Vous êtes sur la page 1sur 44

Responsabilidade Ambiental na Produo Agrcola

ndice
Responsabilidade Socioambiental na Produo Agrcola ...............................................2 Diviso Territorial do Brasil..........................................................................................4 Por que legalizar segundo as leis ambientais? .............................................................8 O que deve ser feito para regularizao ambiental da sua propriedade? .......................9 Recordando - O que fazer para sua propriedade ficar legal.........................................14 Modelo de propriedade ambientalmente legalizada ....................................................15 Regularizao das atividades produtivas ....................................................................16 Recordando - Para regularizao das atividades produtivas, voc deve: ......................23 Boas prticas produtivas ...........................................................................................24 Estratgias para o manejo integrado de gua no meio rural........................................30 Novas oportunidades de negcios para o produtor rural .............................................34 Consideraes finais .................................................................................................38 Canais de Informao / Bibliografia ...........................................................................40 Glossrio ..................................................................................................................41

Responsabilidade Socioambiental na Produo Agrcola


Com o intuito de auxiliar os produtores rurais a legalizarem as suas atividades agrcolas e florestais, adotando melhores prticas agropecurias e florestais, a Bunge, com o apoio do Ministrio do Meio Ambiente - MMA, apresenta esta cartilha, que mostra algumas tcnicas menos impactantes de uso do solo, da vegetao natural e da gua na propriedade rural, enfocando de forma especial o bioma Cerrado.
2
Responsabilidade Ambiental na Produo Agrcola

cartilha apresenta um conjunto de temas diretamente relacionados regularizao das atividades agrcolas e florestais em uma abordagem ambiental, alm de propor novas oportunidades de negcios para o meio rural, com respeito legislao ambiental. Voc, produtor rural, ser desafiado a transformar imposies de mercado em oportunidades, o que poder ser alcanado pela compreenso efetiva e prtica de sua responsabilidade social e a mudana de atitude diante do meio ambiente. O agronegcio, responsvel por 33% do Produto Interno Bruto - PIB brasileiro, emprega 40% da populao economicamente ativa e o maior gerador de divisa para a balana comercial. Em termos regionais, o Cerrado corresponde, aproximadamente, a 42% do PIB do agronegcio. Geradora de tantas divisas, a produo agrcola composta por atividades potencialmente poluidoras e degradadoras do meio ambiente e, portanto, passveis de licenciamento ambiental e sujeitas a restries de uso, conforme disposies legais vigentes no Pas. As disputas comerciais entre pases, a evoluo dos conhecimentos relacionados ao equilbrio da natureza e da Legislao ambiental, as barreiras tarifrias principalmente no mbito da Organizao Mundial do Comrcio foram responsveis, nos ltimos anos, por uma srie de adequaes do agronegcio. Em relao s normas ambientais, que antes pareciam meras imposies, hoje se reconhece que a conservao do patrimnio natural garantia de um bom negcio. Os recursos naturais, antes utilizados de forma abusiva como se fossem inesgotveis, so finitos e constituem-se no maior patrimnio da sociedade. Como mensurar o valor da gua, dos fenmenos e dos animais polinizadores ou dispersores de sementes, da chuva, do vento e do ar puro na vida de um produtor? Como considerar o valor da biodiversidade para o PIB nacional? Preocupaes como essas so tratadas a partir de um conceito que est se fortalecendo a cada dia, o socioambiental. A busca pela sustentabilidade, em seus

aspectos sociais, econmicos e ambientais, deixou de ser uma meta de longo prazo. Tornou-se um objetivo a ser perseguido cotidianamente por um segmento comercial globalizado e exigente. As tenses criadas pelas disputas comerciais tornaram evidentes os desequilbrios entre o meio ambiente, a questo social e a demanda por produtos e servios. Os quais, muitas vezes, promovem ganhos imediatos em detrimento da sustentabilidade do meio, das populaes tradicionais, de seus conhecimentos e sustentabilidade da produo ao longo dos anos. A procura pela incorporao da responsabilidade socioambiental por parte de vrios segmentos empresariais nos sistemas produtivos tem sido objeto de aes nas mais variadas reas da sociedade, o que est promovendo grandes e irreversveis alteraes no setor agrcola. As chances de bons negcios so inequivocamente maiores para os produtores dispostos a enfrentar novos desafios e rever seus conceitos e suas atitudes perante o patrimnio natural. A inteno colaborar para que o setor rural se torne um aliado da conservao ambiental, aproveitando-se de tcnicas e prticas que alinham a conservao a um retorno econmico considervel. Ou seja, o sonhado desenvolvimento sustentvel. Essas prticas possibilitam o uso do patrimnio natural, mas com responsabilidade social. Este o grande desafio, e voc, produtor, est convidado a participar. Para que o desenvolvimento sustentvel seja alcanado necessrio a adoo das melhores prticas agrcolas, mais pesquisas, maior respeito com o conhecimento de comunidades tradicionais e o cumprimento da legislao ambiental e social. Desta forma, voc, proprietrio rural, estar contribuindo para a conservao do meio ambiente, minimizando impactos com responsabilidade social. Para tanto, importante inicialmente entender as diferentes divises territoriais utilizadas em nosso pas, criadas para disciplinar atividades produtivas, comerciais, conservacionistas e orientar polticas pblicas.

Responsabilidade Ambiental na Produo Agrcola

Diviso Territorial do Brasil


Voc j sabe que o Brasil dividido em regies poltico-administrativas (27 unidades da federao, divididas em cinco grandes regies), conforme a Constituio Federal. Contudo, existem outros recortes territoriais que foram definidos de acordo com polticas setoriais. Na rea ambiental, por exemplo, so comuns formas de diviso territorial, tais como biomas, bacias hidrogrficas, Amaznia legal e Semi-rido. Conhea um pouco dessas divises.

bioma definido pelo agrupamento de tipos de vegetao contguos e identificveis em escala regional, com condies similares de clima e geologia, que agrupam os seres vivos e apresentam diversidade biolgica prpria. Essa definio importante para entendermos algumas das leis e normas brasileiras, principalmente no tocante ao Cdigo Florestal, no que se refere Reserva Legal, como ser demonstrado adiante.

O Mapa de Biomas do Brasil (IBGE, 2004) apresenta o Cerrado com aproximadamente 2.036.448 km2, totalizando cerca de 23,92% do territrio brasileiro, que ocupa a totalidade do Distrito Federal, a quase totalidade de Gois (97%) e do Tocantins (91%); mais da metade do Maranho (65%), do Mato Grosso do Sul (61%), de Minas Gerais (57%), alm de pores menores de outros seis estados (Piau, Bahia, Mato Grosso, Rondnia, Par e So Paulo). A Amaznia Legal uma definio poltica que remonta poca dos incentivos fiscais especficos para o Norte. Recentemente, essa definio ficou estabelecida pela Medida Provisria n 2.166-67 de 24/08/2001, sendo composta pelos estados do Acre, Par, Amazonas, Roraima, Rondnia, Amap e Mato Grosso e regies situadas ao norte do paralelo 13 S, dos Estados de Tocantins e Gois (mais especificamente os municpios de Novo Planalto, So Miguel do Araguaia, Montividiu do Norte, Porangatu e Campos Belos), e a oeste do meridiano de 44 W do Estado do Maranho. ,

So 6 os biomas continentais (Figura 4): Amaznia, Mata Atlntica, Caatinga, Cerrado, Pantanal e Pampa. Alm disso, est tambm constituda a Zona Costeira e Marinha. Nesta cartilha, sero enfocados o bioma Cerrado e as sobreposies existentes com outros recortes ambientais, tais como: Bacias Hidrogrficas, Amaznia Legal e Semi-rido (Figura 2). importante lembrar que quem define a delimitao dos biomas o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica IBGE.

Responsabilidade Ambiental na Produo Agrcola

A Bacia Hidrogrfica uma rea compreendida entre os divisores de gua, na qual toda a gua precipitada escoa para um nico ponto. Esse espao geogrfico dividido ainda em regies hidrogrficas e unidades hidrogrficas. As regies hidrogrficas so definidas como uma bacia, grupo de bacias ou sub-bacias hidrogrficas contguas com caractersticas naturais, sociais e econmicas similares. Com vistas a orientar o planejamento e o gerenciamento dos recursos hdricos, o territrio nacional dividido em 12 regies hidrogrficas (Figura 1), das quais a Amaznia Legal contm trs: Hidrogrfica Amaznica; Hidrogrfica do Tocantins-Araguaia; e, Hidrogrfica Atlntico Nordeste Ocidental. Essas regies hidrogrficas so compostas, respectivamente, com as seguintes unidades hidrogrficas 17, 4 e 6, totalizando 27 unidades hidrogrficas, das 83 existentes. O Semi-rido foi definido oficialmente no contexto da instituio dos Fundos Constitucionais de Financiamento do Norte (FNO), do Nordeste (FNE) e do Centro-Oeste (FCO), pela Lei n 7.827, de 27 de setembro de 1989 (Figura 2).
1

Resoluo CNRH n 32, de 15/10/2003.

Regies Hidrogrficas Brasileiras


A B C D E F RH RH RH RH RH RH Amaznica Tocantins - Araguaia Atlntico Nordeste Ocidental Parnaba Atlntico Nordeste Oriental So Francisco G H I J L MRH RH RH RH RH RH Atlntico Leste Atlntico Sudeste Atlntico Sul Uruguai Paran Paraguai

Figura 01

Responsabilidade Ambiental na Produo Agrcola

Polgono do Semi-rido

Biomas Amaznia e Cerrado

Figura 2. Semi-rido.

Figura 3. Biomas Cerrado e Amaznia, Limites da Amaznia Legal e Estaduais.

Responsabilidade Ambiental na Produo Agrcola

Biomas do Brasil

Figura 4. Biomas do Brasil e regies poltico-administrativas.

Responsabilidade Ambiental na Produo Agrcola

Por que legalizar segundo as leis ambientais?


A regularizao ambiental de qualquer atividade produtiva, alm de obrigatria, constitui-se em uma medida essencial para a sustentabilidade socioambiental. O cumprimento da legislao ambiental representa uma grande oportunidade para a diminuio dos custos de produo, e para a melhora da qualidade de vida dos seres humanos e das demais formas vivas.

contido, como o solo, a gua, o ar, os vegetais, os fungos, as bactrias e os animais, alm de todas as variaes genticas existentes dentro de cada espcie viva. Ao conjunto de diferentes seres vivos e de suas variaes genticas, d-se o nome de biodiversidade. Portanto, a biodiversidade no pode ser definida apenas como o conjunto de animais e plantas. A regularizao ambiental o primeiro passo para se ter chances na competio do mercado. Conforme anteriormente dito, cresce o nmero de barreiras no tarifrias impostas a processos e produtos agropecurios,

cumprimento

da

Legislao

ambiental

possibilita,

os quais convivem com inmeras exigncias no mercado interno e no exterior, tais como a necessidade de rastreabilidade de produtos e da comprovao de responsabilidade social no arranjo produtivo, alm de imposies como a comprovao do no uso de organismos geneticamente modificados, os OGMs, por alguns mercados. Um prova das afirmaes acima que, cada vez mais, linhas de crdito e determinados mercados exigem que o produtor esteja adequado s legislaes ambiental e social. A princpio tais exigncias podem representar apenas custos adicionais. Porm, os custos com tal regularizao podero ser revertidos em vantagem comparativa, como ser mostrado adiante. certo que cada vez mais os mercados sero restritivos a produtos oriundos de reas sem responsabilidade socioambiental comprovada.

tambm, o surgimento de novos negcios. Ao mesmo tempo, favorece a conservao do maior patrimnio do produtor: sua propriedade com o patrimnio natural nela

Responsabilidade Ambiental na Produo Agrcola

No Brasil, h diversas instituies de pesquisa que tm produzido tecnologias que possibilitam o uso de novas variedades, novos maquinrios, alm da adoo de modos produtivos apropriados e do cultivo em localidades antes tidas como inviveis produo agrcola. Isso possibilitou ao pas tornar-se lder mundial na produo e comercializao de diversos produtos de origem animal e vegetal. Porm, no estamos imunes concorrncia. Muito pelo contrrio, a globalizao promove o acirramento da disputa de mercados entre diferentes pases. Sempre que for proceder legalizao e regularizao de sua propriedade, ou das atividades rurais, procure o rgo ambiental de sua regio estadual ou municipal. Podero existir particularidades regionais, mais restritivas que a legislao federal. Por exemplo, a rea de reserva legal pode ser maior em alguns municpios ou estados em relao ao mnimo previsto pela legislao federal.

O que deve ser feito para regularizao ambiental da sua propriedade?


A atividade agrcola exige alguns cuidados com a propriedade rural, a sade do trabalhador, as prticas utilizadas no cultivo e a proteo ao meio ambiente. Para que essa atividade seja efetivamente sustentvel, alguns passos devem ser seguidos. E o primeiro desses a adequao s normas legais. Para facilitar, apresentaremos abaixo uma lista do que deve ser feito para que voc fique legal. Mas lembre-se: no basta simplesmente atender s normas legais. Voc tambm pode contribuir com boas prticas agrcolas para o desenvolvimento sustentvel e agir com maior responsabilidade socioambiental. Mais do que atender s normas trabalhistas, sanitrias e ambientais, voc pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas envolvidas diretamente na produo. Assim como tambm de toda a sociedade.
Responsabilidade Ambiental na Produo Agrcola

Reserva Legal reas de Preservao Permanente


Vrias medidas devem ser tomadas para a regularizao da propriedade rural, sendo que duas delas so essenciais para a manuteno da qualidade ambiental e dos processos ecolgicos e fsicos de sua propriedade: a Reserva Legal (RL) e as reas de Preservao Permanente (APP). As reas de RLs e APPs trazem maior equilbrio ecolgico para as reas de cultivo da propriedade.

No permitido o corte raso da vegetao, ou a alterao das caractersticas naturais da Reserva Legal. Voc poder obter orientaes nos rgos ambientais competentes de como manejar essa rea. A manuteno desta rea em p oferece novas alternativas de renda por meio de madeira para o consumo bsico, de produtos no-madeireiros (leos, resinas, etc.), criao de animais silvestres, plantas medicinais, meliponicultura, coleta de flores, frutos e sementes silvestres, entre outras.

Reserva legal RL
Se voc tem uma propriedade rural, necessrio que reserve um espao para conservar a biodiversidade existente, ou para permitir que seres vivos retornem. Isso fundamental para a manuteno ou reabilitao de processos ecolgicos essenciais sade e produtividade de sua propriedade. Este espao definido como Reserva Legal (RL). As reas de RL so fundamentais para amenizar a eroso, os ventos, a temperatura, o excesso de exposio do solo ao sol e tambm como reservatrio da biodiversidade da propriedade. So refgios para espcies migratrias e bancos de sementes de vegetao primria. Quanto mais espcies vivas diferentes existirem na RL, maior ser o chamado equilbrio ambiental da propriedade rural. Nestas reas conservadas h um grande nmero de predadores naturais de pragas das lavouras. Assim, os gastos com agrotxicos so amenizados e, conseqentemente, h melhora na sade do ambiente e das pessoas.

10

Responsabilidade Ambiental na Produo Agrcola

A localizao da Reserva Legal deve ser aprovada pelo rgo ambiental estadual competente ou, mediante convnio, pelo rgo ambiental municipal ou outra instituio devidamente habilitada, devendo ser registrada na escritura do imvel e averbada em cartrio, sendo vedada a alterao de sua destinao, nos casos de transmisso, a qualquer ttulo, ou de desmembramento da rea. sempre desejvel que a localizao da RL seja feita de forma contgua a outros macios florestais e reservas legais das propriedades vizinhas, de forma a constituir corredores ecolgicos, tanto dentro como entre propriedades. Isso aumenta a conservao ambiental e favorece o papel das Reservas Legais para o equilbrio ambiental da regio em que se encontra. Uma oportunidade que se abre aqui a formao de Reservas Legais em condomnio, que podem ser negociadas com outros proprietrios rurais que no possuem reservas legais. Os condomnios de Reserva Legal devem ser constitudos, preferencialmente, na microbacia hidrogrfica em que se localiza a propriedade. Para mais informaes, veja as novas oportunidades de negcios geradas pela servido ambiental e florestal descritas nessa cartilha. Segundo o Cdigo Florestal, a Reserva Legal de propriedades situadas no Bioma Cerrado dever ocupar, no mnimo, 20% de sua rea. Nas propriedades rurais situadas em reas de Cerrado localizadas na Amaznia Legal, a Reserva Legal deve ser, no mnimo, 35% da rea da propriedade, podendo ser de 20%, no mnimo, situada dentro da propriedade e 15% na forma de compensao em outra rea, desde que esteja localizada na mesma microbacia. Nas propriedades rurais situadas em rea de floresta localizada na Amaznia Legal, a Reserva Legal deve ser de 80% da rea dessas propriedades. Caso sua propriedade seja situada em rea de floresta e de Cerrado de forma

simultnea, o percentual de Reserva Legal ser definido considerando cada situao separadamente, ou seja, os dois ecossistemas, conforme a legislao. O quadro abaixo apresenta um resumo da rea de reserva legal a ser mantida em sua propriedade, de acordo com a regio ou o Bioma que ocupa: Proporo mnima da propriedade com reserva legal (%) 20 35 20 20 20 80

Bioma Cerrado Cerrado na Amaznia Legal Caatinga Mata Atlntica Pampa Amaznia

Como necessrio que a Reserva Legal seja averbada, o proprietrio rural dever providenciar a elaborao do georreferenciamento de sua propriedade e a plotagem da Reserva Legal, seguindo as orientaes do INCRA e IBAMA. Aps o seu registro, o produtor rural dever providenciar o preenchimento do Ato Declaratrio Ambiental ADA, no IBAMA. importante destacar que a Reserva Legal dever ser aprovada pelo rgo ambiental habilitado em sua regio antes de ser registrada em cartrio. Principais marcos legais: Leis Federais ns 4.771/65, 8.171/91, 9.393/96, 9.605/1998, 9.985/2000, 11.132/2005, MP n 2166/2001, Decretos ns 3.179/1999, 4.382/2002, 5.975/2006, Resolues Conama ns 04/85, 369/2006, Portarias IBAMA ns 94/2001, 94/2002, Instrues Normativas MMA ns 03/2001, 08/2004, 04/2006 e 05/2006, Portaria do INCRA n 1101/ 2003.

Responsabilidade Ambiental na Produo Agrcola

11

reas de Preservao Permanente APP


As reas de preservao permanente so reas protegidas, cobertas ou no por vegetao nativa, com a funo ambiental de preservar os recursos hdricos, a paisagem, a estabilidade geolgica, a biodiversidade, o fluxo gnico de fauna e flora, proteger o solo, dar equilbrio ecolgico s reas de cultivo e assegurar o bem-estar das populaes humanas. A ausncia da mata ciliar, por exemplo, provoca a diminuio de peixes que se alimentam dos frutos que caem nos rios e crregos. Nas reas de preservao permanente s permitido o acesso de pessoas e animais para a obteno de gua e tambm atividades de baixo impacto, desde que, para isso, no seja suprimida ou comprometida a regenerao e a manuteno da vegetao nativa. As APPs so reas que garantem a sade de sua propriedade e representam uma opo a mais para a manuteno da biodiversidade e mananciais. Para regularizar a APP deve ser feito um laudo tcnico por engenheiro. A , partir de 2011, o laudo j dever ser baseado em georreferenciamento, plotando-se as reas de preservao permanente no mapa. Os dados da APP so formalizados no IBAMA por meio do preenchimento do Ato Declaratrio Ambiental - ADA, disponvel na internet (www.ibama.gov.br/adaweb). Principais marcos legais: Leis Federais ns 4.771/65, 7.754/89, 9.605/1998, MP n 2.166-67/2001, Decretos ns 3.179/1999, 4.382/2002, 5.975/2006, Resolues Conama ns 04/85, 302/2002, 303/2002, 369/2006, Portaria MMA n 94/2002, Portarias ns 94/2001, 94/2002, 203/2001, Instrues Normativas MMA ns 01/2001, 03/2002 e 08/2004.

que o licenciamento seja feito antes do incio das atividades agrcolas, devido ao carter potencialmente degradador destas atividades. O mesmo vale para as propriedades localizadas em zonas de amortecimento das Unidades de Conservao UCs, e nas reas de Proteo Ambiental (APA). Para tanto, voc deve se dirigir ao rgo ambiental de seu estado ou municpio e verificar se h necessidade de licenciamento da atividade agropecuria. Para obter a licena voc deve procurar o rgo ambiental competente para licenciar a localizao, a instalao, a ampliao e a operao dessas atividades. Cada caso ser analisado de acordo com disposies legais regulamentares e normas tcnicas. A licena fundamental para as atividades que utilizem recursos ambientais que possam ser caracterizadas como poluidoras ou degradadoras do meio ambiente. Principais marcos legais: Lei Federal n 6.938/1981, Resolues Conama n 01/86 e n 237/1997 e verificar legislao estadual pertinente.

Cadastro Tcnico Federal CTF


O Cadastro Tcnico Federal de Atividades Potencialmente Poluidoras ou Utilizadoras de Recursos Ambientais obrigatrio para pessoas fsicas ou jurdicas que realizam atividades com potencial poluidor, tais como extrao, produo, transporte e/ou comercializao de produtos perigosos ao meio ambiente ou produtos e subprodutos da fauna e da flora. Todas as pessoas fsicas ou jurdicas que exeram atividades agropecurias devem obter no IBAMA seu Cadastro Tcnico Federal CTF, que pode ser feito pela internet no endereo http://www.ibama.gov.br/, bastando clicar no link servios on-line. Principais marcos legais: Lei Federal n 6.938/1981, Portaria Normativa IBAMA n 113/1997 e Instruo Normativa IBAMA n 96/2006.

Licenciamento Ambiental
Embora no seja exigido por todos os estados da federao, importante

12

Responsabilidade Ambiental na Produo Agrcola

Ato Declaratrio Ambiental ADA


O ADA um instrumento legal que possibilita ao proprietrio rural a reduo do Imposto Territorial Rural (ITR) em at 100%. Se voc um proprietrio rural e possui reas de APP RL, Reserva Particular de , Patrimnio Natural (RPPN) ou rea de Relevante Interesse Ecolgico (ARIE) inferiores a 100 ha, e/ou ainda possui reas sob manejo florestal e/ou reflorestamento, poder obter o benefcio de uma alquota menor do imposto. Para isso, basta que declare essas reas no Documento de Informao e Apurao - DIAT/ITR, em formulrio impresso disponvel nos postos do IBAMA. Caso seja pessoa fsica possuidora de rea rural igual ou superior a 500 ha localizada na regio Norte, ou 100 ha localizada nas demais regies Sul ou, ainda, seja pessoa jurdica, independentemente da extenso de sua rea rural, h a opo de entregar a ADA tambm em meio eletrnico (ADAweb), no site http://www.ibama.gov.br/adaweb/. Esse procedimento dever ser feito no IBAMA de sua regio. Principais marcos legais: Leis Federais ns 4.771/65, 9.393/96, 9.985/2000, Decreto n 4.382/2002, Instruo Normativa IBAMA n 76/2005 e Instruo Normativa SRF n 256/2002.

*reas de Preservao Permanente* - So reas de grande importncia ecolgica e social, que tm a funo de preservar os recursos hdricos, a paisagem, a estabilidade geolgica, a biodiversidade, o fluxo gnico da fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populaes humanas. O Artigo 2 do Cdigo Florestal considera de preservao permanente as seguintes reas, cobertas ou no por vegetao nativa, localizadas nas reas rurais e urbanas: a) ao longo de cada lado dos rios ou de outro qualquer curso de gua, em faixa marginal, cuja largura mnima dever ser: de 30 metros para os cursos de gua de menos de 10 metros de largura; de 50 metros para os cursos de gua que tenham de 10 a 50 metros de largura; de 100 metros para os cursos de gua que tenham de 50 a 200 metros de largura; de 200 metros para os cursos de gua que tenham de 200 a 600 metros de largura; de 500 metros para os cursos de gua que tenham largura superior a 600 metros. b) ao redor das lagoas, lagos ou reservatrios de gua naturais ou artificiais; c) nas nascentes, ainda que intermitentes, e nos chamados olhos de gua, qualquer que seja a situao topogrfica, num raio mnimo de 50 metros de largura; d) no topo de morros, montes, montanhas e serras; e) nas encostas ou parte destas com declividade superior a 45, equivalente a 100% na linha de maior declive; f) nas restingas, como fixadoras de dunas ou estabilizadoras de mangues; g) nas bordas dos tabuleiros ou chapadas, a partir da linha de ruptura do relevo, em faixa nunca inferior a 100 metros em projees horizontais; h) em altitudes superiores a 1.800 metros, qualquer que seja a vegetao.
Responsabilidade Ambiental na Produo Agrcola

13

Recordando: O que fazer para sua propriedade ficar legal.


O que fazer
Para obter Licenciamento Ambiental para o exerccio da atividade

Como e onde?
Procurar o rgo ambiental competente para verificar se h exigncia local de licenciamento; Cadastrar-se no IBAMA no endereo: http:www.IBAMA.gov.br/ - servios on line; Elaborar o georreferenciamento de sua propriedade e a plotagem de reas de Reserva Legal; Aprovar a localizao da Reserva Local em rgo ambiental competente; Realizar registro da reserva legal na escritura da propriedade; Preencher Ato Declaratrio Ambiental no IBAMA. Elaborar o georreferenciamento de sua propriedade e plotagem das APPs (varivel de acordo com os atributos fsicos e biolgicos); Preencher Ato Declaratrio Ambiental no IBAMA; Declarar que possui APP, RL, Reserva Particular de Patrimnio Natural RPPN ou rea de Relevante Interesse Ecolgico ARIE, ou ainda reas sob manejo florestal e/ou reflorestamento em Documento de Informao e Apurao DIAT/ITR, em formulrio impresso disponvel nos postos do Ibama ou em meio eletrnico, no site: http://www.ibama.gov.br/adaweb/, dependendo do caso.

Para obter Cadastro Tcnico Federal - CTF

Para regularizar-se quanto Reserva Legal (proporcional ao bioma)

Para regularizar-se quanto rea de Preservao Permanente

Obter Ato Declaratrio Ambiental - ADA com vistas iseno do Imposto Territorial Rural ITR.

14

Responsabilidade Ambiental na Produo Agrcola

rea de Preservao Permanente

Modelo de propriedade ambientalmente legalizada


Plantio em Curva de Nvel

Plantio Direto Pastagem

Mata Ciliar

Reservatrio de gua rea de Reserva Legal Rio

Responsabilidade Ambiental na Produo Agrcola

15

Regularizao das atividades produtivas


Aps a regularizao ambiental de sua propriedade, voc deve regularizar as aes que desenvolve nela. Observe que muitas atividades causam impactos. Muitas vezes estes so notados por meio de alteraes negativas das propriedades fsicas, qumicas ou biolgicas da gua, do solo, do ar e na diminuio da biodiversidade.

16

Responsabilidade Ambiental na Produo Agrcola

destruio das florestas, principalmente prximas s nascentes, contribui para o assoreamento dos rios e a perda de solo e de seus nutrientes, com o conseqente entupimento das calhas dos rios, o que, freqentemente, acarreta enchentes, perdas da biodiversidade e de bens econmicos. Esse assoreamento se faz notar pela cor do rio, que passa a ser mais barrenta, pela diminuio de sua profundidade e de sua produtividade biolgica. As queimadas liberam material em suspenso e particulado na atmosfera, contribuindo para a poluio do ar, ao mesmo tempo que provocam a morte de uma srie de formas vivas. Alguns animais conseguem se deslocar para outras reas, podendo provocar a invaso de pragas e doenas que, anteriormente, tinham nesses animais um controle natural. As queimadas tambm empobrecem os solos, medida que consomem a matria orgnica que os alimenta e garante o equilbrio fsico e biolgico da propriedade.

agroecolgicas, reduzem a necessidade do uso desses produtos, o que reflete positivamente nos preos da produo, bem como no aumento da produtividade do solo. Caso sinais de contaminao estejam presentes em sua propriedade, verifique imediatamente a melhor forma de resolver o problema. Quanto mais se demora, maior o desgaste do solo e da gua, que futuramente devero ser repostos por um preo bem superior ao custo da preveno. Portanto, a regularizao ambiental da propriedade fundamental para a sade e o equilbrio ambiental e financeiro. Atualmente, os rgos de fiscalizao ambiental dos Estados tm se aparelhado para monitorar as atividades agrcolas. O fato tem possibilitado a observao de desmatamentos irregulares e alteraes de paisagens em reas proibidas. Assim, o cumprimento da legislao ambiental evita transtornos e conseqentes dores de cabea. E, como veremos adiante, pode constituir-se em oportunidade de negcio, com benefcios para todos. Veja a seguir alguns preceitos legais a serem observados para que voc aja com responsabilidade socioambiental.

importante notar que as queimadas representam 75% das emisses de CO2 lanado na atmosfera pelo Brasil, causando prejuzos enormes sociedade e contribuindo para o aumento do efeito estufa, causador do aquecimento global, fato que muito dificulta as negociaes do Brasil no exterior em relao s mudanas climticas e ao comrcio de produtos oriundos das regies que tm a queimada como prtica constante. A explorao florestal desenfreada tambm contribui para a alterao do clima local, devido ao aquecimento do solo, que propicia correntes de ar quente que afastam correntes de ar midas. Alm disso, diminui tambm a quantidade de habitats. Muitos animais desaparecem ou migram para outras regies, inclusive para reas urbanas, podendo, inclusive, provocar o surgimento de pragas e doenas nessas reas. O emprego de agroqumicos em excesso ou de forma irregular prejudica no s o ambiente (a gua, o solo, o ar, etc.), mas tambm a sade da pessoa que os manipula. O cumprimento da legislao ambiental e a adoo de prticas

Responsabilidade Ambiental na Produo Agrcola

17

Uso da gua no interior da propriedade rural.


Para a utilizao de recursos hdricos em sua propriedade rural, conforme uma das especificaes abaixo, necessrio obter outorga vlida por prazo determinado. Situaes que exigem outorga: derivao ou captao de gua de curso natural ou depsito superficial; lanamentos diretos ou indiretos de esgotos e demais resduos lqidos ou fluidos gasosos, tratados ou no; realizao de obras hidrulicas; realizao de servios de limpeza; proteo de margens e desassoreamento de cursos d'gua; e travessias em cursos d'gua. A outorga o ato ou efeito de outorgar, consentir, dar uma concesso de uso. No caso da gua, ela poder ser obtida mediante o preenchimento de um formulrio da Agncia Nacional de guas ANA, quando se tratar de rios federais, ou rgo ambiental equivalente de seu estado, em se tratando de rios estaduais. O mesmo se aplica implantao de barragens ou reservatrios conforme legislao especfica. Para mais informaes, procure a Agncia Nacional de guas - ANA ou rgo ambiental de seu estado ou, ainda, acesse o site http://www.ana.gov.br/GestaoRecHidricos/OutorgaFiscalizacao/Outorga/def ault.asp#formulrio Principais marcos legais: Lei Federal n 9.433/1997, Instruo Normativa MMA n 04/2000, Resolues CNRH ns 16/2001 e 37/2004.

Uso de Motosserra
Apesar de ser uma prtica mais comum do que deveria, para o uso de motosserra em propriedades rurais necessrio que a mquina e o operador sejam registrados no IBAMA. O proprietrio e o operador devem requerer a licena de porte e uso, efetuando seu cadastro no CTF (acesse o site http://www.IBAMA.gov.br/ ou procure o escritrio do IBAMA mais prximo). Para mais informaes, procurar o IBAMA ou os rgos ambientais municipais e estaduais de sua regio. Principal marco legal: Lei Federal n 7.803/1989.

18

Responsabilidade Ambiental na Produo Agrcola

Desmatamento
O desmatamento dever ser sempre desestimulado, principalmente nas reas com vegetao primria ou em adiantado estado de reconstituio. Porm, se o corte for inevitvel, dever ser previamente licenciado, pelo Ibama ou pelo rgo estadual de meio ambiente. Os casos que exigem licenciamento so o corte de vegetao nativa, na abertura de novas reas, e a explorao florestal. A licena ser efetivada aps o preenchimento do requerimento de solicitao para licena de converso para uso do solo. Observe que existem rvores imunes ao corte, tais como espcies em risco de extino (veja lista do IBAMA) ou outras rvores consideradas smbolos estaduais (veja legislao estadual). Para mais informaes, procure o IBAMA e o rgo ambiental de seu estado. Principais marcos legais: Leis Federais ns 4.771/65, 6.576/78, 6.938/81, 8.629/93, 9.605/1998, 11.428/2006, MP n 2.166-67/2001, Decreto-Lei n 3.583/41, Decretos ns 750/1993, 5.975/2006, Resolues Conama ns 04/85, 01/86, 11/86 e 13/90, Instrues Normativas MMA ns 04/1999, 03/2001, 03/2002, 74/2005 e 75/2005, Portarias IBAMA ns 83-N/91, 113/1995 e Portaria MMA n 303/2003.

urbanizado, ou superior a quinhentos metros a partir do seu permetro urbano. Nos casos permitidos, para a realizao da queima controlada, o proprietrio rural depende de prvia autorizao do rgo ambiental responsvel, devendo atender a uma srie de premissas, tais como:

Queimadas controladas
Queimada controlada definida como o emprego do fogo como fator de produo e manejo em atividades agropastoris ou florestais e para fins de pesquisa cientfica e tecnolgica, em reas com limites fsicos de rea previamente definidos. O uso do fogo proibido, mesmo sob a forma de queima controlada, quando se trata da queima de vegetao contida numa faixa de mil metros de aglomerado urbano de qualquer porte, delimitado a partir do seu centro

Responsabilidade Ambiental na Produo Agrcola

19

Definir as tcnicas, os equipamentos e a mo-de-obra a serem utilizados; Fazer o reconhecimento da rea e avaliar o material a ser queimado; Promover o enleiramento dos resduos de vegetao, de forma a limitar a ao do fogo; Preparar aceiros de, no mnimo, trs metros de largura, ampliando esta faixa quando as condies ambientais, topogrficas, climticas e o material combustvel assim exigirem; Providenciar pessoal treinado para atuar no local da operao, com equipamentos apropriados ao redor da rea, e evitar propagao do fogo fora dos limites estabelecidos; Comunicar formalmente aos vizinhos a inteno de realizar a queima controlada, com o esclarecimento de que, oportunamente, e com a antecedncia necessria, a operao ser confirmada com a indicao da data, hora do incio e do local onde ser realizada a queima; Prever a realizao da queima em dia e horrio apropriados, evitando-se os perodos de temperatura mais elevada e respeitando-se as condies dos ventos predominantes no momento da operao; Providenciar o oportuno acompanhamento de toda a operao de queima, at sua extino, com vistas adoo de medidas adequadas de conteno do fogo na rea definida para o emprego do fogo. Para mais informaes procure o IBAMA ou o rgo ambiental de seu Estado. Principais marcos legais: Leis Federais ns 4.771/65, 9.605/1998, 9.985/2000, MP n 2.166-67/2001, Decretos-lei n 2.848/1940 e 3.689/1943, Decreto ns 2.905/1998, 2.661/1998, 2.959/1999 e 3.010/1999, Resoluo Conama n 11/88, Portarias IBAMA ns 18/1999, 01/2001, Portaria MMA n 346/1999.

utilizados para antecipar ou retardar o ciclo reprodutivo de plantas e acelerar o crescimento de animais. Como se sabe, dado o seu carter de toxicidade, o uso desses produtos pode ocasionar efeitos adversos sade humana e ao meio ambiente. Contudo, problemas adicionais decorrem do emprego de forma desordenada, de volume e nmero de aplicaes acima do necessrio. Assim como do mtodo de utilizao, do transporte e do armazenamento incorreto do produto antes e aps a sua aplicao, alm do descarte incorreto das embalagens. Sendo assim, importante destacar que o uso desses produtos deve ser feito com o mximo rigor. Para a utilizao, comercializao e transporte de agroqumicos e afins necessrio o cumprimento das normas de segurana de trabalho e de armazenamento; a realizao da trplice lavagem e a devoluo das embalagens. Infelizmente, o emprego de tais produtos ocorre sem os devidos cuidados, isto , sem a utilizao de equipamentos de proteo individual EPI e em reas prximas a nascentes, florestas, reas habitadas e Unidades de

Agroqumicos e afins
Na agricultura tecnificada, a utilizao de agroqumicos, entre eles os agrotxicos, uma tcnica muito empregada atualmente para a manuteno de altas produtividades agrcolas, com o objetivo de controlar temporariamente pragas e doenas. Alm disso, produtos qumicos so
20
Responsabilidade Ambiental na Produo Agrcola

Conservao, o que proibido, alm de ocasionar, constantemente, problemas ambientais e de sade. Antes de devolver as embalagens aos postos de recolhimento mais prximos de sua propriedade, voc deve providenciar a trplice lavagem, dentro dos padres tcnicos definidos, sem descartar a gua residual nos cursos dgua. Lembre-se, ainda, de procurar um responsvel tcnico legalmente habilitado, para obter uma receita ou receiturio agronmico, antes de adquirir e utilizar os produtos. No caso de sua propriedade estar situada na Zona de Amortecimento (veja glossrio) de alguma Unidade de Conservao, ou dentro, no caso de rea de Proteo Ambiental (APA), voc deve observar o disposto no Plano de Manejo da Unidade e nas normas estabelecidas pelo rgo ambiental responsvel pela gesto da unidade. Mais informaes sobre tcnicas de emprego, destinao, aplicao e cuidados podem ser obtidas junto ao rgo de extenso rural de sua regio; na EMBRAPA; na Associao Nacional para Difuso de Adubos ANDA; na Confederao da Agricultura e Pecuria do Brasil CNA; no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis IBAMA; Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria ANVISA; Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento MAPA e o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - CREA. Principais marcos legais: Leis Federais ns 7.802/1989, 9.974/2000 e 9.985/2000, Decreto-lei n 5.452/1943, Decretos ns 4.074/2002, 5.549/2005 e 5.981/2006, Portarias MAPA ns 329/1985 e 153/1988, Resolues Confea ns 344/1990 e 377/1993.

pelo rgo competente do Sistema Nacional do Meio Ambiente Sisnama (leiam-se rgos ambientais estaduais, municipais, IBAMA, etc.). As reas florestais de uma propriedade rural podem ser manejadas (exceto as j mencionadas APPs) mediante a elaborao e aprovao do Plano de Manejo. Como dissemos, as RLs podem ser exploradas para fins madeireiros e nomadeireiros sem corte raso, contribuindo para a gerao de renda, conservao da biodiversidade e melhoria da qualidade de vida. No Plano de Manejo Florestal Sustentvel esto as diretrizes e procedimentos para a administrao da floresta, visando obteno de benefcios econmicos, sociais e ambientais, observada a definio de manejo florestal sustentvel. Para mais informaes procure o IBAMA ou rgo ambiental de seu estado. Principais marcos legais: Leis Federais ns 3.824/1960, 4.771/1965, 6.576/1978, 11.284/2006, MP n 2.166-67/2001, Decreto n 5.975/2006, Resolues Conama ns 13/90, 03/96, 278/2001, Instrues Normativas IBAMA ns 15/2001, 02/2002, 30/2002, 07/2003, 74/2005, 75/2005, 93/2006, 101/2006, Instrues Normativas MMA ns 03/2001, 11/2002, 01/2003, 08/2004, 02/2006, 04/2006 e 05/2006, Portarias IBAMA ns 83/1991, 113/1995, Deciso Normativa Confea n 79/2006.

Explorao florestal
O manejo florestal sustentvel de florestas e formaes em estgio avanado de regenerao, de domnio pblico como de domnio privado, depende de prvia aprovao do Plano de Manejo Florestal Sustentvel PMFS, avaliado

Responsabilidade Ambiental na Produo Agrcola

21

Organismos geneticamente modificados OGMs


Tambm conhecidos por transgnicos, so organismos manipulados geneticamente, pela introduo de genes, geralmente de outros organismos, por mtodos biotecnolgicos, de modo a introduzir novas caractersticas. Os OGMs possuem alterao em trecho(s) do genoma realizada atravs da tecnologia do DNA recombinante ou engenharia gentica. Observe que a utilizao de determinadas tcnicas de melhoramento gentico no implica dizer que determinado organismo modificado geneticamente. Assim, existem tcnicas como fecundao in vitro e outros processos naturais que no so considerados entre aqueles que alteram o DNA de um ser vivo. proibido o plantio de OGMs no permetro das unidades de conservao UCs, com exceo das reas de Proteo Ambiental Apas. No caso de plantio de transgnicos na Zona de Amortecimento de Unidade de Conservao (veja glossrio) importante observar as faixas limites para o plantio de acordo com o produto a ser aplicado e a cultura utilizada. Os limites para a soja e o algodo j foram definidos. As distncias so as seguintes: 500 metros para o caso de plantio de soja geneticamente modificada, que confere tolerncia ao herbicida glifosato; 800 metros para o caso de plantio de algodo geneticamente modificado, que confere resistncia a insetos; e, 5.000 metros para o caso de plantio de algodo geneticamente modificado, que confere resistncia a insetos, quando existir registro de ocorrncia de ancestral direto ou parente silvestre na unidade de conservao. Todos os produtos que contenham pelo menos 1% de OGM devem ser rotulados. A natureza transgnica dos produtos agrcolas tambm deve constar dos documentos fiscais que acompanham os carregamentos de gros.

importante que os agricultores fiquem atentos para a necessidade de segregao ou para as possveis restries na comercializao de certos OGMs. Para mais informaes, procure o IBAMA ou rgo ambiental de seu estado. Principais marcos legais: Leis Federais ns 11.092/2005, 11.105/2005, MP n 327/2006, Decretos ns 4.680/2003, 5.591/2005, 5.891/2006.

22

Responsabilidade Ambiental na Produo Agrcola

Recordando - Para regularizao das atividades produtivas voc deve:


O que fazer
Obter licena de porte e uso de motosserra

Como e onde?
Efetuar cadastro no CTF, acessando o site http://www.IBAMA.gov.br ou indo ao posto do IBAMA mais prximo. Preencher formulrio na Agncia Nacional de guas ANA ou rgo ambiental equivalente em seu estado. Preencher requerimento de solicitao para licena de converso para uso do solo no IBAMA ou em rgo estadual equivalente. Requerer autorizao no IBAMA ou rgo estadual responsvel em seu estado e seguir os procedimentos mnimos estipulados em norma especfica. Obter receiturio agronmico e seguir suas orientaes Realizar a trplice lavagem; Devolver as embalagens em postos de recolhimento mais prximos; Utilizar equipamentos de proteo individual; Observar o Plano de Manejo da Unidade, caso sua propriedade esteja dentro de uma rea de Proteo Ambiental. Elaborar Plano de Manejo Florestal Sustentvel PMFS e aprov-lo em rgo competente do Sistema Nacional do Meio Ambiente SISNAMA. Observar faixas limites para plantio em Zonas de Amortecimento de Unidade de Conservao e verificar o documento fiscal do produto.

Obter licena para utilizao de recursos hdricos

Obter licena para desmatamento e corte

Obter autorizao para realizar queimada controlada

Regularizar utilizao de agroqumicos e afins

Explorar florestas

Usar Organismos Geneticamente Modificados - OGMs

Como explicado anteriormente, no basta legalizar, preciso ir alm e agir com maior responsabilidade socioambiental para contribuir para uma sociedade mais equilibrada ambientalmente, tornando sua atividade e propriedade vetores de sustentabilidade. Para isso, apresentamos a seguir uma srie de aes e/ou prticas que podem auxili-lo nessa direo. No se trata de uma lista exaustiva ou de uma prescrio, mas sim de indicaes de que possvel produzir e, ao mesmo tempo, contribuir para a conservao do meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas.

Responsabilidade Ambiental na Produo Agrcola

23

Boas prticas produtivas


As boas prticas agrcolas caracterizam-se pela adoo de tcnicas de produo menos impactantes ambientalmente, com o emprego de tecnologias mais limpas, aliando rentabilidade agrcola, equilbrio ambiental e responsabilidade social.

s pesquisas agrcolas geram tecnologias que, por sua vez, oferecem aos agricultores uma gama de opes de produo, sendo que:

uma parte advm do aumento dos insumos agrcolas (adubos, fertilizantes, agroqumicos, etc.); outras optam pelo emprego de novas variedades agrcolas, mais resistentes, desenvolvidas para determinadas condies de solo e clima; outras procuram conciliar diversas caractersticas ambientais, de solo, de clima etc., de forma a proteger o ambiente, conferindo maior qualidade ambiental com a adoo de boas prticas desde o manejo da cultura, tanto na colheita quanto na ps-colheita. Dessa forma, so oferecidos melhores produtos agrcolas e/ou florestais ao mercado; outras tm, ainda, como base, os processos agroecolgicos que alinham sustentabilidade ambiental manuteno dos processos ecolgicos, valorizando a biodiversidade, evitando o uso de agroqumicos, a monocultura e a degradao ambiental.
24

Responsabilidade Ambiental na Produo Agrcola

Buscando conciliar a produo agrcola e o equilbrio ambiental, ser apresentado um conjunto de boas prticas agrcolas que podem ser utilizadas separadamente ou em conjunto na propriedade rural.

Integrao lavoura-pecuria ILP


Nesse caso, o objetivo reduzir os custos da renovao de pastagem, melhorar a qualidade do solo e realizar melhor controle de plantas invasoras. A Integrao Lavoura - Pecuria (ILP) consiste na diversificao da produo, na qual agricultura e pecuria passam a fazer parte de um mesmo sistema. A integrao lavoura-pecuria prev a utilizao de reas improdutivas ou em processo de degradao, de forma a reduzir a abertura de novas reas para atividades agrcolas, por meio do manejo sustentvel. Para a integrao lavoura-pecuria podem ser utilizados dois sistemas: Santa F e Barreiro. O sistema Santa F utilizado em propriedades em que o solo j est corrigido, por meio da dessecao da pastagem e na realizao de plantio direto sobre a palhada do consrcio de lavoura com pasto. J o sistema Barreiro deve ser implantado em pastagens degradadas, onde necessrio corrigir o perfil do solo. A construo de cercas ao longo das matas ciliares e reas de preservao permanente, para evitar o pisoteio do gado, e nas margens do rio deve ser implementada, mediante a construo de barragens. Num primeiro momento, essa ao gera um custo a mais para o produtor, porm os ganhos advindos da reduo de acidentes, diminuio da degradao ambiental e ganho de peso animal compensam o investimento inicial.

Utilizao de consrcios agrcolas


Como os componentes de um sistema agrcola interagem entre si, a sustentabilidade da produo passa necessariamente pelo bom manejo da propriedade. A integrao da agricultura com a pecuria, ou com a silvicultura ou ambas uma atividade interessante e desafiadora. Pois se baseia na otimizao do espao, no uso racional dos recursos naturais, e na diminuio dos impactos ambientais. Ela pode prover maior sustentabilidade propriedade e maior renda para o produtor rural. Falaremos sobre algumas delas:

Agrossilvicultura
A agrossilvicultura promove uma interface entre a agricultura e a floresta, representando reduo no custo de aplicao de agrotxicos, diminuio das perdas de solo e manuteno dos nutrientes, uma vez que o solo permanece com cobertura florestal por mais tempo, o que diminui o emprego de fertilizantes, alm de gerar uma receita adicional para a propriedade.

Responsabilidade Ambiental na Produo Agrcola

25

Suas bases fundamentam-se na silvicultura (estudo e explorao de florestas), agricultura, zootecnia, no manejo do solo e em outras disciplinas ligadas ao uso da terra. Seus objetivos mais amplos so: produo de alimento; produo de produtos florestais madeireiros e no madeireiros; produo de matria orgnica; melhoria da paisagem; incremento da diversidade gentica; conservao ambiental; formao de cercas-vivas; quebra-ventos e sombra para criao animal. Um sistema agropecurio visto como uma entidade organizada com o propsito de usar os recursos naturais para obter produtos e benefcios agrcolas. A agrossilvicultura utilizada para designar um amplo conjunto de sistemas produtivos que combinam espcies agrcolas ou animais com espcies florestais. Assim, busca conciliar a produo com a conservao dos recursos naturais, em bases agroecolgicas. Nesse sistema, as plantas so levadas a ocuparem nichos diferenciados, de forma a no competir entre si durante a sucesso natural que ocorre no local. A utilizao de rvores nas propriedades agrcolas aumenta a capacidade de armazenamento de gua nos solos, diversifica a paisagem, tornando-a mais estvel s intempries. Alm de propiciar alternativas de gerao de renda e trabalho, pela colheita de madeira e de produtos no-madeireiros. As rvores: realizam a ciclagem de nutrientes profundos; mantm umidade; propiciam sombra; fornecem madeira, frutos, razes, cascas, folhas, resinas e leos; realizam a funo de quebra-vento; captam CO2; so abrigo e habitat de diversas espcies; melhoram a conexo entre os diversos ambientes; aproveitam melhor o terreno; controlam a eroso; e melhoram a qualidade do solo e a absoro de gua.
26
Responsabilidade Ambiental na Produo Agrcola

Mais informaes sobre agrossilvicultura podem ser obtidas na EMBRAPA, em organizaes no-governamentais especializadas ou no rgo de extenso rural de seu estado.

Aproveitamento de reas degradadas e alteradas


A incorporao de reas degradadas, alteradas e inaproveitveis ao processo produtivo considerada, atualmente, o principal fator de crescimento da produtividade agrcola brasileira, evitando o avano sobre novas reas ainda cobertas por vegetao nativa, principalmente as reas florestadas. Estimase, por meio de dados da Embrapa, que h, no pas, cerca de 120 milhes de hectares de reas desmatadas abandonadas. Por meio de processos de recuperao dessas reas, possvel aumentar em cerca de trs vezes a produo nacional, sem o aumento da rea desmatada. A recuperao de pastagens e de outras reas degradadas tambm constitui possibilidade para aumentar a produo e o rendimento da propriedade, aproveitando-se da infra-estrutura j disponvel e diminuindo o passivo ambiental. No Estado de Gois, os pecuaristas, sob orientao de consultores tcnicos, esto utilizando a tcnica do manejo, empregada em mais de 400 mil hectares. Trata-se de medida simples, que permite o aumento da produtividade (de 0,6 animais/hectare para 1 a 1,5 animais/hectare) sem que seja necessrio o replantio do pasto existente. Consiste em manejar melhor a propriedade, dividindo-a em partes e fazendo o manejo rotativo. O MMA e o MAPA vm demonstrando que possvel duplicar ou mesmo triplicar a produo agropecuria brasileira somente com melhoria das prticas nas reas j abertas, sem, portanto, abrir novas reas naturais.

Mais informaes sobre essa tcnica podem ser obtidas na EMBRAPA Cerrados, ou no rgo de extenso de seu estado. Sobre o manejo, procure o Instituto Permacultura e Ecovilas do Cerrado, que se encontra em Pirenpolis GO (www.ecocentro.org)

utilizao de fertilizantes e manejo, o que viabiliza a agricultura no bioma. Por isso, hoje, possvel o plantio comercial de arroz, milho, soja, feijo caupi, fruteiras, algodo, girassol, entre outras culturas que demonstram potencial para a regio. Antigas prticas agrcolas que empregavam a queimada para a limpeza, o preparo e o plantio, ainda continuam sendo utilizadas em algumas reas. No entanto, a queimada empobrece o solo, consome nutrientes e elimina a matria orgnica. A fumaa liberada causa danos sade e contribui para o aquecimento do planeta. No por outro motivo que 75% do CO2 emitido pelo Brasil advm das queimadas. Algumas tcnicas de manejo e conservao do solo, como o plantio direto, o controle de eroso e o terraceamento so atualmente empregadas para conter a perda dos solos e manter as suas propriedades fsico-qumicas.

Tcnicas de manejo e conservao do solo


O solo do Cerrado possui pouca fertilidade, baixo pH (solos cidos) e pouca matria orgnica. Tais condies praticamente inviabilizariam a produo, caso no fossem empregadas tecnologias apropriadas. As pesquisas permitiram estabelecer percentuais adequados de calcrio para a aplicao no solo,

Plantio direto
No Plantio Direto, o solo no revolvido, o que elimina as operaes de arao e gradagem. Os restos da cultura anterior, a chamada palhada, so mantidos sobre a terra, ajudando na ciclagem de nutrientes e na reteno da umidade, diminuindo o risco de eroso e elevando os nveis de matria orgnica no solo. A reduo de perda de solos por essa prtica, em algumas situaes, significa que as propriedades rurais, antes degradadoras do solo, passam a ser prestadoras de servios ambientais. Pode-se at, em algumas bacias hidrogrficas, receber recursos financeiros por isso.

Responsabilidade Ambiental na Produo Agrcola

27

Vantagens da implantao do Plantio Direto: Mtodo mais eficiente no controle de eroso; Melhoria da qualidade ambiental, na medida em que fator de controle mais efetivo da eroso do solo, reduo dos riscos de assoreamento e poluio das guas; Menor nmero de operaes de trabalho, o que leva reduo das horastrator, de consumo de combustvel, de tempo e aumento da vida til das mquinas. Menos mquinas so necessrias, ou maiores reas podem ser cultivadas com o mesmo maquinrio; Aumento da atividade biolgica do solo (minhocas, artrpodes, bactrias, fungos, nematides, etc.); Produo de alimentos que tm maior valor agregado; Manuteno e aumento da fertilidade do solo a longo prazo, levando a certo grau de economia de fertilizantes, ao reduzir-se a necessidade de compensaes devido s perdas por eroso do solo; Maior reteno de gua no solo, 70% maior em comparao com o sistema convencional.

Rotao de culturas
A rotao de culturas milenar e no consiste, simplesmente, na troca de culturas de forma arbitrria, mas, ao contrrio, no restabelecimento prtico do equilbrio biolgico. Compreendendo que o equilbrio biolgico dinmico, a rotao de culturas representa uma sucesso ordenada de diferentes culturas num espao de tempo e rea, obedecendo a objetivos definidos. Algumas vantagens da implantao da rotao de culturas: melhora a qualidade fsico-qumico e biolgica do solo; contribui para a reposio de matria orgnica; diminui o ataque de pragas; diminui a incidncia de doenas; favorece o controle de ervas daninhas; viabiliza o plantio direto.

Controle de eroso
O uso consecutivo de herbicidas no plantio direto influi diretamente na biodiversidade da rea cultivada. Por serem txicos, esses produtos tambm apresentam efeitos adversos sade humana e ao meio h ambiente. Contudo, A eroso dos solos o desprendimento e arraste de partculas do solo pela gua e pelo vento, sendo a chuva um dos fatores climticos de maior importncia. Tcnicas que tm contribudo para a diminuio da perda dos solos e controle da eroso: quebra-ventos; plantio em nvel; terraceamento; plantio direto; utilizao de cobertura morta. Mais informaes podem ser obtidas na Associao de Plantio Direto no Cerrado APDC ou na Federao Brasileira de Plantio Direto na Palha FEBRAPDP .

estratgias que permitem o uso do plantio direto com sensvel reduo do uso de herbicidas.

28

Responsabilidade Ambiental na Produo Agrcola

Manejo integrado de pragas e doenas MIP


Nesse sistema, conciliam-se diversos mtodos de controle, levando-se em considerao o custo de produo e o impacto sobre o ambiente, reduzindo ao mximo o uso de agroqumicos. Os rgos de pesquisa recomendam que sejam utilizadas tcnicas de controle baseadas no nvel do ataque, controle biolgico, controle cultural, tratamento de sementes, controle qumico e utilizao de sementes ou cultivares resistentes s pragas e doenas. Nesse mtodo de produo devem ser adotados mtodos alternativos, tais como feromnios, biopesticidas, erradicao de hospedeiros alternativos, retirada e queima das partes vegetais afetadas. O manejo integrado do solo (com rotao de culturas, plantio direto, adubao equilibrada, utilizao de barreiras verdes, manuteno de reas de preservao permanente e reservas legais, a poda e raleio adequados) um fator que propicia, ao longo do tempo, a reduo do estabelecimento das pragas e patgenos, facilita o seu controle, alm de aumentar a produtividade. Para a implantao do MIP trs etapas so fundamentais: avaliao do , agroecossistema, tomada de deciso e escolha da estratgia de controle a ser adotada. A avaliao do agroecossistema refere-se ao conhecimento das pragas e aos perodos crticos da cultura em relao ao ataque das mesmas. Outros mtodos que no os qumicos podem ser adotados, mediante conhecimento sobre o histrico da rea e da cultura, da capacidade ou possibilidade de se fazer previses da ocorrncia e estabelecimento de pragas, em funo dos fatores ecolgicos. Depois da cultura implantada, as etapas de tomada de deciso e escolha da estratgia de controle dizem respeito basicamente utilizao de agroqumicos.

A tomada de deciso efetuada atravs da anlise dos aspectos econmicos da cultura e da relao custo/benefcio do controle de pragas. A seleo da estratgia a ser adotada depender das aes tomadas anteriormente, devendo optar pela utilizao de agroqumicos caso no tenham sido resolvidos os problemas mediante a utilizao de variedades resistentes, rotao de culturas, preparo do solo, alterao da poca de plantio ou colheita, adubao, manejo das plantas daninhas, manejo da gua e da adubao, etc. Vantagens do manejo integrado de pragas e doenas: Reduo do volume de agroqumicos empregados; Diminuio do custo de produo; Menor contaminao de produtos; Aumento do valor do produto final; Proteo da cadeia alimentar e Proteo do ecossistema e da biodiversidade . Mais informaes sobre essa tcnica podem ser obtidas na EMBRAPA ou no rgo de extenso de seu estado.

Responsabilidade Ambiental na Produo Agrcola

29

Estratgias para o manejo integrado de gua no meio rural


As estratgias de conservao da gua implicam estudar o comportamento das guas na regio e na propriedade, buscando garantir seus ciclos e aproveitar ao mximo seu potencial. A gua deve ser conduzida de modo a infiltrar-se ao mximo na terra, favorecendo a umidade do solo. As principais estratgias so: Captao, Armazenamento, Distribuio e Reciclagem.

Captao, armazenagem e distribuio


estratgia a ser adotada aqui conhecer a dinmica espacial e temporal da gua da chuva, mediante a anlise do histrico de chuvas. Nesse sentido, bom conhecer a ocorrncia de chuvas mximas e mnimas, bem como as pocas de ocorrncia de secas prolongadas e veranicos da regio. O armazenamento da gua da chuva pode se dar de forma natural, pela biomassa, isto , pelas diversas formas vivas, com destaque para as rvores existentes em sua propriedade. As rvores podem estar localizadas nas APP e RL de forma a contriburem para a manuteno e regularizao da vazo dos rios e evitar a ocorrncia de enchentes e inundaes. Ao longo da propriedade, podem ser plantadas rvores de maneira a obterem-se barreiras (quebra-ventos), reduzindo-se a circulao do vento e criando-se melhores condies de desenvolvimento das plantas. Uma outra forma de manter a umidade do solo construir canais de infiltrao. Esses canais so valas feitas em nvel, onde o solo escavado e depositado logo abaixo da vala, na for ma de leira. A gua, ao

30

Responsabilidade Ambiental na Produo Agrcola

encontrar esta vala, recolhida e infiltra lentamente no solo, aumentando a umidade do solo na propriedade. Esse sistema tambm aumenta a fertilidade dos solos, pois so acumulados sedimentos. Nessa regio so formados terraos, que com o tempo so utilizados para o plantio. Nessas faixas podem ser criados animais pequenos ou outras culturas. Uma outra opo armazenar gua das chuvas em audes. Os audes so construdos de forma que a gua escorra do terreno sempre perpendicular curva de nvel, conduzindo-se, assim, toda a gua precipitada na propriedade para os audes, lentamente. No Cerrado, os audes devem ser fundos e estreitos, para evitar excesso de evaporao. A gua de chuva pode ser armazenada por meio de calhas no telhado e cisternas, com mecanismo de descarte das primeiras guas. Um telhado de 100 m2 (10X10m) poder captar cerca de 410 l/dia. Por este meio, a gua pode ser armazenada indefinidamente. Quando no exposta ao sol, no h crescimento de microorganismos e conserva suas qualidades indefinidamente. A gua deve ser armazenada no escuro. O limo da caixa dgua no deve ser lavado, pois um filtro natural, consumidor de matria orgnica. Essa uma dica fcil e valiosa para auxiliar no suprimento de gua. Uma opo fcil e simples no misturar as fezes humanas com gua, valendose das chamadas latrinas secas, ou sanitrios compostados. Neste caso, as fezes so depositadas em uma cmara aquecida pela luz solar, misturadas com serragem e urina, para equilibrar a relao do carbono com o nitrognio. Usase o prazo de seis meses (o dobro do tempo necessrio). Depois, a mistura decomposta deve passar por um minhocrio, antes de ser utilizada nas plantas. As guas com fezes podem ser tratadas por seqncias de sistemas anaerbicos e aerbicos. Um exemplo do primeiro o biodigestor, que pode dar o primeiro tratamento. Em seguida, passa por um sistema aerbico, dos quais h vrias opes. Pode ser feita uma cama de absoro, os chamados solos filtrantes, com o plantio de macrfitas, como arroz, por exemplo, que sobrevivem dentro dgua e retm os poluentes, inclusive metais pesados. Antes desse filtro, instala-se uma caixa de gordura. A gordura removida anualmente pode ser compostada. A camada de areia pode ser retirada anualmente, para renovao das bactrias. Esta areia queimada e as cinzas utilizadas como nutriente para as plantas.

Despoluio domstica
A reciclagem das guas utilizadas nas casas pode ser de dois tipos: as que contm fezes humanas e aquelas resultantes de outros usos domsticos, (sabo, gordura, etc.). Estas ltimas so facilmente filtrveis, podendo ser utilizadas como nutrientes na terra. Para tanto, basta construir-se um filtro com areia e camadas sucessivas de brita de vrios tamanhos. As camadas de brita vo afinando de cima para baixo. Por baixo, uma camada de areia e, abaixo desta, uma final de brita para segurar a areia.

Responsabilidade Ambiental na Produo Agrcola

31

Aps os devidos tratamentos, essas guas devem ser direcionadas a novos aproveitamentos, como a criao de outros animais, como patos, peixes, etc., ou para a nutrio de plantas no consumidas diretamente, como as fruteiras. Mais informaes sobre essas tcnicas podem ser obtidas no Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado IPEC, situado em Pirenpolis - GO www.ecocentro.org

Agricultura orgnica
o sistema de produo na qual no se usam fertilizantes sintticos, agrotxicos, reguladores de crescimento e aditivos para a alimentao animal, produzidos sinteticamente. Sempre que possvel, baseia-se no uso de estercos animais, rotao de culturas, adubao verde, fertilizantes minerais pouco solveis, como as farinhas de rocha, compostagem e controle biolgico de pragas e doenas. A base cientfica dessa corrente se assenta nas seguintes prticas: rotao de culturas, manejo e fertilizao do solo e, sobretudo, na manuteno de elevados nveis de hmus (matria orgnica j decomposta e estabilizada), de modo a promover a estabilidade e sade das plantas. Tambm como nas outras correntes agroecolgicas, o solo considerado um "organismo complexo", repleto de seres vivos (minhocas, bactrias, fungos, artrpodes, nematides, etc.) e de substncias minerais em constante interao e interdependncia, o que significa que, ao se realizar manejo (adubao, por exemplo), faz-se necessrio considerar todos os outros fatores (diversidade biolgica, qualidade das guas subterrneas, suscetibilidade eroso, etc.) de forma conjunta. Do ponto de vista econmico, a produo orgnica tem crescido cerca de 500% ao ano, devido ao aumento do interesse por esses produtos por parte dos consumidores nacionais e de outros pases, o que tem permitido ao Brasil exportar boa parte dessa produo. Mais informaes podem ser obtidas no Pr-orgnico/MAPA (orgnicos@agricultura.gov.br fone: 61-3218-2317), na EMBRAPA e/ou nos rgos de extenso rural da sua regio. Os produtos orgnicos recebem um selo de qualidade, aps passar por um processo de certificao, orientado por uma certificadora. Este selo essencial para garantir ao consumidor a qualidade orgnica esperada. Para transformar uma produo convencional em orgnica, necessrio um perodo de transio, no qual o produtor vai deixando de utilizar determinadas prticas e produtos, orientado pela certificadora. A produo orgnica brasileira regulada pela Lei 10.831, de 23/12/2003. O Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento MAPA criou o Programa de Desenvolvimento da Agricultura Orgnica Pr-Orgnico e, com o apoio do MMA, do MDA e de diversas instituies pblicas e da sociedade, est regulamentando a lei. O objetivo estimular o crescimento da agricultura orgnica no pas, criando um efetivo sistema de certificao, linhas de crdito prprias e fortalecendo os setores da produo, processamento e comercializao.

32

Responsabilidade Ambiental na Produo Agrcola

Agroecologia
No se trata propriamente de uma tcnica, e sim de um conjunto delas. Essa abordagem incorpora aspectos agronmicos, florestais, ecolgicos e socioeconmicos para a produo de alimentos e servios. Cada vez mais vem ganhando adeptos no Pas e, recentemente, alcanou impulso governamental por meio da instituio do Programa Nacional de Apoio Agricultura de Base Ecolgica nas Unidades Familiares de Produo, desenvolvido pelo Ministrio do Desenvolvimento Agrrio. Tal Programa est organizado em dois eixos bsicos: a) apoio ao processo de transio agroecolgica; b) apoio produo, comercializao e consumo de alimentos orgnicos. A agroecologia prega a utilizao de plantios heterogneos, sem a utilizao de insumos qumicos e sem excessiva mecanizao da lavoura. Ela procura abordar a agricultura com base nas dinmicas da natureza, isto , na sucesso natural, a qual permite que se restaure o solo sem o uso de fertilizantes minerais e que se cultive sem uso de agroqumicos. Mais informaes podem ser obtidas na Secretaria de Agricultura Familiar do Ministrio do Desenvolvimento Agrrio (www.mda.gov.br/saf/), na EMBRAPA, Associao Brasileira de Agroecologia ABA e nos rgos de extenso rural da sua regio.

equipamentos sofisticados, necessidade de maiores informaes de campo e de fontes secundrias (imagens de satlite, GPS, entre outros). Por meio dela, possvel conhecer a variabilidade que existe nos talhes e fazer intervenes de manejo nas reas de baixo e mdio rendimento, buscando a uniformidade do talho. Para grandes reas, o custo dessas intervenes localizadas no alto e a probabilidade de resposta grande. A tcnica favorece a uniformizao da produo, com um aumento da eficincia e eficcia dos procedimentos adotados. Como aumenta a eficincia, apresenta benefcios ambientais ao se aplicar agroqumicos de forma mais racional, reduzindo o uso da gua e da energia. Como existe uma variabilidade de solo e clima locais, a utilizao de informaes via satlite no monitoramento dessas variveis importantssima para melhorar a produtividade. E vrios equipamentos, como tratores, colheitadeiras e semeadoras so fabricados para o uso dessa tcnica. Mais informaes podem ser obtidas na EMBRAPA e nas universidades.

Agricultura de preciso
Atualmente, a atividade agrcola tem passado por uma intensa revoluo, com a disponibilizao de informaes via satlite. A utilizao de tecnologia para aumentar a eficincia, com base no manejo diferenciado de reas na agricultura tem se tornado um valioso instrumento para o produtor. A agricultura de preciso, embora promissora, requer uma sria de prrequisitos, entre eles a presena de mo-de-obra especializada e

Responsabilidade Ambiental na Produo Agrcola

33

Novas oportunidades de negcios para o produtor rural


A seguir, so apresentadas algumas aes que podem resultar em aumento de renda e gerao de novas oportunidades de negcios.
Servido ambiental
servido ambiental criada mediante a renncia voluntria do proprietrio rural, em carter permanente ou temporrio, total ou parcial, ao direito de uso, explorao ou supresso de recursos naturais existentes na sua propriedade, com a anuncia do rgo ambiental competente. As reas selecionadas para constarem como reas de servido ambiental no podem ser sobrepostas s reas de Preservao Permanente e de Reserva Legal, estando sujeitas s mesmas limitaes de uso ou explorao da vegetao que a Reserva Legal e ao mesmo processo de criao. A vantagem para o proprietrio rural poder negociar essa rea com outros proprietrios rurais, passando a ter uma receita sobre ela. Mais informaes podem ser obtidas no IBAMA ou no rgo ambiental de sua regio.

Servido florestal
Similar servido ambiental, o proprietrio rural poder voluntariamente renunciar, em carter permanente ou temporrio, a direitos de supresso ou explorao da vegetao nativa, localizada fora da Reserva Legal e da rea com vegetao de preservao permanente. As reas selecionadas para constarem como reas de Servido Florestal no podem ser sobrepostas s reas de Preservao Permanente e de Reserva Legal, estando sujeitas s mesmas limitaes de uso ou explorao da vegetao que a Reserva Legal e ao mesmo processo de criao. Essa rea poder ser negociada mediante Cota de Reserva Florestal - CRF, ttulo representativo de vegetao nativa sob regime de servido florestal, de Reserva Particular do Patrimnio Natural ou Reserva Legal instituda voluntariamente sobre a vegetao que exceder os percentuais estabelecidos no Cdigo Florestal, isto , na Reserva Legal.

34

Responsabilidade Ambiental na Produo Agrcola

Apesar da falta de regulamentao, esse mecanismo possibilitar aos proprietrios de reas que apresentam macios florestais, negoci-las com outros proprietrios carentes delas, passando a ter, assim, uma opo de renda. Mais informaes podem ser obtidas no MMA ou no rgo ambiental de sua regio.

Ecoturismo e turismo rural


Atualmente a natureza conservada j reconhecida como um bem raro e valioso. Muitas propriedades rurais que possuem paisagens exuberantes, atributos ambientais relevantes, como rica fauna e flora protegida, ambientes rsticos ou de significado histrico-cultural, esto criando novas opes de negcios, mediante o fornecimento de servios como passeios e visitao. Vrias propriedades tm procurado atender a um pblico urbano, vido por um contato com a natureza do campo, requerendo, porm, uma boa infraestrutura e logstica. Para mais informaes procure o rgo ambiental de sua regio, o site do Ministrio do Turismo, do MMA, do MDA e do MAPA.

Crditos de carbono
O Protocolo de Kyoto instituiu, entre seus instrumentos operacionais, o mecanismo de desenvolvimento limpo MDL. Esse mecanismo criou um novo mercado: a venda de crditos de carbono. O interessado deve elaborar um projeto, que precisa seguir as normas estabelecidas pelo Ministrio da Cincia e Tecnologia MCT. Os proprietrios rurais que possuem reas degradadas, inapropriadas ou inutilizadas, que no faam parte das reas de Preservao Permanente e Reserva Legal, podero elaborar projetos e submet-los aos rgos competentes para receber esses crditos. Da mesma forma, caso optem pela utilizao de energia renovvel e biomassa, tambm podero submeter projetos para receber os crditos de carbono.

Responsabilidade Ambiental na Produo Agrcola

35

Estima-se que o mercado de carbono movimentar, at 2012, cerca de US$ 30 bilhes por ano. E o Brasil poder receber, pelo menos, 10% desses recursos. Vale lembrar que atualmente o preo da tonelada de carbono varia de US$ 3 a US$ 7.

Embora esse mecanismo ainda no esteja regularizado para todas as bacias hidrogrficas, uma opo futura de fonte de renda que ir beneficiar o proprietrio rural que adotar prticas conservacionistas. Mais informaes podem ser obtidas no MMA ou no rgo ambiental de

Observe que qualquer atividade que implique reduo de emisso de carbono pode ser objeto de comercializao. Desde que seja quantificada e aprovada pelos rgos responsveis pela implantao desse mecanismo. Vale ressaltar que as reas ou aes advindas somente do cumprimento do disposto na legislao brasileira no podem ser comercializadas. Atualmente, o Brasil tem projetos aprovados nas reas de gerao energtica, cogerao com biomassa, substituio de combustveis, disposio e manejo de dejetos, indstrias qumicas, aterros sanitrios, reduo de N2O e recuperao de metano. Mais informaes podem ser obtidas no MMA, no MCT e no Carbono Brasil.

sua regio.

Produtos certificados
A concesso de certificados, selos e ou rtulos a produtos e processos que adotam determinados padres de produo deve estar ligada conservao e ao uso sustentvel dos recursos naturais. A certificao e o selo de procedncia de produtos provenientes de propriedades rurais que adotam boas prticas agrcolas e seguem a legislao ambiental e trabalhista so passveis de comercializao por um preo maior, pois dispem de mercados, tanto nacionais como internacionais, cada vez mais exigentes. Existem vrios tipos de certificados e certificadores, isto , empresas ou

Servios ambientais
Podem ser objeto de compensaes financeiras os servios ambientais prestados pela propriedade que utiliza boas prticas agrcolas, reduz ou elimina a perda de solos, conserva e recupera os recursos hdricos, protege a fauna e a flora, entre outras aes. Dentre os servios, destacam-se a purificao do ar, a regulao do regime das chuvas e do clima em geral, o fornecimento de polinizadores, o suprimento de madeira e outros produtos no madeireiros, como fibra, alimentos, plantas medicinais e aromticas.

ONGs que trabalham com a certificao. O Instituto Biodinmico, a AAO, o IMAFLORA, entre outros, so alguns exemplos de certificadoras que apresentam selos ligados ao segmento agrcola e florestal. Conforme exposto anteriormente, no campo da certificao orgnica o processo regulado pela lei 10.831/03, que vem implantando o sistema brasileiro de certificao orgnica, coordenado pelo MAPA, por meio do programa Pr-Orgnico. Por meio desse programa, vm sendo implantadas as normas gerais de certificao no Brasil e sua conformidade com a legislao internacional, permitindo o reconhecimento do selo brasileiro nos mercados externos.

36

Responsabilidade Ambiental na Produo Agrcola

A certificao e rotulagem tambm devem ser vistas com cuidado, pois a certificao de um produto e/ou processo implica uma srie de gastos que o produtor dever arcar a fim de ter seu produto diferenciado. Alguns selos e certificados no so reconhecidos no mercado internacional, portanto, ao optar por qualquer certificao, realize uma consulta prvia para no estar limitando o acesso de seu produto. Para mais informaes, consulte o site do Ministrio do Meio Ambiente, do Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento Programa Pr-Orgnico, do Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial, Secretaria de Agricultura do Estado, do Instituto Biodinmico, da AAO e do IMAFLORA, entre outros.

qual assegurada sua conservao para a perpetuidade, por meio de registro em cartrio, na escritura da propriedade. Esse modelo de unidade atualmente um dos mtodos mais empregados por proprietrios que tm conscincia ambiental e querem auxiliar o poder pblico na perpetuao de espaos representativos de biodiversidade. Alm disso, existem linhas de crdito especiais para a implantao de RPPNs, com a gerao de alternativas de renda e emprego, por meio do ecoturismo, do turismo educativo e do desenvolvimento de pesquisas. Para mais informaes de como criar e implementar uma RPPN, procure o IBAMA ou rgo ambiental de sua regio.

Reserva particular do patrimnio natural RPPN


No esforo de conservao da biodiversidade, uma das ferramentas mais utilizadas a criao de reas protegidas. Vrias reas com relevantes atributos ambientais, histricos e culturais esto presentes nas propriedades rurais. A preservao desses espaos constitui-se em uma das aes de maior importncia para o suporte do homem e da natureza do planeta. uma contribuio efetiva da iniciativa privada nesse esforo de conservao. A legislao ambiental brasileira prev que, nesses casos, o proprietrio rural pode requerer ao rgo ambiental a constituio da RPPN. Trata-se de uma categoria de Unidade de Conservao particular, pela

Responsabilidade Ambiental na Produo Agrcola

37

Consideraes finais
No mundo todo, os efeitos dos impactos ambientais vm sendo percebidos. O receio que o desastre ambiental no se trate apenas de uma remota possibilidade. Relatrios recentes de institutos de pesquisa demonstram que, caso nada seja feito, o clima ser alterado em propores drsticas, prejudicando especialmente aqueles setores da economia que dependem da natureza, como o caso da agricultura. O produtor rural ser diretamente afetado. Ele tem que ser, portanto, o primeiro a tomar providncias, pois o seu ramo de atividade depende da adoo de prticas que conservem o meio ambiente.
presente cartilha foi elaborada a fim de oferecer algumas pistas ao produtor rural, sobretudo aquele localizado em rea do Cerrado, de como aproveitar melhor a sua propriedade e ao mesmo tempo colaborar para a conservao ambiental. Longe de ser prescritiva, ela teve como objetivo apresentar possibilidades que realmente podem fazer a diferena, considerando no somente a realidade do produtor, mas tambm o seu compromisso e sua responsabilidade perante o meio ambiente e a sociedade atual. No mais possvel imaginar que a conservao ambiental seja um problema externo propriedade, cabendo exclusivamente ao governo tomar as providncias. Essa atitude apenas referenda a posio de intensificar as restries, de ampliar o rigor e a fiscalizao. Quanto mais o produtor rural se tornar um aliado da conservao, mais estmulo ter e mais forte ser o seu papel na sociedade.

Caso realmente nada seja feito, caber ao poder pblico tomar providncias, talvez enrgicas, para se fazer cumprir o que determina a nossa Constituio Federal, em seu captulo de meio ambiente, ou seja, garantir um meio ambiente sadio e qualidade de vida tanto para a presente quanto para as geraes futuras. A adoo de boas prticas e o cumprimento das normas so o meio pelo qual a empresa rural e o agricultor podem contribuir para o desenvolvimento socioambiental do Pas. E o sucesso atual da agricultura brasileira tem plenas condies de continuar e at ser ampliado no mercado internacional, principalmente se houver avanos efetivos nas questes da responsabilidade socioambiental. Assim, outros pases, de olho na pujana de nossa agricultura, certamente no encontraro nos aspectos ambientais os argumentos para impor barreiras comerciais no tarifrias.

38

Responsabilidade Ambiental na Produo Agrcola

Responsabilidade Ambiental na Produo Agrcola

39

Canais de informaes
Agncia Nacional da guas (ANA) - http://www.ana.gov.br/ Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (ANVISA) http://www.anvisa.gov.br/ Associao Brasileira de Agroecologia (ABA) http://www.ufrgs.br/agroecologiabr Associao Brasileira das Indstrias de leos Vegetais (Abiove) http://www.abiove.com.br/ Associao de Agricultura Orgnica (AAO) - http://www.aao.org.br Associao de Plantio Direto no Cerrado (APDC) - http://www.apdc.com.br/ Associao Nacional para Difuso de Adubos (ANDA) - http://www.anda.org.br/ Bunge - http://www.bunge.com.br/sustentabilidade Carbono Brasil - http://www.carbonobrasil.com/ Confederao da Agricultura e Pecuria do Brasil (CNA) http://www.cna.org.br/cna/index.wsp Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria (EMBRAPA) http://www.embrapa.br/ Federao Brasileira de Plantio Direto na Palha (FEBRAPDF) http://www.febrapdp.org.br/ Instituto de Manejo e Certificao Florestal e Agrcola (IMAFLORA) http://www.imaflora.org/ Instituto Biodinmico (IBD) - http://www.ibd.com.br/certificacao.htm Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis (IBAMA) -http://www.ibama.gov.br/ Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amaznia (Imazon) http://www.imazon.org.br Instituto Interamericano de Cooperao para a Agricultura (IICA) http://www.iica.org.br/ Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial (INMETRO) - http://www.inmetro.gov.br/ Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado IPEC http://www.ecocentro.org/ Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento (MAPA)http://www.agricultura.gov.br Ministrio da Cincia e Tecnologia (MCT)- http://www.mct.gov.br/ Ministrio do Meio Ambiente (MMA) - http://www.mma.gov.br/ Organizao das Naes Unidas para a Agricultura e a Alimentao (FAO) http://www.fao.org/
40
Responsabilidade Ambiental na Produo Agrcola

Bibliografia
AMIGOS DA TERRA. 2006. Agronegcio e biocombustveis: uma mistura explosiva Impactos da expanso das monoculturas para a produo de bioenergia / Silvia Noronha, Lcia Ortiz [coordenao geral], Sergio Schlesinger [coordenao editorial]. Rio de Janeiro: Ncleo Amigos da Terra / Brasil, 2006. 24p. BELMONTE, Roberto Villar. 2004. Entrevista publicada na revista Campo Aberto 76, de maro de 2004. Boletim Informativo Federao Brasileira de Plantio direto na palha. Ano 6, n 21 Outubro/novembro de 2005. BOARETTO, Maria Aparecida Castellani & BRANDO, Andr Luiz Santos 2000. Manejo integrado de pragas. Disponvel em http://www.uesb.br/entomologia/manejo.html, acessado em 13/12/2006. DINERSTEIN, E. et al. 1995. Una evaluacin del estado de conservacin de las eco-regiones terrestres de Amrica Latina y el Caribe. Washington, 1995. 135p. EMBRAPA CERRADOS. 2005. III Plano Diretor da Embrapa Cerrados 2004-2007. Embrapa Cerrados: Planaltina, DF 2005. 68p. IBGE. 2003. Mapa de biomas do Brasil. Disponvel em http://www.ibge.gov.br acessado em 04/12/2006. IBGE. 2004. Vocabulrio bsico de recursos naturais e meio ambiente. 2 edio. Rio de Janeiro. IBGE. 2004. MMA.2004. Programa Nacional de Conservao e Uso Sustentvel do Bioma Cerrado - Programa Cerrado Sustentvel. In: Proposta elaborada pelo grupo de trabalho do bioma Cerrado, institudo pela Portaria MMA n 361 de 12 de setembro de 2003. Braslia, 10 de setembro de 2004.

Glossrio
Agrotxicos e afins - Produtos e agentes de processos fsicos, qumicos ou biolgicos, destinados ao uso nos setores de produo, no armazenamento e beneficiamento de produtos agrcolas, nas pastagens, na proteo de florestas nativas ou plantadas, e de outros ecossistemas e de ambientes urbanos, hdricos e industriais, cuja finalidade seja alterar a composio da flora ou da fauna, a fim de preserv-las da ao danosa de seres vivos considerados nocivos, bem como as substncias e produtos empregados como desfolhantes, dessecantes, estimuladores e inibidores de crescimento. Bioma - Conjunto de vida (vegetal e animal) definida pelo agrupamento de tipos de vegetao contguos e identificveis em escala regional, com condies geoclimticas similares e histria compartilhada de mudanas, resultando em uma diversidade biolgica prpria. Ecossistema - Sistema integrado e autofuncionante que consiste em interaes dos elementos biticos e abiticos, e cujas dimenses podem variar consideravelmente. Embalagem - Invlucro, recipiente ou qualquer forma de acondicionamento, removvel ou no, destinado a conter, cobrir, empacotar, envasar, proteger ou manter os agrotxicos, seus componentes e afins Equipamento de Proteo Individual (EPI) - Todo vesturio, material ou equipamento destinado a proteger pessoa envolvida na produo, manipulao e uso de agrotxicos, seus componentes e afins. Floresta - Conjunto de sinsias dominado por fanerfitos de alto porte, e apresentando quatro estratos bem definidos: herbceo, arbustivo, arvoreta e arbreo. Deve ser tambm levada em considerao a altura, para diferenci-la das outra formaes lenhosas campestres. Floresta Homognea - Formao florestal plantada, constituda por apenas uma ou poucas espcies de rvores. Floresta Plantada - Formao florestal composta por espcies exticas e/ou nativas, plantadas com objetivos especficos. Floresta Primria - Floresta que nunca sofreu derrubada ou corte, sendo uma remanescente das florestas originais de uma regio. Floresta no alterada pela ao do homem. Floresta Ripria - Floresta que orla um ou os dois lados de um curso dgua, em uma regio onde a vegetao caracterstica no florestal.

Floresta Secundria - Floresta em processo de regenerao natural aps ter sofrido derrubada ou alterao pela ao do homem ou de fatores naturais, tais como ciclones, incndios e/ou erupes vulcnicas. Licenciamento ambiental - Procedimento administrativo pelo qual o rgo ambiental competente licencia a localizao, instalao, ampliao e a operao de empreendimentos ou atividades utilizadoras de recursos ambientais, considerados efetiva ou potencialmente poluidores ou daquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradao ambiental, considerando as disposies legais e regulamentares e as normas tcnicas aplicveis ao caso. Receita ou receiturio - Prescrio e orientao tcnica para utilizao de agrotxico ou afim, por profissional legalmente habilitado Regenerao - Processo atravs do qual pores de reas cratnicas perdem sua estabilidade, passando a fazer parte da faixa mvel adjacente. Afetando mais comumente a periferia dessas reas, esse processo ocorre a nveis crustais/litosfricos profundos, traduzindo-se por retrabalhamento termal, tectnico e magmtico. Reserva Florestal - rea extensa, em estado natural, protegida pela legislao federal ou estadual, sem ocupao humana at que possa ser objeto de pesquisa e ter seus recursos sustentavelmente utilizados. Reserva Legal - rea de cada propriedade onde no permitido o corte raso, devendo ser averbada margem da inscrio de matrcula do imvel, no Registro de Imveis competente, sendo vedada a alterao de sua destinao, nos casos de transmisso, a qualquer ttulo, ou de desmembramento da rea. Zona de Amortecimento - O entorno de uma unidade de conservao, onde as atividades humanas esto sujeitas a normas e restries especficas, com o propsito de minimizar os impactos negativos sobre a unidade.

Responsabilidade Ambiental na Produo Agrcola Realizao: Diretoria de Comunicao e Marketing Corporativo Bunge. Texto: Fernando Scardua. Projeto Grfico: Ncleo de Propaganda. Fotos: Pulsar Imagens e Banco de Imagens Bunge. Impresso: Laborprint. Tiragem: 20.000 exemplares. Esta publicao contou com o apoio tcnico e reviso do Ministrio do Meio Ambiente, por meio das Secretarias Executiva, de Biodiversidade e Florestas e de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentvel.

Responsabilidade Ambiental na Produo Agrcola

41

Vous aimerez peut-être aussi