme se v pelas fotos anexas, possvel observar os trabalhos de abertura da parede e, junto obra, esquadrias de madeira prprias para janela e respectivas venezianas que se abrem, aguardando colocao, ainda revestidas com a embalagem de transporte (docs. nmeros ___ a ___) 6. Na seqncia, percebe-se a pequena distncia entre a parede sobre qual est sendo construda a janela e a divisa com o terreno dos suplicantes. 7. A colocao da referida abertura fere as normas municipais e, principalmente, as disposies dos artigos 1.301 e 1.302 do Cdigo Civil. Urge que se proceda ao embargo da obra com o retorno do imvel ao estado anterior. FACE AO EXPOSTO, promovem a presente ao de nunciao de obra nova, com fundamento nos artigos 934 e seguintes do Cdigo de Processo Civil, combinados com os artigos 1.301 e 1.302 do Cdigo Civil Brasileiro, para que fique suspensa a

construo, sob pena de multa, e a final julgada procedente a ao com o retorno do imvel ao estado anterior. Para tanto: REQUEREM, liminarmente, o embargo da obra, com auxlio de fora policial, se preciso for. REQUEREM, caso Vossa Excelncia determine audincia de justificao prvia, a oitiva das testemunhas, cujo rol ser apresentado no prazo legal. REQUEREM, para tanto, a citao do demandado, o senhor NOME DO DEMANDADO, j qualificado, no endereo indicado, para contestar, querendo, os termos da presente ao, sob pena de revelia. REQUEREM, tambm, a cominao de multa diria, na base de um salrio mnimo, na hiptese de descumprimento da ordem de embargo ou descumprimento da sentena, nos termos do artigo 287 do Cdigo de Processo Civil, sem prejuzo da indenizao por perdas e danos. REQUEREM seja a presente ao julgada procedente com o retorno do imvel ao estado anterior, sem a referida abertura, e a condenao do contestante ao pagamento dos honorrios advocatcios, na base de 20% sobre o valor da causa, custas judiciais e demais cominaes legais, tudo acrescido de juros e atualizao monetria. PROTESTAM por todos os meios de prova em direito admitidos, bem como pelo depoimento pessoal do demandado, sob pena de confisso, bem como percias, juntada de novos documentos e pela oitiva de testemunhas, cujo rol ser apresentado no prazo legal. Valor da causa de R$_______ (por extenso), para efeitos fiscais. Termos em que pede e espera deferimento (LOCAL) (DIA) de (MS) de (ANO)

Vous aimerez peut-être aussi