Vous êtes sur la page 1sur 2

Dosagem de Vitamina C

A vitamina C, tambm conhecida como cido L ascrbico, foi isolada pela primeira vez sob forma de p cristalino branco, em 1922, pelo pesquisador hngaro Szent-Gyolgi. Por apresentar comportamento qumico fortemente redutor, tem funo protetora, como antioxidante, na acumulao de ferro na medula ssea, bao, fgado e na sntese de colgeno (protena do tecido conjuntivo e sseo); na manuteno da resistncia a doenas bacterianas e virais, na formao de ossos e dentes, na manuteno dos capilares sanguneos entre outras. A deficincia de vitamina C no organismo humano causa escorbuto, uma doena caracterizada por mudanas patolgicas nos dentes e nas gengivas. Uma caracterstica primria do escorbuto uma mudana do tecido conjuntivo. Esto no reino vegetal as fontes mais importantes de cido ascrbico, representadas por vegetais folhosos (brcolis, folha de mandioca, couve, nabo, inhame), legumes ( pimentes amarelos e vermelhos) e frutas ( cerejadoPar, caju, goiaba, manga, laranja, acerola e camu camu, caj, limo, etc).

Fundamento do mtodo
A adio de iodo soluo de amido desenvolve uma colorao azul intensa, pelo fato do iodo formar um complexo com a frao do amido chamada de amilose, que se encontra espiralada e quando esta soluo aquecida a cor desaparece, porque a hlice se desfez. Graas a sua propriedade antioxidante, a vitamina C promove a reduo do iodo a iodeto em soluo aquosa e na ausncia de metais pesados incolor. Dessa forma, quanto mais cido ascrbico um determinado alimento contiver, maior ser a quantidade de gotas da soluo de iodo necessria para obter a colorao azul. C6H8O2 + I2 cido Ascrbico Iodo C6H6O6 2 HI + cido Deidroascrbico cido Ioddrico

Materiais e Reagentes
Comprimido de vitamina C Bqueres ou Erlenmeyers Soluo iodo a 1g% Bales Volumtricos Sucos de frutas variados gua Destilada Soluo padro de cido ascrbico 100mg% Bureta Soluo de amido a 1g% Termmetro Pipetas de 10 mL Uma fonte de calor (aquecedor eltrico, bico de busen ou lamparina a lcool)

Soluo de amido a 1g% Dissolver 5 g de amido q.s.p - 500 mL de gua destilada. Soluo padro n1 de cido ascrbico a 100 mg% Dissolver 100 mg de cido ascrbico quantidade suficiente para 100 mL de gua destilada. Soluo padro n2 de um medicamento a 100 mg% Dissolver o comprimido de vitamina C de 500 mg q.s.p - 500mL de gua destilada. Soluo de iodo a 1 g% Dissolver 1 g de iodo q.s.p -100 mL de gua destilada.

Procedimento
Titular gota a gota, a soluo de iodo no bquer n1, agitando constantemente, at que aparea colorao azul. Anote o volume adicionado (neste caso, uma gota em geral suficiente). Repita o procedimento para o bquer n2. Anote o volume necessrio para o aparecimento da cor azul. Caso a cor desaparea, continue a adio de gotas de iodo at que ela persista. Repita o procedimento para os bqueres que contm as diferentes amostras de suco, anotando para cada uma delas o volume gasto. Bqueres Soluo de Sol.Padro Sol.Padro n2 Amido 1g% n1 de Ac. de Vit. C Ascrbico 100mg% (comprimido) 20 mL 20 mL 20 mL 20 mL 20 mL 20 mL ---5 mL ---------------------------5 mL Sucos de Vol.gasto Frutas da Sol.de diversos Iodo 1 g% ------5 mL 5 mL 5 mL ----

N 1 N 2 N 3 N 4 N 5 N 6

C = Concentrao de cido ascrbico em mg/100mL. VA = Volume gasto da sol.de iodo na titulao da amostra. VB = Volume gasto da sol.de iodo na prova em branco. VP = Volume gasto da sol.de iodo na soluo padro.

VA V B C= VP

Perguntas Orientadoras
1-Qual dos sucos utilizados apresentou maior teor de vitamina C? 2-Com relao as solues padres utilizadas quais foram os resultados? Comente. 3-O comprimido de vitamina C est com a dosagem indicada na embalagem? 4-O suco que estava congelado apresentou o mesmo teor de vitamina C que o preparado no laboratrio? 5-Existe diferena na quantidade de vitamina C quando uma fruta est verde ou madura?

Vous aimerez peut-être aussi