Vous êtes sur la page 1sur 16

ANO VII | N 315 5 feira 13 Outubro 2011 PGINA 2

JOO CARMO OLIVEIRA Empresrio Malveira

TERESA BAPTISTA Marketeer Encarnao

S se fica surpreendido quando no se compreende como funciona a economia mundial e quem efectivamente a controla. Toda a economia controlada pela alta finana, logo controlam os desgnios do mundo, no so eleitos por ningum e o objectivo ganhar cada vez mais dinheiro, que lhes confere mais poder. A crise teve origem na banca de investimento, que controla diversos fundos, annimos, que tudo compram e tudo vendem. No inicio da crise e depois de alguns bancos terem falido, houve vozes que se levantaram contra a ganncia dos mercados e exigiram a penalizao e moralizao dos culpados. Afirmou-se, nomeadamente Obama, que iriam ser aprovadas leis para impedir que isso voltasse a acontecer, passados j um bom par de anos, nada aconteceu e os causadores da crise enriqueceram ainda mais, ganhando com a crise e com o fim dela. O corrector afirmou que sonhava com a crise porque isso permitia ganhar muito dinheiro e com as decises certas toda a gente ganhava dinheiro, ora no sendo dinheiro gerado por trabalho, para algum ganhar algum tem de perder, com a agravante que quem geralmente perde no tido nem achado neste jogo

Teorizada ou no, l que h conspirao h, e nitidamente estamos em avanada fase de experimentao. Tenho a indefectvel certeza de que no somos mais do que mseros ratos de laboratrio, sacrificados num altar negro em prol de um bem maior. O buslis da questo saber que bem maior esse, e quem o designou! Conseguem imaginar o Z Scrates (e quem diz esse diz outros...) a pensar benevolentemente no bem da humanidade? Pois, j sabia. Eu tambm no... No temo conspiraes, e muito menos as suas teorias, o final apocalptico, ou o dia do juzo, mas apenas porque estou em paz e me mantenho fiel aos meus princpios. assim que vou resistindo ao novo terrorismo (sim, disso que se trata) escapando entre as balas com que os senhores do dinheiro matam, e j agora, que falamos nisso, quero lembr-lo que quem com ferro mata... com ferro morre.

JOS NOBRE

PAULO FERNANDO Designer e Fotgrafo Malveira

HLDER MARTINS Jornalista Ericeira

A fico chegou realidade, ou a realidade chegou fico? Pode muito bem acontecer que todo o sistema financeiro venha a ruir, no entanto esse cenrio no (por agora) o que mais se perfila. Wall Street, New York, Paris, Londres, Dawn Johnson e outros nomes na mesma linha, no so compreensveis para a maioria dos cidados. possvel enganar alguns durante muito tempo, mas no ser simples faz-lo a muitos pelo mesmo tempo. Os GRANDES querem continuar a usar o Dinheiro dos PEQUENOS como se fosse seu, mas os pequenos (ou mesmo os semi -grandes) j no esto pelos ajustes. assim que se compreende que se promova a santa ignorncia, que se volte a ter como padro o Futebol o Fado e Ftima. O povo fica ocupado e contente. Com o meu habitual positivismo, quero acreditar que esses desgnios mais negativos vo claudicar e o mais comum dos cidados vai poder manter a qualidade de vida. Pode ser, que para no perder a poupana, se tenha de investir em algo que no esteja nas mos da banca... OURO e PRATA, parecem-me bem. Um abrao aos leitores, e bons investimentos.

Das duas, uma: Ou apenas uma teoria, ou h mesmo conspirao. A nica certeza que daqui se extrai que que resulta pelo menos andamos todos amedrontados, sentimo-nos pressionados e inseguros, cheios de incertezas para o futuro, e por isso, no presente, vivemos como podemos, e salve-se quem puder O efeito desta afirmao (alis proferida por mais um irresponsvel de Wall Street) facilmente antecipado. Quem tem poupanas amealhadas ao longo da vida, sabendo que no lhe resta j muito tempo para as gozar, destitudo de dignidade e sem esperana, muito provavelmente vai sentir-se tentado a esbanjar o seu dinheiro para viver os ltimos dias em perfeita folia, gastando tudo em hotis de luxo, mulheres e casinos! Olhem que isto no est mal-pensado... se no se tiver escrpulos

No se trata de conspirao mas de um princpio plausvel, mas sem garante de ser realidade. As crises so o melhor que h para ganhar dinheiro. Basta parar e pensar. Quem tem um mnimo de dinheiro multiplica-o sem grande esforo. Basta no ter escrpulos. Quanto menos crdito houver melhor para o usurrio. Quanto mais necessidades houverem, melhor para quem tem capital. No pelos nossos lindos olhos que aparece tanta gente a comprar ouro e cautelas de penhores. Hoje, v-se mais movimentao nas casas de penhores do que no balco do Banco. Mais gente opta em penhorar o que tem, do que utilizar o carto de crdito. As razes so fceis de entender. H uns anos fecharam as casas de penhores, trocadas pelo carto de crdito. Hoje reaparecem as casas de penhores para se poderem pagar os cartes de crdito. O que ser mais barato?

Vous aimerez peut-être aussi