Vous êtes sur la page 1sur 9

Checklist

Para seu controle e comodidade, abaixo voc encontra um checklist dos documentos necessrios para o seu financiamento. Organize-os na seqncia abaixo e assinale com X, inserindo-os no envelope juntamente com o checklist. de extrema importncia que voc consulte o Material Informativo anexo para instrues sobre cada documento. Em caso de utilizao de FGTS, por exigncia da Caixa Econmica Federal, todas as cpias dos documentos devem estar autenticadas.

Enviar documentos de todos os vendedores

3 Documentos dos vendedores Pessoa Fsica e Jurdica


3.1 - Ficha dos vendedores totalmente preenchida (Anexo 7) 3.2 - Comprovante de conta corrente para crdito (caso a conta no seja do Ita) 3.3 Alvar judicial (cpia) 3.4 Procurao por instrumento pblico (caso algum dos vendedores seja representado por um procurador) (cpia autenticada) Somente para vendedores PESSOA FSICA PF 3.5 Documento de identidade (cpia) 3.6 CPF (cpia) 3.7 Comprovante de estado civil Somente para vendedores PESSOA JURDICA PJ 3.8 Contrato Social (caso a empresa seja LTDA.) ou Estatuto Social (caso a empresa seja S.A.) registrado na Junta Comercial (cpia) 3.9 Ata da Assemblia de eleio da atual Diretoria (caso a empresa seja S.A.) registrada na Junta Comercial 3.10 Carta informando a data da ltima alterao contratual ou estatutria com indicao dos representantes da empresa para assinatura do contrato 3.11 - Certido Negativa de Dbito do INSS (CND) (cpia) 3.12 Certido Conjunta Negativa (CCN) (cpia) 3.13 Certido de Regularidade do FGTS (CRF) (cpia)

1 Documentos pessoais dos compradores


Enviar documentos de todos os compradores 1.1 Documento de identidade (cpia) 1.2 CPF (cpia) 1.3 Comprovante de estado civil 1.4 Declarao de sade (Anexo 2) 1.5 Percentual de aquisio do imvel (Anexo 3) 1.6 Requerimento de incluso de ITBI e despesas cartorrias ao financiamento (Anexo 4) 1.7 Procurao por instrumento pblico (caso algum dos compradores seja representado por um procurador) (cpia autenticada) 1.8 Declarao de cincia do CET (Custo Efetivo Total) assinada (Anexo 8) 1.9 Informe agncia e conta corrente do Banco Ita para dbito das prestaes: Agncia: _________ Conta Corrente: __________
Caso no seja correntista Ita, consulte Material Informativo anexo.

2 Documentos para utilizao do FGTS


2.1 Autorizao para movimentao de conta vinculada do FGTS (Anexo 5) 2.2 Extrato atualizado do FGTS (original) 2.3 Comprovante de residncia (cpia autenticada) 2.4 Comprovante de trabalho sob regime do FGTS (cpia autenticada) 2.5 Declarao do Imposto de Renda do ltimo exerccio (cpia) 2.6 Protocolo de entrega da declarao do Imposto de Renda do ltimo exerccio (cpia) 2.7 Opo de Compra e Venda do imvel (Anexo 6) 2.8 Matrcula atualizada dos imveis que pertencem ou pertenceram aos compradores (cpia)
ATENO: toda a documentao solicitada deve ser encaminhada no mesmo momento para que o processo seja analisado. Se faltar algum documento deste checklist a anlise no poder ser realizada e o processo ser devolvido para que voc complemente a documentao.

4 Documentos do imvel
4.1 Ttulo aquisitivo do imvel e de eventual anexo registrado no Servio de Registro de Imveis em nome dos vendedores (cpia) 4.2 Matrcula atualizada do imvel e de eventual anexo com Certido Negativa de nus 4.3 - Carn do Imposto Predial do exerccio vigente (IPTU) (cpia) 4.4 Declarao de Quitao de Dbitos Condominiais (original) 4.5 Certido Negativa de Tributos Imobilirios (cpia) Somente para imveis foreiros 4.6 Contrato de Aforamento ou Certido ou Termo de Transferncia do Aforamento (cpia) 4.7 Comprovante de quitao dos foros, relativos aos trs ltimos exerccios (cpia)

Material Informativo

Documentos pessoais dos compradores


1.1 Documento de identidade dos compradores (RG, RNE, carteira de identidade profissional ou de habilitao modelo novo) e dos cnjuges/conviventes, se for o caso. Cpia simples (caso haja utilizao de FGTS, esta deve ser autenticada) 1.2 CPF dos compradores e dos cnjuges/conviventes, se for o caso. Cpia simples (caso haja utilizao de FGTS, esta deve ser autenticada) 1.3 Comprovante de estado civil Cpia simples (caso haja utilizao de FGTS, esta deve ser autenticada), de acordo com o estado civil abaixo: Casados Certido de Casamento Escritura de Pacto Antenupcial, registrada no Servio de Registro de Imveis: Se a data de casamento for anterior a 26/12/1977 e o regime de casamento no for comunho universal de bens; Se a data de casamento for posterior a 26/12/1977 e o regime de casamento no for comunho parcial de bens. Obs.: caso o casamento tenha sido realizado no exterior, a certido de casamento deve ter visto do cnsul brasileiro, traduzida por tradutor juramentado. Vivos Certido de Casamento com averbao de bito ou Certido de Casamento acompanhada de Certido de bito do cnjuge. Declarao de unio estvel positiva ou negativa preenchida (Formulrio anexo 1). Divorciados ou Separados Judicialmente Certido de Casamento com averbao do estado civil atual. Declarao de unio estvel positiva ou negativa preenchida (Formulrio anexo 1). Solteiros Certido de Nascimento atualizada. Declarao de unio estvel positiva ou negativa preenchida (Formulrio anexo 1). 1.4 Declarao de sade preenchida de prprio punho e assinada, sendo vetada qualquer outra forma de preenchimento. Formulrio anexo 2 Deve ser preenchida somente pelos compradores que compem renda no financiamento. Caso o documento seja retirado da Internet ou copiado, esta impresso deve ser feita frente e verso (formulrio e aplice). Caso a impresso seja feita em folhas separadas, o formulrio deve ser assinado e a aplice deve ser rubricada. 1.5 Percentual de aquisio do imvel. Formulrio anexo 3 O percentual dever ser informado quando: os compradores forem conviventes ou no-casados; os compradores forem casados no regime da separao total de bens. Obs.: para compradores casados em regime de comunho parcial de bens, a diviso de 50% - 50%, no sendo necessrio o preenchimento do formulrio. 1.6 Requerimento para incluso de ITBI e despesas cartorrias ao financiamento. Formulrio anexo 4 Esclarecimento sobre o ITBI e despesas cartorrias. Toda compra de imvel exige o pagamento do Imposto de Transferncia de Bens Imveis (ITBI) e o registro do imvel. Quando a aquisio feita com um financiamento, deve-se registrar a garantia em nome do Banco.

Material Informativo

O Imposto de Transferncia de Bens Imveis cobrado pela prefeitura das cidades, aps a assinatura do contrato, que deve ser registrado no Servio de Registro de Imveis. Para que esses encargos no pesem em seu oramento, o Ita possibilita que voc incorpore esses valores no financiamento que ser contratado. Informe-se a respeito dos valores que ir pagar: Na prefeitura da cidade do imvel que voc pretende adquirir, voc fica sabendo o valor de ITBI; No Servio de Registro de Imveis, voc consulta as despesas de registro de contrato. Esse benefcio pode ser solicitado somente para aquisio de imvel residencial. O valor informado por voc ser reembolsado na devoluo do contrato registrado, atravs de crdito em sua conta corrente Ita. 1.7 Procurao por Instrumento Pblico. Cpia autenticada (vlida por 90 dias) somente se houver procurador A procurao deve conter poderes especficos para comprar, hipotecar, alienar fiduciariamente, assinar contratos de compra e venda e financiamento de imvel. Deve ser apresentada atravs de certido atualizada do Servio de Notas e deve ser especfica para o imvel objeto da transao. ATENO: Comprador e Vendedor no podem ser representados pelo mesmo procurador, nem ser procuradores um do outro. Obs.: caso a procurao tenha sido lavrada no exterior, atentar para as seguintes situaes: A) Procurao lavrada no prprio Consulado do Brasil, contendo poderes acima mencionados. Dever estar com firma reconhecida do cnsul ou funcionrio consular que assinou a procurao; B) Procurao NO-laVRaDa no Consulado do Brasil: dever ser traduzida por tradutor juramentado e registrada no Servio de Ttulos e Documentos. Comprador Estrangeiro: anexar RNE com visto permanente, dentro do prazo de validade e CPF, ainda que provisrio. 1.8 Declarao de Cincia do CET Formulrio Anexo 8 CET - Custo Efetivo Total: o custo total desta operao de crdito para o cliente, expresso na forma de taxa percentual anual. Para o clculo do CET so considerados o valor do crdito concedido, o nmero de parcelas a pagar e a data de pagamento de cada uma, o prazo do contrato (em meses, a partir da data da liberao do crdito at o vencimento da ltima parcela), a taxa de juros remuneratrios, o valor dos tributos, do prmio de seguro MIP e DFI, do custo de administrao/tarifa bancria e das demais despesas previstas neste contrato. 1.9 agncia e conta corrente no Ita. O Financiamento Imobilirio Ita operacionalizado por meio de Dbito Automtico. Por essa razo, necessrio que possua uma conta corrente no Ita. Caso ainda no seja correntista, dirija-se a uma Agncia Ita levando documento de identidade, CPF, comprovante de residncia e comprovante de renda e abra sua conta corrente.

* Os formulrios para preenchimento podem tambm ser obtidos no Imobline: www.itau.com.br/imobline

Material Informativo

Documentos para utilizao de FGTS


2.1 autorizao para movimentao de conta vinculada do FGTS aquisio Moradia. Formulrio anexo 5 Assinado e com firma reconhecida Preencher uma via para cada pessoa que for sacar o FGTS. 2.2 Extrato atualizado do FGTS. Original e atualizado (para cada conta a ser utilizada) Emitido nas agncias da CEF Caixa Econmica Federal, no Guich do Trabalhador (documento emitido no caixa eletrnico, via Internet ou extrato enviado pelo correio no so vlidos) ou pelo Empregador via Sistema Conectividade Social. 2.3 Comprovante de residncia. Cpia autenticada apresentar cpia autenticada de um dos documentos abaixo, em nome de cada um dos proponentes: Recibos de condomnio ou de aluguel, que devero estar acompanhados do contrato de locao registrado, na data da contratao, no Cartrio de Ttulos e Documentos, ou na falta do registro do instrumento, o mesmo deve ser apresentado acompanhado da Declarao de Imposto de Renda do trabalhador; Conta de luz, gua, telefone ou gs; Extrato da conta vinculada do FGTS ou extrato de Instituio Bancria ou fatura de carto de crdito, recebido via correio. Necessidade do comprovante de residncia, conforme os casos abaixo: Se o imvel que est sendo adquirido NO ESTIVER lOCalIZaDO no municpio onde o comprador exerce sua ocupao principal, e o comprador NO POSSUIR imvel no territrio nacional (declarado em seu Imposto de Renda): documento que comprove residncia no imvel atual. Se o imvel que est sendo adquirido NO ESTIVER lOCalIZaDO no municpio onde o comprador exerce sua ocupao principal, e o comprador POSSUI imvel no territrio nacional (declarado em seu Imposto de Renda): documentos que comprovem perodo mnimo de um ano de residncia no atual municpio (exemplo: conta de luz do ms atual e outra de doze meses atrs). Se o imvel que est sendo adquirido ESTIVER lOCalIZaDO no municpio onde o comprador exerce sua ocupao principal, no preciso o comprovante. Obs.: a aquisio por cnjuges ou conviventes maritais (comprovada com o preenchimento do formulrio anexo 1) dispensa a comprovao de residncia em nome de um deles. 2.4 Comprovante de trabalho sob o regime do FGTS. Cpia autenticada Enviar um dos documentos a seguir: Declarao do sindicato da categoria, no caso de trabalhador avulso; Carteira de Trabalho folhas em que constem n e srie, qualificao civil, contrato de trabalho atual e de todas as empresas correspondentes e suas respectivas contas utilizadas (at comprovarem mnimo de trs anos de contribuio ao FGTS). 2.5 Declarao do Imposto de Renda do ltimo exerccio. Cpia simples Declarao completa com protocolo de entrega. No caso de compradores casados/conviventes, apresentar tambm a cpia simples do Imposto de Renda do cnjuge, independente da utilizao do FGTS deste. 2.6 Protocolo de entrega da Declarao do Imposto de Renda do ltimo exerccio. Cpia simples

Material Informativo

2.7 Opo de Compra e Venda do imvel. Formulrio anexo 6 Pode ser substituda por outro documento que comprove a inteno das partes em concretizar o negcio e em que condies isso ocorrer, desde que este seja datado e assinado por comprador e vendedor e tenha todos os valores devidamente preenchidos. (original ou cpia autenticada) 2.8 Matrcula atualizada dos imveis que pertencem ou pertenceram aos compradores. Cpia simples Necessria apenas no caso de algum dos compradores possuir um imvel em seu nome em sua ltima Declarao de Imposto de Renda. Enviar Matrcula comprovando a transmisso da propriedade do referido imvel. No caso de terrenos, este documento deve conter a informao de que no h construes no local. A Matrcula pode ser retirada no Servio de Registro de Imveis competente.

* Os formulrios para preenchimento podem tambm ser obtidos no Imobline: www.itau.com.br/imobline

Material Informativo

Documentos dos vendedores - Pessoas Fsica e Jurdica


3.1 - Ficha dos Vendedores. Formulrio anexo 7 Caso tenha mais de dois vendedores, tirar cpia do formulrio para preencher com os dados dos demais. Ateno: Indicar em campos especficos, na ficha do vendedor, banco, agncia, conta corrente (conta poupana ser aceita apenas se for do Banco Ita) para crdito do valor do financiamento e do FGTS, bem como o CPF/CNPJ do favorecido e o respectivo percentual de crdito; Os valores da operao sero depositados em nome dos vendedores. O crdito NO poder ser realizado em nome do procurador, em nenhum caso; Anexar comprovante de conta corrente ou outro documento, emitido pelo banco, onde conste o nome do(a) favorecido(a), n do banco, n da agncia, n da conta e respectivo dgito verificador (DAC). Necessrio somente se a conta no for do Ita. 3.2 Comprovante de conta corrente para crdito, caso a conta no seja no Ita. Cpia simples Comprovante de conta corrente ou outro documento emitido pelo Banco, onde conste o nome do(a) favorecido(a), nmero do Banco, nmero da agncia, nmero da conta e respectivo dgito verificador (DAC). 3.3 alvar Judicial. Cpia simples (caso haja utilizao de FGTS, esta deve ser autenticada) Somente ser necessrio o alvar judicial em caso de esplio, interdito ou menor. Esse documento dever ser solicitado junto ao advogado responsvel pela ao de arrolamento/inventrio, interdio ou autorizao para venda de bens de menores; Neste documento dever constar autorizao para a venda do imvel. 3.4 Procurao por Instrumento Pblico. Cpia autenticada (vlida por 90 dias) somente se houver procurador A procurao dever conter poderes especficos para vender, transmitir posse, domnio, direito, ao, responder por evico, passar recibos e dar quitao do preo; Deve ser apresentada atravs de certido atualizada do Servio de Notas e deve citar especificamente o imvel objeto da transao. ATENO: Comprador e Vendedor no podem ser representados pelo mesmo procurador, nem ser procuradores um do outro. Obs.: caso a procurao tenha sido lavrada no exterior, atentar para as seguintes situaes: A) Procurao lavrada no prprio Consulado do Brasil, contendo poderes acima mencionados. Dever estar com firma reconhecida do cnsul ou funcionrio consular que assinou a procurao. B) Procurao NO-laVRaDa no Consulado do Brasil: dever ser traduzida por tradutor juramentado e registrada no Servio de Ttulos e Documentos. Obrigatrio apresentar cpia do CPF do vendedor, ainda que provisrio. Caso o cnjuge/convivente esteja assistindo, no h a necessidade de apresentao do CPF.

Somente para vendedor pessoa fsica


3.5 Documento de identidade dos vendedores (RG, RNE, carteira de identidade profissional ou de habilitao modelo novo) e dos cnjuges/conviventes, se for o caso. Cpia simples (caso haja utilizao de FGTS, esta deve ser autenticada) 3.6 CPF dos vendedores e dos cnjuges/conviventes, se for o caso. Cpia simples (caso haja utilizao de FGTS, esta deve ser autenticada) 3.7 Comprovante de Estado Civil. Cpia simples (caso haja utilizao de FGTS, esta deve ser autenticada), de acordo com o estado civil a seguir:

Material Informativo

Casados Certido de Casamento Escritura de Pacto Antenupcial, registrada no Servio de Registro de Imveis: Se a data de casamento for anterior a 26/12/1977 e o regime de casamento no for comunho universal de bens; Se a data de casamento for posterior a 26/12/1977 e o regime de casamento no for comunho parcial de bens. Obs.: caso o casamento tenha sido realizado no exterior, a certido de casamento deve ter visto do cnsul brasileiro, traduzida por tradutor juramentado. Vivos Certido de Casamento com averbao de bito ou Certido de Casamento acompanhada de Certido de bito do cnjuge. Declarao de unio estvel positiva ou negativa preenchida (Formulrio anexo 1). Divorciados ou Separados Judicialmente Certido de Casamento com averbao do estado civil atual. Declarao de unio estvel positiva ou negativa preenchida (Formulrio anexo 1). Solteiros Certido de Nascimento atualizada. Declarao de unio estvel positiva ou negativa preenchida (Formulrio anexo 1).

Somente para vendedores pessoa jurdica


3.8 Contrato Social (caso a empresa seja lTDa.) ou Estatuto Social (caso a empresa seja S.a.) registrado na Junta Comercial. Cpia simples (caso haja utilizao de FGTS, esta deve ser autenticada) Enviar tambm as alteraes contratuais (se for a ltima consolidada, somente esta) e, em caso de S.A., enviar Estatuto Social em vigor e alteraes. 3.9 ata da assemblia de eleio da atual Diretoria, registrada na Junta Comercial. 3.10 Carta informando a data da ltima alterao contratual ou estatutria com indicao dos representantes da empresa para assinatura do contrato. 3.11 - Certido Negativa de Dbito do INSS (CND). Cpia simples (caso haja utilizao de FGTS, esta deve ser autenticada) Disponvel no site www.mps.gov.br ou no INSS 3.12 - Certido Conjunta Negativa (CCN). Cpia simples (caso haja utilizao de FGTS, esta deve ser autenticada) Disponvel no site www.receita.fazenda.gov.br ou na Receita Federal 3.13 - Certido de Regularidade do FGTS (CRF). Cpia simples (caso haja utilizao de FGTS, esta deve ser autenticada) Disponvel no site www.caixa.gov.br ou em qualquer Caixa Econmica Federal

* Os formulrios para preenchimento podem tambm ser obtidos no Imobline: www.itau.com.br/imobline

Material Informativo

Documentos do imvel
4.1 Ttulo aquisitivo registrado no Servio de Registro de Imveis em nome dos vendedores. Cpia simples (completa) do documento que transmitiu a propriedade do imvel ao(s) vendedor(es) (caso haja utilizao de FGTS, esta deve ser autenticada) Exemplo: Escritura de Compra e Venda, Formal de Partilha (necessria cpia de todas as pginas do documento), Escritura de Doao. Em caso de apartamento, enviar tambm o Ttulo Aquisitivo correspondente ao anexo (ex. garagem ou box), se houver. 4.2 Matrcula atualizada do imvel com Certido Negativa de nus, alienaes e aes reais, pessoais e reipercussrias, ou da Transcrio, se for o caso. Original Caso haja anexo (ex. garagem ou box) como unidade autnoma, enviar tambm a matrcula ou transcrio atualizada do mesmo. Este documento expedido pelo Servio de Registro de Imveis competente. Obs.: em se tratando de Transcrio, dever ser apresentada certido fornecida pela prefeitura contendo as medidas e atuais confrontaes do imvel; se o imvel estiver hipotecado ou alienado a outro Agente Financeiro, favor informar o nome e o telefone de contato daquele Agente Financeiro da rea de Crdito Imobilirio. 4.3 - Carn do Imposto Predial do exerccio vigente (IPTU). Cpia simples das folhas onde constam as metragens, o endereo e a identificao do imvel (comercial ou residencial) (caso haja utilizao de FGTS, esta deve ser autenticada) Em caso de apartamento, enviar tambm o IPTU correspondente ao imposto do anexo (ex. garagem ou box), se houver. Caso o vendedor no tenha o IPTU do imvel, uma segunda via pode ser conseguida junto prefeitura da cidade. 4.4 Declarao de Quitao de Dbitos Condominiais. Original, assinada pela administradora do condomnio ou pelo sndico, com firma reconhecida Para os Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Esprito Santo, se houver somente a assinatura do sndico, a declarao deve vir obrigatoriamente acompanhada da Ata da Assemblia que o elegeu. 4.5 Certido Negativa de Tributos Imobilirios. Cpia simples (caso haja utilizao de FGTS, esta deve ser autenticada) Documento emitido pela prefeitura comprovando a quitao de todos os impostos municipais referentes ao imvel. (IPTU)

Somente para imveis foreiros


Imvel foreiro: aquele que tem o domnio til do imvel, por contrato de aforamento, mediante pagamento de foro anual ao senhorio direto. Esta informao poder ser verificada na matrcula do imvel e/ou atravs de Certido de Situao Enfitutica. Imvel foreiro Unio 4.6 Contrato de aforamento ou Certido ou Termo de Transferncia do aforamento Cpia simples, em nome do atual vendedor (caso haja utilizao de FGTS, esta deve ser autenticada) Esses documentos so fornecidos pelo Servio de Patrimnio da Unio (SPU). 4.7 Comprovante de quitao dos foros, relativos aos trs ltimos exerccios. Cpia simples Imvel foreiro a outros Senhorios Os documentos necessrios sero solicitados aps o enquadramento da anlise. aTENO: o Ita no financia imveis em regime de ocupao.

Material Informativo

Existem dois valores de imvel considerados para o financiamento: Valor de Compra e Venda informado pelo cliente, e o Valor de avaliao apurado pelo Banco. Em operaes com FGTS, a soma do saldo utilizado e do valor do financiamento no pode ultrapassar o menor valor entre os dois; Para clculo do percentual do financiamento do imvel, tambm ser considerado o menor valor; Para enquadramento do produto (SFH, CH, taxa de juros) ser considerado o maior valor entre os dois.

* Os formulrios para preenchimento podem tambm ser obtidos no Imobline: www.itau.com.br/imobline

Vous aimerez peut-être aussi