Vous êtes sur la page 1sur 11

A INFLUNCIA DA ESCOLA E FAMLIA NA CONSOLIDAO DO PROCESSO DE CIDADANIA1

Vilcileide Nascimento Diniz2

Resumo: Ao observar a instituio escola e a famlia, considerando suas diferenas e semelhanas, levam-se em considerao os cidados, homens e mulheres, enquanto sujeitos sociais e histricos, presentes e atuantes na histria da sociedade, to arraigada de divisores de classes, que separam constantemente os homens da natural condio de igualdade. Diante de tal realidade, a escola, enquanto instrumento da educao, enfrenta grandes desafios, quanto s aes que promove. A famlia espao scio-cultural cotidiano e histrico no processo de socializao, se relaciona com as instituies de ensino, tornando-se bero de atitudes, bem como de mudanas, ou estagnao, da realidade na qual a sociedade a insere, pois delas que partem os sujeitos sociais que iro manter, ou mudar, a si prprios e, conseqentemente, a realidade onde esto inseridos. Destarte, uma relao escola-famlia, desenvolvida de maneira responsvel e comprometida com o avano da sociedade, crucial para a evoluo da educao de um pas e a formao real de cidados consciente dos seus direitos e deveres. Palavras chave: Cidadania, educao, sociedade, famlia, escola.

Introduo Com o surgimento da ps-modernidade3, vrios conceitos foram se estabelecendo, inclusive o de nova cidadania. Com a insuficiente atuao do Estado tradicional em lidar com todos os problemas econmicos, polticos, sociais e tecnolgicos, pois este est preocupado com macroquestes (problemas maiores do mundo globalizado), fez com que a sociedade tivesse maior participao na
1 2

Trabalho apresentado para obteno parcial de grau em Bacharel de Cincias Sociais. Aluna do Curso de Cincias Sociais da UniversidadeLuterana do Brasil - ULBRA 3 Condio sociocultural e esttica que prevalece no capitalismo contemporneo aps a queda do Muro de Berlim e a consequente crise das ideologias que dominaram o sculo XX, segundo site Wikipdia (2011).

resoluo de problemas especficos, que precisavam ser tratados em espaos de decises mais prximos aos indivduos. A partir disto percebemos que a cidadania est diretamente relacionada aos novos movimentos sociais representados por inmeros agentes, exercida em diversos espaos, reconstituindo os espaos comunitrios e abrindo novas dimenses para insero dos indivduos. Isto o que a torna mais global e mais participativa, possibilitando aos indivduos tomarem parte principal no seu processo de desenvolvimento. Com a abertura de novas possibilidades de participao para grupos como a famlia, a nova cidadania habilita novos aspectos da vida social para se tornarem parte do processo poltico. Sob a tica dos novos movimentos, de um lado, as condies de vida cotidiana e real o ponto de partida para o exerccio da nova cidadania, a qual busca instituir novos direitos e solucionar os problemas especficos de forma autnoma, de outro, a nova cidadania um processo contnuo de emancipao atravs de conquistas. Inseridas neste contexto as entidades pblicas vm tomando novas dimenses, deixando de exercer sozinhas as suas funes e sim chamando a comunidade para que organizadas possam executar melhor os seus trabalhos, e assim d um melhor respaldo para a sociedade. Dentro desse quadro de instituies, est inserida a escola pblica, esta que exerce uma das mais importantes funes, que formar pessoas conscientes de suas responsabilidades enquanto cidado. Com isso necessrio criar uma escola pblica com autonomia, propriedades e cidadania, ou seja, que tenha como objetivo maior desenvolver aes que focadas nesse cidado, como fator essencial para o desenvolvimento de uma educao com qualidade formal e poltica e consequentemente envolvesse a famlia e comunidade na vida da escola. Pois a mobilizao da sociedade necessria para a conquista dos direitos civis, sociais e polticos. Portanto uma educao para a cidadania deve ser conscientizadora desses direitos, bem como da importncia da participao da sociedade na reivindicao dos mesmos e da famlia como iniciadora desse processo. Logo educar para a
2

cidadania deve ser o objetivo poltico das comunidades, preocupando-se com o futuro do local onde est inserido e qual a atuao das escolas para este contexto. Este um caminho que leva construo do que se chama hoje "escola cidad".

Mas o que Cidadania?

Segundo o Dicionrio Aurlio (2001) Cidadania a condio de cidado, e seguindo o mesmo raciocnio define cidado comoindivduo no gozo dos direitos civis e polticos de um Estado". Telles (1994) entende direitos como sendo prticas, discursos e valores que afetam o modo como as desigualdades e diferenas so figuradas no cenrio pblico, e a forma na qual os interesses se expressam e os conflitos se realizam. Nesta tica, os direitos no dizem respeito apenas s garantias escritas nas leis, mas ao modo como as relaes sociais se estruturam, definindo regras das reciprocidades esperadas na vida em sociedade, das obrigaes e responsabilidades de cada um. So os direitos que constroem vnculos propriamente civis entre indivduos, grupos e classes. A autora destaca, ainda, que atravs da constituio dos espaos pblicos que as diferenas podem se expressar, e onde valores circulam, argumentos se articulam, opinies se formam. A moralidade pblica s se constitui a partir da convivncia democrtica com a sociedade. Observando a questo histrica do processo de cidadania, percebemos que na Antiguidade4, e segundo Perrenoud (1997), aquele que pertence a uma nao, reconhece sua jurisdio, est habilitado a usufruir, em seu territrio, do direito de cidadania e tem de cumprir os deveres correspondentes. Nos tempos modernos, o sentido evoluiu e a palavra cidado designa uma pessoa considerada como pessoa cvica. O autor relata tambm que:
o que se retm de mais importante, do ponto de vista da educao, que ter cidado constitui um estatuto ao qual esto associados direitos e deveres, definidos no mbito de uma nao como organizao da vida comum; para ser cidado, nesse sentido, era preciso conhecer a
4

o perodo que se estende desde a inveno da escrita (de 4000 a.C. a 3500 a.C.) at a queda do Imprio Romano do Ocidente (476 d.C.), conforme site Wikipdia (2011).

Constituio, as leis, as instituies. Para respeit-las, era preciso ainda aderir aos valores e s convices em que se fundamentavam. Assim, a cidadania no era uma obrigao. Podia-se viver sem ser cidado. Esse era o estatuto mais cobiado, no o nico possvel. Herdamos a cidadania de uma poca em que no se concebia que todos fossem cidados, ao contrrio. A democracia antiga limitava-se ao crculo restrito dos cidados, ningum desejava ampli-lo por uma preocupao de igualdade.

No entanto, com a Revoluo Francesa5 a cidadania passou a ser concedida automaticamente, no podendo ser recusada e s retirada em caso de grave infrao lei comum, o que tambm reversvel. Para Perrenoud (1997), assiste-se, a uma inverso de perspectivas: se antes a cidadania s era outorgada aos que davam garantias suficientes de civismo, agora preciso preparar para ser bons cidados todos aqueles que se tornaro, simples cidados sem nada terem pedido. No mbito do Estado-Nao, que supostamente agruparia os cidados, a escola encarregada de form-los para esse papel, sendo inclusive o motor principal de sua extenso a partir do sculo XIX. Com as mudanas ocorridas no cenrio poltico e social em decorrncia das reivindicaes histricas, o conceito de cidadania tornou-se mais amplo e abrangente sendo chamada atualmente de a nova cidadania, expresso que est intimamente relacionada a uma nova movimentao social, a qual se representa por inmeros agentes e se exerce em variados nveis de espaos articulados. Assim, reconstri espaos comunitrios e cria novas dimenses para que os indivduos sejam inseridos. Afirma Siqueira (2007) que a nova cidadania um processo contnuo de emancipao atravs de conquistas. Continua o professor, dizendo que com a abertura de novas possibilidades de participao para grupos antes excludos, a nova cidadania habilita novos aspectos da vida social para se tornarem parte do processo poltico, reconfigurando as formas de ao e o campo da poltica. A questo da cidadania na era global um fator exercido naturalmente pelas pessoas, mas que tambm requer um embasamento metodolgico que pode ser gerido e orientado pela escola, visto que a sociedade, destacando seus vrios integrantes, entre eles a famlia, j direciona essa nova cidadania nesse caminho natural, que pode ser reforado pela educao formal.
5

Nome dado ao conjunto de acontecimentos que, entre 5 de maio de 1789 e 9 de novembro de 1799, alteraram o quadro poltico e social da Frana. Ela comea com a convocao dos Estados Gerais e a Queda da Bastilha e se encerra com o golpe de estado do 18 Brumrio de Napoleo Bonaparte, conforme site Wikipdia (2011).

Escola e Cidadania Observando o contexto histrico do processo de cidadania, concluimos que o carter cvico se faz presente durante muito tempo na definio da palavra, e a educao para a cidadania serviria para revigorar a moral, o civismo e a tradio. Porm, atualmente nos deparamos com uma nova denominao de cidadania, a que intercala direitos e deveres, e se sustenta em um mundo globalizado e integrado com concepes diferentes de sociedade. Perrenoud (1997) refora que:
no se pode negar tambm que as sociedades contemporneas enfrentam exigncias cada vez maiores. Hoje a questo promover a coexistncia em uma sociedade de pessoas pertencentes a diferentes etnias, nacionalidades e culturas, que no falam a mesma lngua, que no tm os mesmos valores e os mesmos modos de vida. Ao mesmo tempo, o respeito s diferenas avanou e o aparelho estatal no tem mais como enquadrar todos no mesmo molde cvico. Se h um molde, ligado produo e comunicao de massa, este se organiza no mundo do trabalho, do consumo e do lazer, e no da participao para a vida coletiva. As fronteiras tornam-se tnues, os continentes organizam-se, a aldeia planetria torna-se uma realidade.

A cidadania por muito tempo no foi vivenciada e relacionada com a educao escolar. No se fazia valer o direito civil, nem se respeitava o direito de expresso e de livre associao, nem a esfera privada das pessoas. Podemos analisar que atualmente a educao para a cidadania est fortemente associada a uma nova concepo da sociedade civil. Conforme enfatiza Horta (1996) Atualmente, a idia de cidadania vincula-se intimamente idia de participao, o que se traduz numa relao entre o Estado e a sociedade civil. Inclui a considerao a direitos de natureza civil, poltica e social. Em relao aos direitos sociais, a idia de cidadania implica obrigaes e responsabilidades, garantias e prerrogativas de cada um, fruto das necessidades da vida em sociedade. Parece impossvel discutir o processo democrtico sem ter tais direitos e obrigaes no horizonte da prtica social. E no momento em que a sociedade deixa o Estado paternalista como nica opo para executar aes em benefcios dela, e passa a ser coadjuvante nessa histria, refora o sentido global da cidadania e exige que seja integrado ao processo educacional assuntos relacionados a direitos humanos, livre-arbtrio,
5

criticidade, democracia, igual dignidade de raas, de culturas, de religies e de modos de vida. A escola passa a contribuir com a viso idealista da cidadania e a promover conhecimentos diversos, socializando o saber. Conforme informa Machado (1997):
Em relao s mudanas no conhecimento, preciso ressaltar as transformaes no saber como a multiplicidade de saberes, a transitoriedade das verdades, a ruptura de paradigmas, a velocidade do desenvolvimento tecnolgico. No horizonte educativo, isto coloca no centro das atenes diversas exigncias: a necessidade de aprender a aprender em lugar da aquisio de um certo nmero de informaes e de aprendizagens diferenciadas de origens diversas; requer no s investigao e ensino, mas rapidez e informao atualizada.

Escola e famlia

Um dos objetivos do processo educacional mostrar ao indivduo que os interesses individuais s se podem realizar plenamente atravs dos interesses sociais. Sendo assim, percebemos que a educao ao trabalhar o processo de socializao do indivduo, mostra que s desenvolver potencialidades em contato com outras pessoas, com o meio social. Famlia e escola tm uma importncia em comum: preparam para a sociedade seus futuros cidados. Esse fato tece laos profundos entre as duas instituies, favorecendo a troca de informaes e ajuda mtua. A escola que reconhece isso abre suas portas para a comunidade, consegue dar um salto qualitativo em relao s outras. Em certos casos esse salto no se traduz apenas em melhoria das aes pedaggicas, mas s vezes tambm na prpria garantia de sua exigncia fsica. A educao no um elemento para a mudana social, e sim pelo contrrio, um elemento fundamental para a conservao e funcionamento do sistema social, enfatiza Durkheim (1973). O papel da escola o de estabelecer dispositivos e de formar hbitos favorveis ao exerccio da razo, ao desenvolvimento de uma relao racional com o saber, que exclui ao mesmo tempo o respeito incondicional e instantneo aos que sabem e a negao de uma legitimidade particular reconhecida aos que tm como ofcio produzir e/ou transmitir saberes. A relao contexto escolar e contexto familiar fundamental para o processo
6

de aprendizagem , ambos tm o papel de desenvolver a sociabilidade, a afetividade e o bem estar fsico dos indivduos. no ambiente familiar e escolar que o sujeito se prepara de acordo os padres culturais e scio-histricos definidos para atuar na sociedade. As duas instituies so responsveis pela insero do sujeito no contexto social, devendo torn-lo capaz de alcanar o conhecimento com autonomia e acompanhar as mudanas sociais, tecnolgicas e econmicas. A famlia como toda instituio social, apesar dos conflitos a nica que engloba o indivduo em toda a sua histria de vida pessoal, nela que o indivduo adquiri suas primeiras experincias educativas, sociais e histricas, que aprende a se adaptar s diferentes circunstncias, a flexibilizar e a negociar. na famlia, que o indivduo aprende a se relacionar com outro, que aprende mitos, crenas e valores que traam seu perfil como pessoa. Segundo Prado (1981): A famlia influencia positivamente quando transmite afetividade, apoio e solidariedade e negativamente quando impe normas atravs de leis , dos usos e dos costumes. Portanto, no momento em que escola e famlia alcanam uma parceria na maneira como iro favorecer a educao dos indivduos, fortalecem esse processo educacional, fundamentando, principalmente, valores relacionados a vida social e sua importncia para convivncia entre os pares. Essa funo de socializao permite desenvolver a real convico do papel do cidado, pois a a partir dessa relao, escola e famlia, que podemos visualizar as discusses acerca dos direitos e deveres inerentes ao indivduo. A escola tem o papel de ensinar juntamente com a comunidade e formar para a cidadania e instruir o indivduo sobre seus direitos e deveres como parte integrante da sociedade favorecendo a participao dos alunos em relaes sociais. A proposio de uma instituio social deve, sem sombra de dvida, exercer uma funo educativa junto aos pais, e estas se revelam a partir de uma prtica de discusses que primem por informar, aconselhar e encaminhar os mais diversos assuntos. Dessa forma, para que famlia e escola, em colaborao mtua, possam promover uma educao integral para o cidado, em cumprimento com as exigncias legais da sociedade.

Como as demais instituies, famlia e escola, passam por modificaes que redefinem sua estrutura, significado e desempenho na coletividade. A escola de hoje no apenas um ambiente onde so ampliados contedos e desenvolturas; , tambm, o panorama responsvel pela concepo poltica, moral e esttica de quem utiliza seus ofcios. o espao que recebe todos os caracteres de dificuldades sociais, que so imagem de nossa condio e conduo poltica.

A Sociedade uma Parceria na Escola

A relao entre educao, escola e sociedade alvo de uma transformao contnua, que influencia os modelos vigentes. O desenvolvimento da escola guarda estreita relao com o desenvolvimento da sociedade, e vice-versa. atravs do conhecimento, do domnio da cincia e do desenvolvimento tecnolgico que o homem adquire meios para compreender e transformar a realidade material e a sociedade em que vive, tornando-se apto a exercer sua cidadania. Educao no preparao nem conformidade. Educao vida, viver, desenvolver, crescer. Essa frase ressaltada por Dewey (1971), nos faz pensar a educao como ingrediente principal da criao do cidado, e que atravs dos agentes promotores, como a escola, possibilita-se a disseminao do sentido de cidadania e a convico de sua plenitude na sociedade. Para Dewey (1971), a escola definida como uma micro-comunidade democrtica. Seria o esboo da socializao democrtica, ponto de partida para reforar a democratizao da sociedade. Segundo o autor, a educao e democracia formam parte de uma totalidade, definem a democracia com palavras liberais, onde os indivduos deveriam ter chances iguais. Em outras palavras, igualdade de oportunidades dentro de um universo social de diferenas individuais.

Para Mannheim (1971), a educao uma tcnica social, que tem como finalidade controlar a natureza e a historia do homem e a sociedade, desde uma perspectiva democrtica. Define a educao como
O processo de socializao dos indivduos para uma sociedade harmoniosa, democrtica porm controlada, planejada, mantida pelos prprios indivduos que a compe. A pesquisa uma das tcnicas sociais necessrias para que se conheam as constelaes histricas especificas. O planejamento a interveno racional, controlada nessas constelaes para corrigir suas distores e seus defeitos. O instrumento que por excelncia pe em prtica os planos desenvolvidos a Educao.

Nesse contexto, identificamos que a prtica da socializao perpassa por diversos espaos, dentre eles est inserida a famlia e a escola. Assim, a prtica democrtica emerge horizontalmente permitindo a estruturao duma sociedade igualitria. Concluso O processo de cidadania, tanto difundido atualmente, atravs dos veculos de comunicao, que massificam a temtica, um fator inerente a condio humana, mas ao mesmo tempo, perpassa por uma ao conjunta de esforos da prpria sociedade. Nesse contexto, observamos que a famlia e escola so atores importantes no desenvolvimento desse processo, pois atuam principalmente na formao inicial e continuidade do indivduo cidado. A escola enquanto instituio, deve se sentir provocada a pensar a prtica pedaggica, analisando que o indivduo descreve caractersticas singulares e que se faz necessrio manter um trabalho em sociedade com as famlias, afim de garantir uma totalidade na insero social. O processo educacional autentico exige do indivduo autonomia na busca do sucesso, do aprendendizado, e, principalmente, da formao de um ser humano que desenvolva suas potencialidades fsicas, materiais e funcionais, lado a lado com os trabalhos criativos, envolvendo tambm o meio social no qual vivem, seguindo a modernidade e desenvolvimento global. Essa autonomia, e a encontra-se uma contradio, s se faz verdica quando este mesmo indivduo trabalhado conjuntamente, ou seja, inserido no meio social,
9

e direcionado por instituies j formadas. atravs desse caminho inicial que o inidivduo consegue exercer a autonomia de pensamento e decises futuros, porm dentro de um cenrio comum. A escola e a famlia contribuem com a ampliao da formao do indivduo, numa perspectiva de abrangncia e socializao do saber de forma coletiva que possa em tempo futuro garantir a concretizao e o contentamento dos mesmos dentro de uma sociedade cada vez mais competidora. Assim sendo, importante examinar a maneira pela qual a famlia vem sendo planejada e vista pela sociedade, no que tange a participao nas decises educacionais e redefinio de atribuies. Ao incluir a famlia nesses processos decisivos promove-se uma escola que participa efetivamente da comunidade. Educar para a cidadania orientar o indivduo para escolhas proveitosas, esquematizando e desenvolvendo atividades que colaborem para que ele se torne uma pessoa responsvel e empenhada com o seu bem estar e com o bem comum de todos. Precisa haver um balanceamento entre formao e informao. E buscar efetivamente a presena da famlia para contribuir de forma participativa das atividades propostas pela escola. Com tudo, enfatiza-se aqui que o processo educacional, esta mola propulsora da construo da cidadania, uma ao conjunta de instituies solidificadas em nossa sociedade: famlia e escola. A primeira por ser o bero das tradies, e por levar consigo instrumentos fundamentais de aprendizado que o amor e a tolerncia. A segunda e no menos importante, o bero do saber, da informao que tambm se faz fundamental para o proceso de conhecimento individual e garantia dos direitos inerentes ao cidado.

Referncias Bibliogrficas DEWEY, John. (1971). Vida e Educao. So Paulo, Edies Melhoramento. DI SANTO, Joana Maria R. Famlia e Escola: relao de

ajuda.http:///www.centerrefeducacional.com.br/famiescola.htm. em 16.01.2011.
10

DURKHEIM, Emile. (1973). Educacin y Sociologa. Buenos Aires, Editorial Shapire. FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda. Miniaurlio Secular XXI Escolar: O minidiconrio da lngua portuguesa/ Aurlio Buarque de Holanda Ferreira; coordenao de edio, Margarida dos Anjos , Marina Baird Ferreira, lexicografa, Margarida dos Anjos[et al.]. 4. Ed. Rev. Ampliada. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001. FILHO, Falco. Coletnea vida na escola: os caminhos e o saber coletivo. Belo Horizonte, P. 42, 49 (1994). GOKHALE, S.D. A famlia desaparecer? In Revista debates sociais n 30, ano XVI Rio de Janeiro, 1980. http:// www.tve Brasil.com. br/SALTO/boletins 2002/pef/pef txts.htm. Em 13.01.2011. HORTA, J. S. B. Planejamento educacional. In: MENDES, D. T. (Org.). Filosofia da educao brasileira. 4 ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1991. MANNHEIM, Karl. (1971). Libertad y Planificacin Democratica. Mxico, Editorial Fondo de Cultura Economica. MORIN, Edgar, 2000, Os sete saberes necessrios educao do futuro, So Paulo: Cortez & Braslia, DF, UNESCO. Nova LDB: trajetria para a cidadania? / Angela Viana Machado Fernandes...| et al. |; Carmen Silvia Bissolli da Silva, Lourdes Marcelino Machado (organizadoras) . So Paulo: Arte & Cincia, 1998. PRADO, Danda. O que famlia. So Paulo, SP (Brasil): Editora Brasiliense, 1981. Perrenoud, Ph. (2002c). A escola e a aprendizagem da democracia. Porto: ASA Editores._____. Quem ama Educa. Volume l e ll. So Paulo: Interagem, 2008. PERRENOUD, Philippe. Escola e Cidadania: o papel da escola na formao para a democracia. (trad. Ftima Murad). Porto Alegre: Artmed, 2005.

11

Vous aimerez peut-être aussi