Vous êtes sur la page 1sur 15

INTELIGNCIAS MLTIPLAS

O que Inteligncia?
Em seu sentido mais amplo significa a capacidade cerebral pela qual conseguimos penetrar na compreenso das coisas escolhendo o melhor caminho.

Howard Gardner e As Inteligncias Mltiplas


Uma pequena equipe da Harvard Graduate School of Education foi solicitada pela Bernard Van Leer Fondation of the Hague - instituio holandesa em 1979, para realizar uma pesquisa sobre o . potencial humano: deu-se incio ao Projeto Zero. Howard Gardner, um dos responsveis pelo projeto, utilizou seu conhecimento como psiclogo e estudou o desenvolvimento e as habilidades simblicas dos indivduos.

Foi a primeira divulgao cientfica sobre a pluralizao das inteligncias.

Segundo, Gardner,o ser humano seria proprietrio de oito pontos diferentes de seu crebro onde se abrigariam diferentes inteligncias. Ainda que esse cientista afirme que o nmero de oito relativamente subjetivo, so essas as inteligncias que caracterizam o que ele chama de inteligncias mltiplas. Seriam elas: a inteligncia lingustica ou verbal, a lgico-matemtica, a espacial, a musical, a cinestsica corporal, a naturalista e as inteligncias pessoais, isto , a intrapessoal e a interpessoal.

No existe uma nica inteligncia. Elas so mltiplas, como Gardner e outros tericos demonstraram;

Algumas consideraes sobre as Inteligncias

Os estmulos para as diferentes inteligncias precisam ser organizados em verdadeiros projetos e, por isso, no produzem resultados significativos se aplicados aleatria ou acidentalmente;

A Teoria das Inteligncias Mltiplas no descarta a existncia de uma inteligncia geral, mas sim a concepo de que o saber humano expressa-se atravs de linguagens diferentes;

A ocorrncia de problemas ou disfunes pode afetar uma ou algumas inteligncias sem que exista necessariamente um comprometimento integral;

Algumas consideraes sobre as Inteligncias


Cada inteligncia pode ser notada atravs de diferentes manifestaes;

A importncia maior ou menor de uma inteligncia em relao a outra, ou seu valor social, subordina-se cultura predominante no ambiente;

No existe uma nica abordagem pedaggica para se trabalhar as inteligncia mltiplas em sala de aula.

CARACTERIZAO DAS INTELIGNCIAS MLTIPLAS

Capacidade de processar rapidamente mensagens lingsticas, de ordenar palavras e de dar sentido lcido s mensagens. As pessoas que so particularmente aptas nessa rea podem discutir, persuadir, entreter ou instruir com eficcia atravs da palavra falada ou escrita independente do nvel de escolaridade. Sua identificao mostra-se mais clara na paixo pela leitura, no gosto pela seleo de palavras e pelos jogos de palavras, bem como na facilidade em transitar por trava-lnguas, trocadilhos, trovas e rimas ou, em certos casos, aprender lnguas estrangeiras.. Exemplos pessoais: Shakespeare, Guimares Rosa, Clarice Lispector, Cartola, Adoniran Barbosa, Vinicius de Moraes, escritores, radialistas, advogados e,

(hemisfrio esquerdo. Vocabulrio: lobo frontal, acima do lobo temporal. Linguagem: lobo temporal)

Inteligncia Lingustica

Como estimul-la?
A Inteligncia Lingustica pode ser estimulada atravs de: - Textos jornalsticos, publicitrios ou cientficos; - Confeco de cartazes; - Entrevistas; - Uso de gravadores; - Jogos de palavras ou trava-lnguas; - Uso de debates; - Uso criativo do dicionrio; - Uso de poesias ou pardias.

Inteligncia Lgico-matemtica
(Lobos frontais e parietais esquerdos)

Facilidade para o clculo e para a percepo da geometria espacial. Prazer especfico em resolver problemas embutidos em palavras cruzadas, charadas ou problemas lgicos como os do tangram, dos jogos de gamo e xadrez. Exemplos Pessoais: Euclides, Pitgoras, Newton, Bertrand Russel, Einstein, engenheiros, fsicos, arquitetos e mestres de obras.

Como estimul-la?
A inteligncia Lgico-matemtica estimulada atravs de: - Decifrao de smbolos abstratos; - Quebra cabeas, trangrans; Frmulas matemtica; que exploram a linguagem pode ser

- Utilizao de linhas do tempo; - Explorao do pensamento dedutivo;

- Uso das novas tecnologias; - Uso de grficos.

Inteligncia Espacial
Capacidade de (Hemisfrio direito) perceber formas e objetos mesmo quando apresentados em ngulos no usuais, capacidade de perceber o mundo visual compreciso, de efetuar transformaes sobre as percepes, de imaginar movimento ou deslocamento interno entre as partes de uma configurao, de recriar aspectos da experincia visual e de perceber as direes no espao concreto e abstrato.
Exemplos Pessoais: Oscar Niemeyer, Ray Bradbury, Isaac Assimov, Karl Marx, Picasso, Darwin, Dalton, Chico Buarque de Holanda, escritores de fico, exploradores, gegrafos, marinheiros, artistas abstracionistas, arquitetos.

Como estimul-la?
A Inteligncia Espacial pode ser estimulada atravs de atividades como: - Desenhos arquitetnicos com palavras, fontes ou formas diferentes; - Recriao de um texto em novos tamanhos e formas; - Sobreposio de Imagens; - Mensagens cifradas; - Cartografia; - Produo de slides; - Uso de Histrias em quadrinhos; - Maquetes, modelagens e cenrios.

Inteligncia Musical
(Hemisfrio direito, lobo frontal) frontal

Facilidade para identificar sons diferentes, perceber nuanas em sua intensidade e direcionalidade. Reconhecer sons naturais e, na msica, perceber a distino entre tom, melodia, ritmo, timbre e frequncia, compor sons no verbais. Isolar sons em agrupamentos musicais, bem como estrutur-los em harmonia e compor melodias. Exemplos Pessoais: Beethoven, Chopin, Brahns, Schubert, Tchaikvski, Carlos Gomes, Villa-Lobos, Tom Jobim, Cartola, Caetano Veloso, Paulinho da Viola, Compositores, poetas, maestros.

Como estimul-las?

Vous aimerez peut-être aussi