Vous êtes sur la page 1sur 11

Captulo 6

INSTRUMENTOS AUXILIARES DE MEDIO


6.1 MATERIALIZAO DE FORMAS GEOMTRICAS SIMPLES
Para muitas medies, ou para traagem de peas, necessita-se de um plano ou de uma reta de referncia materializados. Partindo deste plano ou reta, considerados perfeitos para o caso em questo (ou levadas em conta as imperfeies porventura existentes ) pode-se determinar diversas medidas e estabelecer correlaes entre as mesmas: se, por exemplo, numa carcaa com vrios furos deve-se determinar a posio dos eixos destes furos entre si e em relao a uma superfcie de sada ( de referncia ) sobre a carcaa, mais conveniente mont-la num plano de medio ( placa de traagem, desempeno ) e determinar todas as medidas necessrias a partir da mesma com auxlio, por exemplo, de blocos padro, graminho ou medidor de coordenadas ( figura 6.1). Para a traagem vale o mesmo. Precisa-se ento, para tais procedimentos, desempeno, rguas e esquadros.

Figura 6.1: Exemplo de pea de grande porte medida em desempeno.

6.2 DESEMPENOS
Os desempenos ( placas ) so geralmente de ferro fundido, sem falhas de fundio, fortemente nervuradas na parte inferior a fim de se ter uma boa rigidez. So apoiados em trs ps com o que se tem sempre um apoio bem definido ( isosttico ), e dispondo-os de modo a conseguir a mnima flecha de flexo pelo peso prprio. De acordo com a classe de exatido, a superfcie ( plana ) do desempeno pode
1

ser usinada ( usinagem de acabamento ), plainada ou rasqueteada, porm nunca retificadas (pequenas partculas dos gros de rebolo poderiam ficar presas dentro de poros do ferro fundido e provocar desgaste demasiado dos instrumentos de medio). Dimenses e erros admissveis so normalizados pela DIN 876 e NBR 7263. O erros admissveis de planeza, relativos a um plano ideal mdio da placa em questo, podem ser apreciados, na tabela a seguir.

ERROS ADMISSVEIS DE DESEMPENOS DIN 876 / NBR 7263 Classe de erro


00 0 1 2 3 a = comprimento do lado maior do desempeno A verificao da planeza de uma placa feita com auxlio de uma rgua ( de pequeno erro mximo ), montada sobre dois blocos padro do mesmo tamanho, como mostra figura 6.3. A distncia entre a rgua e a placa medida em vrios pontos com blocos padro. As diferenas de medidas destes blocos indicam os erros de planeza da placa nos pontos correspondentes. NOTA: Este procedimento, usado na prtica pela sua simplicidade, substitui na realidade, o mtodo baseado na medio da retilineidade em vrias direes. Trata-se, pois, apenas de um mtodo onde a planeza medida de forma aproximada. O mtodo de medio do erro da planeza apresentado o mais elementar. Muitos outros mtodos so empregados e utilizam instrumentao sofisticada como: nvel eletrnico, autocolimador, laser de alinhamento, etc. Quando se utilizam nveis eletrnicos o procedimento tambm se baseia na medio de retilineidade em vrias direes, e por processamento dos dados em software especfico, feito a " amarrao " dos dados e se determina o erro de planeza do desempeno. A vantagem de se utilizar nveis eletrnicos est associada a baixa incerteza de medio e ao tempo dedicado a calibrao, que em geral menor comparativamente ao que utiliza rguas padro. Se o desempeno utilizado como plano de referncia, ele disposto na horizontal, com os ps para baixo e a superfcie de medio nivelada com um nvel de bolha, sendo montado em altura conveniente ao trabalho em p (1000 a 1200 mm) sobre uma estrutura rgida metlica ( tubular ou de perfis laminados ). Para os trabalhos nos desempenos, dispe-se de uma srie de acessrios ( figuras 6.1 e 6.2).

Tolerncia de planicidade
4 + a/500 4 + a/250 10 + a/100 20 + a/50 40 + a/25

Figura 6.2: Acessrios para trabalhos de medio em desempenos.

Figura 6.3: Controle da planicidade de um desempeno, realizado com rgua padro e blocos padro. Como o nome "desempeno" j indica, ele no usado apenas para a medio mas, tambm, para desempenar superfcies. Entende-se aqui a operao de esfregar o desempeno, sobre o qual foi aplicada tinta ( pastosa, a base de leo geralmente de cor azul escura ) finamente distribuda, sobre a superfcie a desempenar, com o objetivo de tornar bem visveis ( "pintar" ) os pontos altos desta superfcie. Os pontos " pintados " so removidos em seguida, pelo rasqueteamento. Repetindo o processo descrito vrias vezes, consegue-se uma superfcie com planeza prxima daquela do desempeno. Neste processo, obviamente o desempeno usado em vrias posies ( tambm de cabea
3

para baixo ), de acordo com a posio da superfcie a desempenar, e manobrado por intermdio de maanetas adequadas. O procedimento descrito trata-se de uma comparao entre a superfcie a controlar e a do desempeno, comparao que no merece inteira confiana, j que os dois corpos se compensam de um certo modo e, alm disso, o erro de comparao depende tambm da espessura da camada de tinta ( se for muita espessa, "pinta-se" tambm lugares mais baixos da superfcie a desempenar ). Placas menores ( at cerca de 200 mm de dimetro ) so fabricadas de ao, temperadas e retificadas. Os erros em sua planeza so da ordem de 0,02 mm. Desempenos de referncia para traagem e medio so fabricados atualmente em granito. O granito, como passa por " envelhecimento natural " que ocorre aps vrios milhes de anos, no tende a deformar-se com o tempo ( como o caso, por exemplo, do ferro fundido ). Alm disso, essas placas de granito, so construdas de tal maneira que, ao serem danificadas por algum impacto ( por exemplo, queda por descuido de alguma pea a ser medida) soltam lascas bem visveis no local do impacto, perdendo a sua planeza apenas parcialmente. Possuem a desvantagem de no permitirem o uso de suportes magnticos.

6.3 RGUAS
Para a representao de eixos de referncia e de linhas retas ( bordos de referncia ), em muitos casos so empregados as rguas, construdas de ao, ferro fundido ou granito. Uma seco retangular ou de perfil em I ( rguas de oficina ) a mais freqente, mas para os casos especiais, usam-se tambm outras sees: com gume ( rgua de fio ), com seo triangular ou de quatro cantos ( rguas de desempeno ) e outras ( figuras 6.4). Correspondendo s suas mltiplas aplicaes, fabricam-se em comprimentos de at 5 metros ( em casos especiais tambm maiores ) e com erros admissveis normalizados pela DIN 874 como se pode ver na tabela a seguir:

ERROS ADMISSVEIS DE RGUAS ( DIN 874 ) Classe de Erro


00 0 I II L = Comprimento da rgua em mm.
4

Erro Mximo Permitido de Planicidade (m)


1 + L /150 2 + L /100 4 + L /60 8 + L /40

A rgua de fio no tem uma superfcie de medio, mas apenas um bordo de medio ( figura 6.4.a ). Ela , por isto, muito apropriada para o controle de planeza pelo processo da fresta luminosa. Com ela pode-se perceber frestas de at 0,001 mm que aparecem "ampliadas " em virtude da refrao da luz no bordo da rgua.

Figura 6.4: Rguas. As superfcies de medio das rguas com seo retangular so os lados estreitos do retngulo ( figura 6.4.b ). Rguas padro acima de 2 metros e rguas de oficina de qualidade I acima de 2,5 m de comprimento so rebaixadas nas faces laterais de forma que resulta uma seco I ( figura 6.4.c). Os lados estreitos da seo so as superfcies de medio que devem satisfazer aos erros mximos anteriormente citados. As rguas de 3 e 4 cantos ( figura 6.4.d e 6.4.e) tm os respectivos bordos de medio temperados. Na figura 6.5 tem-se uma rgua de desempeno, usada para desempenar superfcies estreitas porm compridas com nervuras de reforo em formas parablicas, e fabricada com a mesma classe de erro das placas de desempenar.

Figura 6.5: Rgua de desempeno. No caso da rgua apoiar-se em dois pontos, a deflexo mnima ocorre quando estes pontos de apoio esto afastados dos extremos de um valor igual a 0,22315. L ( onde L o comprimento da rgua ) segundo figura 6.9. A flexo pelo peso prprio, que representa um erro adicional, no precisa ser levada em considerao com este tipo de apoio. Para trabalhos criteriosos, no entanto, deve-se considerar a flexo sempre que se forado a escolher outro tipo de apoio como, por exemplo, nos extremos da rgua.

Figura 6.6: Mtodo dos trs cantos para determinao da retilineidade. A verificao da planeza das superfcies de medio pode ser feita de maneira semelhante da figura 6.3, usando-se um plano ou uma rgua de elevada qualidade, cujos erros da planeza so conhecidos. Quando no se dispes de tal recurso, pode-se resolver o problema pelo mtodo chamado de " Medio de trs cantos ", figura 6.6. A rgua R a ser calibrada ( figura 6.6.a) colocada sobre dois apoios de mesma altura S num plano P ( ou rgua ) de referncia, cujos erros de planeza so tambm desconhecidos. Em vrios pontos 1,2, ..., distribudos ao longo do comprimento L podem ser obtidas as medidas MAC, como mostra esquematicamente e em escala aumentada a
6

figura 6.6.b. As superfcies A e C da rgua a calibrar e a de referncia possuem erros de planeza ( desconhecidos ) a e c, respectivamente. Para cada um dos pontos 1,2, ...., temse pois a equao: MAC + 1AC = S, sendo 1AC = a + c. Coloca-se em seguida a rgua a ser verificada sobre os mesmos apoios, porm com a superfcie B virada para baixo, para o lado da placa P ( figura 6.6.c ). Nos mesmos pontos 1,2, ..., so medidos os valores MBC, e tem-se: MBC + 1BC = S sendo 1BC = b + c

onde b e c so os erros de planeza ( desconhecidos ) das superfcies B e C, respectivamente. Finalmente, mede-se a largura da rgua R dos locais dos pontos 1, 2...., obtendo-se as medidas MAB ( figura 6.6.d ). Como mostra a figura 6.6.e, tem-se: MAB - 1AB = d onde 1AB = a + b onde d a largura da rgua R nos pontos de apoio ( escolhidos de modo que ambos forneam obrigatoriamente o mesmo "d" ). Do modo descrito obtm-se, para cada um dos pontos 1,2, .... trs equaes com trs incgnitas ( erros de planeza a, b, c das superfcies A, B, C, respectivamente ) que podem ser a partir da determinadas. Deve-se ressaltar que o resultado para cada um dos pontos pode ter bastante erro, j que se torna necessrio levar em considerao os erros possveis de cada uma das etapas acima descritas. Se as medies de MAC tm as disperses DMAC = 2 m, DMBC = 2 m e DMAB = 3 m, respectivamente, a incerteza do resultado final

DM =

( DM AC )2 + ( DM BC )2 + (DM AB )2

= 17 = 4 m

A retilineidade ( neste caso igual a planeza) de uma rgua pode ser estabelecida, tambm, com nvel de bolha, um autocolimador, ou ainda, por intermdio de um laser de alinhamento.

6.4 ESQUADROS
Esquadros possuem ngulos retos que so utilizados na medio ou traagem de planos e/ou retas perpendiculares. As formas mais comuns esto mostradas na figura 6.7. Outras formas de
7

esquadros esto mostradas na figura 6.8.a ( esquadro de coluna ) e 6.8.b ( esquadro de coluna cilndrica ).

Figura 6.7: Esquadros. Os erros admissveis dos esquadros comuns so normalizados pela DIN 875. Os erros permitidos no perpendicularismo da superfcie de medio dos esquadros, segundo a norma citada, podem ser vistos na tabela apresentada a seguir e na figura 6.7.

ERROS ADMISSVEIS DE ESQUADROS ( DIN 875 ) Grau de Preciso


00 0 1 2

Erro de Perpendicularidade em (mm), sendo L em (mm)


( 0,002 + L /100.000 ) ( 0,005 + L /50.000 ) ( 0,010 + L /20.000 ) ( 0,020 + L /10.000 )

O conceito " erro de perpendicularidade " est esclarecido na figura 6.9: o afastamento d da aresta do esquadro, a partir de uma linha vertical V ideal, medido na altura L, sendo o sinal positivo (+) quando o ngulo verdadeiro do esquadro for maior do que 90 , e negativo (-) no caso oposto. Assim, o erro de perpendicularidade dado em micrometros por determinado comprimento L, e vlido para a superfcie de medio (m na figura 6.9). Para os lados a e b, os erros permitidos de perpendicularidade so o triplo do valor permitido para a superfcie de medio que consta na tabela.

Figura 6.8: Esquadros de coluna .

Figura 6.9: Erro de perpendicularismo em esquadros. esquadros. A verificao da perpendicularidade conduzida com auxlio de um esquadro de referncia de tamanho adequado, cujos erros de perpendicularidade so conhecidos, e de blocos-padro, precedendo-se da maneira descrita a seguir (figura 6.10.a).

Figura 6.10: Verificao do perpendicularismo. O esquadro E1 a ser verificado e o esquadro E2 apoiam-se sobre um desempeno com um bloco padro de comprimento e1 conhecido, entre os mesmos. Em certa altura L mede-se por intermdio de uma composio de blocos padro, a distncia verdadeira e2 entre as superfcies de medio m1 e m2 dos esquadros E1 e E2, respectivamente. Se no houver erro de perpendicularidade, e1 = e2. Se houver erros, tem-se: e2 = e1 + a +b onde a ( desconhecido ), b ( conhecido ) so os erros de perpendicularidade dos esquadros E1, E2, respectivamente. Torna-se, pois, fcil calcular o desvio a: a = e2 e1 b Se, por outro lado, os erros de perpendicularidade do esquadro de referncia no forem conhecidos, torna-se necessrio complementar a medio descrita anteriormente por mais uma representada na figura 6.10.b. O esquadro E1 a ser verificado, colocado lado a lado com o de referncia E2 e, usando o bloco padro e3 de comprimento conhecido mais a rgua de fio F medem-se, por intermdio de uma composio de blocos-padro e4, a diferena dos erros reais de perpendicularidade na altura L. Trs casos so possveis: a) Sabemos que o esquadro de referncia tem incerteza de medio menor ou igual a um dcimo da n certeza de medio do esquadro a calibrar ( IMpadro IMcalibrar /10 ) e por isso supusemos que os erros de perpendicularidade do mesmo podem ser desprezados. Neste caso, obtm-se diretamente na medio, de acordo com a figura 6.10.a, o erro de perpendicularidade procurado que se verifica
10

atravs da medio de acordo com a figura 6.10.b. b) Os erros de perpendicularidade do esquadro de referncia E2 so menores do que aqueles do esquadro E1. O erro de perpendicularidade a, na altura L, neste caso : a= ( e2 e1 ) + ( e4 e3 ) 2

obtendo-se a diferena e2 e1 =a + b da medio segundo a figura 6.10.a e a diferena e4 e3 =a - b da medio de acordo com a figura 6.10.b. Ao eliminar b ( ora desconhecido ) das duas equaes, obtm-se a frmula acima citada. c) Os erros de perpendicularidade do esquadro E2 de referncia, so maiores do que o do esquadro E1 a ser verificado. O erro procurado neste caso a= ( e2 e1 ) (e 4 e3 ) 2

NOTA: O uso de blocos padro e1 e e3, nas medies, de acordo com as figuras 6.10.a e 6.10.b, respectivamente, deve-se a motivos prticos. Se encostarmos os esquadros e a rgua de fio diretamente seria difcil medir a fresta estreita surgida, j que os erros so, comumente pequenos. NORMAS: DIN 875/81 Stahlwinkel 90 NBR 9972/87 Esquadros 90

11

Vous aimerez peut-être aussi