Vous êtes sur la page 1sur 5

1-Ginstica Laboral - Principais Benefcios

Ginstica laboral o conjunto de prticas de exerccios fsicos realizados no ambiente de trabalho (donde o qualificativo laboral), com a finalidade de colocar previamente cada pessoa e todos da equipe ou grupo de trabalho bem preparadas para o exerccio do labor dirio. Usualmente baseia-se em tcnicas de alongamento, distribudas pelas vrias partes do corpo, dos membros, passando pelo tronco, cabea, sendo, de ordinrio, orientada ou supervisionada por um fisioterapeuta ou educador fsico. Fisiolgicos Possibilita melhor utilizao das estruturas osteo-mio-articulares, como maior eficincia e menor gasto energtico por movimento especifico. Promove o combate e preveno das doenas profissionais. Promove o combate e preveno do sedentarismo, estresse, depresso, ansiedade... Melhora da flexibilidade, fora, coordenao, ritmo, agilidade e a resistncia, promovendo uma maior mobilidade e melhor postura. Promove a sensao de disposio e bem estar para a jornada de trabalho Reduo da sensao de fadiga no final da jornada Contribui para a promoo da sade e da qualidade de vida do trabalhador Propicia atravs da realizao dos exerccios caractersticas preparatrias, compensatrias e relaxantes no corpo humano Bem como os principais benefcios fisiolgicos relacionados ao exerccio sobre os sistemas cardaco, respiratrio, esqueltico, entre outros bem documentados nas evidncias cientficas. Psicolgicos Motivao por novas rotinas Melhora do equilbrio biopsicolgico Melhora da auto-estima e da auto-imagem Desenvolvimento da conscincia corporal Combate s tenses emocionais Melhora da ateno e concentrao as atividades desempenhadas

Sociais Favorece o relacionamento social e trabalho em equipe Melhoria das relaes interpessoais Empresarias Reduo dos gastos com afastamento e substituio de pessoal Diminuio de queixas, afastamentos mdicos, acidente e leses. Melhoria da imagem da instituio junto aos empregados e a sociedade Maior produtividade.

2-Os benefcios da Ginstica Localizada


Uma das mais tradicionais formas de fazer exerccios fsicos a ginstica localizada. As salas de ginstica localizada vivem lotadas de alunos assduos prontos para muita transpirao e malhao. O nome ginstico localizada colocada pela forma como ela feita, com os exerccios priorizando sries para cada segmento muscular ou pelos segmentos articulares. Dentro de uma sala de ginstica, muita msica e agitao para deixar os alunos no ritmo da malhao. O professor comanda os exerccios, as sries a serem feitas e as correes para a execuo perfeita do movimento. Durante uma aula de ginstica encontramos alunos com diferentes tipos de desenvolvimento, por isso necessrio a presena constante de um professor para orientar a intensidade do exerccio para cada aluno. Assim todos vo fazer

mesma aula, mas cada um com o seu ritmo sem o risco de dores ou contuses. A aula de ginstica localizada dura em media 60 minutos e deve ser feita pelo menos 3 vezes na semana, para que os efeitos benficos sejam alcanados com sucesso. Pelo fato de boa parte da aula ser de forma aerbia, h uma melhora no sistema cardiorrespiratrio. O aluno ainda ter um fortalecimento dos msculos de forma geral, de acordo com a variedade de exerccios realizados, incluindo exerccios com pesos e bastes. uma tima forma de adquirir sade e deixar o corpo em forma; mas no s isso importante tambm estar com o corpo em movimento para ter uma boa circulao.

3-Benefcios da Ginstica Aerbica


Uma das formas de fazer exerccio fsico para estar em forma a ginstica. Salas de ginstica onde alunos concentrados se aplicam nos exerccios um cenrio comum em qualquer ginsio. Mas se no pessoa de estar condicionado a sries de exerccios num estado de plena concentrao nos mesmos, ento este artigo para si. Sabemos que cada vez mais o stress do dia-a-dia nos faz sentir necessidade de fazer tarefas variadas e divertidas nos tempos livres. Manter a boa forma fsica e deve ser uma prioridade. Mas se esta num ginsio apenas para cumprir o plano de exerccios, talvez esteja na altura de experimentar outras modalidades de ginstica. Ginstica Aerbica A ginstica aerbica um desses exemplos. Conjuga exerccio fsico com dana. Cada sala de ginstica desta modalidade est repleta de msica e agitao que provocam envolvimento e bem-estar a cada movimento. Geralmente orientadas por um professor, as aulas decorrem num ambiente descontrado em que cada exerccio e cada movimento so encarados com alegria e entusiasmo. E apesar de divertida, esta modalidade consegue prestar o acompanhamento necessrio a cada aluno. Alunos com diversos nveis de desenvolvimento podem partilhar da mesma aula. O professor proceder ao seu acompanhamento e dar indicaes para que os seus alunos beneficiem em pleno desta prtica.

As aulas duram em mdia sessenta minutos e aconselha-se uma freqncia semanal de duas a trs aulas por semana para poder alcanar os resultados esperados. Esta modalidade tambm esta disponvel em modalidade de competio em alguns ginsios. Benefcios Por serem compostas de movimentos rtmicos dinmicos, as aulas de aerbica so favorveis no s ao esprito como ao corpo. A ginstica aerbica benfica tambm para o seu bem-estar geral. Possibilita uma maior socializao e elevao da auto-estima. Alivia o stress e melhora a boa disposio. Coordenao motora e fintes ao som da msica so as suas principais caractersticas. Melhora o desempenho cardiovascular, fortalece os msculos tendo em conta os exerccios realizados, melhora a circulao sangunea, aperfeioa a postura e permite que se sinta em forma. Os exerccios aerbicos de forma rtmica e continuada exercitam a respirao e aumenta o ritmo cardaco, o que faz com que exista uma maior oxigenao dos msculos a um ritmo constante. So benficos tambm no controle da tenso arterial e na reduo do ndice de gordura no sangue. Na realidade a ginstica aerbica das modalidades mais completas no fosse a palavra em si, Aerbica, significar oxignio, esse bem essencial para que o nosso organismo funcione em pleno. Cuidados Quando se trata de praticar qualquer tipo de atividade fsica fundamental nutrir o seu corpo com os melhores alimentos. Recordamos que toda e qualquer atividade fsica deve ser conjugada com uma alimentao equilibrada. Quando conjugada com uma alimentao equilibrada permite fortalecer o sistema imunolgico e repe os nveis de energia necessrios. Procure alimentar-se antes de uma aula de ginstica aerbica mas tenha cautela para no cometer excessos. A dose suficiente de alimentos far com que possa realizar os exerccios com a resistncia adequada, enquanto que os excessos podero provocar sensao de mal estar. Fazer um aquecimento algo fundamental antes de qualquer exerccio fsico. Cerca de dez minutos no incio da aula e dez minutos no final sero suficientes. Vista roupa confortvel e calado adequado. Recomenda-se cautela no momento de escolher os pesos. Um peso exagerado e inadequado pode sobrecarregar a coluna, as articulaes, ombros, braos e cotovelos provocando danos. Pea aconselhamento ao seu professor para evitar situaes desfavorveis.

Procure um ginsio perto de si e experimente esta prtica. Veja os resultados que poder alcanar para a sua sade.

Vous aimerez peut-être aussi