Vous êtes sur la page 1sur 1

Diferentes Abordagens do Mtodo de Elementos Finitos usando MATLAB para Resoluo de Equaes Diferenciais

Juliana Reina Martins Gomes*, Messias Meneguette Jr., Fernanda Paula Barbosa
Depto Matemtica ,Estatstica e Computao, FCT- UNESP 19060-900, Presidente Prudente, SP E-mail: juju_unesp@yahoo.com.br, messias@prudente.unesp.br, fernanda@estudante.prudente.unesp.br

O mtodo de elementos finitos uma das principais tcnicas numricas utilizadas para se encontrar a soluo aproximada de equaes diferenciais, contudo este mtodo necessita de uma prvia decomposio do domnio original que est sendo analisado, em elementos finitos. A implementao computacional do mtodo de elementos finitos consiste na montagem de submatrizes que computam as propriedades de cada elemento, atravs de coeficientes de influncia, para ento se formar o sistema de equaes algbricas associadas para a discretizao. A aplicao das condies de contorno processa-se de maneira simples, e tem-se a possibilidade de representao de problemas com domnios possuindo uma geometria intrincada [5]. A implementao baseada em elementos finitos pode ser feita com vrios tipos de elementos, em cujos ns so computados os valores com base em funes de interpolao, que definem a equao atravs do interior do domnio. A definio da equao permite a aplicao dos princpios variacional e dos resduos ponderados. Dentre os mtodos variacionais destacamos o Mtodo de Rayleigh-Ritz e dentre os resduos ponderados destacamos o Mtodo de Galerkin. Esses so os mtodos mais conhecidos e deles originou o Mtodo de Elementos Finitos [1]. O mtodo de elementos finitos surgiu como uma nova possibilidade de resolver problemas da teoria da elasticidade, superando as dificuldades e problemas inerentes aos mtodos de Rayleigh-Ritz, Galerkin, Resduos Ponderados e outros. Nos dois primeiros mtodos, nem sempre fcil obter as funes aproximadoras que satisfazem as condies de contorno irregular e saber se elas se aproximam da funo exata [2].
___________________ *Bolsista de Iniciao Cientfica FAPESP

Neste trabalho vamos utilizar a equao diferencial - [ p(x) .u ] + q(x).u = f(x) , para 0 x 1, onde p(x)= x2 , q(x)= -4 e f(x)= x2. Alm disso, temos que u(0)=0 e u(1)=0. Com o exemplo acima seguindo [3] e [4] vamos fazer os algoritmos dos Mtodos de Elementos Finitos, Rayleigh-Ritz e Galerkin, com as condies de contorno de Dirichlet e com 10 elementos. Depois ser feita uma comparao dos trs mtodos com a soluo exata da equao, para assim verificar qual o mtodo que mais se aproxima da soluo exata. Todos os algoritmos e grficos so programados em MATLAB, que uma linguagem muito acessvel.

Referncias
[l] Assan, A. E. Mtodo dos Elementos Finitos: primeiros passos. Campinas, So Paulo. Editora Unicamp, 1999. (Coleo Livro-Texto) [2] Burden, R. L. & Faires, J.D. Anlise Numrica. So Paulo, So Paulo. Pioneira Thomson Learning, 2003. [3] Finlayson, B. A.. Numerical methods for problems with moving fronts. Seattle, Washington. Ravenna Park Publishing, Inc. 1992. [4] Nakamura, S. Numerical analysis and Graphic Visualization with MATLAB. Upper Saddle River, New Jersey. Prentice Hall PTR, 2002. [5] Wendlander, E. Modelos Matemticos e Mtodos Numricos em guas Subterrneas. So Carlos, So Paulo. SBMAC, 2003.

Vous aimerez peut-être aussi