Vous êtes sur la page 1sur 3

Cursista: Maria Cristina da Silva Ferreira Tutora: Alzenira Francisca de Azevedo Mdulo: 12 Unidades: 1, 2, 3, 4

Turma: 01/2009

Data: 30/10/10

MEMORIAL

Iniciamos

mdulo

12

com

tema:

educao

as

constituies.

Partindo do pressuposto de que as atividades administrativas so um tanto burocrticas por no se constiturem por um saber nico aplicvel a qualquer rea ou circunstncia, entendemos que a organizao da educao exige mudanas na sua postura e na sua filosofia. Nesta percepo podemos dizer que todos os envolvidos na Comunidade Escolar no desenvolvem os mesmos papis que os ocupantes destes mesmos cargos em uma instituio no escolar. Pois, a funo dos cargos varia de acordo com os objetivos da instituio a qual eles pertencem. Sendo assim, o desenvolvimento das tarefas, prioriza os lucros, colocando em segundo plano as necessidades emocionais consideradas de fator pessoal.

J nas escolas, o comprometimento dos profissionais vai alm da simples produo de algo, envolve a construo da cidadania nos seus aspectos afetivos e emocionais, o que torna inadmissvel comparar gesto escolar e gesto empresarial. com base na legislao da educao que procuramos organizar o setor e executar as atividades, tanto nas questes pedaggicas como nas administrativas.

Dentro do contexto da educao existem normas e Leis que contribuem para a melhor organizao e desempenho do profissional dentro da escola. Ou seja, sobre a educao, as trs instncias da federao podero definir leis e normas a serem seguidas, desde que uma menor no descumpra o que determina uma instncia de maior poder. Por exemplo, a Lei de Diretrizes e Bases permite iniciativa privada atuar no ensino fundamental, o que impede a

existncia de leis estaduais ou municipais que probam a instalao em seu territrio de escolas particulares de 1a a 8a srie. Outro fator que merece destaque nessa reflexo sobre as leis e a cidadania da educao escolar, refere-se compreenso da hierarquia existente na estrutura educacional. Nessa estrutura esto acima de todos os outros, os rgos federais, que representam a Unio. So eles o Ministrio da Educao e o Conselho Nacional de Educao. Estes rgos definem diretrizes para a educao a ser desenvolvida em todo o pas.

A legislao educacional torna-se fator relevante no exerccio da cidadania, uma vez que nela que esto definidos tanto nossos direitos quanto nossos deveres. Passamos a conhecer nossos limites, os limites das autoridades de nosso municpio e estado, bem como a quais instncias cabem cada responsabilidade, o que eleva nossa capacidade de reivindicao e de proposio de sugestes.

Com a proclamao da Repblica e a pretenso de implantar um novo regime de governo, a educao foi objeto de preocupao e deliberaes dos dirigentes. Criou-se a Secretaria da Instruo Pblica, a Empresa Brasileira de Correios e Telgrafos, o Instituto Nacional que atuava como uma espcie de ministrio, o Pedaggium, que atuava como um centro de estudos e pesquisa e o Conselho de Instruo Superior.

Com a criao do FUNDEB Fundo de Desenvolvimento da Educao Bsica houve a universalizao dos ensinos infantil, fundamental e mdio,bem como o aumento das vagas no ensino superior pblico com a construo de dez Universidades federais e a criao do PROUNI que concede bolsas aos alunos de baixa renda nas faculdades particulares. A escola hoje tem autonomia para elaborao de seu regimento escolar. O regimento um instrumento de fortalecimento do estabelecimento de ensino e da prpria educao desenvolvida pela escola.

Os princpios regimentais devem deixar claro que a escola pblica pode ser menos estatal e mais do pblico ao qual atende,sem prescindir, obviamente, das responsabilidades do Estado para com a educao.

notria a constante evoluo na educao, tanto na questo regimental como na estrutura organizacional. Porm, o sistema educacional no pais ainda carece de polticas pblicas que possam garantir o acesso educao pblica de qualidade para todos os cidados brasileiros.

Maria Cristina da Silva Ferreira Cursista

Vous aimerez peut-être aussi