Vous êtes sur la page 1sur 28

PROFESSOR

B--B da Mecnica

n1

PROFESSOR

Direitos reservados ao SENAI-PR

HB Design Novembro 2008

EM... O MOTOR DO AUTOMVEL

FEDERAO DAS INDSTRIAS DO ESTADO DO PARAN FIEP SENAI Departamento Regional do Paran Diretor Regional: Joo Barreto Lopes Diretor de Operaes: Marco Antonio Areias Secco SENAI PONTA GROSSA Gerente Regional: Rosmery Dall' Oglio Kostycz Gerente de Unidade: Denise Teresinha Beninca de Paula SINDICATO DA INDSTRIA DE REPARAO DE VECULOS E ACESSRIOS DE PONTA GROSSA Presidente: Rubens Scoss Junior Vice-Presidente: Jorge Szabli Junior Coordenao Geral: Jos Ayrton Vidal Jr. Leila Iwanowski Sandra Schulz Caron Marli Valena Elaborao Tcnica: Fabio Cardoso Goes Helen Camila da Silva Manoel Gonalves Ribeiro Equipe Tcnica de Elaborao: Orientao e Reviso Geral: Fabio Cardoso Goes Manoel Gonalves Ribeiro Anlise Pedaggica: Helen Camila da Silva Andresa Aparecida Meller Popik Kelly Cristina Campones Projeto Grfico e Editorao: Alessandro Hungaro & Roberto Bertola Criao: HB Design - (44) 3029-5426 hbdesign@hbdesign.com.br

SUMRIO

Apresentao .............................................................................. 04 Conhecendo o seu veculo ......................................................... 07 Motor ........................................................................................... 08 Dicas para um bom motorista.....................................................09 leos lubrificantes......................................................................11 Uso incorreto dos lubrificantes...................................................17 Dica prtica..................................................................................19 Arrefecimento ou refrigerao do motor......................................20 Mitos e verdades........................................................................22 Exerccios...................................................................................23 Ficha de inscrio.......................................................................25 Questionrio sobre o motor..................................................26

3 3

APRESENTAO
Educao a distncia uma forma sistematicamente organizada de autoestudo na qual o aluno se instrui com base no material que lhe apresentado. Isso possvel de ser feito a distncia por meio da aplicao de meios de comunicao, como televiso, jornais, revistas, internet e outros. Nesse sentido, o SENAI Ponta Grossa, em parceria com Sindirepa e Rodonorte, criou este programa com a inteno de prover ao leitor informaes bsicas sobre mecnica automotiva leve. Considerando que nos dias atuais o carro um bem que facilita nossa locomoo e, tambm, um instrumento de trabalho, de suma importncia que todos ns o conheamos para evitar possveis transtornos! O programa B--B da Mecnica possibilitar ao leitor se posicionar com mais preciso e conhecimento quando seu automvel necessitar de manuteno ou reviso. Conhea os cinco encartes e divirta-se:

1. 2. 3. 4. 5.

Professor Professor Professor Professor Professor

Fasca Fasca Fasca Fasca Fasca

em em em em em

O Motor do Automvel O Sistema Eltrico do Automvel O Sistema de Freios do Automvel O Sistema de Suspenso do Automvel Mantenha seu Automvel Sempre Novo

Caro colega, Por que importante que um condutor tenha conhecimentos bsicos de mecnica de automveis?
PROFESSOR

Pelo cdigo de trnsito brasileiro, ele obrigado


a conservar o veculo em condies de uso.

Devido a infraes e penalidades previstas


para veculos em mau estado de funcionamento e conservao.

Como qualquer mquina, o automvel est sujeito a falhas e panes.


sempre bom saber o que est acontecendo.

Porque veculos bem conservados


so mais econmicos, pois consomem, quebram e depreciam menos.

O cdigo de trnsito brasileiro visa principalmente a segurana. Os itens de manuteno que afetam diretamente a segurana so:

Direo, freios, suspenso, pneus, luzes, limpador de para-brisa e buzina.


Esses itens merecem ateno constante por parte do proprietrio ou do condutor. As noes bsicas que voc ir aprender aqui se referem principalmente aos automveis movidos gasolina, a lcool ou a gs natural, embora muitos conceitos possam ser aplicados a todos os tipos de veculos.
Voc concorda comigo? Pare e pense: quais os itens que merecem ateno constante?

PROFESSOR

CONHECENDO SEU VECULO

Voc deve: - Ler cuidadosamente o manual do proprietrio, pois ele mostra todas as particularidades de cada modelo. Com o manual em punho, verifique a localizao e a funo de todos os comandos. - Conhecer bem o seu veculo para evitar panes e prejuzos.

PROFESSOR

MOTOR

elas e a rvore de manivelas constante (eixo motor) recebem l

Cl i

es ca pa me nt

o OK C je las OK lick in Ve Click OK icos ris OK B Fa OK s OK mo o Frei su on C ick


o

PROFESSOR

DICAS PARA UM BOM MOTORISTA


Vou dar algumas dicas para o seu carro no parar de funcionar inesperadamente!

Faa as revises peridicas recomendadas pelo fabricante. Use apenas os lubrificantes recomendados. Observe periodicamente o nvel do leo lubrificante. Se necessrio, complete com leo da mesma marca e tipo. Troque o leo dentro da quilometragem prevista. Em condies severas, a troca deve ser antecipada. Substitua o filtro do leo a cada duas trocas. No force o motor em rotaes extremamente altas ou muito baixas. Use o combustvel correto e de boa qualidade. Um engano na hora de abastecer pode causar severos danos ao motor.

PROFESSOR

Troque o filtro de combustvel dentro dos perodos recomendados. Nos primeiros minutos de funcionamento, com o motor ainda frio, necessrio aquec-lo parado. Voc no deve trafegar e nem forar, at que a temperatura do motor chegue ao normal. Procure assistncia se houver sinais de vazamento, manchas no piso da garagem ou barulhos anormais. Aproveite a hora da troca do leo para efetuar a limpeza do filtro de ar. Se estiver em mau estado ou entupido, tambm faa a troca.

PROFESSOR

10

LEOS LUBRIFICANTES
Os leos so todas as subs

PROFESSOR

pistes, etc.), evitando o m esfriar os componentes mais quentes, manter o motor livre de deps es so frequenteme

11

Nas embalagens de leo, a inscrio SAE 1OW-40, 20W-40... tem um significado especfico para o motor de seu carro.

Society of Automotive Engineers

SAE
a a Society of Automotive Engineers, entidade

SJ
PROFESSOR

12

(a viscosidade e a medid escoamento), medido a al

Voc sabe o significado da sigla 20W-40 encontrada nos rtulos das embalagens de leo?

PROFESSOR

Indica certo grau de viscosidade diretamente ligado temperatura em que o veculo esteja.
Sendo assim, os leos tm dois valores de ndice de viscosidade. Por exemplo, um leo com viscosidade 10W-40 significa que se trata de um leo que tem um ndice 10 a baixas temperaturas, prprias de um arranque de manh num clima frio, e um ndice 40 a altas temperaturas, indicando uma viscosidade relativa elevada para garantir a adequada proteo a temperaturas mais elevadas. O W vem do ingls Winter, indicando que, mesmo no inverno, esse leo garante um ndice de viscosidade de 10. Isso significa, em termos prticos, que um leo 5W-40 funciona melhor a baixas temperaturas que um 10W-40 e o mesmo acontece no inverso, ou seja, um leo 10W-50 tambm funcionar melhor que um 10W-40 a altas temperaturas.

13

Alm das classificaes SAE de viscosidade, o seu veculo exige outra especificao denominada API.

14

API significa American Petrolleum Institute. Designa-se por leo mineral aquele derivado diretamente do petrleo. Por sua vez, os leos sintticos, como o prprio nome indica, so fabricados por processos qumicos de sntese que envolvem a construo artificial de molculas a partir ^ de diferentes componentes-base. Eles tem a finalidade de manter maior estabilidade em termos de viscosidade ao longo de uma ampla gama de temperaturas e foi desenvolvido especialmente para cada ano de fabricao do motor de seu veculo.

ico semissintet

TABELA DE DESIGNAO DO LUBRIFICANTE


semissint etico

Designao do lubrificante SA/SB/SC/SD SE SF SG SH SJ SL SM

Descrio do servio No so mais fabricados. Ideal para veculos produzidos de 1972 a 1979.

Recomendados para veculos produzidos de 1980 a 1988 Ideal para veculos produzidos de 1989 a 1993 Atende aos veculos produzidos de 1994 a 1996 Ideal para veculos produzidos de 1997 a 2000. Atende com folga a classificao SJ. Para todos os motores atuais desde dezembro de 2004

LEOS SEMISSINTTICOS

Os leos semissintticos resultam da mistura de percentagens de leos minerais e sintticos. Teoricamente, deveriam ser melhores do que os leos minerais. Na prtica, nem sempre assim, at porque boa parte dos leos comercializados debaixo dessa designao chega a no ter sequer 10% de leos sintticos na sua composio.

15

Voc acha possvel misturar leos diferentes

possvel, mas no aconselhvel. Isso porque os leos de hoje em dia possuem aditivos diferentes que podem, em uma reao, se anularem ou ganharem caractersticas cumulativas de efeito imprevisvel. A situao particularmente mais complicada se estivermos em presena de leos sintticos ou semissintticos. que, nesses casos, os componentes de uns e outros vo por certo reagir quimicamente, provocando reaes que podem se tornar indesejveis. Se voc pretende trocar o leo por outro de caractersticas diferentes, voc deve drenar completamente o leo antigo, substituindo o respectivo filtro, e ento proceder ao enchimento com o leo novo.

16

USO INCORRETO DOS LUBRIFICANTES


A formao de borras no interior do motor
Est ligada diretamente ao uso de lubrificante incorreto e a falta de trocas peridicas estabelecidas pelo fabricante. Essa situao tem como consequncia o entupimento das galerias ~ de lubrificao, que danificarao o motor a ponto de travar o funcionamento dele, ocasionando uma visita ao mecnico para retificar o motor por completo.

Uso de aditivao extra


(Produtos acrescentados ao leo lubrificante do motor com intuito de aumentar a proteo e diminuir rudos, proveniente de desgastes excessivos).

O uso de aditivao suplementar de desempenho em leos lubrificantes no recomendado, pois produtos de boa procedncia j possuem, de forma balanceada, todos os aditivos necessrios para o motor do seu carro.

semissint etico

17

Extenso do perodo de troca deve ser respeitada conforme a recomendao do fabricante.


Mesmo utilizando o leo correto e combustvel de qualidade assegurada, perodos de troca alm do recomendado podem levar formao de borra (totalmente prejudicial ao motor), devido ao excesso de contaminao e de oxidao do lubrificante. Nos manuais dos veculos h a informao dos quilmetros recomendados para cada intervalo de troca. Embora os lubrificantes sintticos possuam caractersticas de qualidade superiores, a maioria dos fabricantes de veculos ainda no diferencia os perodos de troca, caso se utilize leos sintticos ou minerais. Recomendamos seguir a indicao no Manual do Proprietrio para cada intervalo de troca.

leo errado danifica o motor do seu veiculo.


eheheheh... esse j era!!

O lubrificante composto por leos bsicos e aditivos devidamente classificados pelas normas SAE e API (conforme descritos anteriormente). Uma utilizao errada do lubrificante acarretar formao de borra com grande probabilidade de entupimento das galerias de lubrificao, o que danificara o motor. Por isso devemos verificar a especificao API recomendada para o seu veculo.

18

DICA PRTICA
Fabio
Faisca

Mx.

Verifique o nvel do leo!!

Mn.
Cheque o nvel de leo do motor a cada semana. Para fazer essa inspeo, o carro deve estar em local plano, com o motor frio, aps ter ficado algumas horas em descanso. O nvel correto deve ficar entre as marcas mnima e mxima da vareta. Lembre-se de que leo em excesso pode sujar as velas e o sistema de alimentao nos carros com carburador. Ao contrrio, a falta de leo compromete a lubrificao das partes mveis internas, podendo causar o travamento ou desgaste prematuro do motor. Se precisar completar o nvel, utilize leo da mesma marca, especificao e classificao do leo original.

19

ARREFECIMENTO OU REFRIGERAO DO MOTOR


O motor em funcionamento gera calor, que precisa ser dissipado para que no haja superaquecimento. Alguns motores so refrigerados a ar, porm a maioria utiliza gua. No motor existe um sistema de refrigerao automtico, geralmente composto por radiador, eletroventilador, reservatrio de expanso, termostato, bomba-d'agua e conjunto de mangueiras que funcionam cheios de gua com um lquido anticorrosivo especial. A mistura impelida pela bomba circula em canais do motor e do radiador. Ao passar, ela retira calor do motor e volta ao radiador, onde resfriada pelo ar que passa pelo trocador de calor. Quando esse sistema falha, a temperatura sobe, a mistura do sistema ferve e, se no for desligado, o motor sofre severos danos.

20

Algumas causas de problemas no Sistema de Arrefecimento:

omba-d agua partida ou


-d agua, nas juntas ou na propria

colmeia. Termostato que liga a ventoi

que fazer em caso de superaquecimento

?
21

MITOS E VERDADES

Para aumentar a vida til do carro, devo esquentar o motor antes de sair

r!! rrr rr rr

!! IM S

22

Se o motor tiver sistema eletrnico de gerenciamento, como todos os novos carros que possuem sistema de injeo eletrnica de combustvel, ou at mesmo sistemas antigos (com carburador), tanto movido a lcool ou gasolina. O motor alcana o desempenho adequado estando totalmente quente, mas os que possuem injeo eletrnica alcanam o desempenho ainda com o motor frio. No incio do funcionamento, eles apresentam uma deficincia de lubrificao que provoca maior atrito entre as peas metlicas. Por isso, e recomendavel o funcionamento do motor sem acelerar ao menos por dois minutos antes de sair, para prevenir um desgaste prematuro do motor do seu veculo.

EXERCCIOS
1) Quais os itens de manuteno que afetam diretamente a segurana do seu automvel?

2) Deve-se misturar leos diferentes no motor do seu automvel?

3) Afinal, o uso incorreto do leo danifica o motor do carro?

23

Parabns! Voc concluiu esta etapa! Prepare-se para a prxima... Mas antes, no se esquea de enviar ao SENAI a ficha de inscrio, pgina 25, e o questionrio respondido, pgina 26, ou preencher no site www.sindirepapg.com.br

at a prxima, pessoal!!

PROFESSOR

Realizao...

24

FICHA DE INSCRIO
Nome completo: Data de nascimento: Estado: Local de nascimento - Cidade: n Endereo: CEP: Bairro: Celular/recado: Fone: Municpio: Estado: Pai: Me: Escolaridade: UF: rgo Emissor: RG: CPF: Programa (Iniciao Profissional): B--b da Mecnica - Motor Est empregado? ( ) Sim ( ) No Qual empresa? Se menor de 18, anos informar o CPF do responsvel: ( ) CPF ME: ( ) CPF PAI: Raa: ( ) indgena ( ) branco ( ) amarelo Portador de Necessidades Especiais: ( ) Sim ( ) No
Recorte aqui

( ) negro

( ) pardo

Qual(is)? ( ) Deficincia Fsica ( ) Deficincia Auditiva ( ) Altas Habilidades ( ) Deficincias Mltiplas ( ) Deficincia Visual ( ) Deficincia Mental Renda individual/familiar: Obs.: obrigatrio o preenchimento de todos os campos, com letra de forma legvel e sem abreviaturas!

PROFESSOR

Ponta Grossa 10Km

Um Projeto:

25

QUESTIONRIO SOBRE MOTOR


NOME DO LEITOR:
1) Qual a funo do motor em seu automvel? a) O motor faz o automvel parar. b) O motor faz o automvel ter uma vida til maior. c) O motor faz o automvel se movimentar. 2) Cdigo de Trnsito Brasileiro visa principalmente segurana. Quais os itens que afetam diretamente a segurana? a) Bancos, eixo, lataria, pneus, freios e buzina. b) Direo, freios, suspenso, pneus, luzes, limpador de para-brisa e buzina. c) Para-brisa, volante, freio de mo e eixo. 3) Quais so as principais partes mveis internas do motor? a) Os pistes, as bielas e a rvore de manivelas. b) O crter, o bloco do motor e as polias. c) Velas, bobinas e correias. 4) Quais as funes do leo do motor? a) Aumentar o atrito e aquecer o motor. b) Evitar o desgaste excessivo e aquecer o motor. c) Lubrificar as peas mveis e esfriar os componentes quentes do motor. 5) O que viscosidade? a) a resistncia de um fludo diretamente ligada a temperatura em que o veculo esteja. b) a dificuldade de lubrificar as peas mveis. c) um tipo de leo fabricado para veculos antigos. 6) O que leo sinttico? a) o leo mineral com uma mistura qumica. b) o leo diretamente extrado do petrleo. c) o leo fabricado por processo qumico em laboratrio. 7) O uso de aditivao suplementar aumenta a ao do lubrificante do seu motor? a) Sim, pois os leos atuais no possuem aditivos com grande poder de lubrificao. b) No, pois os lubrificantes atuais j possuem de forma balanceada todos os aditivos necessrios. 8) O que ocasiona uma falha no Sistema de Arrefecimento do automvel? a) Um superaquecimento que danifica severamente o motor. b) O congelamento do lquido que refrigera o motor. c) O no funcionamento do motor. 9) Quais os procedimentos que o condutor deve tomar no caso de superaquecimento do motor? a) Abrir a tampa do reservatrio ainda com o motor quente. b) Colocar gua com o motor desligado. c) Nunca abrir a tampa do reservatrio para repor a gua do sistema.
PROFESSOR

Recorte aqui

26

10) O que o condutor deve fazer para evitar um desgaste prematuro do motor do seu veculo? a) Lavar o motor com produtos qumicos.

b) Ligar o veculo e sair sem aquecer. c) Aquecer o motor antes de sair.

Um Projeto:

ok
01 O Motor do Automvel 02 O Sistema Eltrico do Automvel 03 O Sistema de Freios do Automvel 04 O Sistema de Suspenso do Automvel 05 Mantenha seu Automvel Sempre Novo

Caro leitor, Entregue a Ficha de Inscrio e o Questionrio no SENAI ou no SINDIREPA de Ponta Grossa; preferencialmente, acesse o site e responda ao questionrio on-line www.sindirepapg.com.br. Mas lembre-se, todos os campos devem estar preenchidos corretamente! Assim que recebermos a sua ficha com o questionrio respondido, emitiremos um certificado de participao no programa B--b da Mecnica, no prazo de 5 dias teis. E, para retir-lo, voc ter que ir at a Unidade do SENAI Ponta Grossa. E mais, o leitor que possuir um certificado do B--b da Mecnica, ganhar um desconto de 5% em qualquer curso da rea Automotiva em 2010/2011. s procurar o SENAI, consultar a programao dos cursos e matricular-se*. Venha conhecer nossa Unidade do SENAI, com oferta de formao profissional nas seguintes reas: *Automao Industrial *Automobilstica *Cermica *Construo Civil *Eletroeletrnica *Gesto *Informtica *Madeira e Mobilirio *Meio Ambiente *Metalmecnica *Minerais no metlicos *Txtil e Vesturio *Sade e Segurana no Trabalho

PROFESSOR

Para mais informaes sobre os cursos, entre em contato conosco: Fone: (42) 3219-4900 - e-mail pontagrossa@pr.senai.br Endereo: Dr. Joaquim de Paula Xavier, 1050 - Estrela - CEP: 84050-000 - Ponta Grossa - PR Endereo Sindirepa: Av. Joo Manoel dos Santos Ribas, 405 - Nova Rssia - CEP: 84051-410 - Ponta Grossa - PR
* O Senai reserva-se o direito de no iniciar os programas ou alterar as datas de incio caso o nmero mnimo de alunos seja insuficiente para a viabilizao deles.

27

PARCERIA

um projeto....

rea Automotiva
PROFESSOR

Desenvolvimento: HB Design Novembro 2008

REALIZAO

APOIO

Rua Joaquim de Paula Xavier, 1050 - Estrela - CEP: 84050-000 - Ponta Grossa - PR Fone: (42) 3219-4900 - www.pr.senai.br/pontagrossa

Vous aimerez peut-être aussi