Vous êtes sur la page 1sur 3

ESTUDO DA CRASE CRASE: A s a, a s qual s , A Aquilo, A aquele a Obrigatrio Artigo obrigatrio para substantivo;* Locuo prepositiva " + subst.

ot; + subst. Feminino"; Locues conjuntivas proporcionais - ( medida que; proporo que ) Locues Adverbiais Femininas Plurais;** Horas, exceto com "at" que facultativo; Palavras que do idia de " moda", " maneira"; Antes de pronomes mesma, prpria. Preposio + Pronome relativo ou Demonstrativo: qual, quilo. Se a vier seguido de s haver crase. "Falei s pessoas estranhas." Antes de "terra", se for determinada. "J chegaram terra dos antepassados." Antes de "que" e "de", se o antecessor masculino se valer "ao que". Antes de "casa" se houver um caracterizador ou um adjunto adnominal. Obs.: Expresses adverbiais femininas so aquelas que se referem a verbos, exprimindo circunstncias de tempo, de lugar, de modo...

Facultativo Facultativo para pronomes possessivos; Facultativo Facultativo para nomes propris femininos; Para horas com preposio "at"; Para "at" sucedido de palavras femininas.
Locues prepositivas femininas de meio ou instrumento: vela/a vela; bala/a bala; vista/a vista; mo/a mo. beira de, espera de, maneira de, moda de, procura de, base de, ** s vezes, s pressas, primeira vista, medida que, noite, custa de, procura de, beira de, tarde, vontade, s cegas, s escuras, s claras, etc.

Antes de pronome de tratamento, exceto Senhora, Senhorita, Dona e Madame. Antes de pronome indefinido horas com preposiao Verbos no infinitivo Palavras repetidas Nomes de cidades (salvo com caracterizador) Proibido Antes de pronomes em geral, exceto pronomes " mesma" e " prpria". Antes de palavra no plural. "Falei a pessoas estranhas." Antes de "casa" se no tiver adj. Adnominal ou caracterizador. Antes de "terra", no sentido oposto a mar ou ar. Antes de "que" e "de", se o antecessor masculino se valer "a que". Depois de preposies "para","at","perante","com","contra" e outras.
Pronome Indefinido Variveis: Algum, alguns, algumas, nenhum, nenhuns, nenhuma(s), outro(s), outra(s), todo(s), toda(s), muito(s), muita(s), pouco(s), pouca(s), certo(s), certa(s), vrio(s), vria(s), tanto (s), tanta(s), quanto(s), quanta(s), qualquer, quaisquer, etc.... Pronomes Indefinidos Invariveis: Algum, ningum, outrem, tudo, nada, cada, algo, quem. Locues Tm valor de pronome indefinido: cada um, cada qual, quem quer que, todo aquele que, seja quem for, seja qual for, etc. *Artigo Obrigatrio: Entre o numeral ambos (ambos os dois) e o substantivo a que se refere. (ambos os cnjuges); Pronome substantivo; um pronome possessivo que tem valor de adjetivo. (mesmo, prprio. Outro, em sentido determinado, precedido de artigo; caso contrrio, dispensa-o; Expresses com palavras repetidas tm artigo; Usa-se artigo definido antes dos nomes de estados brasileiros. Como no se usa artigo nas denominaes geogrficas formadas por nomes ou adjetivos, excetuamse AL, GO, MT, MG, PE, SC, SP e SE; Depois de todo, emprega-se o artigo para conferir idia de totalidade (Toda a sociedade poder participar / toda a cidade toda cidade). Nome de locais, quando acompanhados de adjetivos ou locuo adjetiva; Nomes prprios de pessoas so determinados pelo artigo quando usados no plural. Os Maias, os Homeros, os Caxias, etc.

Artigo PROIBIDO: omite-se o artigo definido antes de nomes de parentesco precedidos de possessivo (A moa deixou a casa a sua tia); no se deve usar artigo depois de cujo e suas flexes;

outro, em sentido indeterminado, dispensado. Uns estavam atentos; outros conversavam. No se usa artigo diante de expresses de tratamento iniciadas por possessivos. no se usa artigo diante das palavras casa (= lar, moradia), terra (= cho firme) e palcio a menos que essas palavras sejam especificadas (venho de casa / venho da casa paterna); diante de alguns nomes de cidade no se usa artigo, a no ser que venham modificados por adjetivo, locuo adjetiva ou orao adjetiva; no se usa artigo nas denominaes geogrficas formadas por nomes ou adjetivos. no se combina com preposio o artigo que faz parte de nomes de jornais, revistas e obras literrias, bem como se o artigo introduzir sujeito (li em Os Lusadas / Est na hora de a ona beber gua);

Artigo FACULTATIVO: Diante do possessivo (funo de adjetivo) o uso facultativo; mas se o pronome for substantivo, torna-se obrigatrio (os [seus] planos foram descobertos, mas os meus ainda esto em segredo); Omite-se o artigo definido antes de nomes de parentesco precedidos de possessivo (A moa deixou a casa a sua tia); na expresso uma hora, significando a primeira hora, o emprego facultativo (era perto de / da uma hora). Se for indicar hora exata, uma hora (como qualquer expresso adverbial feminina); Antes de nomes prprios. O Antnio bom pedreiro. Recife ou o Recife, Aracaju ou a Aracaju etc.

Vous aimerez peut-être aussi