Vous êtes sur la page 1sur 22

FORMAO e DESENVOLVIMENTO da NAO e do PENSAMENTO CIENTFICO e SOCIAL no BRASIL: vinculaes com o continente europeu, caractersticas autctones e o papel da educao

1 Marival Coan2 Resumo O presente ensaio tem por objetivo analisar a historicidade da formao da nao brasileira, bem como, o desenvolvimento do pensamento cientfico no Brasil, sobremaneira, no que tange s cincias sociais e o papel atribudo educao neste processo. Procura compreend-la como processo constituinte, como interveno, como projeto em permanente disputa entre os diversos atores sociais. Tambm busca compreend-la como atividade mediadora no seio da prtica social global. A formao da nao e do pensamento cientfico e social brasileiro marcada, inicialmente, pela hegemonia de uma elite escravocrata que se mantm s custas da explorao do trabalho escravo, posteriormente por uma elite agroindustrial, depois industrial que se constituiu, se manteve e se mantm sobre a explorao dos trabalhadores assalariados. O Brasil psregime escravista e ps-monarquia, portanto, republicano, de 1889 at nossos dias, mantm a lgica da excluso, do elitismo, do pouco caso com as questes sociais, dentre elas a educao. Contudo, as condies sociais e culturais, que servem de suporte e oferecem meios favorveis de desenvolvimento ao saber racional, comeam a formar-se com ritmo regular, na sociedade brasileira, a partir do incio do sculo XIX, constituindo-se lentamente at nossos dias. A constituio e o desenvolvimento da sociologia no Brasil tambm seguem essas determinaes histricas e cada vez mais vm se consolidando e ganhando espao como campo do saber. Palavras chave: formao e historicidade da nao e do pensamento cientfico, questes sociais; excluso; educao; sociologia. Summary This essay aims to analyze the historicity of the Brazilians academic background as well as the development of scientific thought in Brazil. Most of all when it comes to the social sciences and the role attributed to education in this process. It aims to understand it as a constitutional process, intervention and as a project in constant dispute between various social actors. It also seeks to understand it as mediating activity within the global social practice. The Brazilian academic background and scientific and social thinking is marked initially by the hegemony of slavery elite who remains at the expense of the exploitation of slave labor. This is followed by an elite agro-industrial then followed by industrial. These
Texto elaborado partir da dissertao de Mestrado intitulada: A sociologia no ensino mdio, o material didtico e a categoria trabalho, PPGE/UFSC, 2006 356p., bem como, da disciplina Educao brasileira: dimenses contextuais do PPGE/UFSC. Como citar este texto: COAN, MARIVAL. FORMAO e DESENVOLVIMENTO da NAO e do PENSAMENTO CIENTFICO e SOCIAL no BRASIL: vinculaes com o continente europeu, caractersticas autctones e o papel da educao. Atas do VI Colquio Internacional TRADIO E MODERNIDADE NO MUNDO IBERO-AMERICANO Coimbra - Portugal 19 a 23 de Outubro de 2009. 2 Licenciado em Filosofia, com habilitao em Sociologia e Psicologia, Bacharel em Teologia, especialista (lato sensu) em Metodologia do Ensino Superior, e Educao a Distncia; Mestre em Educao (PPGE/UFSC) e doutorando em Educao pelo PPGE/UFSC. Professor efetivo do IF-SC. Email: marival@ifsc.edu.br.
1

elites have exploited labors. Brazil after the slave regime and post-monarchy, therefore, a Republican from 1889 until today maintains the logic of exclusion, elitism, of little importance to social issues, among them education. However, the social and cultural conditions, which support and offer ways favorable to the development of rational knowledge, begin to act as a regular rhythm in Brazilian society. This has taken place from the early nineteenth century, becoming slowly until today. The establishment and development of sociology in Brazil also follow these historical determinations and increasingly has been consolidating and gaining ground as a field of knowledge. Keywords: academic background and historicity of the nation and of scientific thinking, social issues, exclusion, education, sociology.

Introduo Este texto delineia, em contornos gerais, o desenvolvimento do pensamento cientfico e social no Brasil, suas vinculaes ao pensamento externo, sobremaneira Europa e o papel atribudo e desempenhado pela educao, de modo especial, pela educao formal escolar. Procurar-se- mostrar que a formao e o desenvolvimento do pensamento cientfico e social no Brasil se encontram intrinsecamente relacionados ao grau de desenvolvimento econmico, poltico e social da nao brasileira. A delimitao histrica do presente estudo ser a partir das primeiras iniciativas educativas realizadas no Brasil e patrocinadas pelos jesutas, com nfase no contexto da independncia - momento em que se d a formao do Estado nacional imperial brasileiro, na luta abolicionista, e da proclamao da Repblica em fins do sculo XIX at os dias atuais. Nesse processo de anlise da constituio econmica, poltica e scio-cultural da sociedade brasileira, buscar-se- perceber como a educao foi apresentada enquanto proposta de caminho para a civilizao, bem como, as aes polticas, de fato implementadas. No se trata de uma historiografia; nesse caso, a conduo histrica serve como balizamento para a compreenso do fenmeno da formao da nao e do pensamento cientfico e social, bem como, o papel desempenhado pela educao formal neste processo. Nesse sentido, a apresentao dos autores e textos que refletem tal cronologia histrica foi feita pelo fato de permitirem analisar a temtica com uma perspectiva crtica, ou, pelo menos, oferecem elementos para tal.

1. Formao da nao e do pensamento cientfico e social no Brasil colonial

A sociedade brasileira, nos seus primrdios e em seus mltiplos aspectos, encontrase relacionada submisso s ideias europeias. O Brasil colonial era dependente da Europa, particularmente de Portugal; trata-se, por conseguinte, de relaes coloniais. O caldo cultural colonial produzido a partir das ideias trazidas pelas ordens religiosas, particularmente a dos Jesutas, que determinaram os rumos da educao, das artes e da religiosidade desenvolvidas no Brasil. O modelo de educao dos Jesutas, cujas ideias eram contra-reformistas, era desenvolvido a partir da Ratio Estudiorun3, que primava por um currculo centrado na Teologia crist, na Filosofia, nas artes sacras e nas Lnguas. Pode-se dizer que a presena dos Jesutas, bem como de outras ordens religiosas, significou o aniquilamento da cultura nativa e a implantao de um modus vivendi europeu; mas, a religio teve importante papel como um poderoso instrumento de colonizao. A evangelizao, portanto, consistia em dominao. Na condio de colnia, os interesses do Brasil estavam subsumidos aos interesses de Portugal e da Igreja neste texto, entenda-se igreja catlica - sob todos os aspectos. Nesse sentido, as condies para a elaborao do pensamento cientfico ficam comprometidas. Florestan Fernandes (1980, p.15) observa que as atividades inerentes pesquisa fundamental e elaborao ou transmisso de conhecimentos cientficos exigem certas condies histrico-culturais e sociais. Ainda mais, para o autor, o saber racional desabrocha em sociedades em que indivduos se dedicam atividade criadora de explicao do cosmos.
Quando atividades dessa ordem: a) se associam s concepes secularizadas da existncia, da natureza humana e do funcionamento das instituies. b) O acesso aos papis de produo intelectual se torna aberto, deixando de ser prerrogativa de determinadas castas, estamentos ou crculos sociais. c) Estilos divergentes de pensamento passam a disputar o reconhecimento pblico de sua legitimidade ou vaidade o saber racional assume naturalmente a forma de saber positivo ou cientfico. (idem, p. 15-16).

Ora, essas condies acima apontadas por Fernandes emergiram muito tempo depois na sociedade brasileira. No perodo colonial que compreende os sculos XVI ao comeo do sculo XVIII os papis intelectuais, ligados ao saber racional, foram quase todos monopolizados pelo clero. O clero se incumbiu tanto da transmisso e da propagao

Documento mestre que serve de orientao para a educao da Ordem dos Jesutas. Ver P. Leonel Franca. Dsponvel em: http://www.histedbr.fae.unicamp.br/navegando/fontes_escritas/1_Jesuitico/ratio%20studiorum.htm. Bem como, O Ratio Studiorium e a misso no Brasil de Karen Fernanda da Silva Bortoloti. http://www.anpuh.uepg.br/historiahoje/vol1n2/ratio.htm.

da f religiosa, quanto da educao das novas geraes e da orientao espiritual dos crculos dominantes. Coube tambm igreja, exercer o papel de uma influncia contnua e profunda na construo da intelectualidade e concepes de mundo. Essa influncia, porm, no era de carter inovador, visto que o clero brasileiro, inserido numa sociedade colonial escravista, era de carter conservador acentuado, com raras excees. Alm do mais, a Igreja fazia parte e era solidria, material e moralmente, com os empreendimentos colonizadores do Reino (idem, p. 17). Da resulta que o clero deixou de incutir aos papis intelectuais, inerentes atividade sacerdotal, qualquer dinamismo interno, intelectualmente criador (idem, p. 17), mesmo tendo contribudo para o transplante de um dado saber que no encontrou condies culturais propcias na ordem existente. Com o fim do perodo predominantemente aucareiro e a introduo da minerao, no sculo XVIII, ocorreram algumas transformaes, como, por exemplo, o crescimento urbano, principalmente em Minas Gerais; expanso de atividades ligadas ao comrcio e exportao; surgiram novas ocupaes como comerciantes, artfices, criadores de animais, funcionrios da administrao que controlavam a extrao de minrios e sua exportao. Pela primeira vez a populao livre era mais numerosa que a escrava. Costa (2000, p. 171) destaca a importncia dessa nova fase histrica. Essa camada intermediria livre e sem propriedades, que precede o surgimento da burguesia propriamente dita, torna-se consumidora da erudio da cultura europeia, em especial da francesa, numa tentativa de se distinguir tanto do escravo inculto como da elite colonial conservadora. Contudo, as condies sociais e culturais, que servem de suporte e oferecem meios favorveis de desenvolvimento ao saber racional, comeam a constituir-se com ritmo regular, na sociedade brasileira, somente a partir do incio do sculo XIX, como se ver a seguir, uma vez que foi nessa poca que surgiram as primeiras presses no sentido de formar setor da populao para o exerccio de tarefas administrativas e polticas. Mesmo assim, os interesses da aristocracia brasileira em formar bacharis para lhes servir; a existncia de uma sociedade estratificada com baixssima mobilidade social e a prtica da escravido que desvalorizava as prticas manuais como servis tornaram insuficientes as condies para a formao do saber racional autnomo, capaz de evoluir como uma esfera especializada de atividades culturais. Eis a razo principal de se recorrer aos centros externos para solucionar os problemas decorrentes da trama histrica interna.

2. Independncia e formao do Estado Nacional brasileiro e o papel da educao No perodo de formao do Estado nacional imperial brasileiro sculo XVIII, percebe-se que a educao no recebeu por parte dos constituintes a ateno devida e a construo do projeto de Brasil, como nao, est calcada sob a ordem escravocrata, uma vez que a elite brasileira optou pela manuteno dessa forma de trabalho e, administrativamente, prevaleceu a poltica de centralizao4. No perodo de declnio do imprio, manifestam-se perceptveis as articulaes da elite escravocrata para fazer a transio do trabalho escravo para o assalariado. Nesse perodo, conforme Bethel (2001) surge - juntamente ideia de nao, o conceito de povo, no com o sentido atribudo no contexto atual, entendido como cidadania plena; porm, j se pode afirmar que a vida no Brasil do perodo mais que relao social dominante entre senhores e escravos. Nesse sentido, h uma vida social, uma tessitura social mais complexa. Esse perodo, tambm, o contexto do romantismo com destaque para as produes de Jos de Alencar e sua ideia de ndio romantizado. O autor, assim como Pimenta (2002), tambm salienta que a conjuntura internacional do perodo faz com que Portugal tenha muito mais uma dependncia econmica de suas colnias com destaque para o Brasil, que o seu contrrio, bem como, faz perceber os reais interesses da Inglaterra em acabar com o trfico de negros. Est explicito muito mais o interesse poltico e econmico da Inglaterra do que propriamente a luta por dignidade da raa negra. A Inglaterra j havia feito a revoluo industrial e abolido o trabalho escravo. A Europa, como um todo, vive nesse momento a era ps-revoluo burguesa, por isso, as razes de serem contra o trabalho escravo. O escravo no condiz com o mundo da modernidade. A insero do Brasil, no entanto, no processo de revoluo clssica europeia perifrica, uma vez que, de fato, pouco se fez internamente pela independncia do pas; a prpria vinda da famlia real foi muito bem pensada e pode ser vista muito mais como uma

O debate acerca da centralizao/descentralizao da administrao do imprio pode ser melhor acompanhado em Ferreira (1999). A autora situa o debate travado entre Tavares Bastos e Visconde de Uruguai. Os autores se encontram em plos opostos do debate acerca da centralizao e descentralizao poltica e administrativa, num momento de questionamento da ordenao institucional vigente.

articulao das elites brasileiras e portuguesa que um processo emancipatrio, eis os argumentos. O Brasil um pas rico em recursos naturais dos mais variados e serve como fonte de riquezas para os europeus e, internamente, a elite tem acesso ao que tem de melhor no mundo de ento. Seus filhos, por exemplo, iam estudar na Europa e respiravam tais ares, ou seja, essa aristocracia brasileira sabia o que estava fazendo e o que queria. A nao e a ideia de povo esto nascendo nesse contexto da independncia, contudo, o escravo no tratado como gente, pois considerado pea, coisa, propriedade. De forma semelhante, os ndios e demais pobres no so interlocutores da histria - o Brasil continua escravocrata e monrquico. Retomando o contexto da independncia e a temtica da educao, Chizzotti (1996), salienta que a Constituinte de 1823 sintetiza as relaes de foras sociais e polticas que deram as condies independncia. Os movimentos de resistncias e os altos custos para a manuteno do regime geravam um clima de instabilidade. A isso se somava a penria das provncias, que eram extorquidas pelas obrigaes tributrias, a misria dos agricultores, a indigncia dos artesos e senhores de pequenos ofcios, todos alijados da proteo real. Viviam na pobreza de todas as formas, tanto na cidade como no campo. A elite que formava Assembleia Constituinte representava seus interesses, e no os desse povo sofrido e marginalizado. A educao foi tema na Assembleia Constituinte de 1823, e D. Pedro I em seu discurso fala em instruo pblica. Qual seria o sentido de colocar a educao pblica na constituio de 1823? Certamente para preparar a classe dirigente e substituir, com o tempo, a mo-de-obra escrava e implantar as primeiras indstrias. Nesse contexto, a educao no Brasil era ofertada somente de modo particular, nas casas. Os professores visitavam as pessoas em suas casas para ensinar as primeiras letras. Posteriormente, como j aqui mencionado, a elite ia Europa para estudar. Contudo, essa mesma elite via como problema tal fato. Por outro lado, o Estado precisava de gente formada, de bacharis, ou seja: a elite precisava da escola. Entretanto, a Assembleia Constituinte no tinha um projeto poltico de ampliao da educao como direito de todos. A educao, assim como outros direitos sociais, no pensada pelos pobres e para os pobres. A ideia de escola pblica entra no Brasil mediada pelo projeto da elite monrquica e pelos liberais, cuja preocupao central no a instruo em seu sentido lato, e sim a

moralizao. Tanto verdade que a Assembleia Constituinte chegou at a fazer um concurso para quem trouxesse de modo sistemtico e uniforme, todos os conhecimentos necessrios educao da mocidade. Tal tratado deveria conter a educao fsica, moral e intelectual da mocidade. Afora o plano da criao da universidade brasileira, aprovado pela Assembleia e sancionado pelo imperador, Rodrigues (1974) salienta que a Constituinte foi de resto muito tmida no que tange educao, e as discusses, muito pouco trouxeram de prtico. Aps a Constituinte, a educao passou a ser aplicada em outro local que no as casas das pessoas. Determinou-se um ambiente, um prdio, onde as crianas deveriam ir, e coube igreja desempenhar o papel de convencer as famlias a mandarem seus filhos para a escola. Do ponto de vista poltico, a consolidao de uma monarquia constitucional com suas contradies foi a soluo poltica apresentada para o Brasil independente e o perodo da regncia (1832 1850) se apresenta como um perodo tenso. Os liberais, por meio das revoltas, organizam o poder poltico e a Lei de 1834 provoca reformas na maneira da administrar o imprio, patrocinando um novo ordenamento jurdico e poltico do pas. Os movimentos de insurreio demonstram certa fragilidade e so tratados com violncia - o que mostra que o Brasil no era um pas da calmaria. No que tange construo do projeto de nao brasileira, pode-se afirmar que o mesmo pensado a partir da mentalidade da classe dominante. Von Martius (1845), por exemplo, escreve em seu texto de 1845, que a histria do Brasil deve ser contada a partir dos portugueses; do sangue poderoso dos brancos. Os portugueses aparecem como homens de negcio, viajantes. A base europia, catlica, elitista, monarquista e escravista. Ou seja, o conceito de nao como totalidade no considerado. Robert Rowland (2003), por exemplo, evidencia como as diferentes interpretaes do povo e do estrangeiro no caso, do portugus foram sendo articuladas ao longo do sculo XIX de modo que constitussem o ponto de partida para a elaborao acerca da identidade nacional. Em todo o continente americano, os processos que conduziram a independncia estavam marcados por tentativas de construo de identidades nacionais. Tais identidades eram construdas pelas elites dominantes a partir do mundo europeu, e no das tradies dos povos indgenas. A elite imperial brasileira procurou cultivar a imagem de uma civilizao europeia transplantada para a Amrica tropical.

O autor tambm destaca que o antilusitanismo existente no Brasil provm de um conjunto de atitudes da corte, principalmente no favorecimento de alguns em detrimento dos demais. Foi entre os setores menos privilegiados da populao livre, que subsistia e crescia margem do processo produtivo, que tal fenmeno se tornou mais agudo. Indubitavelmente, a continuao da escravido e a existncia da monarquia centralizadora impossibilitavam a noo de povo, de nao. Foi somente com o regresso da famlia real e com a vitria das foras centralizadoras que se criaram as condies para a emergncia de um discurso propriamente nacional. Mesmo existindo um discurso relativo ao povo, deve-se destacar que se tratava apenas de um discurso, uma vez que este esteve ausente, espera de ser transformado de matria-prima em sujeito. Alm dos milhes de ndios e escravos, vegetavam outros milhes de pessoas espera de um futuro melhor. E mesmo aps a abolio, a escravido continuou a projetar a sua sombra sobre o corpo social brasileiro, e a construo do pas ainda dependia da importao de trabalhadores estrangeiros. Esses, para despeito dos trabalhadores brasileiros que at ento tinham sido mantidos margem do processo produtivo, passaram a ser considerados como modelo do trabalho assalariado e instrumento de modernidade. No desprezo a que foi posto o trabalhador brasileiro, resume-se a amarga e complexa herana da escravido. Por essa razo, Oliveira (2003) sustenta a tese de que o suporte da tangibilidade da nao estava relacionada escravido e sua superao. No que se refere aos aspectos polticos, o Brasil mantm, nesse perodo, o poder poltico centralizado no poder moderador e no conselho de Estado, e essa nao, representada pelos grupos dirigentes e proprietrios enriquecidos, supera a condio de colnia, porm, no abre mo da escravido como relao predominante de trabalho. Para abafar as lutas polticas da poca, Carvalho (1996) destaca a criao do Conselho de Estado. Tal Conselho era uma forma de crebro da monarquia, e seus componentes, que deviam ter um perfil europeu, eram escolhidos a dedo pelo imperador. Os conselheiros, por fazerem parte da elite poltica e social, estavam distantes dos ideais populares; logo, o Brasil que representavam no era o Brasil da grande massa do povo. Mesmo manifestando posies anti-escravistas, a anlise das atas revela que os debates acerca da escravido e sua abolio eram polmicos dentro do conselho, no havendo consenso, pois a base da riqueza nacional e das rendas do Estado estava relacionada agricultura, e a agricultura, associada ao trabalho escravo.

Se o modelo do Conselho era o do mundo civilizado da Europa e dos Estados Unidos, pode-se dizer que ele muito pouco fez para que o Brasil caminhasse nesta direo. A realidade contraditria do Brasil desse perodo, no entanto, no tema freqente e preocupao precpua das vrias representaes. Schiavinatto (2003) destaca que o Brasil, sob o olhar dos relatos dos viajantes, um pas romantizado no qual as contradies desaparecem. Os relatos giram em torno dos aspectos fsicos e geogrficos, com nfase s belezas e recursos naturais, bem como, da formao heterognea do Brasil com destaque s maneiras tpicas de ser do ndio, do negro e demais habitantes do pas.

3. Lutas para superar a (des)ordem escravocrata e por educao. Que educao? A escravido e formas de super-la so parte constituinte da histria e formao da nao brasileira, conforme anteriormente sinalizado. Malheiro (1867) apresenta alguns pareceres nessa perspectiva, ou seja, o trabalho dos escravos deve ser substitudo pelo trabalho livre no Brasil, talvez, nem tanto pela luta em defesa da dignidade do negro, mas como forma de suprir o dficit de escravos que comea a faltar em consequncia das dificuldades do trfico. Alm disso, poucos pases do mundo ainda adotam tal forma de trabalho e, na forma de trabalho livre, h poucas reclamaes dos trabalhadores. Logo, o setor agrcola, predominante poca, dever buscar outras formas de trabalho alm do emprego do escravo como, por exemplo, parcerias, pagamento de salrios e outros. O trabalhador livre guiado pelo amor propriedade, tem estmulo ao trabalho, enquanto no regime escravocrata, tudo isso morre, e o escravo s tem medo do castigo; portanto, deve-se buscar meios para realizar a abolio lenta e gradativa5. Outros pareceres tambm apontavam para a extino progressiva da escravido no Brasil, inclusive, com a proibio a todos os estrangeiros de adquirirem escravos; liberdade aos que nascerem do ventre escravo a partir de certa data, e quando completassem os 18 anos. A luta pela abolio parece estar consolidada; no entanto, trata-se de um processo moroso. A forma lenta e gradual serve aos interesses dos senhores e, no momento em que o Estado foi chamado a resolver o problema da escravido, transferiu para outras esferas, inclusive instituies filantrpicas, conforme Fonseca (2002).
5

A este respeito, ler o apndice n. 15 da obra supracitada de autoria do Dr. Caetano Alberto Soares No melhoramento da sorte dos escravos no Brasil. Poder ser abolida entre ns a escravido? Porque modo?.

10

Ainda para esse autor, a educao, nesse contexto, utilizada como mecanismo de controle; como um instrumento poltico que serve para a manuteno da ordem estabelecida. Ao mesmo tempo em que, pela primeira vez, o Brasil tem um documento oficial em que a educao voltada para escravos e libertos aparece de forma explcita, deve-se estar atento que se trata de um projeto pensado pela elite branca para os negros, no qual se via a educao como estratgia disciplinadora e racionalizadora de espao social. O autor tambm salienta que a Lei do Ventre Livre (Lei de n 2040 de 1871) foi uma forma que a classe dominante encontrou para fazer frente s presses polticas da poca, visto que se trata muito mais de um arranjo parlamentar para defender os interesses dos senhores de escravos do que emancipar o negro. Este arraigado apego da aristocracia brasileira expropriao do trabalho alheio, principalmente do escravo, um dos motivos que permitem a Fragoso e Florentino (2001) falarem do arcasmo como projeto enfatizando que o projeto dos portugueses arcaico, aristocrtico, apegado tradio, ao catolicismo, escravido em relao a outros projetos como, por exemplo, o dos ingleses, que no perodo j estavam vivendo os ares da revoluo do capitalismo, do trabalho assalariado. A anlise objetiva da realidade mostra que, de fato, poucos se opunham escravido no Brasil e a classe dominante estava convencida da necessidade de mant-la. Quando forada a acabar com o trfico, deu um jeitinho de contrabandear escravos e os abolicionistas brancos ou negros foram ocasionalmente atacados por escravocratas irados. A escravido cruel por si s em qualquer lugar do mundo, como atesta Viotti (1998). A autora tambm considera mito pensar que a escravido no Brasil foi mais branda que nos Estados Unidos, por exemplo. A escravido no Brasil foi severa como prprio dessa forma de sociedade. O Brasil continuava margem da revoluo industrial que ocorria na Europa e somente quando a classe dominante escravocrata viu que no daria mais para manter a escravido, tratou de se preparar para o inevitvel. A sada foi a imigrao, iniciada em 1850. Nesse sentido, os fazendeiros do setor cafeeiro tomaram as primeiras iniciativas e quando esta falhava, os fazendeiros praticavam o trfico interno de escravos. A luta pela manuteno da escravido continuou e, somente em 1880, a maioria estava convencida de que a escravido era causa perdida.

11

Quando, enfim, a abolio se tornou objetivada, Viotti (1998) destaca que a mesma, de fato, libertou os brancos do fardo da escravido e abandonou os negros sua prpria sorte. Retomando os aspectos relacionados educao do perodo, alm dos j evidenciados, do ponto de vista do marco regulatrio, constata-se que a mesma pouco avanou no perodo imperial. Na constituio de 1823, os artigos referentes instruo pblica no foram apreciados e a educao mereceu apenas trs artigos. Sucupira (1996) enfatiza que a Constituinte no foi fecunda em termos de educao, uma vez que no traou diretrizes para a educao nacional. No perodo entre 1824 - 1834 pouco se fez pela educao, salvo o projeto de lei de 1827, que determinava a criao de escolas de primeiras letras em todo o pas. O Ato Adicional de 1834 determinou a descentralizao da educao de 1 e 2 graus e determinou a garantia da instruo primria gratuita como dever das provncias. Contudo, como atesta o parlamentar Visconde de Uruguai, a educao no era o forte do parlamento e o mesmo se pode dizer do governo central que investia apenas 1% da renda do imprio na educao e, ainda, apenas no ensino superior e deixou mngua a educao popular. Est claro que, para a classe dominante, o mais importante era uma escola superior destinada a preparar as elites polticas e quadros profissionais de nvel superior em estreita consonncia com a ideologia poltica e social do Estado, de modo a garantir a construo da ordem, a estabilidade das instituies monrquicas e a preservao do regime oligrquico. O relatrio de Gonalves Dias6 tambm confirma que a realidade da educao do perodo era muito ruim e muito abaixo do esperado, salvo algumas excees. A estrutura da instruo nas provncias era precria com escassez oramentria, baixa frequncia escolar, m administrao, falta de mo-de-obra qualificada, baixos salrios. Os negros e ndios no recebem qualquer tipo de instruo a no ser formao religiosa para conhecerem os mandamentos de Deus e abandonarem a devassido de costumes nada h de esperar das assemblias provinciais atesta o relator.

Trata-se de um documento que analisa a instruo pblica nas diversas provncias do norte. O trabalho foi encomendado pelo imperador Pedro II, em 1849, cujo objetivo era diagnosticar a situao da instruo pblica no Norte do Brasil; o trabalho final foi apresentado em 1852. A respeito desse relatrio, ler Almeida (1989).

12

4. A sociedade e a educao brasileira no Declinar do Imprio e incio da Repblica Destaca-se, agora, o perodo em que se d a construo da repblica no Brasil no final do sculo XIX e incio do sculo XX, perodo que tambm demarca o fim oficial da escravido e da monarquia, logo, incio do trabalho assalariado, bem como de mudanas no Estado e na legislao. Nesse contexto, as classes dominantes passam por vrias formas de re-organizao; vrios interesses regionais entram em cena, bem como mltiplos interesses e presses para por fim escravido. O cenrio externo tambm bastante agitado, tanto na Amrica como na Europa e frica; esse cenrio externo influi na conjuntura interna, fazendo perceber que o escravismo no era mais admissvel. So Paulo uma das primeiras capitais brasileiras cuja economia comea a migrar para o modo capitalista. A Repblica, de acordo com Neves (2003), no um fato repentino, pelo contrrio, resultado de um desenrolar de fatos de longa durao. Ou seja, a quartelada no surgiu do nada; nesse sentido, ponto de chegada de um processo. Contudo, mesmo esperada com muita expectativa, de fato, a consolidao da Repblica no conseguiu resolver as vrias contradies da nao, dentre eles o da educao. O fato que a Repblica no colocou o Brasil na ordem dos pases civilizados, desenvolvidos, que trilha em direo ao progresso. Num panorama internacional de grandes progressos econmicos, culturais, cientficos, o Brasil se apresenta nas exposies internacionais com suas pedras e madeiras preciosas, peles de animais selvagens, produtos agrcolas e arte plumria. O Brasil republicano continua inscrito, no cenrio mundial, como pas dependente e perifrico, apesar da grande riqueza que possui; contudo, no continua mais exclusivamente na rea de influncia inglesa, outros investimentos e interesses internacionais aqui aportam, notadamente, os norte-americanos. Os desvos da ordem e do progresso no Brasil escondiam a pobreza, a misria, o analfabetismo e outras mazelas sociais. Os velhos problemas da nao brasileira desfilam campo afora na nova ordem republicana. A velha ordem excludente e hierarquizada se mantm agora, sob novas formas. Ou seja: a nova ordem no impede que se tornem mais profundos os contrastes sociais. Sales (1986) destaca que um setor da classe dominante organizado no Partido Republicano Paulista traa todo um projeto em vista da construo de uma sociedade civilizada, na qual os homens so moldados para o trabalho e para o exerccio da poltica.

13

Entretanto, o negro continua a no ter lugar tambm na repblica, na medida em que o trabalho do escravo vai sendo substitudo pelo trabalhador livre e se impondo como definidor das relaes de produo. Para isso, constitudo um aparato jurdicoinstitucional, que assegura o contrato de compra e venda da fora de trabalho e tambm se desenvolve todo um arcabouo ideolgico capaz de convencer os homens da sua igualdade social - no somente a igualdade, como tambm, a liberdade e a fraternidade. Tambm se dissemina a ideia da cincia como condio para o progresso e civilizao. Progresso sinnimo de desenvolvimento econmico e ampliao da participao poltica. Por meio do esforo individual, do trabalho, chega-se riqueza. Ou seja: os homens trabalhando enriquecem e enriquecem a nao. Em tal contexto, a educao se torna fundamental, pois ela a responsvel pela formao profissional e intelectual do povo, tornando-o apto para sua insero no mercado de trabalho e, desse modo, no exerccio da cidadania - a educao a celebrao do progresso. A educao como celebrao do progresso tema analisado por Jnior (2001). O autor destaca que a educao, nas vitrines do Brasil no interior das exposies internacionais, apresentada como signo de civilizao, de progresso, de sociedade moderna. A educao era identificada como elemento constitutivo da sociedade moderna; alicerce da vida civilizada, produtora do progresso. Deve-se, contudo, destacar que o Brasil das exposies era carregado de ambiguidades e camuflava o Brasil real, marcado por profundas desigualdades. Contudo, mesmo existindo grande expectativa em relao ao papel a ser desenvolvido pela educao no perodo republicano, Nagle (1989) descreve que a mesma, tanto do ponto de vista quantitativo, como qualitativo, no consegue realizar parte das aspiraes que se prope realizar e, mesmo havendo toda uma reestruturao na primeira Constituinte republicana7, logo perde a fora e mpeto inicial. Do ponto de vista social, avana o processo de imigrao, e esses imigrantes realizam o papel de abastecer o mercado com mo-de-obra para a agricultura. Parte deles

H afirmao de uma rede oficial dividida entre a Unio e Unidades Federadas, ao lado de uma liberdade para abertura de escolas de mercado; a escola pblica laica; omisso quanto obrigatoriedade/gratuidade da instruo pblica primria. No se pode dizer que a Constituinte tenha ignorado a educao, porm, percebese um liberalismo excludente e pouco democrtico agindo por dentro da Assembleia Constituinte. Ver Cury (1996) A educao e a primeira Constituinte republicana.

14

iro, mais tarde, formar a classe operria brasileira e sero considerados baderneiros, anarquistas por sua forma de atuao8. Nesse contexto, a educao vai tratar de construir um novo cidado; logo, faz-se nova leitura do papel da escola. O operrio precisa ser alfabetizado, e a escola se torna ainda mais necessria, inclusive do ponto de vista poltico, pois, para exercer o direito do voto9, o indivduo precisa ser alfabetizado. A educao tambm ser sinal de contradio uma vez que o analfabeto, de modo geral, trabalha sem reclamar, enquanto os alfabetizados tornar-se-o insolentes e podero at ler o jornal do sindicato. Logo, em tal situao histrica, a educao precisa ser ideologizada, amoldada aos interesses dos proprietrios. Como no houve base material que a sustentasse, a escola, como signo da instaurao da nova ordem e arma para efetuar o progresso, logo se transformou em frustrao. A constatao a que se chegou, conforme Carvalho (1989), a de que a repblica relegou ao abandono milhes de analfabetos de letras e de ofcios. Esse nmero de excludos se apresenta como anttese realizao do progresso.

5. Da dcada de 1920 aos nossos dias A dcada de 1920 marcada por uma grande efervescncia e profundas transformaes10. O Brasil se encontra mergulhado numa profunda crise econmica. Tambm desse contexto a Semana de Arte Moderna (1922); a criao do Partido Comunista, do movimento tenentista; do centro Dom Vidal; comemorao do centenrio da independncia e a sucesso presidencial de 1922. Esses fatos marcaram poltica e culturalmente a primeira repblica. No plano econmico, a crise de 1929 gerou srios problemas economia brasileira, tais como, a alta da inflao e a crise fiscal sem precedentes. Por outro lado, a economia brasileira tornou-se mais complexa a partir da diversificao da agricultura, de um maior desenvolvimento das atividades industriais, da expanso de empresas j existentes e do surgimento de novos estabelecimentos ligados indstria de base.

Ver Batalha (2003). Formao da classe operria e projetos de identidade coletiva. Cury (1996) explicita que o Decreto n 6 extinguiu o voto censitrio e imps o saber ler e escrever como condio do acesso participao eleitoral. A instruo pblica passa ser obrigao das unidades federadas. 10 Outros elementos do contexto podem ser obtidos em Ferreira e Pinto (2003) A crise de 1920 e a Revoluo de 1930, bem como, em Batalha (2003) Formao da classe operria e projetos de identidade coletiva.
9

15

H uma ampliao dos setores urbanos com o crescimento das camadas mdias da classe trabalhadora e a diversificao de interesses no interior das prprias elites econmicas. Nesse contexto, a escola11 novamente foi evocada com arma para superao dos entraves que impediam o progresso; porm, uma arma perigosa que precisa ser redefinida como instrumento de dominao. Forjava-se, ento, um projeto poltico autoritrio: educar era obra de moldagem de um povo - matria bruta a ser trabalhada, em consonncia com os anseios de ordem e progresso de um grupo que se auto-investia como elite e com autoridade para promov-los. A vadiagem, as greves geravam preocupaes; nessas condies, a educao tem um papel fundamental, no tanto no sentido de disseminar o perigo das letras, mas o dever domicilirio. No bastava ensinar, era preciso saber ensinar. Nesse caso, os mtodos passam ter importncia decisiva e a reforma de Caetano Campos cuidou de tudo muito detalhadamente, baseado no primado da visibilidade. A reforma de Caetano de Campos trazia a concepo de que a cidadania plena s era facultada por um ensino por inteiro, completo de base cientfica, porm, sua generalizao ficava postergada para um futuro remoto na dependncia de morosas providncias pedaggicas. Em 1926, em pleno estado de stio, ocorreu nova reviso constitucional e a educao foi tema de tal reviso. A educao escolar na Velha repblica j havia deixado claro quem eram os responsveis entre as instncias da federao. O ensino fundamental deveria ser assumido por todos os estados da Federao, portanto, no era da competncia Federal. Na Reviso constitucional de 1925/26, Cury (1996) enfatiza a interveno de organizaes civis preocupadas com a correlao ensino/nacionalidade/progresso, dentre elas a atuao da Associao Brasileira de Educao ABE, Igreja Catlica, ligas nacionalistas e das prprias Conferncias Nacionais de educao. Um dos temas na discusso da Reforma foi o papel de Estado no seu dever de oferecer instruo para todos.

11

desse perodo a fundao da associao brasileira de educao ABE em 1924, no como obra dos educadores e sim de mdicos, engenheiros, advogados, entre outros, preocupados com a questo da educao. A ABE v a educao como uma perspectiva messinica, ela regenerar os degenerados. Nesse momento, entra na educao brasileira o movimento da escola nova que passa a olhar a escola a partir de dentro, de seus mtodos, contedos, proposta.

16

Para o autor, a Reviso Constitucional revelou dois pontos importantes: o primeiro foi a elucidao do papel da Unio quanto instruo bsica; o segundo a concepo da educao como direito social. Nesse contexto histrico, deve-se destacar tambm a forte interveno dos pioneiros da educao nova e a I Conferncia Brasileira de educao realizada em1927 na cidade de Curitiba12. O movimento Escola Nova se organizou em torno de alguns temas de relevncia, tais como: a escola deveria ser pblica, universal, laica e gratuita; deveria ser para todos, e todos deveriam receber o mesmo tipo de educao. Caberia ao setor pblico, e no ao particular, a realizao de tal empreendimento. Tambm propunha uma revoluo nos mtodos pedaggicos, acabando com o autoritarismo educacional. O movimento catlico tambm se fortaleceu muito no Brasil no incio do sculo XX, principalmente nos anos de 1930, a partir da atuao de Francisco Campos, ligado ao movimento catlico, e que procurou fazer a aproximao da Igreja com o governo Vargas; no entanto, o movimento catlico se manifestou hostil e contra tal pacto. A igreja via a revoluo como perigosa com ideias liberais e positivistas. No Rio, o Cardeal Leme, na inaugurao do Corcovado, diz multido: ou o Estado reconhece o Deus do povo, ou povo no reconhece o Estado. Alm da Igreja, as foras armadas tambm viam a educao como caminho para a construo do projeto nacional de longo alcance. desse perodo o projeto fascista de Francisco Campos, que visava a um maior controle da educao pelo Estado, o que no agradou Igreja, e a soluo foi sua sada do Ministrio e a entrada de Gustavo Capanema. Gustavo Capanema frente do Ministro da educao, empenhou-se em disseminar a crena de poder moldar a sociedade a partir da formao das mentes e da abertura de novos espaos de mobilidade social e participao poltica. Capanema, conforme Schwartzman et al. (2000) defendia a ideia de que optar por esta ou aquela forma de organizao, controle ou orientao pedaggica significaria levar a sociedade para rumos totalmente distintos - de salvao ou tragdia nacional. Na construo e consolidao do Estado Nacional, a educao vista como um espao que deve ser utilizado para se construir a ideologia do Estado Novo, cuja tarefa a de abrasileirar o Brasil.

12

Acerca do manifesto dos Pioneiros, ver Teixeira (1984) e da I Conferncia de educao, ver Costa et al. (1997).

17

Em 1936, Capanema distribui extenso e minucioso questionrio13, buscando colaborao de professores, estudantes, jornalistas, escritores, cientistas, sacerdotes e polticos para a elaborao de um Plano Nacional de Educao. Um dos frutos deste plano foi a reforma do ensino secundrio de 1940/42. Mudanas e reformas mais acentuadas no campo educacional se faro sentir novamente a partir da dcada de 1960, com a queda do regime democrtico e do perodo dos governos de Juscelino Kubischequi e Joo Goulart e a ascenso do regime militar cravados no Golpe Militar de 196414. Os militares, ao lado de seus aliados civis, tomaram o poder em maro de 1964 e implantaram uma ditadura que durou muito alm do previsto. Para se manter, o regime recorreu violncia, censura e espionagem. Nesse processo conturbado e contraditrio, muitos melhoraram de vida com o chamado milagre econmico; por outro lado, muitos outros se tornaram ainda mais pobres do que eram15. Houve resistncias, a exemplo de polticos, religiosos, estudantes, artistas e intelectuais. Contudo, eram pequenos grupos, na maioria, formados por jovens que, desejando implantar o socialismo no pas, pegaram em armas e atacaram a ditadura, a exemplo dos militantes da guerrilha do Araguaia16. A transio de volta democracia, como a prpria durao do regime militar no Brasil foi uma das mais longas na Amrica Latina. Ao final dos anos de 1970, os operrios tambm entraram em cena, logo seguidos por trabalhadores rurais, e o Brasil lentamente est construindo uma democracia em bases mais slidas. Durante o regime Militar, ocorreu a reviso da primeira Lei de Diretrizes e Bases da educao, criada em 1961, com a verso de 1971 quepatrocinou a reformulao de

O questionrio composto de 213 perguntas inquiriam sobre todos os aspectos possveis de ensino, e as respostas refletiam as vrias concepes, interesses acerca da educao. Destaque para as ideias dos representantes da escola nova e da igreja que exprimiram de modo mais articulado suas concepes de educao. 14 Outras informaes acerca do contexto podem ser obtidas em Ferreira e Delgado (orgs). De modo especial, no texto de Prado, e Earp (2003): O milagre brasileiro: crescimento acelerado, integrao internacional e concentrao de renda (1967-1973), bem como, em lvaro Vieira Pinto (2008) e Florestan Fernandes, de modo especial: Mudanas sociais no Brasi (1974). 15 Houve um grande crescimento econmico, porm, no houve justia social, distribuio de renda. Segundo os economistas C. Furtado (1986) e Maria C. Tavares (1972), a m distribuio de renda era uma caracterstica estrutural do sistema, sem o qual o dinamismo econmico desse perodo no seria possvel. O desenvolvimento econmico - momentaneamente atingido, no superou os problemas estruturais de nao subdesenvolvida.
16

13

H bibliografia vasta acerca de tal episdio. Sugere-se ler MORAIS: Operao Araguaia: os arquivos secretos da guerrilha.

18

vrios aspectos da estrutura organizacional da educao brasileira, com nfase reforma da educao secundria que profissionalizou este nvel de ensino. Nova organizao da estrutura educacional brasileira ocorreu em 1996, com o lanamento da segunda LDBEN, bem como, com a promulgao de vrios Decretos, principalmente nos governos de Fernando Henrique Cardoso e Luiz Incio Lula da Silva17. 5.1 A sociologia no Brasil18 A sociologia no Brasil se desenvolveu tardiamente em relao ao seu nascedouro na Europa, muito embora, desde os primeiros momentos de seu nascimento, no continente europeu, j tivesse sido conhecida por alguns estudantes brasileiros que l estudavam. O surgimento da sociologia, como cincia independente, est relacionado ao surgimento e consolidao da sociedade capitalista na Europa do sculo XIX. E o incio do ensino da Sociologia no Brasil, especialmente na escola secundria, data da dcada de 1920. Trata-se de uma presena ausente, uma vez que restrita a poucas escolas e, doravante, nem em todos os momentos, pois houve perodos de sua proibio e/ou substituio por outras disciplinas como, por exemplo, no Golpe Militar de 1964. A constituio e o desenvolvimento da sociologia no Brasil est associada contribuio de vrios pensadores, sobretudo de professores advindos da Europa e Estados Unidos que estiveram no pas, seja para ministrar cursos ou mesmo lecionar, com destaque para Roger Bastide. Posteriormente surgiram os primeiros cientistas sociais brasileiros, com destaque para Fernando Azevedo, Gilberto Freire, Antnio Cndido, Fernando H. Cardoso, Octvio Ianni, Florestan Fernandes, entre outros. Nos ltimos tempos, em especial a partir da nova LDBEN - Lei 9394/96, o debate acerca da reinsero do ensino obrigatrio da Sociologia no ensino mdio ganhou novo flego e a obrigatoriedade dessa disciplina, bem como a de Filosofia, acabou sendo aprovada em 2006 pelo Conselho Nacional de Educao. Em arremate, pode-se afirmar que, mesmo existindo nova mentalidade em formao e com projetos numa perspectiva inclusiva e, qui socialista, percebe-se que o Brasil, assim como em outras naes subdesenvolvidas, ainda padece da carncia de recursos suficientes para alavancar o desenvolvimento global da nao. Inclusive com
17

A este respeito ver os Decretos 2028/1996; 2208/1997; 5154/2004, bem como a obra de Neves e Pronko (2008). 18 H uma vasta bibliografia acerca da sociologia no Brasil. Sugere-se a leitura de Fernando de Azevedo (2009), Coan (2006), Ianni (1997), Jinkings (2006), entre outros.

19

aporte de recursos suficientes para garantir educao de qualidade em todos os nveis e para todas as pessoas. bem verdade que o irracional, o mtico, o folclrico, o senso comum continuam tendo importncia e lugar na vida cotidiana das pessoas; no entanto, o pensamento racional, a cincia e a tcnica vo se firmando cada vez mais como espao explicativo da realidade. Contudo, o Brasil, desde sua descoberta at nossos dias, praticou a lgica da excluso, do elitismo, do pouco caso com as questes sociais, dentre elas a educao. Nesse nterim, surge um questionamento inevitvel: ser que o Brasil continuar a ser somente a nao do futuro?

Referncias ALMEIDA Jos Ricardo Pires de - Histria da Instruo pblica no Brasil (1500-1889) histria e legislao. Braslia: INEP-PUC/SP, 1989. AZEVEDO, Fernando de - Princpios de Sociologia. 8 ed. So Paulo: Edies Melhoramentos, 1958. BATALHA, Cludio H. M. - Formao da classe operria e projetos de identidade coletiva. In: FERREIRA, Jorge Delgado e NEVES, Luclia de Almeida (Orgs.) - O Brasil republicano o tempo do liberalismo excludente da proclamao da Repblica revoluo de 1930. Rio de Janeiro: Civilizao brasileira, 2003. BETHEL, Leslie. - Histria da Amrica Latina: da independncia at 1870. V. III. So Paulo, co-edio Imprensa Oficial/EDUSP/FUNAG, 2001. Traduo Maria Clara Cescato. 2001 CARVALHO, Jos Murilo de - A construo da Ordem. Teatro das Sombras. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1996. CARVALHO, Marta M. Chagas de - A escola e a repblica. Coleo Tudo Histria, n. 127. So Paulo: brasiliense, 1989. CHIZZOTI, Antnio - A Constituinte de 1823 e a educao. In: Fvero, Osmar (org.) - A educao nas Constituintes brasileiras: 1823-1988. Campinas: Autores Associados, 1996. COAN, Marival - A sociologia no ensino mdio, o material didtico e a categoria trabalho. Florianpolis: Dissertao (Mestrado em Educao PPGE/CED/UFSC). 2006, 356 p. Disponvel em: http://www.ppgeufsc.com.br/ferramentas/ferramentas/tese_di/5.pdf. COSTA, Cristina - Sociologia: Introduo Cincia da Sociedade. So Paulo: Moderna 2000. COSTA, Maria Jos Franco Ferreira da et al (Orgs) - I Conferncia Brasileira de educao Curitiba, 1927. Braslia: MEC-SEDIAE/INEP-PARDES, 1997.

20

CURY, Carlos Jamil - A educao e a primeira Constituinte republicana. In: Fvero, Osmar (org.) - A educao nas Constituintes brasileiras: 1823-1988. Campinas: Autores Associados, 1996. ______. - A educao na reviso constitucional de 1926. In: Fvero, Osmar (org.) - A educao nas Constituintes brasileiras: 1823-1988. Campinas: Autores Associados, 1996. FERNANDES, Florestan - A Sociologia no Brasil. 2 ed. Petrpolis-RJ: Vozes, 1980.

______. - Mudanas sociais no Brasil. Aspectos do desenvolvimento da sociedade


brasileira. So Paulo: difuso europia do livro, 1974. FERREIRA, Gabriela Nunes - Centralizao e descentralizao no imprio o debate entre Tavares Bastos e Visconde de Uruguai. So Paulo: Co-edio departamento de Cincia Poltica da USP e editora 34, 1999. FERREIRA, Marieta de Moraes e PINTO, Suzana Conde S - A crise de 1920 e a Revoluo de 1930. In: FERREIRA, Jorge Delgado e NEVES, Luclia de Almeida (Orgs.) - O Brasil republicano o tempo do liberalismo excludente da proclamao da Repblica revoluo de 1930. Rio de Janeiro: Civilizao brasileira, 2003. FONSECA, Marcus Vinicius - A educao dos negros: uma nova face do processo de abolio da escravatura no Brasil. Bragana Paulista: editora da Universidade de So Francisco/CDAPH, 2002. FRAGOSO, Joo e FLORENTINO Manolo - O arcasmo como projeto mercado atlntico, sociedade agrria e elite mercantil em uma economia colonial tardia - Rio de Janeiro, c. 1790 c. 1840. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2001. FURTADO, Celso - Teoria e poltica do desenvolvimento econmico. So Paulo: Nova Cultural, 1986. IANNI, O. - A sociologia numa poca de globalismo, in: FERREIRA L.(org.) - A sociologia no horizonte do sculo XXI. So Paulo: Boitempo, 1997. JINKINGS, Nise - As particularidades e os desafios do ensino de Sociologia nas escolas. In: DIAS, M. de F. S; SOUZA, S.C. de; SEARA, I.C. (Org.) - Formao de Professores Experincias e Reflexes. Florianpolis: Letras Contemporneas, 2006. JNIOR Moiss Kuhlmann - As grandes festas didticas: a educao brasileira e as exposies internacionais (1862- 1922). Bragana Paulista: editora da Universidade So FranciscoCDAPH, 2001. MALHEIRO, Agostinho Marques Perdigo - A escravido no Brasil ensaio histricojuridico-social. Rio de Janeiro: Typografia Nacional, 1867. MORAIS, Tais de. SILVA, Eumano - Operao Araguaia: os arquivos secretos da guerrilha. So Paulo: Gerao Editorial, 2005.

21

NAGLE, Jorge - A educao na Primeira Repblica. In: HOLANDA, Srgio Buarque de Histria Geral da Civilizao brasileira III. O Brasil republicano 2. Sociedade e Instituies (1889-1930). So Paulo: Difel, 989. NEVES, Lcia. M. W. ; PRONKO, Marcela - O mercado do conhecimento e o conhecimento pra o mercado: da formao pra o trabalho complexo no Brasil contemporneo. 1 ed. Rio de Janeiro: EPSJV, 2008. v. 1. 204 p. NEVES, Margarida de Souza - Os cenrios da Repblica. O Brasil na virada do sculo XIX para o sculo XX. In: FERREIRA, Jorge Delgado e NEVES, Luclia de Almeida (Orgs.) - O Brasil republicano o tempo do liberalismo excludente da proclamao da Repblica revoluo de 1930. Rio de Janeiro: Civilizao brasileira, 2003. OLIVEIRA, Ceclia Helena de Salles - Tramas polticas, redes de negcio. In: JANCSO, Istvn (org.) - Brasil: formao do estado e da Nao. So Paulo-Iju/RS: Co-edio PAPESP/Editora Hucitec/Editora Unijui, 2003. PIMENTA, Joo Paulo G. - Estado e nao no fim dos imprios ibricos no Prata (18081828). So Paulo: Hucitec/PAPESP, 2002. PRADO, Luiz Carlos Delorme e EARP, Fbio S - O milagre brasileiro: crescimento acelerado, integrao internacional e concentrao de renda (1967-1973). In: FERREIRA, Jorge e Delgado, NEVES, Luclia de Almeida (orgs) - O Brasil republicano O tempo da ditadura regime militar e movimentos sociais em fins do sculo XX, volume 4. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2003. RODRIGUES, Jos Honrio - A assemblia Constituinte de 1823. Petrpolis/RJ: Editora Vozes, 1974. ROWLAND, Robert - Patriotismo, povo e dio aos portugueses: notas sobre a construo da identidade nacional no Brasil independente. In: JANCSO, Istvn (org.) - Brasil: formao do estado e da Nao. So Paulo-Iju/RS: Co-edio PAPESP/Editora Hucitec/Editora Unijui, 2003. SALLES, Iraci Galvo - Trabalho, progresso e a sociedade civilizada. So Paulo: Hucitec, 1986. SHIAVINATTO, Iara Lis - Imagens do Brasil: entre a natureza e a histria. In: JANCSO, Istvn (org.) - Brasil: formao do estado e da Nao. So Paulo-Iju/RS: Co-edio PAPESP/Editora Hucitec/Editora Unijui, 2003. SUCUPIRA, Newton - O ato adicional de 1834 e a descentralizao da educao. In: FVERO, Osmar (org.) - A educao nas Constituintes brasileiras: 1823-1988. Campinas: Autores Associados, 1996. SCHWARTZMAN, Simon et all - Tempos de Capanema. So Paulo: Paz e Terra e editora da FGV, 2000.

22

VIEIRA PINTO, lvaro - A Sociologia dos Pases Subdesenvolvidos. Rio de Janeiro: Contraponto, 2008 - ISBN: 8585910992. VIOTTI, Emlia da Costa - Da Monarquia Repblica: momentos decisivos. So Paulo: Editora da UNESP, 1998. VON MARTIUS, Karl Philipp - Como se deve escrever a histria do Brasil. Rio de Janeiro: Revista trimestral de Histria e Geographia. n. 24, janeiro de 1845. TAVARES, Maria da Conceio - Da substituio de importaes ao capitalismo financeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 1972. TEIXEIRA, Ansio - O manifesto dos Pioneiros da educao nova. Braslia: Revista brasileira de estudos pedaggicos, v. 65, n.150, maio/agosto. 1984 p. 407-425.

Vous aimerez peut-être aussi