Vous êtes sur la page 1sur 8

* Marx, Karl. O capital, Cp. XXIV A assim chamada acumulao primitiva. 1.

O segredo da acumulao primitiva * O dinheiro transformado em capital (...). A acumulao do capital, pressupem a mais valia, a mais valia a produo capitalista. (...) Todo esse movimento parece, portanto, girar num circulo vicioso, do qual s podemos sair supondo uma acumulao primitiva * Essa acumulao primitiva desempenha na Economia poltica um papel anlogo ao pecado original na teologia. Ado mordeu a ma e, com isso, o pecado sobreveio a humanidade. (...) Em tempos muito remotos, havia, por um lado, uma elite laboriosa, inteligente e sobretudo parcimoniosa, e , por outro, vagabundos dissipando tudo o que tinham e mais ainda. (...) Assim se explica que os primeiros acumularam riquezas e os ltimos, finalmente, nada tinham para vender seno sua prpria pele. E desse pecado original data a pobreza da grande massa (...) e a riqueza dos poucos, que cresce continuamente, embora h muito tenham parado de trabalhar. *A acumulao no foi sempre capitalista, mas foi a base para o seu surgimento. *Autor relaciona a violncia o roubo, a essa espcie de origem. * A relao-capital pressupe a separao entre trabalhadores e a propriedade das condies da realizao do trabalho. (...) A assim chamada acumulao primitiva , portanto, nada mais que o processo histrico de separao entre produtor e meio de produo. *O servo passa a ser livre, porm no tem mais acesso a terra. *Para que exista capital o produtor tm que ser separado do meio de produo, os trabalhadores lhe vendero sua fora de trabalho para produzir. *A decomposio da sociedade econmica feudal, forneceu os elementos para o surgimento da economia capitalista. * Assim, o movimento histrico, que transforma os produtores em trabalhadores assalariados, aparece por um lado, como sua libertao da servido... O ponto de partida que desenvolveu tanto o assalariado quanto o capitalista foi a servido do trabalhador. *H nesse movimento uma mudana que transforma os servos, homens livres deixam a servido terra, e passam para a servido do trabalho, numa recm surgida economia capitalista.

2. Expropriao do povo d campo de sua base fundiria * A grande maioria da populao consistia naquela poca, (...) de camponeses livres, economicamente autnomos. (...) recebiam alm de seu salrio, um terreno arvel de 4 ou mais acres alm do cottage. (...) gozavam o usufruto das terras comunais,em que pastavam seu gado e que lhes forneciam ao mesmo tempo combustveis, como lenha, turfa etc. *A maioria dos trabalhadores assalariados da agricultura eram camponeses que trabalhavam as terras dos grandes proprietrios, em seu tempo livre. * O grande senhor feudal quem criou um proletariado incomparavelmente maior mediante a expulso violenta do campesinato da base fundiria (...) e usurpao de sua terra comunal As habitaes dos camponeses e os cottages dos trabalhadores foram (...) demolidos ou entregues a runa. *Os camponeses so expulso de suas propriedade (Glebas),pelos grandes proprietrios onde possuam um mnimo de conforto, essa desapropriao vai gerar um numero muito maior de assalariados, essa expulso que forma a base pra todo o processo de transformaes econmicas da poca, segundo Karl Marx. As terras se transformam de lavouras em campos de pastagem. Conseqncias como decadncia de cidades e igrejas, a diminuio de dizimo levaram o rei Henrique VII a decretar em 1489 a proibio de destruio de casas camponesas s quais pertenciam pelo menos 20 acres de terra. * Mas o que o sistema capitalista requeria era, (...), uma posio servil da massa do povo, sua transformao em trabalhadores de aluguel e a de seus meios de trabalho em capital. * No nada incomum ver 4 ou 5 ricos criadores de gado usurparem senhorios recentemente cercados, que antes se encontravam em mos de 20 a 30 arrendatrios e outros tantos pequenos proprietrios e moradores. Todos eles e suas famlias foram expulsos de suas posses juntamente com muitas outras famlias (...) * (...) a usurpao da terra comunal e a revoluo da agricultura que a acompanha tiveram efeitos agudos sobre o trabalhador agrcola que, (...), seu salrio comeou a cair abaixo do mnimo e a ser complementado pela assistncia oficial aos pobres. Seu salrio (...) bastava apenas para as necessidades vitais absolutas * (...) o furto da propriedade comunal, a transformao usurpadora e executada com terrorismo inescrupuloso da propriedade feudal e clnica em propriedade privada moderna, foram outros tantos mtodos idlicos de acumulao primitiva.

* Eles conquistaram o campo para a agricultura capitalista, incorporaram a base fundiria ao capital e criaram para a indstria urbana a oferta necessria de um proletariado livre como os pssaros. 3. Legislao sanguinria contra os expropriados (...). Leis para o rebaixamento dos salrios. * Os expulsos pela dissoluo dos squitos feudais e pela (...) violenta expropriao da base fundiria, (...) no podia ser absorvido pela manufatura nascente com mesma velocidade com que foi posto no mundo. (...) os que foram arrancados de seu modo costumeiro de vida no conseguiam enquadrar-se igualmente (...) na nova condio. * Eles se converteram em massas de esmoleiros, assaltantes, vagabundos. * Eles devem ser amarrados atrs de um carro e aoitados at que seu sangue corra de seu corpo, em seguida devem prestar juramento de retornarem para sua terra natal ou ao lugar onde moraram nos ltimos trs anos e se porem ao trabalho. (...) Aquele que for apanhado pela segunda vez por vagabundagem dever ser novamente aoitado e ter a metade da orelha cortada; na terceira reincidncia, porm, o atingido, como criminoso como criminoso grave e inimigo da comunidade, dever ser executado. * O homem expulso de suas terras e ainda julgado e punido ao no conseguir se enquadrar na nova forma de economia, alguns so transformados at em escravos, tem seus filhos retirados por quem se julgar no direito de cri-los, uma vez que no conseguissem um lugar ao sol de um trabalho assalariado, sofreria as violentas conseqncias. * Assim, o povo do campo, tendo sua base fundiria expropriada fora e dela sendo expulso e transformado em vagabundos, foi enquadrado por leis grotescas e terroristas numa disciplina necessria ao sistema de trabalho assalariado, por meio do aoite, do ferro em brasa e da tortura. * (...) a constante produo de uma superpopulao mantm a lei da procura de trabalho e, portanto, o salrio em trilhos adequados as necessidades de valorizao do capital, (...) sela o domnio do capitalista sobre o trabalhador. * A legislao sobre o trabalho assalariado, desde o inicio cunhada para a explorao do trabalhador e em seu prosseguimento sempre hostil a ele, foi iniciada na Inglaterra (...) em 1349. * Uma tarifa legal de salrios foi estabelecida para a cidade e para o campo, para o trabalho por pea e por dia.

* Proibia-se, sob pena de priso, pagar salrios mais altos do que o estaturio, porm o recebimento de salrios mais altos era punido mais duramente do que seu pagamento. *Podemos mais uma vez observar que as classes empregadoras, antigo senhorio, continuavam possuindo regalias e superioridades. * (...) se revela claramente no fato de que um salrio mximo ditado pelo Estado, mas de forma alguma um mnimo.

4. Gnese dos arrendatrios capitalistas * (...) a expropriao do povo do campo cria, diretamente, apenas grandes proprietrios fundirios. *O arrendatrio recebia sementes, gado e instrumento para trabalhar a terra, ele paga parte desse usoem dinheiro ou em produtos. * A revoluo agrcola, no ltimo tero do sc. XV, (...) enriqueceu o arrendatrio com a mesma rapidez com que empobreceu o povo do campo. A usurpao das pastagens comunais etc. permitiu-lhe grande multiplicao de seu gado, quase sem custos, enquanto o gado fornecia-lhe a maior quantidade de adubo para o cultivo do solo. * Naquela poca, os contratos de arrendamento eram longos, freqentemente por 99 anos. A contnua queda em valor dos metais nobres, e, portanto, do dinheiro, trouxe aos arrendatrios frutos de ouro * O constante aumento dos preos do ceral, l, carne, enfim todos os produtos agrcolas, inchou o capital monetrio do arrendatrio sem sua colaborao. *Com o valor dos metais em baixa o arrendatrio pagava valores baixos de suas terra ao seu Landlord,e o aumento dos preos dos produtos por eles produzidos, logo os transformou na classe que mais enriquecia nos fins do sc.XVI. 5. Repercusso da revoluo agrcola (...). Criao do mercado interno (...). * A expropriao e a expulso de parte do povo do campo liberam, com os trabalhadores, no apenas seus meios de subsistncia e seu material de trabalho para o capital industrial, mas cria tambm o mercado interno. * Fio, pano, tecidos grosseiros de l, coisas cujas matrias-primas encontravam-se ao alcance de toda a famlia camponesa (...) transformam-se agora em artigos de manufatura, cujos mercados so constitudos justamente pelos distritos rurais.

* E somente a destruio do oficio domestico rural pode proporcionar ao mercado interno de um pas a extenso e a slida coeso de que o modo de produo capitalista necessita. *A expropriao ajuda a criar uma massa de mo-de-obra alem de um grande mercado consumidor interno pois, as famlias j no produzem mais para sua subsistncia ento precisam adquiri-los.

6. Gnese do capitalismo industrial * A gnese do capitalismo industrial no seguiu a mesma maneira gradativa da do arrendatrio. * (...) alguns mestres corporativos, e mais ainda pequenos artesos ou tambm trabalhadores assalariados transformaram-se em pequenos capitalistas. * Os diferentes momentos da acumulao primitiva repartem-se ento, mais ou menos em ordem cronolgica, a saber Espanha, Portugal, Holanda, Frana e Inglaterra. * A violncia a parteira de toda velha sociedade que esta prenha de uma nova. Ela mesma uma potencia econmica. * Com o desenvolvimento da produo capitalista durante o perodo manufatureiro, a opinio publica da Europa perdeu o que lhes restava de vergonha e conscincia. As naes se jactavam cinicamente de cada infmia que fosse meio para acumular capital.

* Se o dinheiro, segundo Augier, vem ao mundo com manchas naturais de sangue sobre uma de suas faces, ento o capital nasce escorrendo por todos os poros sangue e sujeira da cabea aos ps. *Capital constante: Dinheiro aplicado na produo, mas que no ter de ser sempre aplicado. Ex. Prdio da instalao de uma empresa. Capital varivel: capital que ser aplicado sempre, principalmente se desejar aumentar a produo. Ex. Materia prima, mo-de-obra.

7. Tendncia histrica da acumulao primitiva * Na medida em que ela no transformao direta de escravos e servos em trabalhadores assalariados, (...) mera mudana de forma, significa apenas a

expropriao dos produtores diretos, isto , dissoluo da propriedade privada baseada no prprio trabalho. * A propriedade privada do trabalhador sobre seus meios de produo a base da pequena empresa, a pequena empresa uma condio necessria para o desenvolvimento da produo social e da livre individualidade do prprio trabalhador. * Esse modo de produo pressupe o parcelamento do solo e dos demais meios de produo. * A transformao da propriedade privada parcelada, baseada no trabalho prprio dos indivduos, em propriedade capitalista , naturalmente um processo incomparavelmente mais longo, duro e difcil do que a formao da propriedade capitalista, realmente j fundada numa organizao social da produo, em propriedade social.

Universidade Federal Fluminense Prof Mcia

Trabalho de Histria

Fichamento , Cap-24 , O capital Karl Marx

Derek Nayran O. Santos

Vous aimerez peut-être aussi