Vous êtes sur la page 1sur 14

NOS TRILHOS DA REA DE PROJECTO Elvira Leite e Milice Ribeiro dos Santos

A rea de Projecto e a Metodologia de Trabalho de Projecto Da inteno concretizao

A rea de Projecto (AP) uma rea disciplinar no curricular que se liga perfeitamente Metodologia de Trabalho de Projecto (MTP) quando: os projectos em aco envolvem o estudo de temas ou problemas, uma atitude de pesquisa e trabalho de campo; as aprendizagens so relevantes para a resoluo dos problemas; se produzem conhecimentos e se integram conhecimentos j adquiridos; o empreendimento assumido em grupo ou grupos; no desenvolvimento do trabalho h, sobretudo, uma preocupao com a qualidade do processo e no apenas do produto final; h reflexo constante sobre a aco; os objectivos so do mbito da aquisio de saberes conceptuais e tambm dos saberes sociais de formao pessoal e cvica.

A rea de Projecto faz referncia Metodologia de Trabalho de Projecto como um dos processo de trabalho preferenciais. No entanto, parece-nos oportuno clarificar os aspectos mais significativos desta metodologia para depois serem estudadas as necessrias adequaes, embora sem a descaracterizar; tero que ser consideradas as idades, o tipo de alunos, os ciclos e nveis de ensino. Por exemplo, no 1 ciclo, dadas as caractersticas curriculares e do ser criana, todo o processo se desenrola com mais fluidez e com bastante espontaneidade. O que est em causa proporcionar meios mobilizadores e motivadores de aprendizagens e no sacrificar entusiasmos e vontades em nome de um rigor metodolgico com exigncias porventura inadequadas. Tambm gostaramos de chamar a ateno para crticas que, por vezes, so feitas ao desenvolvimento dos projectos nas escolas: muitas produes finais, quantas vezes espectaculares, deixam transparecer um trabalho muito directivo, ou seja, o projecto imposto, o professor realiza muito do projecto embora apoiado pelos alunos ou exige que os produtos se realizem em funo de um resultado previsto por ele prprio; ainda poder acontecer que, o professor e os alunos mais empenhados executem uma grande parte do trabalho e os outros, ausentam-se. Nestes casos, o processo ficou empobrecido, perdendo-se oportunidades de um maior envolvimento pessoal, de aquisio de aprendizagens em diversos campos e de uma boa experincia de vivncia em equipa. preciso no esquecer que uma coisa investir apenas num produto final, outra coisa investir no processo como uma forma de intervir pedagogicamente. As metodologias so caminhos processuais para a aco; so procedimentos didcticos apoiados por mtodo e tcnicas de ensino, simples ou combinados para melhor se atingir um fim em vista; so formas de trabalho sistematizado, organizado e reflexivo; so um meio e no um fim. Poderse- dizer que a metodologia em si universal porque apresenta uma linha estruturante que a caracteriza, mas pessoal porque tem muito a ver com o sujeito que a usa. A sua nervura estruturante uma base orientadora de trabalho. Os alunos a partir da tero liberdade para adaptar e consubstanciar o processo, mas a orientao pelos professores relevante no sentido de serem atingidas as metas estabelecidas. Sublinha-se a elaborao de conhecimentos, criao de ideias, assuno de atitudes e comportamentos consequentes para eles prprios como indivduos inseridos numa sociedade. sobre metodologia de projecto na escola que a seguir se apresenta uma proposta possvel, mdulo de animao distncia, relevando os pontos mais significativos para a aco educativa.

NOS TRILHOS DA REA DE PROJECTO Elvira Leite e Milice Ribeiro dos Santos

Um mdulo de animao a distncia Este mdulo foi especialmente pensado para os trs primeiros ciclos de ensino. Contamos convosco para a introduo das adequaes necessrias aos respectivos ciclos e alunos. Optamos por apresentar o mdulo em cinco etapas. Cabe a cada professor/equipa elaborar uma calendarizao, atribuindo a cada etapa as sesses que se prevem necessrias. desde o primeiro momento que todos os professores em conselho de turma se unem em rede interdisciplinar para uma experincia de trabalho em equipa. Esta situao ser porventura difcil de ser praticada, mas valer a pena fazerem-se tentativas. O trabalho em grupo ser uma meta a atingir dentro dos constrangimentos existentes.

Etapas de desenvolvimento da aco pedaggica na rea de Projecto, usando a Metodologia de Trabalho de Projecto.

O conceito de projecto vasto e complexo, mas a nossa apropriao, neste contexto, apresenta-se como sendo uma iniciativa em grupo que, por sua vez, configura uma inteno e desenvolve um empreendimento entusiasmante, considerado por todos os participantes como oportuno e desejvel; o projecto algo que um grupo idealiza e pem em marcha e que vai enriquecer o campo de estudo ou/e o campo de interveno no terreno.

Anteprojecto - Tempo de preparao pelos professores no incio do ano lectivo


No h caminhos, h que caminhar...
1

No incio do ano lectivo todos os professores, em Conselho de Turma, devero reunir para debater a forma de desenvolverem a rea de Projecto em Metodologia de Trabalho de Projecto, tendo em conta o contexto onde se implementa e o projecto curricular. Os professores de turma, em equipa, vo desde logo integrar-se no processo preparar o espao e as incidncias da sua aco. necessrio que haja um armrio acessvel turma, professores e alunos, para guardar materiais, ferramentas de trabalho, nomeadamente os Dirios de Bordo. o momento de fazerem uma anlise de todos os documentos oficiais, enquadradores da AP, fazerem a anlise do projecto curricular, de todos os programas disciplinares, destacando os contedos/temas transversais, ou seja, os que so comuns, embora suscitem abordagens prprias; destacarem as atitudes e os valores a desenvolver nos estudantes depois de analisados os parmetros de avaliao, os objectivos e os perfis de sada apresentados nos planos curriculares e combinarem estratgias para integrar tudo isso no projecto. Sublinha-se que existem contedos comuns a todas as disciplinas que permitem diferentes anlises que se completam. Tambm da responsabilidade disciplinar o desenvolvimento e mesmo o treino de aquisio de hbitos de trabalho e de hbitos de pesquisa. Saber escrever, pr hipteses, identificar problemas, fazer entrevistas, fazer fichas de leitura, tratar dados, encontrar respostas para problemas, trabalhar em grupo, por exemplo, dizem respeito formao em geral e por conseguinte apelam ao contributo de todas as disciplinas. Ser desejvel que o conselho de turma destaque, numa sntese escrita, finalidades, comportamentos, atitudes e valores desejveis, tipos de avaliao, carga de trabalho e responsabilidades ligados a um processo ldico, criativo e de relao professor-aluno-turma, de forma a que todos compreendam intrinsecamente as caractersticas, exigncias potencialidades desta nova 2 rea interdisciplinar. Sublinha-se que o tipo de avaliao introduzida na AP ter que ser, desde o incio, explicitada aos estudantes de forma a que todos compreendam como e quando ela se processa e como
1

- Epgrafe de uma obra de Luigi Nono. A frase foi retirada de uma inscrio lida na parede de um claustro do sc. XIII em Toledo. 2 - Consulte os documentos enquadradores enviados pelo MEC, ver anexo (...)

NOS TRILHOS DA REA DE PROJECTO Elvira Leite e Milice Ribeiro dos Santos

igualmente importante a revelao de conhecimentos como de atitudes e de valores sociais. Na 3 Metodologia de Projecto parece-nos fundamental introduzir o conceito de auto-avaliao reguladora. A auto-avaliao reguladora permite no s clarificar o que se pretende realizar e o que se realiza, adaptando progressivamente as intenes s concretizaes, como tambm coordenar os diversos contributos para o projecto. O debate entre os professores da turma vai permitir uma interveno mais amadurecida. Os dois professores da AP tero aqui um papel preponderante como dinamizadores e coordenadores de todo o processo. Estes professores podero ser de qualquer grupo disciplinar, desde que sejam activos, colaborantes, bons comunicadores, interessados na aco educativa e responsveis. Sugere-se que haja representao no Conselho Pedaggico dos professores responsveis de todas as reas no curriculares; um para todas as reas ou um para cada rea no curricular.

A equipa de professores da turma poder preparar jogos de comunicao, de confiana, de interaco grupal, de coordenao, etc., atravs de dinmicas corporais, actividades plsticas ou outras afins com a finalidade de clarificar algumas questes implcitas no trabalho em grupo, recolher expectativas, detectar de forma mais rpida saberes pessoais, caractersticas de personalidade, aspectos no mbito das atitudes e dos valores a clarificar e a desenvolver. Por sua vez os professores em conselho de turma devero discutir entre si aspectos organizacionais no s da AP e da MTP, como tambm os relacionados com os professores enquanto grupo.

Nesta fase preliminar de trabalho, os professores, em conselho de turma, podero antever a possibilidade de flexibilizar os seus horrios. Mesmo sabendo da dificuldade de introduzir esta possibilidade, no quisemos deixar de a sugerir, dada a sua importncia no desenvolvimento do trabalho interdisciplinar.

Etapa 1 - rea de Projecto. Problema/tema de pesquisa e de interveno Apresentao da rea de Projecto turma
No 1 ciclo, o professor titular falar do projecto de forma breve, apelativa e dialogante , ou seja, adequada s idades das crianas. Podero ser introduzidos jogos de faz de conta, teatrealizaes, jogos que valorizem a cooperao, a comunicao e relaes interpessoais. Com as crianas combinar o que vo fazer e como.

Nos 2 e 3 ciclos, a apresentao da MTP deve envolver o maior nmero possvel de professores da turma, para alm dos dois professores coordenadores. Esta uma das metas a atingir. Neste momento apresentada uma sntese sobre as recomendaes da escola, em funo do que foi estipulado nos documentos enviados pelos servios do Ministrio da Educao. Esta apresentao ser viva e motivadora em qualquer um dos casos, recorrendo a metodologias activas (exerccios de dinmica de grupo, jogos, etc.). Nesta sesso os professores de Educao Fsica, do Clube de Teatro e de Educao Visual e Tecnolgica podero ser importantes recursos. Este primeiro tempo permitir uma clarificao desta rea disciplinar, no curricular, com uma forte participao dos jovens ou das crianas.

Nota: Dada a importncia desta primeira sesso, ela deve ocupar uma manh e /ou tarde. Para isso o seu tempo ser o correspondente ao horrio das disciplinas envolvidas - ou outro - explorando a possibilidade de flexibilizar os horrios. No caso do professor do 1 ciclo ele ter maior flexibilidade para gerir o tempo.

- Conceito de Bertrand Schwartz e da Pedagogia Interactiva do CRESAS.

NOS TRILHOS DA REA DE PROJECTO Elvira Leite e Milice Ribeiro dos Santos

Escolha e identificao/definio do problema/tema de pesquisa ou de interveno 4


O tema poder ser escolhido pelos alunos e negociado com os professores, poder ser apresentado pelos professores e negociado com os alunos ou descoberto em conjunto. A opo de escolha feita pelos alunos ser a mais desejvel dado que eles tm competncia para tal, mais motivador para eles e torna-os mais responsveis. Os professores e os alunos podero, ainda, ter em conta o tema geral da escola, motor do Plano Anual de Actividades sem que isso prejudique a motivao e a diversidade de escolha de temas em cada turma ou de problemas com que a escola se tenha debatido e que necessitem de interveno. Quando o tema/problema de pesquisa escolhido pelos alunos podero usar-se vrias estratgias - de forma mais ou menos espontnea - adequadas respectiva turma.

A ttulo de exemplo deixamos esta sugesto para os 2 e 3 ciclos. Nestes nveis de ensino, os professores podero organizar a turma em pequenos grupos de trabalho e colocar-lhes dois grupos de questes para reflectirem e formularem respostas por grupo para serem, posteriormente, analisadas: 1 - Sabemos o que um projecto? J participmos nalgum projecto? Como decorreu essa experincia? Do que que mais gostmos? Do que que menos gostmos? O que que aprendemos? 2 - No projecto para este ano, sobre o que que gostaramos de trabalhar? Que gostaramos de saber? Que gostaramos de fazer? Que gostaramos de alterar? Que problemas existem na nossa escola? Que poderamos fazer para os resolver?...

Estas questes podero ser simplificadas, reduzidas ou mesmo reformuladas. Os pareceres desta primeira abordagem vo ser posteriormente analisados, negociados e mais ou menos integrados nas finalidades e limites envolvidos na AP. Esta forma de questionamento de livre resposta - brainstorming * - apresenta uma grande riqueza de ideias; uma entrada criativa que se espera que facilite a escolha e consciencialize certos limites no mbito da temtica do projecto. A discusso desejvel quando esto vrias pessoas, condicionalismos e questes em jogo. Este exerccio de reflexo/negociao por si mesmo significativo como iniciador do processo de cooperao de todos os participantes, levando ao aprofundamento das questes.

Explorao no terreno de temticas e/ou problemas


Uma outra hiptese de lanar temas para o projecto propor aos alunos que faam um trabalho de campo na comunidade escolar e/ou na comunidade envolvente, atravs de entrevistas aos colegas, professores, auxiliares da aco educativa, pais, outros cidados, contactos com membros da Associao de Pais, Associao de Estudantes, Junta de Freguesia ou outras autarquias e outras instituies, etc. para recolher sugestes quanto a temas e/ou problemas passveis de serem trabalhados no contexto da AP. No 1 ciclo o professor dever ele prprio ter bem presente o que propor s crianas de modo a integrar contedos programticos, aprendizagens vrias, sem as desmobilizar. O debate orientado desejvel nestas idades para criar hbitos de reflexo. As propostas anteriormente referidas assentam na mxima de que as motivaes necessrias realizao do projecto se obtm atravs dos desejos, entusiasmos, envolvimentos... que so interactivos com os estmulos propostos pelos professores.

- Quando referido apenas um destes termos : tema/problema geral, tema geral de pesquisa, tema geral, tema/problema, problema, questo, campo de problemas ou outro afim, est implcito que poder referir-se um ou outro em alternativa.

NOS TRILHOS DA REA DE PROJECTO Elvira Leite e Milice Ribeiro dos Santos

De uma recolha feita em escolas, muitos temas interessantes foram abordados e muitas intervenes foram concretizadas. Apontamos alguns desses temas, uns centrados mais no campo de estudo, outros centrados mais no campo da interveno: "O que que podemos descobrir no pinhal?". Aventura na Natureza. Recriar o Porto tradicional, Pilhas: um problema ambiental na minha terra. Integrar os alunos na escola. "Vamos conhecer o nosso bairro?" . "Recriar a tradio". O teatrinho de robertos como meio de comunicao. "Uma festa de carnaval na escola" . "As crianas e os velhos" . "O museu e a nossa escola" . "Qualidade, direitos e deveres humanos no contexto da tica ambiental" . "A multiculturalidade" . "Relao pais filhos" . "Identidades de gnero: feminino - masculino" . A educao sexual: trilhos, caminhos, passos em frente? Como intervir para a preveno da SIDA? . "Cincia Arte Tecnologia, que relao?" . "Quais as caractersticas ambientais e sociais deste territrio rural? Conhecer e dar a conhecer a cidade?" . "Modos de vida insustentvel - propostas de alterao" . "A animao cultural na escola" . "Poluio na escola como eliminar?" . "Vamos criar um eco-museu na escola?" . "Os direitos dos animais" . Os direitos humanos". O que foi o 25 de Abril?" . Vamos realizar um filme de animao?. Porque que as vaquinhas esto loucas?. Como mostrar que a Geometria existe na Natureza?. As fontes, o rio e o mar. Aprender brincando, como?. Imigraes - novas culturas e transformaes. As brincadeiras do brincar.

No 1 ciclo as crianas j manifestam capacidades para escolher a temtica. No entanto se for o professor a escolh-la ter que saber adequar s idades e aos interesses das crianas.

Haver temas mais incidentes no campo de estudo e outros mais incidentes no campo de interveno. Somos, no entanto, conscientes da dificuldade da separao entre estas duas vertentes, uma vez que mesmo que os projectos se fixem mais num campo de estudo, tero sempre uma vertente de interveno. Escolhido o tema ou campo de problemas, seguir-se- uma reflexo mais concreta e um destaque sobre os contedos disciplinares envolvidos. Nesta fase procede-se desconstruo do 5 tema/problema, de modo a antecipar abrangncias, implicaes, antever perspectivas de explorao. Os resultados podem ser registados num poster e colocados na parede da sala.

Apresentao da Metodologia de Trabalho de Projecto 6


Embora j se tenha iniciado o trabalho recorrendo ao primeiro passo desta metodologia Escolha e definio do problema - prope-se que, neste momento, se clarifiquem com os alunos as caractersticas da MTP. Neste sentido apresentamos uma proposta para os 2 e 3 ciclos. O conselho de turma elabora 7 um texto (mais ou menos meia pgina A4) que apresente, a MTP. Este documento uma reelaborao dos professores para os alunos com uma linguagem adequada relevando os aspectos 8 mais significativos. Organizam-se grupos de trabalho (mais ou menos 5 alunos/grupo) e prope-se: leitura e discusso do texto; comentrios ao texto; elaborao de duas questes a colocar equipa de professores.

Segue-se um debate sobre os resultados da reflexo nos grupos, o desvendar de actividades possveis e os passos a dar.

Nas sugestes para escolha do tema/problema global podem surgir temas parcelares que podero ser posteriormente recuperados. 6 Esta apresentao poder ocorrer neste momento ou poder ser apresentada na primeira sesso antes da escolha do tema de investigao. 7 Ser relevante recorrer sntese escrita sobre MTP. 8 Poder ser uma boa ideia comear desde j a constituio de um glossrio de projecto adequado aos contedos, interveno/pesquisa desenvolvida.

NOS TRILHOS DA REA DE PROJECTO Elvira Leite e Milice Ribeiro dos Santos

Sublinha-se que um dos objectivos da AP , no s adquirir conhecimentos, mas tambm permitir a apropriao dos modos como se aprende.

No 1 ciclo no oportuna esta apresentao. As crianas vo desenvolvendo o seu projecto, orientadas pelo professor, e no final sentiro que houve uma sequncia. Alis, quando o projecto chegar ao fim, poder fazer-se uma retrospectiva do processo, destacando os momentos mais relevantes.

Etapa 2 - Problemas parcelares/subtemas. O trabalho em grupo Eu, no grupo


Propomos que neste momento faam com os alunos da turma uma actividade de dinmica de grupo que valorize os saberes pessoais, experincias de cada aluno dentro e fora da escola. Por exemplo: com os alunos sentados numa roda, proponha que cada um complete a frase "Sou um recurso (ou sou bom parceiro ou um bom colega ou um bom colaborador... ) para o grupo porque...", ou ento, "vou ser muito til para o grupo porque...". Se um dos professores for o primeiro a verbalizar, dever dizer coisas vrias que no sejam escolarmente valorizadas, ex: Porque sei cozinhar, sei desenhar, gosto de escrever poemas, gosto de representar, sei carpinteirar, sei fotografar, sei fazer isto e aquilo, porque cumpro as tarefas, gosto de colaborar, sou responsvel, porque sou alegre, optimista, etc.. Repitam a proposta dando duas voltas ao grande grupo. Este jogo, oportuno para qualquer nvel de ensino, vai recolher e valorizar outros saberes no acadmicos, experincias de vida, sensibilizar importncia das experincias pessoais de todos e contribuir para valorizar as aprendizagens da vida enriquecendo a autoestima.

Sugesto: Registem numa folha de papel A4 os retratos de todos os alunos, a indicao de respectivos nomes, moradas, n de telefone,... deixando espaos para integrar, posteriormente, as tarefas de cada um e/ou outras indicaes. A folha preenchida dever ser fotocopiada e distribuda aos grupos para ser integrada nos respectivos Dirios de Bordo. No primeiro ciclo poder-se- fazer um poster com os retratos ampliados por fotocpia, com idnticas indicaes.

Escolha e identificao de subtemas/problemas parcelares


Escolhido e identificado o tema/problema geral passa-se a uma fase de escolha de subtemas ou problemas parcelares. Este trabalho poder ser feito todo em assembleia de turma ou em pequenos grupos culminando num plenrio para devolver ao grande grupo as concluses. Se tiverem elaborado anteriormente um poster com sugestes temticas ser altura de recorrer a ele. A escolha deve ter como preocupao a necessria articulao entre tema/campo de problemas e subtemas/problemas parcelares, complementaridade entre os diferentes problemas parcelares a atribuir a cada grupo, adequao aos contedos disciplinares, ao tempo de que dispem, e a outros recursos e condies disponveis.

Uma outra alternativa processual poder ser a de introduzir um tempo de recolha de dados em trabalho de campo, para a descoberta de subtemas/problemas parcelares, tal como se poder j ter feito para a escolha do tema/campo de problemas. Esta hiptese ter a vantagem de contextualizar a problemtica em questo e de introduzir, desde cedo, a experincia da pesquisa no terreno, um dos pontos caracterizadores desta metodologia.

NOS TRILHOS DA REA DE PROJECTO Elvira Leite e Milice Ribeiro dos Santos

Se, nesta metodologia, os alunos so os protagonistas da implementao dos projectos, de grande relevncia que eles considerem o tema significativo e que estejam motivados para trabalhar 9 sobre os subtemas.

Formao de grupos de trabalho


Escolhidos os subtemas passa-se fase de formao dos grupos de trabalho. Convm que estes grupos sejam constitudos por 3 a 5 alunos (5 alunos por grupo tem sido considerado um nmero mgico de trabalho em grupo). H vrias possibilidades para a formao dos grupos: por identificao com os subtemas; por caractersticas pessoais (a heterogeneidade enriquece); por escolha afectiva, por amizades; atravs de um jogo de acaso ou ... outras hipteses.

Quando se formam os grupos de trabalho parte-se do princpio que os seus membros se mantenham at ao final do projecto. No entanto, a caracterstica das idades, a falta de hbito de trabalhar em grupo e mesmo o tipo de projecto, podem contribuir para o aparecimento de obstculos, rejeies e momentos de tenso. Se os houver eles devero ser trabalhados pelo grupo com apoio dos professores at sua resoluo. Sublinha-se que aprender a trabalhar em grupo vai contribuir para a formao pessoal e social dos alunos. Em casos muito difceis podero introduzir-se alteraes na composio inicial dos grupos, com aceitao de todas as partes. A experincia diz-nos que, com algumas turmas, nomeadamente com os alunos mais novos do primeiro ciclo, mais motivador discutir e organizar todo o projecto em grupo aberto (grupo turma) e depois combinar quem vai fazer o qu e como, (dividindo-se as tarefas e as responsabilidades por pequenos grupos que entretanto se formem). Neste caso os grupos tm grande mobilidade, ou seja, podem mudar com frequncia. A turma forma grupos de pesquisa que por sua vez fazem planos de aco - recolhem e tratam os dados recolhidos - voltando ao grupo aberto para apresentarem os resultados obtidos. Apesar do trabalho em grupo ser uma das exigncias da MTP, o trabalho individual estar sempre presente, uma vez que so distribudas tarefas e responsabilidades individuais em funo da planificao. Dever haver uma permanente ateno a cada pessoa e ao seu grau de satisfao e de participao. Os professores tero que estar atentos a toda esta dinmica. Poder haver outras formas de organizao do trabalho sem perder de vista as caractersticas da AP.

A dinmica de grupo
Em cada grupo, a dinmica ter que centrar-se na qualidade das actividades partilhadas e nas relaes de colaborao, muito mais do que nas relaes interpessoais de amizade. No entanto, o trabalho conjunto poder desencadear conflitos dada a diversidade de maneiras de ser e relaes anteriores. Caber aos professores clarificar as questes surgidas, apoiar a resoluo desses conflitos em funo das tarefas e dos compromissos de trabalho.

S se os alunos se apropriarem da ideia e esta germinar em projectos deles que ela ser bem sucedida. Paradoxalmente, para que o projecto do professor se concretize preciso que passe a projecto dos alunos CASTRO e RICARDO (1998, p. 15).

NOS TRILHOS DA REA DE PROJECTO Elvira Leite e Milice Ribeiro dos Santos

Esboo de planificao nos grupos


Cada grupo vai repensar antes de agir, ou seja, esboar o seu plano e nele apontar: objectivos/questes de partida e/ou hipteses; recursos e constrangimentos* ou limitaes e potencialidades; materiais (mquina fotogrfica, gravador vdeo ou audio...); passos a dar, os locais a contactar; tarefas atribudas a cada membro do grupo; tempo disponvel e respectiva calendarizao; instrumentos de recolha (guies de entrevista, items de observao, inquritos...) e sua preparao; etc.

Os professores tero aqui um papel de grande interveno junto de todos os grupos: dar sugestes, fazendo crticas construtivas, dando pareceres e informaes; fornecer instrumentos de trabalho j elaborados e adaptados; colaborar na elaborao das entrevistas, guies de observao e outros instrumentos para recolha de dados; trabalhar questes pertinentes, contedos e tecnologias; destacar atitudes e comportamentos a ter durante a pesquisa no terreno; fazer a superviso.

Nesta fase, h toda uma preparao logstica, nomeadamente escrever cartas, fazer telefonemas, recolher direces, adquirir referncias vrias, que sero acrescentadas, rectificadas e alteradas ao longo do processo. Esta fase de trabalho , habitualmente, muito alegre e dinmica. Quando se insiste no termo esboo de planificao, porque na planificao inicial no se pode prever tudo o que possa acontecer. O plano inicial vai sendo reformulado no desenvolvimento do projecto. Quando se trabalha no terreno aparecem, muitas vezes, desvios recuperveis, reorientaes, descobertas imprevisveis, mas que podero ser oportunas para acrescentar ou mesmo alterar intenes nos planos iniciais. Planificar pensar antes de agir, combinar e antecipar o que fazer para atingir as metas que o grupo se prope atingir. A planificao vai integrar-se no Dirio de Bordo. A o grupo coloca, para alm dos seus apontamentos e esboos, os passos previstos e combinados e para qu. Vai-se registando todo o processo: os lugares visitados, as fontes de saber, os materiais usados, as responsabilidades, as tarefas; ditos, desenhos, fotografias, bandas desenhadas, descries divertidas, registos tericos de fundo, entre outras coisas, constituindo um documento de trabalho com uma apresentao prpria, que denuncie a idade e caractersticas dos seus autores. Falamos de um dirio de ideias, sentimentos, poticas e memrias materializadas, ritos, configurando um objecto perene ou efmero, dependendo da sua qualidade, constituindo um conjunto de estrias e a histria do projecto. Cada Dirio de Bordo ser diferente dos outros; no entanto todos evidenciam expectativas, criatividade, intenes, etapas, tempos e instrumentos de recolha (guies de entrevista, questionrios, 10 etc.

11- Aconselha-se que os professores elaborem o seu prprio Dirio de Bordo.

NOS TRILHOS DA REA DE PROJECTO Elvira Leite e Milice Ribeiro dos Santos

Etapa 3 - Pesquisa e interveno Implementao do trabalho no terreno e em sala


Se os dois tempos anteriores foram dedicados concepo e planificao de um projecto, esta 3 etapa ser dedicada sua concretizao. Ser o momento de pr em marcha aquilo que anteriormente foi pensado e perspectivado.

Cada grupo, consoante o seu esboo de plano vai a seu tempo e a seu jeito, organizar-se para meter ps ao caminho e agir em funo das tarefas distribudas. A MTP desenvolve-se com tempos de trabalho no terreno e tempos de trabalho em sala o que coerente com a dialgica teoria-prtica, isto , com a construo de conhecimentos que desenvolvida em espiral, de forma aberta, crescente e com espaos para a aco e para a reflexo. A construo de conhecimentos desenvolve-se tanto no trabalho de campo como no trabalho em sala. Assim, o trabalho de campo, realizado no terreno, em espaos exteriores escola, faz apelo: ao encontro de fontes de informao e de conhecimento pelo contacto directo com as situaes; a novas relaes entre escola e o meio envolvente - natural, construdo e realidade social; ao encontro de situaes que contextualizam e ilustram questes formuladas e outras imprevisveis; percepo, sensaes, atitudes e comportamentos dos alunos - responsabilidade, capacidade de comunicar, de crtica construtiva, autonomia, autogesto; criao de hbitos de trabalho, de pesquisa (observao, entrevista, questionrios, procura de rigor, recolha de dados, sentido de oportunidade, constituio de hipteses, criatividade, etc.).

A turma consoante as suas idades e caractersticas, concretizar esta etapa em pequenos grupos com a autonomia possvel, ou como um grande grupo. Nesta ltima modalidade, os alunos sairo para o terreno em conjunto, acompanhados pelo professor ou professores.

A recolha de dados precisa de uma reflexo posterior mais terica. Por sua vez as reflexes tericas levantam questes que podero ser clarificadas em pesquisas feitas no terreno. Da que estas actividades interligadas sejam, para esta metodologia, um ponto alto.

O trabalho em sala, ou seja, na escola, na sala/turma, na biblioteca,...tem que ganhar fora e entusiasmo como contributo para o desenvolvimento cognitivo, pessoal, social das crianas e dos jovens alunos. O tratamento dos dados recolhidos , na realidade, um momento de grande relevncia; a escrita tal como o desenho organizam o pensamento e a capacidade de comunicar. Uma imagem recolhida no terreno - no recreio, na rua, no museu, ... - pode levar a extrapolaes e a associaes desenvolvidas em sala. Os professores, nos debates com os seus alunos, podero criar conflitos cognitivos e introduzir mais valias (novos conhecimentos, integraes, caminhos para alargar o mbito do saber) e recorrer a diversas tecnologias e meios de comunicao. Por exemplo, visitas a exposies de arte contempornea podero esclarecer a relao arte, cincia e tecnologia, arte e sociedade, e serem uma fonte rica de imagens que podero estabelecer associaes nessas dimenses, extrapolando. Esta experincia de recolha e tratamento de dados assemelha-se a uma alfabetizao investigao cientfica. Os projectos com uma valncia de interveno local e de resoluo de problemas, envolvem actividades de concretizao, especficas.

NOS TRILHOS DA REA DE PROJECTO Elvira Leite e Milice Ribeiro dos Santos

O trabalho no terreno e em sala pem prova a autonomia, o sentido de responsabilidade e de cooperao bem como a co-construo do saber.

Poder ser interessante, para enriquecer o tema, organizar na escola com os alunos uma mesa redonda, convidando a participar pessoas da comunidade escolar ou exteriores a ela (familiares, professores, outros alunos, auxiliares da aco educativa, personalidades e especialistas entrevistados durante o projecto, poetas, pintores, arquitectos, outros).

O TP atravessado pela dimenso espao/tempo. A gesto do espao/tempo permite o amadurecimento e o crescimento do grupo e o aprofundamento dos saberes. O investimento dos professores determinante para a qualidade dos projectos. Estes tero que criar ambientes de aprendizagem de modo a integrar todos os alunos sem excepo, tero que coordenar os trabalhos, apoiar o investimento/motivao, organizar todo o processo, tratar do apoio logstico sem deixar resvalar para a desmobilizao todo o processo.

Etapa 4 - Relatrio. Produo. Apresentao Sntese terico-prtica. Produo final. Relatrio de projecto
Com os limites e caractersticas prprias de cada ciclo de ensino, os alunos faro uma primeira sntese terico-prtica depois das pesquisas no terreno. Em sala, acompanhados pelo(s) professor(es), os alunos vo tratar os dados recolhidos, destacando as incidncias e seleccionando as que mais interessam para o projecto. Segundo as caractersticas do projecto, o tratamento de dados ser qualitativo e/ou quantitativo. Nos 2 e 3 ciclos, este trabalho poder ser feito nos tempos de cada uma das disciplinas e depois ser levado para AP para compilar os diferentes textos num s, trabalhando-o de forma apelativa. Em cada disciplina, o professor poder reservar um determinado nmero de horas lectivas para que na sua disciplina possam trabalhar no projecto. Os contributos de todas as disciplinas devero ser referidos. Esta actividade sensibilizar as crianas para a anlise de contedo* um mtodo para tratamento de dados. A reflexo ser feita por cada grupo. Neste espao, os alunos vo reflectindo sobre o material recolhido luz das diferentes disciplinas e dos objectivos pretendidos; depois, fazem a seleco do que mais interessa temtica ou problemtica em jogo. Em cada grupo, ser colocada uma cadeira livre para que os professores coordenadores se aproximem do grupo e fiquem um tempo a apoiar e a avaliar o trabalho. O contributo dos professores dever ser de forma partilhada e questionante, mais do que centralizada e directiva. No caso do trabalho ter sido feito em pequenos grupos, cada pequeno grupo faz o seu relatrio referindo, de todo o processo, o que considerar pertinente, adequado e interessante. No caso da turma funcionar como um grande grupo, haver um nico relatrio final que dever ter em conta os contributos de todos. Estes relatrios sero feitos com a marca das idades, ou seja, sero ilustrados com desenhos expressivos, e a escrita ter que ser entusiasmante e porque no, com humor? O relatrio provoca e organiza o pensar, introduzindo tambm mais um momento de avaliao. O relatrio, obrigando a intervir pela palavra, dever ser expressivo, ou seja, dever conter palavras e relatos de forma caracterizadora de cada nvel etrio. Esta sntese final far ressaltar o que de mais relevante se aprendeu com o trabalho desenvolvido e os problemas resolvidos ou em vias de resoluo; dever dizer como se responderam s questes/objectivos colocados no incio do projecto. Poder-se- sugerir uma abordagem potica, escrita um pouco a sentimento, sobre os passos dados no sentido das aprendizagens e dos convvios. Para os mais pequenos o relatrio escrito poder ser substitudo por desenhos com comentrios ou por cartazes, ou outras modalidades.

10

NOS TRILHOS DA REA DE PROJECTO Elvira Leite e Milice Ribeiro dos Santos

Chama-se a ateno para a utilizao das tecnologias de informao e de comunicao como formao transdisciplinar.

Este tempo de trabalho em sala, embora possa ainda contemplar algum trabalho no terreno, uma importante fonte de reflexo entre o trabalho realizado at ento e o trabalho a realizar tendo em 11 vista uma produo final para intervir num dado espao e que tambm ter que ser divulgada. Sero iniciados ento os trabalhos de execuo prtica, ou seja, os que respondem aos empreendimentos anteriormente combinados e planificados que se inserem no mbito de um projecto mais de interveno do que de estudo. Exemplo: concretizao de uma escultura para o jardim, concretizao de fatos e adereos para um cortejo, concretizao de cenrios adereos para uma pea de teatro, concretizao de equipamentos para o espao de convvio da escola, etc. Nestas idades este trabalho ter que ser animado, exuberante, embora possa apresentar dificuldades e carncias. Os professores tero que estar atentos para responderem adequadamente aos problemas emergentes - conceptuais, tecnolgicos, artsticos, comportamentais, atitudinais. aqui que cada disciplina dever actuar, dentro das suas responsabilidades educativas, respondendo s necessidades dos alunos e dos projectos. Este o espao/tempo das actividades de produo do projecto, realizao de produtos concretos: mapas, quadros informativos, organigramas, grficos, sondagens, teatros, cartazes, desdobrveis, trabalhos com suportes multimdia - videogramas, CDs, pginas para a internet, filmes - equipamentos, objectos, intervenes vrias - nos recreios e outros espaos de convvio, na cantina, no jardim, no campo, em instituies sociais locais, no bairro, na cidade, no museu - criaes artesanais/artsticas, exposies, feiras, etc.

Nota Neste processo sugere-se aos professores coordenadores da AP que desenvolvam nos seus alunos a autonomia, a iniciativa, a capacidade de deciso e de organizao. Para alm das situaes criadas pela metodologia em referncia, podero propor sesses de debate em plenrio, totalmente organizadas e orientadas pelos alunos embora supervisionados pelos professores. O desenvolvimento das capacidades referidas e de outras, ter, no entanto, de ser alimentado por todos os professores da respectiva turma que, nas suas aulas, criaro idnticas oportunidades para esse desenvolvimento.

Etapa 5 - Divulgao do projecto Tempo de preparao da apresentao


O tempo de preparao para a apresentao do projecto requer investimento colectivo. Concluda a produo/relatrio, ser preciso preparar a sesso de apresentao final. A turma em plenrio vai debater com os professores coordenadores o dia, o local, a durao e estrutura e componentes da apresentao. Esta actividade dever incluir a elaborao de convites para enviar s entidades (pais, professores, auxiliares de educao, outras turmas, outras escolas, junta de freguesia, associaes e outros), cartazes informativos, programa, etc. Os textos e a arte grfica podero constituir matria para ser trabalhada em disciplinas prprias. No caso de haver uma sesso de apresentao comunidade escolar ou outra, tero que se fazer ensaios parcelares e um ensaio geral, de preferncia, com a presena de todos os professores da turma, para colher crticas e fazer-se um primeiro confronto entre a produo e o pblico. Ser a partir deste teste que os autores do projecto podero efectuar acertos e reformulaes.
- O trabalho em sala poder ser acompanhado de msica de fundo, msica "erudita" ou outra, mas que no perturbe o trabalho. Se este tempo for longo, poder ser pensada uma forma de dar resposta pronta ao apetite alimentar, ou seja, ter uma mesa com uma merenda colectiva - bolachas, gua mineral, etc.. Lembra-se que o trabalho intelectual feito com entusiasmo desgastante e faz abrir o apetite. No final destes tempos a sala dever ficar arrumada.
11

11

NOS TRILHOS DA REA DE PROJECTO Elvira Leite e Milice Ribeiro dos Santos

Ao nvel do primeiro ciclo, os ensaios sero feitos com o professor titular, professores coadjuvantes e auxiliares de aco educativa, se possvel.

Apresentao
O projecto, numa perspectiva pedaggica, tem um comear e um terminar; estimulante concluir um projecto; este momento cria habitualmente, entusiasmos e uma nova dinmica. A coerncia entre processo e produto constituir uma produo que ir corresponder inteno do grupo que a concebeu e concretizou e que vai ser apreciada por algum exterior a esse grupo. A apresentao do projecto um momento de grande tenso, mas possivelmente de grande alegria. A responsabilidade grande porque todo o trabalho rompe as fronteiras da sala de aula e mesmo da escola, abrindo-se a uma populao exterior que o vai apreciar. Neste tipo de apresentao de um projecto, os professores expem-se como orientadores, os estudantes expemse como autores/actores. Este momento faz parte do processo de avaliao. A apresentao ter que ser cuidada, embora deva transparecer as caractersticas das idades dos seus autores. Um grande investimento ter que ser feito para que as coisas no saiam desajeitadas e demasiado improvisadas. No momento de apresentao estaro muitas coisas em jogo, nomeadamente a integrao de capacidades e conhecimentos numa situao real. Ser uma espcie de prova pblica. Ao pblico apreciador devero ser entregues snteses ou mesmo exemplares do relatrio final. No final da sesso, ser interessante criar um tempo para questionamento e de pedidos de esclarecimento dos observadores. Ser interessante prever a possibilidade de filmar ou fotografar esta sesso de apresentao para ficar registada nos arquivos da escola e para poder ilustrar a divulgado do projecto noutras ocasies e noutros lugares.

A turma necessita de tempo ps projecto para descomprimir, reflectir e fruir os efeitos dos bons resultados e louvores que sempre acontecem quando o projecto muito apreciado. Como tal, a apresentao do projecto no dever ocorrer no final do ano. Nesta poca, todos esto preocupados com provas finais e exames, ou saturados das actividades escolares anuais e consequentemente j a partir para frias e por isso desmobilizados da escola.

Avaliao contnua e Avaliao final 12


O tipo de avaliao que no TP se evidencia a auto-avaliao como processo de ajuda ao prprio sujeito, para a sua realizao pessoal. uma avaliao que incentiva a motivao, a iniciativa pessoal e a competncia ao nvel da equipa. Dever fazer-se uma reflexo sobre os saberes, sobre as experincias vividas, sobre as diferentes etapas do projecto, obtendo-se feedback. Os comportamentos e os procedimentos alternativos so tambm avaliados. Assim, as avaliaes transformam-se em contributos para melhorar o desempenho. Redefine-se continuamente as aces de cada um atravs de uma rede de intervenes - objectivos definidos pelo grupo, estratgias de aco, apreciaes - para que os comportamentos da pessoa menos oportunos e indesejveis mudem. importante que as crticas e as apreciaes sejam sentidas pelo prprio como apoios e no como ameaas. Sublinha-se que conhecer os objectivos da avaliao relativamente a vantagens e critrios vai minimizar os riscos de irritao, de desnimo e desmobilizao. Vista deste ngulo, a avaliao significa aprendizagem. Avaliar aprender. Avaliar educar.

- Ser oportuno analisar as fichas de avaliao divulgadas nos projectos das escolas que j estiveram na experincia em anos anteriores.

12

12

NOS TRILHOS DA REA DE PROJECTO Elvira Leite e Milice Ribeiro dos Santos

A avaliao formativa tem muitas vantagens: O aluno toma parte directamente no processo de tomada de decises e cria a conscincia de que relevante a sua presena no grupo; Os programas de aco so avaliados desde a sua fase de planificao; No se tomaro decises sem se preverem os efeitos que delas possam advir; As necessidades e os problemas humanos esto no centro do processo.

O cumprimento da funo formativa da avaliao exige uma diversificao de instrumentos de apoio; recomendaes escritas, guies, fichas, elaboradas pelos alunos, por professores e alunos ou pelos professores em funo dos critrios definidos. Cada grupo elaborar fichas de avaliao para serem preenchidas por cada membro do grupo no desenrolar do projecto. Os professores destacaro momentos para avaliao do projecto, que ser apoiada tambm por fichas elaboradas para tal. Ser do encontro de opinies debatidas que o trabalho se vai optimizando. Esta abordagem orientada no sentido das actividades em funo dos resultados pretendidos para o projecto.

Alguns dos critrios a considerar na participao pessoal: auto-avaliao; atitudes receptivas e de cooperao; participao activa e responsvel no projecto; compreenso de todas as actividades;

Uma avaliao contnua e formativa exige que os grupos definam objectivos em termos de 13 comportamentos explcitos e precisos (M. Bru, L. Not, 1987).

A avaliao contnua reguladora e atravessa todo o projecto. Ser relevante que, em sntese, as avaliaes quer de contedos de aprendizagens, quer da formao pessoal/social dos alunos entrem, de forma muito clara, na avaliao final de cada aluno em todas as disciplinas. De contrrio, perder-se- o valor formativo da AP e poder suscitar desmobilizao de muitos alunos ao constatarem que o seu investimento no foi considerado nas avaliaes finais quantitativas.

Sugesto para a avaliao final do projecto:


Na apresentao final do projecto, ser interessante distribuir papis de reporters a alguns alunos, no sentido de recolherem opinies publicas sobre o trabalho apresentado. Tambm para isso tero que preparar um questionrio.

Adaptado de Programa Europeu, PETRA II, Aco II, DES - Ministrio da Educao, O Professor Aprendiz Criar o Futuro, Equipa internacional de Pases Europeus, Porto, 1995.

13

13

NOS TRILHOS DA REA DE PROJECTO Elvira Leite e Milice Ribeiro dos Santos

Globalizao
Esta a fase final do trabalho entre professores. Caber a estes fazer uma anlise do projecto realizado de forma a demonstrar aos alunos que: houve dinamizao entre teoria e prtica; aprenderam coisas novas e integraram os conhecimentos adquiridos. Quais? Relativos a que disciplinas?; aprenderam de forma diferente da habitual, aprendendo a aprender; fora da escola se pode aprender porque as fontes de saber se diversificam e contextualizam; esta ser uma perspectiva de como se aprende pela vida fora; o trabalho realizado nos pequenos grupos se entrosou e contribuiu para a clarificao e/ou resoluo do tema geral/campo de problemas; a turma contactou uma rede de instituies sociais, diversas pessoas e diferentes locais, bem como utilizou instrumentos diversificados de recolha e tratamento de dados e que aprendeu com essa diversidade; foram capazes de integrar a contribuio das pesquisas feitas pelos grupos, de forma a evidenciar que os subtemas tratados so partes de um todo e que foi atravs das participaes de todos que o projecto de corporizou.

Este ser ainda o momento de fazer uma avaliao crtica e em conjunto sintetizar quais so as novas questes que este projecto lana. Um projecto responde a problemas e questes, mas tambm lana outras interrogaes e perspectivas. O acabar ser apenas um ritual de passagem.

Divulgao
Divulgar dar a conhecer o projecto a outros pblicos noutros espaos. Se os intervenientes do projecto considerarem importante a sua divulgao comunidade tero que faz-lo junto dos meios de comunicao social e de outros organismos diversos.

Nota Professores e/ou alunos envolvidos no projecto, podero escrever um artigo para um jornal ou revista. Poder ainda arquivar-se o que de interesse reter como memria do projecto.

14

Vous aimerez peut-être aussi