Vous êtes sur la page 1sur 35

Proteo eltrica de estaes de telecomunicaes.

Jos Osvaldo Saldanha Paulino

Maro de 1996

Sumrio.

1 - Histrico do contrato. 2 - Introduo. 3 - Equalizao de potenciais. 3.1 - Malha interna de equalizao. 3.2 - Interligao da malha interna com a malha externa. 3.3 - Equalizao das bandejas. 4 - Arranjo de fiao. 4.1 - Entrada dos cabos no cubculo. 4.2 - Equalizao dos cabos de RF. 5 - Instalao de protetores. 5.1 - Instalao de protetores na rede eltrica. 5.2 - Instalao de protetores no cabo telefnico. 5.3 - Instalao de protetores no cabo de RF. 5.4 - Tipos de protetores. 5.4.1 - Protetores da rede eltrica. 5.4.2 - Protetores do cabo telefnico. 5.4.3 - Protetores do cabo de RF.

1 - Histrico do contrato.

O objetivo deste relatrio apresentar recomendaes sobre o projeto da proteo eltrica de estaes de alta capacidade. Um segundo relatrio tratar da questo relativa proteo eltrica de equipamentos terminais de assinantes. O elevado nmero de queimas de componentes e equipamentos que ocorrem em estaes rdio de alta capacidade, localizadas em altos de morro, provoca uma srie de prejuizos. As recomendaes e comentrios apresentados neste relatrio so baseados em estudos e pesquisas realizados pela equipe do projeto. Os estudos podem ser divididos em quatro grandes blocos:

- Pesquisa bibliogrfica; - Visitas tcnicas a instalaes mineira e a instalaes italianas e alems; - Estudos e simulaes em computador; - Estudo experimental.

A etapa de pesquisa bibliogrfica constou da anlise e estudos de artigos tcnicos, normas tcnicas nacionais e internacionais, livros, manuais de fabricantes, etc. Das vrias fontes consultadas podem-se destacar trs:

- Earthing and Bonding in SIPs Central Offices. G.Baroncelli, A. Manzuoli, G. Pierucci. Artigo publicado nos anais do Internacional Symposium on Electromagnetic Compatibility, EMC94 ROMA, realizado em Roma de 13 a 16 de setembro de 1994;

- Recommendation K.27 - Bonding Configurations and Earthing Inside a Telecommunication Building - CCITT - ITU, 1991;

- Proposal for a Recommendation Covering Bonding Configurations and Earthing at Remote Electronic Sites (Draft K.c); Study group 5 Contribution 5 - Question 12/5, WP 3/5, ITU, 1993;
3

As visitas tcnicas realizadas em estaes prximas de Belo Horizonte (Trs Irmos, Ana Moura, Ouro Preto, etc.) constaram de inspeo das instalaes, entrevista com os tcnicos responsveis pela manuteno da estao e anlise do projeto da proteo eltrica da respectiva estao. Foram tambm inspecionadas vrias estaes de telefonia celular

localizadas em Belo Horizonte. Estas visitas permitiram a constatao de que, de modo geral, o projeto de proteo eltrica das estaes rdio bastante precrio e uma srie de deficincias (aterramentos mal feitos, conexes precrias, protetores mal instalados, protetores mal dimensionados, etc.) foram encontradas em todas as instalaes inspecionadas. As visitas realizadas s estaes de telefonia celular mostrou uma situao bastante diferente da situao encontrada nas estaes rdio. O projeto das estaes de telefonia celular bastante aprimorado e muito bem executado. As recomendaes bsicas para o projeto das estaes celulares esto descritas no manual: Grounding Guideline for Celular Radio Installations Information manual - Motorola 68P81150E62-A. . As visitas internacionais foram realizadas na Itlia e Alemanha. Na Itlia (Turim) foram visitadas as instalaes do CSELT (Centro Studi e Laboratori Telecomunicazioni) e foram visitadas centrais telefnicas nos arredores de Milo. Na Alemanha foi visitada a empresa Phoenix Contact que lanou, recentemente no mercado brasileiro, uma nova linha de protetores contra sobretenso.

Nos estudos e simulaes em computador utilizou-se o programa para clculo de transitrios eletromagnticos MICROTRAN e o programa de clculo de tenses induzidas por descargas atmosfricas em redes telefnicas LEATNING. Um dos estudos foi relativo influncia e eficcia da entrada subterrnea dos cabos na estao (cabos de energia e cabos telefnicos). Outro estudo realizado foi relativo ao projeto de uma antena que

gerasse campos eletromagnticos similares aos campos gerados por uma descarga atmosfrica. Esta antena seria utilizada para testar a eficincia da proteo eltrica das centrais.

O estudo experimental constou da construo de um gerador de impulsos de 10 kV de tenso e forma de onda de 10 x 700 s que est sendo utilizado para testar equipamentos conforme as recomendaes K-20 e K-21 do CCITT-ITU. J foram testados uma unidade retificadora e 15 equipamentos carrier digital. Foi projetada e construda uma antena, para simular nas centrais os efeitos das descargas atmosfricas, de 18 metros de comprimento, impedncia de surto de 3000 e velocidade de propagao de um dcimo da velocidade da luz. Foi tambm construdo um gerador de 50 kV de tenso e forma de onda 1,2 x 50 s que seria utilizado nos testes das centrais. Quando este equipamento e a antena ficaram prontos (setembro de 1995) teve-se acesso ao artigo Earthing and Bonding in SIPs Central Offices que relatava os resultados obtidos em experimentos realizados na Itlia. Este artigo foi indicado pelo Dr. Pomponi, coordenador do CSELT em Turim e coordenador do Grupo 5 do CCITT - ITU, com o qual a equipe tcnica do projeto teve a oportunidade de ter uma reunio. Os experimentos realizados na Itlia so muito parecidos com os experimentos e testes planejados no Brasil e as concluses dos italianos coincidiram com as concluses alcanadas nos estudos da bibliogrfia realizados pela equipe do projeto, de modo que a etapa de testes em centrais foi adiada para uma outra oportunidade.

2 - Introduo.

As tcnicas de proteo eltrica aplicveis em estaes de telecomunicao podem ser divididas em trs grandes grupos:

- Aterramento; - Equalizao de potenciais (arranjo de fiao e blindagem); - Instalao de protetores.

As questes relativas ao aterramento foram estudadas em contrato anterior e a proposta referente ao sistema de aterramento das estaes esto detalhadas no Estudo Tcnico: Aterramento de Torres de Telecomunicao, emitido em outubro de 1993. Aqui sero analisados os outros dois itens: equalizao de potenciais e instalao de protetores.

3 - Equalizao de potenciais.

Um dos maiores ofensores das centrais instaladas em alto de morro so as descargas atmosfricas. Descargas que incidem na torre ou nas

proximidades da rede eltrica que alimenta a estao iro provocar sobretenses, que se chegarem at os equipamentos, podero causar danos. No caso de centrais que possuem cabos telefnicos saindo da mesma, descargas atmosfricas incidindo perto do cabo telefnico tambm iro provocar sobretenses perigosas. Uma das tcnicas mais eficazes na proteo eletrica a equalizao de potenciais. Se fosse possvel manter todos os equipamentos e componentes de uma central no mesmo potencial, quando a mesma fosse atingida por uma descarga atmosfrica ou surto eltrico, no haveria circulaco de correntes entre eles e portanto no teramos problemas de queima. A figura 1 ilustra uma onda atingindo um barco, todos os equipamentos, juntamente com o barco, iro subir conjuntamente. Isto significa que no iro existir diferenas de potencial gravitacional entre os equipamentos e tambm entre o barco e os equipamentos.

Figura 1 - Elevao de potencial gravitacional.

Uma situao similar ocorre quando uma descarga atmosfrica atinge um avio, figura 2. O potencial eltrico do avio em relao terra aumenta muito, mas no aparecem diferenas de potencial significativas entre o avio e os equipamentos instalados em seu interior.

Figura 2 - Exemplo de elevao de potencial.

Se as centrais telefnicas fossem instaladas em prdios com paredes metlicas e no tivessem cabos saindo do prdio ela se comportaria como um barco / avio e o problema da proteo eltrica seria bem mais simples.

Seria economicamente invivel utilizar prdios metlicos, no entanto, atravs de um arranjo de fiao bem planejado e da utilizao de uma rede de equalizao pode-se conseguir uma situao similar do barco / avio.

3.1 - Malha interna de equalizao

As regras mais importantes para se garantir uma boa equalizao de potenciais so: - evitar loops nos cabos; - o aterramento de um equipamento deve ser feito com o menor comprimento de cabo possvel. A figura 3 ilustra o caso de uma estao rdio.

Figura 3 - Estao rdio tpica.

Para se conseguir uma boa equalizao de potenciais necessita-se de um sistema que mantenha a torre, os cabos da antena, os equipamentos e a fiao interna e externa em um mesmo potencial.

Como envolver todo o sistema por uma caixa metlica economicamente invivel, pode-se obter um efeito parecido com o da caixa, utilizando-se um sistema de aterramento interno ao cubculo e um sistema externo. Existem algumas filosofias bsicas para se aterrar equipamentos que esto distribudos em um mesmo espao fsico. A figura 4 ilustra as filosofias mais utilizadas para a obteno de uma boa equalizao dentro do cubculo.

Figura 4 - Filosofias bsicas para se aterrar equipamentos.

O aterramento em estrela ou ponto nico um dos mais utilizados, entretanto, uma srie de estudos e experimentos realizados principalmente na Frana, Estados Unidos e Itlia indicam que o sistema de malha densa apresenta melhores resultados. O artigo Earthing and Bonding in SIPs Central Offices relata os resultados obtidos em um estudo italiano onde o sistema de malha densa apresentou resultados muito melhores que o de ponto nico. At a data de publicao deste estudo, as centrais telefnicas italianas utilizavam sistema de aterramento de ponto nico, a partir de agora, as novas centrais utilizaro o sistema de malha densa e as centrais existentes que apresentarem problemas de queima tero o sistema de aterramento alterado para malha densa.

O sistema Mesh - IBN um sistema intermedirio entre o ponto nico e o malha densa. A melhor soluo para se obter um sistema de malha densa em um cubculo de rdio seria a utilizao de uma placa metlica no piso do cubculo, entretanto esta uma soluo muito cara. Estudos tericos e experimentais indicam que o envolvimento do cubculo por uma gaiola feita de cabos de cobre uma melhores alternativas. A figura 5 ilustra esta gaiola.

Figura 5 - Gaiola de equalizao.

O cubculo totalmente envolvido pela gaiola que constituda de um anel interno preso na parede do cubculo e de um anel externo enterrado no solo, sendo que os dois anis so interligados em vrios pontos. O anel interno deve ser instalado a cerca de 0,20 m do teto do cubculo e deve ser preso parede do mesmo. O anel externo deve ser enterrado a uma profundidade mnima de 0,40 m e a cerca de 1,0 m do alicerce do cubculo.

Juntamente com o anel interno pode-se obter um melhor desempenho utilizando-se uma malha de fios de cobre que pode ser instalada no piso ou

10

no teto do cubculo. Para instalaes novas a malha no piso mais indicada e no caso de centrais existentes a malha no teto uma soluo mais simples. As figuras 6 e 7 ilustram o exposto.

Figura 6 - Malha de equalizao instalada no piso.

Figura 7 - Malha de equalizao instalada no teto.

11

Em situaes muito crticas pode-se envolver todo o cubculo por uma malha ou tela, como pode ser visto na figura 8.

Figura 8 - Blindagem total do cubculo.

Se no for adotada a utilizao de uma malha, pode-se construir uma malha parcial utizando-se cabos de cobre interligados ao anel interno. O trajeto destes cabos suplementares deve ser escolhido de maneira a facilitar o aterramento dos equipamentos distribudos pelo cubculo. As figuras 9 e 10 ilustram o exposto.

12

Figura 9 - Vista geral de um sistema de equalizao.

Figura 10 - Vista geral de um sistema de equalizao.

A figura 10 mostra um grupo de equipamentos aterrados com a filosofia de malha densa e um outro grupo, instalado sob um piso isolante que utiliza a filosofia de ponto nico. Em centrais onde existem equipamentos de tecnologias diferentes

(equipamento analgico e digital, por exemplo), a utilizao da filosofia de

13

aterramento de ponto nico, para um determinado grupo de equipamentos, pode ser necessria para se minimizar possveis interferncias entre os equipamentos. No caso de prdios de mais de um pavimento os anis equalizadores devem ser instalados em todos os pavimentos, como ilustrado na figura 11.

Figura 11- Equalizao em prdio de dois pavimentos.

3.2 - Interligao da malha interna com a malha externa

O sistema de equalizao do cubculo deve ser interligado com o sistema de aterramento da torre e com o aterramento do neutro do sistema de energia eltrica. A figura 12 ilustra a situao onde a malha da torre no equalizada e a figura 13 a situao onde a malha da torre equalizada. Recomenda-se a utilizao de malhas equalizadas para a torre, entretanto, em instalaes mais antigas pode-se encontrar a situao ilustrada na figura 12.

14

Figura 12 - Interligao da malha interna com a malha externa.

Figura 13 - Interligao da malha interna com a malha externa.

A figura 14 apresenta um panorama geral da interligao dos sistemas de aterramento mostrando, inclusive, o aterramento da cerca.

15

Figura 14 - Panorama geral da interligao dos sistemas de aterramento.

3.3 - A equalizao das bandejas

Normalmente so utilizadas dentro dos cubculos, bandejas para a distribuio da fiao interna. Estas bandejas tambm precisam ser equalizadas e podem fazer parte da malha interna de equalizao. Na maioria das estaes as bandejas so de metal pintado e so constitudas de mdulos bsicos de cerca de 2,0 metros de comprimento. Como as bandejas so pintadas a conexo dos mdulos no fica eficiente do ponto de vista eltrico. Mesmo no caso de bandejas no pintadas, normalmente, as conexes entre mdulos s obedecem critrios mecnicos. Para se garantir uma boa equalizao das bandejas pode-se adotar as solues mostradas na figura 15.

16

Figura 15 - Equalizao das bandejas.

Na opo A da figura 15, em todo ponto de emenda das bandejas feita um boa conexo eltrica. Na opo B, uma cordoalha de cobre corre junto com a bandeja e conectada mesma em vrios pontos.

4 - Arranjo de fiao.

Como exemplo, podemos analisar a situao de uma descarga atmosfrica que cai na torre da estao, figura 16.

Figura 16 - Incidncia de uma descarga atmosfrica na torre.

17

A corrente da descarga atmosfrica ir descer pela torre e se dissipar no solo atravs da malha de aterramento. Os campos eletromagnticos gerados pela corrente de descarga iro atingir o cabo da antena e tambm o cubculo. Sabe-se pela Lei de Faraday que uma corrente varivel no tempo induz tenso em uma espira aberta e corrente em uma espira fechada (figura 17).

Figura 17 - Lei de Faraday.

Sabe-se tambm que quanto maior for a variao da corrente no tempo e quanto maior a rea da espira (S) maiores sero os valores das correntes e tenses induzidas. A taxa de variao da corrente de descarga atmosfrica um parmetro sobre o qual no se tem controle e atinge valores bem elevados (tais como 100 kA/s; para uma descarga que cai na torre, pode-se ter tenses induzidas da ordem de vrios kV para cada m2 de rea formada pelos condutores). Se no se pode controlar a taxa de variao da corrente podese controlar a rea das espiras que existem nos equipamentos e no circuito formado pela fiao. Tome-se o exemplo da figura 18:

18

Figura 18 - Formao de loops.

Ve-se que nos casos 2 e 3 a rea "S" muito menor que no caso 1, o que implica que a tenso que aparecer entre os cabos ser bem menor nos casos 2 e 3 do que no caso 1. Outro exemplo dado na figura 19.

19

Figura 19 - Formao de loops.

No caso 2 a tenso entre os cabos de AC e udio ser bem menor que no caso 1. Est tenso ir aparecer entre os cabos de AC e udio e ir tambm aparecer no circuito eletrnico do rdio. Como regra geral tem-se: - Evitar "loops" entre e nos cabos; -Todos (todos mesmo) os cabos devem entrar no armrio ou cubculo juntos e se possvel em um mesmo orifcio.

4.1 - Entrada dos cabos no cubculo

Outro detalhe importante no arranjo de fiao a forma de entrada dos cabos de energia e de telefonia no cubculo. Nas estaes visitadas, o cabo de energia, geralmente, vem subterneo a partir do padro e cabo telefnico vem areo, como mostrado na figura 20.

20

Figura 20 - Situao atual das estaes visitadas.

A situao ilustrada na figura 20 no das melhores. Pode-se ver que os cabos formam um grande loop, o que significa que as tenses induzidas entre eles sero elevadas. A melhor alternativa a de que os cabos entrem no cubculo de forma subterrnea. Se os cabos forem subterrneos e forem instalados dentro de eletrodutos metlicos alm de se evitar a formao de loops ter-se-a outras vantagens. A utilizao de um eletroduto metlico propiciar uma segunda blindagem para o cabo telefnico, como ilustra a figura 21.

Figura 21 - Tenses em um cabo telefnico.

Uma descarga que incida perto do cabo ou mesmo sobre ele ir provocar o aparecimento das tenses V, V1 e V2. V - tenso entre a blindagem e a terra; V1 - tenso entre os pares e a blindagem do cabo; V2 - tenso entre os fios do par.

21

A tenso V1 dada aproximadamente pela corrente que circula na blindagem vezes o valor da resistncia do cabo (Rcc): V1 = I1.Rcc A tenso V1 muito menor que a tenso V: V2 V1 V Estas tenses iro viajar pelo cabo at encontrar um ponto de aterramento. Neste ponto de aterramento, parte da corrente que circula na blindagem do cabo ser drenada para a terra (I2). A tenso no ponto de aterramento ser igual a:

V = R I 2 Se o cabo no entrasse dentro de um eletroduto metlico a tenso da blindagem para a terra seria igual a V. Como o cabo entra dentro de um eletroduto metlico a tenso do eletroduto para a terra que ser igual a V e a tenso da blindagem para a terra ser igual a:

V 1 = Rcc. I3 Onde Rcc a resistncia do eletroduto e I3 a corrente que circula no eletroduto. Da mesma forma anterior ter-se-a: V2 V1 V Se alm de metlico o eletroduto for subterrneo, como ilustrado na figura 22, ter-se-o mais algumas vantagens.

22

Figura 22 - Tenses em um cabo telefnico.

A primeira vantagem do eletroduto subterrneo que estando ele em contato com a terra, ele ir funcionar como aterramento, ou seja, a corrente que circula por ele ser gradativamente drenada para a terra. Dependendo do valor da resitividade do solo, 20 metros de eletroduto enterrado sero suficientes para drenar praticamente toda a corrente para a terra. A tabela 1 e a figura 23 mostram o comprimento efetivo de eletroduto metlico enterrado, em funo da resistividade do solo. Comprimento efetivo de um condutor enterrado o tamanho de condutor que efetivamente utilizado para drenar a corrente de descarga para o solo. A tabela 1 foi retirada da figura 23 que foi retirada do Livro: Lightning, Edited by R.H. Golde, Academic Press, London 1977.

Comprimento do eletroduto (m) 20 50 60 150

Resistividade do solo (.m) 100 500 1000 5000

Tabela 1 - Comprimento efetivo de um condutor enterrado.

23

Figura 23 - Comprimento efetivo de um condutor enterrado , em funo da resistividade do solo, para duas frentes de onda (2 e 4 s) - R.H. Golde. Alm de funcionar como aterramento o eletroduto enterrado provoca uma mudana no valor da impedncia de surto longitudinal do cabo telefnico. Um cabo telefnico areo tem uma impedncia de surto longitudinal (blindagem para a terra) de cerca de 400 . Dentro do eletroduto esta impedncia ter o seu valor reduzido para cerca de 100 , o que ir contribuir mais ainda para a reduo do valor das tenses nos cabos. Os dados da figura 24 foram obtidos em simulaes digitais utilizando-se o programa MICROTRAN. O caso estudado referente a uma descarga (onda 1,2 x 50 s) que incide no incio de uma linha que tem um trecho areo de 2000 m de comprimento e um trecho subterrneo de comprimento varivel (figura 24). Para a linha sem trecho subetarrneo a tenso no final da mesma foi tomada como sendo
24

100%. Pode-se ver na figura 24 que a influncia da mudana do valor da impedncia de surto do cabo s ser significativa (30%) se o comprimento do trecho subterrneo for grande (maior que 100 metros).

Figura 24 - Influncia do trecho subterrneo.

A utilizao de um eletroduto metlico para a entrada dos cabos de energia ir proporcionar vantagens similares ao caso do cabo telefnico. Como os cabos de energia no so blindados, o eletroduto metlico ir funcionar como uma blindagem. Se no ponto onde os cabos de energia entram no eletroduto forem instalados pra-raios de baixa tenso a mxima tenso que existir entre fases e entre fases e terra ser a tenso residual dos protetores. A figura 25 ilustra o exposto.

25

Figura 25 -Tenses na rede eltrica.

As tenses V2 e V1 sero iguais as tenses residuais dos protetores. Tenso residual de um protetor o valor da queda de tenso no protetor quando o mesmo entrou em operao. Do mesmo modo que no caso do cabo telefnico se o eletroduto for subterrneo, como mostrado na figura 26, os valores de tenso no final do cabo (V1 e V2) sero ainda menores.

Figura 26 -Tenses na rede eltrica.

Recomenda-se, portanto, que os cabos de energia e de telefonia entrem no cubculo de forma subterrnea, sendo o trecho subterrneo de maior comprimento possvel. Algumas alternativas so mostradas nas figuras 27 e 28.

26

Figura 27 - Entrada dos cabos.

Figura 28 - Entrada dos cabos. A melhor situao a da figura 27, seguida pela situao da figura 28. A situao da figura 27 a que apresenta o maior trecho de cabo subterrneo e o menor loop ou rea entre os cabos.

4.2 - Equalizao dos cabos de RF

Outra situao que merece ateno a equalizao dos cabos de RF que descem das antenas e entram no cubculo. Se estes cabos no forem devidamente aterrados e protegidos eles podem trazer para dentro do

27

cubculo parcela significativa da tenso que se desenvolve na torre, devido circulao da corrente de descarga.

usual a interligao do pra-raios da torre com a malha de aterramento atravs de um cabo de cobre. Nas torres metlicas a funo do cabo de interligao proteger o cabo de RF. Sendo a torre metlica e de dimetro muito maior que o do cabo de interligao, a maior parte da corrente de descarga ir descer pela torre. Sendo a torre muito alta, a queda de tenso na mesma, provocada pela circulao de corrente, poder atingir valores elevados. Se esta tenso for superior ao valor suportvel pelo isolamento do cabo de RF, teremos a formao de um arco eltrico entre a torre e o cabo, provocando danos no cabo e nos equipamentos. Vrias normas recomendam a colocao de um cabo de cobre em paralelo com a blindagem dos cabos de RF, dentro da mesma bandeja, e interligado em vrios pontos com a blindagem dos cabos (figura 29).

Figura 29 - Equalizao do cabo de RF. A norma Suia recomenda a utilizao de eletrodutos metlicos. Os cabos de RF que vo para as antenas e os os cabos do sistema de balizamento devem ser instalados dentro de eletrodutos metlicos (figura 30).

28

Figura 30 - Equalizao do cabo de RF.

Em situaes crticas a norma recomenda que a parede do cubculo, onde entram os cabos, seja revestida por chapas metlicas (figura 31).

Figura 31 - Equalizao do cabo de RF. tambm importante evitar que parte da corrente de descarga que circula pela bandeja, pelo cabo de cobre e pela blindagem do cabos de RF, entre dentro do cubculo. Desta forma, a entrada dos cabos no cubculo deve ser

29

feita de forma aprimorada. A soluo mostrada na figuras 32 e 33 uma boa alternativa e a soluo adotada nas estaes de telefonia celular.

Figura 32 - Entrada do cabo de RF.

Figura 33 - Detalhe da entrada do cabo de RF.

A figura 34 apresenta um detalhamento da interligao do sistema de aterramento dos cabos da antena e do aterramento interno do cubculo. Pode-ser ver na figura 34 a interligao da bandeja externa com a bandeja interna.

30

Figura 34 - Interligao e equalizao do cabo de RF.

5 - Instalao de protetores.

Mesmo utilizando-se as alternativas propostas para a equalizao de potenciais, alguns eventos ainda podero impor tenses perigosas nos equipamentos. Por isto, importante que se instalem protetores na rede de energia eltrica, nos cabos de RF que vem das antenas e nos cabos telefnicos. A eficincia dos protetores pode ser totalmente comprometida se os mesmos no forem instalados corretamente. Em vrias das estaes visitadas encontrou-se protetores de boa qualidade mas instalados de forma bastante precria.

5.1 - Instalao de protetores na rede eltrica

A figura 35 sugere um esquema para a instalao de protetores na rede de energia eltrica. A figura 36 mostra um detalhamento da instalao dos protetores no quadro de distribuio instalado dentro do cubculo.

31

Figura 35 - Instalao de protetores na rede de energia eltrica.

Figura 36 - Detalhamento da instalao dos protetores no quadro de distribuio.

5.2 - Instalao de protetores no cabo telefnico

As figuras 37 e 38 apresentam uma proposta para instalao dos protetores no cabo telefnico.

32

Figura 37 - Entrada do cabo telefnico no cubculo.

Figura 38 - Instalao dos protetores no cabo telefnico.

5.3 - Instalao de protetores no cabo de RF.

Os protetores dos cabos de RF devem ser instalados nos cabos o mais prximo possvel da parede do cubculo e devem ser aterrados no anel de equalizao interno, como mostrado na figura 39.

33

Figura 39 - Instalao de protetores no cabo de RF.

5.4 - O tipo de protetor.

A escolha do tipo de protetor a ser instalado deve ser feita com bastante cuidado.

5.4.1 - Protetores da rede eltrica.

Os melhores protetores para a rede eltrica so os varistores. No caso de instalao de protetores no poste, onde se inicia a rede de baixa tenso, pode-se utilizar pra-raios de baixa tenso, devido facilidades de instalao dos mesmos. No padro de energia e no quadro de distribuio deve-se utilizar varistores. Os varistores instalados no padro devem ter maior capacidade de corrente que os varistores instalados no quadro de distribuio. A instalao adequada dos protetores, como mostrado nas figuras 33 e 34 ir garantir um bom funcionamento dos mesmos.

5.4.2 - Protetores do cabo telefnico.

34

Para a proteo dos equipamentos ligados aos cabos telefnicos que saem da estao podem ser utilizados os protetores homologados pela TELEBRS (centelhadores a gs, protetores de estado slido, protetores hbridos). Do mesmo modo que os protetores da rede de energia eltrica a instalao dos protetores deve ser feita de forma adequada, como ilustrado nas figuras 35 e 36.

5.4.3 - Protetores do cabo de RF.

Os protetores atualmente utilizados nos cabos de RF das estaes de telefonia celular so de fcil instalao e tm apresentado um desempenho satisfatrio. Recomenda-se a utilizao deste tipo de protetor nas estaes rdio de alta capacidade.

35

Vous aimerez peut-être aussi