Vous êtes sur la page 1sur 2

As Vantagens da Implantao da Gesto por Competncias

O modelo de Gesto por Competncias visa alcanar os objetivos da Organizao atravs do alinhamento da Misso, Viso e Valores; as estratgias do Negcio com as estratgias do Capital Humano. Para que esse modelo Gerencial traga os resultados esperados, necessrio que as organizaes definam as necessidades a mdio e longo prazo, garantindo assim o alinhamento com o plano estratgico. Ter a clareza e foco no futuro uma questo de sobrevivncia organizacional. A Gesto por Competncias a integrao de idias, conceitos e prticas de Gesto de Pessoas. Desta forma, impossvel pensar num RH Departamental, mas sim num RH Estratgico e Integrado. A maior dificuldade de implantao da Gesto por Competncias nas organizaes est justamente na resistncia do prprio RH. No entanto, tais dificuldades podem ser vencidas atravs de discusses sobre este novo modelo de Gesto, palestras, cursos externos, entre outros. Quanto mais difundida a Gesto por Competncias, maior ser o comprometimento, o entendimento e a aceitao de todos os envolvidos. A implantao do Modelo de Gesto por Competncias influenciada por diversos fatores que iro permitir o avano nesse processo. Por exemplo: Plano estratgico da Organizao; nvel de maturidade gerencial e da rea de RH; sistemas informatizados e integrados de Gesto de Pessoas; prontido e disponibilidade para mudanas. Um ponto fundamental nesta etapa a negociao de responsabilidades, com a participao direta e apoio da direo, definindo o papel do RH como facilitador do processo. As principais ferramentas da Gesto por Competncias so:

Mapeamento e Mensurao por Competncias; Seleo por Competncias; Avaliao por Competncias; Plano de Desenvolvimento por Competncias; Plano de Cargos e Salrios.

Os benefcios do modelo de Gesto por Competncias so imediatos. A cada etapa do processo os ganhos podem ser observados. medida que este processo vai avanando, os ganhos surgem atravs:

da otimizao e agilidade dos processos do RH; da definio do perfil CHA (Conhecimentos/Habilidades/Atitudes) de cada cargo da organizao; do comprometimento dos nveis de direo numa reviso disciplinada dos talentos de liderana; da continuidade da liderana e sustentao aos planos de carreira; da reduo de problemas de transio e preveno de promoes prematuras; do alinhamento dos investimentos em treinamento s metas estratgicas da organizao; do enriquecimento do perfil dos colaboradores, potencializando os seus resultados; do alinhamento dos sistemas de seleo entre muitos outros resultados de valor.
Postado por: Andria Silveira www.gestaoporcompetencias.com.br

Vous aimerez peut-être aussi