Vous êtes sur la page 1sur 23

UMA PROPOSTA DE CURA ANTERIOR DOENA (e uma declarao de amor vida)

Elizabeth Ferreira Linhares Rio de Janeiro 24 de maio de 2011

Amar a humanidade fcil, o difcil amar seres humanos. Kalman Shulman 1

Escritor, poeta e historiador russo (1819-1899), especialmente dedicado histria e cultura hebraica.

3 Uma proposta de cura anterior doena (e uma declarao de amor vida) O que me parece ter aprendido de mais importante com a experincia do cncer e que gostaria de compartilhar com vocs 1) Histria familiar no necessariamente um fator determinante, para o bem e para o mal Ou seja, no para se descansar totalmente pelo fato de no haver casos anteriores na famlia, nem para se atormentar pelo fato de pertencer a uma famlia com casos j apresentados da doena. Assim, embora bvio, no custa reforar: fundamental fazer exames regularmente, independentemente de se ter ou no o chamado histrico familiar. De acordo com o INCA, em termos gerais, os homens, entre 50 e 70 anos, devem buscar orientao mdica para a realizao de exames de prstata; as mulheres, entre 25 e 69 anos, exame preventivo ginecolgico e exames de mama (exame clnico, ultrassonografia e/ou mamografia, com indicao e periodicidade definidas para cada caso, a critrio mdico); e tanto homens quanto mulheres, a partir de 50 anos, devem realizar exame de sangue oculto nas fezes, a cada ano (preferencialmente) ou a cada dois anos.2 Embora o perfil hereditrio seja ainda considerado por muitos mdicos um fator de risco, importante levar em conta, como alerta o Dr. Maurcio Chveid, que cerca de 93% dos atuais casos de cncer de mama no Brasil encontram-se em mulheres sem nenhum caso anterior na famlia (o que significa que mudanas importantes para pior vm acontecendo no modo de vida dessas mulheres, provocando o aumento na incidncia da doena). Alm disso, estudos recentes de epigentica vm indicando a suscetibilidade de diversos genes, causadores de diversas doenas (no somente cncer), ao meio externo, ou seja, ao estilo de vida da pessoa.3 Isso significa que hbitos saudveis regularmente mantidos podem ser capazes de desligar ou silenciar determinados genes, fazendo com que, mesmo pessoas portadoras, por exemplo, de um ou mais genes responsveis pelo cncer de mama, jamais desenvolvam a doena. Em contrapartida, demonstra-se cada vez mais que um estilo de vida doentio (no sentido fsico e emocional) pode levar a uma degenerao ou mutao gentica produtora das mais diversas doenas, como cardiopatias, cnceres e diabetes, em pessoas sem qualquer herana gentica. Ainda nesse sentido vale lembrar que hbitos e estilo de vida tambm so herdados dos pais e familiares mais prximos. Estudos comparativos com rastreamento do histrico de filhos adotivos mostram como determinadas caractersticas biolgicas (incluindo-se a predisposio fsica ou psicolgica para sade e para doena) podem ser transmitidas simplesmente pelo convvio familiar, fazendo com que crianas adotadas muitas vezes desenvolvam problemas de sade similares aos dos pais adotivos. Esta mais uma razo para nos cuidarmos cotidianamente, lembrando que nosso estilo de vida poder ser em grande parte reproduzido por nossos filhos e netos. Como explica ServanSchreiber (2008: 15):
Ns todos vivemos com mitos que impedem nossa capacidade de desarmar o cncer. Por exemplo, somos freqentemente levados a acreditar que o cncer antes de tudo uma questo de genes, no de estilo de vida. Porm o inverso que verdade. (...) Todas as pesquisas sobre o cncer concordam: os genes contribuem no mximo com 15% para a mortalidade do cncer. Em suma, no h nenhum destino fechado e todos ns podemos aprender a nos proteger.

Alm disso, o INCA chama a ateno para a importncia de se realizar diariamente uma boa higiene oral (escovao dos dentes e da lngua) e consultar um dentista regularmente. 3 Epigentica o ramo da gentica que estuda a influncia dos fatores externos sobre os genes. H uma grande expectativa no meio mdico cientfico de que esses estudos possam levar descoberta da cura de diversas doenas, por meio do silenciamento dos genes por elas responsveis (Gentica no destino, em Veja, Ed. Abril, 22 de abril de 2009).

4 2) Em matria de cncer, tamanho no documento, e o tempo sempre um elemento fundamental Sempre que houver algum nvel de dvida, divergncia ou contradio na interpretao de um exame, sobretudo os exames de imagem comumente feitos (ultrassonografia, mamografia ou ressonncia magntica), ouvir vrias opinies e, permanecendo algum nvel de dvida, biopsiar ou extrair cirurgicamente a leso ou ndulo a investigar (para realizao de bipsia externa). fundamental investigar at chegar a um diagnstico seguro e definitivo, independentemente do tamanho do ndulo ou qualquer outro tipo de leso, j que a agressividade de um tumor no depende do seu tamanho, mas sim do tipo de cncer do qual ele formado. Ou seja, em caso de leso maligna o tempo sempre um fator fundamental nas chances de cura, e a deteco precoce pode significar literalmente a salvao da pessoa. Neste aspecto, a competncia mdica sem dvida o fator primordial, e ouvir um profissional que seja um especialista referenciado pode ser determinante nas chances de sucesso do tratamento. Considerando que o cncer de mama um dos mais comuns entre as mulheres brasileiras, eu gostaria de chamar aqui toda a sua ateno: seja qual for a sua idade e independente do que dizem, nesse sentido, as estatsticas, se voc tem as mamas densas e heterogneas no se limite aos exames de rotina feitos pelo ginecologista, consulte um mastologista de competncia referenciada pelo menos uma vez ao ano.

3) Ateno: a cultura ocidental contempornea tornou-se uma cultura doentia e potencialmente cancergena As pesquisas mais recentes sobre o cncer relacionam o aumento da incidncia da doena, no chamado mundo ocidental, ao estilo de vida levado por uma parcela cada vez maior da populao. Entre os principais fatores apontados encontra-se a poluio ambiental (solo, gua, ar), a contaminao dos alimentos, os maus hbitos alimentares, o ritmo de vida emocionalmente estressante e fisicamente sedentrio, e uma filosofia de vida cada vez mais individualista e voltada para a realizao material atravs de um alto nvel de consumo. Ou seja, vivemos em um mundo cada vez mais poludo; nos alimentamos base de alimentos industrializados com um excesso de produtos qumicos e hortigranjeiros produzidos com altos nveis de agrotxico; vivemos ansiosos para dar conta de uma enorme sobrecarga de trabalho, via de regra sem conseguir o tempo necessrio para de fato usufruir o pretendido bem estar material. E o pior, muitos de ns cada vez mais solitrios, sem tempo para estar com as pessoas mais queridas, ou para estar com elas por inteiro, de corpo e alma, com toda a calma que elas merecem e que ns tambm merecemos.4 Este , em linhas gerais, o lado perverso do estilo de vida contemporneo, globalizado e socialmente cada vez mais abrangente (a prpria noo de incluso social fortemente marcada pela idia de acesso ao mercado e a determinados padres de consumo); estes so os elementos fundamentais dos quais o sistema capitalista depende e se alimenta, e portanto, pelos quais ele trabalha, incessantemente (e pelos mais diversos meios), para nos seduzir e adestrar. Desse ponto de vista, o que importa que nos tornemos todos grandes consumidores, e com esta finalidade ltima que infelizmente muitos de ns dedicam grande parte de suas vidas, estudando e trabalhando, trabalhando, trabalhando...

O aumento na incidncia dos cnceres marcadamente observado no Ocidente e a partir da 2 Grande Guerra. De acordo com Servan-Schreiber (2008: 77), entre as mudanas ocorridas a partir desta poca, destacam-se, pela sua relao com a disseminao dos cnceres: 1. O aumento considervel do consumo de acar; 2. A transformao da agricultura e da criao dos animais, e conseqentemente de nossos alimentos; 3. A exposio a mltiplos produtos qumicos que no existiam antes de 1940.

5 Para uma compreenso rpida e ao mesmo tempo profunda e abrangente de tudo isso, vale muito a pena ver o filme A Histria das Coisas, um curta-metragem acessvel na Internet.5 No Brasil, pesquisas realizadas pelo Ministrio da Sade chamam a ateno para uma importante mudana no perfil epidemiolgico da populao, observando-se uma diminuio da mortalidade causada por deficincia nutricional e doenas infecto-contagiosas, e um expressivo aumento das doenas crnicas no-transmissveis (entre as quais o cncer), como causas mais comuns de morte registradas atualmente (Ministrio da Sade, Secretaria de Ateno Sade, Departamento de Ateno Bsica, 2008). De acordo com os levantamentos realizados pelo Ministrio, o aumento das doenas no transmissveis decorre de mudanas no estilo de vida da populao, relacionadas ao processo de industrializao e urbanizao do pas, destacando-se, entre outros fatores, o sedentarismo e a perda qualitativa na alimentao geral do brasileiro; mudanas que respondem por um aumento significativo na proporo de adultos com excesso de peso e obesidade: atualmente quase metade da populao adulta do pas (48,1%) est acima do peso e 15% so obesos. Segundo a Secretaria de Vigilncia em Sade,
preocupante o percentual de adultos que consomem a quantidade recomendada de frutas e hortalias cinco pores dirias (ou 400 gramas), de acordo com a Organizao Mundial da Sade (OMS). Importante fator de proteo para as doenas crnicas no transmissveis, esses alimentos so consumidos na quantidade recomendada por apenas 18,2% dos brasileiros. Por outro lado, 34,2% dos entrevistados dizem que se alimentam de carnes vermelhas gordurosas ou de frango com pele; e 28,1% consomem refrigerantes, cinco vezes ou mais na semana.6

Deborah Malta, coordenadora da Vigilncia de Agravos e Doenas No Transmissveis, da Secretaria de Vigilncia em Sade, observa tratar-se de uma tendncia mundial:
A ocorrncia do excesso de peso decorre do sedentarismo e de padres alimentares inadequados. Essa uma tendncia mundial e o Brasil no est isolado. Ela um reflexo do baixo consumo de alimentos saudveis como frutas, legumes e verduras, e do uso em excesso de produtos industrializados com elevado teor de calorias, como gorduras e acares, alm de baixos nveis de atividade fsica.7

4) Por tudo isso, preciso refletir e rever, com a maior urgncia, o nosso estilo de vida Por tudo isso, tambm, preciso, a meu ver, termos em mente que um trabalho educativo no sentido de uma efetiva e generalizada preveno do cncer, precisa consider-lo em sua dimenso de sade pblica, em toda a sua grandeza e gravidade, levando em conta seus aspectos sociais, econmicos, polticos e culturais. Isso significa, por outro lado, que cada um de ns tem uma parte de responsabilidade no observado aumento da incidncia dos cnceres (e de outras doenas). Responsabilidade em relao a ns mesmos, aos nossos prximos, e sociedade em geral. Quando escolhemos viver absolutamente de acordo com esse sistema que a est, reinando soberano sobre nossas vidas, estamos de algum modo contribuindo para um possvel adoecimento futuro, nosso e do planeta como um todo. Se desejamos
A Histria das Coisas (The Story of Stuff), de Annie Leonard. Veja em http://video.google.com.br/videoplay?docid=7568664880564855303&ei=CiQTS8WiFpDnlQekmfitDg&q=historia+das+coisas&hl=pt-BR#. Outro filme muito interessante para se compreender como gira essa roda da produo e do consumo dentro do sistema capitalista contemporneo o Obsolescncia Programada, dirigido e realizado por Cosima Dannoritzer e encontrado em http://www.youtube.com/watch?v=QosF0b0i2f0. 6 Vigilncia de Fatores de Risco e Proteo para Doenas Crnicas por Inqurito Telefnico - Vigitel, Secretaria de Vigilncia em Sade, Ministrio da Sade, 2010. 7 Para maiores informaes sobre o Vigitel 2010 ver notcia recente (18.04.11) em http://portal.saude.gov.br/portal/aplicac oes/noticias/default.cfm?pg=dspDetalheNoticia&id_area=124&CO_NOTICIA=12459. Neste endereo encontra-se tambm uma explicao para o clculo do ndice de Massa Corporal (IMC), utilizado como medida de referncia para aferio de sobrepeso (ao final deste texto encontra-se a frmula reproduzida).
5

6 mudar esse destino, precisamos rever, com a maior urgncia, nosso estilo de vida. Urgncia, porm, no deve significar parania. E nesse sentido (anti-paranico), algumas observaes merecem ser destacadas:8 O cncer atualmente considerado uma doena crnica De acordo com a Organizao Mundial da Sade (OMS) o cncer est entre as chamadas doenas crnicas no transmissveis (DCNT), e como tal deve ser abordado. Servan-Schreiber analisa comparativamente, nesse sentido, o sucesso da medicina ocidental no tratamento das situaes de crise, e as suas limitaes no tratamento das doenas crnicas, citando o exemplo do infarto: embora a medicina consiga salvar pacientes infartados, nenhum dos procedimentos e tcnicas de que se dispe conseguem efetivamente alterar o quadro de fundo da doena propriamente dita a obstruo progressiva por placas de colesterol das artrias coronrias acometidas de uma inflamao crnica. E explica:
Mesmo a instalao de um stent, essa proeza tcnica que consiste em colocar um pequeno tubo no interior da artria coronria entupida para restabelecer o fluxo sanguneo, no impede suficientemente as recadas. Para evit-las de maneira mais duradoura, preciso mudar o terreno: corrigir a alimentao, modificar a atitude mental e reforar o organismo por meio do exerccio.

O mesmo ocorre em relao ao cncer, e embora os procedimentos convencionais de tratamento sejam fundamentais, eles no so suficientes para garantir que no haja uma futura recada. Mas, ateno: ao longo do livro ele repete inmeras vezes que suas orientaes no devem ser entendidas em hiptese alguma como sugesto para que se abandone os tratamentos convencionais, sejam cirrgicos, quimioterpicos ou radioterpicos, de acordo com o que seja recomendado para cada caso:
As descobertas recentes sobre os mecanismos de desenvolvimento do cncer nos levam a uma concluso similar [referindo-se ao exemplo do infarto]. O cncer a doena crnica por excelncia. pouco provvel que consigamos suprimi-lo focalizando todos os nossos esforos nas tcnicas de tratamento dos tumores [cirurgia, quimioterapia, radioterapia]. preciso, tambm neste caso, cuidar em profundidade do terreno. As abordagens que reforam os mecanismos de defesa do corpo so ao mesmo tempo mtodos efetivos de preveno e contribuies essenciais para o tratamento. Por se basearem em processos naturais, elas diluem as fronteiras entre preveno e tratamento. De um lado, impedem os microtumores de que todos ns somos portadores de se desenvolver (preveno) e, de outro, potencializam os benefcios obtidos pela cirurgia, pela quimioterapia e pela radioterapia (tratamento). (Servan-Schreiber, 2008: 240. Grifos do autor)

No necessrio ter um cncer para comear a levar a prpria vida de fato a srio
Cada um de ns pode tirar proveito dessa revoluo no conhecimento do cncer, para se proteger, bem como para se cuidar. Mas isso passa primeiro por uma revoluo na nossa conscincia. Antes de tudo, devemos nos conscientizar do valor e da beleza da vida dentro de ns, e dedicar-lhe ateno e cuidado como se cuidssemos de uma criana que estivesse sob nossa responsabilidade. Esta conscincia nos permite evitar o que degrada nossa fisiologia e a empurra para o cncer. Ela permite igualmente que nos apropriemos de tudo que nutre e anima nosso el vital. No necessrio ter um cncer para comear a levar a prpria vida de fato a srio, nem para perceber sua beleza. Ao contrrio: quanto mais estivermos prximos de nossos valores e sensveis beleza vibrante da existncia, mais teremos chances de nos proteger da doena, como tambm de gozar plenamente nossa passagem pela terra. (Servan-Schreiber, 2008: 241).

As informaes aqui reunidas foram obtidas basicamente no referido livro de Servan-Schreiber, mas no exclusivamente. Por outro lado, alguns fragmentos do seu texto que me pareceram insubstituveis, por sua beleza e profundidade, foram diretamente reproduzidos e encontram-se entre aspas. A sua leitura um presente. Gostaria ainda de enfatizar que de modo algum essa pequena compilao, feita de modo bastante livre e pessoal, pode pretender substituir a leitura do prprio livro, que alm de ser de uma extrema riqueza e aprofundamento, de leitura muito agradvel e interessante.

7 Nossa conscincia tem efeitos sobre todo o planeta Se estamos diante de um contexto global cujos rumos parecem nos escapar, no podemos por isso desanimar, muito pelo contrrio, precisamos aumentar a vigilncia, dar maior ateno a cada escolha que fazemos, e entender holisticamente a realidade que nos cerca: cuidar da sade do planeta significa cuidar da nossa prpria sade (e vice-versa), e precisamos fazer isso por ns e pelas futuras geraes. Como enfatiza Servan-Schreiber, escolhendo um modo de vida mais consciente, no fazemos bem apenas para ns mesmos:
Quando exigimos, por exemplo, alimentos originrios de animais criados de modo equilibrado, estamos desencadeando aos poucos numerosos efeitos em cadeia. Nossa tomada de conscincia ter assim impacto no equilbrio dos cursos de gua, que ns estaremos contribuindo para poluir menos (pelos pesticidas dos campos de milho e os dejetos de animais criados em estbulos). Ela contribuir para o equilbrio e a renovao dos solos deixados em repouso para se regenerar. Contribuir at para o equilbrio dos animais que nos fornecem seu leite, ovos e carne, pois eles ficam menos doentes quando alimentados de maneira natural. De maneira mais global, nossa conscincia ter repercusses at sobre o equilbrio do planeta: como vimos no captulo 6 [O meio ambiente anticncer], consumir menos produtos animais e exigir uma alimentao mais sadia para o gado contribui para reduzir consideravelmente o efeito estufa responsvel pelo aquecimento global. A conscincia, como acentuava o Buda (que eu acabei lendo!), tem de fato efeitos universais. O eclipse dessa conscincia pesa sobre todos ns, e mais ainda sobre os mais desfavorecidos. uma das desigualdades sociais mais terrveis, e que no entanto poderia ser reduzida restaurando-se o equilbrio global de nosso meio ambiente. Pois as pessoas mais desfavorecidas das nossas sociedades ocidentais so tambm as que tm as taxas de cncer mais elevadas. Entregues s foras econmicas, tm que se contentar com os produtos mais baratos, que so tambm os mais desequilibrados (os mais doces, os mais carregados de cidos graxos mega-6) ou os mais contaminados pelos pesticidas. Profissionalmente, elas so as mais expostas aos produtos conhecidos por contribuir para o cncer (revestimentos, pinturas, produtos de limpeza, desengordurantes etc.). Quanto a suas habitaes, que se concentram nas periferias mais poludas, elas so expostas a dejetos industriais que atacam as defesas do corpo (proximidade de incineradores, descargas de produtos txicos, fumaa de fbrica etc.). So as vtimas mais evidentes desse mundo que Genevive Barbier e Armand Ferrichi chamam de a sociedade cancergena. Mais do que ningum, elas necessitam se apropriar dos meios naturais de resistir s agresses. (Servan-Schreiber, 2008: 242. Grifo meu)

A sinergia das foras naturais De acordo com as pesquisas mais recentes, o desenvolvimento de um cncer, apesar de tudo, no to simples: ele depende da conjugao de uma srie de fatores fsicos externos (poluio, contaminao dos alimentos e do ambiente etc.), com fatores fsicos e psicolgicos individuais (estado de esprito, condies emocionais, exerccios e ritmo de vida, hbitos alimentares, rotina de trabalho, vida familiar, vida social, cultural, lazer etc.). Ou seja, ainda que no consigamos despoluir por completo, fisicamente, as nossas vidas (e todos os ambientes nos quais vivemos e todos os produtos que consumimos), sempre poderemos nos despoluir psicologicamente, cultivando hbitos e sentimentos na direo de uma crescente harmonia interior, fortalecendo o nosso sistema imunolgico e desarmando assim, por outras vias, os gatilhos da doena. o que Servan-Schreiber considera como a sinergia das foras naturais:
Felizmente, no necessrio seguir risca todos os mtodos ativos contra os mecanismos biolgicos do cncer para comear a se proteger. O corpo um imenso sistema em equilbrio, onde cada funo est em interao com todas as outras. A modificao de um nico desses elementos afeta necessariamente o conjunto. Cada um pode, pois, escolher por onde deseja comear: alimentao, atividade fsica, trabalho psicolgico ou qualquer outra abordagem que traga mais sentido e conscincia prpria vida. Cada situao, cada pessoa nica, cada caminho ser nico tambm. O mais importante de tudo alimentar o desejo de viver. (...)

8
E ento se descobre que acrescentar um pouco mais de conscincia em um domnio provoca quase automaticamente progressos nos outros. (...) O pesquisador Colin Campbell observou por exemplo que os ratos alimentados com protenas vegetais em vez de protenas animais comeam espontaneamente a fazer mais exerccio fsico! Como se o equilbrio da sua alimentao tornasse mais fcil a atividade fsica... Da mesma maneira, o fato de praticar meditao ou ioga liga a conscincia ao corpo. Perde-se progressivamente o gosto pelos alimentos desequilibrados cujo peso comea a ser sentido dentro do estmago e o impacto sobre o corpo em geral. Perde-se o gosto pelo tabaco do qual se percebe o efeito sobre a respirao e sobre a acelerao do corao, assim como o cheiro no cabelo e nos dedos. Perde-se tambm a atrao pelo lcool, cuja influncia se detecta melhor sobre a clareza do esprito e a fluidez dos gestos. A sade um todo (...), cada passo na direo de um maior equilbrio torna os seguintes mais fceis. (Servan-Schreiber, 2008: 242 e 243)

O fundamental comear importante ter pacincia consigo mesma(o) e aceitar que mudanas em hbitos to primariamente internalizados dificilmente sero feitas da noite para o dia. Como ensina Servan-Schreiber, o fundamental comear, e entender este comeo, acima de tudo, como um gesto de amor e gratido pela vida. justamente no sentido dessa reviso crtica e para conhecermos um pouco dos mecanismos de produo da doena, e portanto dos meios mais eficazes de preveno, pelo fortalecimento do nosso sistema imunolgico, que recomendo a todos fortemente a leitura do referido livro Anticncer, de sua autoria. E para aqueles que tiverem familiaridade com a lngua francesa e desejo de uma permanente atualizao sobre as ltimas pesquisas relacionadas, recomendo inscrever-se no site criado e dirigido por ele com a mesma finalidade disseminar gratuitamente o maior nmero possvel de informaes que ajudem as pessoas a se prevenir contra esta e outras doenas: www.guerir.org

9 5) As principais atitudes anticncer na vida cotidiana (recomendaes prticas) Segue abaixo uma listagem das principais orientaes visando uma ampla estratgia preventiva, considerada agora em seus aspectos bem prticos.9 5.1 Proteger-se ao mximo das possveis fontes de contaminao Evitar desodorantes com antitranspirantes contendo alumnio (sobretudo as mulheres que raspam as axilas, facilitando assim a penetrao do alumnio no organismo); preferir desodorantes naturais. Evitar cosmticos, loes, xampus, tintas de cabelo, laqus, musses, gis, esmaltes de unha, protetores solares e desodorantes que contenham: (i) estrgenos ou hormnios placentrios (freqentes nos produtos destinados aos cabelos afro), (ii) parabenos ou (iii) ftalatos. Preferir produtos naturais ou cosmticos sem parabenos nem ftalatos.10
Ftalatos a evitar principalmente: DBP e DEHP Parabenos a evitar: metilparabeno, poliparabeno e butilparabeno (ateno: esses parabenos encontram-se em vrios cremes hidratantes de marcas famosas, consideradas de qualidade)

Evitar os perfumes que contm ftalatos (quase todos); optar por no se perfumar ou usar lavandas, gua de colnia ou eau de toilette (que contm menos) Evitar os cremes que contm estrgenos ou hormnios placentrios; preferir os cremes base de produtos naturais de origem vegetal Evitar os produtos de limpeza qumicos (praticamente todos): detergente lquido, produtos para limpeza e desinfetantes, desodorizador de vaso sanitrio, que contm em geral alquifenis (nonoxinol, octoxinolnonilfenol, octilfenol etc.); preferir os produtos ecolgicos ou verdes, ou substituir, quando possvel, por vinagre branco (para as superfcies e os pisos) ou bicarbonato de sdio.11 Evitar o uso de pesticidas e inseticidas qumicos em casa; optar por pesticidas base de leos essenciais, de cido brico ou de terra diatomcea. Ver lista completa dos produtos que podem substituir os pesticidas e inseticidas mais suspeitos em www.panna.org.12 Evitar cozinhar em panelas de alumnio ou de teflon arranhadas; utilizar panelas de ao inoxidvel 18/10, panelas com a superfcie de teflon intacta, panelas de barro ou esmaltadas.
Ateno: as panelas de inox atualmente importadas da China (e vendidas a preos relativamente baratos, se comparados s panelas de inox produzidas no Brasil) no tm essa proporo de ao em sua composio e provavelmente fazem tanto mal ou mais quanto as comuns de alumnio.

Evitar aquecer (ou guardar ainda quente) comida ou lquidos (caf, ch, mamadeiras) em recipientes de plstico que contenham PVC (o aquecimento o libera dentro dos lquidos) ou em frascos de poliestireno ou isopor. Utilizar recipientes de vidro ou cermica (inclusive quando forem ao microondas).
Gostaria de observar mais uma vez que a grande maioria das informaes aqui reunidas foi reproduzida a partir do livro de Servan-Schreiber, mas algumas (poucas) foram obtidas em outras fontes, que se encontram sempre que possvel indicadas. 10 A Assemblia Nacional francesa acaba de votar uma lei proibindo a fabricao, a importao, a venda e a oferta de produtos que contenham ftalatos, parabenos ou alquilfenis, classificados como cancergenos, alm de perturbadores do sistema endcrino, com efeitos txicos sobre a reproduo (http://www.guerir.org/magazine/interdiction-des-phtalatesparabenes-et-alkylphenols-1). Para maiores informaes, ver diretamente na fonte: http://www.assemblee-nationale.fr/13/ propositions/pion2738.asp, 4 mai 2011. 11 possvel encontrar na internet diversos endereos com receitas caseiras de produtos de limpeza ecolgicos para substituir os industrializados convencionais. Ver por exemplo em http://www.bravus.net/receitas-de-produtos-de-limpezaecologicos/. Alm disso, j se encontra produtos desse tipo venda em lojas especializadas, como a Louro Verde, na Cobal. 12 Pesticide Action Network North America: advancing alternatives to pesticides worlwide. Site recomendado por ServanSchreiber.
9

10 Evitar os ambientes fechados com excesso de fumaa de cigarro, charuto etc. Segundo o INCA, junto com a fumaa do cigarro so liberadas no ambiente uma enorme quantidade de substncias txicas e cancergenas, que so inaladas por fumantes e no fumantes. Preferir sempre que possvel ambientes com ar livre e sem a presena de fumantes. Arejar as roupas lavadas a seco por vrias horas ao ar livre antes de vesti-las para evitar o contato com o percloroetileno (normalmente utilizado nesse tipo de lavagem), e preferir sempre que possvel lavagem normal; Evitar o uso prolongado do celular, especialmente em locais de difcil captao, quando o campo magntico se intensifica em torno do aparelho. Falar rapidamente, o estritamente indispensvel, e sempre que possvel utilizando o recurso de viva voz ou os pequenos fones de ouvido, de modo a manter o aparelho o mais distante possvel do corpo (e especialmente da cabea). No permitir que crianas faam uso de telefones celulares.
A epidemiologista Devra Davis (Doutora pela Universidade de Chicago e mestre em sade pblica pela Johns Hopkins) lidera uma cruzada para fazer as pessoas deixarem o celular longe de suas cabeas. Convencida de que a radiao emitida pelo aparelho lesa a sade, ela escreveu "Disconnect" (2010, sem edio no Brasil), cuja base so pesquisas que comeam a mostrar os efeitos dessa radiao no organismo. Em entrevista Folha de So Paulo (07/11/2010), ela questiona: "Vamos esperar as mortes comearem antes de mudar a relao com o celular?". Suas principais recomendaes so:

5.2 Reequilibrar a alimentao De acordo com Servan-Schreiber, a alimentao anticncer constituda sobretudo de legumes e leguminosas [cereais] acompanhados de azeite de oliva (ou de leo de linhaa, ou de manteiga orgnica), alho, ervas e condimentos. Em vez de constituir o centro do prato, a carne e os ovos so opcionais e servem de acompanhamento para o sabor. exatamente o inverso do prato ocidental tpico (um pedao de carne no centro com alguns legumes em volta...). Em sntese, recomendado: Evitar os alimentos semi-prontos e industrializados com excesso de produtos qumicos (conservantes, aromatizantes e corantes artificiais, entre outros). Optar por uma alimentao moda antiga, utilizando sempre que possvel produtos naturais, preferencialmente orgnicos;13
Ateno: natural e orgnico so conceitos diferentes mas muitas vezes confundidos. Um produto alimentcio natural significa que no sinttico; que no foi feito a partir de ingredientes artificiais, mas sim da natureza (p. ex. um suco de uva natural significa que feito de uvas; uma gelatina de uva, que em geral no natural, obtm este sabor a partir de essncias e aromatizantes artificiais, desenvolvidos em laboratrio, que imitam o sabor da uva). Um produto orgnico, alm de conter somente ingredientes naturais, precisa ter sido produzido sem o uso de agrotxicos e adubao qumica, alm de no conter conservantes, corantes ou espessantes artificiais. Para maiores informaes sobre o consumo de alimentos orgnicos no Rio de Janeiro, ver http://www.planetaorganico.com.br/rj-embrapa.htm e o site da Rede Ecolgica: http://www.redeecologicario.org/. Ver tambm, no final, uma lista de endereos de feiras orgnicas no Rio.
13

11 Reduzir o acar (branco e mascavo), o arroz branco, as farinhas brancas e as fontes de mega-6: leo de girassol, de milho, de soja, de crtamo, margarinas, gorduras hidrogenadas e gorduras animais no orgnicas (carnes, ovos e laticnios normalmente encontrados nos supermercados); optar, sempre que possvel, pelos alimentos integrais (arroz integral, farinhas integrais, massas integrais etc.); Aumentar as fontes de mega-3: peixes, crustceos e produtos animais orgnicos (cuja alimentao seja baseada em pastagem natural ou sementes de linhaa);14 Aumentar o consumo dirio dos alimentos anticncer (alimentos que funcionam como remdios):15 alho, crcuma, soja, cogumelos (shitake, maitake, kawaratake ou enokitake), gengibre, alecrim, frutas (especialmente framboesa e uvas), legumes e verduras (no caso do cncer de mama, especialmente alho porr, cebolinha, couve-de-bruxelas, couve-flor, repolho, couve, brcolis, rabanete, escarola e cebola), e ch verde.
Ateno (1): observar que existem restries quanto ao consumo excessivo de soja para portadoras de certos tipos de cncer de mama ( contra-indicado o uso de suplementos alimentares com alta dose de soja). As pesquisas ainda no so conclusivas a esse respeito, mas segundo Servan-Schreiber a Agncia Francesa de Segurana Sanitria dos Alimentos (AFSSA) recomenda que mulheres que j tiveram cncer de mama consumam apenas quantidades moderadas do alimento (no mais que um iogurte ou um copo de leite de soja por dia). (2008: 130) Ateno (2): pesquisadores descobriram que o crcuma puro, ingerido em cpsulas, muito mal absorvido pelo organismo, e que a pimenta do reino multiplica por 2.000 a sua absoro (ServanSchreiber, 2008: 132, 133 e 151). Por essa razo o crcuma deve ser consumido sob a forma de tempero, na comida, acompanhado de um pouco de pimenta do reino e azeite (passei a temperar minhas saladas cruas assim, e fica uma delcia!).16 Servan-Schreiber recomenda usar colher de caf de p de crcuma, com uma boa pitada de pimenta-do-reino, misturados a 1 colher de azeite de oliva extra-virgem. Ateno (3): o azeite extra-virgem de fato muito saudvel, mas uma gordura e portanto tambm engorda. Sugiro utilizar cotidianamente, conforme recomendado, mas ter cuidado com a quantidade, medindo (tenho usado 1 colher de sobremesa por refeio, na salada, junto com os demais temperos). Ateno (4): preciso evitar ferver os repolhos, brcolis, couve-flor etc., pois a fervura pode destruir as molculas que tem poder anticncer. O ideal cozinhar rapidamente no vapor ou refogar rapidamente com um pouco de azeite de oliva (como j fazemos com a nossa tradicional couve mineira). Ateno (5): os vegetais frescos nos fornecem enzimas vivas que so rapidamente absorvidas, nutrindo e aumentando o crescimento de clulas saudveis em nosso organismo. Por isso importante beber sucos de vegetais frescos (sucos de frutas, verduras e brotos) e comer vegetais crus (frutas e saladas), pelo menos duas ou trs vezes por dia tomando cuidado para guard-los em local fresco, pois as enzimas so facilmente destrudas em temperaturas iguais ou superiores a 40 C.

Sempre que possvel se alimentar base de alimentos orgnicos, de origem vegetal e animal (ver ao final uma lista dos endereos de feiras de orgnicos no Rio de Janeiro). No havendo nenhuma possibilidade de acesso a produtos orgnicos e de origem conhecida, reduzir o mais que puder o consumo de produtos de origem animal e lavar cuidadosamente os vegetais.
De acordo com pesquisas recentes, o desequilbrio entre os cidos graxos mega 3 e mega 6 na alimentao ocidental contempornea est entre os principais fatores que respondem pelo aumento na incidncia da obesidade e de diversas outras doenas crnicas, incluindo-se o cncer. Esse desequilbrio (com forte tendncia do aumento no mega 6 em detrimento do 3) se deve s mudanas no modo de criar e alimentar os animais a partir dos quais nos alimentamos, particularmente ao modo de criao intensiva, com grande parte da sua alimentao baseada nas raes concentradas e menor proporo das pastagens verdes, principal fonte de mega 3 para o gado. Por essa razo enfatizado que, no caso de produtos de origem animal, alm de orgnicos, devem idealmente ser provenientes de criaes extensivas, com a maior participao possvel das pastagens verdes na sua alimentao, utilizando-se as sementes de linhaa como complemento alimentar, por esta possuir altos nveis de mega 3. Para maiores referncias sobre essas pesquisas, ver Servan_Schreiber, 2008: 83-96. 15 Os chamados alicamentos: de acordo com Servan-Schreiber, se certos alimentos da nossa dieta podem servir de adubo para os tumores, outros, ao contrrio, guardam preciosas molculas anticncer. No se trata somente dos tradicionais minerais, vitaminas ou antioxidantes. As descobertas recentes vo bem alm.(2008:126). 16 Alm disso, passei a comer pelo menos um dente de alho por dia, cru e fatiado, misturado ao prato do almoo ou jantar (sem falar no tanto de alho que uso no preparo de quase todos os pratos salgados).
14

12 Beber somente gua filtrada com um filtro a carvo ou de osmose invertida, ou utilizar gua mineral ou de fonte.
Ateno: a gua mineral engarrafada em garrafes plsticos, se exposta ao sol (o que pode ter ocorrido durante o transporte ou armazenamento), pode conter resduos plsticos liberados pelo aquecimento solar.

Evitar ou limitar a ingesto de bebidas alcolicas. De acordo com o INCA, os homens no devem tomar mais do que duas doses por dia, enquanto as mulheres devem limitar-se a uma dose, correspondente a um copo de cerveja ou uma taa de vinho.17 Em linhas gerais, o INCA recomenda que a dieta cotidiana contenha pelo menos cinco pores de frutas, verduras e legumes por dia; que sejam evitadas as frituras, os salgadinhos, carne de porco, carne vermelha com gordura aparente, pele de frango, embutidos (lingias, salsichas e salames) e gordura hidrogenada; e que sejam preferidos os alimentos cozidos e assados (mas no esqueam dos crus!). Ainda segundo o INCA, o azeite realmente uma gordura saudvel, mas no deve ser exposto a altas temperaturas.18

5.3 Fazer atividades fsicas diariamente Nosso corpo no foi feito para ficar tanto tempo parado, como infelizmente muitos de ns costumam ficar. O progresso tecnolgico foi nos retirando, aos poucos, a necessidade das atividades fsicas. fundamental compensar isso pela prtica diria de exerccios, escolhendo sempre que possvel aqueles que nos sejam mais prazerosos (caminhada, dana, natao, corrida, hidroginstica etc.). Nas palavras de Servan-Schreiber,
Existem diversas maneiras de dizermos ns mesmos ao nosso corpo que ele tem importncia, que amado e respeitado. De faz-lo sentir seu prprio desejo de viver. O melhor deix-lo praticar aquilo para que foi concebido: o movimento e a atividade fsica. Numerosos estudos demonstraram que os mecanismos de regulao e de defesa do corpo que lutam contra o cncer [no sentido preventivo ou de tratamento] podem ser estimulados pela atividade fsica. (...) A atividade fsica transforma toda a fisiologia: em primeiro lugar, ela reduz a quantidade de tecido adiposo [formado de gordura], principal local de estocagem de toxinas cancergenas. (...) Toda forma de atividade fsica capaz de reduzir a gordura e com ela seu depsito de contaminadores o primeiro mtodo de desintoxicao do corpo. Alm disso, o exerccio fsico modifica em profundidade o equilbrio hormonal. Ele reduz o excesso de estrgenos e de testosterona que estimulam o crescimento dos cnceres (particularmente os cnceres de mama, de prstata, de ovrio, de tero e de testculo). Reduz tambm a taxa de acar do sangue e, conseqentemente, a secreo de insulina e de IGF (ver captulo 6) que contribuem to dramaticamente para a inflamao dos tecidos e, atravs dela, para a disseminao dos tumores. Ele [o exerccio fsico] age at diretamente sobre as citocinas responsveis pela inflamao, fazendo baixar seu nvel no sangue. Finalmente, a atividade fsica da mesma maneira que a meditao atua diretamente sobre o sistema imunolgico [protegendo o corpo que enfrenta situaes de alto estresse, por exemplo]. (Servan-Schreiber, 2008: 221 e 222)

De acordo com o INCA as atividades fsicas devem ser leves ou moderadas, e podem consistir em iniciativas diversas de movimento, adaptadas rotina de vida de cada um por exemplo, trocar o elevador pelas escadas, levar o cachorro pra passear, cuidar do jardim, varrer a casa, caminhar e
De acordo com o Dr. Gilberto Amorim, oncologista, h estudos que defendem um consumo ainda mais reduzido de bebida alcolica no caso de mulheres que j tiveram um cncer de mama. Nesse caso, o limite recomendado seria de trs doses por semana (uma taa de vinho ou um copo de cerveja por dia, em somente trs dias da semana). 18 O antigo prato tpico brasileiro (arroz ou angu, feijo, legumes, verduras e, dependendo da regio e das condies scioeconmicas, alguma carne ou peixe) j era em si, teoricamente, bem mais equilibrado do que o prato tpico ocidental referido por Servan-Schreiber (europeu e norte-americano principalmente). O que no significa que nossa alimentao tradicional no tivesse tambm seus aspectos negativos, como a presena freqente de frituras, muito arroz branco e massas no integrais, alm das muitas sobremesas... De todo modo, esse padro vem mudando, e as mudanas so para pior, como indicam as pesquisas realizadas pelo Ministrio da Sade, acima mencionadas (a respeito dos atuais hbitos alimentares e do observado aumento na proporo de adultos com excesso de peso e obesidade no Brasil).
17

13 danar, entre outras. O Dr. Servan-Schreiber no defende diretamente que as atividades devam ser leves ou moderadas, mas adverte que certos exerccios podem ser perigosos para portadores de certos tipos de cncer, e que imperativo consultar o oncologista antes de escolher uma forma de atividade fsica adaptada a cada condio. (2008: 225). claro que isso no se aplica no sentido preventivo, no caso de pessoas sadias, quando so basicamente necessrios os exames rotineiros de avaliao cardiovascular e ortopdica. Neste aspecto, recomendado... Fazer de 20 a 30 minutos de atividades fsicas diariamente Tomar sol por cerca de 20 minutos por dia, preferencialmente de manh cedo ou no final da tarde (antes das 10:00 ou depois das 16:00h).19 Alm disso, Servan-Schreiber d algumas dicas fundamentais para o sucesso daqueles sedentrios de longa data, como alguns de ns... Comece suavemente. O importante perseverar em um esforo que nos mantenha no limite de nossas capacidades. No limite, no alm. Faa o exerccio regularmente, faa em todos os lugares. No necessrio fazer muito, o importante que seja regular. Os estudos sobre o cncer de mama mostram que trinta minutos de caminhada em velocidade normal j tem um efeito poderoso sobre a preveno das recadas.20 Tente atividades suaves. Especialmente no caso de pessoas adoecidas, os exerccios como a ioga ou o tai chi, que estimulam o corpo delicadamente, podem ser praticados por quase todos os pacientes (...). No existe estudo indicando que sejam to eficazes quanto as atividades mais vigorosas, mas eles tambm permitem que se mantenha contato com o corpo e suas energias. Faa em grupo. O apoio e o encorajamento dos outros podem nos ajudar a manter a regularidade e a rotina. Divirta-se. Quanto mais ldico e prazeroso for o exerccio mais fcil ser voc continuar. Entre no filme. Mais um conselho de Servan-Schreiber, praticado por ele mesmo: para ajudar na prtica cotidiana da bicicleta ergomtrica ou da esteira em casa, fazer assistindo a um DVD. Durante seu tratamento, ele dividia os filmes em uma parte para cada dia, como se fossem captulos, e s se permitia ver quando praticava o exerccio, mantendo assim o estmulo para continuar. Calcule a dose. Como j explicado, os estudos mostram que a atividade fsica ajuda o corpo a lutar contra o cncer, mas a dose no a mesma para todos os cnceres estudados. As doses so calculadas em uma unidade que se chama MET. Para o cncer de mama, por exemplo, parece que o efeito comea a ser sentido a partir de trinta minutos de caminhada em ritmo normal seis vezes por semana (equivalentes a 9 MET por semana). Para as pessoas que nunca adoeceram e vo praticar o exerccio dirio no sentido preventivo, a dose dever ser calculada de acordo com a idade e o preparo fsico de cada um, a ser avaliado principalmente por um cardiologista, um ortopedista e/ou fisioterapeuta.

O INCA recomenda evitar a exposio prolongada ao sol entre 10:00 e 16:00h; e usar sempre uma proteo adequada, como chapu, barraca ou protetor solar. Se for inevitvel a exposio ao sol durante a jornada de trabalho, usar chapu de aba larga, camisa de manga comprida e cala comprida. 20 Ele observa ainda, no mesmo sentido observado pelo INCA, que no necessrio fazer a caminhada com roupa de ginstica! Caminhar dentro do metr, a caminho do escritrio ou fazendo suas compras tambm serve. bem melhor integrar um pouco de atividade fsica regular do que se esfalfar logo de incio em uma sala de ginstica e nunca mais voltar l! (2008: 227 e 228. Grifos do autor)

19

14 5.4 Meditar diariamente Pesquisas recentes demonstraram que a prtica diria da meditao um dos meios mais eficazes de fortalecimento do nosso sistema imunolgico, pela preservao da nossa paz e harmonia interior. Atravs da meditao, nos reaproximamos de ns mesmos, conectando-nos com a nossa fora vital, com a nossa espiritualidade. Em primeiro lugar, devemos aprender a prestar ateno em nossa respirao, assim como fazemos, instintivamente, quando estamos diante de um evento provocador de alto estresse. No comum, nessas situaes, darmos uma respirada bem funda, lenta, enquanto contamos at mil...? Inconscientemente, ns temos este impulso de buscar em uma respirao mais profunda um tempo para retomar a calma, ou uma pacincia que nos parece se esgotar. exatamente esse reencontro com um estado de calma interior, ou de uma calma que pressentimos existir l no fundo da nossa alma, que a meditao diria pode nos propiciar. Como ensina a sabedoria oriental:
(...) H cinco mil anos, todas as grandes tradies mdicas e espirituais do Oriente como a ioga, a meditao, o tai chi chuan ou o qigong ensinam que possvel retomar as rdeas do ser interior, e de toda sua fisiologia, simplesmente concentrando a mente e prestando ateno na respirao. Sabe-se hoje, por numerosos estudos, que esse domnio uma das melhores maneiras de restabelecer a harmonia em nossa fisiologia e, conseqentemente, de estimular as defesas naturais do corpo. No que consiste ele? A primeira etapa de todo o processo de domnio da fisiologia consiste em aprender a focalizar a ateno e a volt-la para dentro de si. pouco dizer que no temos treino. Tudo nos nossos modos de vida habituais nos desvia desse caminho. (...) Muitos de ns nos tornamos estranhos ao nosso mundo interior, perdidos no meio de tudo que nos parece urgente e mais importante: os e-mails, os programas de televiso, as ligaes telefnicas. (...) Temos necessidade de comear a nos encontrar.(Servan-Schreiber, 2008:192,193)

Servan-Schreiber refere-se ao ltimo livro do bilogo Jon Zabat-Zinn, Coming to our senses (Chegando aos sentidos), onde ele sublinha que quanto mais se est conectado ao mundo, menos se est conectado prpria interioridade.
Zabat-Zinn insiste sempre na coisa mais importante e mais ignorada pelas pessoas que sofrem de uma doena crnica: passar um tempo, todos os dias, sozinho consigo mesmo, um ato radical de amor. Nada menos. Como na grande tradio dos xams que prescrevem sempre um ritual de purificao para ser praticado sozinho, a condio essencial para comear a harmonizar as foras de cura internas do corpo. Na ioga, na meditao, no qigong ou no mtodo de coerncia cardaca que freqentemente utilizo comigo e com meus pacientes, a porta de entrada para a interioridade e para o controle das funes sutis do corpo a respirao. (...) (...) A respirao a nica funo visceral que ao mesmo tempo totalmente autnoma vis--vis o esprito consciente (como a digesto ou os batimentos do corao, a respirao ocorre mesmo que no pensemos nela) e facilmente controlvel pela vontade. Ela est precisamente na interface entre a conscincia e as funes viscerais que so os artesos de toda nossa sade. O centro da respirao, situado na base do crebro, sensvel a todas as molculas os neuropeptdeos de que fala Candace Pert que so permutadas permanentemente entre o crebro emocional e todos os rgos do corpo, sistema imunolgico inclusive. Ao nos conectarmos com a respirao, ns nos aproximamos da pulsao das funes corporais vitais e as interligamos com o pensamento. Felizmente, no indispensvel acreditar nisso para obter o benefcio. (2008: 194, 196)

Nesse sentido recomendado: Praticar diariamente um mtodo de autocentragem e tranqilidade: ioga, coerncia cardaca, meditao em plena conscincia, qigong, tai chi etc. No caso da meditao, recomendado praticar pelo menos cerca de 10 minutos pela manh e mais 10 minutos no final do dia de atividades.21
Para maiores informaes sobre a prtica desses mtodos de autocentragem e tranqilidade, ou mtodos anti-estresse, ver o site http://www.lanutrition.fr/bien-dans-sa-sante/bien-etre/le-stress/4-methodes-anti-stress-100-naturelles.html, assim como o da organizao Brahma Kumaris Brasil, http://www.bkwsu.org/brazil/index_html?set_language=pt (este ltimo para a prtica da meditao).
21

15 A seguir, uma descrio detalhada do modo como Servan-Schreiber vem orientando esse trabalho com a respirao, com ele mesmo e com seus pacientes. Acho que pode nos ajudar muito, pelo menos para comear...
Comeamos por nos sentar confortavelmente, com as costas eretas [utilizar um apoio, se necessrio, para ficar bem confortvel], dando total liberdade de movimento coluna de ar que desliza das narinas para a garganta, depois pelos brnquios, depois at o fundo dos pulmes antes de fazer o caminho inverso. O mestre tibetano Sogyal Rinpoch fala de uma posio digna. Bastam duas grandes respiraes lentas e profundas, acompanhadas de toda nossa ateno, para sentir que alguma coisa se distende em ns. Uma espcie de conforto, de leveza, de suavidade se instaura no peito, nos ombros. Aprendemos ento, no decorrer das sesses, a deixar ao mesmo tempo a respirao ser guiada pela ateno e a ateno repousar sobre a respirao. O esprito se torna como uma folha pousada sobre uma superfcie de gua, subindo e descendo ao longo das ondas que passam, levada por elas. A ateno acompanha a sensao de cada inspirao, e se deixa levar pela longa expirao do ar que deixa o corpo com suavidade, lentido, graa, at o final de seu trajeto, at que no haja mais do que um mnimo filete de ar, muito pouco perceptvel. Depois uma pausa. Aprendemos a nos deixar fluir nessa pausa, cada vez mais profundamente. Freqentemente, a que nos sentimos mais prximos de nosso corpo ntimo. Com um pouco de prtica, sente-se o corao batendo para sustentar a vida, como ele faz incansavelmente h tantos anos. E depois, no final dessa pausa, sem que tenhamos que fazer o menor esforo salvo prestar ateno , uma pequena centelha se acende sozinha e desencadeia uma nova inspirao. a prpria centelha da vida, que est sempre em ns e que descobrimos s vezes pela primeira vez. Inevitavelmente, nossa mente se deixa distrair dessa tarefa ao final de alguns minutos e nos atrai para o mundo exterior: as preocupaes do passado ou as obrigaes do futuro. A arte desse ato radical de amor consiste em fazer o que ns faramos por uma criana que tem necessidade de toda nossa ateno: reconhecer a importncia dos outros pensamentos, prometer-lhes com benevolncia nossa ateno ao chegar o momento, e voltar quele que precisa de ns no instante presente no momento, ns mesmos. Quando se ensina essa prtica bastante simples e despojada a um grupo de pacientes, no raro ver lgrimas correndo sobre alguns rostos. Como se as pessoas estivessem descobrindo pela primeira vez a benevolncia e a calma. Elas descobrem com emoo tudo de que foram durante muito tempo privadas e que se agita ao mesmo tempo dentro de suas conscincias: a suavidade imensa da ateno, a conscincia da grande falta que ela lhes fez e a embriaguez de poder comear a dispor dela vontade! Em seguida aprende-se que se pode ter acesso, a qualquer momento, suavidade e calma descobertas no final da expirao. Com um pouco de prtica, vamos utiliz-la quando estivermos numa fila de supermercado, no engarrafamento ou sob as crticas de um colega de escritrio. Basta voltar a ateno para uma longa expirao e para a pausa que vem no final para que nos reconectemos com essa fonte de vida e de paz constantemente disponvel dentro de ns. (ServanSchreiber, 2008: 194 e 195).

Existem muitas formas diferentes de meditar, e todas elas podero ter um efeito benfico para nossa paz e harmonia interior. Servan-Schreiber (2008: 206) enfatiza que o mais importante no uma tcnica especfica, nem uma maneira exata de aplic-la...
O que parece essencial e til para a mobilizao das foras do organismo renovar todos os dias, de forma sincera, o contato, a disposio favorvel e o mximo de calma com o que h de profundo e de melhor dentro de cada pessoa. Com a fora vital que vibra em toda parte dentro do nosso corpo. E saud-la com respeito.

A referida organizao Brahma Kumaris, de origem indiana, possui sedes aqui no Rio de Janeiro (e em muitas outras cidades, no Brasil e em todo o mundo), e promove regularmente cursos, oficinas, palestras e vrias outras atividades voltadas prtica da meditao Raja Yoga.22

22

Para maiores informaes quanto s atividades desenvolvidas, os princpios que as norteiam e os endereos do Brahma Kumaris no Brasil, ver o site acima mencionado (http://www.bkwsu.org/brazil/index_html?set_language=pt).

16 H muito que se aprender com eles, mas para mim, pessoalmente, o mais importante at o momento foi aprender que conectar-se com a prpria fora vital, no sentido proposto por Servan-Schreiber, significa tambm conectar-se com a espiritualidade divina, que existe dentro de ns, e da qual temos em geral to pouca conscincia.23 Como ele sublinha ao longo do livro, de fato tudo na nossa cultura nos puxa para longe dessa conscincia, reforando nossa identidade como algo que se restringe ao plano material. Na Brahma Kumaris, aprendemos, em sentido exatamente inverso, a importncia de ampliarmos nossa conscincia para alm da nossa corporalidade fsica. Para finalizar essa parte, gostaria de compartilhar com vocs uma pequena orao que escrevi, buscando expressar essa percepo. Ela tem me ajudado a me concentrar, diariamente, ao iniciar a meditao matinal.

Meu Pai do Cu, me ajuda a aumentar minha conscincia de pertencer ao seu mundo. Um mundo de paz, de luz, de pureza de esprito, de generosidade e de amor. Amor, no sentido maior da palavra: amor pela humanidade; amor pelos prximos e pelos distantes; amor por toda a natureza terrena e espiritual. Um mundo onde no cabem o orgulho e a vaidade, mas sim o desejo de amor e de respeito dignidade pessoal. O mundo de onde eu vim e para onde voltarei, quando cumprir com as minhas misses nessa vida terrena. Com a sua beno, Senhor. Que essa conscincia aumente em cada momento da minha vida, especialmente nos momentos mais difceis. E que eu possa alcanar a plenitude da minha verdade. (tempo de silncio interior, agradecendo s entidades espirituais s quais me sinto especialmente ligada, pedindo tambm a sua proteo, para mim e para todos vocs) Que a luz divina espiritual permeie todo o nosso corpo astral, o nosso corpo etrico e o nosso corpo fsico. Equilibrando as nossas emoes, fortalecendo a nossa energia vital, e fortalecendo o nosso sistema imunolgico. Graas a Deus. (silncio interior, iniciando a meditao, mantendo a ateno concentrada na respirao e na luz espiritual que cobre a todos ns nesse momento)

Para mim, encontrar-se com a prpria interioridade significa, nesse sentido, encontrar-se com Deus, que pode ser entendido como essa centelha de luz e de vida que habita cada um de ns, independente de nossas crenas religiosas ou mesmo de termos qualquer tipo de crena: essa paz e luz interior estaro l, dentro de ns, sempre o que pode mudar o modo como conseguimos (ou no) entrar em contato, ou simplesmente ter conscincia da sua existncia. Existem muitos caminhos possveis para se conseguir isso; e para aqueles que se consideram ateus, peo que se permitam, ou pelo menos tentem, pensar a espiritualidade e o divino para alm do que nos ensinam os dogmatismos religiosos.

23

17 5.5 Libertar-se dos sentimentos de impotncia O sentimento de impotncia alimenta o cncer: este talvez seja um dos aprendizados mais importantes no sentido da preveno da doena. Nenhum de ns tem o poder de impedir que surjam em nossas vidas freqentes situaes de estresse, mas todos ns podemos aprender a lidar com essas situaes de maneira a no se deixar abater. Em outras palavras, talvez no possamos evitar certas dificuldades e aborrecimentos, mas certamente podemos definir o quanto (e por quanto tempo) eles ocuparo a nossa ateno e a nossa alma. mais um aprendizado a ser enfrentado, e pela sua importncia, todo esforo valer a pena.
(...) Curar as velhas feridas resulta em liberar a energia consumida na luta contra a dominao do passado. Mas o que pensar dos acontecimentos da vida cotidiana, das agendas complicadas, dos tratamentos por vezes assustadores? Quando nos deixamos tomar pelo medo ou pela impotncia, diante dos golpes do presente ou do peso do passado, nossas reaes so acompanhadas de alteraes na nossa fisiologia que prejudicam as defesas contra o cncer. O importante no evitar o estresse a qualquer preo impossvel , mas aprender a relaxar as tenses regularmente, e, com a ajuda da experincia, deix-las escorrer o mximo possvel sobre ns como a gua sobre as penas de um pato. Nos momentos mais difceis da minha vida, me lembrei muitas vezes de uma frase do Dalai-Lama que me ajudou a manter o rumo do essencial. Quando um jornalista lhe perguntou se a invaso de seu pas pela China, a destruio dos templos, a priso e a tortura sofridas por muitos de seus amigos no seriam razes suficientes para perturbar sua serenidade, ele respondeu: Os chineses me tiraram tudo. No vou ainda por cima deix-los tomar minha alma!. Ento, como fazer para preservar a alma quando a vida se abate duramente sobre ns? Para esta pergunta como para a doena, podemos nos referir lio das grandes tradies xamanistas que sempre apelaram para a capacidade que a mente tem de se revigorar nas fontes profundas do corpo. (Servan-Schreiber, 2008: 190)

Pesquisas em laboratrio, utilizando-se de cobaias, vm demonstrando o impacto do sentimento de impotncia sobre a imunologia. Como esta, a seguir descrita, realizada em um laboratrio da Universidade da Pensilvnia sob a coordenao de Martin Seligman. Embora choque pela crueldade com os animais, essa experincia chegou a uma demonstrao nesse sentido super importante.
[Nesse laboratrio], ratos receberam o transplante de uma quantidade precisa de clulas cancerosas conhecidas por induzir um cncer mortal em 50% dos casos. Uma parte desses ratos foi deixada em seguida por conta prpria, e efetivamente, ao cabo de trs meses, a metade deles tinha sido consumida pela doena. Um segundo grupo foi submetido, adicionalmente, a pequenos choques eltricos dos quais podia-se aprender a escapar apoiando-se sobre uma alavanca dentro da gaiola. Finalmente, um terceiro grupo recebeu o mesmo nmero de choques, mas no podia fazer nada para evit-los. Os resultados, publicados na revista Science, no podem ser mais claros: um ms aps o implante, 63% dos ratos que tinham aprendido a controlar a situao tinham rejeitado o tumor. Eles se saram ainda melhor do que os que tinham sido deixados tranqilos! Em compensao, somente 23% dos que no tiveram nenhuma possibilidade de reagir superaram o cncer. Nos ratos que no podiam fazer nada para vencer, o sentimento de impotncia tinha acelerado a progresso do tumor. A lio desta pesquisa crucial. No o estresse em si os choques eltricos que a vida nos apresenta que favorece a progresso do cncer. nossa maneira de responder a ele, notadamente os sentimentos de abandono, impotncia e desequilbrio interior que nos invadem diante das provaes. (Servan-Schreiber, 2008: 169).

Os mecanismos biolgicos responsveis pelas observaes realizadas nessa pesquisa so estudados em um ramo cientfico relativamente novo (e fascinante): a psiconeuroimunologia.
Nos ltimos vinte anos, um novo domnio cientfico surgiu para estudar explicitamente o elo entre os fatores psicolgicos e a atividade do sistema imunolgico. Trata-se da psiconeuroimunologia. Detalhemos as trs dimenses que compem esta nova abordagem. Quando temos a sensao de que nossa vida no est mais administrvel [como no caso dos ratos sem opo de fugir dos choques], ou est nos trazendo mais sofrimento do que alegria ( o aspecto psico), nosso crebro libera hormnios do estresse como a noradrenalina e o cortisol. Eles ativam o sistema nervoso, aceleram o ritmo cardaco, fazem subir a presso arterial, tensionam os msculos para que estejam

18
prontos para o esforo ou para aparar os golpes (aspecto neuro). Ora, sabe-se hoje que seu efeito se faz sentir bem alm. Essas mesmas substncias qumicas que ativam os reflexos neurolgicos e viscerais do estresse agem tambm sobre as clulas do sistema imunolgico. Com efeito, os glbulos brancos tm receptores na sua superfcie que detectam o que se passa dentro do crebro emocional e reagem em funo dessas oscilaes. Algumas dessas clulas comeam a liberar citocinas e quemocinas inflamatrias. Por outro lado, as clulas NK [Natural Killer, importantes clulas do nosso sistema imunolgico] so bloqueadas pela noradrenalina e pelo cortisol. Elas permanecem passivamente coladas na parede dos vasos, em vez de atacar os vrus que penetraram no organismo ou as clulas cancerosas que proliferam nas proximidades. a subdiviso imunologia dessa nova cincia. (Servan-Schreiber, 2008: 175).

Ento, como no temos o poder de eliminar de nossas vidas os fatores de estresse, torna-se fundamental desenvolvermos nossa capacidade de lidar com eles, estimulando o nosso desejo de viver, o nosso impulso para a vida:
Em todas as culturas e em todas as pocas (...), a arte que consiste em guiar os doentes em direo sade foi praticada por indivduos excepcionais chamados de curandeiros ou xams. De um continente a outro (...), suas prticas so extraordinariamente similares. Como se se tratasse de um dos raros aspectos universais da cultura humana da mesma maneira que o tabu do incesto. No cerne desse ensinamento imemorial, descobre-se um princpio invarivel: o tratamento do paciente dever ser focalizado menos nos sintomas fsicos do que em seu impulso vital. Para fazer isso, cada tradio xamanista utiliza mtodos especficos que visam libertar o doente dos demnios que o ameaam (...), a fim de permitir alma daquele que sofre reencontrar sua integridade. (...) os psicoterapeutas que trabalham hoje com pacientes com cncer perceberam, tambm eles, a importncia de reativar nessas pessoas o desejo de viver. A primeira etapa consiste, em geral, em rever e curar os traumas do passado cujas feridas mal cicatrizadas continuam a drenar a fora vital. Durante a segunda etapa preciso ensin-las a cultivar o bem estar e a chama sempre acesa no fundo de si. (Servan-Schreiber, 2008: 179)

Em sua viso, existem muitas maneiras de cultivar essa fora e essa chama, e ele descreve detalhadamente as que experimentou nele prprio e em seus pacientes, obtendo bons resultados (sua formao em neuropsiquiatria). No h como reproduzir aqui todas as suas explicaes, mas as orientaes que nesse sentido se destacam so: Procurar resolver os traumas passados, buscando ajuda sempre que sentir necessidade (seja com um terapeuta profissional, psiclogo ou psicanalista, seja no dilogo com entidades espirituais nas quais acredite, sacerdotes, mestres etc., ou simplesmente com um grande amigo ou uma grande amiga importante no se obrigar a dar conta de todas as dificuldades sozinha(o), e se permitir pedir ajuda!!!). Aprender a acolher as prprias emoes: inclusive o medo, a tristeza, o desespero e a raiva (aqui tambm, o mais importante a tolerncia e a boa vontade, seja com as suas prprias dificuldades e limitaes, seja com as dificuldades e limitaes das pessoas que lhe cercam). Aprender a deixar as emoes se dissiparem sem se prender a elas deixando-as escorrer como gua sobre as penas de um pato... Encontrar uma pessoa com quem possa compartilhar as emoes. Encontrar-se diariamente consigo mesmo, durante a meditao, com todo o carinho e a ateno que voc merece.

19 Para concluir, reproduzo a seguir duas tabelas-sntese produzidas por Servan-Schreiber, que me parecem importantes para nos ajudar a reter as principais informaes do seu livro: 1. O que inibe e o que encoraja as clulas imunolgicas
Inibe Dieta ocidental tradicional (pr-inflamatria) Emoes reprimidas Depresso e amargura Isolamento social Negao da verdadeira identidade (por exemplo, a homossexualidade) Encoraja Dieta mediterrnea, cozinha indiana, cozinha asitica Emoes expressas Aceitao e serenidade Apoio dos amigos e da famlia Aceitao de si, com seus valores e sua histria

Sedentarismo Atividade fsica regular As diferentes pesquisas sobre as atividades dos glbulos brancos mostram que eles reagem alimentao, ao meio ambiente, atividade fsica e vida emocional (captulos 4 e 9). Servan-Schreiber, 2008.

2. Escolher os alimentos em funo do ndice glicmico


Elevado (reduzir ou evitar) Acares: branco ou mascavo, mel, xarope de bordo (maple syrup), de milho, dextrose Farinhas brancas: po branco, massas (muito cozidas), arroz branco, muffins, bagels, bolos, biscoitos de arroz, cereais de caf da manh refinados e adoados Batata, principalmente pur (salvo batata da variedade Nicola), flocos de milho, cereais base de arroz (e a maior parte dos outros cereais de caf da manh) Gelias, frutas cozidas com acar, frutas em calda Baixo (preferir) Extratos adoantes naturais: adoante Stevia, xarope de agave, xilitol, glicine, chocolate amargo (mais de 70% de cacau) Cereais integrais e misturados: po multigro (no apenas trigo) e feito com fermento biolgico, arroz integral ou basmati, massas e macarres cozidos al dente (preferir massas semi-integrais ou base de mistura de cereais), quinoa, aveia, milhete, trigo sarraceno Batatas doces, inhames, lentilhas, ervilhas, feijes Flocos de aveia (mingau), msli, All Bran, Special K Frutas em estado natural, principalmente mirtilo, cereja, framboesa, que ajudam a regular a glicemia (pode-se acrescentar um fio de xarope de agave para adoar, se necessrio) gua com suco de limo ou temperada com tomilho, slvia, casca de laranja ou de tangerina orgnica Ch verde, que age diretamente contra o cncer (sem acar ou com xarope de agave) Uma taa de vinho por dia durante uma refeio Alho, cebola e cebolinha, misturados aos outros alimentos, contribuem para reduzir picos de insulina

Bebidas aucaradas: sucos de fruta industrializados, refrigerantes

lcool entre as refeies

Numerosos estudos mostram que o boom do consumo de acar contribui atravs da exploso da taxa de insulina em nosso organismo para a epidemia de cncer. preciso portanto evitar os alimentos de ndice glicmico elevado e privilegiar os que tm um ndice glicmico baixo (captulo 6). Servan-Schreiber, 2008.

20 Aprenda a calcular o seu ndice de Massa Corporal As propores de excesso de peso so calculadas de acordo com o ndice de Massa Corporal (IMC). Qualquer pessoa pode descobrir qual o prprio estado nutricional com base no peso e na altura. A classificao do estado nutricional vale para quem tem de 20 a 60 anos. Para se obter o IMC, deve-se dividir o peso (em quilos) pela altura (em metros) elevada ao quadrado.24

IMC = . P (peso em quilos) . A (altura em metros x altura em metros)

IMC (kg/m) Menor que 18,49 18,5 a 24,99 25 a 29,99 Maior ou igual a 30

Estado Nutricional Baixo peso Peso adequado Sobrepeso* Obesidade*

* Considera-se excesso de peso IMC a partir de 25 kg/m, o que inclui sobrepeso e obesidade.

24

Fonte: Ministrio da Sade, Vigitel 2010.

21 Referncias Anticncer: prevenir e vencer usando nossas defesas naturais. David Servan-Schreiber. Rio de Janeiro: Objetiva, 2008. Brahma Kumaris Brasil. Sedes no Rio de Janeiro: Copacabana, Laranjeiras, Tijuca, e ainda nas cidades de Niteri e Miguel Pereira. Ver endereos e outras informaes em http://www.bkwsu.org/ brazil/index_html?set_language=pt Cncer: a informao pode salvar vidas. INCA/SUS/Secretarias Municipais e Estaduais de Sade/Ministrio da Sade. Gentica no destino. Reportagem de Duda Teixeira e Carolina Romanini para a revista Veja. Editora Abril, edio 2109, ano 42, n 16, 22 de abril de 2009. Mdicos citados na reportagem de Veja (geneticistas com pesquisas sobre epigentica): Mayana Zatz e Carlos Menck (Universidade de So Paulo), Salmo Raskin (Sociedade Brasileira de Gentica Clnica), Randy Jirtle e David Goldstein (Universidade Duke, E.U.A.), Moshe Szif (Universidade McGill, Canad) e Michael Skinner (Universidade de Washington). Guia alimentar para a populao brasileira: promovendo a alimentao saudvel. Ministrio da Sade, Secretaria de Ateno Sade, Departamento de Ateno Bsica. Braslia: Ministrio da Sade, 2008. A Histria das Coisas. Verso dublada em portugus do documentrio The Story of Stuff, escrito e narrado por Annie Leonard; produzido por Free Range Studios, Tides Foudation e Funders Workgroup for Sustainable Production and Consumption. Veja www.storyofstuff.com. Verso brasileira idealizada pela comunidade Permacultura (Orkut-BR), realizada nos Estdios Gavi New Track. Direo Fbio Gavi, locuo Nina Garcia e adaptao de texto Denise Zepter. Veja o vdeo em http://video.google.com.br/videoplay?docid=-7568664880564855303&ei=CiQTS8 WiFpDnlQekmfitDg&q =historia+das+coisas&hl=pt-BR# Obsolescncia Programada. Dirigido e realizado por Cosima Dannoritzer. Produzido por Arte France, Televisin Espaola e Televisin de Catalunya. Verso em espanhol encontrada em http://www.youtube.com/watch?v=QosF0b0i2f0. Site criado pelo Dr. Servan-Schreiber: www.guerir.org "Vamos esperar os cadveres para agir contra o celular?". Entrevista com a cientista epidemiologista Devra Davis, 64 anos. Folha de So Paulo, 07 de novembro de 2010. Vigilncia de Fatores de Risco e Proteo para Doenas Crnicas por Inqurito Telefnico (Vigitel), coordenao de Deborah Malta. Secretaria de Vigilncia em Sade, Ministrio da Sade, 2010. Ver notcia recente (18/04/2011) a respeito dessa pesquisa no link abaixo: http://portal.saude.gov.br/portal/aplicacoes/noticias/default.cfm?pg=dspDetalheNoticia&id_area=124& CO_NOTICIA=12459

22 Endereos para a compra de produtos orgnicos Rede Ecolgica


A Rede Ecolgica uma organizao de consumidores que fomenta o consumo tico, solidrio e ecolgico. Nascida em 2001, realiza desde ento compras coletivas de produtos orgnicos a preos acessveis, em interao direta com pequenos produtores agroecolgicos. Os associados selecionam seu pedido a partir de uma lista digital e semanalmente buscam suas compras de legumes, verduras e frutas, em seus respectivos ncleos. Uma vez ao ms buscam produtos secos, tais como arroz, feijo, farinha de trigo, fub, gergelim etc. A Rede possui ncleos no Rio (nos bairros da Urca, Botafogo, Humait, Santa Teresa, Grande Tijuca/Vila Isabel e Recreio dos Bandeirantes); e em Niteri. Ver endereos completos dos ncleos, lista de produtos e outras informaes em http://www.redeecologicario.org/

Feiras no Rio de Janeiro e em Niteri:


Feira da Glria A mais antiga feira orgnica da cidade, que acontece aos sbados de manh na Praa do Russel (at as 13:00h). Atualmente integra o Circuito Carioca de Feiras Orgnicas, iniciativa nascida de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econmico Solidrio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro SEDES, com a Associao de Agricultores Biolgicos do Estado do Rio de Janeiro ABIO. Comercializam alimentos saudveis, produzidos sem agrotxicos ou adubos qumicos, de acordo com as normas de preservao ambiental. Na feira encontra-se legumes, verduras, frutas, ovos, queijos, pes, bolos, compotas, gelias e mel, vendidos diretamente por quem produz, sem qualquer tipo de intermediao, a preos justos. As produtoras e produtores so ligados ABIO. Feira do Flamengo Praa Jos de Alencar. Rua Marques de Abrantes, esquina com So Salvador Teras-feiras de 07:00 s 13:00h Feira de Botafogo Rua So Clemente esquina com Muniz Barreto Sbados das 07:00 s 13:00h Feira de Copacabana (integra o Circuito Carioca de Feiras Orgnicas) Bairro Peixoto, todos os sbados, das 08:00 s 14:00h Feira de Ipanema (Circuito Carioca de Feiras Orgnicas) Praa Nossa Senhora da Paz (no lado voltado para a Rua Baro da Torre), todas as teras, das 9:00h s 14:00h Feira do Leblon (Circuito Carioca de Feiras Orgnicas) Praa Antero de Quental, todas as quintas feiras, das 8:00h s 14:00h Feira do Jardim Botnico (Circuito Carioca de Feiras Orgnicas) Praa da Igreja So Jos da Lagoa, todos os sbados, das 8:00 s 14:00 horas. Feira Orgnica dos Astros (Circuito Carioca de Feiras Orgnicas) Planetrio da Gvea. Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100, aos sbados de manh. Feira Agroecolgica da UFRJ Restaurante Universitrio da UFRJ, Ilha do Fundo. Nessa feira, h venda direta da produo de agricultores familiares orgnicos do Rio de Janeiro (Coopag e Serorganico) para a comunidade universitria. Acontece uma vez por semana. Feira da Barrinha Rua Professor Miranda, 65, Barra da Tijuca, todas as teras-feiras pela manh.

23
Feira do Itanhang Estrada da Barra da Tijuca, 2010 (em frente ao Itanhang Golf Club), aos domingos, das 8:00 s 13:00h Feira de Campo Grande Rua Marechal Dantas Barreto 95, Centro, Campo Grande, todos os sbados, das 7:00 s 13:00h Feira do Campo de So Bento Campo de So Bento. Icara, Niteri, todas as quintas-feiras pela manh. Feira de Itaipu Estrada de Itaipu, esquina com a Avenida Central. Itaipu, Niteri, todos os sbados pela manh. Feira do Horto do Fonseca Alameda So Boaventura, Horto. Fonseca, Niteri, todas as teras-feiras pela manh. Feira Ponto Org - Produtos Vale das Palmeiras Rua Ministro Otvio Kelly, 231. Jardim Icara, Niteri, todos os sbados, das 8:00h s 15:00h horas Telefone: (21)2611-6859

Vous aimerez peut-être aussi