Vous êtes sur la page 1sur 5

ECA: Dinmicas

ECA. Propostas de atividades para serem desenvolvidas com crianas e adolescentes. Frum dos Direitos da Criana e do Adolescente do Butant produziu este material. A seguir, voc confere uma lista de dinmicas feitas pelo Frum dos Direitos da Criana e do Adolescente do Butant, que devem ser usadas com o objetivo de inserir os participantes dentro do contexto dos direitos da criana e do adolescente. Fica a critrio do facilitador da atividade a utilizao dos textos relacionados abaixo, que servem como introduo para que crianas e adolescentes conheam seus direitos.

ECA: DIREITOS E DEVERES OS DIREITOS DA CRIANA: DE PROPRIEDADES A CIDADOS LIBERDADE E RESPONSABILIDADE LIBERDADE E SOCIEDADE

1- DINMICA DO BRINQUEDO DE JORNAL

Proposta: resgate de um momento da infncia, valorizando a importncia do brincar e do ser criana.

Desenvolvimento: cada participante monta com folhas de jornal um brinquedo que tem ou que gosta. Alguns voluntrios relatam brevemente porqu fizeram o brinquedo. Obs: colocar cantigas de roda de fundo.

Faixa etria: possvel de ser realizada com qualquer faixa etria, adaptando a linguagem e a conduo da discusso.

2- DINMICA DA INFNCIA DE MASSINHA

Proposta: resgate de um momento da infncia, valorizando a importncia do brincar e do ser criana.

Desenvolvimento: idem ao anterior, mas com uma massa feita pelos participantes (2 medidas de farinha de trigo, 1 medida de sal e gua). Fazem a massa, montam o brinquedo/momento e apresentam.

Faixa etria: possvel de ser realizada com qualquer faixa etria, adaptando a linguagem e a conduo da discusso. Mais recomendada at os 10 anos.

3- TRIBUNAL

Proposta: discutir os direitos das crianas e adolescentes, clareando os argumentos que os legitimam.

Desenvolvimento: dividir a turma em dois grupos. Um grupo ir defender uma proposta, por exemplo, de que "a criana tem direito a brincar" e o outro grupo vai defender o oposto, de que "a criana no tem direito a brincar. frente de cada grupo colocada uma bandeirinha e, quem quiser falar um argumento para defender a proposta de seu grupo, pega a bandeirinha e fala. Depois a vez do outro grupo refutar o argumento e, assim continuamente. Depois, os papis podem ser trocados. Discutir sobre a facilidade ou dificuldade de defender uma proposta que faz ou no sentido para o grupo. Discutir os argumentos utilizados pelos grupos com base no Estatuto da Criana e do Adolescente.

Faixa etria: possvel de ser realizada com os grupos a partir dos 10 anos, adaptando a linguagem e a forma de conduo da atividade e das discusses.

4- SEMFORO

Proposta: verificar se os direitos e deveres que as crianas tm esto sendo exercidos.

Desenvolvimento: cada criana receber trs pedaos de cartolina redondos (1 verde, 1 vermelho e 1 amarelo). O professor fala ou escreve um direito ou dever bsico (tambm pode pedir para que as crianas falem, uma por vez) e, as crianas levantam a cartolina verde se o direito est sendo exercido, a vermelha se no e o amarelo se "mais ou menos" ou se tem dvidas. Verificar quantos levantaram de cada cor e fazer uma breve discusso.

Faixa etria: possvel de ser realizada com qualquer faixa etria, adaptando a linguagem e a conduo da discusso. Mais recomendada at os 12 anos.

5- DEVER OU DIREITO

Proposta: identificar e diferenciar direitos e deveres.

Desenvolvimento: cada criana recebe dois pequenos pedaos de cartolina, sendo um pedao de cada cor, por exemplo, verde e amarelo. O verde poder identificar direitos e o amarelo deveres. O professor fala ou escreve um direito ou um dever (tambm pode pedir que as crianas falem, uma por vez) e pede que as crianas levantem um dos pedaos de cartolina, conforme elas acharem que um dever ou um direito. Verificar quantas levantaram de cada cor e fazer uma breve discusso/reflexo.

Faixa etria: possvel de ser realizada com qualquer faixa etria, adaptando a linguagem e a conduo da discusso. Mais recomendada at os 12 anos.

6- RUA DE LAZER (RESGATE DE BRINCADEIRAS INFANTIS)

O direito de brincar verdadeiramente um direito bsico de cada criana. As crianas sem diverso, sem brinquedos, so crianas sem infncia. Mas o valor da brincadeira no se reduz recreao. O jogo um espelho da sociedade, reflete seus valores bsicos e os transmite criana.

Se a sade no significa apenas a ausncia de enfermidades, mas a realizao de possibilidades de desenvolvimento de cada indivduo na esfera fsica, social, emocional, moral e cognoscitiva, a promoo da brincadeira faz, ento, indiscutivelmente, parte da medicina preventiva. Se fossem dadas a cada criana as condies para um desenvolvimento humano saudvel, estaramos no comeo de uma maior igualdade, que inclui dar-lhes a possibilidade de brincar.

Proposta: resgate de brincadeiras infantis e de rua, valorizando a importncia do brincar e do espao comunitrio.

Desenvolvimento: em algum lugar da escola, ou se puder isolar uma rua prxima, ou uma praa, montar uma Rua de Lazer, com diversas atividades, desde brincadeiras infantis at jogos esportivos.

Faixa etria: dependendo do espao, possvel de ser desenvolvido em conjunto com diversas faixas etrias, adequando as atividades. 7- OFICINA DO ECA

1- Sensibilizao com a apresentao das declaraes dos direitos universais das crianas.

2- Discusso, levantamento de questes fazendo um paralelo entre direitos das crianas e a real

situao daquelas que esto submetidas a condies precarssimas de vida.

3- Em papel kraft, formam-se grupos que iro por no papel atravs de smbolos, desenhos, palavras o que mais lhes chamou ateno na declarao.

4- apresentao do ECA, o que , como surgiu, leitura dos direitos e deveres (sntese/texto base).

5- Comentrios sobre ao do Conselho Tutelar.

6- Pesquisa em jornais e revistas sobre matria que tratem sobre o tema e a situao da criana e do adolescente hoje e os 10 anos do ECA.

7- Formao de pequenos grupos ou duplas que escolhero a matria que mais lhes chamou a ateno.

8- Leitura, discusso nos grupos, com a interveno do professor.

9- Registro - sntese a cercado que leram (informaes e comentrios).

10- Correo dos textos.

11- No laboratrio de informtica, digitao dos textos.

12- Diagramao dos textos com figuras / fotos para montagem de um jornal ou, de um painel/mural.

8- OFICINA SOBRE O ECA

A) Dinmica sobre o Estatuto

Os participantes escrevero num papel os direitos que cada qual cr possuir, dividindo-os entre: - os que so reconhecidos facilmente; - os que so reconhecidos com grande dificuldade ou que no so reconhecidos;

Os participantes anotaro tambm os direitos dos outros que lhes custa aceitar e reconhecer os direitos que so violados com maior freqncia. Formar-se-o pequenos grupos para trocar idias sobre as anotaes.

Questionamentos para provocar a discusso: Por que alguns direitos so reconhecidos e outros no? Por que existe a dificuldade em reconhecer que a criana e o adolescente so cidados que tem direitos, apesar do ECA j existir h 12 anos? Por que existem dificuldades para implantao do Estatuto pelo Poder Pblico? Por que vacilamos em admitir os direitos dos outros e defendemos os nossos acintosamente?

Aps a discusso, a partilha ser feita atravs da troca dos trabalhos entre os grupos, num primeiro momento e a sntese das concluses posteriormente.

B) Discutir eixos importantes do ECA

Em pequenos grupos, analisar o que o estatuto prev e o que de fato acontece em relao a alguns eixos, como educao, sade, medidas scio-educativas, convivncia familiar. Podero discutir nos grupos o mesmo eixo e verificar as concluses semelhantes e diferentes ou, discutir eixos diferentes e, depois, cada grupo explica para o restante da turma o que foi concludo.

Elaborao de um fanzine, de um mural ou de um painel que trar a sntese dos trabalhos

C) Pesquisar sobre os rgos mencionados no ECA

Pesquisar para o que so e para que servem o Conselho Municipal de Direitos da Criana e do Adolescente (CMDCA); os Conselhos Tutelares e o Ministrio Pblico.

Pesquisar a importncia desses rgos para a fiscalizao do cumprimento do Estatuto e quais so as dificuldades desses rgos?

Vous aimerez peut-être aussi