Vous êtes sur la page 1sur 3

Lngua Portuguesa

Prof. Wagner Sousa

Crase
A crase a fuso da preposio a com outra letra a, que pode ser artigo feminino, pronome demonstrativo, a letra inicial de aquele e variaes ou ainda o a do pronome relativo a qual. A crase indicada pelo uso do acento grave (`). CRASE OBRIGATRIA Na indicao de nmeros determinadas. O trem chegar uma hora. Sairemos s 21h. de horas

CASOS PARTICULARES Com os demonstrativos aquele(s), aquela(s), aquilo pode ocorrer crase, mas somente se o termo regente exigir a preposio a. Direi quele garoto umas boas verdades. Aspiro quilo tudo que voc falou. Veja aquilo l.
Nota: Um recurso prtico que pode ser utilizado nesse caso a substituio do pronome aquele e variaes por este ou esse e variaes. Caso a estrutura modifique-se para a este, esse ou variaes, haver crase e, conseqentemente, o acento grave. Ele ir quela loja. (Ele ir a esta loja.) Ele conheceu aquele homem. (Ele conhece este homem.)

Nota: No ocorrer crase em certos casos de paralelismo ou quando o horrio indicado j vem antecedido de preposio. Ele trabalhava das 13h s 19h (ou de 13h a 19h). Ele saa aps as 19 horas.

Nas locues femininas conjuntivas, prepositivas e adverbiais1. medida que o tempo passava, ficvamos mais angustiados. Fiquei espera de ajuda durante horas. Como dispunha de dinheiro, comprei tudo vista.
Nota: A locuo a distncia s ser antecedida por crase quando determinada. Eles permaneciam a distncia. Eles permaneciam distncia de cem metros.

Com os pronomes relativos a qual e as quais ocorrer somente se o masculino correspondente for ao qual e aos quais. Eis a casa qual me referi. (Eis o lugar ao qual me referi.) Pode tambm ocorrer crase da preposio a com os demonstrativos a (=aquela) e as (=aquelas) em situao semelhante ao caso anterior. A sugesto anterior que voc deu era melhor. (O palpite anterior ao que voc deu era melhor.) Minha opinio igual de todos. (Meu palpite igual ao de todos.) Casa s h crase antecedendo-a se for determinada. Voltei a casa. Voltei casa de meus pais. Terra se em oposio a mar ou ar, no h crase; se determinada, haver crase. Os marinheiros voltaram a terra. Os marinheiros voltaram terra natal. CASOS EM QUE NO PODE HAVER CRASE Antes de palavras masculinas. Isto foi escrito a lpis. Fomos a Sergipe. Antes de substantivo feminino indefinido. No vou a festas nem a reunies. de sentido

Na expresso moda de (ainda que subentendida). Usava sapatos Luiz XV. Come-se muito bacalhau Gomes de S por aqui. CRASE FACULTATIVA Antes de pronomes possessivos adjetivos femininos. Refiro-me a () sua irm e no minha. Antes de nomes femininos de pessoas. Fizeram boas referncias (a) Joana. Depois da preposio at. Ele foi at a () janela e ali ficou. Pedro trabalhava at as (s) 20 horas.
Nota: Alguns gramticos tambm consideram facultativa a crase antes da forma de tratamento Dona. Agradeceremos a () Dona Maria o lanche.

No h unanimidade entre os gramticos a respeito da utilizao do acento grave em todas as locues adverbiais femininas. Isso ocorre em virtude do fato de nem sempre existir verdadeiramente ocorrncia da fuso de preposio e artigo feminino; h situaes em que o acento grave utilizado para se evitarem ambigidades. Desse modo, em certos casos, poder-seia falar em faculdade na utilizao do acento grave naquelas locues. Parece-nos prudente, contudo, apresentar sempre a o acento grave. 1

Antes de nomes prprios que repelem o artigo. Iremos a Curitiba. Antes de artigos indefinidos, de pronomes interrogativos e pessoais (exceto senhora, senhorita e dona). Dei a bala a uma criana. Solicito a Vossa Senhoria...

Lngua Portuguesa
Recorreram a mim (a ti, a ns, a ele, etc.) A qual te referes? Peo Senhora que faa-nos um favor: cale-se.

Prof. Wagner Sousa 6. Leia o trecho abaixo e, relativamente aos termos destacados, julgue os itens seguintes, assinalando C para os considerados corretos e E para os errados. Daqui a (1) duas semanas, s (2) vsperas da minha viagem, oferecerei um bacalhau (3) portuguesa a (4) amigos. Desde j estendo o convite a (5) todos os presentes. (E) Se figurasse uma semana aps o termo 1, este mudaria para a forma . (E) Se houvesse Porto em vez de portuguesa aps o termo 3, este seria apenas a. (E) Ainda que se registrasse amigas aps o termo 4, no ocorreria crase ali. (E) Se todos os presentes fosse substitudo por que estiver interessada, o termo 5 passaria a ser . 7. Leia o trecho abaixo e, relativamente aos termos destacados, julgue os itens seguintes, assinalando C para os considerados corretos e E para os errados. Como estamos a (1) sua disposio, fique (2) vontade. Se desejar, solicite a (3) qualquer empregado que v at a (4) cozinha e traga um prato a (5) portuguesa. (E) O termo 1 est correto, mas tambm poderia ser . (E) Se houvesse qualquer empregada aps o termo 3, este passaria a ser . (E) Apesar de o termo 4 estar correto, tambm seria certo substitu-lo por . (E) O termo 5 est errado; deveria ser . 8. Julgue os itens abaixo, assinalando C para os considerados corretos e E para os errados. (E) As orientaes as quais obedecia partiam do gerente. (E) primeira colocada ser dado prmio de R$2.000,00, e segunda, R$1.500,00 (E) Fique vontade, por favor. (E) Estaremos sempre a sua disposio. 9. Julgue os itens abaixo, assinalando C para os considerados corretos e E para os errados. (E) Ela ficou a falar tarde toda. (E) proporo que o tempo passa, aumenta o nervosismo. (E) A mudana posterior que sugeri foi mais benfica. (E) Gosto de ir at praia ao final do dia para relaxar. 10. Julgue os itens abaixo, assinalando C para os considerados corretos e E para os errados. (E) Vivia a toa pelas ruas. (E) H muitos que ainda vivem a margem da sociedade. (E) Gosto de ir at a praia no final do dia para relaxar. (E) No quer obedecer a minhas ordens nunca.
2

Antes de verbos. Estamos dispostos a trabalhar. Em locues formadas por palavras repetidas. gota a gota, frente a frente, etc.

Exerccios
1. Assinale a alternativa incorreta: a) No conversaram at manh seguinte. b) Talvez nunca visite a Roma dos monumentos. c) Sempre que ficava face a face com o desafio, ela ficava nervosa. d) No daro importncia a nenhuma opinio, sobretudo a minha. 2. Assinale a alternativa incorreta: a) Estou trabalhando desde as oito horas sem parar. b) Entregou a Sua Excelncia a correspondncia. c) Permanecemos espera de alguma mudana, mas nada aconteceu. d) Voc namora de preto ou de branco? 3. Assinale a alternativa correta: a) Solicitamos Vossa Senhoria entregar-nos a freqncia dos servidores at 5/5/2005. b) Fique a esquerda da coluna, por favor. c) Entregarei o presente que me der um beijo. d) Hora hora, a me verifica se o beb est com fome. 4. Assinale a alternativa incorreta: a) A qual nos devemos dirigir? b) Anteriormente a internao, ele reclamou de fortes dores no abdmen. c) quele momento, no havia mais nada que se pudesse fazer. d) Levou as mos cabea e gritou desesperado. 5. Leia o trecho abaixo e, relativamente aos termos destacados, julgue os itens seguintes assinalando C para os considerados corretos e E para os errados. Daqui a (1) duas semanas, s (2) vsperas da minha viagem, oferecerei um bacalhau (3) portuguesa a (4) amigos. Desde j estendo o convite a (5) todos os presentes. (E) O termo 1 no pode indicar tempo; deve ser substitudo pela forma h. (E) O termo 2 apareceria no singular e sem o acento grave se a palavra seguinte fosse vspera. (E) O termo 4 apresenta-se errado; o correto seria amigos. (E) Se o termo 5 for seguido por todas as presentes, permanecer como est: a.

Lngua Portuguesa 11. Julgue os itens abaixo, assinalando C para os considerados corretos e E para os errados. ( ) O trem chegar a uma hora. ( ) Aspirava a sua posio na empresa, mas vejo que no vale a pena. ( ) A qual menina te dirigias? ( ) quela hora h no havia nibus. 12. Julgue os itens abaixo, assinalando C para os considerados corretos e E para os errados. ( ) Siga em frente e depois dobre a direita para encontrar o auditrio. ( ) A mim, nada me deves. ( ) As duas se puseram face a face para conversar e tentar fazer as pazes. ( ) No te assemelhes ela. 13. Julgue os itens abaixo, assinalando C para os considerados corretos e E para os errados. (E) Aspirava quilo que no me era permitido, por isso nada consegui. (E) O atendimento a qualquer pessoa da comunidade comea uma hora. (E) No final do dia, ficava janela a contemplar o horizonte. (E) s quartas-feiras gosto de visitar as amigas de infncia. 14. Julgue os itens abaixo, assinalando C para os considerados corretos e E para os errados. (E) No vale pena ficar aqui. (E) Elas ficaram ss por hora discutindo problemas familiares. (E) Daqui uma hora ele chegar. (E) Ainda no assisti a novela das oito esta semana. 15. Julgue os itens abaixo, assinalando C para os considerados corretos e E para os errados. (E) A pessoa a qual amo no sabe corresponder a tal sentimento. (E) As privatizaes FHC no agradaram a muitos. (E) A aluna cuja me fiz aluso pertence 5. srie. (E) Aquela hora j no se achava farmcia aberta. 16. Julgue os itens abaixo, assinalando C para os considerados corretos e E para os errados. (E) Foi 14. Delegacia de Polcia e registrou queixa contra o marido. (E) Quanto a relao entre eles, nada direi. (E) Com relao no-tipificao de tal ato irregular, providncias j foram tomadas. (E) Ele chegou uma hora inconveniente, por isso ela teve de se arrumar as pressas.

Prof. Wagner Sousa

GABARITOS 1. d 2. d 3. c 4. b 5.EEEC 6.EECC 7.CECC 8. ECCC 9. CCCC 10. EECC 11. ECCC 12. ECCE 13. CCCC 14. EEEE 15.CCEE 16. CECE

Vous aimerez peut-être aussi