Vous êtes sur la page 1sur 3

MERCANTILISMO

Entende-se por Mercantilismo o conjunto de medidas econmicas que foram colocadas em prtica, ao longo do perodo da transio feudalismo/capitalismo (sculo XV ao XVIII), caracterizadas pela rigorosa interveno do Estado no plano econmico.

Princpios ou caractersticas gerais:


a) metalismo: acumulao de estoques metlicos, entendidos como um meio de se alcanar riqueza e a prosperidade, e no um fim em si mesmo; b) teoria da balana comercial favorvel: os mercantilistas compreendiam a importncia das trocas comerciais entre os pases, favorecidas pela formao de um comrcio em escala mundial, a partir do sculo XVI. Num primeiro momento, prevaleceu a noo de balana de contratos, isto , o controle sobre o total de contratos comerciais assinados entre nacionais e estrangeiros. Num segundo momento, devido s dificuldades de controle por parte do Estado, chegou-se a teoria da balana comercial favorvel, segundo a qual, o que contava era o saldo existente nas relaes comerciais com a totalidade das naes. Com o tempo, a concepo mercantilista se ampliou, admitindo-se, inclusive, a sada de metais preciosos, desde que a balana fosse credora; c) incentivo produo manufatureira: a manufatura a forma bsica de produo industrial durante a poca de transio. Trata-se de uma atividade essencial poltica mercantilista, sendo, portanto, incentivada em larga escala por parte do Estado, tanto atravs de leis disciplinadoras do trabalho, como pela facilidade de aquisio de matrias-primas. Os altos preos dos produtos manufaturados no comrcio internacional explicam a importncia da atividade; d) incentivo construo naval: outro ponto a ser destacado quando se analisam as prticas mercantilistas, devido a grande importncia que o comrcio martimo assume. Essa questo ganha relevo, inclusive, pela tica da segurana do Estado (no caso ingls principalmente), pela importncia do comrcio colonial e pelo problema dos fretes martimos. O Estado fomenta essa atividade estimulando os armadores, com melhorias porturias e facilitando a entrada de matrias-primas necessrias construo naval. e) poltica demogrfica favorvel: interessante destacar esse aspecto da poltica mercantilista para se ter idia das mincias a que o Estado Moderno desce. Entende-se que uma populao numerosa significa maior segurana do Estado e, principalmente, mais produo. Logicamente que essa poltica vem acompanhada de violento combate ao cio; f) protecionismo alfandegrio: evidentemente que a questo das barreias protecionistas est presente na problemtica mercantilista. Trata-se de restringir ao mximo a entrada de produtos estrangeiros, objetivando a proteo do artigo nacional e dos mercados nacionais;

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

g) colonialismo: trata-se de um elemento fundamental na poltica mercantilista, uma vez que, atravs do monoplio se garantia a exclusividade comercial sobre as colnias. O exclusivo possibilitava grandes lucros ao capital mercantil metropolitano, considerando-se o carter de complementaridade que a produo colonial assume. A analise do esquema nos permite compreender melhor essa questo:

h) formao de Companhias de Comrcio: seria um ultimo ponto a se observar. Em funo da importncia do comrcio martimo e da produo colonial, o Estado incentiva a formao de Companhias Privilegiadas de Comrcio, beneficiadas por monoplios. Temos a mais um elemento importante da poltica mercantilista, cuja dimenso torna-se ainda maior quando se lembra que durante a poca de transio verifica-se a acumulao primitiva de capital.

SISTEMA COLONIAL

MANUFATURADOS EQUIPAMENTOS

METRPOLE

PACTO COLONIAL

COLNIA

GNEROS TROPICAIS METAIS PRECIOSOS

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

MODALIDADES DE MERCANTILISMO
Evidentemente que a aplicao dos princpios mercantilistas variou em funo das especificidades de cada um dos pases europeus. Sabe-se que o mercantilismo no se constituiu em conjunto coerente e homogneo de prticas econmicas, pois apresentou caractersticas prprias nos diversos Estados. Com base nesses dados, seria interessante a anlise do quadro comparativo que se segue. Forma Metalismo ou Bulionismo Local em que foi Adotada Espanha Princpios Bsicos - entesouramento dos metais preciosos da Amrica (eixo Mxico Peru) - no adoo de mtodos artificiais para a acumulao metlica - no contribui para que ocorressem transformaes estruturais na economia - incentivo produo manufatureira (sobretudo artigos de luxo) - formao de Companhias de Comrcio para explorar as potencialidades do comrcio colonial - adoo de uma poltica demogrfica favorvel - permisso para a sada de metais preciosos - grande estmulo construo naval - bastante limitada devido ausncia de unidade poltica - preocupao com o protecionismo alfandegrio

Industrialismo ou Colbertismo

Frana

Comercialismo

Inglaterra

Cameralismo

Estados alemes

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

Vous aimerez peut-être aussi