Vous êtes sur la page 1sur 2

ESPECIFICAES TCNICAS

ETICS] SISTEMA DE ISOLAMENTO TRMICO PELO EXTERIOR [SISTEMA ETICS]


Antes da execuo propriamente dita do sistema, todos os elementos que compem os paramentos exteriores (elementos estruturais em beto e alvenarias de tijolo ou pedra) devero apresentar-se resistentes, compactos, isentos de resduos de poeira, sujidades, gorduras, descofrantes ou qualquer outra substncia que possa comprometer a aderncia dos painis de isolamento trmico ao respectivo suporte. Dever ser avaliada a planaridade dos panos exteriores que vo receber o sistema, devendo os mesmos encontrar-se devidamente desempenados, recorrendo, se necessrio aplicao de reboco. Nas paredes sujeitas a humidade ascendente por capilaridade o sistema de Isolamento trmico pelo Exterior deve ser precedido de uma interveno de beneficiao da parede por meio de execuo de barreiras de vapor. Antes de proceder fixao dos painis de isolamento trmico (definidos pelo projectista) dever posicionar-se a perfilaria de arranque (calhas de arranque) de modo a encaixar a primeira fiada de painis. A fixao dos painis ao suporte ser efectuada mediante barramento com a argamassa tcnica monocomponente, tipo ISOBUILD80 da Kerakoll. A colagem ser feita distribuindo o adesivo de forma homognea sobre toda a superfcie do painel isolante. A aplicao dos painis ser feita de baixo para cima, colocando-os assimetricamente de modo s juntas verticais (lado menor do painel) ficarem desencontradas. As juntas, tanto verticais como horizontais no devem exceder os 2mm de largura. Em complemento da colagem dos painis de isolamento trmico dever executar-se a fixao mecnica por meio de cavilhas. No mnimo devero aplicar-se 2 cavilhas por painel at um mximo de 6 por m2 (2 centrais e 4 nos vrtices). Aps a fixao dos painis ser feito um barramento em duas demos da argamassa tcnica monocomponente, tipo ISOBUILD80 da Kerakoll, inserindo rede antialcalina sobre a primeira demo de cerca de 2mm ainda fresca e tendo o cuidado de sobrepor a rede pelo menos 10cm nas suas extremidades. A segunda demo de argamassa tcnica monocomponente, tipo ISOBUILD80 da Kerakoll ser aplicada cerca de 24 horas aps a primeira e ter tambm aproximadamente 2mm de espessura, cobrindo totalmente a rede estendida sobre a primeira demo. Para um acabamento colorido com pintura ou barramento, aplicar primrio fixador base de resinas acrlicas tipo KERAKOVER ACRILEX PRIMER da Kerakoll, diludo em gua numa relao de 1:3, aplicando com rolo ou trincha numa demo e, sem deixar vitrificar, aplicar numa nica operao com talocha de plstico ou em ao o revestimento plstico contnuo pigmentado, em massa, base de resinas acrlicas para barramentos finos tipo KERAKOVER ACRILEX 1,2 da Kerakoll.

[NOTA] Para um acabamento final com revestimento cermico ou ptreo deve ter-se em ateno que o mesmo pode ser colado com adesivo cimentcio monocomponente de elevada deformabilidade tipo H40TENAFLEX da Kerakoll, contudo no pode exceder um peso de mais de 18 Kg/m2 (o que equivale sensivelmente a um formato 30x30cm de um mosaico porcelnico) exercido sobre o barramento armado tipo ISOBUILD 80 da Kerakoll e consequentemente sobre o painel de isolamento trmico.

Melhores cumprimentos, Rita Remourinho Promotora Tcnica e Comercial T +351 91 197 65 05 E rita.remourinho@kerakoll.pt KERAKOLL PORTUGAL S.A. Ncleo Empresarial da Venda do Pinheiro Bloco 2 - Fraces 96 e 97 2665-602 Venda do Pinheiro MFR - Portugal T +351 21 986 24 91 F +351 21 986 24 92 E info@kerakoll.pt www.kerakoll.com

Vous aimerez peut-être aussi