Vous êtes sur la page 1sur 6

Reynolds

Objetivo:
Neste relatrio nosso grupo ter com objetivo observar e aplicar na prtica a teoria de Reynolds.A partir dos dados coletados em laboratrio iremos efetuar os clculos para cada tipo de escoamento ( Laminar, transio e turbulento) e compar-los com os valores tericos.

Introduo terica:
Visando entender como os fluidos se comportavam dentro de condutores Osborne Reynolds criou um sistema (semelhante ao sistema usado em laboratrio) para estudo dos fluidos, observando dois tipos de escoamento laminar e turbulento.Reynolds percebeu que durante a passagem de laminar e turbulento havia um pequeno intervalo, chamando assim de intervalo de transio.

Como o entendimento do comportamento dos fluidos dentro de um condutor, Reynolds se sentiu obrigado a criar equao matemtica que ajudaria na determinao do tipo de escoamento chegando a frmula adimensional abaixo:

Com a frmula possvel determinar o nmero de Reynolds para fluidos, mas para sabermos qual tipo de escoamento precisamos conhecer os intervalos de variao. Escoamento Laminar Re < 2000 Escoamento de Transio - 200< Re <2400 Escoamento turbulento Re > 2400 A partir dos conhecimentos dos intervalos, equao adimensional e teoria de Reynolds possvel determinar o tipo de escoamento de um fluido. Para a visualizao dos comportamentos do fluido usaremos um sistema semelhando ao de Reynolds.

Esquema simplificado

Para calcular o nmero de Reynolds experimentalmente ser necessrio o uso da Formulas a seguir: Vazo

Onde: V= Volume recolhido no medidor t = tempo necessrio para obter volume desejado v = velocidade media do fluido dentro do tubo A = rea da seo transversal Como a vazo calculada capaz de obter a velocidade dada por:

Como velocidade e vazo determinadas, n de Reynolds igual:

Procedimento Prtico:
Para realizao do experimento, primeiramente ligamos a bomba at o reservatrio do sistema atingir o nvel superior. Aps isso abrimos a torneira o mnimo possvel e iniciamos a injeo de permanganato no sistema afim de demonstrar visualmente pelo tubo transparente o tipo de escoamento existente no sistema. Na primeira coleta com a torneira aberta o mnimo possvel, tivemos o escoamento laminar (visualmente demonstrado na tabela de dados), com essa vazo cronometramos o tempo de preenchimento do tubo graduado at 200ml. Abrimos novamente a torneira mais um pouco e novamente com um escoamento laminar cronometramos o tempo de preenchimento do tubo graduado. Variando a abertura da torneira por mais 4 vezes, totalizando 6 coletas, sendo que dessas coletas, duas foram em cada tipo de escoamento comprovado visualmente e na ultima foi medido a vazo com a torneira totalmente aberta (apresentando escoamento turbulento no tubo transparente), realizamos a coleta de dados e com os dados experimentas foi possvel o preenchimento da tabela e execuo dos clculos matemticos.

Concluso:
Conclumos que os valores obtidos foram satisfatrios para o escoamento laminar e para o escoamento turbulento. Foi obtido um bom resultado visual para o escoamento de transio, mas ao calcular o Re, notou-se que os valores obtidos ( 359 ; 438 ) no se enquadraram na condio dada : 2000 < Re < 2400 , sendo assim, tais valores visualmente em escoamento de transio, matematicamente se enquadram na condio de escoamento laminar.

Vous aimerez peut-être aussi